Jair de Souza: Bombardeio de Israel a hospital em Gaza é crime digno de Hitler; religião não pode ser usada para justificá-lo
Tempo de leitura: 5 minPor Jair de Souza*
Em razão do agravamento do conflito envolvendo o povo palestino e a grave ameaça de sua eliminação pelas gigantescas forças militares do Estado de Israel, somos obrigados a voltar a tratar de religião.
Isto se deve ao fato de que, no Brasil, a base de sustentação numérica do apoio às políticas genocidas dos sionistas contra os palestinos continua sendo composta majoritariamente por seguidores de igrejas neopentecostais, os quais tentam justificar a horrenda matança de tanta gente simples com base em trechos do Velho Testamento.
Tenho a convicção de que todos os que cultuam alguma crença religiosa buscam que a mesma sirva como um instrumento para a prática e conquista do bem.
Dentro de meu limitado conhecimento, acredito que em todas as religiões prevalece sempre o ideal de garantir que impere a bondade, a justiça e a solidariedade, independentemente da aceitação da existência de um único deus ou de vários deuses.
Portanto, qualquer que seja o credo, para seus seguidores, ele sempre será visto como uma ferramenta para tornar o mundo melhor.
É inegável que a preocupação com a espiritualidade vem marcando a humanidade desde seus primórdios. Entre todos os povos historicamente conhecidos, sempre houve em seu seio uma boa parcela de gente imbuída de sentimentos religiosos.
Por ser uma manifestação exclusiva do ser humano (pelo menos em relação com os seres vivos de nosso planeta), todas as correntes religiosas formadas ao longo do tempo sempre estiveram marcadas por características ligadas aos interesses dos povos nos quais elas surgiram ou se desenvolveram.
Por isso, não nos deveria surpreender que, com frequência, cada povo trate de moldar suas crenças e suas divindades em conformidade com suas próprias características.
Ao me dedicar ao estudo da história dos povos ameríndios, como no caso específico dos mexicas, isto me pareceu bastante evidenciado. Nas cerimônias e nas pregações religiosas desta nação ameríndia, os deuses por eles cultuados e os postulados defendidos eram apresentados de modo a simbolizar sua vinculação preferencial com o próprio povo mexica.
Apoie o VIOMUNDO
Em suas confrontações com outros povos, os mexicas procuravam justificar suas ações com base na força divina que sua religião lhe atribuía de maneira privilegiada. Seus deuses lhes davam amparo e, assim, suas atitudes estavam plenamente justificadas quando espoliavam a outras nações.
Até aqui, meu propósito é deixar claro que, embora as religiões estejam associadas à ideia do bem, cada etnia ou nação procura se apropriar das mesmas para que venham a servir aos interesses que lhes são caros.
Se este raciocínio é válido para os povos de nosso continente, igualmente será válido para aqueles retratados nos escritos bíblicos.
É só observar como os judeus são referidos no Velho Testamento como o povo escolhido, e isto ficará evidente. Naqueles textos, há uma identificação direta entre a figura de Deus e o povo judeu. Um existe em função do outro.
Agora, vamos refletir como seres humanos pensantes, independentemente de ter ou não uma religião e, no primeiro suposto, qual seja ela.
Vamos nos perguntar: Poderia um Deus que represente a essência do bem criar e designar com antecedência algum povo como seu escolhido em detrimento dos outros?
Um deus que assim fosse poderia ser considerado um ser do bem, ou seria um racista da pior espécie?
Eu não tenho nenhuma dúvida de responder a esta indagação com a segunda alternativa.
Por isso, sou dos que colocam a figura de Jesus no topo dos exemplos que merecem ser admirados e seguidos.
E, ao dizer isto, estou me referindo ao Jesus que podemos detectar a partir dos relatos de sua vida, conforme aparecem nos Evangelhos.
Como Jesus não deixou obras escritas que pudessem nos orientar teoricamente com mais precisão, penso que sua conduta em vida é o que realmente pode servir para nos guiar no rumo de um mundo mais justo e digno para toda a humanidade.
