Paul Krugman: A América se parecerá cada vez mais com um estado falido
Tempo de leitura: < 1 minPor Paul Krugman, no twitter
Que eleição terrível. Pelo que posso dizer a partir dos analistas de votação, Biden tem grande probabilidade de vencer — os votos pendentes em Wisconsin, Michigan e Pensilvânia e, por diferentes razões, Geórgia são majoritariamente democratas, ele provavelmente ganhou Arizona e Nevada. Mas e daí?
A boa notícia é que, se Biden de fato venceu, evitamos um colapso imediato em direção ao autoritarismo. Sim, foi e é terrível. Mas será que Biden será capaz de governar?
Ele provavelmente enfrentará um Senado republicano, o que também significa uma Suprema Corte fraudulenta; e de tudo o que sabemos sobre eles, serão implacáveis em sabotar tudo o que Biden fizer.
Isso significa nenhuma resposta efetiva a uma explosão da pandemia. Não haverá renda para os destituídos. Sem infraestrutura. Nenhuma ação sobre o clima.
Biden falou muito sobre o horror da era Trump, “isso não é o que somos.” Bem, não é a maioria de nós — ele provavelmente vai ganhar o voto popular por 5 por cento ou mais. Mas muitos de nós somos.
E a natureza extremamente não representativa do Senado dá poder à grande minoria de eleitores que realmente gosta do estilo autoritário — que acaba, surpreendentemente, por incluir não apenas homens brancos, mas muitos latinos.
Supondo que Biden ganhe, a polícia do pensamento não vai prender jornalistas, cientistas, etc. tão cedo — e sim, isso era algo que eu realmente temia. Mas a América se parecerá cada vez mais com um estado falido.
A luta pela verdade e pela justiça terá que continuar. Mas vai ser muito mais sombrio do que parecia provável apenas 24 horas atrás.
Comentários
Zé Maria
STJ = Superior Tribunal de Justiça
COMUNICADOS
06/11/2020
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) informa que o trabalho de restabelecimento dos sistemas de tecnologia da informação e comunicação do tribunal está evoluindo conforme o esperado, estando o backup 100% íntegro, bem como os dados dos cerca de 255 mil processos que tramitam na Corte.
Já é possível assegurar que, no próximo dia 9 de novembro – segunda-feira –, o Sistema Justiça estará operante e disponível aos ministros e servidores da Corte. Trata-se do sistema que reúne as principais funcionalidades relacionadas tanto ao processo eletrônico quanto aos julgamentos colegiados. Os serviços oferecidos aos usuários externos também poderão ser acessados pelo site do tribunal.
Os processos encaminhados à Presidência estão sendo examinados e decididos dentro dos prazos estabelecidos na legislação processual.
Em 10 de novembro – terça-feira –, o STJ poderá retomar suas atividades judicantes, suspensas desde a última quarta-feira (4), após o ataque hacker. Com isso, o plantão que vem sendo exercido pela Presidência será encerrado, devendo ser retomados os prazos processuais, nos termos da Resolução n. 25/2020, do Presidente do STJ.
O tribunal segue contando com a colaboração do Comando de Defesa Cibernética do Exército brasileiro e acompanhando, diariamente, a investigação realizada pela Polícia Federal. Todos os dados relativos ao ataque cibernético apurados pela equipe do STJ da corte já foram enviados ao órgão de apuração competente.
Ministro Humberto Martins
Presidente do STJ/CJF
.
05/11/2020
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) detectou, no dia 3 de novembro de 2020, um ataque hacker durante o período da tarde, quando ocorriam sessões de julgamento. Verificou-se que um vírus estava circulando na rede de informática do tribunal e, como medida de precaução, os links para a rede mundial de computadores foram desconectados, o que implicou o cancelamento das sessões de julgamento e impossibilitou o funcionamento dos sistemas de informática e de telefonia da Corte.
O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, de imediato, solicitou providências à Polícia Federal, por meio de notitia criminis, para que procedesse às devidas investigações. A pedido do presidente do STJ, o ministro da Justiça, André Mendonça, determinou a instauração de inquérito, que já tramita perante a Polícia Federal. O STJ está fornecendo todas as informações demandadas pela PF e acompanhando, passo a passo, os procedimentos investigatórios.
