Morvan Bliasby rebate artigo de Wanderley Guilherme dos Santos: “Infame acusação a Lula”

Tempo de leitura: 2 min

Foto oficial do presidente Lula/PR

por Morvan Bliasby, especial para o Viomundo

Sobre o texto do eminente articulista Wanderley Guilherme do Santos, aqui postado (Prioridade de Lula é esmagar Ciro), tecerei uma pequena digressão e tentarei, por mais que difícil possa, me ater ao tema.

Via de regra, não comento textos desses naipe, onde, num gesto descompensado, desproporcional, odioso e ad hominem, o articulista tenta imputar ao aludido as mazelas e diatribes eventualmente sofridas pelo eventual agredido, quando, na verdade, o pretenso aludido se desqualificara a cada declaração ou gesto.

Ora, sou tão cearense quanto o palrador Ciro. E conheço seu jeito de governar. Mas não me deterei nisso, haja vista tentar, mesmo lançada a isca da discussão sem propósito, evitar a destruição de reputações.

Basta dizer que o sr. Ciro Gomes nada fez para se contrapor à prisão injusta, covarde, cretina e claramente golpista de Lula. Pelo contrário, até coonestou-a.

Quem agiu de má-fé fora Ciro, sempre, e não Lula.

Quisesse  e/ou tivesse discernimento e honra, teria lutado por Justiça, pelo Devido Processo Legal, ilustre ausente, sempre, e não para tirar alguém do páreo, pária se mostrando. Homens lutam por ideias, jamais por dividendos de qualquer monta.

Fora Ciro quem se desnudara, sr. Wanderley.

Não inverta as coisas, à guisa de fidedignidade perante a história. Lula padece de todos os defeitos de um político, haja vista sê-lo e em um país onde sem [e mesmo com] coalizões seja impossível se governar.

Apoie o VIOMUNDO

O Lula conciliador é, antes de tudo, uma necessidade e algo que o forjou, ao cabo. Noutras ocasiões, além de conciliador, como se já falara, transbordou de boa-fé (a tal de Lei da Ficha Limpa [dos tucanos] que lho diga, bem como a investidura em funções no Golpiciário de pessoas sem a menor integridade moral para tanto…).

Mas ninguém pode lhe imputar de destruir pessoas, reputações, conspirar. Isso não é do conciliador Lula.

Quem sofre LawFare é Lula e quem não combate ilegalidades é o maior dos pecadores; é omisso e prevaricador.

A verdade vencerá, sr. Wanderley.

Ajudemos Lula, fiquemos do lado certo da história, pois, malgrado se possa pensar em maniqueísmo político, ora no Brasil, combater as agressões aos direitos básicos é revolucionário.

Nosso inimigo é quem nos suga o Pré-Sal, Alcântara, destruiu nossa indústria naval, fez água ao acordo de transferência de tecnologia com os suecos, perdoa dívidas milionárias de bancos, etc., não Lula.

Conclamando a combater do lado certo, como faz D. Marluce.

Leia também:

PT diz que Ministério Público Estadual de São Paulo está a serviço do PSDB

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Reginaldo Monteiro Pinheiro

Achei ótimo a esquerda ir até o fim so para mostrar ao Brasil e o mundo como funciona nossa democracia. ( Lei aqui é coisa secundária).

    Ditador

    Nossa democradura. Nossa país é uma piada mundial. Nao é so o Neymar que todo mundo tira o sarro no mundo inteiro, é do nosso povo mesmo.
    Nao minha opiniao nao deveria existir na cabeça do povo esquerda e direita, mas somente o que é certo e o que é errado. Se o povo apoia a esquerda ou direita mesmo estando errada esta tudo errado com o povo, nao é um problema só de corrupçao politica.
    Nao sei se consegui explicar, mas por isso apoiar gente errada e inescrupulosa porque é de direita ou esquerda, dá nisso no que deu nossa justiça. Uma justiça ridicularizada no mundo inteiro.
    O Alckimin nao vai ganhar nem a pau. se preparem para mais um golpe da direita.

