Benedita denuncia corte de 8 mil livros da Fundação Palmares: ‘Sérgio Camargo, você só terá espaço no lixo da história!’
Tempo de leitura: 2 minBenedita denuncia exclusão de livros da Fundação Palmares e propõe moção de repúdio a Sérgio Camargo
Por Vânia Rodrigues, PT na Câmara
A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) denunciou na tribuna virtual da Câmara mais um absurdo praticado pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo.
O gestor apresentou um relatório em que anuncia a exclusão de mais de 8 mil livros da biblioteca da fundação.
“Ele está num delírio ideológico, porque ele alega que esses milhares de livros são subversivos, que esses milhares de livros são inadequados e trazem viés marxista. Agora, imaginem! Quero chamar a atenção para o perigo que estamos correndo. Chamo a atenção desta Casa! Perseguir livros, agora, em pleno século XXI, remete aos períodos mais duros e sombrios da humanidade”, alertou.
Benedita da Silva enfatizou que Sérgio Camargo à frente da fundação tem perseguido constantemente a maioria e a memória do povo negro.
Ela citou que meses atrás ele anunciou a exclusão de nomes personalidades negras brasileiras do site da instituição.
Na semana passada, ele foi convidado a comparecer à audiência pública na Comissão de Cultura da Câmara para discutir exatamente a questão do patrimônio da fundação e sobre a sua localização.
“Ele não foi, não compareceu, não deu satisfação e usou as redes sociais para desfilar o seu ódio no trabalho da comissão, ofendendo cada um de nós”, lamentou Benedita.
A deputada disse que, como o presidente da Fundação Palmares ignorou a audiência, o colegiado teve que convidar o ministro do Turismo, Gilson Machado, para que venha à comissão para dar as informações e as explicações sobre “esse trabalho desastroso” da Fundação Cultural Palmares.
Apoie o VIOMUNDO
Benedita da Silva informou ainda que ela e a deputada Erika Kokay (PT-DF) já apresentamos dois requerimentos na Comissão de Cultura. O primeiro deles propõe a elaboração de uma moção de repúdio à atitude de Sérgio Camargo e o desrespeito à comissão e aos seus integrantes.
No outro, as parlamentares do PT solicitam a realização de uma diligência na Fundação Cultural Palmares, a fim de averiguar a preservação e a conservação do acervo desta instituição.
“Finalizo este meu discurso dirigindo-me a Sérgio Camargo: não mexa com a memória e com a história do povo negro deste País. Se o senhor não entende, não respeita o valor de uma luta, entenderá de agora em diante, através da Justiça, das ações deste Parlamento, da resistência do povo negro e da força da nossa história”, afirmou Benedita.
A deputada ainda citou trecho da canção Carta de amor, da Maria Bethânia, que diz: “não mexe comigo, que eu não ando só”, e completou: “Você passará, Sérgio Camargo, tenha certeza disso, só encontrará espaço no lixo da história!”.
Comentários
Lucas
A mulher não defende mulher e o negro não defende negro.
Falar o que desse país.
Compreende !?
É um país de gente frouxa.
Viva Carlos Lamarca !
Lucas
Nosso país é assim e não vai mudar, pois o povo não se dá valor.
Enquanto o Brasil for assim não adianta “ser o melhor” aqui.
https://m.youtube.com/watch?v=f2NlPfrLBMQ
abelardo
Avalio que quando alguém dá as costas e combate irracionalmente a história e os valores da sua origem, na verdade está exercitando recalcados delírios e potencializando paranoicos desequilíbrios de racionalidade. Demonstra ter aversão a si próprio e a tudo que sua origem representa, fato que explica a intensa obsessão em destruir tudo que considera mais nobre e superior a si próprio.
Zé Maria
Index Librorum Prohibitorum com Cruz Suástica
Fundação Palmares transformada pelo Genocida
numa Mistura de Nazismo com Inquisição Medieval.
Zé Maria
O desgoverno BolsonaroGenocida/Guedes/Mourão
aparelhou todas as Entidades Governamentais que representam a Defesa da Pluralidade e da Diversidade
no Brasil.
Sem falar nas Instituições do Meio Ambiente onde se
instalou uma Organização Criminosa sob o Comando
do próprio Ministro.
Deixe seu comentário