Leandro Fortes: A balada de José e Maria

Tempo de leitura: 2 min

A balada de José e Maria

Posted by Leandro Fortes under Ruralismo, no Brasília Eu Vi

José Roque dos Santos, 59 anos, e Maria do Socorro Diniz, 58 anos, o casal das fotos ao lado, não têm escolaridade, nem terra, nem futuro algum. São dois lavradores de Doverlândia, um município perdido de Goiás, de pouco mais de 7 mil habitantes. À meia noite de segunda-feira, 23 de maio, o casal foi colocado dentro de um ônibus com outras 30 pessoas e, em troca de lanche e uma camiseta, foram enviados pelo sindicato rural local para Brasília, a seis horas de viagem de lá. José e Maria se juntaram, então, a outras centenas de infelizes enviados à capital federal pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA) para, exatamente como gado tocado no pasto, pressionar os deputados federais a votar a favor do projeto de Código Florestal do deputado Aldo Rebelo, do Partido Comunista do Brasil.

Conversei com o casal enquanto ambos, José e Maria, eram obrigados a segurar cartazes pela votação do texto de Rebelo, defendido por figuras humanas do calibre da senadora Kátia Abreu, do DEM de Tocantins, presidente da CNA, e do deputado Ronaldo Caiado, do DEM de Goiás, ex-presidente da União Democrática Ruralista (UDR), velha agremiação de latifundiários de inspiração fascista.

José e Maria não sabem ler e nem têm a menor idéia do que é o Código Florestal. Quando lhes perguntei a razão do apoio ao projeto, assim me falaram:

José – Acho que vai ser bom pra nós e pros nossos netos, foi o que disseram.

Maria – É pra cuidar das terras, do futuro do Brasil.

Afora isso, não sabem nada. Nem uma pálida idéia do que é o projeto de Aldo Rebelo, muito menos o que é reserva ambiental e mata ciliar. Nada.

Os cartazes, me contaram, foram entregues por um certo “Luís, do sindicato dos fazendeiros” de Doverlândia, também responsável pela distribuição das camisetas da CNA. Eles foram embarcados em direção a Brasília sem chance de contestação. Os dois não têm um único centímetro de terra, mas trabalham na terra de quem manda, no caso, um fazendeiro da região. Enfrentaram um frio de 9 graus na viagem até Brasília, tomaram café com leite e pão em barraquinhas armadas em frente ao Congresso e, quando os encontrei, tomavam conta da fila de doces, frutas e confeitos que a CNA havia preparado na entrada da Câmara dos Deputados para impressionar a mídia. Tinham esperança de conseguir um almoço de graça e se mandar de volta para Doverlândia, às 17 horas de terça-feira, dia 24, a tempo de dormir em casa. Triste ilusão.

As gentes usadas como gado pela CNA para garantir a aprovação do projeto de um comunista ficaram enfurnadas no Congresso até tarde da noite, famintas e exaustas, obrigadas a se espremer nas galerias e a servir de claque contra os opositores do Código Florestal. E, é claro, a aplaudir Ronaldo Caiado.

Apoie o VIOMUNDO

Que essa perversão social ainda exista no Brasil, não me surpreende. Há anos tenho denunciado, como repórter, esse estado de coisas.

O que me surpreendeu mesmo é que os deputados do PCdoB não tenham se retirado do plenário, senão por respeito a José e Maria e à história do partido, mas ao menos por vergonha de serem cúmplices da miserável escravidão a que o casal de Doverlândia e seus companheiros da terra foram submetidos em troca de lanches e camiseta.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Romualdo

Nesta história não tem santo. De um lado os agentes verdes do imperialismo que querem sufocar a nossa agricultura e que se dizem defensores das comunidades eco-extrativistas. Do outro, a turma de gafanhotos e grileiros do agro-negócio que se diz defensora do pequeno produtor rural. Como nem as comunidades eco-extrativistas nem os pequenos agricultores possuem uma organização que ecoe legitimamente seus interesses, sobra para os brasileiros a grotesca chantagem: ou ficamos no mato sem cachorro ou no deserto sem camelo. Mais: virou moda só se falar em matas ciliares quando o mais importante são os topos dos morros. É lá que estão as nascentes. Se acabarmos com a água de que adiantam matas ciliares?