Ibsen Marques

A candidatura Lula teve a função pedagógica de escancarar o golpe iniciado no pré eleição de 2014. A conjuntura política mostra que Dilma ganhou, mas não levou, acossada e intimidada que foi por todos os lados do golpe. Finda a candidatura Lula, coisa certa desde seu lançamento, restaría-nos parar o Brasil, o que não ocorrerá pela fragilidade atual a que estão submetidas esquerda e movimentos sociais. O processo eleitoral e a eleição carecem, doravante, de legitimidade. Haddad, se eleito, vencerá, mas não levará, como Dilma. Considerando que 80% do parlamento golpista concorrerá a reeleição, Haddad não terá, como teria Lula, respaldo para cortar as três cabeças do Leviatã: Grande mídia, judiciário e mpf. O Leviatã está livre, portanto, para aprofundar a ditadura oligárquica.

Eloi Freitas

O Ciro fala muita M. e depois se ferra por falar demais. Ninguem tem culpa que ele tem a lingua solta. Se ficasse quieto conseguiria o apoio dos petistas, nao o do pt, mas dos eleitores do Lula.

Jandui Tupinambás

Parece que Wanderley está pondo pra fora todo seu recalque que nasceu a partir do momento histórico em que o PT colocou o PDT em seu devido lugar.

Só Freud explica estes ataques pessoais e falta de pontaria no momento em que os inimigos estão do lado de lá e o maluco atirando para o lado de cá.

Nilson Moura Messias

O blog “ocafezinho” frio, fraco e seu editor Miguel do Rosário, e o “intelectual” que previu o golpe de 64, Wanderley Guilherme e, de maneira moderada “conversa afiada” de Paulo Henrique Amorim. Acham que o Ciro Gomes, é Lula, e o PDT é o PT. Inverteram as bolas, ora! O líder em todas as pesquisas é Lula. O partido de maior prestígio é o PT. Então, por seus méritos, quase que reproduziu aliança de sempre, PT, PSB e PC do B. O PDT e PSOL sempre lançaram candidatos. Que façam suas campanhas e boa sorte. Voto na chapa Lula/Haddad/Manu.

Paulo Werneck

O PT e o Lula traçarem táticas para vencerem eleições é próprio e correto dos partidos políticos. De forma semelhante o PDT e o Ciro traçaram táticas. Não acredito que o Lula queira destruir o Ciro nem que o Ciro queira destruir o Lula. Isso é sandice. O fato do Ciro não ter obtido os apoios que almejava só significa exatamente isso: não tem densidade política ou competência para obter esses apoios. E se não os tem é por sua própria incapacidade. Não de terceiros. Ridículo o artigo do senhor Wanderley.

Brasileira

ARRE: já estava ficando horrorizada com a falta de enfrentamento à fase de escrita desequilibrada do “nobre professor”. Parece que assumiu a personalidade do candidato que tanto defende. Grata Morvan pela lucidez retornar ao debate!

    Morvan

    Brasileira (29/08/2018 – 20h08)

    … Grata Morvan pela lucidez retornar ao debate!

    Bom dia. Brasileira, eu quem agradece pela sua pugna pelo bom debate.

    Saudações “#LulaLivre, #HaddadÉLula, #ManuÉLula, democracia, paz e Justiça“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal, seja Livre. Use GNU-Linux.

Marcos Videira

Aos que criticam o Prof. Wanderley, é recomendável lembrar a entrevista dada a Nassif pelos dirigentes do PT. Uma coisa é o justíssimo “LULA LIVRE”, outra coisa é o simulacro “HADDAD Presidente”.

“No entendimento dos estrategistas do PT, montar uma frente de esquerda e entregar a cabeça de chave a alguém de fora do partido seria jogar fora o protagonismo futuro do PT.”

