Ministro Paulo Bernardo, é ético conselheiro da Anatel se reunir com diretores da Net e Oi?
Tempo de leitura: 3 minpor Conceição Lemes
No dia 8 de julho, a Folha de S. Paulo publicou a matéria “Conselheiro da Anatel brinda ‘aprovação’ de projeto com tele”. No mesmo dia à noite, o Jornal da Band veiculou reportagem sobre o caso, acrescentando que o mesmo conselheiro da Anatel teria festejado, dias antes, no mesmo restaurante, com representantes da Oi.
Ministro Paulo Bernardo, o senhor considera ético um conselheiro da Anatel se reunir com representantes da Net e Oi, exatamente no momento que os tremendos interesses das duas empresas estão tanto em jogo? Não seria conflito de interesses em prejuízo da população brasileira, já que projetos no setor estão para ser votados e o conselheiro da Anatel tem e terá papel importante no encaminhamento das decisões?
*******
Conselheiro da Anatel brinda ‘aprovação’ de projeto com tele
Em jantar, João Rezende promete mudança no regulamento da lei que abrirá TV para operadoras
Conselheiro afirma que novo regulamento entrará em vigor em até 40 dias após aprovação pelo Senado
JULIO WIZIACK, Folha
DE SÃO PAULO
O Senado só votará o projeto de lei que autoriza a entrada das teles na TV a cabo na próxima semana, mas o conselheiro da Anatel João Rezende já comemorou a aprovação com representantes da Net e da Globo.
O encontro ocorreu na terça-feira no restaurante A Bela Sintra, em Brasília. Além do conselheiro, participaram do jantar André Borges, diretor jurídico da Net, e José Francisco de Araújo Lima, diretor de relações institucionais da Globo.
Apoie o VIOMUNDO
Ambos são representantes da ABTA, associação das empresas de TV por assinatura. Também estava presente o consultor Fabio Andrade. O encontro foi registrado por câmera de celular. Por volta das 23h30, Rezende brindou a aprovação do projeto (PLC 116), cuja votação estava prevista para a quarta, mas que foi adiada para a próxima terça.
ENTENDA O CASO
O projeto libera a entrada das teles na TV a cabo e põe fim às restrições ao capital estrangeiro no controle de empresas do setor. Para que as novas regras entrem em vigor, a Anatel precisa aprovar uma regulamentação específica que já estava em andamento antes mesmo da entrada do PLC 116 na pauta de votação do Senado.
Segundo o regulamento, a Net -líder no cabo- teria desvantagem na competição com Oi e Telefônica, que já têm cabos instalados no país.
Isso porque a regulamentação prevê que empresas com poder de mercado (caso da Net no cabo) tenham de cumprir metas de expansão, favorecendo os concorrentes.
A situação é considerada uma distorção de mercado pela Net, cujo controlador passará a ser o bilionário mexicano Carlos Slim assim que o PLC 116 passar no Senado. Slim comprará a participação da Globo, dona da Net.
PROMESSAS
A Folha apurou que, no jantar, Rezende disse que será o relator final do regulamento. Prometeu que seria revista a questão do poder de mercado e que, uma vez aprovado o projeto, o regulamento vigoraria em até 40 dias.
O problema é que, pelas regras da Anatel, os regulamentos devem ser sorteados entre os conselheiros. O código de conduta da União também não permite que encontros dessa natureza ocorram. A Net é regulada pela Anatel. A Folha apurou que a empresa pagou integralmente a conta, de R$ 200 por pessoa.
Inaugurado recentemente em Brasília, o restaurante é uma filial do estabelecimento homônimo da capital paulista -um dos preferidos de João Rezende, que, nos bastidores, trabalha para ser o próximo presidente da agência reguladora.
A Folha pediu entrevistas à Net e ao conselheiro, detalhando o teor da reportagem. Ambos só enviaram respostas por e-mail.
OUTRO LADO
Empresas dizem que encontro foi institucional
DE SÃO PAULO
Por meio de nota, o conselheiro João Rezende e os representantes da Net e da Globo informam que o encontro foi institucional. André Borges afirma que representava a ABTA, juntamente com José Francisco de Araújo, e não as empresas privadas onde trabalham. Em mensagem enviada por e-mail pela assessoria de imprensa da Anatel, Rezende afirma que, durante o encontro, “foram tratados assuntos relacionados à regulamentação das telecomunicações em geral e ao serviço de TV por assinatura em particular”. Não houve menção às promessas que teria feito à Net.
Rezende diz ter ouvido os argumentos da ABTA sobre aspectos da regulamentação do setor, algo que é objeto de deliberação coletiva pelo conselho diretor da agência. Informou que os relatores são escolhidos por sorteio.
O diretor da Net, André Borges, reforçou o caráter institucional do encontro e confirmou a participação de Fabio Andrade.
Ainda segundo Borges, expuseram o ponto de vista do setor. Ele disse que a conta foi dividida entre os participantes do jantar.
(JW)
*******
Representantes da Anatel e Net se encontram, no Jornal da Band, sugestão do leitor Auber
O conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, foi visto em um restaurante de Brasília com executivos da operadora de TV a Cabo Net. Durante encontro, o representante da agência estaria comemorando um acordo bem sucedido para votar, sem debate, o projeto de lei que mudará o mercado de TV a cabo e deve beneficiar principalmente as empresas de telefonia. Para assistir à matéria, clique aqui.
Comentários
Cadencia
Agora a janta foi com a Telemar.
Pelo jeito a comida em casa anda escassa. E a moralidade dos agentes públicos? No mínimo essa atitude é estranha.
ONs e OFFs
Por Lívio di Araújo
Coluna ONs e OFFs – Lívio di Araújo
06/06/2012 – 08h51
Brindando a 4G
Imaginem vocês que ontem, bem no dia em que houve o depósito do leilão da 4G, o presidente da Anatel, João Rezende, resolveu ir jantar com representante da empresa telefônica Telemar (que participou do leilão). Eram três pessoas na mesa do restaurante Dudu Bar por volta das 21h. Certamente não era para que ninguém visse, afinal, garçons cercaram a mesa praticamente durante todo o jantar dificultando até mesmo que fotos fossem tiradas pelo celular (bem que eu tentei). Aguardemos, agora, o resultado do jantar. Digo, do leilão.