Romualdo

Nesta história não tem santo. De um lado os agentes “verdes” do imperialismo que querem sufocar a nossa agricultura e que se dizem defensores das comunidades eco-extrativistas. Do outro, a turma de gafanhotos e grileiros do agro-negócio que se diz defensora do pequeno produtor rural. Como nem as comunidades eco-extrativistas nem os pequenos agricultores possuem uma organização que ecoe legitimamente seus interesses, sobra para os brasileiros a grotesca chantagem: ou ficamos no mato sem cachorro ou no deserto sem camelo. Mais: virou moda só se falar em matas ciliares quando o mais importante são os topos dos morros. É lá que estão as nascentes. Se acabarmos com a água de que adiantam matas ciliares?

jocelribeiro

Olha, fiquei chateado com o PCdoB. Havia me posicionado no voto pra prefeito no Netinho de Paula aqui em
São Paulo, não voto mais. Votei no Aldo Rebelo pra deputado federal, não voto mais. Desse jeito, o Aldo vai
ficar vermelho, não com a cor do partido, e sim, com a cor da vergonha..

ZePovinho

Olha essa,Azenha:o primeiro colocado no concurso para a Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro(concurso para auditor fiscal,dificílimo) trabalha em uma penitenciária e comprou o gabarito.Ele e dezenas de candidatos pelo Brasil afora.E não é a primeira vez que isso ocorre.O mesmo grupo de funcionários da FGV(autor da proeza) já tinha feito a mesma coisa em outro concurso.KKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!VIVA O BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopi

Data: Qui Mai 26, 2011 13:08 pm

A FGV CONTINUOU A VENDER GABARITOS E O ICMS/RJ SERÁ ANULADO

O CONCURSO ICMS/RJ foi para o BARALHO!!!

É duro estudar dedicar e abdicar da sua vida ao estudo do concurso ICMS/RJ ser aprovado e depois saber que o concurso houve dezenas OU TALVEZ MAIS DE 100 candidatos aprovados comprando gabaritos.É duro ter que começar tudo de novo por que funcionários inescrupulosos da FGV que teimam em vender gabaritos já que a FGV está acima da lei.
Desta vez os funcionários da FGV,que vendem gabaritos,arrecadaram uma fortuna
Desde que foi constatada a venda de gabaritos no concurso de oficial de cartório da policia civil do rj(pcrj) e não houve punição,essses funcionários continuaram a vender gabaritos nos concursos da FGV.
Se para um concurso da policia os funcionários da FGV(que vendem gabaritos) não tiveram medo, imaginem para um concurso com salário alto e que não seja da polícia???
O concurso caminha para anulação por que só um ingênuo acreditará que os funcionários da FGV venderam gabaritos apenas para Muriaé.Será que eles não venderam gabaritos para o Rj,SP,MG e outros estados da federação?? Só um imbecil acreditará que a venda de gabarito ocorreu apenas em Muriaé.
A lisura deste concurso está toda contaminada como no concurso do ICMS/RO.
(http://www.capitaldojerico.com/noticias/diversos/660/fraude-concurso-para-auditor-fiscal-do-estado-foi-anulado.html)

Para os que pagaram uma fortuna por esse gabarito terão que pedir indenização aos 3 Manés de Murié que deixaram rastros de um esquema de forma infantil em querer gabaritar todo o gabarito que lhe foram vendidos.Se eles tivessem uma mão leve como dezenas que comopraram o gabaritoe foram aprovados neste concurso de maneira despercebida,esse esquema jamais seria descoberto.
Espero que o Judiciário e alguns membros,que sejam sérios, da comissão de concurso constatem que este concurso está totalmente contaminado com a venda de gabaritos para vários estados da federação..
PERGUNTAS Q NÃO QUEREM SE CALAR:
-por que a FGV não puniu os seus funcionários que venderam gabaritos para o concurso da polícia civil do rj?

-por que a comissão do concurso da SEFAZ/RJ insistiu com FGV sabendo que ela vendia gabaritos e um dia o esquema da venda viria novamente a tona já que FGv não quis punir esses funcionários?????????????

-por que a FGV atropelou a lei que obriga a publicação dos membros da banca examinadora e a divulgação do gabarito comentado em um jornal de grandem circulação?

-por que a FGV está acima da lei???