“Se o Judiciário explicitar o estado de exceção e negar o registro, nesse caso lançar-se-á um candidato do PT que será a sombra de Lula. Terá que ter personalidade, lealdade, e, ao mesmo tempo, se limitar a ser o intermediário da palavra de Lula. Na campanha, ele falará em nome de Lula e dirá que todas suas decisões são decisões de Lula.”

    Morvan

    Marcos Videira (29/08/2018 – 17h14)

    Aos que criticam o Prof. Wanderley, é recomendável lembrar a entrevista dada a Nassif pelos dirigentes do PT…

    Boa noite.
    Marcos Videira, não se trata de mera crítica, pejorativamente falando. É uma réplica a acusações profundamente injustas, tanto por não ser o vezo de Lula, as coisas que a ele atribuem, como pelo próprio fato de Ciro não ter lutado para o Devido Processo Legal. Lutar por Direito é estar acima de interesses pessoais. Ciro sucumbiu e se apequenou e Wanderley é um grande articulista, mas nessa não “mandou bem” mesmo.
    Saudações “#LulaLivre, #HaddadÉLula, #ManuÉLula, democracia, paz e Justiça“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal, seja Livre. Use GNU-Linux.

Eduardo

Oportuno Morvan! Antes de qualquer crítica ao Prof. Wanderley Guilherme, gostaria de manifestar preocupação haja vistas à sua intelectualidade, simplicidade e sinceridade ao expor suas opiniōes e pensamentos, indispensáveis para enriquecer o dialogo e o conhecimento no campo social e politico brasileiro. As pouco tempo,estranhei a ênfase que o professor vinha dando à ideia de que o plano B do PT deveria ser amplamente divulgado fosse A ou B o ”poste” de Lula. O professor garantia que Lula não seria candidato. Ora! Todos criticamos as convicçōes sem provas! O professor pareçe não ter gostado disso! Mas isso é tão facilmente superável que faz parecer ser grave o outro motivo que o professor não quer expor! Dá para me fazer entender?

    Morvan

    Eduardo (29/08/2018 – 15h34)

    … faz parecer ser grave o outro motivo que o professor não quer expor! Dá para me fazer entender?

    Boa noite.
    Eduardo, obrigado. Sim, dá demais para se fazer entender. E o pior da história é que candidatos que querem Lula fora do páreo não entendem ou fingem que não, que o eleito padecerá de atroz falta de respaldo, afinal, só se elegeu por terem alijado o líder da disputa.
    Saudações “#LulaLivre, #HaddadÉLula, #ManuÉLula, democracia, paz e Justiça“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal, seja Livre. Use GNU-Linux.

Elena

Obrigado, sr. Morvan, por suas palavras em defesa de Lula. O sr. Wanderley merece nosso respeito, mas nas suas críticas ao Lula pisou feio na bola. Sou grata a Lula por tudo que ele fez por esse país e pode fazer muito mais, por isso meu voto é dele ou de quem ele indicar, no caso, Haddad. Pra mim é Lula ou Haddad!

    Morvan

    Elena (29/08/2018 – 13h39)

    … O sr. Wanderley merece nosso respeito, mas nas suas críticas ao Lula pisou feio na bola. Sou grata a Lula por tudo que ele fez por esse país… Pra mim é Lula ou Haddad!

    Cara Elena, obrigado. Eu reiterei no enunciado do texto de que não replico esta modalidade de texto, ou seja, agressão em vez de mérito, e, por meu turno, nada de desmerecer o sr. Wanderley. Considero-o um grande articulista, mas, na questão cita, ele tem sido infeliz.
    Saudações “#LulaLivre, #HaddadÉLula, #ManuÉLula, democracia, paz e Justiça“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal, seja Livre. Use GNU-Linux.

