Entendendo o noticiário: Empreiteiras combatem a lei anti-cartel

Tempo de leitura: 3 min

Política| 18/06/2011 | Copyleft

Empreiteira não aceita ‘em nenhuma hipótese’ lei anti-cartel na Copa

Aprovada na Câmara, lei de licitações especial para Copa do Mundo tem regra que governo chama de anti-cartel e empreiteiros boicotam. Em documento, associação de construtoras diz que não aceita “em nenhuma hipótese” mecanismo que é recomendado internacionalmente contra conluio entre empresas. Segundo um ministro, empreiteiras patrocinam noticiário negativo sobre lei especial. Objetivo seria desmoralizá-la para Congresso não aprovar. Construtoras preparam-se para fazer lobby no Senado.

André Barrocal, na Carta Maior

BRASÍLIA – As empreiteiras não aceitam “em nenhuma hipótese” uma regra que o governo chama de “anti-cartel” e propôs na lei de licitações especial que defende para obras da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016. O dispositivo boicotado pelas construtoras autoriza o setor público a não revelar sua estimativa de custo de erguer uma determinada obra, antes de fazer o leilão para escolher quem vai tocá-la.

“Em nenhuma hipótese o orçamento previamente estimado pela Administração deverá ser fornecido somente após o encerramento da licitação”, diz a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em documento assinado pelo presidente da Comissão de Obras Públicas da entidade, Arlindo Moura. Para a CBIC, essa modelagem abriria possibilidade de uso de “informação privilegiada” por parte de alguma empresa.

O governo também usou palavras fortes para defender o mecanismo, aprovado pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (15/06). Para a presidenta Dilma Rousseff, ele combate “formação de cartel”. Para o ministro do Esporte, Orlando Silva, impede “conluio” entre empresas.

Os dois argumentaram, em entrevistas dadas na sexta-feira (17/06), que, ao esconder das empresas seus cálculos financeiros, o governo tira delas uma referência em torno da qual poderiam combinar os lances que farão num leilão. Os valores seriam conhecidos de início apenas pelos tribunais de contas, que fiscalizam as administrações públicas, e pelos órgãos de controle dos próprios poderes executivos.

A ocultação do orçamento em licitações, segundo Dilma e Silva, é recomendado internacionalmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e aplicada na União Européia.

O governo considera este é um dos pontos fundamentais da lei de licitações exclusiva para Copa e Olimpíada que propôs ao Congresso, chamado burocraticamente de Regime Diferenciado de Contratação (RDC). O RDC tem normas mais draconianas do que a Lei de Licitações (8.666, de 1993) para, segundo o governo, tentar proteger melhor o interesse público contra o interesse das empreiteiras.

O projeto impede, por exemplo, que uma empresa assine contrato com o setor público e depois peça aumento de preço por causa de algum problema de engenharia surgido durante a obra. A possibilidade de fazer aditivos aos contratos está prevista na Lei de Licitações e, diz um técnico do governo, produz “aditivos infinitos” que só favorecem as construtoras.

Pelo RDC, somente a Federação Internacional das Associações de Futebol (Fifa) e o Comitê Olimpíco Internacional (COI) é que terão autoridade para pedir revisão de valores.

Apoie o VIOMUNDO

No documento em que condena a idéia de ocultação do orçamento, resultado de uma reunião de dirigentes da entidade realizada dia 18 de maio, a CBIC faz uma série de críticas ao RDC, mostrando que o setor não concorda com a essência da proposta.

Para o governo, este é o motivo de a aprovação do RDC na Câmara dos Deputados, especialmente no caso do “orçamento oculto”, ter sido noticiado de forma condenatória. Na imprensa, prevaleceu, num primeiro momento, a interpretação de que o governo queria “esconder” os gastos com Copa e Olimpíada.

Um ministro disse à Carta Maior que tal interpretação foi “com certeza” patrocinada pelos empreiteiros. Segundo um técnico do governo, “grandes empreiteiras” estariam por trás do balizamento do noiticiário sobre o RDC porque querem continuar se beneficiando de brechas na Lei de Licitações tradicional. O objetivo seria desmoralizar a ideia do RDC perante a opinião pública, para que o Congresso não o aprove.

Derrotadas na Câmara, as empreiteiras preparam-se agora para fazer lobby no Senado contra o RDC.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Flávio Sereno

Azenha, você ou algum outro frequentador do "Viomundo" poderia comentar este quadro comparativo feito pelo Deputado Chico Alencar do PSOL do RJ, e que foi reproduzido pelo blog do Juca Kfouri?
http://blogdojuca.uol.com.br/2011/06/os-irmaos-me

Mariano

Perguntinha que não quer calar: Se as novas regras são tão boas assim, recomendadas internaiocnalmente, porque o governo petista não tenta alterar para as licitações em geral? Porque apenas para a Copa? Tem truta nosso aí. O reporter tentou desesperadamente aliviar para o governo, mas para mim acabou foi complicando.

Renato Lira

Também não tem sigilo nisso não, mano.

Só ler as mentiras da mídia dá nisso, escrever besteira e pagar mico por se deixar enganar pelos ratos da mídia vira-lata.

SILOÉ -RJ

ENTENDENDO O NOTICIÁRIO: Uma amiga que trabalha no tele- marketing do jornal "O Globo", disse que quando liga para oferecer a promoção da assinatura do jornal aqui no Rio, a frase que ela mais ouve é: ESSE DAÍ MINHA FILHA, NEM DE GRAÇA !!!

Maria José Rêgo

Fico grata pelo esclarecimento do André Barrocal da Carta Maior. Lembro quando elaboraram a Lei 8.666 (de licitações e contratos) diziam que a maioria dos artigos nela inserida foi de autoria das empreiteiras, pois faziam lobe dia e noite no Congresso. Elas não querem perder poder no Congresso e apelam aos meios de comunicação, já que estes não têm escrúpulos pois o que importa mesmo é o dinheiro pago pelas reporcagens.

    FrancoAtirador

    .
    .
    O deputado federal que foi relator do projeto de lei das licitações,

    Engº Luis Roberto Ponte (PMDB-RS), era e é dono de construtora.
    .
    .

Rodrigo Leme

"Para a CBIC, essa modelagem abriria possibilidade de uso de “informação privilegiada” por parte de alguma empresa."

O título desse texto poderia ser "Sigilo protege acordos por debaixo do pano", mas como vem de bate pau do petismo, vem o um conteúdo que quer nos levar a crer que as licitações do governo são honestas e justas (pq afinal, é governo petista, que sabemos ser filial do Paraíso na Terra) e que as empreiteiras não querem sigilo pq elas vão cartelizar e tirar proveito do incente governo petista.

Conversa. O governo esconde o valor pq não quer ser fiscalizado. Pra gastar qto quiser pra ninguém dizer "o orçamento era tanto, gastou-se 10x mais". Abre-se o orçamento faraônico e – surpresa – o orçamento original era aquela fábula que foi gasta mesmo.

Orçamento cumprido, os bate paus vão elogiar o governo pela responsabilidade fiscal e quem disser "uma obra assim deveria custar 10x menos" vai ser chamado de PIG, fascista, inimigo do progresso do país, quatro patas bom, duas patas ruim e outras stalinices.

Engraçado, não fosse triste.

    Panambi

    É de uma idiotice sem tamanho. Pelamordedeus!!

    SILOÉ -RJ

    Esconde de quem ???
    Veja o vídeo da Dilma falando a respeito, ele é bem explicativo, dá pra qualquer um que queira entender.
    E eu não vou perder o meu tempo desenhando pra voce não!!!

    Marta

    Meu bem, esta historinhaque você está contando ai é a que tem prevalecido. Afinal, você concorda ou não com ela? Muito sem noção seu Rodrigo.

    Muchacho

    Rodrigo, vai ver se eu estou na esquina !! pq motivo as empreiterias estão p da vida com a medida ? eu sei que vc não é besta…..então pare de trollagem e má fé por aqui…..vc tá muito manjado amigo.