ZePovinho

"A GENTE NÃO COBRA CARGOS;COBRA COMPETÊNCIA":
http://osamigosdobrasil.com.br/2011/05/24/arthur-

Arthur Virgílio (PSDB-AM) agora serve ao governo Dilma, mas já comete gafe diplomática

Terça-feira 24, maio 2011

ZePovinho

Da série "Aparelhamento do Estado":
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2011

Prefeitura usa nº do PSDB para emplacar carros em cidade no PR

Oito carros comprados pela Prefeitura de Candói (320 km de Curitiba) foram emplacados com a numeração 4545, repetição do número do PSDB, partido do prefeito da cidade, Elias Farah Neto.

O prefeito, que exerce o terceiro mandato, diz não ver irregularidades no emplacamento e afirma que o número 45 o persegue não só na vida pública, mas também em suas atividades privadas.

"Quando eu comprei o meu carro, ganhei do despachante [de veículos] a placa 4545", diz. "No ano passado, completei 45 anos de casamento. O número 45 só me traz alegria", afirma.

Farah Neto diz que não pretende mudar o número das placas voluntariamente. "Se houver uma decisão judicial eu me curvo diante dela", diz. O Ministério Público Estadual investiga o caso.

A numeração das placas, segundo o prefeito, foi escolhida pelo secretário de Administração, João Jardelon. Não houve, porém, a intenção de divulgar o número do partido, segundo Farah Neto, que não soube dizer se o secretário é filiado ao PSDB.

"Pode ser um cochilo do secretário, mas, para mim, é uma coisinha tão pequena que eu prefiro continuar com ele, porque é um bom secretário", diz Farah Neto.

O prefeito afirma que o episódio é "mais uma denúncia" contra ele em razão da proximidade das eleições municipais de 2012.

"À medida que vai chegando a campanha política, vai despertando a ira dos adversários que não se conformam com projetos sociais pioneiros [realizados em Candói]. Isso aguça o ódio, a cobiça, sei lá o que", diz.

O Ministério Público informou que as investigações estão em fase inicial e que um procedimento semelhante foi instaurado em Foz do Jordão, na mesma região.

Lá, o prefeito Anildo Alves da Silva, que é filiado ao PMDB, emplacou carros com iniciais do seu nome e o número 1515, numa referência ao seu partido.Folha tucana

FrancoAtirador

.
.
Dia triste este em que o coronelismo

se apossou do Congresso Nacional

como se fosse o seu próprio latifúndio.
.
.

dukrai

Maria e José, nada mais simbólico na sua pobreza e desamparo.
essa conta o PCdoB vai pagar nas urnas, quero ver se aquela militância que eu vi reunida na sede da av. Bias Fortes vai segurar o rojão e se a deputada Jô Moraes vai emplacar mais uma de joanadarqui das esquerdas aqui em BH.

ZePovinho

http://osamigosdobrasil.com.br/2011/05/25/empresa

Empresa da filha do José Serra cresceu 50.000 vezes em apenas 42 dias

Quarta-feira 25, maio 2011

Em primeira mão no blog Os Amigos do Brasil em 25/05/2011 às 23:40 –

A imprensa brasileira que divulgou o dossiê Palocci, noticiando que seu patrimônio aumentou 20 vezes em 4 anos, o que dirá do aumento vertiginoso de 50.000 vezes da empresa da filha de José Serra (PSDB/SP) em 42 dias?

Verônica Allende Serra, filha de José Serra, era sócia da empresa DECIDIR.COM BRASIL, já conhecida de outras reportagens.

A empresa teve seu capital multiplicado por 50.000 (cinquenta mil vezes)… repetindo para você ter certeza do que está lendo: 50 MIL VEZES!

E isso em apenas 42 dias.

A empresa foi criada no dia 8 de fevereiro de 2000, com capital de R$ 100,00 (cem reais).

Quinze dias depois, no dia 22 de fevereiro de 2000, o nome da empresa mudou para “Decidir.com Brasil S.A.” e a sócia Verônica Allende Serra (filha de José Serra) assumiu o cargo de Diretora e de Vice-presidente da empresa.

Em 21 de março de 2000, passados 42 dias da criação da empresa, o capital foi aumentado para R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais), ou seja 50 mil vezes o valor incial.

