Só o Serra salva as empresas do PiG (*). Daí, o desespero
por Paulo Henrique Amorim, no Conversa Afiada
Na revista Carta Capital desta semana, na pág. 27, Leandro Fortes conta que a Folha “demorou CINCO DIAS para publicar o desmentido enviado pela assessoria da candidata e reconhecer formalmente o erro”.
O erro foi um erro ou foi de propósito ?
O erro foi inventar uma frase que a Dilma não disse: “eu não fugi da luta e não deixei o Brasil”.
Nos cinco dias em que a Folha censurou a carta de desmentido, o PiG dançou e rolou em cima do “erro”.
A Folha já tem uma rubrica no passivo com a Dilma: a ficha falsa.
E a circulação da Folha é a que mais cai, dos jornais impressos.
A Abril e a Veja – a última flor do Fáscio – não sobrevivem a outro mandato presidencial sem compras maciças de livro escolar.
O negócio de revistas desaba, a ponto de a internet, hoje, ter mais publicidade que as revistas.
Apoie o VIOMUNDO
A situação da Globo é a mais crítica.
Ela faz negócios escusos com o Serra, à luz do sol.
O bolo publicitário da tevê brasileira não cresce, significativamente.
A TV Globo, durante trinta anos, cresceu com uma equação – 50% de audiência e 75% da verba publicitária.
Como a tevê absorve 50% de toda a publicidade brasileira, ela tinha 75% de 50%, ou seja, de cada R$ 1 investido em publicidade no Brasil, ela ficava com R$ 0,37.
Essa equação – inaceitável num regime de democracia – mudou.
O bolo não cresce e as concorrentes começam a tomar audiência e faturamento dela.
Ela não vai conseguir ser o que é, com menos audiência e menos dinheiro.
A qualidade vai cair – e a concorrência se acirrará.
No campo da imprensa escrita, a Globo acaba de ganhar em seu território, o Rio, um adversário considerável, o grupo português “Ongoing” – ler na Carta Capital desta semana, na pág. 50.
O “Ongoing” lançou um jornal de negócios, o Brasil Econômico, para ir para cima do Valor, que é da Folha e do Globo, e acaba de comprar um jornal popular no Rio, O DIA.
Os portugueses querem ir para a televisão
E já entraram nos nichos do mercado onde há oxigênio para a imprensa escrita: o popular e de negócios.
Ou seja, a Globo passou a ter um corrente de peso a lhe morder os calcanhares, já que o grupo vem de Portugal com variados interesses empresariais.
Logo no início do Governo Lula, o professor Wanderley Guilherme dos Santos dizia que a mídia impressa brasileira só tinha um poder remanescente: o de gerar crises.
(Como, agora, a de Belo Monte …)
Gerar crises para tomar uma grana do Governo.
É o que faz o PiG.
E mais, como demonstrou a presidente da associação dos jornais: hoje, no Brasil, o PiG é a oposição.
(Ainda mais que o candidato da oposição não tem o que dizer. A não ser que sempre foi candidato. O que sempre se soube.)
Esta eleição de 2010 coincide com o aparecimento de um nova realidade empresarial: a entrada da internet no jogo e a democratização das fontes de informação.
O PiG brasileiro só tem uma salvação.
Eleger o Serra.
Pelo menos no Data-da-Folha.
Daí, o desespero.
Paulo Henrique Amorim
*PiG é a expressão criada pelo deputado petista Fernando Ferro que Paulo Henrique Amorim ajudou a popularizar.
Comentários
Vander Resende
PHA escreveu: "aparecimento de um nova realidade empresarial: a entrada da internet no jogo e a democratização das fontes de informação"
Com o aumento vertiginoso da propaganda e do acesso a internet, bem como com a proliferação de sites que apresentam um conteúdo repleto de análises e críticas, há, cada vez mais, a expansão de uma "verdadeira" esfera pública de discussão, que possibilita o fortalecimento da democracia e da cidadania. Será?
Odette
Como tudo no Brasil essa mobilização de idéias tem alcanse restrito. Somos pouco equipados intelectualmente….mas tem que mudar e obviamente há evidencias de que mudanças estão em curso. A generalização do uso do celular, por exemplo, ocorreu de modo completamente imprevisto. O celular atravessou todas as classes! Creio que falta muito para termos uma esfera pública de discussão com peso relevante no debate político. No entanto é justo pensar que essa possibilidade está dada.
jbmartins
Onde estão os moralistas da OAB, onde estão os Procuradores da Republica, Onde andam as Associações, as Ongs, Os Movimentos, a Sociedade Civil tem que ficar de Olho aberto estamos proximos de um Golpe Midiatico com teor de normalidade.
walter
Olá a todos.
Aproveito o assunto para informar que não é possível acessar o site do PHA há alguns dias.
Alguém sabe o que está acontecendo?