Fonte: http://www.alo.com.br/colunas/?IdColuna=23,1987
Claudio Lourenço
Então esta explicado a piora do que ja era pessimo, ou seja nos serviços que a Net São Paulo vem prestando seja no atendimento cal center seja na prestaçãol efetiva dos serviços em especial de banda larga o flamigerado Virtua. Chama atenção o silencio da imprensa na qualidade da prestação serviço banda larga que a empresa oferece onde de forma descarada ela diz que vende por exemplo 10 MB e entrega menos da metade isso de madrugada qdo não tem problema, é sop verificar a indignação de anos relatado em sites defesa consumidor pois a anatel sempre funcionou como um cartorio.
E o pior é que confiamos tanto que o PeT iria se esforçar para alterar esse estado de coisa onde o povo brasileiro é fragantemente desrespeitado por essa empresa sem que qualquer fato novo ocorra será aporque sãoi acionistas da globo, com a telefonica todo mundo colocou a boca e ela pelo menos teve de dar satisfação ao povo. Portotal falta de opção assino a net pagando por 10MB que jamais recebi, vou repetir apesar de utilizar de todos os meios, poucos oferecidos de forma institucional para cobrar qualidade da empresa jamais recebi nem 80% da velocidade. Uma vergonha para aqueles que se dizem representates do povo que são os politicos
rodrigo.aft
Ô PESSOAL,
ninguém sabe quem indicou (quem é o padrinho) os conselheiros da anatel?
primeiro, a anatel foi criada com vício legal q impede sua atuação em favor da maioria das pessoas da sociedade;
segundo, se não soubermos quem indica quem, não vamos entender pq a anatel trabalha com uma ética "seletiva", ou seja, faz o q convém a alguns, não o melhor para o conjunto da sociedade, PARA A MAIORIA DAS PESSOAS;
terceiro, eles (os amigos dos amigos) agem assim, descaradamente, pq sabem q não vão receber cobranças nem da justiça, nem da sociedade… somos um bundões mesmo!!!
nem para descobrir quem indicou quem na anatel servimos!!!
(e a indicação da presidente é parcial… ela acata indicações dos grupos internos… se bem q estou refletindo muito sobre isso)
já q ninguém quer falar sobre as indicações e seus respectivos padrinhos, vou dar um palpite…
Ronaldo Sardenberg, pelo sobrenome, deve ser indicação do lobby sionist… quer dizer, do lobby dos arborígenes australianos, certo?
marilamar
eu continuo a disposiçao, briguei muito no Movimento Sai as ruas Gilmar Mendes/Fora Gilmar Dantas…, e o Brasil so irá melhorar quando o sangue dos empresarios, juizes e politicos corruptos começar a correr pelas ruas……, Só com o Povo nas ruas o Estado Corrupto, vai acabar. Prá que server o ABIN controlado pelo Daniel Dantas??? Prá que server a POLICIA FEDERAL controlado pelo Daniel Dantas????
mario
Tô contigo Marilamar, é só chamar que tô facim pra revolucao, sem isso NADA muda nesse país, qq partido que subir ao poder vai ser mais do mesmo. Se eles nao tiverem MEDO do povo o país nao avanca!
Bonifa
Não, não é ético. E também é inexplicável.
monge scéptico
Ético ético não é. Mas num país onde ladrões de casaca pululam nas hostes políticas
descaradamente, tá valendo tudo. Pago prá ver a banda larga a 35 paus.
O brasell(pronúncia ianque) é uma batata.
rodrigo.aft
Azenha e demais colegas,
fiz um questionamento não respondido e fundamental para a compreensão desse "imbroglio" chamado ANATEL…
quais conselheiros da anatel foram indicação de quem?
por ex., conselheiro Fulano indicado na cota de Beltrano,
conselheiro Cicrano indicado na cota de Ononono,
e assim sucessivamente…
lembrando q quase todos os "elementos indicadores" de conselheiros fizeram "consultoria" para o bandido condenado d.dantas…
por que ninguém critica o pt por seguir, "pari passu", o esquema viciado do psdb na indicação de conselheiros?
é o mesmo esquema na ANAC, q está essa bagunça… conselheiros indicados… tipow… advogados, administradores de empresas… agora, elementos com formação técnica sólida na área de atuação, como engenheiros (ou professores de) das áreas correlatas à aviação, que é bom, NADA, NADICA!!!
VOU REPETIR A PERGUNTA PARA OS QUE ESTÃO SE FINGINDO DE MORTOS….
NA COTA DE QUEM FORAM INDICADOS OS CONSELHEIROS DA ANATEL?
ou QUEM INDICOU QUEM PARA A ANATEL? (prováveis indicadores: paloffi, dirceu, dantas, teles,…)
(sem saber isso, vamos continuar "chovendo no molhado" com esse monte de comentários "indignados", mas inúteis e inofensivos)
Pedro Luiz Paredes
Tem que acabar com esse negócio de nomeação, auto fiscalização, relacionamento empresarial entre carguistas públicos e setor privado.
Não importa quem nomeou os conselheiros da ANATEL, a política da agência vem de cima.
Dilma Henrique Cardoso.
Luiz
Me parece que a prioridade da Presidenta é reduzir drasticamente a influência do PIG. Sem isso, não há governabilidade sustentável neste País.
beattrice
O Ministro da Saúde abraça a McDonald's, a da Cultura financia o Disney on ICE, o conselheiro da ANATEL faz convescotes com a NET-OI e ainda estranham que este governo seja taxado de ambidestro.
César Augusto Sandri
Dilma está enfrentando a maior batalha no seu governo,acabar com a corrupção no ministério do Trabalho. Ela tem uma diferença fundamental em relação ao Lula : o ex sabia conviver com os corruptos , em nome da governabilidade, já a presidenta não suporta essa corja, tem verdadeiro asco. De duas uma: ou ela estirpa os ladrões ou ela pedirá a renuncia. Sim, não duvidem disso . Precisamos apoiar a presidenta nessa hora , enviar mensagens de apoio à Presidência .
JOSE DANTAS
Se você fosse armar uma "maracutaia" faria isso em público, num restaurante, por exemplo?
