No dia 15, quarta-feira, os deputados estaduais de Mato Grosso aprovaram lei de banimento do amianto no estado. MT é o quinto estado brasileiro a proibir a fibra cancerígena. Isso já é lei em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
por Alline Marques, no Olhar Direto, via Top News
Os deputados estaduais derrubaram o veto do governador Silval Barbosa (PMDB) ao projeto de Lei nº 678/08, que proíbe, em Mato Grosso, o uso de produtos que contenham quaisquer tipos de amianto ou asbesto. A partir de agora, materiais como caixa d’água deverão ser substituídas devido aos sérios riscos que o mineral pode provocar danos à saúde do cidadão.
O projeto também prevê a proibição de quaisquer outros minerais que, acidentalmente, tenham fibras de amianto na composição. Por ser barato e resistente ao calor e ao fogo, ele é muito usado para fabricação de tetos e pisos, além de canos, tetos, freios, porém podem provocar sério riscos ao cidadão e quando inalado pode provocar doenças respiratórias, tais como: câncer de pulmão e no peito, e asbestose, uma doença que causa falta de ar e pode levar a problemas respiratórios mais graves.
O amianto é amplamente produzido e usado no Brasil, apesar de alguns esforços isolados para se banir a substância. O Brasil é o terceiro maior produtor e exportador de amianto, que é vendido para países como Colômbia e México. O país também é o quinto maior consumidor do produto. As 11 empresas que trabalham com o produto empregam mais de 3,5 mil pessoas diretamente e movimentam R$ 2,5 bilhões por ano.
O projeto havia sido vetado no começo deste ano e agora deverá se tornar lei no estado, servindo de exemplo para outras entidades federativas.
Comentários
Everildes Rocha
Prezados,
Não acredito o que li sobre os comentários de vocês. O banimento do amianto nada mais é do que uma briga econômica, agora sim, o Brasil é muito atrasado mesmo por falta de conhecimento. A caixa d’água pode até comer se quiser, o grande problema é por inalação. Façam uma visita a ETERNIT e conheçam todo o processo antes dos comentários leigos.
Thiago
Só pra avisar, Mato Grosso do SUL proibiu o amianto há mais dez anos. Para para a maioria dos brasileros esse estado nem existe… deixa estar… Não precisam citar.
Eduardo Raio X
Até que enfim! Justiça seja feita de uma vez por todas!
Valter
Os deputados baianos bem que poderiam se espelhar neste bom exemplo, para propor e aprovar projeto de lei banindo o amianto também entre nós, beneficiando a saúde de milhões de cidadãos e das gerações futuras. Faltam-lhes coragem e compromisso com nossos interesses!
Beto Lima
Azenha..,
Na condição de navegante assíduo do seu blog, sinto-me no direito, pois: é que eu estou precisando emagrecer "com saúde".
Grato pela AJUDA
Beto Lima
Olá Azenha.
Não querendo ser chato, mas prá mudar um pouquinho de assunto.
Você pode passar prá mim o e-mail daquela gatinha que está fazendo propagando do VITALIPO, no banner aqui desta página?
prometo que vou me comportar.
AAAHH
Daquela outras três juntinhas também tá?
Respeitosamente agradeço……
Abçs;
Waldir Ferreira
Ótima notícia para os monopólios estrangeiros que produzem a fibra sintética. O terrorismo venceu mais uma batalha e o Brasil caminha pra ficar dependente em mais um setor!
Valdeci Elias
Tambem é uma pessima noticia, pro setor da saude. Pois vai diminuir a quantidade de efizema e cancer pulmonar. Os hospitais vão perder muitos clientes.
Felipe
O fato é que muita grana está rolando, e muita gente sendo paga.
Felipe
Que absurdo.
Gabriel
O único lugar do mundo em que o amianto não é considerado cancerígeno é em Goiás.
Marco Araujo
Li na internet que o Senador Demóstenes tem muita simpatia com o amianto, tanto é que levou pelo braço até o STF um dono de mina desse mineral em Goiás para uma entrevista com o Gilmar Mendes.,
Veja este link: http://www.blogdoatheneu.org/blog/?p=6733
Jorge
Que boa notícia, ainda não é o ideal, mas, não podemos nos esuqecer que estamos no Brasil, onde quase tudo é muito atrasado
Julio Silveira
Parabens Azenha, tu és um combatente deste veneno para o cidadão desde a primeira hora.
E com satisfação que vejo a multiplicação das proibições até que o ultimo governo permissivo perceba que será politicamente incorreto manter isso na vida das pessoas, e poderá perder votos por isso.
Deixe seu comentário