Dom Andrietta: Votar em quem? Em quem tem histórico em favor de trabalhadores, idosos, sem teto e desempregados
Tempo de leitura: 3 minVotar com lucidez
por Dom Reginaldo Andrietta*, no portal da CNBB Regional Sul 1
O destino do Brasil, por muitos anos, estará sendo decidido nas eleições que se aproximam.
Muitíssimos eleitores, no entanto, desinformados sobre os reais interesses que estão em jogo, correm o risco de fazer escolhas sem conhecerem suficientemente e analisarem criticamente os candidatos, seus partidos, quem os financia e seus projetos.
Muitos candidatos vendem uma imagem que não corresponde à sua identidade real, à função que postulam e ao tipo de gestão que a nação necessita.
Para muitos deles, o processo eleitoral se reduz ao marketing. O debate com a participação direta dos eleitores é raro. Até mesmo grande parte de comunidades cristãs se omite dessa responsabilidade.
São escandalosas as posturas alienadas de muitos cristãos e as adesões a um candidato à presidência que dissemina violência, ódio, racismo, homofobia e preconceito contra mulheres e pobres.
Ele utiliza falsamente as temáticas do aborto, gênero, família e ética; faz apologia à tortura, à pena de morte e ao armamentismo; e é réu por injúria e incitação ao crime de estupro.
Ele e outros candidatos usam o “nome de Deus em vão”, o que é censurado na Sagrada Escritura, conforme o Livro do Êxodo 20,7.
Manipulam a religião. Não amam a justiça. O livro da Sabedoria os adverte: “Haverá investigação sobre os projetos do injusto, o rumor das palavras dele chegará até o Senhor e seus crimes ficarão comprovados” (Sb 1,9).
Apoie o VIOMUNDO
Frente a esse contexto, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou uma cartilha sobre as eleições, na qual manifesta preocupação com as polarizações que culminam em ódio.
Por meio dessa cartilha, a CNBB chama a atenção para a importância da convivência democrática, do respeito ao próximo, do pluralismo sadio e do debate político sereno.
“A polarização de posições ideológicas, em clima fortemente emocional, gera a perda de objetividade e pode levar a divisões e violências que ameaçam a paz social”, diz a CNBB nessa cartilha.
Guiando-se por ela, a Diocese de Jales lançou um folheto que conclama os eleitores a “uma participação mais consciente e responsável nas eleições”.
Esse folheto apresenta critérios para a escolha de bons candidatos, afirmando que os bons políticos são conhecidos especialmente por seus compromissos com a classe trabalhadora.
Votar, então, em quem? Em quem “possui histórico de ações em favor dos mais necessitados: crianças, adolescentes, jovens, trabalhadores, idosos, sem teto e desempregados”.
Se o candidato postula a reeleição, que o eleitor tome em consideração como ele se posicionou nas reformas dos dois últimos anos, que prejudicaram a classe trabalhadora.
O critério do candidato ser do município ou da região não é prioritário. O eleitor deve conhecer bem seu histórico de vida e seu programa de trabalho, e ver se tem lutado em favor dos trabalhadores e do bem comum.
Reconheçamos a importância do debate respeitoso sobre esse assunto em todos os ambientes, especialmente nas comunidades cristãs, afinal Cristo nos confia a vida em sociedade, afirmando que seus seguidores devem ser “sal da terra e luz do mundo” (cf. Mt 5,13-16). Ele mesmo atribui prioridade a essa missão, dizendo: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça” (Mt 6,33).
O destino saudável do Brasil depende de nossa opção em defesa do que é verdadeiramente justo.
Saibamos, então, fazer escolhas lúcidas nesta eleição, entendendo que estão em jogo, basicamente, dois projetos: um deles é da classe trabalhadora, em favor do bem comum.
Se fizermos outra escolha sofreremos ainda mais. Por isso, estejamos atentos! Deus nos responsabiliza.
Por Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales
Jales, 19 de setembro de 2018.
