Da Redação
Em discurso na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em Curitiba, o ministro-relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, tentou se afastar do ministro Sérgio Moro e do procurador Deltan Dallagnol.
Numa das mensagens vazadas pelo Intercept Brasil, divulgada pela revista Veja, Deltan escreveu aos colegas, logo depois de audiência com Fachin: Aha uhu o Fachin é nosso.
Teori, como se sabe, travou uma batalha surda nos bastidores com o juiz Sérgio Moro, a quem chegou a criticar obliquamente num discurso público.
Segundo as mensagens reveladas até agora, Moro atuou para manter em Curitiba, sob sua tutela, casos que eram da alçada do STF, além de orientar a delegada da Polícia Federal Érika Marena a “segurar” informações destinadas à Corte.
Quando Moro assumiu o Ministério da Justiça de Jair Bolsonaro, Marena foi convocada para assessorá-lo.
Em sua fala no TRE-PR, Fachin foi claro: “Juiz algum tem uma Constituição para chamar de sua. Juiz algum tem a prerrogativa de fazer de seu ofício uma agenda pessoal ou ideológica. Se o fizer, há de submeter-se ao escrutínio da verificação.”
O mais curioso no discurso, no entanto, foi o tom da homenagem que Fachin fez ao colega que o antecedeu na relatoria, Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo em janeiro de 2017, em Angra dos Reis.
Ao final, ele prestou uma homenagem a Teori Zavascki, ministro do STF e ex-relator da Lava Jato que morreu em um acidente aéreo em 2017. Teori foi comparado a Sérgio Vieira de Mello, funcionário brasileiro da ONU (Organização das Nações Unidas) que pregou a paz, mas morreu num atentado a bomba em Bagdá, Iraque, em 2003. “Vieira de Mello sabia demais”, afirmou Fachin, após citar as reuniões que o brasileiro manteve com líderes mundiais em busca da paz no Iraque. “Aqueles que sabem demais às vezes se vão. O destino foi cruel com o ministro Teori Zavascki.”
Apoie o VIOMUNDO
O filho de Zavascki, Francisco, que é advogado, relatou em redes sociais que o pai vinha recebendo ameaças e, um ano depois da morte de Teori, continuava acreditando na possibilidade de homicídio.
Comentários
lulipe
O choro é livre, lula não. #mito2022#moro2026
Pedrão
Ameba.
João
Para um bom entendedor, meia palavra basta, estou enganado ou ele quiz dizer que o Teori foi assassinado, e tem mais, acho que no STF, todos sabem e apoiaram esse “desastre” (assassinato).
Lorena Valéria
O ministro Teori zawaski era correto e imparcial e isso poderia está afrontando a turma da lava jato ou melhor farsa a jato por isso deveria ser reaberto investigação sobre a morte do saudoso ministro Teori zawaski para verificar se foi acidente ou se foi conspiração.
Que jesus Cristo tenha acolhido o ministro Teori zawaski no reino dos céus.
Janine
Após lê e ouvir o áudio já divulgado pelo brilhante site Intercept Brasil já não dá pra ter dúvidas que o Moro e o dallagnol montaram não operação lava jato e sim quadrilha a jato e o Fux do STF apoiando.
Paulo Sergio Balbino
Pra quem sabe ler um rabisco e frase ele foi bem claro na sua declaracao sobre o acontecido, eles na verdade sao mafiosos disfarcados de politicos e agente publicos.
valdir carrasco
E o meu comentário, por que não publicaram? Afinal, há muito venho escrevendo, inclusive neste blog, sob uma convicção a respeito do “acidente” que matou Teori. Ou seja, alguém chamado pelo próprio Teori e por Marco Aurélio de criminoso (vazamento fala da presidenta Dilma), bem pode ser também assassino. Pois foi o grande beneficiado, podendo continuar agindo ilegalmente/criminosamente na perseguição a Lula. Pena que não aceitem colocar a Interpol nessa investigação da morte de Teori, pois foi a própria Interpol que andou questionando os métodos usados pelo grande beneficiado….
Zé Maria
Começou a Debandada!
Jornalista Giselly Siqueira, Nora de Miriam Leitão, pede Demissão do Cargo de
Assessora Especial de Comunicação do Ministério da Justiça, de Sérgio Moro.
Giselly é casada com o repórter da Globo Vladimir Netto [Filho de Miriam],
autor do livro que originou o Roteiro Adaptado para a série de TV ‘O Mecanismo’.
As informações são da colunista do jornal O Globo, Sonia Racy.
https://jornalggn.com.br/midia/assessora-de-imprensa-pede-demissao-do-ministerio-da-justica/
Netho
A verdade factual e real é que tanto Lula quanto Dilma indicaram para a Corte Suprema os ministros mais vulneráveis e genuflexos aos meios midiáticos.
Todos se renderam ou foram picados pela mosca platinada da popularidade fácil.
Elci Gomes
Eu quero saber qto de grana cada um desses caras da lava jato levou no esquema, só isso que falta para destruir a carreira de todos eles de vez. É preciso que o povão saiba essa informaçao para jogar na lata de lixo esses caras de vez.
E outra informaçao que falta é quem os pagou, foi os EUA – governo americano, foi o PSDB, foi empresarios nacionais, foi banqueiros ? Enfim, quem molhou a mao da lava jato ?
VALDIR Carrasco
Venho dizendo ha tempos que o tal “acidente” foi questionável. Não sei de prova mas tenho convicções: 1) Após o puxão de orelhas que Moro levou de Teori, obvio que não poderia vir a levar outro, pois isso significaria ser afastado dos julgamentos de Lula.2) Mas Moro queria por que queria condenar Lula a qualquer custo, mesmo descumprindo leis, perseguindo criminosamente, manipulando delações que dissessem o que ele, Moro, queria ouvir.Daí, eliminar Teori era essencial e deu-se um jeitinho de o avião cair. Afinal, o criminoso Moro, assim declarado por Teori e por Marco Aurélio, tinha que cumprir sua missão maléfica, aliás questionada até pela Interpol quanto aos métodos morísticos ilegais…e criminosos. 3) E daí que Moro foi o grande beneficiado pela morte de Teori…..pois pôde continuar agindo a seu bel prazer…….Convicção é convicção…..o Dalagnol nos ensinou….não precisamos de prova para suspeitar que alguém, além de criminoso seja também ASSASSINO.
Renata
Acho que deveria reabrir investigação para vê se foi acidente ou se alguém conspirou contra a vida do saudoso e justo ministro Teori zawaski era correto e imparcial.
Que Deus o tenha ministro Teori zawaski.
E que seja feita justiça aqui na terra se de fato realmente foi um atentado contra o ministro Teori zawaski.
Zé Maria
Será que é porque ‘sabem demais’ que a Maioria dos Ministros do Supremo
– inclusive o Fachinho – têm tanto Medo de votar pela Liberdade do Lula, diante
da Total Ausência de Prova de Crime nas Ações Judiciais do MPF contra ele ?
JOSELITO
Com todo respeito aos anciãos, mas esse crápula contribuiu com o estado de coisa que se encontra nosso país. Será que não recebeu umas verdinhas de Tio Sam para manter nosso presidente Lula preso? Não duvido nada desse bigode de Hitler. Não adianta criticar o bandido Moro agora. Você também faz parte de uma gangue curitibano.
Deixe seu comentário