Dilma veta aumento real para os aposentados (e os tuiteiros debatem)

Tempo de leitura: 3 min

Veto retira de aposentado aumento real em 2012

Dilma veta artigo da LDO que garantia ganho para pensionista que recebe benefício com valor superior ao do salário mínimo; reajuste será pelo INPC

15 de agosto de 2011 | 20h 23

Edna Simão, de O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA –  Para mostrar rigor fiscal e impedir pressão por aumento de gastos, a presidente Dilma Rousseff vetou a possibilidade de conceder reajustes acima da inflação para aposentados e pensionistas do INSS que recebem benefício com valor superior ao do salário mínimo no ano que vem.

Esse foi apenas um dos 32 artigos que a presidente retirou da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), atendendo recomendação da equipe econômica. Outros artigos vetados estabeleciam limites aos gastos públicos.

“Não há como dimensionar previamente o montante de recursos a serem incluídos na PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) para 2012, uma vez que, até seu envio, a política (de reajuste) em questão poderá ainda não ter sido definida”, justificou o Palácio do Planalto, ao vetar o artigo do INSS.

Com o veto, os aposentados e pensionistas do INSS receberão a variação da inflação, medida pelo INPC.

A decisão da presidente, publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU), foi aplaudida por alguns, pois segura o aumento dos gastos em um ano que promete ser mais difícil para o País por causa da crise econômica em países ricos.

“Achei a decisão correta. Tem de preservar o poder de compra, mas não repassar ganho real. Não tem como sustentar isso no logo prazo”, disse o economista Marcelo Caetano, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e especialista em previdência. Ele ressaltou que num cenário de instabilidade econômica, a presidente Dilma precisa mostrar compromisso fiscal.

Apoie o VIOMUNDO

Sensibilidade. Para o senador Paulo Paim (PT-RS) e para o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Warley Martins, o veto à negociação de um aumento real só demonstra a falta de sensibilidade política.

“Era uma emenda que permitia uma negociação. Não havia garantia concreta de nada”, afirmou Paim. “Eu não vetaria isso. O ideal é estabelecer o diálogo. Todo ano de crise é a mesma coisa. O aposentado sempre acaba pagando a conta”, acrescentou o senador, lembrando que recentemente o governo anunciou medidas de desoneração de impostos para o setor empresarial.

Martins frisou que foi pego de surpresa com a notícia. “Os aposentados estão de luto. Na LDO havia a previsão de negociação, mas não estava nada definido. Na era Collor, os caras pintadas iam para rua. Na era Dilma será a vez dos caras enrugadas”, disse o presidente da Cobap.

Em 1.º de setembro já está marcado um encontro entre as 22 federações de aposentados do País para avaliar o que poderá ser feito para pressionar o governo a dar reajuste acima da inflação. Todos os anos aposentados e pensionistas tentam, sem sucesso, ter a correção dos benefícios equiparada à do salário mínimo, que atualmente é a inflação acumulada mais o crescimento do PIB de dois anos antes.

A LDO de 2011, formulada no ano eleitoral de 2010, também foi aprovada com um artigo que permitia a negociação de ganho real para os aposentados e pensionistas que recebem mais que um salário mínimo. Na ocasião, o ex-presidente Lula não vetou o artigo, mas, apesar das pressões dos beneficiários do INSS, o reajuste dado foi de apenas 6,47% – a variação do INPC em 12 meses. Desde 1997, o governo tem garantido ao aposentado a correção do benefício pela inflação.

[Reprodução parcial]

Interessante debate gerado pela medida no twitter:

@rodrigosferrari Essa matéria mostra que o Estadão é capaz, sim, de elogiar o governo. Desde que este prejudique os cidadãos.

@jhcordeiro impressionante como NENHUM jornal frisou que a maioria dos aposentados ganha 1 SM e por isso terão sim aumento real

@arlipacheco IMPRESSIONANTE como vcs tem coragem de fazer disso defesa do governinho adesista da velha direita…1 SM?

@jhcordeiro defesa dos fatos. Há aumento real para a maioria esmagadora dos aposentados. ou seja, maioria terá sim aumento real, esse é o ponto

@arlipacheco
a MAIORIA ganha 1SM… e a velha reinvindicação do SM do DIEESE, agora é impraticável?

@jhcordeiro se não rolasse o veto, a maioria dos aposentados sairia prejudicado. Venceu o bom senso. SM pode até ser baixo, mas nao muda o essencial: a maioria dos aposentados no BR terá sim aumento real

@jprcampos A formula do salário mínimo e a inflação+aumento do PIB Isto corrigira seu valor a longo prazo

@jhcordeiro é justamente o que está sendo feito. Injusto (e irreal) é querer tudo ao mesmo tempo agora.

@arlipacheco a propósito, vc já viveu de salário mínimo com AUMENTO REAL? seja feliz com ele!!!

@conradoo O essencial é questão de ponto de vista. Pra mim, essencial é que a maioria dos aposentados no BR continuará na lama.

PNBL de Dilma é garantia de que nunca teremos um Google brasileiro

Abaixo-assinado contra AI5 digital está bombando

Nicolelis e a Comissão da Ciência Brasileira

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

BENE

o aumento dos aposentados que ganham acima de 1 sm que deveria ser o menmo percentual que deram para o salario mínimo. mais não, essa tal de dilma que não é presidente nem da casa dela esta vetando, para ficar pra esses politicos corruptos ladrões unca mais eu voto em ninguem principalmente para essa presidente, apesar de tudo prefiro o lula, gostaria que todos os aposentados desse país fisece o mesmo. o datena sempre tem razão, esta presidente ok tirando os ministros corruptos, mais ela tbm deveria sair. ESTOU ENVERGONHADO, E DECEPCIONADO, ESPARAVA ALGO MELHOR DESTA PRESIDENTE.

cleynerton meira

essa presidente é uma babaca, com todas as letras, vetou o reajuste para os aposentados, que seria de no máximo 14% para 2012, mas deixa a roubalheira do PT e partidos aliados rodarem a solta, essa porqueira, tinha que ter sido morta na década de 70, infelizmente a ditadura deixou essa praga respirando, gastando ar e fazendo peso sobre a terra.

Sofia

O dinheiro que tiram dos aposentados é só para A copa, os politicos, reformas que não tem nada a ver, para o Para ( vamos todos mudar para o Pará) bolsa familia, fazer os brasileiros ficar mais vagabundos ainda. Para a saude, aposentados nada. Agora nas eleições prometem tudo eu sabia que se era a escolhida do Lula nós iriamos dançar de novo. Isto está parecendo a Mega Sena ninguém ganha só acumula.ISTO É BRASIL…..

Leandro Fortes: Depois do fim da civilização cristã no Brasil | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] O veto ao aumento real para os aposentados   […]

NUNGUENTO!

NUNGUENTO ESSE EUNAOSABIA.