Detalhes:

Verônica Allende Serra não era apenas filha de José Serra. Também era sócia do pai em outra empresa, de consultoria, simultaneamente: na ACP – ANÁLISE DA CONJUNTURA ECONÔMICA E PERSPECTIVAS LTDA (conforme citado na ação proposta do Ministério Público Federal, aqui)

José Serra era ministro da Saúde no governo de Fernando Henrique Cardoso, nesta época, e pré-candidato à presidência da República.

O Ministério Público Federal apurou que José Serra NÃO DECLAROU sua empresa de consultoria à Justiça Eleitoral, nas eleições em que concorreu em 1994, 1996 e 2002.
Documentação comprova:

Nosso blog não precisou bisbilhotar o sigilo fiscal na Secretaria de Fazenda de São Paulo (comanda pelo serrista Mauro Ricardo), para obter os documentos abaixo:

    beattrice

    Essa supostamente é a defesa do TONY PALOCCI?
    Mas nós não votamos Serra justamente por essa y otras cositas más.

    ZePovinho

    Não é a defesa. É o ataque a toda a turma do Palocci:Persio Arida,Pedro Malan,Henri Reichstull,etc.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Vamos combinar:

    Pega todos esses "consultores", coloca todos no mesmo balaio
    e exporta para a Coréia do Norte, como lixo reciclável.

    Lá, os norte-coreanos têm uma legislação especial
    para tratar dessa matéria deteriorada.
    .
    .

    Celso

    Essa linha de defesa do indefensável corrobora com a situação de relacionamentos espúrios entre setor privado e governo.

N. Konthyegki

Realmente, o governo caiu numa sinuca de bico…
E está a mercê das chantagens fundamentalistas, como disse outros comentaristas, em outros espaços…
Há que se tomar o rumo, antes que bolo desande de vez e as coisas se tornem ingovernáveis, disso para um golpe…
Nuvens nebulosas sobre Brasilía e o Brasil.
A militância tem que reavivar suas energias, tão ativa nos meses idos das eleições passadas.
Como sempre, a luta não deve parar.

    beattrice

    O TEMER lidera as inserções do PMDB em SP, no resto do país também?
    A quem interessar possa, o TEMER é uma cria do Quércia, entende de tramas e que tais como o mentor.

Gerson Carneiro

E Ronaldo Caiado festejou a aprovação do Código Desflorestal, sob a alegação de que "defendeu Goiás". E quando terminar de comemorar voltará para sua fazenda de jatinho. E bem alimentado.

@sventura_sp

Tenho uma boa proposta para todos, votem no PSDB, no PPS e no DEM e sejam felizes em suas escolhas, ataquem aqueles que defendem, com enorme dificuldade, mudanças reais para a sociedade brasileira, tirem seu apoio agora, é tudo o que os mais reacionários setores da nossa sociedade desejam. Sejam verdes, comam alface e pelo amor de deus, parem de andar de carro, comprar roupas novas e usar computador, isso tudo faz mal ao meio ambiente. Deixem tudo para os gringos, eles merecem, pois conseguiram implantar tamanha baboseira na cabeça de tantos,
que este deve ser seu prêmio. Disseram que um país de verdade deve ter imensas florestas, rios que nunca findam, enquanto isso eles cortam e cortam árvores no Alasca, aceleram a sua produção industrial e agrícola, e financiam as ongs que desejam manter a Amazônia brasileira intacta para eles, para a "humanidade" desfrutarem. A máxima romana "dividir para conquistar" continua tão presente hoje quanto naquela época, e é usada pelos neo-liberais conservadores.

    Daniel

    Vou me mudar pro Alaska! Deve ser uma beleza aquilo lá!

    alberto silva

    Entendi!!! Quer dizer que o PC do B usou essa tática, dividir para conquistar! Dividir o latifundio agroexportador, apoiado pelas multinacionais de insumos agrícolas (bunge, sygenta, monsanto, du pont, bayer) e os amibnetalistas internacionalistas servidores do capitalismo mundial! Interessante. Só esqueceram de avisar isso aos russo, digo, ao PSDB, DEM e PPS (execeto bobo freire), pois todos esse votaram junto com o PC do B…

carlos

o autor do texto diferentemente de josé e maria sabe ler mais como eles dois ele tambem não sabe nada do codigo florestal

Vitor Vogel

respeito o leandro fortes. sempre que posso vou ao blog dele e leio a carta capital. mas essa onda anti-comunista deles nos últimos tempos está braba.

