Benedita da Silva: Nas ruas, os jovens lutam pelo futuro, desejo de Paulo Freire; veja vídeo

Tempo de leitura: 3 min

Nas ruas, os jovens lutam pelo futuro de nossa civilização!

Benedita da Silva, exclusivo para o Viomundo

A sociedade que estuda, pensa e cria não se deixou intimidar pelas ameaças do ministro da (des) Educação.

Em 190 cidades dos 26 estados e Distrito Federal, além de outras 10 cidades do exterior, os estudantes, professores, pesquisadores e trabalhadores ocuparam a ruas para protestarem em defesa da Educação mas também contra a reforma da Previdência.

As manifestações gigantes se repetiram em São Paulo (300 mil), Belo Horizonte (200 mil), Rio de Janeiro e Recife (ambas com 100 mil).

Em Curitiba, numa ação de grande simbolismo, os estudantes recolocaram na fachada da UPPR a faixa “Em defesa da Educação”, que tinha sido arrancada pelos manifestantes bolsonaristas no domingo passado.

Foi com essa formidável força social, política e moral que os estudantes ocuparam as ruas – e não porque foram “coagidos” por seus professores, como ridiculamente disse o ministro.

O jovem que protesta nunca o faz porque é obrigado, mas porque tem consciência da justeza da luta.

E esse tipo de estudante sabe que o que está em jogo por trás dos cortes do orçamento das Universidades públicas é a própria existência destas instituições. Sabe que estas não interessam mais às elites do atraso posto que estão constituídas por uma maioria de estudantes negros e de baixa renda fruto da política de cotas de Lula e Dilma.

Apoie o VIOMUNDO

O que Bolsonaro pretende fazer com o ensino superior público é algo muito mais danoso do que fez a ditadura militar, que apenas perseguiu o estudante e professor que defendia a democracia, mas no fundamental manteve a universidade pública.

A extrema-direita no poder visa é destruir a educação pública superior e com ela a própria Constituição Cidadã de 1988.

O pacto que Bolsonaro almeja é para concentrar poder absoluto em suas mãos e com isso acabar de destruir a soberania nacional e os direitos do povo brasileiro. Por isso tenta submeter os demais Poderes da República e desidratar a Constituição para poder jogá-la no lixo.

Coerente com o que disse nos Estados Unidos, que veio para “desconstruir e não para construir”, Bolsonaro e Paulo Guedes, o seu “ministro do mercado”, provocaram a recessão da economia.

Segundo o IBGE, o PIB teve uma contração de 0,2% em relação ao quarto trimestre do ano passado.

Além dos 13,2 milhões de desempregados ainda temos 28,4 milhões de trabalhadores sem trabalho ou subempregados no país. Na comparação com o trimestre encerrado em janeiro, houve crescimento de 3,9%, alcançando um contingente de 1,06 milhão de pessoas. Essa é a cara mais brutal da recessão.

Seria a recessão um erro da política econômica ou apenas o resultado da política de “desconstrução” de uma economia que tem como referência institucional a Constituição de 88?

O que as elites do atraso querem é uma sociedade socialmente polarizada, onde no topo esteja a minoria com renda hiperconcentrada e na base a grande maioria composta por trabalhadores vivendo em condições de miséria, submetidos ao trabalho precarizado e até mesmo escravo, sem direitos nem aposentadoria e com salários tão aviltantes que quase não garante a sobrevivência.

Como Bolsonaro acabou de reconhecer “quem gosta de pobre é o PT”, por ele procura implantar a ferro e fogo esse “paraíso” do capitalismo selvagem.

Para isso, no entanto, precisa eliminar obstáculos como a educação pública superior, os movimentos social e sindical e a qualquer preço manter Lula preso, pois com sua liderança popular e a memória de seu governo na cabeça do povo o ex-presidente é o símbolo vivo da Constituição Cidadã, especialmente no que ela garante de direitos sociais e trabalhistas e defesa da soberania nacional.

Demonstrando a mesma força que as anteriores, a nova rodada das manifestações dos estudantes e professores sinaliza que a luta de classes, que até então favorecia às elites do atraso contra o povo, começa a virar o jogo com a mobilização dos segmentos mais conscientes do amplo e diversificado mundo do trabalho, do qual a universidade pública é parte.

A consciência pelo que se luta, reforçada pela reação obscurantista do poder fascista, torna cada vez mais claro que defendemos os valores da civilização contra a barbárie do capitalismo selvagem, valores representados principalmente pelas cláusulas pétreas dos direitos e garantias fundamentais da Constituição.

Esse é o futuro pelo qual lutam os jovens nas ruas e que se juntarão à Greve Geral contra a Reforma da Previdência, marcada pelas Centrais Sindicais para o dia 14 de junho.

*Benedita da Silva é deputada federal (PT/RJ).

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * * Ouvindo A(s) Voz(es) do BraSil e postando no Viomundo :

Viva Lula 2019 ! ! ! ! !

#LulaLivre

#AssangeLivre #FreeAssange

#Lula2019

:.:

Rosa Hoitmann

Eis aí o Brasil pilantra! E do petismo que não pára com sua propaganda. Inclusive sexual.

Desemprego; atraso; falta de envestimento. A carestia começou com a dilma…

O PT sempre (ou melhor: já durante um bom tempo e bem longo) viveu de clichês publicitários, apenas e nada mais. O PT é de uma pobreza enorme sem os clichês e frasezinhas. . A entrevista não foi diferente. Ao estilo de:

“Muito engana-me, que eu compro”

Nós todos apreciamos consumir alguma coisa, com certa constância. Então isso é bom.

Eis:
Vive o PT© de clichês publicitários bem elaborados por marqueteiros.
Nada espontâneo.
Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Não tem nada a ver com um projeto de Nação.
Eis aqui a superficialidade do PETISMO:

0.“Coração Valente©”
1.“Pátria Educadora©” [Buá; Buá; Buá].
2.“Haddad agora é verde-amarelo ®” [rsrsrs].
3.“A Copa das Copas®”
4.“Fica Querida©”
5.“Impeachment Sem Crime é Golpe©” [lol lol lol]
6.“Foi Golpe®”
7.“Fora Temer©”
8.“Ocupa Tudo®”
9.“Lula Livre®”
10.“®eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].
11.“O Brasil Feliz de Novo®”
12.“Lula é Haddad Haddad é Lula®” [kkkk]
13.“Ele não®”.
14.“Controle social da mídia” (hi! hi! hi!): desejo do petismo.
15.“LUZ PARA TODOS©” (KKKKK).
16. (…e agora…):
“Ninguém Solta a Mão de Ninguém ©”

17.
“SKOL®: a Cerveja que desce RedondO”.

PT© é vigarista e
é Ersatz.

PT Vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários.
É o tal de: “me engana que eu compro”.

Produtos disfarçados, embalagens mascaradas e rótulos mentirosos. PT!

Zé Maria

https://twitter.com/i/status/1134542182537469952

Está certo que o Conhecimento é adquirido no decorrer da Existência,
pois não póde ser transmitido nem assimilado na totalidade de uma vez.

Mas será que não está passando da hora do Reverendo Araujo aprender
a diferença entre Termômetro e Termostato e entre Circunferência e Elipse?

https://twitter.com/IvanValente/status/1134542182537469952

Zé Maria

Chamar esse Capetalismo do Bolsonaro
de Selvagem é ofender aos Silvícolas.
#Tsunami14J #ForaBolsonaro #ForaMourão
#ForaGuedes #ForaMoro #ForaWeintraub

Deixe seu comentário

Leia também