Luiz Carlos, o velho

Lembrando ainda que, aumentar os benefícios previdenciários da seguridade social, incluindo-se aí o INSS, é proibido por lei , segundo o Art.195 da CF:. § 5º – ''Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total.''
Ou seja, para que se reajuste os benefícios acima do que determina o Art.194, IV – irredutibilidade do valor dos benefícios; faz-se necessário a geração, por lei, de uma fonte de custeio.
É triste, mas é verdade.
O problema é que os partidos e candidatos não mencionam tais restrições legais e, nos palanques e na propaganda, alardeiam soluções inexequíveis e, como se observa aqui, milhares de incautos acreditam piamente e enchem as urnas dos demagogos de votos.
Cuidado, pois, com o voto.

Luiz Carlos, o velho

Saibam todos que; Amparado na CF de 88, os reajustes dos benefícios acima do piso serão de acordo com a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que instituiu o INPC como índice.
Entretanto, tal dispositivo foi
revogado pela Lei nº 8.542, de 23 de dezembro de 1992, e determinou a substituição do INPC pelo Índice de Reajuste do Salário Mínimo –
IRSM para todos os fins previstos nas Leis nº 8.212 e 8.213, a
partir da referência janeiro de 1993.
Para os benefícios com valor superior ao salário mínimo, houve nova
mudança, em 1995, desta vez aplicando-se o Índice de Preços ao Consumidor do Real – IPCr.
No ano seguinte, 1996, a Medida Provisória nº 1.415, de 1996, determinou o reajuste com base no
– IGP-DI.
No entanto a partir de 2002 o índice retornou para o INPC, regra que passou a
constar expressamente por meio da Lei nº 11.430, de 26 de dezembro de 2006, que inseriu o art.
41-A à Lei nº 8.213, de 1991, a seguir transcrito:
“Art. 41-A. O valor dos benefícios em manutenção será reajustado,
anualmente, na mesma data do reajuste do salário mínimo, pro rata, de
acordo com suas respectivas datas de início ou do último reajustamento no INPC pelo
IBGE.

NãO foi só FHC, portanto, que, neste emaranhado de leis, garfou os aposentados. O PT se aboletou na Lei nº 11.430 de 2006 e deu continuidade ao ''ARROCHO''.

MataTrolls

Isso saiu no blog Amigos do Presidente Lula (trollerada, contenham-se antes de me desqualificar):

terça-feira, 16 de agosto de 2011
Dilma veta ganho real a aposentados
Sob o argumento da responsabilidade fiscal, já que o país precisa se proteger de efeitos mais pesados da crise mundial, a presidente Dilma Rousseff fechou as portas para o aumento real, em 2012, a aposentados e pensionistas que ganham mais do que um salário mínimo. O artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que previa a reserva de recursos para a correção, acima da inflação, dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi um dos 32 vetados pela chefe do Executivo, a pedido da equipe econômica.

Dilma vetou outros 44 pontos da lei, entre eles o teto de 0,87% do PIB para o deficit nominal (resultado que considera o pagamento dos juros da dívida), a limitação dos gastos com custeio da máquina e a prioridade das emendas parlamentares.

Aposentados e pensionistas que ganham o piso salarial terão o benefício reajustado de acordo com a variação do salário mínimo, que leva em conta a variação do PIB de dois anos antes mais a inflação do ano anterior.

Segundo o Ministério do Planejamento, o governo entende que não é adequado prever reajuste real na LDO e que o melhor dispositivo para isso é a proposta de lei orçamentária, que a presidente enviará ao Congresso até o fim do mês. Não há garantia que o aumento será incluído no projeto do Orçamento.

O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), presidente da Força Sindical, disse que apresentará emendas para garantir o aumento real a todos os aposentados em 2012.

O governo justificou o veto à meta de deficit nominal alegado que isso limitaria a ação da política monetária para cumprir a meta de inflação.

Foi vetada ainda a previsão de que toda a emissão de títulos da dívida pública teria que constar da lei orçamentária, o que sinalizaria emissões estratégicas e permitira aos agentes econômicos anteciparem seus movimentos no mercado de títulos

In: http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011
_____________________________________

Não vale alguma repercussão? Que me diz, Azenha e demais comentaristas? (Os trolls não entram nessa conta, pq não há como ter mínimo diálogo com eles).

Sérgio

Conceição Oliveira,
Você deve estar se referindo ao outro Sérgio que aqui opinou.
Eu não esqueci de nada, nem do quanto contribui para a previdência,
ininterruptamente, por mais de 36 anos. Se não nos pagam o que é devido
estão praticamente nos roubando, olhudos.
Como é que se pode torrar o dinheiro público com esses juros que nenhum
outro país paga e não ter para uma correção mínima, simbólica, do arrocho so-
bre os aposentados (que pagaram, e muito, por esse seguro)?
E ainda se tem que aturar quem defenda idéias tucanas claramente derrotadas
com a eleição da Presidenta…

assalariado.

Conceição ,meu comentário esta na ordem cronologica errada.

Obrigado.

Fabio_Passos

Quanto custaria um aumento real de 5% acima da inflação p/ estes 9 milhões de aposentados?

Uns R$4 bilhões em um ano?

Pois o governo Dilma transfere aprox R$20 bilhões por mês para especuladores milionários e vagabundos.

Todo santo mês o governo entrega para poucos ricos vagabundos 4 x o que custaria em um ano o reajuste digno de aposentadoria para 9 milhões de brasileiros.

É evidente que o governo privilegia os ricos vagabundos enquanto ferra os trabalhadores pobres.

Roberto Locatelli

Assim é o capitalismo: bilhões de ajuda aos banqueiros e ínfimas migalhas aos que construíram a riqueza do Brasil com seu trabalho.

O tal "deficit da previdência" não existe, pois se o Brasil hoje tem o PIB que tem, é graças aos trabalhadores. Portanto, eles têm direito a uma vida digna, seja na ativa, seja como aposentados.

    Fabio_Passos

    Prá um especulador estrangeiro que nunca contribuiu em nada para o Brasil o governo vai pagar 6,5% acima da inflação.

    Já prá 9 milhões de trabalhadores aposentados que contribuíram a vida toda com o país o governo não dá nada. zero!

    Como é que pode?

    Partido dos Trabalhadores ou Partido dos Especuladores?

    Será que a derrocada econômica dos eua-europa não é exemplo suficiente para nosso governo entender que não está correto privilegiar os ricos e ferrar os pobres todo o tempo?

assalariado.

Para quem leu um pouco sobre a história da social democracia desde seu surgimento, como é o meu caso, este tipo de atitude da dona Dilma não espanta, apenas reforça o histórico da trairagem do pessoal que criou o capitalismo de Estado, cujo o principal motivo de sua existencia, não é acabar com a exploração do capital sobre o trabalho, é sim, administra-lo, sempre em prejuízo aos assalariados, basta olhar para a Europa social democrata, "do bem estar social", nesta momento de crise do capital imperialista.

Sabemos que o capitalismo é uma ciencia exata. Dizem as propagandas enganosas que "o Brasil é um país de todos", então vamos fazer uma continha de matemática, que também é uma ciencia exata.