Leia também:
Haddad, em entrevista exclusiva: Saúde será prioridade nacional
Comentários
Josiel
Triste ver quem podia falar a verdade se acorvardar triste mais por suas palavras vc vai ser julgado ninguém aguenta mais corrupção chega
Simon Moreira de Araújo
Que Padre vendido…até acho válido pregar a democracia e orientar sobre os reais valores. Mas foi totalmente tendencioso, falou de um que faz apologia a tortura e responde por crime de incentivo ao estupro. Por que não falou também de apologia ao aborto? Citou um versículo que diz que haverá investigação sobre o injusto, porque não comentou também que devemos abrir o olho pois o injusto já foi investigado e um possível injusto está sendo indiciado por mais de 30 crimes dentre eles desvio, lavagem de dinheiro… Como admirar alguém assim… Vale ressaltar que a própria bíblia diz para não confiarmos nos falsos profetas. Não digo isso por defender o Haddad, digo porque faltou imparcialidade e mais verdade. Se tiver um pingo de humildade, cite também que esse candidato que o senhor direcionou em suas palavras com o que trabalha em prol do pobre, apoia os gay e os incentiva-os, que prometeu bolsa pra trans maior que o bolsa família para os mais pobres, que prometeu soltar os criminosos que cometeram pequenos delitos. Padre, faltou imparcialidade e com base nas suas palavras, sim, você é vendido!
Carlos de Hollanda
Esses alienados pretendem instalar o fascismo no país apoiando esse bandido despreparado até para um debate. Mentes que pensam jamais apoiariam essa aberração de candidato!
Jose
Sera que ele sabe que a vice do Haddad e comunista? Sera que ele sabe que eles são contra os cristãos? Sera que ele sabe como foi na urss, se não sabe devia pesquisar, ou visitar a china, a coreia, cuba….
Donizette A. Rodrigues
Sou católico mas a cada dia que passa amo mais os evangélicos, porque e muito triste ver um líder católico com este pensamento. BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS!
LEOCÁDIA
É muito triste mesmo. E este não é o pensamento da CNBB. Acho qu este Don Reginaldo não poderia estar falando em nome da CNBB . Esta é uma opinião dele, como cidadão e não da igreja . Da minha igreja Católica Apostólica Romana, que me ensinou desde criança o direito pela vida e os valores da obra mais sagrada que Deus fez: A FAMÍLIA.
Cléo Allena
Elienai, todos aqueles que apoiam e defendem quem defende a tortura, promove o ódio e a intolerância cospe nas feridas no corpo de Cristo, torturado, crucificado e assassinado. Todo aquele que apoia o fascismo é cúmplice do demônio em pede de cordeiro. A paz do Senhor esteja contigo. O Senhor está entre nós. Amém.
Elienai Pinheiro Santos
neste momento é um momento de escolhas….
Contra ou a favor do aborto?
Contra ou a favor da legalização das drogas?
Contra ou a favor que a prostituição se torne uma profissão?
Contra ou a favor de que a pedofilia não seja mais crime, e que uma criança de 12 anos já pode ter relações sexuais com adultos de qualquer idade?
Contra ou a favor de que textos que combata o homossexualismo sejam tirados de circulação, inclusive a Bíblia?
Contra ou a favor de que uma dupla homossexual possa entrar em qualquer igreja, e exigir ser casado pelo líder religioso, e se assim não o fizer será preso e sem fiança?
Um que o pilar de sua campanha é o líder da maior quadrilha de corrupção da história deste pais ou o outro em que o pilar de sua campanha é DEUS,FAMILIA E NAÇÃO?
Você prefere um que tem 32 processos de corrupção ou um que não tem nenhum processo por corrupção, apenas um vindo da Maria do Rosário por incitação ao crime de estupro, onde na ocasião ele estava defendendo a redução da maior idade penal para crimes hediondos como foi o caso na época do estuprador e assassino CHAMPINHA, e do outro lado estava Maria do Rosário dizendo que ele (Champinha) era apenas uma criança inocente vitima sociedade?
Contra ou a favor da erotização de crianças a partir de 6 anos de idade nas escolas através de livros e vídeo de homossexualismo e sexo hetero (kit gay)?
Contra ou a favor de que quem tem que ensinar valores éticos e morais e religiosos é a escola e não a FAMILIA? …..
eu poderia cansar os meus dedos de digitar milhares de motivos pelo qual jamais votaria nos partidos de ideologia esquerdista, e milhares para justificar o meu voto no Bolsonaro
BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS!
Carlos de Hollanda
Kit gay não existe! Essa aberração de candidato, que não tem competência para debater nem com um animal, inventa mentiras e iludidos acreditam!
Deixe seu comentário