Weissheimer e o desprezo pelo Mercosul

Tempo de leitura: 2 min

Jornal argentino questiona posição de Serra sobre Mercosul

Ao qualificar o Mercosul como uma farsa, Serra parece desconhecer, diz o Clarín, que o grosso das exportações industriais do país tem como destinatários países da América Latina. “Segundo estatísticas oficiais, 90% das vendas de produtos manufaturados de Brasil no mundo ocorrem no Mercosul e em mercados latinoamericanos”, lembra o jornal. As declarações do ex-governador de São Paulo surpreenderam negativamente várias lideranças latinoamericanas pelo desprezo revelado em relação aos demais países da região.

Marco Aurélio Weissheimer, na Carta Maior

O texto do Clarín está aqui

O jornal argentino Clarín questionou as declarações de José Serra, pré-candidato tucano à presidência da República, que classificou o Mercosul como uma “farsa” e “um obstáculo para que o Brasil faça seus próprios acordos individuais em comércio”. As declarações foram feitas durante encontro de Serra com empresários na Federação de Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). Serra disse ainda que “não tem sentido carregar o Mercosul” e que “a união aduaneira é uma farsa exceto quando serve para impor barreiras” ao Brasil.

As declarações do ex-governador de São Paulo surpreenderam negativamente várias lideranças latinoamericanas pelo desprezo que revelaram em relação ao processo de integração na América Latina. A sinalização de Serra foi clara: caso seja eleito, é o fim da integração.

As declarações do tucano, assinalou o Clarín, retomam teses já defendidas por ele quando foi derrotado por Lula em 2002. Essa visão, diz o jornal argentino, “supõe que o Brasil deva se afastar de Argentina, Paraguai e Uruguai, porque é a única maneira para seu país formar áreas de livre comércio com Estados Unidos e Europa, sem necessidade de “rastejar” diante de seus sócios”. Uma resolução do Mercosul, lembrou o jornal, estabelece que nenhum dos países do bloco pode realizar acordos comerciais separadamente sem discutir com os demais.

O Clarín também ironizou algumas afirmações do tucano. Serra disse que, sob um eventual governo seu, o mais importante será aumentar as exportações. “O certo”, diz o jornal”, “é que essa foi uma conquista obtida por Lula: desde que iniciou seu governo, no dia 1° de janeiro de 2003, o presidente conseguiu passar de 50 bilhões de vendas ao exterior para 250 bilhões. Ou seja, quintuplicou a presença brasileira nos mercados mundiais”.

Ao qualificar o Mercosul como uma farsa, Serra parece desconhecer, diz ainda o jornal, que o grosso das exportações industriais do país tem como destinatários países da América Latina. “Segundo estatísticas oficiais, 90% das vendas de produtos manufaturados de Brasil no mundo ocorrem no Mercosul e em mercados latinoamericanos”, diz ainda a publicação Argentina, que conclui:

“O candidato socialdemocrata evitou dizer como pretende reformular a posição do Brasil. Mas ignora que não é simples passar, como pretende, de um mercado comum definido por uma unia aduaneira a uma simples zona de livre comércio como a que existe no NAFTA. Ele pode desde já conquistar o desprestígio regional, além de submeter-se a severas punições por conta da ruptura de contratos internacionais”.

Apoie o VIOMUNDO

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Pafúncio Brasileiro

É incrível a opinião do "economista" (ou também "meio engenheiro") Zé sobre o Mercosul. Caminharemos muitos passos para trás se o tal Zé emplacar na presidência. Pelo entendimento da entrevista dele, devemos ser grandes exportadores de bens primários e nada de preservar o parque industrial nacional (que já foi arrebentado pelos anos FHC, com suas políticas nefastas), ou seja, que nos transformemos em um "grande Paraguai". Pafúncios nacionais, acordem !

Pedro Santiago

O Brasil não é o rei da manufatura como acham alguns. A indústria de SP é incomparável frente as suas semelhantes dos outros estados porém na hora das exportações quem 'bota comida na mesa' são o minério de MG e PA, a soja de vários estados, a laranja de SP, a cana de açúcar etc enfim produtos agrupecuários e minerais. A indústria 'pega o boi' como dizem os mineiros por existir esse Mercosul e pelo mercado interno estar consumindo como nunca pq a nossa indústria concorrer lá fora é impráticavel, só com raras exceções. O governo Lula não as impede de vender ao mundo, pelo contrário, Lula se mostrou um notável caixeiro viajante. Podem e com alguma razão reclamar dos imposto e talz mas o seu pior defeito é terem se acostumado com um mercado cativo, basta comparar para ver a má qualidade q grassa no ramo

