Dr. Rosinha: Código Florestal, indignação e desconfiança

Tempo de leitura: 4 min

Alegam que o Código Florestal deve ser enterrado para que o pequeno agricultor possa produzir. Na verdade, são os grandes que querem devastar.

Dr. Rosinha, no Congresso em Foco

Há artigos que escrevo com a razão. Alguns, com o coração. Outros, com indignação e tristeza. Este aqui escrevo com a razão, indignação e tristeza, e não há como ser diferente. É difícil escrever sobre o fim do Código Florestal, proposto por ruralistas e seus aliados, entre os quais o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), sem usar a razão e sem ficar triste.

Não é razoável acabar com o Código Florestal brasileiro. Apesar dos anos, ele é atual, permite o desenvolvimento e a produção de alimentos sem destruir o meio ambiente. Desenvolvimento e preservação, aliás, não são incompatíveis.

A tristeza vem pelo discurso que ouvimos. Irresponsavelmente, prega-se a necessidade do fim do código a partir da manipulação das informações. Alegam que o código deve ser enterrado para que o pequeno agricultor possa produzir, quando, na verdade, são os grandes empresários do campo que querem devastar.

Se é para atender os pequenos, vamos fazer alterações pontuais que os favoreçam, como, por exemplo, definindo na proposta que tramita na Câmara o que cabe à agricultura familiar e o que o agricultor familiar pode fazer.

A indignação vem por conta da manipulação que se faz para aprovar aquilo que alguns chamam de “novo Código”. Não só se manipula a informação, mas também se tentou manipular, através de alterações do texto, o próprio processo de votação.

No dia 11 de maio, ocorreu uma manobra inconcebível por parte do relator, deputado Aldo Rebelo, e alguns outros parlamentares, que só ele pode dizer quem são.

Momentos antes de ser apresentado o texto para ser votado no plenário da Câmara, houve um acordo sobre o que ia a voto no plenário. Para analisar o texto acordado, o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), convocou um grupo de parlamentares do partido para analisar o texto. Após análise, o grupo concluiu que o proposta trazia avanços e que era possível votá-la.

Apoie o VIOMUNDO

A minha indignação diz respeito à manobra feita pelo relator e um seleto grupo de parlamentares, cuja maioria é composta por ruralistas. Imaginando que ninguém leria o “novo Código” a ser votado, levou-se a plenário outro texto, que alterava profundamente aquele sobre o qual havia acordo.

Naquela mesma noite, um grupo de parlamentares do PT e a assessoria técnica fizeram um comparativo dos dois textos. Constatou-se que inúmeros pontos foram alterados. A seguir, uma lista das alterações.

1) Definição de área consolidada, ou seja, áreas que já estão desmatadas. Este foi um tema central em todo o debate: anistia e/ou recomposição. No texto inicial, que havíamos lido, era proposto que somente a agricultura familiar não precisaria recompô-la. A emenda apresentada em plenário ampliou para todos os grandes proprietários. Também abria uma brecha para consolidar as áreas agrícolas que estão ilegais.

2) Áreas de várzeas. O texto que lemos condicionava a utilização delas à proibição de novos desmatamentos. O texto apresentado em plenário liberava totalmente a utilização dessas áreas.

3) Culturas de vazantes, como, por exemplo, o arroz. O que lemos e aprovamos para ir a voto deixava claro que seria regulamentado por um decreto da presidenta. O texto no plenário liberava para todas as propriedades.

4) Represas de hidrelétricas. O texto do acordo estabelecia limites mínimos para as faixas de Área de Proteção Permanente (APP). No que se pretendia votar no plenário, o mínimo ficava o máximo. Nas demais áreas de APPs, o acordo colocou veredas e mangues. A emenda de plenário retirou.

5) Pantanal. O texto que foi levado ao plenário liberava qualquer atividade do agronegócio em todo pantanal.