Abraços
Nonato Pinheiro
Em 1989 via mais um absurdo acontecer neste nosso pa´ss maravilhoso, quando Globo, Folha, Veja e Estadao tomaram o poder do povo na maior cara de pau. Bom, entregaram para Fenadinho das Alagoas, depois tomaram dele e colocaram o mineirinho de plantão até entregarem novamente para um outro Fernado, desta vez das sorbonnes, havards e outras mais. Agora sim, acreditava-se que na mao de doutor tudo iria dar certo. E deu certo sim, para aqueles que o colocaramno poder. Naquela época eu me perguntava: Meu Deus, o que vai ser desse povo? Atéquando esse lixo da imprensa vai estar no poder? Já naquela época, quando me chamavam para fazer assinatura de Veja, Folha ou Estadão, eu falava para eles que o meu lixo não merecia tanta sujeira. Passados 30 anos, o PIG continua existindo, mas quando encontro meus amigos eles admitem que eu sempre tive razão. O PIG está agora desesperado para tomar de volta o poder do Doutor da Vida, que trouxe respeito e dignidade para o povo brasileiro e destacou o endereço de uma nação, como nunca se viu neste país!!
walter
Em tempo.
O inventor do termo PIG não é o PHA.
A invenção é de um interneuta que enviou um texto para o blog.
O PHA já deu crédito a pessoa. Não me lembro o nome.
Realmente a expressão é muito boa.
Abraços
Ubaldo
Walter,
Agora temos o PIC – Partido da Imprensa Comunista.
Essa eleição será muito dura: PIG versus PIC
Daniel
Não alimentem os trolls e os trololós…
Ubaldo
O PHA pelo que me consta inventou o termo PIG – Partido da Imprensa Golpista. E sua homenagem vou denominá-lo PIC – Partido da Imprensa Comunista.
Assim, todos esses veículos nanicos comunistas também terão sua sigla e sua identificação facilitada.
PIC – Partido da Imprensa Comunista à serviço da Dilma.
Maria Efigênia
Melhor ser do partido comunista do que do golpista.
Pena que vc não é original e criativo como o PHA, a idéia dele foi genial.
Sergio
Ubalde! Você está cheio de rancor. Perdeu alguns dividendos ou é paga pau do Serra. Cale-se. Teu lugar é no outro site.
Daniel
Não alimentem os trollcanos. Ave de rapina cancerígena a gente mata ainda no ninho, de fome.
Helio César
O que tu pensas que seja comunismo UBALDO? Não sabes? Cristo foi o maior comunista que este planeta já conheceu. Faça sua Comunhão. Saia do PiG. teus interesses são muito pequenos diante deles. Seja como nós, comuns.
Paulo Oliveira
PH tem razão. Sempre penso nesse assunto. A editora abril vai lucrar muito com o vampiro na presidência, e junto vai reiazedo, augustinho nunes, mainardis etc…
Ubaldo
" A editora abril vai lucrar muito com o vampiro na presidência, …" Paulo,
Já se deu por vencido?
Donizeti Costa – SP
Sugiro que todos os jornalistas que trabalham no PIG – Partido da Imprensa Golpista mandem confeccionar plásticos adesivos e coloquem nos seus carros como estes dizeres : José Serra é fiel ! , ou a variante : José Serra é a salvação do PIG !
Ubaldo
A exemplo que fez o PHA, acabei de denominar veículos de comunicação nanicos de PIC – Partido da Imprensa Comunista, assim agora temos os Golpistas em oposição aos Comunistas.
Maria Efigênia
Ninguém deu bola para a asua invenção e fico imaginando
o sacrifício que deve ser para você entrar nesse blog e não poder baixar o nível
como vocês gostam.
João Aguiar
kkkkkkk
Rodrigo
Ele até que tentou…
francisco.latorre
balde furado.
..
@marisps
Só essa frase do PHA nesse post já vale a leitura: "Na capa da Veja desta semana, a única coisa que conseguem destacar de um panegírico do Serra é que ele se preparou a vida toda para ser Presidente. E, eu, para ser astronauta da NASA." PHA sensacional!
Leider_Lincoln
Só Deus é Deus e José Chirico Serra o seu Profeta? Só em José Chirico Serra encontraremos a vida eterna? José Chirico Serra é ao mesmo tempo, o Destino e o Caminho? É o "chiriquismo" a nova doutrina religiosa, cujas sagradas escrituras são a Veja, a Folha e o Globo; os profetas o Montenegro e o Quiroga e cujos padres são Ubaldo & Companhia? Chiriquismo: a religião que não exige nenhum caráter para se ingressar! Convertam-se infiéis.
Maria Magnoni
Leider,
Ótimo!!! KKKK.
A me converter à Igreja de José MÚMIA Chirico, prefiro me converter a do Maradona, pelo menos ele é " Dieguito del pueblo'!
Abraços.
Marat
E olha que o dízimo é altíssimo, pago em dólar… muitos pagam e já "reservaram" dias melhores para seus futuros. Resta ver se o povo humilde concordará!
Deixe seu comentário