Em paralelo, a equipe da STI do STJ, juntamente com empresas prestadoras de serviços de tecnologia do tribunal, a exemplo da Microsoft, iniciou os procedimentos de recuperação dos ambientes dos sistemas de informática do Tribunal da Cidadania. As empresas designaram equipes especializadas para auxiliar o STJ na recuperação do ambiente tecnológico.
O Tribunal também está contando com a colaboração do Centro de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, para auxiliar a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do tribunal na restauração dos sistemas de informática.
O STJ esclarece que o ataque hacker bloqueou, temporariamente, com o uso de criptografia, o acesso aos dados, os quais, todavia, estão preservados nos sistemas de backup do tribunal. Permanecem íntegras as informações referentes aos processos judiciais, contas de e-mails e contratos administrativos, mantendo-se inalterados os compromissos financeiros do tribunal, inclusive quanto à sua folha de pagamento.
Na data de hoje (5), estão em andamento os trabalhos para reconstrução do ambiente de informática, mantida a previsão de retorno para o dia 10, nos termos da Resolução 25/2020, do Presidente do STJ.
Por fim, esclarecemos que, diariamente, serão prestadas novas informações até o completo restabelecimento dos sistemas de informática do STJ.
Ministro Humberto Martins
Presidente do STJ/CJF
.
05/11/2020
Em regime de plantão até restabelecimento da rede, STJ analisa pedidos urgentes
Funcionando em regime de plantão até a próxima segunda-feira (9), a atuação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) restringe-se ao exame de matérias urgentes relacionadas na Instrução Normativa 6/2012. As petições, nesse período, devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].
A prestação de tutela de urgência, a cargo do presidente do STJ, se dará exclusivamente nos seguintes casos:
1 – Habeas corpus contra prisão, busca e apreensão e medida cautelar decretadas por autoridade sujeita à competência originária do tribunal;
2 – Mandado de segurança contra ato de autoridade coatora sujeita à competência originária do tribunal cujos efeitos se operem durante o plantão ou no primeiro dia útil subsequente;
3 – Suspensão de segurança, suspensão de execução de liminar e de sentença e as reclamações a propósito das decisões do presidente cujos efeitos se operem durante o plantão ou no primeiro dia útil subsequente;
4 – Comunicação de prisão em flagrante e pedidos de concessão de liberdade provisória em inquérito ou ação penal da competência originária do tribunal;
5 – Representação da autoridade policial ou requerimento do Ministério Público que visem à decretação de prisão preventiva ou temporária, de busca e apreensão ou de medida cautelar, justificada a urgência e observada a competência originária do tribunal.
Não serão analisados durante o regime de plantão pedidos cujo objeto não se enquadre nessas hipóteses, como prisões ou medidas cautelares decretadas ou mantidas por tribunais de segunda instância.
Restabelecimento
O regime de plantão vigora enquanto o STJ busca restabelecer os sistemas de informática após ter sido detectada uma invasão de hacker em sua rede, na última terça-feira (3). O presidente do tribunal, ministro Humberto Martins, está acompanhando o inquérito sobre o caso, bem como o trabalho da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do STJ para que a rede volte ao seu funcionamento normal e todos os serviços sejam restabelecidos o mais rapidamente possível.
A Resolução STJ/GP 25/2020 suspendeu as atividades do tribunal até o dia 9.
Os prazos processuais estão suspensos no período de 3 a 9 de novembro (inclusive), voltando a fluir no dia 10.
Para efeito de contagem de prazo nos processos criminais, o período de suspensão será considerado motivo de força maior, conforme a previsão do parágrafo 4º do artigo 798 do Código de Processo Penal (CPP).
.
04/11/2020
Em razão de ataque cibernético, STJ funcionará em regime de plantão até o dia 9
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) funcionará em regime de plantão até a próxima segunda-feira (9), e durante esse período estarão suspensas todas as sessões de julgamento por videoconferência e também as sessões virtuais destinadas à apreciação de recursos internos (agravos internos, agravos regimentais e embargos de declaração), bem como as audiências.
As medidas, disciplinadas em resolução publicada nesta quarta-feira (4), foram adotadas em razão de uma invasão detectada na rede de informática do tribunal na tarde de terça-feira (3), quando estavam em andamento as sessões por videoconferência das seis turmas julgadoras.
O presidente do tribunal, ministro Humberto Martins, acionou a Polícia Federal para investigar o ataque. A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI) está trabalhando na recuperação dos sistemas para restabelecer todos os serviços da corte o mais rapidamente possível.