1) cortou R$ 50 bi de investimento no país em 2011 ; e o dinheiro foi para onde?
2) Gasta 6% do PIB com juros da dívida publica e, 5% para educação ; e o dinheiro foi para onde?
3) Salário minimo do minimo ; a diferença foi para onde?
4) Salario aposentado/ pensionista que já é uma miséria,fica menor ainda ; a diferença foi para onde?
5) Brasil, 8ª economia do mundo , IDH do povo 75º ; a diferença entre riqueza/ pobreza ,foi para onde?
6) Pagou de agosto de 21.010 a agosta de 2011 R$ 220 bi para a bancocracia ; o dinheiro foi para onde?
6) Vamos dar vivas a hipocrisia social democrata e seu capitalismo de Estado. Privatiza o lucro do Estado com a burguesia do capital e distribui pobreza em abundância para a nação.

BRASIL, UM PAÍS DE TODOS, TODOS OS 5% BURGUESES !!

Fabio_Passos

A reação é merecida:

"Aposentados prometem passeatas contra veto de Dilma ao aumento real de benefício"
http://noticias.r7.com/economia/noticias/aposenta

"Cerca de 9 milhões de brasileiros, que recebem o benefício acima do salário mínimo, serão prejudicados pela medida."

Fernando-Osasco

Ou o governo contratou gente para ficar se posicionando na net, ou o fanatismo cegou muita gente…Briguei lutei por Dilma e Lula, mas, nem por isto vou defender um ato errado e insensivel.
Acredito que o pior momento do governo Lula na net, foi qdo demitiram o Paulo Lacerda e perseguiram o Del. Protogenes…Nós os Lulisstas mais apaixonados ficamos decepcionados e brigamos na net…Mas, hj em dia, parece que tem gente contratada, pois, tudo defende de forma cega.
Ou é gente contratada ou é gente do PSDB querendo fazer com que o governo ache que tem apoio nestas ações…

Fabio_Passos

É um tapa na cara do trabalhador brasileiro.

O governo privilegia especuladores milionários e vagabundos enquanto mantém os aposentados que trabalharam a vida toda com uma renda baixa.

Jayme V. Soares

A Presidenta Dilma dá isenção de impostos para as empresas, financiamento a empresários, paga aposentadoria rural com dinheiro do INSS, para ela deficitário, mas que pode bancar os seus planos assistenciais, porém não tem recursos para dar o aumento salarial devido ao aposentado do INSS. Ela faz supor que está abdicando dos seus planos políticos de reeleição em 2014.

betinho2

Caracas !!!!!!!!!!!!!!!!!

General afirma que Jobim 'já foi tarde'
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011

Vergonha

Cada dia que passa odeio mais esta mulher. Nunca mais votarei no PT – Partido dos Traidores.

    Valdeci Elias

    Deixe de ter MEDO, e vá descansar um pouco.

    MataTrolls

    Vá se tratar.

FrancoAtirador

.
.
Professores da rede pública de 11 estados brasileiros
estão em greve pelo cumprimento da lei de 2008
que determina o pagamento de um piso de R$ 1.187,00.

E o Brasil gasta 6% do PIB com juros e 5% com educação pública.

CARTA MAIOR

    Luiz Carlos, o velho

    ''Professores da rede pública de 11 estados brasileiros
    estão em greve pelo cumprimento da lei de 2008
    que determina o pagamento de um piso de R$ 1.187,00.
    E o Brasil gasta 6% do PIB com juros e 5% com educação pública.''

    E apenas 3,8% em saúde pública. Segundo a OMS, menos do que o Continente Africano.

CosmeBR

É um desatino achar que próximo a uma crise econômica mundial de proporções maiores que a de 2008 as pessoas achem que a presidenta Dilma vai abrir os cofres pra fazer média? Os aposentados tem direitos, mas devem ser menos egoístas e pensar nesse assunto como nação e não como "o meu primeiro"!

    Marcio H Silva

    Um dia voce vai se aposentar mané.

    Valdeci Elias

    Se depender do Neoliberalismo, voce morre trabalhando, más nã se aposenta.

    Augusto G. Sperandio

    Que "menos egoistas" , que "o meu primeiro"? Quando isso aconteceu? É só provocação pra desqualificar?

    Cai na verdade seu CosmeBR. A questão é outra. Quando, em que ano, em que década, chegará a vez dos aposentados com renda pouco superior à do SM? Em todas as oportunidades são preteridos.

betinho2

Diplomata dos EUA causa revolta na Índia após dizer: 'sem banho eu fico suja e escura como vocês' http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticia/DIP

Sergio

Desenhando meu raciocínio para a trollagem de plantão:

Se eu me aposento recebendo 2000 reais por ter contribuido pensando em receber 2000 reais, o correto é que eu receba 2000 reais mais a inflação de cada periodo.
Achar q eu tenho direito a ganho real em cima do que eu contribui é inviabilizar a previdencia alem de ser injusto. Alguem tem ganho real em previdencia privada?
Infelizmente é assim no mundo todo. O certo é que não existissem as chamadas aposentadorias especiais aonde se contribui pouco e recebe muito. E que acabam desequilibrando as contas do governo. Muitos recebendo pouco e poucos recebendo muito, como politicos e magistrados.

    Conceição Oliveira

    Sérgio no seu argumento vc se esquece que FHC, Lula e agora Dilma deixaram a aposentadoria virar pó, ninguém quer ganhar mais do que contribuiu, só não quer que a sua contribuição de décadas vire nada. Limitar o aumento a quem ganha até 545,00 faz com os que ganhem 550,00 ou 600,00 se ferrem. Mas Dilma não precisa se preocupar que os 'caras enrugadas' não vão pras ruas, eles estão morrendo, sem forças e grana nem para pagar os remédios.

    Marcio H Silva

    Conceição, muitos novatos aqui não sabem que na decada de 80 contribuimos com o equivalente a 20 salarios mínimo. Pagamos muito, e na decada de 90 mudaram as regras do jogo, limitando o teto em 10 salarios e acrescentaram o fator previdenciario, não considerando as contribuições já pagas. Passaram a regua e dane-se.

    Fernando-Osasco

    Como eu disse antes Conceição, ou são pagos para responder em nome do governo, ou são membros da "elite neo liberal' infiltrados. rs rs rs
    Lula, ainda foi menos "ladr…" das aposentadorias que o FHC, em alguns momentos meu pai ficou até animado….Mas, taí a Dilma e o mantra neo liberal de volta…Sempre falo pro meu pai, o problema do Brasil na visão dos economistas Globais (folhais e estadãozais tb rs rs rs) são os aposentados…

    Sergio

    Se eu bem me lembro, LULA tambem começou seu governo, sendo acusado de ser pior do que FHC em relação as aposentadorias. Foi chamado de neoliberal e seguidor da cartilha do FMI.

