Beatriz Cerqueira denuncia ao Ministério Público incêndio na Serra do Curral em zona de conflito por mineração: Foi criminoso?
Tempo de leitura: 2 minDa Redação
Um grande incêndio lambeu a Serra do Curral, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), no último final de semana.
Começou na sexta-feira, 09-09, por volta das 18h, e só foi totalmente debelado no final da tarde de domingo.
Na manhã dessa terça-feira, 13-09, a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT-MG) apresentou denúncia de incêndio supostamente criminoso ao promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPE/MG), Herman Jackson Marques Lott.
A informação é de sua assessoria de imprensa que enviou o documento ao Viomundo (na íntegra, ao final).
Beatriz Cerqueira foi a relatora da PEC 67/21, que determina o tombamento estadual da Serra do Curral
No documento ao MPE/MG, a parlamentar solicita apuração de fatos ligados ao incêndio que teve início num vale, ao lado do córrego Cubango, na Fazenda Ana da Cruz, onde a Taquaril Mineração S.A. (Tamisa) pretende instalar empreendimento minerário, objeto de grande conflito entre a sociedade e governo do Estado.
“Por se tratar de uma área privada, com reserva legal, os proprietários da Fazenda Ana da Cruz possuem a responsabilidade objetiva de zelar pela preservação do patrimônio natural e pelas consequências do incêndio que se propagou para todas as direções e atingiu o Pico Belo Horizonte”, denuncia Beatriz.
Moradores relataram à parlamentar que eles próprios, de forma improvisada, iniciaram a contenção das chamas, usando mangueiras caseiras e baldes de água com apoio de brigadistas voluntários.
“O aparato estatal mais ostensivo para a contenção do fogo só teria chegado no sábado pela manhã. Tais fatos mostram a necessidade de acompanhamento pelo MPE, já que a concessão do licenciamento ambiental pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente está envolta em indícios de graves irregularidades e ilegalidades na reunião do COPAM, responsável pela aprovação do projeto, bem como, a Administração Pública Estadual vem descumprindo prazos e criando obstáculos para o tombamento definitivo da Serra do Curral”, alerta a parlamentar no documento.
Apoie o VIOMUNDO
Beatriz Cerqueira solicita a imediata instauração de inquérito civil e criminal para apurar a autoria dos crimes e, ainda, verificar a atuação da Administração Pública na tutela do meio ambiente.
Denúncia sobre incêndio na Serra do Curral by Conceição Lemes on Scribd
Leia também:
Comentários
Mario borges
Eu abordei aqui a questão da banalização do estupro decorrente da célebre frase de Bolsonaro sobre o estupro: “não te estupro porque você é feia” o que demonstra absoluto desrespeito pela mulher, ou seja, misoginia.
Acho que os especialistas na área de psicanálise, psicologia e até psiquiatria precisam analisar os efeitos das atitudes, falas e ações de Bolsonaro sobre seus seguidores. Observe que ele se comporta como celebridade e não como uma pessoa que ocupa um cargo público de tamanha importância e responsabilidade como é o cargo de presidente da república. Jair exerce um fascínio sobre seus seguidores dentro do cercadinho e em suas lives na internet. Ele não lava a mentes deles apenas com fake news mais, sobretudo, nestes momentos.
É sabido que as celebridades influenciam o comportamento dos seus fãs. Até o corte de cabelos e vestimentas deles são copiados. Se elas dão mal exemplo eles seguem. Isso porque a maioria dos seres humanos é sugestionável. As drogas é um exemplo. O Woodstock a despeito da sua importância musical induziu muito o uso de drogas porque os artistas as usavam. Obviamente, os artistas não fazem isso intencionalmente. É apenas o estilo de vida deles. Mais o fato é que seus comportamentos ditam moda e eles influenciam seus fãs. Os fãs perdoam tudo que o ídolo faz. Aqui nós vemos os efeitos da idolatria. Em outras palavras: toda pessoa em posição de destaque tem que tomar cuidado com as suas ações. O Trump por exemplo era uma celebridade e usou da sua popularidade para se eleger Presidente da República e chegando no cargo continuou se comportando como celebridade. Bolsonaro copiou Trump em tudo. Ele era um político medíocre. Não era celebridade mais passou a mais agir como tal a ponto de puxar o coro de ‘imbrochável na maior naturalidade num evento cívico da maior importância para o país como se fosse um artista entretendo e cavando os aplausos dos fãs. Lembram da fala: “Eu Jonnhy Bravo ganhei porra?”