Jesus é um dos mais belos exemplos de como se pode combinar a religião com a racionalidade.
Jesus jamais acatou preceitos bíblicos que se contrapunham à sua racionalidade tão somente porque estes estavam presentes nos textos.
Há diversas passagens nos relatos de sua vida em que ele se opõe resolutamente a acatar certas disposições até então consideradas como válidas. A proibição do exercício da cura aos sábados, por exemplo, foi uma das irracionalidades que Jesus rejeitou.
Aos que insistem em fazer referência ao povo escolhido por Deus para possuir e habitar certas terras, eu pergunto: Jesus defendia a ideia de que havia um povo que, de nascimento, estava vinculado com Deus ou, diferentemente disto, considerava que os que fariam parte de seu povo seriam aqueles que viessem a assumir como suas as causas pelas quais ele lutava?
Alguém pode alegar que não sabe qual é a resposta correta para esta questão?
Em meu entender, os que aspiram viver em sintonia com os ensinamentos de Jesus precisam necessariamente levar em conta o que o próprio Jesus expressava nos diferentes episódios que narram sua vida entre nós. Não existe uma só instância em que o encontremos fazendo uma apologia cega dos textos bíblicos.
Em sua imensa sabedoria e humanidade, ele sempre aparece apelando para que façamos uso de nossa razão e de nosso coração. Não há um único caso em que ele defenda atos de violência contra outros tão somente por aquilo estar presente em algum dos escritos.
Sendo assim, convém que meditemos sobre qual seria o entendimento de Jesus em relação com o sangrento conflito em curso na atualidade envolvendo o Estado de Israel e o povo palestino.
Ali, naquela região onde o próprio Jesus passou seus dias de vida, havia um povo humilde vivendo há milhares de anos, em modéstia mas com dignidade.
De repente, aparecem outros pretendentes das terras provenientes da Europa e se dizem os proprietários de tudo, uma vez que Deus lhes havia prometido aquelas terras.
Não importa a evolução da história e os milhares de anos passados, os milhões de pessoas que lá estavam vivendo há muitas gerações deveriam ser expulsos para dar lugar aos recém-chegados, que viriam com uma “escritura” divina estabelecida nos inícios do tempo.
Alguém consegue ter a coragem para acreditar que Jesus se colocaria do lado dos que vieram expulsar os que já habitavam o lugar?
Neste exato momento, o exército sionista de Israel bombardeou um hospital em Gaza e exterminou 500 pessoas que lá estavam.
É um crime digno de Hitler, mas ainda assim existem pastores e seguidores de igrejas neopentecostais que procuram justificar essa monstruosidade com base no que está estipulado em textos sagrados.
Por favor, em nome de Jesus, usem sua racionalidade e deixem de defender as práticas assassinas e diabólicas que estão sendo cometidas contra um povo humilde e indefeso.
*Jair de Souza é economista formado pela UFRJ; mestre em linguística também pela UFRJ
Leia também:
Flavio Wittlin: Como judeu brasileiro e polonês, peço perdão ao povo palestino pela enésima vez
Roberto Amaral: O holocausto palestino (da Nakba a Gaza)
Berenice Bento: Eu vi o terror diante dos meus olhos. Como esse povo suporta?
Jeferson Miola: ONU tem obrigação de impedir tragédia terrível em Gaza
Comentários
jorge luiz
ISRAEL É A MAIOR DESGRAÇA DO PLANETA.
Zé Maria
https://www.jstor.org/journal/revuhistreli
Zé Maria
https://www.jstor.org/stable/j.ctvx0793x
https://www.jstor.org/cover-image/j.ctvx0793x
Zé Maria
Em Tempo
“Christos”* (SWA) é o Ponto de Intersecção
entre as 3 Religiões Monoteístas Abraâmicas
Originárias dos Povos Semitas do Oriente.