Wanderson Brum

Viva a America latina! E a nossa inetregração a ela, por muito tempo nossa leite que só pensa em poder governou o nosso país como quem governa uma cozinha, muito respeito as cozinheiras e empregadas domesticas não é delas que falo mais sim de suas patroas, sempre de olho na sua sala de estar, Aszeuropa e suas extensões como os EUA,enquanto que na mesa setia-se fome…No governo Lula o país alargou a sua influência regional, muito além do MERCOSUL, e mundial muito além da sala de mendincancia do FMI, a atual politica é boa para economia, para os trabalhadores e para o empresariado, levanta a auto-estima da nação é algo que faz bem a região também…Nós não podemos nos isolar de nossos vizinhos e trata-los com a suposta superioridade com a qual a nossa elite sempre tratou, é vital manter as boas relações sejam economicas ou politicas todos se nutrem nesse processo!!!

gilberto silva

Pessoal …. é o seguinte :

Deixa o homen falar…ele só fala m… mesmo.
Ele não tem programa de governo.
Ele não sabe o que vai fazer se ( mas não vai mesmo ) ganhar.
Sabem o lance do cachorro que corre atrs do caminhão ?
Pois é, o cachorro sempre corre atras dos caminhões na rua, mas qdo os caminhões param ……surpresa…o cachorro não sabe o que fazer …fica parado, dá mais um latido fraco e volta para casa….assim é o serra em relação a presidência.

beto guru…vidente politico

carlos hely

Como seria (o que não vi acontecer) se o serra fosse presidente com relação a paises como a Venezuela, Bolívia, Paraguaí e Uruguai?

LUIZ CLAUDIO

O fhc era a mesma coisa,so queria saber da europa,do japão,dos states,quando tinha alguma coisa na ÁFRICA,AL,ele mandava o maciel ou um ministro,ao contrário do LULA,que sempre prestigiou tais lugares,o que mostra a grandeza de espírito desse cara,por isso colheu tantos frutos,como diz a BÍBLIA, "OS HUMILDES HERDARAM A TERRA",fora pig,serra e todos os bandidos que tanto mal fizeram a essa grande nação,nunca mais vocês terão o poder nesse país.

    Gersier

    Lula disse que ao deixar a presidência volta pra sua São Bernardo do Campo.O FHC comprou um apartamento caríssimo em área nobre de Paris.Só que lá,como não existe o PIG para insuflar a sua vaidade,o seu narcisismo,não resiste ficar longe… dos holofotes do PIG tupiniquim.Está uma das grandes diferenças entre quem realmente preza sua terra e o seu povo e quem gosta de ser um colonizado rastejante.

O Brasileiro

É por essas e outras declarações que o Serra passou 4 anos sem abrir a boca!
Quanto mais ele falar, melhor para a Dilma!

    Luiz Fernando

    Concordo. Um requisito para o Serra se eleger é que ele fique mudo, até o dia das eleições!

    Há pouco, ele já havia falado besteira sobre o Mercosul.

santos

Serra não é de falar muito. Todos conhecemos qe ele fala usando a mídia ao invés de se comunicar diretamente com a sociedade, como faz o Lula. Agora descobrimos o porquê. De vez em quando ele solta uma barbaridade dessa. Depois do lançamento de sua candidatura ele ja disse que o PAC é uma mera lista de obras, que o mercosul é uma farsa, que vai mudar o papel do bndes, que vai criar uma porta de saída para o bolsa família (deixando pairar no ar o que seria isso) e em uma visita a Natal, ele dispara essa "Eu estava na escola pública e convivia com eles (os nordestinos) numa total normalidade". Parece que acha anormal conviver normalmente com nordestinos. Agora entendemos o motivo de ser tão econômico com as palavras.

francisco.latorre

ciro trairando.

a mim não surpreende.

o alazão paraguaio tá bravinho.

depois acalma.

..

    Donizeti – SP

    Não seria má idéia o PT ir de vêz para o Ciro Gomes e detonar esse sujeito.
    Afinal ele já fez todo o estrago que podia na candidatura da Dilma. Ciro perdeu o juízo, pois tem tanto rancor e mágoa que prefere elogiar seu maior inimigo na política, o tucano Serra, dando força à desgraça que Serra representa para o Brasil.

