17ª Conferência Nacional de Saúde: Defesa do SUS e Nísia Trindade no comando do ministério marcam abertura; vídeo

Tempo de leitura: 3 min
 

17ª Conferência Nacional de Saúde: O amanhã de um outro dia já começou

Abertura oficial da 17ª Conferência Nacional de Saúde é marcada pela defesa do SUS e da permanência da ministra da Saúde à frente da pasta

Assessoria de Comunicação do CNS

A cerimônia de abertura da 17ª Conferência Nacional de Saúde foi marcada por falas emocionadas, que trouxeram a conjuntura do novo momento que vive o Controle Social, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Brasil.

Consenso entre os representantes que compuseram a mesa, uma frase dita pela da Saúde Nísia Trindade deu o tom e ecoou por toda abertura da etapa nacional da 17ª CNS – “Hoje já é um novo dia!”

A abertura aconteceu na noite desse domingo (2/07), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), reunindo mais de seis mil participantes de todo o Brasil, que chegaram na capital federal com toda a energia e diversidade da população brasileira.

Também ecoaram na cerimônia os discursos, gritos e aplausos em defesa da permanência da Ministra Nísia.

Marina Silva, ministra do meio ambiente, destacou que Nísia é a primeira mulher ministra da Saúde em 76 anos. “Ter uma ministra é muito importante para nós, o SUS é composto por mulheres e somos a maioria da população”.

Além da ministra do Meio Ambiente, também estiveram presentes Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, Aparecida Gonçalves, ministra das Mulheres, e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

Jarbas Barbosa, diretor geral da Opas/OMS, as deputadas Jandira Feghali e Érika Kokay e o senador Humberto Costa, os presidentes do Conass, Fábio Bacchereti e do Conasems, Wilames Freire, prestigiaram também o retorno efetivo da participação social na construção das políticas públicas em saúde.

Apoie o VIOMUNDO

Fernando Pigatto, presidente do CNS, celebrou as movimentações de base realizadas nas etapas preparatórias desta 17ª Conferência.

“Hoje somos a representação real e amorosa da resistência e da esperança por um sistema de saúde para todas as pessoas. Foi a luta social que aprovou o SUS em 1988 e chegamos à 17ª Conferência por um caminho construído e trilhado por inúmeras e inúmeros lutadores para que saúde não seja apenas ausência de doenças”, declarou.

Lições da pandemia e a importância dos conselhos locais

Jarbas Barbosa, diretor geral da Organização Pan-americana de Saúde (Opas/OMS), afirmou que temos a obrigação de implantar todas as lições da pandemia:

“O mundo tem que estar melhor preparado e temos grandes lições. A América Latina precisa produzir mais vacinas e insumos, e excluir toda barreira econômica, social e cultural que impede o pleno acesso à saúde. Por isso essa Conferência é tão especial, vemos representantes de todas as áreas que compõem o SUS”.

Na  abertura, Pigatto e a ministra da Saúde lançaram a campanha Conselho Local de Saúde, com objetivo de fomentar a criação de conselhos nas 42 mil Unidades Básicas de Saúde do SUS existentes no Brasil.

Abertura da 17ª Conferência, o presidente do CNS, Fernando Pigatto, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, lançaram a campanha Conselho Local de Saúde.  Foto: Jerônimo Gonzalez/MS

“Essa conferência é uma virada nas lutas do povo brasileiro e precisamos radicalizar a democracia, para isso devemos fortalecer os conselhos que já existem e criar conselhos locais de saúde para que a sociedade seja definidora das políticas de saúde”, declarou o presidente do CNS.

Compartilhando a mesma perspectiva sobre a importância democrática desta etapa nacional, Nísia Trindade rememorou os desafios para a saúde pública brasileira nos últimos anos, considerando especialmente o enfraquecimento de conselhos e da participação social nos espaços deliberativos.

“A força da defesa do SUS e da democracia fortaleceram o CNS, que resistiu aos anos mais difíceis desde a redemocratização brasileira. Não podemos ter ilusões, pois temos um caminho duro pela frente e precisamos estar mais unidos que nunca na nossa diversidade”, declarou a ministra, que encerrou a cerimônia de abertura reiterando o compromisso do Ministério da Saúde com o controle social.

“Queremos uma conferência com um documento forte, que será de fato implementado pelo Ministério da Saúde, pois este é o nosso compromisso”, finalizou.

A etapa nacional da 17ª CNS segue até quarta-feira, dia 5.

Abertura da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, (DF), em 02/07/2023. Foto: Jerônimo Gonzalez/MS

Leia também:

Vídeo: Lula e Nísia Trindade na 17ª Conferência Nacional de Saúde; veja como foi

Vídeo: Nísia Trindade e Fernando Pigatto abrem a 17ª Conferência Nacional de Saúde

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também