* Cristo quer dizer “O Ungido” (“Khristós”, em grego),
A Forma em Árabe é “Masih” e em Hebraico é “Mashîah”
(“Messias”, para ambos), embora Jesus não seja aceito
como tal pelo Judaísmo.
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/alcorao.html#148
.
Zé Maria
.
.
… “os fariseus, sabendo que ele fizera calar os saduceus,
reuniram-se em conselho.
E um deles, intérprete da Lei, experimentando-o, lhe perguntou:
“- Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?”
Respondeu-lhe Jesus:
“- ‘Amarás o senhor TEU Deus, de todo o teu coração,
de toda a tua alma e de todo o teu entendimento’.
Este é o grande e primeiro mandamento.
O segundo, semelhante a este, é:
‘Amarás o TEU próximo como a ti mesmo’.
Destes dois mandamentos dependem TODA a Lei e os Profetas.”
MATEUS 22:34-40
https://www.bibliaonline.com.br/ara/mt/22/34-40
“- Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos
mais importantes da Lei: a JUSTIÇA, a MISERICÓRDIA e a FÉ;
devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!
Guias cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo!
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo
e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança!
Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também o seu
exterior fique limpo!
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes
aos sepulcros caiados,que, por fora, se mostram belos, mas interiormente
estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!
Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas,
por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque edificais os sepulcros dos
profetas, adornais os túmulos dos justos e dizeis:
‘Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido
seus cúmplices no sangue dos profetas!’
Assim, contra vós mesmos, testificais que sois filhos dos que mataram
os profetas.
Enchei vós, pois, a medida de vossos pais.
Serpentes, raça de víboras!
Como escapareis da condenação do inferno?”
MATEUS 23:23-33
https://www.bibliaonline.com.br/ara/mt/23/23-33
.
.
ʿĪsā Ibn Maryam al-Masih
Surata Al-i-Imran 3: 45
https://quran.com/3?startingVerse=45
Surata Maryam 19:21
https://quran.com/19?startingVerse=21
https://www.ebooksbrasil.org/eLibris/alcorao.html#147
https://www.ebooksbrasil.org/eLibris/alcorao.html#878
.
.
“Christos” (SWA) é o Ponto de Intersecção
entre as 3 Religiões Monoteístas do Oriente.
http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/alcorao.html#148
.
.
Luciana Farias
Está mais do que evidente que os pastores e igrejas neopentecostais são atualmente a linha de frente do extremismo neonazista-bolsonarista no Brasil. As forças políticas do campo popular precisam encontrar maneiras para levar uma mensagem de paz para os seguidores dessas igrejas. Não podemos deixá-los entregues a toda a podridão a que estão expostos no momento.
Zé Maria
“A Verdade já Começou a Prevalecer e a Primeira Expressão Dela
é o Relatório da Senadora Eliziane Gama.” #SemAnistia
https://twitter.com/Jandira_Feghali/status/1714728195667169602
Zé Maria
https://twitter.com/i/status/1714645487293194325
“Em memória de Frei Tito e Marielle Franco.
Em homenagem à Dilma Roussef, torturada pela ditadura civil militar
e vítima de um golpe parlamentar machista.
Voto a favor do relatório apresentado pela senadora @elizianegama,
que detalha os planos e atos antidemocráticos da extrema direita, que
culminaram no ataque terrorista aos Três Poderes no dia 08 de janeiro.
Sem anistia para golpistas!
Vida longa a nossa democracia!”
https://twitter.com/PastorHenriqueV/status/1714645487293194325
Zé Maria
https://twitter.com/Gleisi/status/1714702734861963611
.
.
Bolsonaristas redundantemente Racistas
envergonham o Parlamento Brasileiro.
.
.
https://pbs.twimg.com/media/F8v9HaCXgAARv0B?format=jpg
“Grande dia na CPMI do Golpe!
O relatório da senadora Eliziane Gama foi aprovado
por 20 votos a favor e 11 votos contra.
E 61 criminosos, entre eles o ex-presidente inelegível,
serão indiciados.
SEM ANISTIA!”
https://twitter.com/Adriana_Accorsi/status/1714742389879833042
.
