Boca de urna dá vitória a Castillo no Peru, que ultrapassa Keiko Fujimori na contagem oficial
Tempo de leitura: < 1 minDa Redação
A pesquisadora Ipsos emitiu sua boca-de-urna final na noite de domingo e prevê que o candidato da esquerda no Peru, o professor Pedro Castillo, vai derrotar a direitista Keiko Fujimori por 50,2% a 49,8%.
No boletim das 11:19 da manhã, Castillo ultrapassou Keiko Fujimori com 46.924% dos votos, contra 46.782%. Haviam sido processadas 94.059% das atas e contabilizadas 92.620%. Castillo agora tem vantagem de cerca de 25 mil votos.
A vantagem de Keiko, que era de 4.761 votos no boletim anterior, foi caindo com o passar do tempo, uma vez que os primeiros votos contados vieram das zonas urbanas do Peru, especialmente de Lima.
Os pouco menos de 8% de votos ainda a serem contabilizados estão chegando das zonas rurais, justamente onde Castillo teve grande vantagem.
O comparecimento às eleições foi de cerca de 75% dos eleitores.
Castillo promete mudar a Constituição para dedicar 20% do PIB à Saúde e à Educação.
O candidato da esquerda pediu calma a seus eleitores, mesmo depois da boca de urna ter sido divulgada por uma rede nacional de TV:
Quero saudar o povo peruano pela sua lealdade, por este feito democrático, pelo seu apoio e também dizer-lhes que devemos manter a calma, devemos ser prudentes. As pessoas são sábias, sabem o que estão fazendo, são inteligentes. Camaradas, irmãos, queridos compatriotas que estão no interior do país, peço a mais ampla prudência, o que ouvimos não é oficial.
Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Deixe seu comentário