    SÁVIO SOBREIRA

    Conceição, apesar de ser petista de carteirinha, filiado ao partido mesmo, tenho que concordar contigo, pois me aposentei em 2006 com 3,2 mínimos e hoje recebo apenas 2,8… Afora a tungada do fator previdênciário que me roubou 40% do que teria direito naquele momento de minha aposentadoria, sinto que lá para 2020 estarei recebendo apenas um mísero salario mínimo, o mesmo que recebem 18 milhões de velhinhos que nunca contribuiram com um centavo sequer para a nossa famigerada previdência. O Meu PT tá me devendo essa…

    Augusto G. Sperandio

    Desqualificar a justa indignação dos que estão e foram prejudicados pelas mudanças de regras, tiveram suas aposentadorias reduzidas a pequenas frações dos seus direitos, ainda nominando-os de troll's é de um abuso absurdo.
    Ou, pra opinar decentemente, no mínimo o cidadão deve procurar se informar sobre o assunto, seu SERGIO.
    Qual a sua intenção?

    Sergio

    A minha intenção é não cair na armadilha das discussões rasas do PIG, e nem reforçar esse discurso de certos "comentaristas", que sempre aparecem por aqui para reclamar da DILMA, assim como já fizeram com LULA. Só aparecem para atacar.
    Em nenhum momento desqualifiquei a indignação de ninguem. O debate sincero e baseado em informações é vital. Mas quem frequenta os blogs sabe que existem "comentaristas" ávidos em simplesmente falar mal, sempre de todo e qualquer ato da DILMA, assim como foi com LULA.
    Repete-se agora o que já fizeram em 2003. O debate acaba ficando na superficie.

    osmar

    Sr. Augusto, o que nós aposentados queremos não se trata de aumento, e sim do dinheiro roubado pelo governo de mais de 70% do nosso miserável sálario. Ou você é desinformado ou mal intencionado. Negue essa verdade. Se tiver vergonha na cara não o fará. Não defenda o indefensável. A Dilma errou. Respeite A DIGNIDADE, daqueles que construiram esse Brasil, provavelmente exista gente da sua família entre eles. Quando não se tem argumento os mal intecionado logo, a tropa de choque de plantão, desqualificam, rebaixam o debate e acusam todos os reclamantes de pig, opositores etc. Dinheiro para rico tem. Abre, qual é o teu jogo?

    Rafael

    Mas Sergio tem o seguinte hoje: não há garantia que sempre haverá pelo menos correção da inflação. Você contribui durante tempo de trabalho para por exemplo 9 salários mínimos e depois de algum tempo aposentado você já não recebe mais os 9, recebe menos, isso não pode acontecer. Essa é questão pelo menos a posentadoria não perder valor.

    osmar

    Querido Sergio, o teu comentário não tem nada a ver. Teu argumento seria verdadeiro se fosse o caso, mas não é. O que nós aposentados INSS queremos é a devoluçao de mais de 70%, que foi roubado pelo governo, do nosso minguado sálario. Pergunte a teu pai ou avó aposentado, se tiver, se isso não é verdade. E negue se for capaz. O salario criminosamente foi reduzido para mais da metade. Não defenda o idefensável. Te informe melhor sobre a luta dos aposentado. Não confunda o povo. A previdência é supervitária. dinheiro para rico tem aos bilhões. Qual é tua intenção?

Sergio

No começo do governo LULA, as discussões eram as mesmas. Lula era chamado de entreguista, que tinha se afastado das promessas, que governava para os ricos. O pig aproveitando essas questões polêmicas e fazendo alarde nas manchetes, sem explicar o contexto em que foram tomadas as decisões. E com o tempo ele disse a que veio e calou a boca dos trolls tucanalhas e demoniacos.
Agora vemos o mesmo filme. Vemos aqui a trollagem fazendo valer seus salarios pagos pelos tucanos paulistas, os eleitores da DILMA confusos e batendo cabeça. Vamos dar tempo ao tempo. E outra, aposentadoria tem que ter reposiçao da inflação garantida e manter o valor igual ao da época em que o beneficiado se aposentou. Não existe ganho real para aposentadoria. Essa emenda é uma pegadinha demagogica da oposição.

Marcelo

Os problemas na previdencia são muitos e antigos . Começa pela falta de igualdade entre trabalhadores do setor privado e funcionarios publicos . Enquanto o funcionario publico pode se aposentar com vencimentos integrais , o trabalhador privado não , o trabalhador privado para se aposentar precisa trabalhar mais tempo que os servidores publicos , as aposentadorias dos funcionarios publicos são corrigidas integralmente , enquanto a dos aposentados do setor privado sofrem com a maldica covardia criada no governo FHC conhecida como " fator previdenciario" , que a cada correção do salrio minimo diminui a aposentadoria do trabalhador do setor privado . Para agravar esse absurdo legal temos ainda os absurdos administrativos , os funcionarios estatutarios não recolhem proventos para o INSS e sim para o tesouro nacional , ou seja , recebem pelo o INSS sem nunca ter em seu contra cheque desconto para o INSS . Os aposentados como funcionario publico são percentualmente menos de 1/4 dos aposentados brasileiros , mas respondem por mais da metade do total pago a todos os aposentados brasileiros . Outro absurdo administrativo está na possibilidade em se ter mais de uma aposentadoria se o aposentado tiver ocupado cargo publico em diferentes orgãos ou esferar de poder , certos cargos , como os eletivos só cobram 6 anos de atuação para se requerer a aposentadoria integral , esses crimes contra o cidadão que descrevi aqui são todos de conhecimento publico e são apenas alguns exemplos . Não existe no Brasil e nunca existiu um planejamento para se mudar os paradigmas que regem a politica e a sociedade brasileira , paradigmas esses criados na formação de nosso Estado .Quando Portugal criou aqui o Estado ainda não havia povo , foi um Estado criado para servir a ele mesmo e para esse fim ele trabalha até hoje .

    Artur

    Parabéns pelo seu comentário, Marcelo. Nunca neste País haverá distribuição de renda. As bolsas misérias são sustentadas do que é tirado dos aposentados da iniciativa privada. Por que a presidente não tirou dos banqueiros e das grandes fortunas ? Estou com a consciência tranquila em ter votado NULO para presidente. É que confiei no Lula e fui traído. PT, jamais na minha vida. Trabalhei, não roubei. Recentemente ela desonerou a folha de pagamento de alguns setores retirando a contribuição do INSS. As empresas pagarão pelo lucro. Mas como estamos no Brasil, onde os empresários são imorais, estas empresas só terão prejuízos.

H Aljubarrota

Gente, esta é uma noticia que só interessa ao PIG, para esquentar o movimento contra Lula e Dilma. É uma piada se falar em aumento real para aposentados, isso não existe. Salário mínimo é uma coisa, aposentadoria é outra. Aposentado não pode perder poder de compra, ou seja, não pode ter aumento inferior à inflação do período. Querer aumento real é fora de cogitação e só num país que tem uma imprensa que está aí para confundir, e não para explicar, pode se entender uma asneira dessas.
PS: Sou aposentado; apenas para que não pensem que advogado em causa própria…

    Pedro Luiz

    Um dos grandes "aumentos" que o aposentado, em boa parte ganha, é logo ao se aposentar, normalmente passa a economizar o transporte diário, ou público ou carro próprio e reduz necessidade de renovar o guarda roupa. Além disso, para aqueles que dependem de rémédios continuados para algumas doenças, foram totalmente gratuizados. Isso também é ganho real, mesmo sendo seletivo em relação aos que estão com boa saúde.