primeiro a matéria horrível sobre grabois e a guerrilha. agora esse ataque de quinta categoria. confundir aliados pontuais com parceiros estratégicos é um erro de iniciante em política. sobretudo para quem trabalha numa revista que tem como colunista (dos bons) Delfim Neto, dos tempos do arrocho salarial da ditadura militar… Se vale a mesma lógica…

    alberto silva

    Aliados pontuais? A elite agroexportadora latifundiária, dependente total das grandes multinancionais de sementes, transgêncios, adubos, químicos, fármacos e etc (unge, monsanto, bayer, syngenta, du pont) são alidos pontuais é???

beattrice

Lendo tal relato sinto esgotar a alegria de ser brasileiro alimentada pelo Governo LULA.
Sinto vergonha do BRASIL.
Que venga o veto, única solução para resgatar a alma brasileira.

    Letícia Santanna

    Muito bem escrito! A triste realidade que acontece em todo o Brasil. No movimento "Rio contra a covardia" milhares de pessoas foram "convidadas a protestar" desta mesma forma…

UTM

Quero ver o que vamos dizer aos representantes de 200 países que vão estar na Rio+20, ano que vem…

Flexibilizamos as nossas leis de proteção das florestas quando o mundo discute a questão das mudanças climáticas, a necessidade dos sumidouros de carbono, a proteção da biodiversidade…

Ta ruim??? Sempre pode piorar…

chico bento

e os gigolôs de vaca continuam sendo chamados de ruralistas pelo pelo pessoal bem pensante e bem informado frequentador de blogs progressistas…tsk..tsk…tsk

Polengo

Eu acho (cada vez mais eu "acho") que sou de esquerda.

Mas tem um pessoal dito de esquerda que, para conseguir o que almejam, ainda que na cabeça deles seja algo nobre, pisam em cima de todo o resto que dizem defender.

Lamentável.

Hudson Luiz

Código Florestal: Aberração forjada pelos representantes do agronegócio

O que aconteceu ontem em Brasília é sintomático dum Congresso dominado por interesses da minoria economicamente forte e articulada em detrimento dos interesses da maioria da sociedade composta por trabalhadores (inertes?). Noutras palavras, a velha luta de classes que muitos ideólogos do neoliberalismo e da pós-modernidade decretaram como ultrapassada, extinta, morta, sepultada, deu as caras na Câmara dos Deputados.

Leia a íntegra deste e outros textos no:
http://www.dissolvendo-no-ar.blogspot.com

Dóri

É por isso qe eu nao acredito mais em Democracia.
Este regime é burgues, manipulador .
Só mesmo a Revolução operaria e camponesa para acabar com essa vergonha.

Lazlo Kovacs

Começo a achar que esse papo de "fim da ideologia" na boca de certas pessoas é para que não se comprometam com as próprias palavras.

Roberto Locatelli

Ao fim e ao cabo, o PCdoB, ou setores dele, seguem os cânones do stalinismo. Ou seja, o importante é a aliança com setores menos à direita da elite, para mudar a "correlação de forças".

A aliança dos excluídos para derrotar o capitalismo não é levada em consideração pelos stalinistas. Quem esses excluídos pensam que são para quererem derrotar a elite?

    carlos-fort-ce

    acertou no alvo, locatelli.
    só acrescento que o farol que os guiam – centralismo democrático & teoria marxista-stalinista – descambou pra uma lamparina que gera mais fumaça que luz. daí o porquê da farsa de sua prática política.
    abçs

robledo duarte

Resumindo: 50% do codigo é uma partilha entre parlamentares para manterem seus currais eleitorais, 40% é do agronegócio tendo a frente a capitã do mato kátia abreu, bem , sobrou dezinho pro meio ambiente, pelo visto o ativo ambiental no Brasil está com dias contados com esta malta que votou este código. A partir de agora, secas, enchentes, perda do verde e queda das encostas tem responsáveis, aldo rebelo e a capitã do mato.

babaca brasileiro

Aguardava educadamente o dep Aldo Rebelo em Jaboticabal , onde haveria uma palestra dele no dia de ontem UNESP. Não moro lá e haviam muito que haviam se deslocado para esta palestra.