Vamos esquecer as formiguinhas e nos ligar nos elefantes! Isso não é picuinha.
Quem é especialista em criar escândalos é o PIG, porque vive disso, eles produzem IBOPE e qualquer coisa faz barulho nas esquinas da vida, além de os resultados do boato servirem politicamente aos seus interesses.
Procurem fatos de maior gravidade que acontecem todos os dias ao nosso redor e encontrarão. Não quero defender essa concessão para as teles, porém se foi esse o caminho escolhido pelo governo e, se a opção está de acordo com as Leis, melhor será que seja dado andamento ao projeto, até porque se tudo for depender de aprovação unânime nada será feito neste País. Que se cobre nas urnas se os resultados não forem satisfatórios, porém não podemos colocar a Dilma numa camisa de forças. Não foi para isso que foi eleita.
Deborah
Cara, isso é muito grave. È como se um juiz fosse pego almoçando com uma das partes.
Morvan
Bom dia.
Perfeita a sua analogia.
Na prática, é isso mesmo. E como a concepção da atuação destes juízes foi feita num Governo de exclusão (tucano), o resultado não poderia ser outro: juízes que não julgam: confabulam.
Morvan, Usuário Linux #433640
JOSE DANTAS
Se viesse a acontecer uma coisa dessas, pode ter certeza de que o magistrado não estaria negociando propina. Não é assim que funciona na lama. Não conheço em detalhes esse processo, porém imagino que as partes envolvidas no mesmo precisem de contatos para muitos esclarecimentos que com certeza serão necessários. A princípio não há adversários nessa questão e muito menos motivos para que o órgão fiscalizador não possa estabelecer diálogos com os futuros fiscalizados. A corrupção jamais ficou encobertanesse País, o problema é que dificilmente os corruptos são punidos. Ainda não é hora de apontar culpados, porém não há hora certa para se jogar farinha no ventilador.
José Eduardo Camargo
A Anatel é uma verdadeira caixa-preta que deveria ser extinta. Ela não representa o interesse público, ao contrário, existe para legitimar a bandidagem dos barões da mídia. Não por acaso foi criada pelo privata FHC em sua (di)gestão!
Klaus
Por que Lula ou Dilma não acabaram com as agências? Isto ninguém se pergunta.
JOSE DANTAS
Se a ANATEL foi criada pelo FHC, Há 08 anos é administrada pelos governos petistas e a responsabilidade por eventuais desmandos agora é deles. Não podemos defender o início a partir do zero cada vez que o comando mude de mãos, mesmo que seja para o grupo em que votamos. Éssa visão é acima de tudo doentia. O Brasil não merece isso. Ninguém merece.
Marcio
Os marinhos, frias, mesquitas etc.. jantaram todos os dias, desde sempre, com aqueles a quem cabe fiscalizar a mídia. Os representantes do poder público. Agora quando outros fazem a mesma coisa, dão chilique. Não entro no mérito, apenas morro de rir das famílias representantes do atraso.
Ludmila
Por favor, mudem de assunto.
Não aguento mais tanto comentário sobre a máfia do DNIT e o mensalão do PR.
Basta!
operantelivre
Com a sociedade mais vigilante é necessário mais transparência e esclarecimentos por parte das instituições governamentais, tipo agências reguladoras, para que não fiquem como as OSS, também criadas em 1998.
anonymus
Telesintese – Miriam Aquino – 21 de julho de 2010..Anatel quebra 13 anos de reserva de mercado de TV a cabo. A rede de cabo se faz presente em apenas 260 cidades brasileiras. A TV Bandeirantes, quando coloca os seus profissionais para trabalhar para a causa de seus negócios e ataca a iniciativa da Anatel de destravar o mercado de TV a cabo brasileiro, deveria explicitar para os telespectadores que os interesses comerciais do grupo podem ser afetados por essa decisão. A emissora possui participação societária em pelo menos oito operações de TV paga – entre elas em promissores mercados, como Niterói, Salvador e Recife – que passarão a sofrer maior competição. A TV a cabo continuou onde sempre esteve: focada nas classes mais ricas e habitantes dos grandes conglomerados urbanos.
Culpa dos investidores? Não. Culpa da Anatel, que por mais de 13 anos não achou necessário arejar esse serviço. Agora, a agência pensa diferente, e quer acelerar o processo. Ora, a reação e crítica dos atuais detentores das licenças leva a crer que toda competição só é boa na seara dos outros e quando ela chega no próprio quintal, a situação parece que muda.
Leider_Lincoln
Realmente. Ético, não foi, mas ruim também, não. Correta também a sua observação de que os defensores do livre mercado e da livre iniciativa só a defendem quando não terão eles mesmos que operar segundo os seus preceitos. Quero mais mídia, e não menos.
Derrotar o PIG, penso eu, é muito mais questão de abrir o mercadoe os meios a todos do que regulamentar os poucos que o dominam…
Edfg.
E mudar a legislação para fazer aprovar sob encomenda uma fusão de megaempresas de comunicação, sendo que uma delas financia a empresa do filho "Ronaldinho", é ético?
Werner_Piana
esse ministro Bernardo é péssimo. Sempre se superando no merdal. Incrível!
Flavio Lima
Chamar o Bernardp na chincha não ta adiantando mais.
Por favor, senadora/ministra Gleise! Coloca esse cara no eixo!
mario
Aqui nao teve repercussao a reuniao dia 13 da discussao sobre o AI-5 DIGITAL. Nao podemos ignorar esse assunto, depois que aprovarem essa merda vai chover de gente chorando o leite derramao, tem que agir ANTES!
NAO AO AI-5 DIGITAL!
Tudo aquilo em que o Azeredo mete a mão dá merda.
Maria Thereza
Demorou pra sair cometário sobre esse assunto. Isso sim é um escândalo e só saiu no Jornal da Band.
Essas agências é que são uma herança maldita (além de todas as outras), a terceirização do trabalho do Estado, o conluio com os mais poderosos. Isso vale para todas. Seria bom começar a ver as trapalhadas em que se metem, as decisões contra os consumidores. Cadê o Protógenes, para iniciar essa batalha?