    Emilio Matos

    Fala Rodrigo,

    a sua teoria não explica o fato de as empreiteiras serem tão contra a medida, que é o fato principal sendo relatado no artigo, tanto que é o título dele. Onde se encaixa esse fato na teoria? Se não se encaixar, ela não passou no teste…

    Gostei do "Quatro patas bom, duas patas ruim". Nunca tinha pensando em perturbar esquerdoPATAS com isso.

yacov

A grande mídia golpista, parceira de primeira hora das empreiteiras cooptadoras de governos, conta com a ignorância, incompetência e/ou preguiça da população em confrontar informações para formar sua opinião. Jogam estes "verdes" para colher maduro, para ver se cola, e a cada dia cola menos… Na verdade estão se enforcando com a própria corda, a tão defendida liberdade de expressão, pois a cada dia perdem um pouco mais de sua já combalida credibilidade. Será que eles acham mesmo que podem cobrir o sol com a peneira?? Que TOLOS!!! A COPA será um sucesso e eles, junto com sua oposição lesa-pátria, vão mofar no banco de reservas pelos próximos 500 anos, ou sumir de vez, o que eu acho bem mais provável.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na globo é um braZil para TOLOS"

yacov

Well… Já que eles não caeitam em hipótese alguma a nova lei de licitação, contratemos empreiteiras de fora: argentinas, uruguaias, chilenas, etc. No problem…O que esses canalhas querem é um TETA. Tomara que fiquem chupando o… dedo

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

monge scéptico

Ladrões criticando a polícia que quer impedi-los de roubar. É difícil de acreditar nisso.
Demonstram com o total desrespeito as decisões do governo. Com base na lei faça-
-se licitações com empresas estrangeiras, ao invés dessas arapucas nacionais. É só
esclarecer ao público _se é que precisa, pois está muito claro que roubar e receber
elogios_que o governo obtém amplo apoio. O meu tá dado.
SEM VERGONHAS!!!!.
Dilma! ação já!!

FrancoAtirador

.
.
“Folha-Shit”, a invenção genial

Por Alberto Dines, em 21/06/2011, na edição 647 do Observatório da Imprensa

Front page (em inglês), la une (francês), primera plana (espanhol), primeira ou capa (português) designam o espaço mais nobre de um jornal. Proscênio, altar, janela, fisionomia, marca de identidade, mesmo na imprensa popular a primeira página sempre foi envolvida por uma aura de respeitabilidade.

Neste reino da avacalhação, na última década as primeiras páginas começaram a ser sistematicamente desmoralizadas num conluio entre agências de publicidade desejosas de exibir sua pseudo-ousadia e departamentos comerciais interessados apenas em atender as metas de faturamento e ganhar o seu bônus.

O vale-tudo começou paradoxalmente na chamada grande imprensa reunida sob a égide e as benções da Associação Nacional de Jornais (ANJ). A prostituição do lugar de honra dos jornais foi primeiro experimentada na Paulicéia Desvairada, depois se estendeu ao resto do país. Inicialmente sob a forma de sobrecapas publicitárias ocupando metade das primeiras páginas e, depois, diante da ausência de protestos, a ocupação passou a ser integral.

Ajuda extraordinária

Fundadores de jornais-monumentos certamente reviravam-se em suas veneráveis tumbas quando debaixo de cabeçalhos que ajudaram a glorificar penduravam-se ofertas de liquidificadores, linguiças e nabos. Virgindade perdida, na fase seguinte foi fácil aos fabulosos criativos das agências sugerir brincadeiras com capas ditas “promocionais” ou disfarçadas de “informes publicitários”, conspurcando não apenas o veículo, mas a sua relação com os leitores.

Na segunda-feira (20/6), a Folha de S.Paulo vendeu-se a uma franquia de cursos de inglês chamada Red Baloon. Inventou uma capa inteiramente escrita em inglês com o mesmo design e teor da capa verdadeira. Genial?

Estúpido! Inglês macarrônico, capenga, burlesco, traduzido ao pé da letra, incompreensível para anglo-saxões porque os pobres tradutores foram obrigados a manter o tamanho dos títulos e a própria organização das frases em português.

Com a inestimável ajuda da Red Baloon, a Folha criou na última segunda-feira do outono uma caricatura idiomática chamada Portinglês e uma nova retranca – a “Folha-Shit”.

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-jorna

Luiz Moreira

O Governo deveria dar exemplos que ocorreram de maracutaias nas concorrencias, onde as empresas acertam o ganhador e os terceirizados, e assim, ganham o dobro sem fazer, com seu proprio pessoal, a obra proposta. Até os esquemas de mudença para tecnicas mais baratas (E MENOS SEGURAS) ja vai acertado. O governo colocar sua previsão é abrir as cartas para os outros jogadores. Só os outros ganham. Nem sabia que as empresas ficavam sabendo, de antemão, o valor da estimativa governamental. Isto sim, é entregar o ouro para o bandido. Deixem os salafras no escuro.

O_Brasileiro

Eu acho que vocês ainda dão muita audiência aos ANTIGOS "formadores de opinião"…
Parece até que não aprenderam, nas eleições de 2010, que, se se quiser saber algo sobre o Brasil, tem que procurar na mídia estrangeira ou nos blogs "sujos", já que na mídia golpista brasileira impera a corrupção em favor dos bancos e das empreiteiras.

Renato Lira

Já tem o "escândalo" da semana.

A requentada tapioca dos "aloprados", reinventada pela veja.

augusto

Em paralelo mas atual: quem não entendeu nada do que tem ocorrido ha anos na Colombia entre o trio
FARCs xExercito colombiano (Apoio Usa) + paramilitares da tal AUC, nos conflitos que tem matado muita gente, mas sobretudo tem DESLOCADO, e tirado de suas casas e terras mais de tres milhoes de colombianos…
quem nao entendeu isso, e é normal que não consiga pela manipulaçao da midia, então leia o Nassif no artigo de agora sobre " O Relato dos moradores do Araguaia". O paralelo é correto, so que na colombia a
escala é muito maior.

César Augusto Sandri

Por que meu texto não foi publicado ? Porque falei que o PT está sendo covarde em aceitar O Sarney como aliado?

    Conceição Lemes

    César, nenhum comentário seu foi vetado. abs

    Renato Lira

    Quando era aliado do PSDB era bom, né?

    LuisCPPrudente

    Com certeza você não é covarde ao omitir que o Sarney foi aliado do PSDB quando este partido das privatarias esteve no governo, né caro César!

Antonio Silva

Infelizmente o Governo Dilma já perdeu a guerra da comunicação .
Temos uma parte de culpa deste desastre (MUITO PEQUENA), mas a culapada maior é propria Dilma e o PT que deixam a Helena Chagas (POR SINAL, EXCELENTE JORNALISTA) a frente da comunicação do governo .

Se Dilma for esperta deslocaria a Helena Chagas para outro setor e colocaria a Marilena Chaui coordenando a comunicação do governo (TV Brasil e Radiobras), pois estamos numa guerra da comunicação e contra-informação e numa guerra não pode haver fraquejo, o que acrescenta são guerreiros .

    SILOÉ -RJ

    Quem sabe não seja isso uma estratégia???
    Mas tô contigo e não abro com relação a Marilena Chauí.

francisco

há debates muito interessantes. Este é um deles.

Os Trolls chegam, bovinamente guiados pela MÍDIA, apontando dedos em suas fúrias lacerdistas.

Após devidamente lavados e escovados, como no presente caso, saem de mansinho ou fazendo perguntas tipo "sexo dos anjos":

Vamos lá trolls, respondam: Se o sigilo durante a licitação é anti-cartel e utilizado na UE, por que aqui seria imoral?