.
https://pbs.twimg.com/media/F8v1An_WAAArllA?format=jpg
https://twitter.com/GuilhermeBoulos/status/1714733476644003994
.
.
https://twitter.com/DepChicoAlencar/status/1714731039363375576
https://twitter.com/PastorHenriqueV/status/1714719802361594189
.
.
Senadora Eliziane Gama, Relatora da Comissão Parlamentar Mista
de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas de 8 de Janeiro, pede ao
Presidente do Senado Proteção Policial Federal à si mesma e
à sua Família estão com as próprias “vidas colocadas em risco”.
Vídeo: https://twitter.com/i/status/1714725759946752323
Zé Maria
https://twitter.com/MarcianoBrito13/status/1714748974937083944
“Aprovação do relatório da CPMI do Golpe vai ficar para a história
e traz a verdade dos fatos ao pedir o indiciamento de apoiadores
e patrocinadores da tentativa de usurpar o Estado Democrático
de Direito e colocando Bolsonaro como mentor.
É um dever nosso com democracia brasileira.
Que sejam punidos para que nunca mais sequer pensem em repetir
o 8 de janeiro.
É assim que a democracia se fortalece.”
https://twitter.com/Gleisi/status/1714733487654084874
“Toda minha solidariedade à companheira @elizianegama que fez
um belo trabalho na CPMI do Golpe ao mostrar em seu relatório
o caminho da tentativa de golpe que culminou no 8 de janeiro.
Na comissão, foi desrespeitada por parlamentares que apoiam o inelegível
e vem sendo atacada e ameaçada por bolsonaristas nas redes sociais.
Hoje, um bolsonarista partiu pra cima de Eliziane e arrancou um exemplar
da Constituição Brasileira das mãos dela nos corredores do Senado.
Meu apoio à senadora @SorayaThronicke que também foi vítima desse lunático.
Precisamos enfrentar o bolsonarismo todos os dias, essa turma não aceita
a democracia e só quer saber de violência.”
https://twitter.com/Gleisi/status/1714746406336897510
Zé Maria
https://pbs.twimg.com/media/F8u20KfWwAA_tVN?format=jpg (*)
“O procurador-geral Israelense, Gali Baharav-Miara, e o ministro das Comunicações do Governo Netanyahu, Shlomo Karhi, concordaram
na quarta-feira em promulgar regulamentos de emergência que
permitam o fechamento do Canal da TV Al Jazeera em Israel.
A decisão foi tomada depois que a rede de TV de propriedade do Catar
transmitiu um vídeo que supostamente mostrava um militante do Hamas
libertando uma refém israelense e seus dois filhos.” (Washington Post)
.
.
Impedem os Israelenses de assistirem à TV Al Jazeera – que
transmite a realidade do Massacre de Israel em Gaza – para,
depois de bombardearem o Hospital Batista na Faixa de Gaza,
assassinando centenas de palestinos, as “Forças de Defesa
de Israel”(IDF) publicarem em sua página, ‘em árabe’,
essa nota (*) comemorando o ataque aéreo e tirando sarro
da escassez de médicos e suprimentos na Palestina Ocupada.
https://twitter.com/SanaudJuventude/status/1714665102136197125
.
.
Se os Sionistas Assassinos entenderem ser necessário
para a Continuidade dos Bombardeios em Gaza, Israel
não deixará aparecer refém vivo, se houver algum.
.
.
Zé Maria
Conceição/Azenha
O Comentário de 18/10/2023 – 09h17
de alguém de codinome ‘Hamas’
parece ser de Evidente Conotação
Neo-Nazista, tentando presumidamente,
de forma indireta, fazer Ligação do Povo
Palestino com o Antissemitismo.
Redação
Verdade, Zé Maria. Gratíssima pelo alerta. Abração
Zé Maria
“Falas de bolsonaristas na CPMI do Golpe são deploráveis por si só,
de dar vergonha pra um Parlamento da grandiosidade que é o Brasil.