Eu, familia de trabalhadores rurais de inicio e posteriormente compraram suas terras (40 anos atras) e minha mulher familia que tem terras tambem.

queriamos fazer perguntas sobre as mudanças de bastidor. Não compareceu.

    noturno

    o filho vc não queria que ele fosse ai no dia da votação do codigo né

Wanderson Aguilar

Voto de cabresto versão 2011.1 – não precisa fornecer o título basta sigurar a plaquinha.
Esse povo contínua no Séc. XVIII, se pudessem prediam todos os funcinarios na senzala, que dizer ás vezes eles fazem mesmo isso visto os inúmeros casos de trabalhadores encotrados em situação análoga a escravidão.
Não quero simplesmente difamar o PC do B, mas milito em Mov. Social Negro desdos 16 anos, vou fazer 26 em Agosto, e já tive o desprazer de "conviver politicamente" com pessoas ligadas ao partido e sei que há aqueles que são capazes de coisas piores aindas e travestem de esquerda, progresitas, defensores das minorias e tal mais que apenas pensam em dar se capitalizar politicamente.

Nossa esquerda vive um momento de vitoría mas também de carência em termos de renovação ideológica e de práxis politica, ou na melhor da hipóteses eu estou completamente errado

luis gringo

PCdoB, Partido Cristão do Brasil, não tem nada de comunista!!!!

Beto Lima

Continuação……..

Depois de 25 anos, percebi que estava dando prêmios para as pessoas erradas. Empresários já tem o seu prêmio, que é o lucro no final do ano.
Entidades Beneficiente não tem lucro, e nem tampouco tem um Prêmio tipo Melhores e Maiores para festejar o sucesso que merecem.
Decidi então criar o Prêmio Bem Eficiente, para entidades beneficentes.
No meu trabalho de visitar uma a uma, Alice Carta levou-me para conhecer uma entidade super séria, e quando cheguei lá ouvi a palavra lepra (hanseníase).
Fiquei em pânico, queria sair dali o mais rápido possível. Onde fui me meter.
Foi quando a vi pela primeira vez.
Era uma religiosa de 81 anos, que há 49 veio jovem da Itália para cuidar dos hansenianos do Brasil. Perdeu 9 quilos na viagem e ainda se esqueceram de buscá-la quando desceu do navio.

Beto Lima

A MADRE TERESA DO BRASIL
Eu conheço uma verdadeira santa. Não é todo mundo que tem esse privilégio.
Vou contar como a conheci para que todos façam o mesmo e descubram outras santas escondidas por aí.
Trinta anos atrás, criei um prêmio para as melhores empresas do país, o Melhores e Maiores.

Segue…….

Bertold

Esperar o que desse partideco pcbento? …Fala sério!

betinho2

Áh, mas vão aparecer aqui uma porção de reacionários para defender essa canalhice para aprovar o Código da Impunidade Florestal.

FrancoAtirador

.
.
ABAIXO O TRABALHO ESCRAVO !

Punição aos latifundiários escravocratas, já!!!
.
.

caioha

Belo texto.
Fico triste a cada dia que passa. Haverá esperança?
Eu, 21 anos, me sinto um idiota por completo, por ter acompanhado a discussão do Código. No intuito de ver os ruralistas se f*…

Mas , que venha Belo Monte.

"Mantenha o seu orgulho e vamos cantar
Já estamos condenados e pra que se preocupar"

    Lucas

    Não se desespere. Pode parecer ruim, mas lembre que há duzentos anos o Brasil ainda era colônia de Portugal e a escravidão ainda era oficialmente reconhecida por lei. Lembre que há pouco menos de cem anos ainda não haviam quaisquer direitos trabalhistas, e os coronéis eram ainda mais donos do País do que hoje. Há menos de cinquenta anos nosso regime ainda era uma ditadura fascista serva dos Estados Unidos, que arrochava os salários impiedosamente. Há menos de vinte anos o número de pobres e miseráveis era ainda maior, ainda não existia o Bolsa Família, e nós ainda devíamos uma grana preta ao FMI.

    Existem alguns contratempos aqui e ali, mas no geral, nós estamos ganhando.

ricardo silveira

Já ouvi dizer que o único partido de esquerda que restou foi o PC do B. Ta de brincadeira?

Marcelo Luiz

Dirão alguns, que tudo vale à pena para contrariar os interesses sinistros de Ongs internacionais…

edu marcondes

Que triste papel desempenha um partido com tanta história. Está na hora do PCdoB se repensar.

Deixe seu comentário

Leia também