    Artur

    Este deve trabalhar numa empresa estatal onde nós pagamos seu plano de saúde e de previdência. Espero que um dia você precise.

    Augusto G. Sperandio

    Não há empresa estatal onde os cidadãos de fora dela paguem seu plano de saúde e previdência. Quem paga esses planos são os próprios funcionários. Circular uma idiotice dessas demonstra desconhecimento.
    Fui funcionário de empresa estatal e hoje sou aposentado, e tenho a dizer que TODOS os governos posteriores a FHC perpetraram desonestidades com os aposentados, seja através dos proventos do INSS, os quais foram reduzidos drasticamente comparados a qualquer indexador, assim como TAMBÉM foram reduzidos os proventos de seus fundos de pensão, pois de maneira ilegal defasaram esses rendimentos daqueles a que teriam direito por OBRIGAÇÃO CONTRATUAL.
    Isso vem ensejando uma enxurrada de ações judiciais movidas por exemplo contra a Petros e Petrobras pois estas vêm descumprindo o que foi CONTRATADO, E PAGO, MUITO BEM PAGO, COM CONTRIBUIÇÕES DE ATÉ 14% SOBRE O SALÁRIO, ALEM DO NORMAL PARA O INSS, pelos aposentados, dos quais o desconto era impreterivelmente efetuado na fonte.
    Essas milhares de ações têm sido acolhidas pela justiça em primeira e segunda instâncias, no entanto encontram-se travadas nas cortes superiores aguardando-se "repercussão geral", procrastinadas não se sabe por quais ingerências ou interferências externas à justiça.
    Apoiar os governos Lula e Dilma é uma coisa, daí não querer enxergar algumas barbaridades que estão cometendo é outra diferente.
    O que parece é que estão torcendo para se livrar dos aposentados com a sua morte. Quando será que vão mudar esses argumentos explorados por décadas?

    osmar

    O que nós aposentados do INSS estamos lutando é recuperar o roubo pelo governo de mais de 70% dos nossos minguados sálarios. Vá te informar meu rapaz. Pergunte, se tiver, ao teu pai ,avos…. que eles te infomarão sobre gatunagem sobre o sálario dos aposentados. Provavelmente o gordo sálario estatal que você está ganhado para atacar aposentado e o dinheiro que foi subtraido da nossa aposentadoria do nosso suor de tantos anos de trabalho

Riba Ceará

Riba Ceará

Quando besteira falada. Estão esuqecendo dos trabalhadores ruarais que se aposentam sem contribuir, basta ter 65 anos de idade. Sou a favro pq conhçoe a realidade dura deles. O problema é pra que lado pende o estado. Com certeza nem é pro lado dos funcionários públicos, trabalhadores também, e nem pros trabalhadores do setor privado. Cortam 50 bi pra pagar juraos, dão 25 bi de incentivos aos empresários e industriais e nõs, como sempre, pagamos esta continha. Essa é a diferença. Os banco enriquecem e a nós sobram sempre as migalhas. Não voto mais na Dilma nem a pau. A receita neoliberal voltou.

Operante Livre

A Dilma precisa ser mais clara nos motivos que sustentam suas decisões políticas.
Não dá para avaliar um gesto fora de um contexto maior.
Quero crer que decisões assim, tão impopulares e ruins, tenham algum benefício para a maioria, agora oulá na frente. De qualquer forma, a maioria, que recebe 1 SM, já vai ter sua pobreza um pouco mais reduzida.
Resumo: A Dilma precisa explicar em rede nacional.

O_Brasileiro

É por coisas como essas que a maioria das pessoas vai deixando de lado o sentimento de solidariedade e começa a viver sua vida pensando e agindo só por si. Egoísmo gera egoísmo!
Os governos do mundo todo estão errando ao "perseguir" os aposentados, principalmente no Brasil, onde muitas famílias vivem da renda de seus membros aposentados.
Foram os aposentados que ajudaram a manter o consumo na crise de 2008.
Ah, se nesse país tivesse congresso… derrubaria esse veto!

paulo chacon

Marco FM, comparar o (des)governo fhc(minúsculo mesmo)com o governo Dilma é , no mínimo, reconhecer que vc não acompanha a história deste país.
O fhc não dava reajuste de salário aos aposentados (nem aos funcionários federais da ativa), enquanto a PresidentaDilma já reajustou, acima da inflação, em 2010 e reajustará todos os anos, no mínimo , a inflação do período.
O fhc chamou os aposentados de vagabundos. Você também esqueceu isto?

Marcos FM

O Governo Dilma está tratando o aposentado, e o funcionário público da mesma maneira que o Governo de FHC, ou seja, lhes impondo um arrocho salarial. Hoje dia16/08 Dilma anuncia a expansão das universdidades Federais e a criação de campis descentralizados das Universidades já existentes, mas vejam que contradição, pois os funcionários destas universidades estão em greve desde maio solicitando um aumento pelo menos da variação da inflação de 2010, mas o governo se recusa a sentar na mesa e negociar e ainda mais, ajuizou uma ação de inconstitucionalidade da greve no STJ pedindo que os trabalhadores retornassem ao trabalho, o que foi negado pelo juiz relator do STJ.
A decepção da base que ajudou a eleger Dilma é grande, as vacinas ditadas pelos neoliberais para conterem a crise econômica continuam a ser usada em larga escala, por um governo autodenominado de centro-esquerda, enquanto o governo paga 44,93% de todo o dinheiro que arrecada em juros e refinanciamento das dívidas externa e interna para os banqueiros, as migalhas que sobram para a área social são reduzidas a cada ano, ainda mais. Aí eu pergunto porque os banqueiros e investidores em tempos de crise tem que continuar recebendo lucros exorbitantes e o povo ser submetido sempre ao tal controle fiscal?

    beattrice

    Fazendo coro com vc acrescento, o Palocci e seu livrinho de receitas realmente foi embora?

Sérgio

No tempo do Lula o Mantega não era tão virulento.Agora
ele parece cada vez mais um ministro do Serra.
O que está acontecendo? Onde vamos parar? O que que mais
vem por aí?

Wildner Arcanjo

Não foram só os aposentados que tiveram o aumento real cortado, sobrou também para os empregados de empresa de economia mista, controladas pelo Governo. Em contrapartida, muitas delas, como por exemplo a Petrobrás, teve mais um lucro recorde. Aí fica a pergunta: Para onde vai tanto dinheiro?

No final das contas, fica aquela máxima de que os lucros são Privados e os prejuízos são Públicos, estes públicos mesmo, do POVO.

Fazer o quê?