6) Reserva Legal (RL). No texto do acordo, ficaram isentos de recompor a RL os agricultores familiares e os imóveis que até 2008 tinham quatro módulos. Na emenda, ficavam liberadas de recomposição todas as propriedades até quatro módulos. Além disso, o texto do acordo tinha uma trava que impedia mexer na reserva legal em caso de desmembramento. Esses dois pontos deixam claro que o real interesse é regularizar os grandes proprietários. Permite a eles desmembrar suas propriedades. Assim, derrubam na prática as áreas de reserva atuais de 80% para o bioma da Amazônia e 35% para o cerrado.  Liberando o total até quatro módulos fica fácil para o fazendeiro desmembrar 1,2 mil hectares em três imóveis, de 400 hectares cada, e simplesmente derrubar tudo.

7) Utilização de outras áreas como compensação. O texto acordado permitia que a compensação de reserva legal no bioma fosse feito apenas por arrendamento em outras áreas. O texto que se pretendia votar liberava a compra. Se aprovado, criaria uma gigantesca pressão sobre as terras dos camponeses (agricultores familiares) que hoje estão preservadas. Assim, os fazendeiros comprariam essas terras e depois a averbariam, dizendo que estão preservando ali.

8) Cômputo (soma) da APP e Reserva Legal. No texto que nos foi apresentado, só poderia fazer o cômputo de APP e RL quem tivesse as áreas conservadas. No apresentado no plenário, liberava para todo mundo, inclusive para aqueles que têm área totalmente devastada.

Esses oito exemplos são mais que suficientes para mostrar a razão da indignação, agora acompanhada da desconfiança.

Mais do que nunca o exercício da política deve inspirar a confiança. Confiança do leitor no eleito, e, depois, entre os eleitos. O fato ocorrido por ocasião da votação do “novo” Código Florestal quebrou essa confiança.

Dr. Rosinha é médico, com especialização em Pediatria, Saúde Pública e Medicina do Trabalho, destacou-se como líder sindical antes de se eleger vereador, deputado estadual e deputado federal. Também foi presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul). Exerce o quarto mandato na Câmara dos Deputados, pelo PT do Paraná.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lila Alvarenga

É uma vergonha nacional. Isso ultrapassou todos os limites da decência humana!!!!
Os políticos perderam o resto de vergonha na cara que ainda tinham. Temos que anotar o nome e o partido de cada político desses e nunca mais votar. O BRASIL PRECISA TER MEMÓRIA, e acabar com essa gente.
Nesse jogo de interesses quem sai perdendo somos nós e nossos descendentes.

"Somente quando se cortar a última árvore, pescar o último peixe e poluir o último rio, o homem vai perceber que não come dinheiro" ( índios do Xingu)

Alan

Fico impressionado com a quantidade de comentários citando a suposta influência de ONGs na política e economia no Brasil. Será tão difícil perceber que são as grandes transnacionais do agronegócio que comandam esta votação? É uma lástima…. O Brasil está perdendo a oportunidade de se tornar um modelo de desenvolvimento com o verdadeiro equilíbrio com a natureza. Como ocorre há séculos, estão ganhando os interesses das grandes empresas estrangeiras…. de novo…. e dos grandes proprietários de terras… Continuaremos a exportar materia prima barata às custas de nossos solos, nossa água e nossa biodiversidade…. E viva o braZil!
Ao menos, orgulho-me do Dr. Rosinha, em quem voto desde os 16 anos!

Cícero

O Projeto foi aprovado na Câmara. Segue agora para o Senado, onde poderá sofrer modificações. Não há dúvida de que, se o texto chegar à mesa da presidência no estado em que se encontra, será parcialmente vetado pela presidenta, especialmente no tocante a "anistia para desmatadores" e "competência dos estados" para definir sobre atividades em áreas de preservação permanente.

RONALD

CAROS.
Alias ECOLOGIA rima com ECONOMIA e rima com HIPOCRISIA.