Francisco

O texto do professor Wanderlei é preciso. Ciro é só um instrumento do momento. O eterno desejo de Lula é o poder dentro do partido e na esquerda…mesmo que esteja preso. Não chega aos pés de Mandela.

    Luis Campinas

    …” não chega nos pés… Meu deus que nível!

    Morvan

    Francisco (29/08/2018 – 12h52)

    O texto do professor Wanderlei é preciso… desejo de Lula é o poder dentro do partido e na esquerda… Não chega aos pés de Mandela.

    Bom dia. Francisco, ambos enfrenta[ra]m ódio, arbítrio, preconceito e, no caso de Lula, vivo, para nossa alegria, são exemplos de luta, resistência e superação; chegam, não diria aos pés, mas ao topo um do outro. Felizes África do Sul e Brasil por terem como dispor ao mundo a dignidade destes ícones.

    Saudações “#LulaLivre, #HaddadÉLula, #ManuÉLula, democracia, paz e Justiça“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal, seja Livre. Use GNU-Linux.

Julio Silveira

Nem um nem outro, o Ciro esta onde esta por sua propria conta, assim como o Lula, está onde está também por sua propria conta. Ambos sofrem as consequencias por suas falhas de personalidade. Lula tem vantagem por ter montado um partido a sua imagem e semelhança, já o Ciro, este, nunca teve astucia e sagacidade para poder fazer um partido a sua imagem e semelhança.

    emerson57

    O partido neste caso não é o determinante.
    O povo não quer Çiro.
    O povo quer Lula.
    E nãããããããão se esqueça disso!

    Julio Silveira

    Cidadão Emerson57, o povo quer democracia, séria, sincera, sem golpes. E hoje, depois do golpe, flagrante e fragrado, e do estelionato contra ele povo e para pegar o Lula de forma canalha, nada mais evidente do que essa solidariedade. Não esqueço disso, por que hoje com todas as falhas encobertas do Lula ele é uma evidente vitima, que o aproximou ainda mais dos populares vitimas de sempre, como eu, por isso mesmo com meu discernimento e criticas a Lula votarei nele, se permitirem. E não esqueço nada.

Nelson

Putz. Na boa, sem ofensas e, portanto, sem deixar ressentimentos – espero – o Morvan “deu no meio” do professor Guilherme.

Parabéns.

emerson57

Concordo 100% com o sr. Morvan.
A redação do sr. Wanderley saiu de um poço até aqui de mágoa porque o seu candidato (da direita!) Çiro não decola. No futuro ela será usada nas escolas como um exemplo pronto e acabado de…mimimi.
Lula ou nada! (até porque o nada já temos e ninguém nos tira!)

    Morvan

    Emerson57 (29/08/2018 – 11h33)

    … Wanderley saiu de um poço até aqui de mágoa porque o seu candidato (da direita!) Çiro não decola. No futuro ela será usada nas escolas como um exemplo pronto e acabado de… mimimi…

    Boa noite.
    Hariováldico Emerson57, obrigado. Foste ao ponto. Via de regra, os defensores de Ciro inculpam Lula, quando o próprio candidato por eles defendido não apresenta qualquer diferencial. Pelo contrário, se dilui sempre que se posiciona.
    Saudações “#LulaLivre, #HaddadÉLula, #ManuÉLula, democracia, paz e Justiça“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal, seja Livre. Use GNU-Linux.