Julio Silveira
A doença que representa esse jeito tucano de ajeitar as coisas parece que já pegou.
operantelivre
Encontro institucional em restaurante público? Complicada esta situação.
Bom, então teria que ter sido oficialmente comunicado ao público interessado, em especial à imprensa.
Eugênio
Eu acho ético até demais. O que eu acho falta de ética é nós não fazermos uma tremenda Marcha Em Repúdio a esta pirataria do Paulo Bastardo. Nós somos os principais culpados. Nós vamos ás ruas pela Vadias, pela Liberdade de Expressão, pelo Descriminalização das Drogas, mas, não fazemos o principal: Uma Marcha Pelo PNBL; Uma Marcha Pela Moralização do STF; Uma Marcha Pela Reativação da Satiagraha, Castelo de Areia e Toque de Midas; Uma Marcha Pelo massacre de Eldorado Dos Carajás; Uma Marcha Pela Lei de Midia;
Nós somos Ineptos, Responsáveis e Culpados.
Nós somos CULPADOS por aceitar Paulo Bastardo e sua Gang. E madame Dilma nada fala, não é estranho?? Ou ela compactua com tudo isso??? O PT já lavou as mãos e os bolsos faz tempo junto com os cumpanheiros da FIESP e Luiz Marinho. O PT de São Paulo é pior que o DEM e o PSDB junto, será que ninguém vê isso??? Alguém ainda acha que Aloizio Mercadante é um santo, ele quer o Pré-Sal para seus entes queridos e investir em seu Parque Tecnologico e em suas universidades esquecendo de criar Parques e Universidade no norte do país dando sequencia e alimentando a Política Do Café Com Leite da Velha República. Mercadante vai fazer de tudo para tirar o IINN do Nicolelis de Natal e transferir para São Paulo, para seus comparsas de São Carlos e São José dos Campos!!
Como eu disse: Nós somos os CULPADOS, nós vivemos da INÉRCIA. A única coisa que sempre dará resultado é o Povo Nas Ruas. O povo nas ruas faz qualquer um tremer!!!
mario
Entao estamos ferrados Eugenio, nem terremoto tira a bunda do povo brasileiro do sofá, a indignacao nao ultrapassa a tela do pc. Todo mundo ocupadissimo cada qual com sua vidinha, o coletivo nao importa, é cada um por si e o capeta ditando as ordens p todos: primeiro eu, depois eu terceiro eu tendeu? Quando o povo brasileiro acordar será tarde e é bem feito.
Calves
Sr. Moderador, coloquei duas inserções cerca de 1,5 hora atrás.
Gostaria de ser informado sobre as razões de não ter sido publicadas.
Morvan
Boa noite.
Saiu há pouquinho no Terra: RS: <a href="http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5244662-EI8139,00-RS+morte+de+bebe+eleva+para+o+n+de+vitimas+da+gripe+suina.html">morte de bebê eleva para 8 o nº de vítimas da gripe suína.
Quer dizer, falta bem pouquinho para os 67milhões de vítimas da gripe suína – apud "Falha de Sum Palo"…
Os Murdoch's daqui um dia caem! A verdadeira peste suína (PIG).
Morvan, Usuário Linux #433640.
Maria Benedita
Essas agências não foram criadas no e pelo governo do príncipe FHC? Bombas de efeito retardadado ou entrega da segurança do galinheiro às raposas do psdb ?
João PR
Essas agências são uma piada.
Cadê o MP que não investiga estes conflitos de interesses entre diretores das agências e as empresas concessionárias????
Armando S Marangoni
João, investiga sim , mas não encontra conflitos de interesses entre eles.
Pedro Luiz Paredes
Na era da internet estão abrindo TV a cabo para as teles…
Não sei se dou rizada ou me desmancho em lágrimas.
A Dilma esta salvando a TV aberta, a TV fechada e as teles!
Viva!
Quem vai contratar tv fechada se na internet tem as melhores séries músicas e filmes instantaneamente?
Quem vai contratar telefone se tem skype e teleconferência em grupo pela internet?
Alguém?
A internet é capaz de substituir tudo isso e fazer ainda melhor a qualquer tempo. Se investir hoje, isso acontece hoje.
A Dilma esta nos fazendo dar de mamar para:
todos os canais de TV aberta e fechada;
todas as empresas de telefonia fixa ou móvel, que lucram com planos de voz.
a industria da música, do cinema e da propaganda.
Sem falar da perca do potencial da TV de vender e explorar uma marca da forma como sempre fez, seja a marca uma pessoa, um produto, ou uma ideia.
A questão da banda larga de qualidade é o assunto mais crucial que tem na pauta mundial, é o fim da era "TV" como nascemos conhecendo.
A Dilma Henrique Cardoso vai atrasar o Brasil até as instituições aí de cima largarem o osso.
Não teremos educação de qualidade com ela.
Não teremos a micro, pequena e média indústria competitiva.
Não teremos reforma agrária constitucional.
Vamos lá escravos!!!!
MARIO
É bem feito pros brasileiros! QUEM NÃO LUTA NÃO MERECE!
Eduardo Raio X
Este senhor faz tudo certinho como a direita quer, já esta na cara que ele vai enterrar o sonho do povo brasileiro de ter internet barata e acessível. E nossa querida presidenta não vai dar um chega para lá nesse estraga prazer?!?! Lembra do discurso presidenta Dilma?!?! Eu estava na praça da Estação em BH e vi e ouvi em alto e bom som o que o Nunca Dantes disse recomendando a senhora durante as eleições. O povo teria prioridades garantidas. Dê este maravilhoso veículo de comunicação de massa presidenta e teremos um povo mais consciente e esclarecido. E para o Bernardo um pito tamanho família na frente de toda nação! E um adios companheiro!
Roberto Locatelli
Está na hora de a Blogosfera estudar a legislação que rege essas famigeradas agências e propor mudanças.
A única que funciona razoavelmente bem é a Anvisa. As outras continuam como eram nos tempos de FHC: sujeito sai da Anatel e uma semana depois é alto executivo de uma tele. O cara sai da aneel e dali a pouco está prestado serviços para empresa privada do setor elétrico.
Precisamos de agências que, por princípio, desconfiem das intenções das empresas privadas.
assalariado.