A discussão ECOLOGICA está diretamente relacionada com a discussão ECONOMICA.
Não adianta blá…blá….blá de defender floresta se você anda de carro novo.
Quero ver quen defende floresta vender seu carro novo e andar de carroça.
Quanto as ONGS estrangeiras só tão defendendo como a grande maioria o SEU bolso E dos endinheirados.
Não adianta falar em ecologia sem discutir de verdade que o mundo precisa parar de crescer economicamente.
Diminuir produção de carros, alimentos, produtos descartáveis, consumisto, etc…..
Diminuir população do planeta com controla de natalidade.
Algum economista se habilita??????????

osmar

Esse Pc do B deveria mudar de nome para PR do B ( partido rulalista do brasil). Se dizem comunista? Que comunista abraçados com a extrema-direita? Me engana que eu gosto Aldo?

pereira

Se a Dilma vetar os pontos que incentiva o desmatamento já pagou o meu voto.

    Carlos

    Só me diga apenas um ponto do novo codigoque incentiva o desmatamento.

pereira

Primeira coisa eu sou contra essas ongs(todas) dando palpite aqui no Brasil, vão dar palpite lá na libia onde a otam esta matando sem piedade, agora o aldo rabelo virou ruralista, essa foi a maior piáda de mau gosto que eu já lir, esse código é uma vergonha, mas deve ser discutido pela sociedade brasileira e não pelas tais ongs. Investigações nas ongs já.

    LuisCPPrudente

    Eu também sou contra essas ongs que vem dar palpites por aqui.

    Mas também sou contra o relatório do nobre deputado Aldo Rebelo.

    Não engulo um comunista ser insistentemente elogiado pelo latifúndio assassino e escravocrata.

    E não venha com o discurso surrado que eu sou verde, pois sempre votei no próprio deputado Aldo Rebelo até 2006!

cristhiano gevaerd

a derrota dos verdes é uma grande vitória pro brasil. o resto é "chororo" da esquerda vazia, sem discurso. lula provou que o capitalismo com fomento do estado pra classe pobre era unica saída pro brasil. dilma enterrou esse código florestal velho e burro. tem ser humano que faz abaixo assinado em/a favor das florestas (mesmo sabendo que se ficar uma semana no meio do mato morre de fome, ou é morto por algum animal), mas nunca protesta contra o fome do semelhante. fica em casa, com o ar ligado, tomando vinho vagabundo e postando porcaria.

Paulo

Quis dizer MAIORIA

Roberto Locatelli

Quanto a Marina Silva e PV, ficaram quietinhos, quietinhos o quanto puderam. Só agora, quando a votação está prestes a acontecer é que, pressionada de todos os lados, Marina deu o ar da graça.

Dr. Rosinha e a maior parte do PT já estão lutando contra o Código há muito tempo.

Marina não se preocupa verdadeiramente com o ambientalismo.

Werner

Hahaha…antes de eleições gastam 20 milhões e constróem um viaduto para salvar meia dúzia de pererecas que alguém falou que estavam ameaçadas perder o lar.
Agora, longe das eleições, aprovam desertificação e açoreamento sem precedentes.
O Brasil não é MESMO sério.

Leandro Pereira

Interessante o senso democrático de vocês, ambientalistas!

Ao serem derrotados em votaçao aberta no Congresso, passam a apelar a todos os meios possíveis – inclusive desvalidar uma decisão plenamente democrática, aberta e transparente de autênticos representantes da sociedade em sua totalidade (sim, porque os produtores rurais são tão brasileiros quanto vocês ambientalistas!).

Deviam rever seus conceitos de democracia representativa, antes de desvalidar a esmagadora votação no Congress, que espelha a opinião DOMINANTE na sociedade brasileira, que rechaça o irracionalismo ambientalista e privilegia a segurança alimentar nacional!

