Flávio Dino deixa o PCdoB falando em “um novo ciclo de conquistas sociais”
Tempo de leitura: < 1 minDa Redação
“Informo que pedi desfiliação ao PCdoB. Desejo êxito ao Partido na sua caminhada em defesa de uma Pátria Livre e Justa. Uma grande Frente da Esperança é um vetor decisivo para um novo ciclo de conquistas sociais para o Brasil. A tal tarefa seguirei me dedicando”, escreveu esta tarde no twitter o governador do Maranhão, Flávio Dino.
Ele deixa o PCdoB depois de 15 anos, durante os quais conseguiu o feito de derrotar a família Sarney no Maranhão mesmo sem o apoio do PT.
“Agradeço ao PCdoB a acolhida fraterna nesses 15 anos de militância. Diferenças que hoje temos, de estratégia e tática políticas, são menos importantes do que o meu reconhecimento ao papel histórico do partido na defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil”, acrescentou.
A Frente da Esperança a que ele se referiu está sendo articulada pelo ex-presidente Lula.
Tudo indica que Dino, assim como o ex-deputado federal Marcelo Freixo, vai reforçar o PSB e disputar uma vaga no Senado.
A estratégia de Lula é de ceder na medida do possível nas alianças para a disputa de governos estaduais, trabalhando para construir uma forte bancada do PT e aliados no Congresso.
Comentários
Hilda Gomes de Souza
O Guedes toda vez que o Bolsonaro está nas cordas, com a água no pescoço, ele diz algo grotesco que choca a sociedade. Diz no intuito unicamente em desviar a atenção da mídia e da opinião pública sobre o Bozo.
Dessa vez Witzel quase entregou o Bozo, Flávio impediu o ex juiz de dar nomes aos bois e o Guedes no dia seguinte falou em dar restos de comida que sobra no prato ao povo para desviar o assunto. E a min. da agricultura disse em dar comida vencida.
Ora bolas, quem é que joga no lixo caminhões e caminhoes de batata. São os agricultores.
A ESQUERDA PRECISA PARAR DE REBATER O GUEDES E ATACAR O QUE O GUEDES ESCONDE. OS CRIMES DO CHEFE.
Todas as vezes que o Guedes diz essas coisas geralmente o Bozo tá metido em algum rolo grande. Tá encrencado.
A esquerda precisa parar de cair como PATINHO nesse EMBUSTE.
WITZEL ia entregar o Bozo numa bandeja de prata, só não fez isso pq o Flávio começou a bater boca com ele.
O Guedes nunca diz essas coisas grotescas de ricos, de banqueiros, de magnatas, de donos de canal de tv, de pastores poderosos. Ele sempre erra contra o povo, nunca errou para privatizar nada. Logo, não é erro. É só para desviar a mídia.
Darcy Brasil
Acredito também que o oportunista de direita, Ricardo Capelli, siga os passos de Flávio Dino, pondo fim às pressões liquidacionistas que vinha desenvolvendo no seio do partido de massas, institucional, que usa os mesmos símbolos do partido revolucionário, não-institucional, fundado em 1922, no qual atuaram heróis do povo brasileiro como Lincoln Bicalho Roque, Maurício Grabois, Angelo Arroyo, Pedro Pomar, Elza Monerat, Dinalva Oliveira, Helenira Resende e Osvaldão. Desfaz-se, assim, parte da confusão absurda que o imaginário dos que desconhecem a história faz entre um cretino parlamentar carrerista, vinculado a um partido institucional do presente, e o militante abnegado ligado ao partido revolucionário de ontem, hoje e sempre. Funda-se, assim, o “dinismo”, corrente política eleitoreira personalista tão característica do fulanismo político brasileiro, embarcado em uma agremiação partidária da ordem bem mais adequada ao humanismo social-liberal cristão defendido por Flávio Dino, que jamais poderia ser confundido, como infelizmente vem sendo, com os ideais infinitamente superiores, revolucionários, pelos quais derramaram seus sangues generosos os heróis brasileiros que participaram da Guerrilha do Araguaia. Confesso que o contraste entre os ideais de Flávio Dino, em quem confiaria meu voto em uma eventual eleição da democracia de fachada burguesa, e os que defendeu Lincoln Bicalho Roque, no qual confio a minha mais profunda admiração quando sonho com a Revolução Socialista, me provocava um certo desconforto pela evidente incongruência simbólica que produz. Penso que, nesses tempos de luta contra o fascismo, fazem muito mais falta os lutadores do povo revolucionários como Rogério Lustosa, Lincoln Bicalho, Dinalva Oliveira e Osvaldão do que os políticos reformistas dos partidos da ordem como Flávio Dino e Ricardo Capelli.
Luiz Marcos Gomes
Flávio Dino dá uma punhalada nas costas do PCdoB, partido que sempre o prestigiou, em troca de um projeto eminentemente pessoal.
robertoAP
A coisa mais urgente no
PCdoB é trocar o nome obsoleto e que ainda dá margem à críticas desnecessárias, afastando eleitores menos “letrados”.
Dou até uma sugestão para uma nova e vibrante sigla, que seria conhecida como a “UPS !” (União pelo Social), adotando uma múltipla bandeira com as letras enormes UPS! e todas em cores diferentes com a paleta do arco-íris, vermelho, azul, roxo, amarelo, verde, rosa, água marinha……etc etc.
Até o grande Barcelona entra em campo com uniforme inteiro rosa choque, roxo, verde elétrico etc.
Vamos sacudir a poeira gente, estamos em 2021, e essa sugestão não é de bolsonarista otário, é de um cara de esquerda.
O PT , poderia fazer isso também, sem mudar o nome, somente acrescentar bandeiras com uma miríade de cores.
Zé Maria
Espera-se que o Dino filie-se, de fato, a um Partido de Esquerda.
Deixe seu comentário