Farmanguinhos cancela edital “estranho” para compra de 3 toneladas de cloroquina de empresa indiana

Tempo de leitura: 2 min

por Conceição Lemes

Quarta-feira, 29-07,  20h22. Cynara Menezes, em Jornalistas pela Democracia, revela:

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fiocruz abriu na segunda-feira, 27 de  julho, um edital para a compra de 3 toneladas de cloroquina a uma empresa indiana, a IPCA Laboratories Limited, o maior fabricante mundial desse princípio ativo.

Na reportagem, Cynara aponta várias “estranhezas” para a megacompra:

— Reconhecimento pela própria Fiocruz da inexistência de estudos que comprovem a eficácia da cloroquina e do seu derivado, a hidroxocloroquina, para a covid-19.

— Em abril, o diretor de Farmanguinhos, Jorge Souza Mendonça, afirmou ao jornal O Globo não haver risco de desabastecimento de cloroquina, já que o Instituto possuía material suficiente para produzir 4 milhões de unidades.

–Há uma semana  o Jornal Nacional revelou um documento da área técnica do Ministério da Saúde alertando para não adquirir e produzir cloroquina em massa e que já havia um estoque de 4 milhões de comprimidos.

Na ata da reunião, constava que o governo iria importar “3 toneladas de insumos para a produção de cloroquina” no país “via Ministério das Relações Exteriores”. Seriam as mesmas do pregão da Farmanguinhos?

— a IPCA, com sede em Mumbai, aparece no edital como fornecedora obrigatória e a justificativa é atender às demandas do SUS,  para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, causador da COVID-19”.

Quarta-feira, 29-07, 23h30. Farmaguinhos informa o cancelamento do edital suspeito.

Apoie o VIOMUNDO

Ou seja, 3 horas e 8 segundos após a denúncia de Cynara Menezes ser publicada. Tempo recorde, para decisões em situações semelhantes.

Segue a íntegra da nota

NOTA OFICIAL 29/07 – 23h30

“O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição vinculada ao Ministério da Saúde (MS), informa o cancelamento do edital 65/2020, de aquisição do insumo farmacêutico ativo difosfato de cloroquina, para produção de cloroquina”.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Deixe seu comentário

Leia também