Trolls "inteligentes" : o sigilo não é eterno ou vcs acreditaram no que leram na imprensa? É melhor dizer que foi ela ( a mídia) do que reconhecer que vcs não sabel ler um projeto de lei POR INTEIRO.

Vcs leram a midia conservadora e saíram deitando falação. Quebraram a cara (rsrsrs)

Respeitosamente, poucas vezes vi IGNORÂNCIA tão grande.

Vcs estão de castigo: 2 meses sem aparecer no viomundo(rsrsrsrsrs)

    Panambi

    Meu caro Francisco, a IGNORÂNCIA é o combustível que move o cérebro(?) do trolls aqui e em outros blogs progressistas. Não adianta nem desenhar, que eles não vão entender. Devem ter acessoria dos blogueiros do "detrito de maré baixa"….

    @marisps

    Excelente! KKKK

Renato Lira

Hoje, para minha surpresa, a mídia e as empreiteiras ganharam um novo aliado, José Sarney.

Mídia, Sarney e empreiteiras na "campanha de moralização do Brasil".

Até a ESPN, que até ontem execrava o imperador do Maranhão, saudou seu novo aliado.

Agora vai!!!!

rs…

    Jota Ricardo

    Caro Renato, a Espn(depois da fusão das rádios é Estado de São Paulo News) está completamente integrada no PIG.O pretenso chefe está ''prestigiado'' e não manda mais nada.Quem está mandando muito, mandando inclusive censurar é o Napoleão de Niterói, que ilude a parte adolescente da audiência atribuindo a si bordões que são de antigos radialistas como Washington Rodrigues e Kléber Leite.
    Não há espaço para críticas a nova postura ditatorial da ex-emissora combativa.

    Renato Lira

    CONTINUANDO

    A ESPN insiste no fctóide, na mentira de forma escancarada, irresponsável e absurda, numa tática de desinformação, de desserviço ao jornalismo digna do jornalismo golpista de seu novo parceiro, o estadão.

    Além de, como faz o PIG, não lêem no ar as críticas à sua postura, a seu mau jornalismo, só os dos bovinos que enchem sua bola. "Os paga-paus, libera, o que nos criticarem, censura Será coisa do Napoleão de Niterói? Tô começando a achar que sim.

    O negócio na ESPN tá absurdo, mesmo.

    Não é possível que um sujeito de inteligência média que ler o conteúdo da MP não entenda que não é nada daquilo que a mídia-latrina está dizendo.Portanto, se não são completos idiotas, o que não acredito, os enganadores da ESPN estã agindo de má-fé mesmo.

    Renato Lira

    É verdade , cara! Não havia me dado conta disso.A ESPN fez parceria com o estadão. Não tinha me lembrado disso.

    Logo eu, que à época da fusão, havia justamente pensado que isso poderia acontecer. Mas havia me esquecido disso agora. A ESPN agora é parte da mídia-latrina com passaporte do estadão.

    E quanto ao Napoleão de Niterói (boa essa), é ele o autor do lamentável e leviano linchamento de reputações á la Mainardi, com aquela postagem ridícula com a lista dos deputados que votaram a favor da MP do RDC.

    E ele (o Napoleão de Niterói) realmente tá com uma desenvoltura que não lhe era peculiara anteriormente para disseminar suas "polêmicas", sua razinzice e seus factóides.

    CONTINUA

Klaus

Bem, vou dar minha versão dos fatos. Basicamente, Copa e Olimpíadas são uma grande oportunidade de ganhar dinheiro. Atrasa-se a construção dos estádios e melhora da infraestrutura e, em nome, da urgência para que as obras sejam terminadas, relaxa-se no processo de licitação e controle de gastos. Mas tudo em nome do Brasil e dos brasileiros, é claro.

    Renato Lira

    Nota-se que és desinformado e preferes permanecer assim.

    LuisCPPrudente

    É Klaus, parece que você pretende continuar a enfiar a cabeça debaixo da terra, não enxergar nada e falar que tá tudo errado!

César Augusto Sandri

Agora até o Sarney está fazendo coro contra o sigilo, quer mais "transparência" , ts ts , logo quem. Gente O PT "ainda " tem um apoio popular imenso , precisa mesmo do apoio desses lobos? Alguém por favor me responda essa questão. Não sei acho que o PT está sendo muito covarde. O poder emana do povo e eles tem o povo do lado.Nunca vou votar na direita , mas não era isso que eu imaginava quando a esquerda tomou o poder.

Celso

Pessoal. O governo não está inventanto a roda e a Presidenta Dilma, como boa economista, está utilizando de uma estratégia já utilizada no setor privado. Pra quem está boiando ler o básico de Teoria dos Jogos.

    malu

    Jesus me abana! Fala pro povo ler a teoria dos jogos pra ver o que vc vai ouvir… Esse governo tá a pé de comunicacão com o povo fio,não adianta esse negócio de mandar ler teses e tratados não, tem que usar rádio (tem não?) e tv (tem não?)… caso contrário, vão continuar apanhando.

Henrque Ribeiro

O artigo diz o seguinte:

"Art. 6º O orçamento previamente estimado para a contratação será fornecido somente após o encerramento da licitação, sem prejuízo da divulgação do detalhamento dos quantitativos e das demais informações necessárias para a elaboração das propostas.
§ 1° Nas hipóteses em que for adotado o critério de julgamento por maior desconto, a informação de que trata o caput constará do instrumento convocatório.
§ 2° No caso de julgamento por melhor técnica, o valor do prêmio ou da remuneração será incluído no instrumento convocatório.
§ 3° Se não constar do instrumento convocatório, a informação referida no caput possuirá caráter sigiloso e será disponibilizada estritamente a órgãos de controle interno e externo."

Portanto, os orçamentos sempre serão disponibilizados após o encerramento do processo licitatório. É a regra.
Nos casos em que o julgamento se der pela modalidade de maior desconto, esse orçamento prévio constará no edital da licitação. O que é lógico, afinal só se pode dar desconto sobre um preço previamente conhecido.
Nos casos em que os orçamentos não constarem no edital da licitação, por não se desejar que os licitantes tenham conhecimento prévio do valor orçado, esses orçamentos serão fornecidos aos órgãos de controle, que, logicamente, deverão manter sigilo acerca dos valores.
Encerrado o procedimento licitatório, acaba o sigilo, uma vez que o caput do Art. 6º afirma, categoricamente, que "o orçamento previamente estimado para a contratação será fornecido somente após o encerramento da licitação".

Não há previsão de sigilo eterno dos dados, como estão alardeando.

    francisco

    henrique

    como é difícil as pessoas entenderam coisas tão óbvias, não?

    esta é o pior efeito, a meu ver, do oligopólio midiático: a criação de uma nuvem turvando o entendimento da sociedade e, principalmente, a discussão de qualquer tema sem manipulações..

    tem horas que eu tenho vontade de me mudar pra júpiter.

    a mídia está emburrecendo o país. A quatão do sigilo na contratação é tão clara que fica impossível discutir com as pessoas ouvindo seus argumentos bovinos.

    Henrque Ribeiro

    Infelizmente, Francisco, vejo muita gente boa engolindo as versões da grande mídia sem o mínimo de senso crítico.
    Ou apenas criticam determinada informação quando essa diz respeito a assunto de sua especialidade.
    É desculpável e até saudável que as pessoas não tenham conhecimentos aprofundados acerca de todos os assuntos.
    Mas elas bem que podiam perceber que, se a imprensa normalmente aborda de forma superficial e mesmo equivocada os assuntos ligados a temas de seu conhecimento, o que impede que o mesmo se repita acerca de outros temas?
    O pior é que eu acho que o que mais me irrita é o fato de saber que a minha ficha só caiu há relativamente pouco tempo, e me ver meio que refletido nessas pessoas.
    Portanto, não perca a paciência, contrapondo argumentos a repetições vazias ainda podemos abrir os olhos de muitas pessoas.
    Um grande abraço, não desista, por favor.

    francisco

    apesar de tudo, jamais desistirei.

    sem patriotada, eu amo de paixão este país.

    e ele vai dar certo, já está dando certo.

    abs

    pelasmadrugadas

    O Brasil, outro dia ouvi este paradoxo "O Brasil é um país "condenado" a dar certo". Está se tentando fazer tudo dar certo pela lei de Murphy. E vai dar certo apesar da midia.

