Jeferson Miola: De porta em porta, Boric quer levar suas propostas a 1 milhão de lares chilenos até domingo; vídeo
Tempo de leitura: 2 minA partir de hoy, recorreremos todo Chile, conversando con la gente y nuestro desafío será lograr abrir #1MillondePuertasxBoric. Hasta el 16 de diciembre nuestros equipos se despliegan de norte a sur con la #RutaEsperanzaxBoric #MeUnoxChile pic.twitter.com/Fg07n1ydK6
— Gabriel Boric Font (@gabrielboric) December 2, 2021
Campanha de Boric avança de casa em casa e de rede em rede
Por Jeferson Miola, em seu blog
No início de dezembro a campanha de Gabriel Boric definiu a estratégia “Un millón de puerta a puertas por Boric”.
Consistia numa convocatória militante e, ao mesmo tempo, um desafio arrojado de levar as propostas de Boric aos lares de 1 milhão de chilenos e chilenas.
Para isso, além de organizar o engajamento direto da militância frenteamplista, a ideia consistia em estimular a cidadania a tomar para si a proposta de mudança e multiplicar a iniciativa nos bairros, comunidades e territórios de todo o país.
O próprio candidato participa diretamente na ação, assim como a coordenadora da campanha Izkia Siches, que está em caravanas com o chamado “Bus de la esperanza” – na verdade uma Kombi verde, não um ônibus, com o qual ela promove a campanha percorrendo milhares de quilômetros.
Ao final de cada jornada diária nas diferentes regiões do Chile, realizam atos e comícios com significativa participação de apoiadores.
O Chile tem uma importante tradição de organização político-institucional com base territorial, e esta lógica comunitária favoreceu o impulsionamento da estratégia Un millón de puerta a puertas por Boric, de modo que a meta está perto de ser atingida.
A informação oficial da campanha de Boric diz que já foram reportadas 864.519 portas abertas.
Apoie o VIOMUNDO
Esta estratégia de rua com grande alcance de massas se combina com o trabalho forte que a campanha Boric realiza nas redes sociais.
Nestas mídias a presença de Boric tem sido mais vantajosa.
Recente reportagem do portal La Tercera descreve que a campanha Apruebo Dignidad, de Boric, tem 616 mil seguidores no Instagram e 1 milhão no Twitter, ao passo que Kast é seguido por 392 mil no Instagram e 526 mil no Twitter. No Facebook a vantagem se inverte: Kast tem 234 mil seguidores e Boric 127 mil.
A campanha de Gabriel Boric avança de casa em casa e de rede em rede. É uma mescla que combina a campanha corpo a corpo, com entrega de panfletos e conversas com as pessoas; com a campanha virtual que assume cada vez maior proeminência nos processos políticos.
Nesta reta final da eleição, a combinação eficiente destas duas dinâmicas que mesclam o presencial com o virtual na política tende a ser um fator determinante do resultado no próximo domingo, 19 de dezembro.
Comentários
Zé Maria
Esperamos que a Disseminação de Notícias Falsas, Calúnias e Difamações, as
Maldições do Terceiro Milênio, as Abominações da Extrema Direita NeoFascista,
não vinguem no Chile nesta Eleição Presidencial.
Não Passarão!
Hasta la Victoria!
Siempre!
Patria o Muerte!
Venceremos!
Para Salvar Vidas!
Deixe seu comentário