Ronald Reagan era uma celebridade e alçou a presidência da República mais não me consta que fosse um homem irresponsável. Ao contrário ele parecia ser uma pessoa muito séria.
De outro ângulo, eu nem preciso falar sobre a questão psiquiátrica. Bolsonaro mostra indícios muito sérios de ter algum tipo de insanidade mental. Paranoia é o mínimo que eu vejo nele.
Pois bem. Dito isso, quero abordar mais uma vez os efeitos práticos da misoginia de Jair Bolsonaro sobre os seguidores que o chamam de mito e deixo uma questão no ar: A taxa de feminicídios no Brasil aumentou assustadoramente no governo de Bolsonaro o que está sendo creditado aos efeitos do isolamento social na pandemia. Mas será que foi só por isso?
Digo isso porque no caso do racismo a questão é muito clara. Os incidentes de racismo e perseguição às minorias explodiram na gestão dele porque ele denota racismo em suas falas e persegue as minorias na questão de gênero. Então porque não teríamos um reflexo da sua misoginia sobre os feminicídios?
Nilton Carvalho
Eu achava que o MP e os Supremos eram coisas sérias, mas o MP serve para mostra Power Point em em suposições, e os Supremos são desmoralizados pelos bolsonaristas e nada fazem. Acho que os Supremos só servem para ir contra trabalhadores honestos.
A “coisa” está ficando feia para os brasileiros, principalmente para quem trabalha honestamente, não estou querendo dizer que os Supremos não trabalham honestamente, apesar de serem contra trabalhadores, estou querendo dizer que são um monte de pessoas para serem xingadas, humilhadas e se acovardam diante disso tudo,
Mario borges
https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/09/14/bolsonaro-tarcisio-presidente-prudente-atividade-de-campanh.htm
Ora essa… Não é ladrão e negociou e comprou 51 imóveis com dinheiro vivo o que indica dinheiro ilícito para não dizer sujo.
Mario borges
https://noticias.uol.com.br/eleicoes/2022/09/14/bolsonaro-tarcisio-presidente-prudente-atividade-de-campanh.htm
“Não queremos um narcoestado”. Conta outra… Sua politica armamentista está fortalecendo o narcotráfico. As armas dos Cac’s estão sendo repassadas para os bandidos.
Mario borges
https://g1.globo.com/pe/pernambuco/eleicoes/2022/noticia/2022/09/14/anderson-ferreira-promete-gerar-600-mil-empregos-em-quatro-anos-e-priorizar-abastecimento-de-agua-e-recuperacao-de-estradas.ghtml
Então tá candidato. Se quer mesmo investir na Refinaria Abreu Lima comece brecando a ação dos terroristas que defendem a causa de vocês.
Mario borges
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/ate-eduardo-bolsonaro-sai-em-defesa-de-vera-magalhaes-o-que-ocorreu-e-lamentavel/
Lamenta nada. Ele está é tentando minimizar o impacto negativo na campanha do pai isso sim.
Mario borges
https://www.brasil247.com/brasil/bolsonaro-agora-condiciona-entrega-da-faixa-presidencial-a-eleicoes-limpas-e-volta-a-mentir-sobre-lula
BINGO. O sujeito não esperou nem eu molhar o bico e um dia depois voltou atrás. Eita.
Mario borges
https://www.brasil247.com/economia/alckmin-diz-que-nao-sera-ministro-da-economia-de-lula-e-afirma-que-tarefa-e-ser-copiloto
Se essa declaração é verdadeira Alkimin podia ser coopiloto na saúde já que ele é médico. O cenário pós-pandemia da Covid, o surgimento da varíola dos macacos, o aumento dos casos de poliomielite e, principalmente, a resistência à vacinação de parte da população estimulada pelo regime fascista de Bolsonaro disfarçado de democracia exigem uma atuação especial nesta área até porque as dificuldades anteriores a esses eventos continuam tudo dantes no quartel de abranches.
Deixe seu comentário