Depois de tocar fogo no paiol do PT, se tornar ídolo da extrema-direita e aparecer no programa de Bolsonaro, Cid Gomes diz que Haddad é o melhor candidato
Tempo de leitura: 4 minComparei os dois nomes que estão no 2º turno. O Haddad é infinitamente melhor que o Bolsonaro. Eu não quero me vingar de ninguém. Para o Brasil o menos ruim é o Haddad. Por isso penso que seria melhor que ele ganhasse. Cid Gomes, o Muy Amigo, no Facebook
Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes, fala a verdade que o PT não aceita. Locutor da propaganda eleitoral de Jair Bolsonaro na TV
Da Redação
Depois de tocar fogo no paiol do PT, em evento que deveria impulsionar a candidatura de Fernando Haddad no Ceará, Cid Gomes, irmão do candidato derrotado Ciro Gomes, do PDT, escreveu no Facebook que prefere Haddad a Jair Bolsonaro.
Os irmãos Gomes ajudaram a reeleger Camilo Santana (PT) ao governo do Estado, que comandam politicamente. Cid elegeu-se senador.
No primeiro turno, o Ceará foi o único estado em que Ciro Gomes venceu.
Teve 40,96% dos votos válidos, contra Fernando Haddad com 33,11% e Jair Bolsonaro com 21,75%.
O evento foi organizado para ajudar Haddad a conquistar os votos de Ciro. Há indícios de que Bolsonaro pode avançar em território cearense. A taxa de votos brancos também pode aumentar.
Com seu discurso, em meio a bate boca com petistas, Cid Gomes levantou a bola para Bolsonaro, que utilizou trechos da fala em sua propaganda eleitoral na TV.
Apoie o VIOMUNDO
O ataque de Cid Gomes ao PT foi reproduzido em massa nos noticiários de rádio e TV. Gerou memes difundidos pela extrema direita, onde o senador eleito se tornou uma espécie de herói por um dia.
Dificilmente Cid faria o discurso de improviso. Provavelmente a fala foi combinada com o irmão Ciro, que viajou para a Europa depois do primeiro turno.
Ciro acredita que teria condições de vencer Bolsonaro no segundo turno se comandasse uma frente de esquerda.
Porém, está certo de que foi torpedeado pelo ex-presidente Lula, que não teria aceitado ceder a cabeça de chapa ao PDT.
O vice de Bolsonaro, general Hamilton Mourão, aproveitou para alfinetar: “A esquerda só é unida na cadeia, porque é obrigada a andar junta”.
“Vamos ter o Cid dando uma declaração explícita sobre a minha candidatura porque ele sabe o risco do (Jair) Bolsonaro ser presidente”, afirmou o candidato Fernando Haddad depois do imbroglio.
Porém, as duras palavras de Cid Gomes colocaram em dúvida a aliança suprapartidária pretendida por Haddad e, na prática, beneficiaram muito mais a campanha de Jair Bolsonaro:
Trechos:
Nós temos duas alternativas. Uma é a gente fazer de conta… Futebol é isso mesmo. Tem dois turnos e no segundo turno a gente tem de escolher. Para mim, tudo bem.
Se é essa a alternativa, eu estou disposto, como aquele beija-florzinho da fábula do incêndio, a botar uma gotinha de água no bico e levar para apagar o incêndio.
Se é essa a alternativa, muito bem. Podem ter certeza. O meu partido já tomou uma deliberação.
Ora, eu já votei no Eunício (Oliveira). Para votar no (Fernando) Haddad, eu voto com muito mais prazer.
Agora, se a gente quer, daqui do Ceará, dar um exemplo para o Brasil, aí tem de haver outra coisa. Estão faltando treze dias. Deus construiu o mundo em seis. Tudo bem que Deus é Deus.
Mas dobrando o tempo, seria possível a gente tentar daqui do Ceará dar um exemplo para o Brasil como as coisas deveriam ser feitas.
E aí eu não sei. Porque também não cabe a mim, cobrar mea culpa de ninguém.
Eu conheço o Haddad, é uma boa pessoa. Mas aí fica para algum companheiro do PT que me suceda aqui na fala, que se quiser fazer um exemplo para o país, tem de fazer um mea culpa.
Tem de pedir desculpas, tem de ter humildade e reconhecer que fizeram muita besteira.