    Renato Lira

    Tamo junto, Francisco e Henrique.

    Afinal, somos brasileiros e não desistiremos nunca.

    Apesar dos vira-latas da mídia e seus bovinos manipulados e teleguiados.

    Abraços.

    @marisps

    Mais uma com vocês! :D

    sil

    Nuvem turvando o entendimento da sociedade,perfeito Francisco.

Empreiteiras, Sarney e emissoras de TV combatem a lei anti-cartel | ESTADO ANARQUISTA

[…] Do Viomundo […]

Rogério Leonardo

Eu não sei se é por ignorância ou má-fé, mas tem gente aqui que: ou não sabe ler e interpretar um texto, ou acha que a maioria das pessoas não sabe fazê-lo, ou ainda, o que é pior, nem se deu o trabalho de ler o texto da MP 527/2011.

Eu li e esta questão do sigilo no acompanhamento dos gastos da Copa e das Olimpíadas é mais uma mentira que está sendo espalhada como se fosse verdade.

Infelizmente, nada mais natural na postura dos grandes órgãos de imprensa do Brasil.

E, atestar esta informação é de uma simplicidade tão grande que assusta a incompetência do governo em não esclarecer o assunto para a população.

O fato é que ninguém levantou até o momento (não entendi o porque) que, na verdade, não existirá sigilo das informações para a população após a contratação dos licitantes pelo RDC.

Ora, o sigilo discutido no RDC (MP 527/2011) é garantido apenas numa fase anterior à realização da obra, ou seja, na fase da licitação, da competição entre licitantes, exatamente para evitar que as empresas possam combinar resultados em cima do custo da obra.

E, ainda é bom frisar, apenas até a apresentação das propostas por parte das empreiteiras participantes.

Após o término da licitação com a escolha do vencedor e antes do início das obras, não há nada que impeça que as informações sobre o custo total (que será fechado impedindo aditivos) se torne de conhecimento público, o que, aliás, esta na constituição e na lei de licitações e seria facilmente obtido em caso da impetração de um simples mandado de segurança contra a autoridade responsável.

O único ponto da MP 527/2011 que gera realmente algum temor é o parágrafo único, do art. 39, que autoriza os promotores dos eventos (FIFA e COI) a solicitarem alterações que não respeitem os limites da lei de licitações.

Mesmo assim, o fato concreto é que os projetos de execução (cadernos de encargos) são anteriores à própria escolha do país sede, pois são apresentados quando das candidaturas, portanto, o risco de mudança é muito pequeno, eis que o caderno de encargos já foi aprovado por tais entidades quando escolhem a candidatura vencedora, e, uma mudança em algo que já foi aprovado anteriormente teria de ser amplamente discutida com as autoridades do país.

Não há ataque algum à soberania do país e tal exigência é aplicada a todos os países que se dispõe a sediar tais eventos, basta uma breve pesquisa na realização de eventos anteriores para atestar tal fato.

Quanto a possibilidade de indicação de marca e modelo de bens a serem adquiridos pela administração pública ser uma medida que afete a concorrência das licitações, é mais uma balela de quem não entende de processo licitatório e não leu as alíneas do inciso I, do art. 7º, da MP 527/2011.

Primeiro é uma prática que já é usual na administração pública quando quer apresentar um bem como referência de qualidade. Explico: A administração quer comprar canetas esferográficas, para isso indica a "BIC" como referência de uma caneta de preço popular, porém, com qualidade para preencher os requisitos de qualidade pretendidos. Neste caso, o governo não está barrando outros concorrentes, apenas está indicando o referencial de qualidade.

Segundo, tem de haver uma justificativa fundamentada para a indicação, e a escolha está sujeita ao controle administrativo e judicial pelos próprios participantes da licitação. Ex. A administração pública indica a compra de "bombril", a fabricante da "assolan" pode questionar tal indicação comprovando que a qualidade dos dois produtos é similar, comprovada a similaridade entre a qualidade dos dois produtos, a fabricante da "assolan" estará apta a concorrer e poderá ganhar se oferecer menor preço.

Em suma, muito alarmismo para uma MP que na maioria dos pontos é amplamente favorável à administração pública.

Claro lobby das empreiteiras e ignorância de vários inocentes úteis que repetem notícias tendenciosas sem estudar ou entender do assunto.

    Renato Lira

    Alguns fazem por ignorância mesmo, manipulados pela mídia parceira das empreiteiras. Outros, caso da mídia, é por má-fé, por safadeza mesmo.

Lousan

fiquem tranquilos, ainda vao achar um jeito de fazer as coisas por baixo do pano…enqto nao houver punição e vergonha na cara, será assim sempre que houver dinheiro público no meio.

    francisco

    "enqto nao houver punição e vergonha na cara,",

    vc tem razão, mas isto não impede que as leis sejam aprimoradas.

    Por outro lado, se a mídia corresse atrás das alterações propostas no arcabouço jurídico, especialmente na dimunuição do número de recursos em processo judicial, poderemos ter mais rápido a punição a que vc se refere.

    resumo: muitas leis, muitas coisas a serem aprovadas no eterno aperfeiçoamento democrático.

    e o que temos: uma mídia desinformando com o objetivo de manter interesses imorais, como neste caso do cartel das empreiteiras.

    ou no caso assombroso de recursos utilizados pelo Pimenta Neves, por ex.

    Assim, cobremos da mídia o silêncio em relação às reformas no código de processo penal e outros.

    Renato Lira

    É verdade, principalmente enquando não houver vergonha na cara de imprensa, que quer a perman~encia do estado de coisas atual, para o benefício de empreiteras.

Guilherme Scalzilli

É necessário muito cuidado com as análises hegemônicas sobre o Regime Diferenciado de Contratações para as obras da Copa do Mundo no país. A esmagadora maioria dos comentaristas simplesmente não leu o projeto e se dedica a simplificá-lo no tal sigilo de orçamento, como se ele fosse uma proteção para corruptos.
Isso revela, na melhor das hipóteses, ignorância do funcionamento das compras públicas segundo a legislação em vigor. O conhecimento prévio do aporte financeiro reservado a uma compra permite aos licitantes combinar ofertas com antecedência ou disputá-la “de cima para baixo”, diminuindo valores irrisórios a partir do máximo estipulado.
Manter a previsão de gastos em segredo na fase concorrencial pode não ser um antídoto contra a safadeza, mas nada contribui para agravá-la. De fato, é quase irrelevante. A lei 8666 permite diversos instrumentos mais propícios à manipulação dos resultados. … http://guilhermescalzilli.blogspot.com/

    Klaus

    OK, mas só para a Copa e a Olimpíada por que?

    francisco

    desenhando:

    porque neste país existe uma mídia desclassificada e seguidores bovinos.

    se o governo for alterar tudo, no outro dia temos crises fabricadas uma após a outra.

    vc não conhece, certamente, nada sobre processo civilizatório. Mas, politicamnete, a coisa vai evoluindo de acordo com correlação de forças.

    Em 2007 mudaram os pedágios nas concessões daquela ´novas. Agora, o novo modelo vai sendo adotado, inclusive sendo tb aprimorado.

    No caso atual, com a nossa mídia e sua turma de leitores, o arco da sociedade para pressionar fica prejudicado.

    assim, alterá-se as leis em etapas. No presente caso, daqui dois anos a mídia gritará " governo corrupto pois não estendeu AINDA o procedimento pra outras licitações".