Locatelli, com todo respeito, voce ainda acredita em papai noel?
Vamos refrescar nossas memorias por um dito, em 1848, por Karl Marx:
" O governo do Estado moderno não é senão um comitê para administrar os negócios comuns de toda a classe burguesa."
Espero que, aqui neste local de debates, alguem me prove o contrário…
Saudações Socialista.
Cesar Ferreira
O problema não é o Estado ser um representante e defensor da nossa burguesia. Se fosse assim seria ótimo… O problema é quando a burguesia defendida está além fronteira.
assalariado.
Cesar, voce esqueceu que o capital não tem fronteiras, alem de seus lucros. O capital se impôs através dos tempos de que forma? Por acaso não foi invadindo terras alheias para, depois transforma-las em colonias e, assim saquea-las. O Estado, aqui ou lá fora é um só, digo, é globalizado, propriedade privada do conjunto da classe burguesa colonial e internacional -(não se esqueça, o capital não tem patria)-. É só reparar nas rebeliões populares planeta afora. Quem esta reprimindo quem e, para garantir os interesses de quem? Abraços.
Saudações Socialistas.
Morvan
Boa noite a todos. Roberto Locatelli, aí já estamos a falar em um assunto conexo, que foi discutido (na verdade, levemente ventilado) durante a agonia brasileira do "gênio da consultoria moderna", o Palocci. A questão da quarentena dos agentes públicos. Questão esta que não será resolvida nunca, pois o "deus mercado" não quer, pois se beneficia desta defeito na regulamentação da ação dos agentes públicos e os "paralamentares", são, em sua grande maioria, "empregados" deste "deus".
"Ave, Mercatus"…
Morvan Usuário Linux #433640.
beattrice
A ANVISA funciona "razoavelmente bem", no interesse dos mesmos entes corporativos associados a outros segmentos empresariais de atuação.
mundim
Por favor visitem o link abaixo:
http://mundim.wordpress.com/2011/07/15/a-revoluca…
A Revolução que o Mercado não quer, e um posting bastante interessante sobre o porque que os nossos governantes tem tanto medo de popularizar a internet..
O problema nao e a falta de verba nao, o problema e o controle pelo grande capital sobre o Estado.
– – – –
Agora, voltando a este posting, na Anatel e em quase todas as chamadas agencias reguladoras criadas pelo FHC, sao muito poucos os conselheiros que realmente defendem o interesse do estado ou cidadaos brasileiros . Estes senhores sabem que quando acabarem os seus mandatos eles terao emprego garantido com as empresas e industrias que eles supostamente teriam de regular / fiscalizar.
Esta na hora da sociedade comecar uma reacao contra esta cambada de bandidos que se aponderaram do Estado. Salva honrosa excessoes, estes trombadinhas disfarcados de conselheiros, estao espalhados por quase todos os pricipais orgaos do Estado Brasileiro, refletem os politicos da direita lesa-patria, passando ao centro (sempre no poder) e chegando finalmente na neo esquerda brasileira (a dos ministros consultores e cozinheiros de macarronadas aos domingos).
O nosso pais esta se desenrolando com uma tragica opera.
Calves
Prezado Mundim, penso que o problema não seja somente o caráter dos conselheiros. Esse sistema de regulação por agências "independentes" (independentes de que, de quem?…) é uma das formulações da não interferência do Estado nas questões econômicas. Não funciona aqui no Brasil e, me parece, por exemplos esparsos noticiados, também no exterior. O PT defendeu até um certo tempo a regulação com participação social, mas não conseguiu levar à frente e se curvou a essa que está aí que na prática e auto-regulação pelas teles, no caso. Além da questão ética ficou pasmo de ver a tranquilidade de passar o sistema de comunicações para estrangeiros. Isso vai passar no Congresso? E por falar em Congressso, onde está o PT aqui no blogosfera? Onde estão os partidos comprometidos com as causas nacionais e progressistas?
EUNAOSABIA
As Agências reguladoras são culpa de FHC… o Plano Real também é culpa de FHC?
Te toca rapaz…. um baita de uma verborragia pra dizer o nada…. Lula está oito anos no poder… esse incompetente não foi eleito prometendo mudar tudo isso que ta aí??? vai precisar mais de quanos mandatos??
edv
O Plano Real é "culpa" primária do falecido chefe dele, Itamar Franco.
Foi feito por uma equipe de economistas que trabalharam e criaram experiência em vários planos economicos.anteriores, que tambem foram feitos em outros países.
Foi implantado 95% sob Ricúpero e Ciro Gomes.
FHC eminentemente posou pra foto do "lançamento" (e o PIG a usou pra sua candidatura anti-Lula).
Esse mesmo Lula que transformou o Brasil a ponto de ser citado lá fora como exemplo pra crise euroamericana.
Você não sabia?
Leider_Lincoln
Você, prezado Richard Smith, sentadodo seu "escritório" na Vila Nova Conceição, de fato não sabe muita coisa. Nisto concordamos. E dizer que o Lula foi incompetente e insinuar que o FHC foi o criador do Plano Real, ou que pelo menos fez parte da equipe que o idealizou é mais uma prova de quer você não sabe… Sendo assim, como arruma clientes para a sua "consultoria"?
E como a Justiça aceita suas "perícias"? Decerto que é por que a Justiça da Opus Dei, ops, do estado de São Paulo, para favorecer determinados interesses, aceita qualquer coisa, né?
E pare de chamar os outros de rapaz, velho. Você, apesar dos seus 50 anos, se comporta muito mais como moleque do que 95% dos comentaristas deste sítio…
Saudações!
assalariado.
Sr. Mundim, percebo em seus posts que o sr. é um pessoa séria e que tem profundidade nos seus argumentos.
O Sr. diz: " O problema não é a falta de verba não, o problema é o controle pelo grande capital sobre o Estado."