Não admitir o mea culpa, os erros que cometeram, isso é para perder a eleição e é bem feito.
Vocês deviam… o teu tipo, que acha que fez tudo certo… Quem junto com ele acha que fez tudo certo…. Vão… Muito bem, muito bem.
Pois vão, vão, vão e vão perder feio. Vão perder feio porque fizeram muita besteira. Porque aparelharam as repartições públicas. Porque acharam que eram donos de um país, e o Brasil não aceita ter dono.
Quem criou o Bolsonaro foram essas figuras. Quem criou o Bolsonaro foram essas figuras que acham que são donas da verdade, que acham que podem fazer tudo, que acham que os fins justificam os meios.
Muito bem, eu me calo, eu me calo numa boa. Não sei porque me pediram para falar antes. É para fazer faz de conta?
Lula, o que? Lula tá preso, babaca. Isso é o PT. E o PT desse jeito merece perder. Só para rimar.
Se vocês estivessem… babaca, vai perder a eleição. É isso aí. É esse sentimento que vai perder a eleição.
O Brasil está numa encruzilhada, e dela pode sair um mal terrível para o Brasil, terrivel. Que pode colocar em risco a liberdade das pessoas. A liberdade das pessoas de se expressar, de fazer sua opção de vida, qualquer que seja ela.
Do outro lado, tem um candidato, que é sério, bem intencionado, ama o Brasil, carrega um fardo pesado nas suas costas.
Mas não vou mais falar disso. Estou falando a vocês para que compreendam. Engulam, os que me tiverem atenção, engulam. Façam mais esse sacrifício. Nunca mereceram. Nunca deram nada em troca.
Agora, faltando seis meses, quatro meses para a eleição, eu convidei a Dilma para ser senadora, candidata aqui no estado do Ceará. Eu convidei.
E o Lula impediu que ela viesse, porque queria que o Eunício (Oliveira) fosse eleito aqui no Ceará. O Lula. O Lula.
Muito bem, amigos e amigas que me têm atenção. Vamos relevar mais uma vez. Mais uma vez, vamos relevar.
Nós sempre fomos democratas. Nós nunca queremos ser hegemônicos. Nós sempre compartilhamos o poder.
Quer prova maior: eu votei no PT em Sobral, e o PT teve um prefeito de Sobral com todos os méritos, que é José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, porque o PDT votou no ‘Veveu’.
Eu votei e o Camilo só foi governador — com todos os méritos que ele tem — porque também não teria escolhido se ele não tivesse talentos, não tivesse competência, não fosse amigo verdadeiro do povo, porque o PDT compreendendo momentos políticos e sem ser partido hegemônico, apoiou a candidatura do Camilo.
Veja também:
Requião diz que Bolsonaro escolheu para o Brasil papel subalterno, com mão-de-obra semiescravizada
Comentários
maria nadiê rodrigues
Ciro, independente do que fizera em prol do PT, e fez, sobretudo em defesa de Dilma ao tempo do impeachment, como pré-candidato, era dócil em relação a Lula. Disse repetidas vezes em entrevistas, antes de Temer dar o golpe, que com Lula ele declinaria de suas intenções. Porém, na sequência, que entendia ser errado Lula se candidatar, mas permitir que outros tivessem oportunidade. Falava , inclusive, que por uma eleição, ele poderia pôr seu nome no lixo da História. Era assim.
Depois, já mais entusiasmado, foi mudando. E mudava ao sabor dos ventos, como agora.
Lógico que Cid Gomes fez o que mandara o mano europeu de ocasião. Cid fez o trabalho sujo do fujão, que ele, sim, tá jogando seu nome no lixo da história.
O destempero de Cid Gomes serviu a quem?
Esquecem-se os Gomes o que representa Lula para milhões de nordestinos. No Ceará, até por terem os Gomes um entendimento político forte com os governos petistas, sabe a população mais pobre do que fizeram Lula e Dilma por ela. Portanto duvido que pelo menos parte substancial dessa gente deixe de votar em Haddad, porque Cid Gomes, como um bêbado, decidiu dar um show de militante político desavergonhado, sem princípios, desavergonhado, infeliz.