    É A CORRELAÇÃO DE FORÇAS, leitor da imprensa monopolista.

    francisco

    errata: "Em 2007 mudaram os critérios nas novas concessões de rodovias"

    "assim, alteram-se leis em etapas"

    Renato Lira

    Ô Klaus, muda o disco, moço.

    Panambi

    Ou o "cérebro"….

jose carlos de souza

É triste não poder dar um basta nas barbaridades da mídia golpista. A bandalheira da saúde do Estado de São Paulo não abre crise. Está tudo sendo investigado pelo Dr. Alckmim. Se voce do PT eram 10 semanas de crise e afrontas.

francisco

Outro caso de manipulação ocorreu no debate sobre a "Lei de acesso a informações públicas", ou seja, sobre o prazo que os documentos ficam sob sigilo.

A mídia, através de sarney e collor, tentaram convencer a nação que o problema estava nos arquivos dos governos destes senhores.

o que eles querem, a mídia, collor e sarney, é derrubar o alcance desta lei que, inclusive, abrange ongs, fundações, etc.

já imaginaram cionhecermos os contratos da fundação roberto marinho com o RJ, por ex., celebrados com verdas para controle ambiental?

cleber

Por um twitaco para pressionar o senado a aprovar a lei!! E vamos a luta p mostrar ao maior numero de pessoas do que se trata a lei, pq a midia nao vai mostrar nada que nao seja do interesse dela e das empreiteiras, compartilhar informacoes ja.

zico

seria normal o governador do rio sergio cabral viajar com toda familia na quinta feira num jatinho de eike batista para trancoso na bahia para festejar o niver de um mega empreiteiro que tem contrato de um bi com o estado ….tudo isso num mega resort para milionários….e no meio disso tudo cai um helicoptero….

Raul

O que é ruim para as empreiteiras na maioria das vezes é bom para o povo… E nesse caso é isso que esta acontecendo… Excelente matéria… Me sinto esclarecido…. Obrigado.

Zilda

Onde está o Procurador-Geral da República que deu logo seu pitaco "absurdo" sem conhecer o teor da MP? Ele já fez as devidas correções da bobagem que disse? Da minha parte, como cidadã brasileira, estou aguardando o pedido de desculpas por ter me deixado atônita e indignada( agitou minha adrenalina àtoa) confiando na indignação dele, como autoridade máxima do Ministério Público tão bem remunerado para defender a sociedade, pensando que ele estivesse com a razão. Essas "otoridades" precisam ter mais cuidado com o que dizem. Não podem sair por aí falando tolices sem compromisso com os fatos.

    Renato Lira

    É que estas "otoridades", o Procurador-Geral incluso, adora pagar um pau pra mídia vira-lata.

francisco

Azenha

O que grita neste caso é a comunicação social do governo. Fraquinha é termo lisongeiro. Bastava a Dilma, por exemplo, perguntar no palanque que ela sempre tem na condição de presidenta o por quê da União Européia adotar o sistema.

Por outro lado, lembram dos lobbies na época das concessões das rodovias? A mídia falava em "chaverização". E o que ocorreu na prática? Os preços foram inferiores àqueles adotados no tucanato. Em resumo: o modelo de 2007 virou referência.Ou seja, não dá mais para adotar aquele sistema do tucanato que gerou os pedágios que todo mundo conhece.

Assim, as empreiteiras estão preocupadas não somente com as obras da copa e, principalmente, com mudanças que poderão ser exigidas pela população no sentido de universalizar o sistema.

Aliás, se o sarney e a CBIC estão contra, tenho muitas dificuldades em achar que esles estão pensando no bem público.

Aliás, independente de concordarmos ou não com Belo Monte, vcs viram o "jogo pesado" das empreiteiras querendo manter o seu cartel?

Hccoelho

A voz do dono. Assim e o Pig em relação as empreiteiras.

Fabio SP

Gostei especialmente do trecho abaixo:

"Pelo RDC, somente a Federação Internacional das Associações de Futebol (Fifa) e o Comitê Olimpíco Internacional (COI) é que terão autoridade para pedir revisão de valores."

Cadê a soberaniiiiaaaaa!

    Gabriel

    E a alternativa é.. o Teixeira?

    Renato Lira

    Ué, que papo de "soberania" é esse?

    Os eventos Copa e Olimpíada são feitos por FIFA e COI.

    Não vi Alemanha, Inglaterra, etc, se sentirem ameaçados em sua soberania por praticarem o mesmo regime que o Brasil agora adota.

    Se oriente melhor, rapaz.

Marco

O que a mídia dominante não falará sobre esse assunto:

"Em primeiro lugar, chama a atenção o parágrafo único do artigo 39 da Medida Provisória (página 42 do texto), segundo o qual a FIFA ou o Comitê Olímpico Internacional poderão solicitar alterações nos obras sem limite algum de preço, sem respeitar o limite máximo de sobre-preço de 50%, previsto na atual lei de licitações (Lei 8.666/1993, art. 65, §1º).

Outro item absurdo é o artigo 7º da MP (pág 22 do texto), segundo o qual “a Administração Pública poderá indicar marca ou modelo” dos bens a serem adquiridos, o que representa claro impedimento à concorrência, e abre margem para o favorecimento a determinadas empresas.

Mas o item mais escandaloso da Medida Provisória sem dúvida é o §3º do artigo 6º (página 22 do texto), segundo o qual:

§3º – … a informação referida no caput deste artigo [ou seja, o orçamento previamente estimado para a contratação] possuirá caráter sigiloso e será disponibilizada estritamente a órgãos de controle interno e externo.

Ou seja: a população não poderá acompanhar o efetivo sobre-preço que ocorrerá nas obras da Copa do Mundo e Olimpíadas."

Fonte: http://www.divida-auditoriacidada.org.br/config/a

    Klaus

    Vais ganhar vários dedinhos pra baixo, Marco. Mesmo sem ler, o pessoal aqui já aprovou o sigilo, já que os blogs progressistas são a favor. Fiz algumas perguntas em meu comentário que não serão respondidas, mas dedinho pra baixo vou ganhar de montão. Acho legal os comentaristas da blogosfera defenderem tanto o governo, enquanoto os petistas lá em cima vão ficando ricos. E aqui embaixo,a base defendendo isto tudo.

    J Fernando

    Se as empreiteiras estão chiando, então sou a favor da MP.
    Se vc também está chiando, duplo favor para a MP.

    Panambi

    Peça para o Henrique Ribeiro desenhar o comentário dele para você, já que lendo vai ser difícil….

    Muchacho

    Klaus, em 8 anos tucanos teve fuga de 67Bi US$ no caso Banestado, privatarias aos montes, compra do 2o mandato, o país quebrou 3 vezes e entregaram ao metalúrgico a ponto de quebrar pela 4a vez.
    Em 8 anos de Lula, a casa foi colocada em ordem, não houveram privatizações, fizemos das maiores distribuições de renda da história via políticas sociais, o país ainda zerou dívida externa e tem 350 Bi US$ em caixa…..e aí vc vem me falar que os petistas enricaram e são corruptos ?? pelo seu raciocínio o Paulo Coelho vai ter que fazer um adendo ao título do livro dele: "Lula, o alquimista"
    Peloamor, meu senhor, tenha um pouquinho de senso crítico e pare de ler o PIG !!

    Renato Lira

    Mais um dedinho pra baixo, viu, Klaus?

    Não por voc~e ser reaça, pois é seu direito legítimo.

    Mas por sua voluntária escolha á desinformação, por deisseminar a desinformação, colaborando para o agravamento da alienação e o emburrecimento da manada de bovinos teleguiados pela mídia.

    Aliás, não vi tantas perguntas assim que você fez, pois você só faz uma, não vira o disco.