Com a palavra, as Centrais Sindicais…

Carlos Nunes

A proposta, dita final, apresentada ao grupo Eletrobrás hoje também não inclui ganho real aos trabalhadores.
O MPOG, que enfatiza que o padrão de negociação será estendido para as outras categorias, usa o argumento de que aumento de salário gera um processo inflacionário.
Já no governo Lula o aumento de massa salaria era visto como conquista, e mais, como um fortalecimento do mercado interno e barreira para a crise financeira.
Ausência de ganho real em última instância significa manutenção do situação atual e portanto barreira ao processo de redistribuição de renda.
Vamos ver quantas outras categorias vão pagar o pato nesse estória.
Mas queria ver mesmo era o Governo endurecer dessa mesma forma na renegociação dos títulos da dívida e não pagar sobre taxa acima da inflação (equivalente ao ganho real) ou rolar a taxas pré ao invés de pós (que evitaria a pressão para aumento da selic).

Gilberto

Apesar de apoiar Lula e Dilma acho isso lamentável.
Não é só falta de sensibilidade ou de dinheiro, é falta de respeito humano.
Para os aposentados funcionários públicos e pensionistas, tem dinheiro.
Para os aposentados militares e pensionistas,, tem dinheiro.
Para ex-presidentes, o que em breve ela tb será, tem dinheiro.
Para aqueles que ganham até 1 salário, muitos dos quais nunca contribuíram para a previdência, tem dinheiro.
E nós, aposentados com proventos superiores a 1 salário, que contribuíram e sustentaram a previdência por todos esse anos, não têm dinheiro.
Contribuí por 35 anos, dos quais mais de 25 anos pelo teto e hj ganho uma porcaria de aposentadoria.
Isto sem falar na saúde.
Os idosos brasileiros merecem muito mais do que pagar meia entrada em eventos e ter fila especial.
Mas, apesar de tudo, devo agradecer por me deixarem respirar e por me deixarem existir.
Existem momentos que me pergunto se não seria melhor morrer.

valdeci elias

É melhor ter a pensão corrigida , do que ser chamado de "Cambada de vagabundos!!!"(FHC).
Nunca nesse pais o aposentados foram tratados desse jeito.

    Bruno

    É o famoso "tá uma merda, mas eu não admito porque vai parecer que antigamente era menos pior".

Gerson Carneiro

Não é por nada não mas, nos debates, ela também prometia melhorar o salário dos proferssores.

Em tempo: tudo que Dilma fizer de ruim o Serra faria pior.

    EUNAOSABIA

    Vai cuidar da tua boiada rapaz…

    Gerson Carneiro

    Só depois que você me dizer aonde eu posso ver os gols de domingo.

    beattrice

    A certeza de que o Serra faria pior já não serve de consolo diante do tanto de ruim que este governo faz

    Gerson Carneiro

    A intenção minha foi essa mesmo. Revelar desolação, desamparo. E não consolo. Ou seja, não há um porto seguro à vista onde podemos atracar.

    Observe esse Paulo Bernardo, não faz nada do que prometido na campanha. E isso é muito pior quando vem de quem a gente depositava esperança. Quanto ao Serra e sua turma não há nem possibilidade de se confiar.

    Augusto

    É isso que percebo. Na Dilma ainda havia alguma esperança. No $erra, não depositava nenhuma e tinha um medo enorme de ele ganhar… Mas esse governo está mesmo nos deixando desamparados. Bom você ter lembrado da educação. Parece que a presidenta não lembra mais… Há partidos de esquerda de verdade que podem corresponder a nossos anseios sim!

    Gerson Carneiro

    Qual? O PSOL???
    Deeeeeeus nos livre.

    <img src=http://www.blogcidadania.com.br/wp-content/uploads/2011/06/psol-direita.png>

Sérgio

Para pagar cada vez mais juros escorchantes e nefastos para a economia do Brasil, não falta
dinheiro nem há crise no horizonte. Para pagar uma aposentadoria de acordo com a contribuição
feita ao longo da vida não?
Cínicos esganados!
Não é só a maioria que tem de receber o que é justo. Todos devem ser tratados com justiça.
Os que ganham acima do SM também são trabalhadores.

@ivantscho

Desonerar a folha de pagamento tem dinheiro. Aumentar deputados, senadores e etc tem dinheiro. Porque sempre os aposentados pagam o pato? E essa historia de que a maioria ganha um salario é balela, continuando assim, todos vão realmente ganhar apenas um. Quem ganha 800 reais em 2 anos ficará no mínimo e isso esse bando de cegos que posta a favor dessa trairagem não entende. E aposentado recebe do INSS, ao contrario dos funcionarios publicos que recebem da Rainha.

Sr. Indignado

INPC?
Ah…. se meu salário fosse apenas reajustado pelo INPC desde 2008 (ano do congelamento) já sentiria um sentimento de justiça.
Enquanto isso estamos Mantegamaticamente congelados, nós servidores públicos federais.
Viva o Superavit. Viva os Banqueiros, Viva as multinacionais lucrativas, Viva o PT.

Augusto

Faz algum tempo que estou afirmando que a Dilma está se afastando da esquerda. Muitas pessoas parecem não querer ver a realidade. Viver em ilusão pode parecer feliz, mas não é a realidade. Prefiro ficar descontente a me auto-enganar. No blog do conversaafiada, grande colaborador do governo Dilma, é um pecado mortal dizer isso. Os comentários são 'censurados'. Uma vergonha! Enquanto isso no Brasil, aeroportos são privatizados. A educação básica, que está a cargo dos estados e municipios, é abandonada, como se o governo federal não podesse mudar algumas leis e dar educação de verdade ao seu povo. Sei lá, tanta coisa que tenho percebido que já desanimei com esse governo faz um tempo. Na próxima eleição, só votarei em partidos de esquerda, mas um que seja de esquerda de verdade!

    beattrice

    Nas hostes esquerdistas da AL Dilma é taxada há muito tempo de ambidestra, muda de lado, conforme o vento, que nem uma tal de Zé Biruta que todo mundo lutou prá derrotar.

    Gilberto

    Dilma é de esquerda, Lula tb mas com menos embasamento ideológico.
    A política é a arte do possível, logo Lula com seu apoio popular podia e pode muito mais que Dilma, ao ponto de tê-la feito Presidenta.
    Não se iluda: Lula é Dilma, Dilma é Lula.

    Augusto

    Não basta dizer que é de esquerda: tem que agir de modo que possamos reafirmar isso! Próximas eleições é PSOL. A Dilma está lá com o meu voto também. Tinha medo que o $erra ganhasse.

    Artur

    Concordo com você, Augusto. Inclusive sobre o blog conversaafiada que não tenho mais acessado e dado opinião. Não adianta. Se a Dilma soltar um pum em público, o blog faz uma festa. Não quero nem saber de esquerda ou direita. Minha análise vai sobre os atos do governo. E para mim ela não sabe nem discursar. Quando questionada em público, seu cérebro demora para "pegar no tranco". Votei e acreditei no Lula, mas nunca mais o PT verá o meu voto.

jaime

Acho que a referência mais antiga a um economista é a daquele que vendeu Aquela Personagem (política) por 30 dinheiros.

yacov

A maioria dos aposentados brasileiros ganha até um salário mínuimo, e este povo foi contemplado. Os outros são, em grande parte, parlamentares corruptos que se aposentaram com 8 anos de serviço, vencimento integrais e/ou que ganham bem acima do mínimo, portanto, não está morrendo de fome. A presidenta está certa mais uma vez. VARRE, DILMA, VARRE!!