Ora, ora caro Mundim, o Estado nasceu junto com a luta de classes -(CAPITAL X TRABALHO)-, por acaso a burguesia iria parir uma criatura -(o Estado)- que não fosse a sua imagem. Ou seja, manter a sociedade sob o seu comando politico, ideológico, economico, juridico e militar em causa própria. O Estado é a peça central que legaliza o dominio do capital sobre a sociedade e, num segundo plano não menos importante vem a imprensa burguesa (o PIG), encarregada de dar lavagem cerebral na sociedade, segundo ditâmes, valores e os interesses das elites do capital, para poder nos manter, a nós todos, como explorados da classe burguesa. Dentro deste cavalo de tróia,que chamamos de Estado, há varios trombadinhas de varios quilates, um para cada ocasião. Enfim, o Estado é a agencia central das maracutaias do capital.
Saudações Socialistas.
Carlos Mundim
Prezados Calves, EDV, Assalariado, obrigados pelos comentarios e ao Leider pela sua resposta ao que continua nao sabendo de nada…
O meu desejo era o de complementar o comentário do Assalariado, mas este desejo corre o risco de entrar em um debate sobre o Capital X Trabalho, sobre a dialética de Hegel e o materialismo de Feuerbach, e aí estaremos correndo perigo de estar jogando o jogo do grande capital e seus agentes nacionais.
E porque digo isto. Enquanto a esquerda real, nacionalistas e humanistas engajados debatem teorias sociais e politicas, o Mercado e os seus agentes se aponderam cada vez mais do Estado. É como perder a nossa paciência com os que não sabiam e nunca vão saber enquanto os almoços institucionais na A Bela Sintra são servidos a macarronada brasileira com a receita de domingo do Paulo Bernado. Temos que centrar a nossa atenção no que realmente interessa.
O Estado talvez seja uma criação burguesa, mas com certeza em um sistema democrático eleitoral ele, teoricamente, pertence ao povo, e apesar da validade do debate, o que precisamos agora é de ação.
Ação contra este processo de dominação que estamos vivendo, onde as empresas estão assumindo cada vez mais as responsabilidades de governo, e estão definindo a esfera pública. O Estado político tornou-se o estado corporativo e estamos assistindo a aquisição do estado pelas grandes corporações, vendo os políticos quebrarem o contrato entre o Estado e o cidadão, contrato que está no cerne de uma sociedade democrática.
Não vejo outro saída a não ser um rejeição total aos partidos políticos que hoje fazem piada do sistema democrático eleitoral . O momento de abraçar formas não tradicionais de expressão política já não é somente uma idéia atraente, mas a única forma de enfrentamento deste consenso imposto pelo Mercado, do apeamento do poder desta classe de lesa-pátrias e inimigos do povo brasileiro.
Este conselheiro é somente um agente deste estado corporativo, e esta macarronada na A Bela Sintra apenas uma comemoração de um bom negócio do grande capital e seus agentes nacionais na qual a conta será paga, como sempre, por nós brasileiros.
Como tive a oportunidade de expressar anteriormente, este negócio de partidos políticos de direita, esquerda e centro é panem et circenses para as massas desinformadas. O Tony Blair mostrou ao grande capital que uma Nova (Neo) Esquerda poderia dar uma face mais humana e desarmar a resistência das massas em frente à aquisição do Estado político pelo grande capital. O Mercado hoje prefere tratar com esta Nova (Neo) Esquerda, pois ela é mais dócil e anula qualquer reação contrária da massa trabalhadora organizada ou de movimentos sociais progressistas a este assalto ao Estado político.
Devido a políticos tão ruins, corruptos e incompetentes que tivemos pela história do Brasil, vemos que quando um político verdadeiramente esperto e inteligente chega ao poder e faz, o mínimo na minha ótica, um combate à historica desigualdade social brasileira, dando uma oportunidade de vida melhor à maioria miserável que o elegeu, ele é considerado o Nunca Dantes sobre a terra.
E olha eu gosto muito dele, mas na realidade é que o Nunca Dantes não fez nada mais do que a sua obrigação no contrato com o seu eleitorado, e este “governo progressista” começou somente no segundo mandado, depois que o povo o socorreu do impeachment/golpe do mensalão, antes disto era só o Dr Palocci na tela da Globo e o sorriso do Banqueiro Goiano anunciando a última tendência do Boletim Focus.
Digo sem nenhum medo de errar que o PT para chegar ao poder bebeu e muito da fonte do New Labour Party do Tony Blair. A consulta do ex-ministro consultor, Dr Palocci, aos filhos do Roberto Marinho, o Cidadão Kane brasileiro, teve o mesmo significado e efeito da consulta do Tony Blair ao Rupert Murdoch e ao Bildeberg Club.
No Brasil assistimos a um jogo de cena, um PSDB raivoso contra PT carinhoso, a única coisa que não observamos neste jogo é que o juiz é o grande capital e os seus agentes nacionais, eles sabem que controlam o placar do jogo que por ironia é passado na tela da Globo.
A única coisa fraca no Brasil é a vontade dos governantes, eles não tem bolas, ou me corrigindo, eles não tem o interesse do povo em suas almas, eles governam hoje olhando para o mercado de palestras do pós-poder.
Os conselheiros, trombadinhas, são apenas uma cópia papel carbono dos chefes. Eles sabem que acabando o mandato, o emprego estará garantido se o interesse do capital for protegido e ampliado, eles sabem que não poderão fazer dinheiro no circuito de palestras, mas que terão um futuro confortável nas empresas que hoje, teoricamente, teriam de regulamentar
ricardo silveira
Coisas estranhas não deviam acontecer, mas acontecem, e vão pouco a pouco minando a credibilidade de um governo que apenas começa. Esse primeiro ano de governo está parecendo um campo minado, A presidente precisa agir, e logo.
João
como mais um escandalo de corrupção, agora no Min dos Transportes, né?
alias, alguem leu alguma notinha sobre isso aqui no BLOG?
nem deve ser assunto com "interesse jornalistico", né?
o encontro da UNE chapa-branca é muito mais relevante, com certeza!
Leider_Lincoln
O escândalo do PR já acabou, meu caro. A Dilma demitiu a todos, você não sabia não?
Silvio I
João:
Já que ele e um ignorante, porque você que e preparado não ocupa o lugar de ele, no mundo. Eu não me explico, este homem conquista prêmios no mundo ,e aqui não encontramos em ele nenhuma virtude, sô temos chegado a conclusão que e ignorante.Qual e nosso problema?