Bom mesmo que em Haddad essa patacoada não tenha encontrado eco. Haddad não é um vagabundo, mas um homem talhado para não sair de sua performance de ser educado e manso para uma guerra de jumentos.
Julio Silveira
Essa sua posição é a tipica de quem fala em nordeste hoje, mas esquece que o nordeste já elegeu Sarneys, Toninhos malvadezas, e outros como o Collor e a maioria dos anões orçamento, todos baseado em presentes, em bondades, que se desvanecem na falta de cidadania. Alguns desses o PT foi atrás, depois de anos de oposição ferrenha e ferrada.
Essa tua posição burra como tu atribui a outros em momento de arrogancia ou quiça sentimentalismo de vingativo é tipica de quem acredita que só com militancia cega e surda, fechada para sentimentos externos, basta para se ganhar eleições. Não sou petista, não sou pedetista, muito menos Boçal ignariano, mas eleitor democrata e livre, e sim tenho também diversas criticas ao que se tornou o PT, o que está aí, e foi gente como vc que fez isso, mas nenhuma critica ao PT utopia ao do inicio, até o advento com sua posse por Lula.
Edmundo de Oliveira
Esqueça o seu projeto pessoal de se tornar presidente do Brasil, com certeza vc não terá apoio de nenhum petista.
Lukas
E quando o PT apoiou alguém a presidência?
Julio Silveira
É dificil ter que concordar com alguem como o Lukas, mas as evidencias mostram que nesta ele esta coberto de razão. Rsrsrs.
Julio Silveira
Só se justifica essa enxurrada de criticas ao que disse o Cid Gomes por vivermos esse momento eleitoral que foi tornado esdruxulo por uma serie de fatores justamente citadas por ele.
E o que ele fala não deixa de ser verdade, e suas recebidas criticas provam que os nobres petistas não gostam de contestação. Quando interna expurgam, que foi quando fizeram o pacto com o diabo para a tal governabilidade e queriam obrigar a todos a agazalhar como se seu passado tivesse qe ser esquecido, da mesma forma que criticam o FHC quando pede que esqueçam o que ja havia escrito. Se critica vier de fora é esse deus nos acuda de hostilidades para marginalizar o critico, mas quem se pegar a esses ultimos tempos petistas com honestidade verão hipocrisia, ambiguidades, e outras fraquezas, que dão direito a qualquer um lucido, terem, sim, muitas criticas ao partido que não deveriam querer calar.
Eduardo
Em terra de cego, quem pouco enxerga acaba se matando! É o caso do Cid Gomes. Pobre cegueta!
Douglas Araújo
Pobre povo que depende de uma elite dessas. Esse Bolsonaro é um cagalhão. Até parece que os filhos dele iriam numa guerra contra a Venezuela ou contra a Bolívia. Como o povo é trouxa. Acredita em todo tipo de bravata e conversa para boi dormir.
O Ciro não precisa de ninguém para derrubar ele, pois ele faz isso sozinho. Fala muito e não pensa para falar.
Kalil
Com amigos como estes, quem precisa de inimigos?
A democracia definha perante a marcha fascista e os únicos que poderiam frear este avanço se unem para nada lhe oferecer, apenas ganância, covardia, sede de poder e traição, vão com Deus
Orlando Furioso
O Cid Gomes falou alguma mentira? O PT está se devorando por dentro. Gosta de exigir autocrítica dos outros e estereotipar o pensamento alheio. Agora que tem boas chances de ser derrotado e voltar ao que sabia fazer melhor, ser oposição, vai ter tempo para se repensar, a um alto preço…
Joel Miranda
“Algoritmos” aterradores
Lembram-se todos, semanas antes do primeiro turno, Haddad vinha crescendo nas pesquisas e já ameaçava Bolsonaro!
Na véspera da eleição, os institutos de pesquisas davam números próximos, Bolsonaro na frente.
Terminada a contagem dos votos, verificou-se que Bolsonaro teve mais votos do que aqueles previstos pelos institutos, quase ganhou no primeiro turno!
Já nos dias seguintes verificou-se que houve uma chuvarada de “fake” nas mídias sociais, que indicavam os possíveis motivos daqueles resultados.
Muitas hipóteses mais foram levantadas.
Surgiu no cenário o nome de Steve Bannon, marqueteiro de Donald Trump, que estaria assessorando a campanha de Bolsonaro. No programa de ontem o PT questiona.