    Quem o Ciro pensa qué é, afinal ? Se ele não vai ser candidato do PSB, é decisão do partido dele. O que o Lula, a Dilma e o PT tem a ver com isso se ele não conseguiu se viabilizar ? O PT foi muito ético e honesto com o Ciro, havia até abdicado de candidatura própria no Estado de São Paulo, o principal colégio eleitoral do País para dar espaço e apoio ao Ciro e ele chutou no lixo essa chance e agora volta suas baterias contra quem lhe apoiou.

    Vai catar coquinho Ciro, com suas contradições e idiossincrassias voce acabou na política, perigas virar igual ao Roberto Freite, ex- Partidão Comunista e que hoje se porta como um mero poodle de aluguel da direita raivosa.

    francisco.latorre

    muito bem.

    ..

francisco.latorre

candidato leite glória. desmancha sem bater.

medíocre e mesquinho.

fim de linha essa oposição golpista.

múmias de um século vinte que não existe mais.

só na globo45. e na abril-cia. e na cabeça de frias, o filho.

fim de linha.

..

é só deixar rolar. essa oposição desmancha sem bater.

patético. seu tempo passou e não aceitam. espectros.

..

Mah_Zinha

Confesso que cheguei a duvidar do teor da notícia, tal a grosseria e o despropósito das declarações.

Mas tá aqui : http://www.clarin.com/diario/2010/04/21/elmundo/i

E lembrou bem o Dilson: o Clarín é declaradamente conservador.

É muito estranho o Serra ter falado isso, nesse tom e nesses termos. Burro temos que reconhecer que não é. Alguma coisa está sendo alinhavada aí. Um afago no Uncle Sam, para obter apoio e$terno, ops…é com "x", externo ou sei lá o que. Mas que é estranho, é.

E atenção aí rapaziada do marqueting (ano de eleição não tem fim-de-semana)…que Serra pegou carona no discurso que ajudou Piñera a vencer a eleição no Chile (la batalla a la delincuencia): http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/04/23/

Olha mais essas COINCIDÊNCIAS:

Serra: “Eu me preparei a vida inteira para ser presidente”
'Estado obeso não é um Estado saudável. Precisamos de um Estado robusto. Ao invés de interventor, regulador'.

Piñera : No amigas y amigos. No tenemos un minuto que perder. Por eso nos hemos preparado durante años. Por eso necesitamos un estado fuerte y eficiente, con mucho músculo y poca grasa

    francisco.latorre

    o texto vem pronto.

    os figuras só dublam.

    ned-cia. franquia mundial. global.

    vai mal das pernas.

    ..

    Leider_Lincoln

    É que o Serra não tem ideias próprias, a verdade é esta. Tudo na campanha dele é oco como as intervenções do Ubaldo aqui neste sítio…

    Fabio_Passos

    O zé serra copiando o discurso da direita no Chile… vou divulgar.
    zé serra é realmente o boneco da direita.

Werner Piana

e ainda vem o estranho Ciro Gomes dizer que este pulha vampiro de São Paulo "é mais preparado" que D. Dilma para ser Presidente… Ciro perdeu excelente oportunidade pra ficar calado. E esse Sierra, é um ignorante – no sentido de seu AMPLO e IRRESTRITO desconhecimento de TUDO a respeito do NOSSO País. Da competência do Governo Federal nestes oito anos Lula em contraste com os triste oito anos de DESgoverno FHC/PSDB/DEMOS… Te manca, continue enganando os paulistas, moço.

Demo-tucanos, o Brasil não quer mais.
Dilma 2010, já!

Dilson

Isso que o Clarín é do PiG Argentino.
José Serra não sabe fazer diplomacia.
O "Brasil" dele só faz fronteira com o Paraná,Rio de Janeiro,Minas Gerais e o Mato Grosso do Sul.

    Neno Fogaça

    E com dois Paraguais.

    Gersier

    O PIG de lá pensa no País,ao contrário do PIG daqui que sonha em ser colônia.

marcelo

"candidato socialdemocrada"? só se for no nome do partido.

Leider_Lincoln

O Serra é um jênio! Ele deve estar preocupado é com os negócios que não temos com os EUA e não com aqueles que temos com a China e o Mercosul… Não é mesmo, Ubaldo? Explique-nos melhor esta teoria merecedora do Nobéu. Ah, e não se esqueça de explicar também como o ensino integral do Serra vai produzir crescimento econômico. Não esqueci e estou esperando!

    francisco.latorre

    ubaldo tá assessorando o serra.

    só pode ser por aí.

    ..

    augustinho

    Leider, ele quer " progressao continuada" para o Brasil inteiro.

Deixe seu comentário

Leia também