    Luis Campinas

    Ciro adotou uma base falsa para montar sua estratégia de campanha. Na verdade a mesma que a direita comprou qual seja; com a prisão de Lula a derrocada, ou um a forte retração de Lula e do PT junto ao eleitorado. Tanto é que antes e até nos primeiros dias da pós prisão, continuou tentando surfar na onda conservadora tirando casquinhas e até lascas com seus comentários sobre Dilma e Lula. No caso da Lavajato fez a defesa na Globo sem reparo da operação que está destruindo o país. Fez mais, deu a ideia de que Lula sabia de “tudo” e disso pode se tirar inclusive que ele Lula prevaricou visto que fora alertado pelo brilhante Ciro (embaixada) de corrupção nas hostes. Ao ser questionado o porque nada fez pelo Bonner, se serviu de uma desculpa que a Lula poderia servir também, a de que cabe ao MP e não a ele investigar. Quer dizer Lula teria que fazer o que? Denunciar um suspeito da base aliada ou suspeitos e provocar a crise já lá no seu governo, porque o Ciro lhe disse algo? Se Ciro quisesse contar com uma força importante partidária com ele, não andava pingando de partido em partido. Um técnico formidável, só que na política mistura seu brilhantismo com personalismo e oportunismo.

RONALD

Realmente, Ciro perdeu o bonde da história, quando “comeu” o discurso do PIG contra Lula e usou isto para se sobressair sobre o petista.
Mas, Lula é inocente e um sequestrado pelo judiciário, o povo sabe disso e só cresce como favorito e, vai levar no primeiro e único turno !!!

LULA, O POVO FELIZ DE NOVO !!!

    Morvan

    RONALD (29/08/2018 – 10h31)

    Realmente, Ciro perdeu o bonde da história, quando “comeu” o discurso do PIG contra Lula e usou isto para se sobressair sobre o petista.

    Boa tarde.
    Ronald, o mais tétrico da história é que não precisa ser petista, não o sou, apenas simpatizante, nem mesmo de esquerda (sou-o à última instância) para defender Lula, não só ele, mas a todos que sofrem por vinculação as agruras de um processo insano, vicioso, desleal e desumano. Ciro escolheu o lado [errado] e seus defensores não conseguem se desvencilhar. Defender a lisura dos processos denota caráter, não tibieza. Neste caso, fico do lado dos que defendem, como o faço, o uso inapelável do Principio da Presunção de Inocência.

    Saudações “#LulaLivre, #HaddadÉLula, #ManuÉLula, democracia, paz e Justiça“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal, seja Livre. Use GNU-Linux.

    RONALD

    Morvan, concordo contigo. Defender Lula, é defender a democracia, a presunção de inocência de todos nós, é defender o direito de todos de votar e serem votados, de ter um julgamento justo e não viciado como o de Lula, etc.
    O pior de tudo isto é o caminho aberto para transformar o presidencialismo em um parlamentarismo legislativo e judiciário.
    Basta os inimigos da democracia e da soberania nacional quererem, aí o monstro entra em ação novamente !!!!
    Precisamos renovar o Congresso e torná-lo progressista e favorável ao povo. O que temos hoje é um “conclave” de lobbistas e representantes de bancos e grandes corporações.

RONALD

Grande Morvan !!!!

Roberto

Não falta quem queira abandonar Lula, acusar Lula, riscar Lula da vida política.
Ciro não é nada, não representa nada, é apenas um candidato oferecido, que se insinua na direita e na esquerda, tentando amealhar votos.
Eleição sem Lula é fraude.

Kamila Morai

O artigo do senhor Wanderley Guilherme dos Santos foi um dos mais infelizes que já vi no Viomundo . Lula preso e esse senhor Wanderley Guilherme acha que o único objetivo de vida de Lula é destruir Ciro . Parece delírio mas também um desconhecimento absurdo da dimensão de Lula e a da pequenez de Ciro diante da história. Desconhecimento ou não aceitação .Também sou cearense e passo a esse senhor Wanderley Guilherme uma informação óbvia e bem cearense , acompanhada de uma pergunta : Ciro é tão conhecido no Ceará quanto farinha de mandioca , então por qual motivo Ciro não consegue o voto de 85% dos cearenses para presidente ?

    Morvan

    Kamila Morai (29/08/2018 – 04h07)

    O artigo do senhor Wanderley Guilherme dos Santos foi um dos mais infelizes que já vi no Viomundo… Também sou cearense…

    Bom dia. Kamila Morai, salve conterrânea. Vivam Dragão do Mar, Anita Garibaldi, Maria Quitéria e todos os libertários do nosso amado país.