Pra completar a alucinação sobre a política interna, levaram a guerra
em Israel e na Palestina para o debate destilando o puro suco do
racismo contra o sofrido povo palestino.”
GLEISI HOFFMANN
Deputada Federal pelo Paraná/Brasil
Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT)
Mauro Fleck
A Torá, composta pelos 5 primeiros livros da Biblia servem de roteiro para a vida dos Israelitas. Abaixo, versículos que se encontram a Torá.
Não consigo ver junto à Israel o mínimo de piedade ou compaixão em matar os Palestinos.
Vejo sim, o fundamentalismo religioso, onde Deus ordena que Israelitas matem outros povos que habitam a Terra Prometida. Creio que em nome de Deus eles se absolvem de seus crimes. Creio que querem aproveitar e acabar com o espinho que Deus prometeu em Juízes 1-3, quando eles não conseguiram matar a todos que habitavam a terra prometida.
Ver passagens da Bíblia qua as Igrejas não nos mostram no dia dia dos cultos, abaixo:
As crianças não são inocentes (Salmo 51:5; 58:3)
1 Samuel 15:2-3
Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Castigarei os amalequitas pelo que fizeram a Israel, atacando-o quando saía do Egito.
3 Agora vão, ataquem os amalequitas e consagrem ao Senhor para destruição tudo o que lhes pertence. Não os poupem; matem homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, bois, ovelhas, camelos e jumentos’ “.
Deuteronômio 2:34
Naquela ocasião conquistamos todas as suas cidades e as destruímos totalmente, matando homens, mulheres e crianças, sem deixar nenhum sobrevivente.
Deuteronômio 3:6
Nós as destruímos completamente, tal como havíamos feito com Seom, rei de Hesbom, destruindo todas as cidades, matando também os homens, as mulheres e as crianças.
Deuteronômio 20:16-17
“Contudo, nas cidades das nações que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês por herança, não deixem vivo nenhum ser que respira.
17 Conforme a ordem do Senhor, o seu Deus, destruam totalmente os hititas, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
Juízes 1-3
1 E subiu o anjo do SENHOR de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco.
2 E, quanto a vós, não fareis acordo com os moradores desta terra, antes derrubareis os seus altares; mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso?
3 Assim também eu disse: Não os expulsarei de diante de vós; antes estarão como espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço.
A probabilidade nos indica ainda, que muitos Israelitas não foram removidos da Terra prometida na dispersão ocorrida há muitos séculos atrás. Então é muito provável que sangue Israelita circule nos Povos Palestinos devido à estes Israelitas que lá permaneceram. O fato de palestinos também praticarem a circuncisão, elemento criado pelos Hebreus, mostra esta interação da Palestina com o povo de Israel.
Pedro de Alcântara
Vivemos num mundo convulsionado em que se defrontam, desde 1914, forças revolucionárias contra forças contrarrevolucionárias.
Pedro de Alcântara
Há uns poucos anos atrás um general israelense, repito, israelense, em solenidade em que lhe renderam homenagens, declarou solenemente que Israel lhe lembrava a Alemanha de 1933. Tomaria essa sua declaração como ponto de partida não só para entender o papel do império nessa jornada de terror, como, em geral, para entender tudo o mais que vivemos no mundo de hoje, não me parece adequado o caminho escolhido pelo professor. Para resumir, o que temos como panorama geral é um confronto gigantesco entre forças revolucionárias e contrarrevolucionárias. Neste contexto, nada surpreende. Tanto não surpreende que não é de agora que o genocídio de palestinos é consumado por Israel. Quantos genocídios foram praticados em nome da democracia pelos Estados Unidos nos últimos tempos? Aliás, poderíamos dizer que a política americana e de seus vassalos europeus e em outras parte do mundo, especialmente Israel, tem cheiro de genocídio. Quanto ao recurso analítico a partir da religião, ficaria com Feuerbach que, em uma de suas obras, pergunta aos católicos como fica seu deus no mundo das máquinas.
Deixe seu comentário