Por acaso, estou lendo o livro “Homo Deus – Uma breve história do amanhã”, do historiador Yuval N. Harari, livro interessante e intrigante, que ”prevê” o domínio do homem por “sistemas”, através dos já famosos “algoritmos”.
Ele fala dos avanços já feitos pelo Google e outros, do conhecimento e da manipulação de dados dos clientes das redes sociais, através do Facebook e outros.
Está lá escrito, páginas 342 e 343:
“Um estudo recente encomendado pela nêmese do Google – o Facebook – apontou que já em nossos dias o algoritmo do Facebook é melhor do que amigos, pais e cônjuges como juiz de personalidades e disposições humanas. O estudo foi conduzido com 86.220 voluntários que tem conta no Facebook e que …”
“Na verdade, em alguns campos os algoritmos do Facebook sairam-se melhor do que a própria pessoa.”
Continua, “Numa observação mais sinistra, o mesmo estudo implica que, nas próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos, o Facebook poderia saber não só as opiniões políticas de dezenas de milhões de americanos, como também quais entre eles representam os votos críticos que podem fazer a diferença e como esses votos podem ser mudados.”…
“Como o Facebook poderia obter esses dados políticos inestimáveis? Nós lhe damos essa informação, e de graça.”
Bingo! A eleição de Bolsonaro pode estar sendo conduzida pelo “sistema”, assim com foi o de Trump!
Não por acaso, dois direitistas loucos!
Os brasileiros equilibrados poderão modificar o resultado já previsível?
Joel
Cláudio
:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando:
#13
#13Haddad
#Haddad13
#Haddad13eManuela
#Haddad13omelhorparaoBrasileosbrasileirosebrasileiras
.:. ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * * * * * * * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ * * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas, ou seja : SEM VASELINA) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * * ♥ ♥ ♥ ♥ * * * * * * * * * * * * * ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
????????????????????? ::
.:. ????????????????????? :.:
Jardel
Gostaria de saber por que o Cid Gomes não fez esse discurso de traíra que fez no comitê do PT, ANTES das eleições.
Primeiro ele se beneficiou com os votos dos lulistas para se eleger senador, apoiou o candidato do PT para o governo do CE, que alias, venceu. Seu irmão chegou a dizer que se fosse eleito presidente daria indulto para o Lula, e depois de eleito senador vem fazer esse barraco patético?
Por que ele não saiu gritando “o Lula tá preso” antes da eleição???
Péssima hora para sair do armário… Será que ele está se preparando para pleitear um carguinho no governo do Bolsonazi? O Bozo já o colocou em sua propaganda eleitoral. Só falta Cid declarar apoio ao fascista.
Eeee Brasil… sempre dando cabeçadas.
Carlos
Isso aí é mais uma cortina de fumaça para o capitão fugir dos debates.
Imagina esse capitão comandando uma tropa numa batalha, na hora que o pau começa a quebrar ele sai correndo que nem uma franguinha assustada.
Cóó có có cóó có có!
a.ali
os “irmãos” mostraram bem a que vieram… ciro surfando nos 12% dos votos e acreditou nas pesquisas que poderia ir p/segundo turno e, inclusive, derrotar o bolsoNERO, otário ou mt. esperto ou manipulado até as pedras sabem à serviço de quem ele estava e está!
Josa
Dois turnos existe prA QUE O POVO OPTAR ,agora é haddad,Cyro tem quer defenir se é ppps.psdb,pdt,ou ele quer ser aceito pelos lindos olhos de pimdamonhagaba
Freitas
PT vive de clichês publicitários elaborados por marqueteiros. Nada espontâneo. Mas apenas um frio slogan (tal qual “Dononinho Vale por Um Bifinho”/Ou: “Fiat Touro: Brutalmente Lindo”). Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Eis:
0.
“Coração Valente”
1.
“Fica Querida”
2.
“Impeachment Sem Crime é Golpe”
3.
“Foi Golpe”
4.
“Fora Temer”
5.
“Ocupa Tudo”
6.
“Lula Livre”
8.
“eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].
7.
“O Brasil Feliz de Novo”
8.
“Lula é Haddad Haddad é Lula”
9.
“Ele não”.
10.