Artur
As agências reguladoras são uma vergonha e não estão mem aí para os cidadãos. Quanto a este ministro, espero que o povo não esqueça que foi ele quem mandou o Lula vetar o fim do Fator Previdenciário quando era seu ministro do Planejamento. Ele não vale o que aparenta.
João
"Quanto a este ministro, espero que o povo não esqueça que foi ele quem mandou o Lula vetar o fim do Fator Previdenciário quando era seu ministro do Planejamento"
assim, filho… eu sei q a sua intenção é boa… tentar livrar a cara do Lula… mas… QUEM MANDA NO MINISTRO É O PRESIDENTE, E NÃO O CONTRÁRIO!
voltando a calma…
se Lula vetou o fim do fator previdenciario, vetou pq quis e achava q devia!
por mais ignorante q Lula "seje", vamos assumir q ele não "seje" um idiota perfeito, né?
Carlos Alberto
É por isso que a tal gratuidade do ponto extra de tv a cabo jamais foi implementado, apesar de resolução da ANATEL nesse sentido.
É a raposa tomando conta do galinheiro. É o poder do capital acima de qualquer escrúpulo.
Vergonha!
lia vinhas
Essa agencias reguladoras foram criadas no fatídico governo do FHC, portanto não poem ser coisa boa. Há muito deveriam ter sido detonadas ou, pelo menos, convertidas em algo realmente válido. Mas, como desconhecedora do que rola realmente, já que não há informações a respeito a não ser da nossa mídia deletéria, mentiorosa e golpista, prefiro aguardar os acontecimentos .
João
é… deu pra perceber q a Sra desconhece tudo…
mas 1 coisinha a Sra já deveria saber:
FHC saiu do Governo há 9 anos!!!!!
outra dica:
TODOS OS ATUAIS PRESIDENTES E CONSELHEIROS DAS AGENCIAS REGULADORAS FORAM ESCOLHIDOS POR LULA E DILMA!
agora, a Sra pode aguardar os acontecimentos sem demonstrar tanto desconhecimento…
Calves
Prezada Lia Vinhas, sugiro que não dê ouvidos a esse provocador que assina joão. Trata-se de alguém treinado para destruir esse espaço aberto de debates.Ele tem o único mister de defender as ações anti-nacionais do seu patrão FHC, que entre seus desatinos patricidas nos legou esse angú das teles nas mãos de grandes grupos estrangeiros. Ele acusa Lula por não ter revertido isso, como aliás jornalões andam fazendo, mas é por puro sarcasmo. Sabemos todos o que teria ocorrido com o Governo Lula se ele tivesse mexido uma vírgula nos contratos. A despeito dessa figura sinistra e provocadora que tenta destruir o espaço de debates aqui e em outros Blogs, acredito que devemos debater, denunciar e propor correções de rumo.
mario
É vamos debater e propor…o governo está muitissimo atento ao que seus eleitores reinvindicam. Aí, acordei assustado com o barulho do despertador que interrompeu meu sonho. SE nós, povo, nao formos às ruas aos milhoes esse governo lesma nao vai fazer nada. Governinho covarde como esse só encontra par em FHC o DOADOR MOR, mas ele estava doando aos seus amigos e esse governo nos prometeu uma coisa e está nos TRAINDO vergonhosamente! E é nossa culpa, como tambem é nossa culpa todas as merdas que ja nos aconteceram nesse país desde sempre. Quem nao luta nao MERECE
João
o rapaz…
sou treinado pra dizer a verdade! rsrsrsrss
ao inves de ficar latindo atras do carro, q tal dizer o q está errado no q escrevi?
aí, é mais dificil né?
Lula não podia e nem devia mexer em contratos, Mané! nunca disse q esse é o caminho… mas Lula é sim responsável direto pelas nomeações das AGENCIAS REGULADORAS!
se vc não sabe disso, é burro! e se sabe e finge não saber, é desonesto! faça a sua escolha!
Leider_Lincoln
Na verdade, o que ele deveria ter feito é acabar com essas agências reguladoras, que não regulam nada e apenas blindam as empresas que tomaram o patrimônio público no governo do sicário-mor…
lLaurindo
Quando os conchavos ou corrupções a propósito do dinheiro público são promovidos pelos nossos adversários políticos, ficamos revoltados, indignados, mas quando isso acontece nas hostes políticas às quais julgamos pertencer, o sentimento é pior, pois à indignação, juntam-se os sentimentos de frustração, desalento, impotência e um certo quê de vergonha, como se eu estivesse participando da armação. Eu sempre esperei que o governo Lula acabasse com essas agências, pois por ajudarem as empresas, existem apenas como agentes de disfarce ou de canal da corrupção. Anotem: Paulo Bernardo é o nosso próximo Palocci.
Armando S Marangoni
As agências de regulação são tentativas de libertar a relação com o mercado das "rédeas burocráticas" do governo.
Quer dizer, o tráfico de influências e seus desdobramentos econômicos (e financeiros) só mudou de mãos. Mas não se preocupem, como é ganho fácil, é disputado e certamente voltará às mãos dos coronéis da política novamente, num ciclo que se não os satisfaz plenamente, pelo menos os deixa em situação de igualdade.
E o povo que se dane.
assalariado.
O capitalismo estatal da social democracia em nada difere do capital social neoliberal privado, quando no poder. Os interesses, as necessidades do povo e da nação, sempre vão parar nas mãos da burguesia, cedo ou tarde. Está claro que, na sociedade capitalista, o Estado está nas mãos da burguesia.
Frequentemente, os cargos mais importantes da maquina estatal são exercidos, por empresários -( industriais, grandes comerciantes, banqueiros e fazendeiros)-. Outras vezes, estes cargos não estão diretamente com os proprietários dos meios de produção -(citados acima)- mas, com pessoas fiéis a eles e, que também desfrutam das vantagens do dominio burguês. Tanto num caso, como noutro, o importante é que a maquina estatal seja ocupada por pessoas que defendem os interesses da classe burguesa.Tudo isto, para garantir que o Estado continue sendo o grande putero do capital. É a cria e a criatura! Sem novidades!
Tarso Freire
João Rezende configura-se assim como forte candidato à presidência da Oi, assim como o presidente da Telefônica, que foi ex-conselheiro da Anatel na época do FHC. Reunião de trabalho em restaurante as 23 h 30 min? Uh, tá bom!