“O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na glObo é um braZil para TOLOS"

    @ivantscho

    Voce está equivocado amigo. Existem 10 milhões de aposentados. Eu ganho mais de um salario minimo, porque trabalhei 35 anos ganhando mais que um salario mínimo e não foi as custas do governo. A presidente traiu e mentiu para os aposentados, estão sendo roubados todo ano. E funcionario publico não se aposenta pelo regime geral (INSS). Se informe antes de falar besteira.

    Marcio H Silva

    Pô Yacov, parece que voce só assiste a Globo, com seu comentário. Temos hoje 26 milhões de aposentados. 80% recebem até um salario mínimo. Trabalhei e contribui durante 35 anos pelo RGPS, o unico regime que é superavitario. O RPPS ( func. Público ) e Militares são regimes diferenciados, mas deficitários. Ou seja a força do trabalho que gera riqueza ( industria, comercio e serviços ) é a mais penalizada e sustenta a força de trabalho da administração publica que não gera riqueza. No mínimo o tratamento poderia ser igual. Todos deveriam ser beneficiados ou todos ser penalizados. O que ocorre hoje é uma grande covardia com a força de trabalho produtiva do país.

    Fábio Rezende

    Acerca dos regimes: há RPPS que recebe atá um salário mínimo? Se há, qual a porcentagem desse universo? Pergunto porque se a grande maioria dos RPPS receberem mais de um salário mínimo, terão apenas a correção da inflação – e não predarão o regime superavitário.
    É que não tenho dados: a maioria (80%) dos aposentados ganha até um salário mínimo; e caso no RPPS quase não haja até um salário mínimo, a maioria esmagadora que receberá correção mais PIB é do RGPS. Faz sentido?

    Bruno

    Acho que o mais natural seria um meio-termo: quem recebe até, digamos, três salários mínimos, deveria receber o aumento integral (inflação+PIB). Quem recebe, também hipoteticamente, dez salários mínimos ou mais, deveria ter apenas o reajuste inflacionário. Quem está no meio do caminho recebe reajuste parcial, por algo como metade do PIB de crescimento real – sobre o que exceder 3SMs, claro. Assim se evita dar gordos aumentos para quem não precisa deles – funcionários públicos aposentados com 10 mil reais mensais, por exemplo – sem jogar na lama quem recebe a também miserável pensão de 2 ou 3 salários mínimos. Parcimônia, gente.

    leandro

    Isso já é fanatismo. Dizer que os aposentados estão bem??? Voce deve ganhar algum pra defender o indefensável assim.

    betinho2

    Yacov
    Concordo com você.
    Se atrelar o sálario mínimo aos acima, acaba achatando todos para baix.
    Mas quero colocar uma outra situação, primeiramente inversa, já entenderá:

    Caso, nos ultimos anos, a espectativa de vida tivesse diminuído, a ponto das pessoas se aposentarem e falecerem poucos meses após, não chegando a usufruir da aposentadoria, ou mesmo morrerem antes de se aposentarem, qual estaria sendo a grande reinvindicação?
    Certamente estariam pedindo menos anos de contribuição e aposentadoria com menos idade, e estariam corretos.
    Agora, o que acontece é exatamente o contrário, a expectativa de vida está aumentando ano a ano, a ponto de muitos aposentados ficarem mais anos recebendo aposentadoria do que o tempo de contribuição. Numa conta a grosso modo recebem em valor 1,5 a 3 vezes mais que o total da contribuição.
    Então, aquela história, pau que bate em Francisco também tem de bater em Chico.

Marcio H Silva

Ainda tem mais, com amigração social, aumentou e muito a arrecadação do INSS, mais trabalhadores com carteira assinada, maior a receita. Para onde está indo esta grana? para os aposentados regidos pela RPPS e militares? Dilma na campanha afirmou que o RGPS é superavitário.

    Augusto

    Grande parte dessa receita está sendo utilizada com a 'Bolsa banqueiro' ou também conhecida como os maiores juros da Terra! Acho que está acima de 6.5 por cento. Isso no ano passado deu quase 200 bilhões. Mais de 50 por cento do orçamento é pra pagar juros. Estou mentindo? Muito bom governo da presidenta.?!
    =/

    Bruno

    Não diga bobagens, o caixa da previdência não pode ser utilizado para pagar juros da dívida. É exatamente o que já disseram: o trabalhador da iniciativa privada trabalha para bancar a aposentadoria do funcionalismo público. Isto está diminuindo e deve cair mais nas próximas décadas, mas o tal do "direito adquirido" mantém a farra de muita gente ainda.

    beattrice

    O caixa da Previdência enquanto houver DRU neste pais será utilizado para mais coisas do que sonha nossa vã filosofia blogueira.

    Augusto

    ops, reconheço o erro. Não quis dizer q os recursos da previdência sejam destinados para pagar os juros da dívida. Quis dizer que juros, os mais altos do mundo, consomem grande parte dos recursos dos brasileiros. Faz alguns dias, li um artigo no http://www.cartamaior.com.br em que diz que todos os brasileiros pagarão 510 reais por nao para pagar essa maldita dídida. Como disse, reconheço o erro. Esse dinheiro sendo distribuido aos ricos não sai da minha cabeça.

    Elza

    Bruno, pq vc tbm ñ acrescentou no seu comentário, q/ os servidores públicos federal que adquiriram o tal do "direito adquirido", continuam pagando a previdência social, mesmo depois de aposentados, qnd o seu salário ultrapassa o teto dos aposentados da iniciativa privada? Essa história que o trabalhador da iniciativa privada trabalha pra bancar a aposentadoria do funcionalismo público não passa de falácia e olha que isso é antigo.
    Será que o funcionalismo público também não paga sua previdência? Poxa esse discurso do seu post é o mesmo discurso dos demotucanos, da era Collor, etc, etc.

    Fábio Rezende

    Pois é, Márcio, fico confuso, porque a estratégia dela é incentivar o consumo no mercado doméstico, mas regula renda para aposentado. Numa breve pesquisa, não consegui a relação entre renda e universo de aposentados, para poder tentar uma opinião mais "matemática".

    betinho2

    A Previdência ainda é deficitária. No momento que for feita a transição prevista, honerando o faturamento e desonerando a folha, quem sabe cheguemos ao equilíbrio e possam ai sim os aposentados serem premiados com aumentos reais. É o que está sendo projetado, que possivelmente os grandes industriais que muito faturam e pouco empregam passem a combater, mas é o único caminho.

