Neder, sobre saída dos cubanos: Ministério da Saúde se curva aos interesses das entidades médicas e grupos privados que combatem o SUS
Tempo de leitura: 2 minpor Carlos Neder, especial para o Viomundo
A decisão do governo cubano de encerrar sua cooperação no Programa Mais Médicos é um ato de grandeza de uma Nação que suportou até o limite as grosserias e a ingratidão do governo Temer e do presidente recém-eleito, induzidos por preconceitos vindos de entidades médicas e outras representativas do que há de mais retrógrado em nosso país.
Na contramão do que deseja o povo brasileiro, que respeita, admira e se afeiçoou aos médicos cubanos e de outros países que, solidariamente, vieram nos ajudar a garantir acesso universal e assistência de qualidade no SUS.
Chama a nossa atenção o posicionamento do Ministério da Saúde e mesmo de entidades que perfilaram conosco no Movimento da Reforma Sanitária ao abordar o rompimento de forma burocrática, como se fosse um mero problema de substituição de peças de uma engrenagem que vai parar de funcionar.
Estamos falando de seres humanos, de princípios humanitários e de solidariedade colocados acima de diferenças ideológicas ou de outras naturezas.
Um padrão de comportamento que nos envergonha, de quem se curva a interesses corporativos e de grupos econômicos que atuam no mercado privado da saúde e combatem o SUS, tentando rever seus princípios definidos na nossa Constituição.
Diante de tamanho absurdo só nos resta agradecer à República de Cuba, ao povo cubano e aos médicos que participaram dessa ação humanitária e pedir desculpas em nome do povo brasileiro.
Além disso, dizer que estaremos em todas as frentes de batalha para honrar o exemplo que vocês nos deram e a história daqueles que também no nosso país dedicaram e dedicam suas vidas à luta contra o autoritarismo, em defesa do SUS e de uma sociedade justa, solidária e participativa.
*Carlos Neder é médico e deputado estadual (PT-SP)
Leia também:
Apoie o VIOMUNDO
Como Bolsonaro mente e manipula ao falar sobre salário de médicos cubanos
Comentários
Rivellino
PT?
Mais Médicos?
PT vive de clichês publicitários elaborados por marqueteiros. Nada espontâneo. Mas apenas um frio slogan (tal qual “Dononinho Vale por Um Bifinho”/Ou o: “Fiat Touro: Brutalmente Lindo”).
Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Eis:
0. “Coração Valente”
1.
“A Copa das Copas”
2.
“Fica Querida”
3.
“Impeachment Sem Crime é Golpe”
4.
“Foi Golpe”
5.
“Fora Temer”
6.
“Ocupa Tudo”
7.
“Lula Livre”
8.
“eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].
9.
“O Brasil Feliz de Novo”
10. “
Lula é Haddad Haddad é Lula”
11.
“Ele não”.
12.
“Haddad agora é verde-amarelo” [rsrsrs].
13.
ÁGUA PARA TODOS” (kkkkk).
É o tal de “me engana que eu compro”.
O Petismo vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários.
PT é vigarista.
PT?… kuá, kuá, kuá!
Fernando Carneiro
Assino embaixo.
Deixe seu comentário