BOLETIM OBSERVATÓRIO DAS ELEIÇÕES
O tema corrupção nos estados
Por equipe da Editoria de Redes*
Nas eleições 2022, houve uma “virada” de discurso bastante importante.
Entre os candidatos a governador de todo o país, os partidos de esquerda discutiram o tema corrupção muito mais do que os partidos que tradicionalmente se aproveitam dessa pauta. O partido que mais publicou sobre o tema foi o PCB, com 38 publicações e um engajamento de 16.178.
O segundo, único partido de direita entre os principais, foi o Partido NOVO, com 32 publicações e engajamento do 10.222.
Em sequência, o PT publicou 30 vezes, com um total de engajamento de 26.835. Seguem-se então PSB, com 27 publicações; PSOL, com 25; PV com 18; PSDB com 18, PSD com 9; União Brasil com 8.
O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, citou o tema apenas 5 vezes.
Em valores relativos, o partido de Bolsonaro teve o maior engajamento médio por publicação, com, em média 1.619 interações por post. Já o PT teve a segunda maior média, com 894 interações por post, o PSB ficou em terceiro, com 647 interações.
Apoie o VIOMUNDO
Especificamente, Fernando Haddad (PT-SP), Marcelo Freixo (PSB-RJ), Jones Manoel (PCB-PE) e Lorene Figueiredo (PSOL-MG) foram os que mais publicaram sobre o tema corrupção entre todos os governadores do país.
*Esse artigo foi elaborado no âmbito do projeto Observatório das Eleições 2022, uma iniciativa do Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação. Sediado na UFMG, conta com a participação de grupos de pesquisa de várias universidades brasileiras. Para mais informações, ver: www.observatoriodaseleicoes.com.br
Leia também:
TSE manda Bolsonaro, filhos e apoiadores removerem fake news sobre Marcola
Jeferson Miola: Por que o petista Edegar Pretto pode ir para o 2º turno no RS
Ipec, votos válidos: Lula tem 51% e Bolsonaro, 37%; no Datafolha, 50% a 36% para o petista
Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Deixe seu comentário