    Marcio H Silva

    Caro betinho2, a Previdencia no RGPS Urbano é superavitária em 2,4 bilhões, notícia de 27-07-11 e pode ser lida na íntegra no site anexo: http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia….
    Com um PC, acesso a internet, o google e um pouco de paciencia e perseverança voce descobre o que quiser. Imagina com um PNBL amplo e irrestrito, este povo iria longe.
    O RGPS Rural é deficítário, já nasceu deficitário porque havia muita gente desassistida no campo. Achei justo o que fizeram, incluiram o trabalhador rural que não pagava a previdencia, mas produz comida para o povo da cidade não morrer de fome.

osmar

Bando de covardes se aproveitam dos enfraquecidos aposentados para lhes impor mais sofrimento ainda, para dar dinheiro para os ricos. Essa é a presidente e o partido (pt) que querem tirar (?) o povo da miséria. Cadê as centrais sindicais que sugaram e sugam os trabalhadores?

Marcio H Silva

A Presidenta se lixou para nós, os aposentados. Se lixou para o acordo com o congresso. Parece que estamos revivendo o Governo do PSDB. Esquece que o país tá envelhecendo e o percentual de aposentado tá aumentando. NUNCA se preocupam em acabar com o fator previdenciário, mas em UM DIA aprovam aumento para o legislativo e executivo, para isto a economia mundial em crise não é problema. Aumentam as taxas de juros e os banqueiros se fartam, mas aposentado tem que pagar o preço. Isto é sacanagem.

Samyra

Me recuso a acreditar que se a prioridade fosse o bem-estar dos aposentados, tais medidas seriam adotadas. Mas se a prioridade é ajustar-se econômica e financeiramente, para evitar os precipícios da eterna crise mundial, duvido que os aposentados ou qualquer outro fator humano seja levado em consideração prioritariamente.

Até quando vamos nos guiar pela lógica econômica? Até quando?!

Gerson Carneiro

Ela desatinou, viu chegar quarta-feira
Acabar brincadeira, bandeiras se desmanchando
E ela inda está sambando
Ela desatinou, viu morrer alegrias, rasgar fantasias
Os dias sem sol raiando e ela inda está sambando
Ela não vê que toda gente, já está sofrendo normalmente
Toda a cidade anda esquecida, da falsa vida, da avenida
Onde Ela desatinou, viu morrer alegrias, rasgar fantasias
Os dias sem sol raiando e ela inda está sambando
Quem não inveja a infeliz, feliz
No seu mundo de cetim, assim,
Debochando da dor, do pecado
Do tempo perdido, do jogo acabado

Ela desatinou – Composição: Chico Buarque

[youtube 3ZuMjBHwTmw&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=3ZuMjBHwTmw&feature=related youtube]

leandro

Sempre assim. Manda a conta para quem não pode se defender e nem greve pode fazer. Enquanto isso bilhões para fazer copa para gringos e enriquecer empreiteiros. Graaannde partido dos trabalhadores.

Wellington

É uma piada mesmo!
Continuam a governar para os ricos.

EUNAOSABIA

Essa JK de saias…… já pesnou se fosse o Serra??? o que estariam fazendo a UNE e a CUT agora???? o MST já teria invadido o Senado…ia ter deputado do PT fazendo greve de fome essa hora…

Presidente, a gente entende… a herança maldita que lhe caiu no colo e que foi o custo de sua eleição é um fardo pesado demais… espero que a senhora possa carregá-lo….

Obrigado Padim… obrigado Lula….

    MataTrolls

    Oi, Leporace. Ainda não te baniram?

    Vou parafrasear o Gerson Carneiro:

    Me diga, "onde posso ver os gols de domingo?" ®

    Gerson Carneiro

    Eu também quero saber: aonde posso ver os gols de domingo?

    Luiz Aldo

    Também quero saber: onde posso ver os gols de domingo?

    Gerson Carneiro

    Então vamos perguntar:

    [youtube ALPygxOpOhw http://www.youtube.com/watch?v=ALPygxOpOhw youtube]

    EUNAOSABIA

    Ai!!!!!Ui!!!!!!!Ai!!Ui!!!!Essa racha da Dilma fez bem!!!Ai!Ui!Pra quê quem não trabalha ganhar aumento????Ai!!Ui!!
    Cadê o Leider Lincoln,aquele bofinho lindo????Ai!Ui!Ai!Ui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!,Leider!!!!!Ai!!!

    Wildner Arcanjo

    Infelizmente nem para fazer estas coisas que você disse da UNE, CUT ou PT a nossa oposição presta… Aliás, existe oposição no Brasil?

FrancoAtirador

.
.
Pra variar, é o "ajuste fiscal" (sic).

"TEM QUE FAZER SUPERÁVIT PRIMÁRIO
PARA PAGAR OS JUROS DA DÍVIDA" (sic)

Só no primeiro semestre de 2011,
o acumulado atingiu R$ 78,2 bilhões.
.
.

    Marcio H Silva

    não foi 119 bilhões?

    FrancoAtirador

    29/07/2011 – 10h45
    Setor público tem superávit primário de R$ 78,19 bi no 1º semestre

    BRASÍLIA – O setor público brasileiro consolidado registrou superávit primário de R$ 78,19 bilhões no primeiro semestre deste ano, ou 3,99% do Produto Interno Bruto (PIB). A meta para o ano é de aproximadamente 3% do PIB.
    Em mesmo intervalo do calendário passado, o resultado tinha sido positivo em R$ 42,056 bilhões (2,41% do PIB). Os dados são do Banco Central (BC).
    Nos 12 meses até junho, houve superávit primário de R$ 137,83 bilhões, o equivalente a 3,54% do PIB.
    Nos 12 meses até maio o acumulado era de R$ 126,639 bilhões, o que equivalia a 3,29% do PIB.

    (Azelma Rodrigues | Valor)

    Marcio H Silva

    Deculpem, esta noticia de SM me deixou revoltado e misturei tudo. Confundi Superavit primário com a bufunfa que eles pagam pros banqueiros…..

    Fabio_Passos

    O governo pagou R$120 bilhões de serviços da dívida no primeiro semestre.

    O superávit primário é o tamanho do aperto do cinto que o governo promoveu para pagar esta conta nababesca… é o recado passado para o mercado: Podem vir nos depenar que estou economizando para garantir seu lucro fácil.

    Já para os 9 milhões de trabalhadores brasileiros…

    FrancoAtirador

    .
    .
    E este dado nos remete a afirmar que,

    além dos quase R$ 80 bilhões reservados,

    ainda foi preciso injetar mais R$ 40 bilhões.

    Isso é uma sangria desatada.

    Assim, não pode mesmo sobrar dinheiro

    para Saúde, Educação, Previdência…
    .
    .

    Fabio_Passos

    O assalto dos especuladores está institucionalizado.
    Este foi o grande legado do neoliberalismo.

    Não é o Estado que regula os fluxos de capitais.
    É o capital que regula o Estado para auferir lucros.

    Não reajustar salário de 9 milhões de trabalhadores aposentados permite aumentar e/ou garantir os lucros pornográficos das oligarquias financeiras.

    Este é o jogo. Interesses. Política.

Raphael Tsavkko

PArtido dos… dos…. dos… do que mesmo? Ah, dos trabalhadores… Que piada!

    francisco.latorre

    só podia.

    rtsavko 1%..

    orgástico vitorioso.

    he.

Deixe seu comentário

Leia também