    Saudações “#LulaLivre, #HaddadÉLula, #ManuÉLula, democracia, paz e Justiça“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal, seja Livre. Use GNU-Linux.

Sérgio Vianna

O eminente Wanderley Guilherme dos Santos perdeu uma boa oportunidade de ficar calado, pelo menos no momento em que escreveu baboseiras sobre Lula.
E por não saber a hora de falar e a hora de fazer análises históricas teve que ser corrigido e alertado pelo articulista Morvan Bliasby.

A reparação à figura de Lula pela lavra de Bliasby veio em boa hora, principalmente pelo fato de muitos intelectuais e acadêmicos confundirem realidade com suas paixões da hora. É o que estamos assistindo nessa campanha quando à falta de elementos claros para defender outras candidaturas do campo da centro-esquerda à esquerda preferem imputar ao Lula (ou ao Partido dos Trabalhadores) as infelicidades vividas por seus preferidos.
Qualquer pessoa tem o direito de defender Ciro, Boulos ou quem quer que seja, mas cobrar de Lula (e por extensão, ao Partido dos Trabalhadores), que a melhor atitude neste cenário golpista das eleições presidenciais seria a desistência de disputar as eleições e apoiar um de seus preferidos é uma barra forçada pra lá de insana, pra dizer o mínimo.

    Morvan

    Boa tarde.
    Sérgio Vianna (29/08/2018 – 17h14)

    … mas cobrar de Lula (e por extensão, ao Partido dos Trabalhadores), que a melhor atitude neste cenário golpista das eleições presidenciais seria a desistência de disputar as eleições e apoiar um de seus preferidos é uma barra forçada pra lá de insana, pra dizer o mínimo…

    Sérgio Vianna, como bem evidenciado por você, Paulo Werneck, Reginaldo Monteiro Pinheiro e Ibsen Marques, não podemos esquecer o “timing” de Lula com relação ao prazo para a “HaddadPTAção” (nada a ver com o que fala sr. Wanderley), mostrando que sabe, demais, contragolpear. O PT, como qualquer Partido o faria, não pode entregar seu capital político de bandeja só para não parecer que está na “obsessiva missão de destruir alguém”. Uma sandice descomunal. Um dos princípios basilares de uma agremiação política é o poder, senão, nem assim a poderíamos chamar.

    Saudações “#LulaLivre, #HaddadÉLula, #ManuÉLula! #HaddadPresidente, democracia, paz e Justiça“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal, seja Livre. Use GNU-Linux.

Marcos Videira

Já que é cearense, o sr. Morvan poderia nos explicar porque o governador do Ceará, que é do PT, apoia Ciro Gomes? E quem deu apoio político para eleger o governador do Ceará (que é do PT) ?
Por que a candidata Marília Arraes foi eliminada da disputa ao governo de Pernambuco, apesar de estar à frente da disputa e ser escolhida pela base do PT de Pernambuco ?
O fato é que o prof. Wanderley escreveu o que está evidente e precisa ficar camuflado (no entendimento da cúpula do PT).

    Anesio

    Você se apegou a dois o Cexemplos locais para justificar críticas ao PT, olvidando-se da grandeza do mito Lula (esse sim, mito!). Tudo bem, o governador do PT do Ceará apenas retribui o apoio que teve do Ciro, mas os números não mentem: Lula ganha “estourado” no Estado… Marília Arraes é nova e ainda vai ser governadora de Pernambuco num futuro próximo. O xadrez de Lula foi golpe de mestre: também “arrebenta” no Estado e Marília se elege deputada federal e “arrasta” alguns com ela para aumentar a bancada federal do PT… Acorde, Marcos, Ciro tentou acordo com todo o “Centrão”!

Deixe seu comentário

Leia também