Antonio Capellari: Passando apertado na linha amarela

Tempo de leitura: 3 min

“Se está incomodado, não use a Linha Amarela”

por Antonio Capellari, via e-mail

Esta é a frase que ouvi de uma segurança da linha Amarela do metrô, gerenciada pelos consórcios de empreiteiras Via Amarela e Linha Amarela

Desde a sua inauguração, utilizo a linha Amarela do metrô em trajeto Paulista-Butantã, o que me traz certo conhecimento a respeito dos problemas estruturais e de gestão que a linha possui.

Tive a infeliz experiência de conhecer bem de perto o modo de operar daqueles que foram responsáveis pelo “buraco de Pinheiros” de 2007, o esquecido soterramento e conseqüente morte de sete pessoas nas escavações do metrô na Rua Capri, em Pinheiros, zona oeste da capital paulista.

Em 28/07/2011, noite do “apagão” ocorrido na cidade, fiquei preso durante quarenta minutos no trem da linha Amarela, entre as estações Butantã e Pinheiros; mas não foi “apenas” isto. Quando cheguei à estação Butantã, estava com as luzes apagadas e não havia possibilidade de acesso às plataformas. Quando houve o reestabelecimento da energia, as catracas foram liberadas, mas não foi verificado se havia condições de movimentação dos trens. Uma composição parou e abriu as portas. As portas foram fechadas e o trem ali permaneceu, ficando quinze minutos parado na estação com as pessoas em espera.

Quando, finalmente, ele seguiu viagem, em menos de três minutos, parou entre as estações citadas, embaixo do Rio Pinheiros. Havia dois seguranças (não vemos funcionários operacionais na linha Amarela, diga-se de passagem) tentando contornar a situação. Acionei o botão de segurança do trem e os dois funcionários se dirigiram a mim para “acalmar” (em dupla?). Quando, finalmente, o trem chegou à estação Pinheiros, um funcionário entrou, conversou com os colegas, viu sobre um banco a cobertura de plástico do botão de segurança, pegou com uma das mãos e ficou “analisando”. No entanto, a eficiente assessoria de imprensa divulgou aos jornais que os trens foram evacuados com sucesso.

Quem desembarca na Paulista utiliza duas rampas de acesso à linha Amarela, uma delas com esteira rolante e outra para caminhar; o mesmo acontece com aquele que desce na Paulista e acessa a linha Verde.

A questão é que a esteira rolante para o acesso à linha Amarela sempre está parada, o que obriga o usuário a seguir caminhando. Terça-feira, 27/09/2011, uma senhora com criança de colo teve que descer uma das longas rampas a pé contando apenas com a boa vontade dos usuários em não atropelá-la e com a falta de vontade dos gestores da linha em gastar alguns trocados para a energia elétrica.

Mas as coisas tendem a piorar: ontem, 29/09/2011, havia apenas uma rampa de acesso, uma vez que a outra foi delimitada para o acesso da linha Amarela à linha Verde, ou seja, sistema 3×1 (sic). Não apenas isto: o fluxo de pessoas é tão grande que chega-se a gastar entre dez e doze minutos apenas para chegar às plataformas.

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Hoje, 30/09/11, às 8h45min, fiz o meu trajeto, como de hábito; ao descer a rampa, a segurança da linha Amarela de nome Priscila empurrou-me para que ela passasse. Reclamei de seu gesto e ela dirigiu-me as seguintes palavras: “Se está incomodado, não use a Linha Amarela”.

Não tive dúvidas em dizer-lhe que aquilo é uma concessão pública e que o serviço prestado é ruim, em um tom alto o suficiente para chamar a atenção para a minha própria proteção. Ela disse para eu ficar quieto e eu repliquei, dizendo-lhe para não me mandar calar a boca, pois não tinha poder de polícia (e nem mesmo a polícia pode fazê-lo). Dirigi-me à plataforma e a segurança Priscila ficou próxima. Suspeitando de que se tratava de uma medida intimidatória e de assédio, caminhei e dirigi-me a diversas entradas de passageiros diferentes, sempre seguida pela segurança, acompanhada por outro, de nome Santos Marcos (sic). Tudo está registrado pelas câmeras do metrô.

Deste modo, saio do silêncio, em função de pessoas que suspeito não possuir capacidade gestora, intimidando cidadãos, sob os bons olhos de quem se omite em fiscalizar.

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Comentários

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Eder

vcs só falam mal, mais a linha amarela ajuda muitos usuarios, então em vez de criticas por que não elogiam ou dão sugestões de melhorias para o sistema…

@GustavoTSantos

é tá embaçado mesmo. E a incompetência continua http://gustavotsantos.com.br/2011/10/pane-no-metr… #metrosp

saviano

Via Quatro responsável pelo acidente em Pinheiros e por um Blecaute?

Lixo.

Operante Livre

Mas que coisa amarela é esta!?!
É…Na mão das privadas a coisa vira amarela.
Privatizou? Amarelou.

Alvaro Tadeu Silva

As denúnjcias de Antonio Capellari são gravíssimas. Ontem, quinta-feira, usei a linha amarela pela primeira vez, para ir da Praça da República até a estação Paulista. O serviço funcionou, mas notei algo estapafúrdio: em cidades menores que SP, como NY, Londres e Paris, em várias estações, várias linhas se cruzam. Mas a estação só tem um nome. No caso de São Paulo, as estações "Paulista" e "Consolação" são a mesma estação, com entradas separadas, mas que se comunicam internamente. O PSDB deu dois nomes, para o metrô de SP parecer maior do que é. Gentinha, gentalha, provincianos. Quelle horreur!