    Mas que você teve as respostas, você teve. Se não entendeu, tudo bem, a gente compreende, pois certamente seu cérebro foi travado pela leitura da mídia-latrina. Dve ser por isso então que você repete sempre a mesma pergunta.

    francisco

    "§3º – … a informação referida no caput deste artigo [ou seja, o orçamento previamente estimado para a contratação] possuirá caráter sigiloso e será disponibilizada estritamente a órgãos de controle interno e externo."
    destacando: "ou seja, o orçamento previamente estimado para a contratação]".

    Vc não percebeu que se trata da licitação, ou seja, contratação?
    Onde está escrito que o sigilo será eterno??????

    a indicação de marca ou modelo pode ser indicada em muitos casos sim. Procure se informar. Já imaginou se o arquiteto projeta o estádio com um certo modelo de assento? O que fazer? Procure ver em publicação de licitações que vc verá que, em certos casos, vc não pode fugir desta especificação arquitetônican técnica, etc.

    O que vc está querendo manter é o discurso de empreiteiras que amam combinar preços.

    Aliás, se o parágrafo terceiro é tão ruim, vc poderia nos explicar o por quê de ser adotado na UE?

    Henrque Ribeiro

    Olha só Marco, na interpretação de uma lei você não pode interpretar um parágrafo sem considerar o conteúdo do artigo em que o mesmo está inserido.
    O artigo diz o seguinte:

    "Art. 6º O orçamento previamente estimado para a contratação será fornecido somente após o encerramento da licitação, sem prejuízo da divulgação do detalhamento dos quantitativos e das demais informações necessárias para a elaboração das propostas.
    § 1° Nas hipóteses em que for adotado o critério de julgamento por maior desconto, a informação de que trata o caput constará do instrumento convocatório.
    § 2° No caso de julgamento por melhor técnica, o valor do prêmio ou da remuneração será incluído no instrumento convocatório.
    § 3° Se não constar do instrumento convocatório, a informação referida no caput possuirá caráter sigiloso e será disponibilizada estritamente a órgãos de controle interno e externo."

    Portanto, os orçamentos sempre serão disponibilizados após o encerramento do processo licitatório. É a regra.
    Nos casos em que o julgamento se der pela modalidade de maior desconto, esse orçamento prévio constará no edital da licitação. O que é lógico, afinal só se pode dar desconto sobre um preço previamente conhecido.
    Nos casos em que os orçamentos não constarem no edital da licitação, por não se desejar que os licitantes tenham conhecimento prévio do valor orçado, esses orçamentos serão fornecidos aos órgãos de controle, que, logicamente, deverão manter sigilo acerca dos valores.
    Encerrado o procedimento licitatório, acaba o sigilo, uma vez que o caput do Art. 6º afirma, categoricamente, que "o orçamento previamente estimado para a contratação será fornecido somente após o encerramento da licitação".

    Não há previsão de sigilo eterno dos dados, como estão alardeando.

    alberto silva

    Primeiro: poderão solicitar alteração…e não exigir!!! E aproposta da MP vem justamente aperfeiçoar a Lei 8666 no que é necessário, ou seja, sua argumentação é Falha.
    Segundo: a alteração propondo marca ou modelo é importante pois passa-se a trabalhar tb os critérios de qualidade do produto, envolvendo tecnolofgia e inovação. A concorrência tb pode e deve se restimulada par quem quer inovar e melhorar seus produtos, meu caro.
    Terceiro: Uai, se os órgãos de controle interno e externo estarão sempre a par dos orçamentos e valores, pq a população não terá acesso? Eu, com certeza, vou ficar na cola do meu deputado e do meu senador, para serem meus fiscalizadores no processo.
    FRacquinho vc, meu caro.

João Cesar

Se as empreiteiras estão contra, então a lei é muito boa para o país.

SILOÉ -RJ

E agora que a coisa vai ficar PRETA, com o lobby das empreiteiras no senado, adivinha quem foi pro bolso???
Sarney & cia ltda.!!!

"CHEGOU A HORA DESSA GENTE BRONZEADA MOSTRAR SEU $$$$$$ VALOR Ô Ô!!!

Antônio de Sampaio

Esse medida desses governo incompetente e despreparado vai é aumentar a já estratosférica roubalheira dessa gente que está no poder.

    jose marcos

    É pelo visto voce não entendeu nada Sr Antonio, provavelmente a União Européia tem mais roubalheira que no Brasil pois la este procedimento é normal. Tenho uma sugestão para evitar a roubalheira Sr Antonio: é só chamar a turma do PSDB de São Paulo que cuida das licitações do Roboanel e do metro, que são serissimas!!!!!!!!!!!!!!!!

    Renato Lira

    Sampaio, você errou na matemática. Os tucanos estão no poder em SãoPaulo há muito mais de 9 anos.

    Renato Lira

    Concordo com o Sampaio, este governo incompetente e despreparado vai aumentar sua estratosférica roubalheira.

    Vide agora os escândalos da saúde, o da Alstom, os pedágios extorsivos, etc…

    Além de incompetentes e despreparados, os tucanos são corruptos de alta plumagem.

    ABAIXO OS TUCANOS, DESPREPARADOS, INCOMPETENTES E CORRUPTOS.!!!

    E VIVA O SAMPAIO!!!

Dourado

eu era contra o sigilo, mas agora, com estes esclarecimentos, o sigilo é mesmo muito recomendado

parabéns pelo esclarecimento

    Renato Lira

    Se dependesse da imprensa, Dourado, você não teria esclarecimento algum.

Klaus

Se é assim, por que só para, especificamente, estas obras, justamente estas? Por que nestes 9 anos de governo petista tal medida não foi implementada? Por que, reitero, só agora e para estas obras? Hidrelétricas, pontes, casas populares, reformas de rodovias não têm esta regra. Por que, então, justamente para as obras da Copa e das Olimpíadas há este "sigilo". Se é tão bom, então o governo errou estes anos todos ao não implementar tais medidas em outras obras. Ou governo petista acerta quando faz e também quando deixa de fazer?

    jose carlos de souza

    Pera lá Klaus, o governo está se dispondo a melhorar e você quer cobrar o passado. Então pergunta porque o FHC não teve essa idéia. Parece que é do contra. A tendência é melhorar as coisas. Esse seu papo é o mesmo dos neoliberais da mídia, contra o PT tudo.

    Klaus

    A pergunta mais importante não foi respondida: por que SOMENTE as obras referentes às Olimpiadas e à Copa do Mundo estarão no RDC? Para ALINE, pergunto se nos governos estaduais do PT também será implantado o regime especial. Para o JOSÉ CARLOS, pergunto se a intenção é sempre melhorar, por que não ampliar para todas as obras e não exclusivamente para estas duas situações.
    Tem caroço debaixo deste angu.

    H. C. Paes

    O PDT, da base, já pediu que o RDC seja aplicado a todas as compras federais. Se o governo vai apoiar a proposta, não sei.
    Acho má-fé tua, esse argumento de "Se é tão bom, por que não fazer para todo mundo?" É natural que qualquer mudança de paradigma seja testada numa esfera mais confinada, e para isso as obras para os eventos esportivos são ideais, porque terão grande visibilidade e escrutínio e consagrarão o modelo, caso funcione, abrindo caminho, inclusive junto à opinião pública, para que o modelo seja aplicado às demais esferas. Até porque as obras de infra-estrutura em escala nacional ultrapassam em muito a escala das obras dos jogos, e envolvem, ao longo dos anos, valores muito maiores. As empreiteiras estão provavelmente preocupadas não com os jogos, mas com a possibilidade de o modelo vingue e acabe o oba-oba delas.
    Se não tivesses tanta má-fé na origem de teus argumentos, perceberias que o governo botou a cara para bater e assumiu um risco enorme ao propor o RDC como alternativa à 8.666, uma lei respeitadíssima e, a despeito de fragilidades reconhecidas por especialistas, considerada um marco legal de proteção da coisa pública. Por que um governo com seis meses de existência mexeria nesse vespeiro se não achasse que sua proposta tem méritos suficientes para ser submetida a uma prova de fogo como as obras dos jogos? Não teria sido mais fácil fazer o jogo das empreiteiras? Se o governo meter os pés pelas mãos nos preparativos para as Olimpíadas, vai ser queimado em praça pública!
    O modelo não é perfeito. O Brasil possui as táticas de corrupção ativa e passiva mais sofisticadas do mundo. O que vai acontecer é provavelmente os dados vão vazar do TCU e as empreiteiras vão se cartelizar de qualquer jeito. E aí espero que todo mundo se lembre que o TCU e os TCEs são cabides de políticos conservadores. O Lula não emplacou um nome no TCU durante seu governo. Mas, pelo menos, o RDC pode ser o mote para que se faça a limpa também nos órgãos de controle externo.