Lucas Lima
Ah não é ético não.
Melhor não se reunir com ninguém neh!
Net e Oi, duas grandes empresas de comunicação não devem dialogar com o governo ou agências reguladoras não?
Vocês estão ficando loucos… Ficam dando razão à direita quando são chamados de extremistas ou termo do gênero.
Maria Thereza
Reunião para discutir assuntos de interesse público é uma coisa. Tem a participação de quem de direito, em local definido, com pauta, secretária, ata e outros requisitos.
Almoços/jantares/ lanchinhos para comemorar com uma das partes é meio esquisito, pra dizer o mínimo.
Nelson
O ministro, assim como boa parte do governo Dilma, resolveu deixar a cargo da "mão invisível" do mercado as soluções que o Estado deveria impulsionar. Portanto, como de diz no popular, "vai entrar por um ouvido e sair pelo outro" a pergunta da Conceição.
Luciano Prado
A pergunta é: quem controla a ANATEL?
E podem ter certeza, a denúncia só veio à tona por conta da diversidade de interesses entre os entes envolvidos, porque se o caso beneficiasse a BAND e aos jornais jamais se ouviria falar nessa bandidagem explícita.
O jogo é pesado e a grana da corrupção corre solta.
Ou alguém acredita em sã consciência de que a tal "reunião" num restaurante pode ser considerada algo institucional, ou oficial?
Sr. Indignado
Tão ético quanto dormir na casa de uma ex-namorada e dizer para a esposa que nada houve, e esperar que ela, idiota, acredite.
Ah.. aproveitei a expressão "idiota" utilizada pelo nobre e ético ministro Jobim.
Morvan
Boa noite.
"Por meio de nota, o conselheiro João Rezende e os representantes da Net e da Globo informam que o encontro foi institucional. André Borges afirma que representava a ABTA, …".
Quer dizer, eu também poderia, como funcionário da Göebbels (não quero nem preciso!) participar deste rega-bofes e alegar que estava representando a APPA (Associação dos Petistas PSDBistas Adaptados), como este sr. Paulo Bernardo; simples assim. Oiiiii!
Quanta desfaçatez!
Alguém aí ainda acredita no conto da Banda Larga? Só se for "Larga a mão de ser besta, sô"!
Morvan, Usuário Linux #433640.
beattrice
petista PSDBista adaptado: excelente definição, excelente.
Morvan
Boa tarde.
Obrigado pela análise.
Morvan, Usuário Linux #433640.
Carlos
Pela lei 9986/00, presidentes , conselheiros ou diretores das agências reguladoras só perderão o mandato por ordem judicial ou processo disciplinar. Urge que se revogue está lei. O governo fica com as mãos e os pés atados. O Congresso é que legisla. Será que vai querer mudar? Duvido.
João
leia a lei toda, filho…
quem indica os presidentes das AGENCIAS REGULADORAS é o PRESIDENTE DA REPÚBLICA!
q história é essa de "mãos e pés atados"?!
vai contar essa em outra banda, cidadão!
ps: matéria da "ISTO É DINHEIRO (Jul/2011)
"Criadas em 1998 com o objetivo de regular as empresas privatizadas no governo Fernando Henrique Cardoso, as agências reguladoras de serviços públicos foram esvaziadas nos oito anos de Luiz Inácio Lula da Silva, com pesados cortes de orçamento e denúncias de aparelhamento partidário. Após seis meses no posto, a presidente Dilma Rousseff vem cumprindo sua promessa de campanha e fortalecendo as agências com a nomeação de técnicos para os cargos de conselheiros. "
ZePovinho
Veja como são as coisas.A gente coloca uma armadilha e o trollzinho se revela.Você trabalha em alguma concessionária de estradas aí em São Paulo e também almoça com o povo da ANTT,Seu Carmem??
Panambi
João ruela…
José Maia
É isso gente: o Presidente da Telefônica é ninguém mais ninguém menos que ex-conselheiro e ex-presidente da anatel no governo FHC. Vamos botar a boca no trombone!
ernesto
Uma excelente campanha para todos nós, os excluídos : EXTICÃO DE TODAS AS AGENCIAS REGULADORAS! São totalmente inuteis para nós e braco proteto de empresas que deverim ser reguladas fiscalizadas e punidas poe elas, já que nao cumprem sua funcao devem ser eliminadas, sao apenas cabides de emprego e central e lobby anti cidadania.
P A U L O P.
Quem criou ANATEL ANP e outras agencias foi o FHC.
Então só se pode esperar mer.. da … delas…
EUNAOSABIA
E quem criou o Lula?
Panambi
E o "pãozinho" do Aecim?….
ZePovinho
A ANATEL é a casa da mãe joana(para não dizer um palavrão) das empresas privadas de telefonia.Serve,unicamente,para proteger as empresas das reclamações de nós:pobres consumidores.
João
( ) culpa do PIG
( ) culpa de FHC
( ) culpa de Lula/Dilma
essa é facil, vai!
rsrsrs
Luciano Prado
É só sei que o min. Paulo Bernardo de uns tempos para cá tá ganhando cabelo.
EUNAOSABIA
( ) Bin Laden
( ) Suzan Boyle
( ) Beionça..
kkkkkkkkkk
Rapaz. depois de oito anos do governo desses incompetentes, com um megalomanaíaco a frente, um baita de um usurpador de obra alheia… tudo ainda é culpa de Fernando Henrique… dá pra levar esses caras a sério???
EUNAOSABIA
Coloca o gatão gostosão do Aécio Neves no lugar.Ai!!!Ui!!!!Ai!!!
EUNAOSABIA
Só o Aecinho gostosinho para resolver!!!Ui!Ai!Ui!Ai!
Otávio Esquerdo Pata
Se Lula tivesse sido presidente teria dado um jeito.
João
matou a charada!
rsrsrsrs
Panambi
Troll concordando com troll, que coisa linda João Ruela….
Luciano Prado
Quer dizer… não se viu ali nenhum representante do povão.
Essa Anatel não serve aos interesses do povo. Ao contrário, não regula nada, tem se mostrado um braço dos interesses privados e sede de muita corrupção.
Deixe seu comentário