Nesse período, medidas urgentes como liminares em habeas corpus serão decididas pela presidência do tribunal. As petições devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].
Prazos suspensos
Segundo a resolução, os prazos processuais administrativos, cíveis e criminais estão suspensos no período de 3 a 9 de novembro (inclusive), voltando a fluir no dia 10.
Para efeito de contagem de prazo nos processos criminais, o período de suspensão será considerado motivo de força maior, conforme a previsão do parágrafo 4º do artigo 798 do Código de Processo Penal (CPP).
Ainda de acordo com a resolução, as medidas podem ser revistas a qualquer tempo, dependendo do resultado dos esforços para a normalização dos sistemas.
https://www.stj.jus.br/
https://twitter.com/STJnoticias/status/1324710037324025857
.
.
O Primeiro Suspeito é o GSI, do Milico Babão e Mijão.
https://www.conjur.com.br/2020-nov-05/bolsonaro-pf-sabe-quem-hackeou-site-stj
.
Zé Maria
Polícia Federal investiga ataque cibernético ao STJ,
que bloqueou a base de dados dos processos
e paralisou os trabalhos.
Ministério da Saúde e GDF relatam invasões semelhantes.
STF e TSE reforçam sistemas internos de segurança.
| Reportagem: Bruna Lima / Natália Bosco | Correio Braziliense |
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) não foi o único alvo de hackers nesta semana.
Invasões surpreenderam, também, órgãos do Executivo e o Governo do Distrito Federal (GDF).
Parte do sistema de informações do Ministério da Saúde está fora do ar desde desta quinta-feira (5/11), após a pasta identificar a existência de vírus em estações de trabalho.
Fontes do Correio afirmam que a suspeita é de ataque ao sistema e nem mesmo os computadores puderam ser ligados desde a identificação das anormalidades.
Já no GDF, todos os sites foram retirados do ar após a identificação de uma
tentativa de invasão de hackers.
No caso do STJ, todo o acervo de processos foi criptografado, e a Polícia Federal
abriu inquérito para investigar o caso.
https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2020/11/4887031-pf-investiga-ataque-de-hackers-no-gdf-stj-e-orgaos-federais.html
Zé Maria
Disto o nosso Legislativo Federal está cheio:
Quem é Marjorie Taylor Greene, republicana, cuja
eleição leva grupo QAnon ao Congresso dos EUA
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54803354
Zé Maria
A desinformação ganhou mais uma, com a vitória nos Estados Unidos
de uma candidata a deputada [pelo Partido Republicano] apoiadora
da QAnon, a poderosa e delirante teoria da conspiração que afirma
existir uma rede de pedófilos e satanistas infiltrada no governo,
na imprensa e no mercado do entretenimento …
https://brasil.elpais.com/internacional/2020-09-17/qanon-a-nova-teoria-da-conspiracao-que-se-prepara-para-entrar-no-congresso-dos-eua.html
https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-11-04/qanon-entra-oficialmente-no-partido-republicano.html
Leia também:
Dois Milicianos fortemente Armados, da Facção QAnon,
foram presos na Filadélfia/Pensilvânia, na quinta-feira (5),
tentando infiltrar cédulas falsas no local da apuração,
onde o Candidato Presidencial do Partido Democrata
está com ampla vantagem na corrida à Casa Branca.
De acordo com a CNN, eles foram flagrados do lado de fora
do Philadelphia Convention Center, tentando “entregar
um caminhão cheio de cédulas falsas”.
Antonio LaMotta, de 61 anos, e Joshua Macias, de 42 anos,
naturais de Chesapeake/Virgínia, foram detidos pela Polícia
que não deu detalhes sobre a origem das cédulas eleitorais.
Os Bandidos foram denunciados anonimamente, por terem sido
vistos fortemente armados, levando uma SUV Hummer para o
centro de convenções onde se apuram os votos da Filadélfia.
Num primeiro momento, a caminhonete foi achada vazia,
e a dupla de Milicianos foi encontrada minutos depois.
Dentro da picape havia um rifle e 160 munições, e foram
encontradas armas que eles carregavam consigo.
Os Terroristas da Extrema-Direita carregavam ainda
adesivos e bonés com logo da Milícia Armada QAnon.
https://twitter.com/DanKoob/status/1324733800077819904
https://www.cartacapital.com.br/mundo/homens-armados-presos-na-filadelfia-tentavam-infiltrar-cedulas-de-voto-falsas-diz-policia/
Deixe seu comentário