    Panambi

    O caroço tá no teu cérebro, tucaninho! Segue o endereço de casa: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

    Cuidado pra não se perder novamente, mas se for o caso, berra de novo que te ajudamos…

    Klaus

    Argumentação da sua estatura, parabéns.

    Panambi

    Argumentação?? Realmente, neste caso, eu desisto. Se as suas participações são consideradas ARGUMENTAÇÕES, então tô fora, caro "sobrinho do tio"….

    Klaus

    Continuam da sua estatura. Novamente, parabéns.

    Panambi

    Oh! Que coisinha "mais amor"…..

    Renato Lira

    Klaus, meu desinformado Klaus, permita-me lhe esclarecer.

    Todos os países que sediam eventos da FIFA ou do COI, fizeram o regime diferenciado de licitações.

    Todos.

    Alemanha, África do Sul, Inglaterra na próxima Olimpíada. Este regime é também chamado "Sistema Inglês", pois dá mais agilidade, controle e transparência aos processos licitatòrios.

    Aliás, muitos países estão adotando este regime para todas as licitações.

    E há interesse do governo em adotar para todas as licitações este processo, em substituição à burocrática e nebulosa lei 8666, tão querida pelas empreiteiras.

    O caroço, Klaus, tá no angu dessa estranha parceria empreiteiras-mídia.

    Klaus

    Se todos os países que sediam eventos da FIFA ou do COI fizeram regime diferenciado, por que só agora tal lei foi proposta? Por que não desde o princípio. Há quantos anos sabemos que as Olimpiádas e a Copa serão no país?

    Renato Lira

    Justamente por que os eventos serão sediados no Brasil, Klaus.

    Aliás, como bom desinformado pela mídia, você não sabe que este projeto do RDC está na Câmara desde maio de 2010.

    Porque a imprensa não lhe informa isso.

    Portanto, não tem essa de "tal lei foi proposta só agora".

    E não foi votado antes por resistência da oposição, grande aliada das empreiteiras.

    Como voce vê, Klaus, ler apenas a imprensa-latrineira leva o indivíduo ao desconhecimento, á desinformação, à ignorância, expondo-os a micos e a ter de ser esclarecido por, digamos, adversários ideológicos.

    Continue acessando este site, Klaus. Aqui você terá todos os esclarecimentos que precisar, mesmo que a contragosto.

    Panambi

    Concordo, os esclarecimentos vêem, mas e cérebro pra processar? Acho que o caso é perdido….

    Panambi

    Corrigindo: acho não, tenho certeza!

    José

    Sim.

    Aline C Pavia

    E os contratos dos governos estaduais, especialmente de MG e SP, não teria errado também estes anos – décadas – no molde de contrato para licitações e obras públicas?

    Rogério Leonardo

    Já que quer respostas, então toma.

    a) Vai ser aplicado nestas obras porque são as obras que terão grande visibilidade, e, finalmente, o governo resolveu contrariar um dos "lobbies" mais fortes da república.

    b) Sim, até agora este governo e todos os outros da história do Brasil atenderam prontamente ao "lobby" das empreiteiras (que doam tanto para o PT quanto para o PSDB) em detrimento do interesse público.

    c) Não, o governo petista não acerta quando faz ou deixa de fazer, ele acerta quando faz diferente dos outros tão viciados quanto ele em muitas condutas que são ruins para a administração pública.

    d) Neste sentido, melhor fazer o certo depois de ter feito o errado durante anos do que continuar errando, ou você é contra medidas benéficas para a administração pública só porque são adotadas pelo PT?

    Será que dá para parar com esse climinha da FLA(PT) X FLU (PSDB) e discutir o assunto sob a ótica do interesse público.

    Panambi

    Caro Rogério, sugiro que você desenhe, somente lendo ele não vai entender….

    SILOÉ -RJ

    Essas obras são fiscalizadas pelo TCU e quando se encontra algo ilícito, para-se a obra até resolver o problema.
    Com as obras da copa não se terá tempo para isso, daí algumas medidas preventivas.

Archibaldo S Braga

Por acaso o porco pig defende o Brasil????? Braga

Empreiteiros & PIG S/A « Ficha Corrida

[…] Entendendo o noticiário: Empreiteiras combatem a lei anti-cartel | Viomundo – O que você nã… […]

Entendendo o noticiário: Empreiteiras combatem a lei anti-cartel | Hemerson Baptista

[…] o noticiário: Empreiteiras combatem a lei anti-cartel June 21, 2011Leia matéria do site Vi o Mundo […]

Marcelo de Matos

No Brasil a prática corriqueira é a formação de lobies para pressionar o governo. O PIG pressiona diretamente em benefício de seus interesses ou indiretamente, atendendo a "apelos" de empresas.

José do Ceará

Quem é mais pilantra ? As empreiteiras ou o PIG ?

    Renato Lira

    Difícil….

    SILOÉ -RJ

    Os dois.

Renato Lira

O mais incrível, e absurdo, nesta história é o comportamento da mídia, que, voluntariamente na maioria dos casos (Folha, Estadão, etc.) e por pura má-vontade em outros (caso da incível campanha de manipulação feita pela ESPN), agem em companhia com as empreiteiras para detonar a MP 527.

Da Folha, do Estadão e do resto da mídia-latrina seria normal não se esperar outra coisa senão a mentira, a manipulação, a leviandade. É claro que ela vai estar sempre contra qualquer ato do governo e tentará desqualificar ações de moralização, dizendo que é justamente o contrário. Quando o negócio é para dar mais seriedade e transparência, lá vem o PIG e diz que "o governo que esconder, acabar com a transparência, etc. e tal".
CONTINUA

Renato Lira

CONTINUANDO

Lembram quando o PIG tentou convencer o mundo que quando a Dilma falou em "acelerar", ela queria "travar" a investigação contra o filho do Sarney?

Para o PIG, dependendo de sua conveniência e por causa da mediocridade intelectual de seus seguidores teleguiados, até a semântica pode ser manipulada, e "acelerar" passou a significar "parar". Para es empreiteiras, a parceria da mídia neste jogo sujo cai como uma luva.

Agora, o mais lamentável é a ESPN, que se arroga em dizer que "é diferente, independente", entre outros quetais, entra no balaio da mídia-latrina, com as mesmas práticas sujas, sórdidas e levianas da imprensa golpista, manipulando a notícia, linchando reputações (com a ridícula e odiosa prática de "denunciar" os deputados que votaram a favor da MP, divulgando seus nomes, como se fossem criminosos). Além da também manjada prática de inistir na mentira para ver se ela vira verdade.

CONTINUA

    FrancoAtirador

    .
    .
    80% da Entertainment and Sports Programming Network (ESPN)

    pertencia à rede norte-americana American Broadcasting Companies,Inc (ABC),

    que depois foi comprada pela Capital Cities Communications,

    que, por sua vez, foi adquirida pela The Walt Disney Company.

    Os outros 20% da ESPN são da Hearst Corporation, também dos EUA.
    .
    .
    Precisa dizer mais alguma coisa ?
    .
    .

    Renato Lira

    É vero, Atirador.

    E pra arrematar, firmou há pouco parceria com o Estadão.

    Realmente, não precisa dizer mais nada.