“Haddad agora é verde-amarelo” [rsrsrs].
PT é vigarista. Vive de mitos publicitários.
É o tal de: “me engana que eu compro”.
Stalingrado Lula da Silva
É isso aí, Ciro Jeirissati não falha, faz merda atrás de merda.
#HaddadSim
#EleNao
Gilberto José Muniz
Se vivo, o grande Brizola, colocaria Ciro e Cid em cognição de dúvida! Em que pese admitir estar ao lado do PT, suas palavras desmentem definitivamente. Cá comigo, lembro deo episódio de Cristo….Quanto queres para para apresentar o que se diz filho de Deus? O resto tomo mundo sabe.
Hudson
Certamente foi o PT que causou a 2ª guerra mundial, a guerra no Iraque, o golpe em Honduras (2009) e depois o golpe no Paraguai (2012).
O primeiro turno já passou, mas tem gente que não percebeu.
zé
Lembrando que ele só apareceu no programa do Coiso porque os Coisinhos editaram o vídeo, tiraram de contexto e só usaram as partes que lhes interessava.
Acho que é importante mostrar com isso como Coiso e Coisinhos distorcem discursos, argumentos, vídeos de forma que lhes beneficiem e sem nenhum compromisso com a verdade.
Não sejamos nós (esquerda) iguais a eles e façamos análises tacanhas de cobranças e questionamentos legítimos.
Lukas
No fundo, a única coisa que o PT aceita que pessoas e partidos façam é abaixar a cabeça e se submeter às vontades e determinações de Lula. Vão morrer sozinhos, depois de eleger Bolsonaro. Se tivessem optado por Ciro estariam no próximo governo. Mas querem ser sempre os protagonistas.
Hugo Oliveira Teixeira
Os irmãos Gomes são de um egoísmo insuportáveis. Invejosos, arrogantes e prepotentes.
Ele critica o PT dizendo que já perdeu e o falastrão do seu irmão ganho o que?
Jardel
Haddad teve 29% dos votos, Ciro teve 12%…
Por que o PT deveria apoiar Ciro para presidente?????
Se o Ciro tivesse um pouco de bom senso teria apoiado Haddad já no primeiro turno!
E o PDT provou que não tem bom senso quando anunciou que não fará campanha para Haddad, por estarem pensando em 2022…
Ora!!! Então vão permitir a instalação do fascismo, pura e simplesmente pensando em se eleger mais adiante?
Quem garante que haverá eleição “ao final” do governo fascista de Bolsonazi ?
E o POVO, como é que fica nesses “”4 “” anos ???
Cretinos!!!!!
Lukas
Jardel, você pergunta por quê? Você viu as pesquisas?
zé
Isso, queridos petistas. Continuem ignorando o anti-petismo – ele tá aí, elegerá Bolsonaro, independente de o considerarmos legítimo é o que está movendo a opinião do país e as armas que o PT está usando não estão sendo eficazes.
Ciro pode ser “insuportável ” para alguns, mas é um líder de reconhecimento nacional. Haddad foi massacrado pelo anti-petismo em casa, no primeiro turno, depois de fazer a melhor administração que a prefeitura de São Paulo viu em anos.
Continuem a olhar para o golpe e ignorar que Dilma – outra lider criada pelo deus Lula, a primeira – não teve força política para se manter no cargo. Tratem tudo como culpa dos outros. Ignorem que o governo dela não teria sido melhor que de Temer.
Ignorem as pesquisas que mostravam que Ciro venceria Bolsonaro no segundo turno, enquanto Haddad ficaria, na melhor das hipóteses, empatado.
Atribuam a perda do segundo turno ao discurso de Cid Gomes, à não subserviência dos Gomes e do PDT ao clubinho de vocês.
Esse comportamento não só vai eleger Bolsonaro – e a culpa é principalmente de vocês – mas torná-los cada vez mais desacreditados e incapazes de jogar o jogo democrático, marcados à ferro em brasa com a pecha de corruptos, incapazes de dar a sociedade uma resposta e engolidos por seus erros.
O comportamento de vocês, por consequência, ameaça o fim de mais um curto período de democracia no nosso país.
Votarei em Haddad, mas muitas pessoas que respeito votarão nulo.
Deus olhe por nós todos.
Deixe seu comentário