Veja como foi o lançamento de “Sartre e a imprensa”, de Dênis de Moraes, com participação de José Paulo Netto; vídeo
Tempo de leitura: < 1 minBarão de Itararé
Na terça-feira (21), o professor Dênis de Moraes lança seu novo livro, “Sartre e a imprensa” (Ed. Mauad X), com debate ao vivo no #CanalDoBarão e participação de José Paulo Netto (biógrafo de Karl Marx).
SARTRE E A IMPRENSA
Jean-Paul Sartre. Assim, sem retoques, sem disfarces, com suas lutas, polêmicas e ideias insubmissas: uma pessoa, um profissional, um intelectual que perseguiu a liberdade e não se subordinou a dogmas nem se moldou a padrões. Este Sartre e a imprensa, de Dênis de Moraes, vai além do título.
Como diz José Paulo Netto, que assina as orelhas, este livro traça “o perfil do Sartre total”. Aqui se conhece, se reconhece e mesmo se surpreende com Sartre, em suas várias facetas como jornalista, intelectual, filósofo, escritor.
Já destacava Carlos Nelson Coutinho que “além de excelente biógrafo, Dênis de Moraes é um dos mais lúcidos analistas brasileiros dos fenômenos da comunicação de massa”.
E nesta obra o autor chega mesmo a se superar, com pesquisas minuciosas, inclusive no ambiente parisiense, historiando, detalhando, revelando este “Sartre total”.
Desde a atuação pormenorizada de Sartre na imprensa, sua resistência ao fascismo e sua insubordinação a todos que gostariam de tolher sua expressividade – de partidos a governantes –, este livro descreve o segundo pós-guerra, os desdobramentos do maio de 1968 e se aprofunda em várias análises sobre o pós-68.
Com linguagem clara e envolvente, Dênis de Moraes faz esse intrigante personagem saltar das páginas do livro e se mostrar ao leitor. E como conclui José Paulo Netto, em seu texto nas orelhas, aqui está “o retrato de corpo inteiro do último intelectual público do século XX”.
Apoie o VIOMUNDO
Comentários
Zé Maria
“No Materialismo Dialético uma Negação de uma Negação pode ser uma Afirmação”
Jean-Paul Sartre
https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistametanoia/numero3/rogeriob.pdf
O Ensaio “O Existencialismo é um Humanismo” é “A Dialética Em Si Mesma”.
https://www.marxists.org/portugues/sartre/1945/10/29.htm
Deixe seu comentário