    SILOÉ -RJ

    Exatamente isso, aliáis diante da grande desmoralização do Pig vários deles estão se camuflando por aí para tentar equilibrar as finanças.

Renato Lira

CONTINUANDO

E, pra piorar, sempre que se quer detonar o governo, como faz o PIG, a quem a ESPN recorre? Ao famigerado Contas Abertas, ONG ligada ao PPS, que só faz denúncias contra os governos do PT, que nunca fala nada de irregularidades de governos tucanos (nenhum pio sobre Itaquerão do Kassab, do mineirão do Aécio, etc), além de ter diretores seus envolvidos no mensalão do DEM aqui em Brasília, com gravações do Durval molhando a mão dos caras e tudo.

Postura ridícula e inescrupulosa dos "sabichões e donos da verdade da ESPN", que tem me irritado profundamente como espectador do canal e como cidadão.

CONTINUA

Renato Lira

CONTINUANDO
E o pior é que, mesmo desmentida em seus argumentos furados, um por um, como fez o Cãndido Vacarezza ao vivo na ESPN, deixando dois analistas do canal constrangidos no ar, por suas "verdades" caírem por terra, ainda sou obrigado a ouvir um apresentador falar as mesmas bravatas e dizer que "o governo recuou".

É o novo mote da mídia golpista, pescado pela ESPN, para manter sua campanha de má-fé e manipuladora: 'O governo recuou". Uma pérola de um prócer do golpistas, Janio de Freitas, da Folha.
Quando foi pega na mentira, que, como sabemos, tem pernas curtas. Quando a manipulação da verdade miou, o PIG se saiu com essa nova bravata de "recuo" do governo.Porém não disse do que, como e onde o governo recuou, se a MP é a mesma, sm uma vírgula de alteração.

Na verdae foi o PIG e seus jornalistas-latrineiros que recuaram, que se factóide caiu, viram-se expostos em sua manipulação e sua mentira e, para tentar dar outra volta na verdade, disse que foi "o governo que recuou".

É mole?

CONTINUA

Renato Lira

CONTINUANDO

Há muito que observo alguns profissionais da ESPN usando e abusando de factóides da mídia golpista para atacar o governo. E isso me entristece e revolta, pois por algum tempo fui por eles enganado, acreditando que a ESPN era realmente uma alternativa ao lixo jornalístico que grassa no Brasil.

E, tristemente, admito que são farinha do mesmo saco do lixo jornalístico tupiniquim. Claro que há exceções. Porém, a ESPN em geral não merece mais minha credibilidade.

Pois, acima de tudo, detesto me sentir enganado.

Este episódio manchou definitivamente para mim a reputação, agora revelada enganosa, de seriedade jornalística e honestidade intelectual da ESPN.

    Klaus

    Renato, me corrija se eu estiver errado: você gosta dos jornalistas da ESPN quando eles questionam o governo tucano paulista, como estão fazendo hoje em relação a Copa em São Paulo? Basicamente, você gosta deles quando concorda com as críticas?

    SILOÉ -RJ

    O caso dos hospitais em São Paulo é tão escandaloso que não dava nem pra emendar, já que o esparadrapo sumiu faz tempo.

    Renato Lira

    Corrigindo você, Klaus, eu gosto quando não sou enganado, quando vejo jornalismo honesto, com interesse da sociedade acima de interesses específicos e com honestidade.

    Já concordei com várias críticas à atuação do governo em relação às obras da Copa, ao apoio ao Ricardo Teixeira, etc. Como concordo se ela criticar o governo paulista, mineiro, do DF, etc.

    Basicamente concordo com a crítica justa. Porém vou sempre criticar quem, de forma oportunista e desonesta, pinça trchos de um texto, manipula e inventa um factóide por pura má-fé, para fazer uma escandalização do nada. E, pior, critico, e critico mesmo, alguém que, quando desmentido, insiste na mentira, inventando outra mentira, na mais baixo nível jornalístico.

    E não concordo em recorrer a uma instituição com ligações políticas com a oposição, com ficha suja e que só fiscaliza um lado.

    Basicamente é isso, Klaus.

Polengo

Sempre que o "mal" (folha, globo, óia, estado) ataca em conjunto, eu deconfio que a verdade é o contrário.

ricardo silveira

Vamos aguardar para ver se vai prevalecer os interesses das empreiteiras ou do povo brasileiro. Com o Congresso que temos, tenho dúvidas.

    Hc.coelho

    E com o PIG.

SILOÉ -RJ

E NÃO PODERIA SER DIFERNTE, ELES VÃO BRIGAR ATÉ AS ÚLTIMAS PELO "LEITINHO DAS CRIANÇAS"
E temos que ficar preparados MAIS AINDA, para as greves e quebra -quebra do setor, tipo "JIRAU" apoiadas pelos SINDICATOS DE PELEGOS, que atingirão em cheio as obras do PAC, das hidroelétricas, de infra – estrutura, minha casa minha vida e aeroportos etc….
Sugiro a Dilma caso as empreiteiras daqui se recusem, a contratar as empresas de outros países como EUA ou EUROPA que com certeza ficariam felicíssimas pela oportunidade, já que estão todas matando cachorro a grito.
APOSTO QUE FICARIA MAIS BARATO!!!

    cleber

    Se o governo quisesse dar um cheque mate na imprensa golpista e nas empreiteiras lesa patria, bastaria abrir concorrencia internacional, e aí sim veríamos a competencia prevalecer, empresas alemas ou japonesas (vide o que ja fizeram depois d terremoto e tsunami) como foi dito por comentarista aqui do blog. Agora…tem que ver se o governo quer o mesmo que nós nao é? Porque a conta pós eleicoes com essas empreiteiras deve ser bem alta, e aí temos o governo tendo que manter sob controle varios tumores: PMDB o come come de cargos, as empreiteiras e empresas doadoras de campanha cobrando a fatura via agiotagem criminosa e a imprensa lesa patria…

    Marcelo

    Criar emprego pra estrangeiros, ao invés de criar para brasileiros. Essa propostas é a cara do PSDB!

Yes we créu !!!

O Sr. Juca Kfouri perdeu varios pontos comigo ao se declarar contra a lei anti-cartel. Ele usa o argumento absurdo de que a sociedade tem o direito de saber o que estah pagando, como se isso nao fosse garantido na proposta de lei. Um argumento primario, que nao se sustenta. O mais engracado eh que no seu programa ele pergunta quem eh tambem contra a lei e alguem responde que o Sarney eh contra. Juca entao fica meio sem graca e balbucia algumas idiotices. Lamentavel.

    Renato Lira

    Há muito tempo Juca Kfouri perdeu meu respeito como jornalista. Há muito tempo.

    Renato Lira

    Juca Kfouri, como jornlista, já perdeu meu respeito há muito tempo, meu caro. Há muito tempo. Para mim, não passa de um criador de factóides, manipulador de notícias, porta-voz de mentiras inventadas pela mídia, disseminador do mau jornalismo.

    Flávio Sereno

    Tentei postar a matéria da Carta Maior no blog dele e foi apagada. Protestei duas vezes e nada, tudo apagado. Minha única dúvida ainda é o quadro comparativo do Chico Alencar (PSOL-RJ), que tá no blog do Juca. Gostaria de um contraponto, o que em parte, achei no blog do Brizola Neto (PDT-RJ) que pode ser acessado no link abaixo.
    http://www.tijolaco.com/que-historia-e-essa-de-li

Eder Sosua

Gostaria que vocês permitissem o compartilhamento com o ORKUT, como faz o CAF. Cheguei até a mandar e-mail, mas, não obtive resposta. Grato.

FrancoAtirador

.
.
Toda vez que mídia oligárquica utilizar, nas manchetes,

as palavras "sigilo" ou "segredo", em relação ao governo,

pode ter certeza que há um cartel, por trás, patrocinando.
.
.

Deixe seu comentário

Leia também