Roberto Locatelli

Dou um outro conselho: se quiser que as coisas funcionem, lute, faça greve, organize-se em sua categoria profissional, em seu bairro, etc, para pressionar as autoridades. Sejam elas de que partido forem.

Maria

Lula liberou através do BNDES dinheiro para o metrô de Caracas, mas não liberou dinheiro pro metrô de São Paulo.

Tão reclamando na porta errada.

    Alvaro Tadeu Silva

    Ó Maria, por que não te calas? Franco Montoro assumiu o governo do estado de SP em 1982, de lá para cá, foram todos tucanos, aí incluídos Quércia e Fleury, disfarçados. Em quase trinta anos, quase nada construiram do Metrô. E você vem culpar o Lula? Por favor, quando estiver lendo a Veja sentada no vaso sanitário, aproveite, jogue a revista no vaso e dê descarga. Irão para o esgoto seus dejetos, a revista e suas ideias parvas e reacionárias.

    marcosomag

    Ha! Ha! Ha! Liberar dinheiro para o Metrô da Oscar Freire, e ainda mais, dos trens superfaturados da Alstom enquanto os tucanos negam Metrô para a periferia. Fez muito bem em não liberar.

Marcelo

Pobres dos agentes de segurança que são bucha de canhão. Nessas horas não aparece o Governador, o Diretor do Metrô os concessionários, etc..

    Paulo Preto

    Temos Governador? Qual o nome dele?

Zeca Moraes

Não perca a oportunidade, Antônio, faça um B.O. por intimidação. Leve a coisa adiante, e divirta-se com ela.

Glecio_Tavares

Hoje ouvi que vão anunciar o resultado de nova pesquisa de popularidade do governo federal. Será que ninguém tem interesse em pesquisa de popularidade do governo estadual? Picolé de xuxu ta por fora!

De manhã tive a infelicidade de ver a indignação seletiva do Alexandre Gracinha. Meteu o pau no governo do Ceará por causa dos professores que apanharam, que alias eu também não acho certo, e desceu o cassete no governo que administra a universidade federal de Brasilia. Ora essa, em Minas não existe uma greve de professores a 5 meses? E na globo nenhum pum!!!

Glecio_Tavares

Hoje fiz a experiencia de tempo. Da luz sai as 16:44 e pela linha azul fui até a ana rosa, ai troquei e peguei a linha verde até o terminal sacomã, chegando as 17:08, ao todo foram 24 minutos. Ontem as 16:15 peguei a linha amarela na luz, andei apenas duas estações, desci na paulista e andei até a estação consolação, ai peguei a linha verde e desci no terminal sacomã as 16:51, ou seja, 36 minutos. Ainda bem que não precisarei usar a linha amarela frequentemente. Trens sem condutores não me inspiram confiança. Imagina no dia que der pau no sistema! Ou voces nunca tiveram que reiniciar um computador?

    Maria

    Dá próxima vez vá de táxi.

    Siga os conselhos da Angélica.

    Glecio_Tavares

    Demoraria bem mais de taxi. Claro que se tivessemos um sistema de transporte coletivo eficiente, com mais onibus nas ruas e menos carros, poderia demorar menos. Mas meu horario de saida é para poucos privilegiados. A maioria sofre muito no horario do rush.

    Felipe Cepriano

    Glécio, o seu caso é um dos que a Linha 4 não é necessária. Vindo de uma estação da Linha 1 depois de Ana Rosa e indo pra Linha 2 depois dela, pegar a Linha 4 é só dar uma volta mesmo.
    É diferente do caso de alguém que pegava as Linhas 1/3/8/9 (ou 1/2/Ponte Orca ou L4/9) para ir pra Berrini, por exemplo.

Silvio I

O raio estava nas mãos de os Deuses nas Mitologias gregas e romanas. Agora isso de entregar o raio, a pessoas que não tem preparação alguma. E que como tem um cargo com as quais impõem respeito, à pessoal menos avisado. Não da certo, e vai ainda a trazer algum dor de cabeça, e provável criar alguns casos grave.

O_Brasileiro

Devia ter feito uma reclamação à companhia responsável pela fiscalização dessa concessão. Até mesmo para estar respaldado em caso de perseguição pelos funcionários da mesma.

Antonio

Ministério Público, o que está acontecendo na Linha Amarela? Esses seguranças podem assediar para intimidar? Senhor governador, que história é essa de seguranças intimidarem o usuário? Agora o usuário também vai ser tratado como bandido? É para não usarmos o metrô? Que o serviço é ruim a gente sabe, mas por causa disso as pessoas usuárias serem tratadas como bandido é inverter os papéis. Não é o usuário que é ruim, ruim é o serviço prestado.

Victor Barão

Há uma semana fui hostilizado pelo segurança Reinaldo na Estação Butantã, perto das oh de uma quarta feira, quando fui buscar minha bike no bicicletário. A porta estava aberta, mas sem seguranças e com rapazes fazendo instalação do sistema de empréstimo. Chegou o tal Reinaldo e não permitiu que eu retirasse a minha bike porque o bicicletário estava fechado (sic) desde as 22h. Quando abri o meu cadeado o segurança muito nervoso e tenso deu rádio aos colegas e sacou seu cacetete, alegando que haviam regras, e que a retirada da minha bike ocasionaria sérias consequências, ameaçando chamar a PM (!). Como conheço o histórico de resolução de conflitos da PM, abri mão do conflito, não sem antes com um cacetete ser escurraçado do bicicletário pelo nervoso Reinaldo. Senti que haviam sequestrado minha bike em razão de regras que não nos servem, mas a que servimos.

kalango Bakunin

isso é que é um belíssimo choque de gestão, a linha mais modernosa do metrô de SP cheia de problemas ainda no começo da operação…

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