    Julia

    De verdade eu não sei onde você e o Paulo vivem para achar que o congresso realmente representa o interesse da população… Ele represento o interesse de quem tem mais dinheiro só isso, e o seu interesse lógico. Casos para ilustrar isso realmente não faltam, é só ligar a tv.
    E se você não sabe ouvir a opinião de quem acredita em algo diferente de você, acho que é em você que ta faltando o senso de democracia. Assim como os governantes lutam pelos seus interesses, esses "ambientalistas" só estão lutando pelo que acreditam. Afinal de contas alguém tem que fazer isso no Brasil.
    E esses ambientalistas não são gente irracional que nao tem nada pra fazer, mas é parte da população, e principalmente parte da comunidade científica que entende do assunto, esta contra e tentando entender a lógico dessa proposta do Aldo Rebelo. Não que o código não deva mudar, mas essa mudança está ocorrendo sem base nenhuma, sem estudos para saber os danos e soluções da cada situação. É um assunto muito sério para ser tratado na sorte, porque as consequencias futuras podem ser desastrosas inclusive para a agricultura. Procure na internet, você não acha engraçado que toda a comunidade cientifica nacional e internacional, que realmente entende do assunto e tem base pra falar acha que isso ta errado?

Paulo

Uma coisa é certa. Esses que são contra o Projeto de Aldo Rebelo não têm nenhum apreço pela democracia; querem impor suas opiniões como verdadeiros ditadores. A proposta de Aldo foi aprovada por 89% da Câmara. Apenas 11% dos deputados votaram contra. Para o bem ou para o mal, o Congresso representa a vontade do povo. Este é o pilar da democracia. A maioria do povo ficou do lado da reforma do Código. As manifestações contrárias foram ínfimas: algumas dezenas de pessoas em frente ao Congresso. A população ignorou estas manifestações. O que se espera desses falsos ambientalistas (na verdade sócios de desmatadores estrangeiros) é que respeitem a democracia; respeitem a minoria. Caso contrário, suas manifestações vão acabar perdendo a pouca legitimidade que ainda possuem.

    Rafae

    Vontade do povo???? Ruralista de merda que mais devasta as florestas. Quem é a culpa por desaparecer mais de 90% da mata atlantica em São paulo? Quem é a culpa pela derrubada da madeira na amazonia? Pseudos ambientalista? Enfim, o mundo vai acabar por pensamentos baseados no bolso. Sempre tive e agora terei ainda mais vergonha de tal ruralistas que em sua maioria, só que sabe de planta para comprar a sua hilux ou mitsubishi nova!

    Daniel

    Em outra notícia: 89% dos que votaram têm fazendas.

    LuisCPPrudente

    E com certeza muitos deles são identificados de corpo e alma com o latifúndio assassino e escravocrata.

    Nivaldo

    Paulo.
    Por favor! Esta questyão não tem nada de xenofobismo. Há muitos textos TÉCNICOS nas Unievrsidades e Instituições de Pesquisa sobre esta questão de Manejo de Bacias Hidrográficas e, até mais específico, sobre áreas de influência dinâmica e áreas de recarga. É ler para ver. E também, não temos nehuma tendência a totalitarismo e tampouco, estamos alienados sobre a viabilidade ou não da pequena propriedade (que, esta sim, produz alimentos para o país). e, esta questão, deve ser discutida em relação a política agrária e agrícola.

    Fabio SP

    Democracia é quando eu mando em você
    Ditadura é quando você manda em mim.

caioha

A luta de classes chegou ao fim tragicômico:" viva o progresso o desenvolvimento e a produção , agora sim o mundo está salvo”

Pra sepultar meu comentário um trecho da letra do Dead Fish:

"Paz verde!!
Hipocrisia mundial!!
Seus bancos a cobrar,
meu povo a morrer…
Não me venha com retórica terceiro mundista
seu incompetente miscigenado,
a culpa não é do capital!
O meu império ecologista sabe lucrar,
sabe vender e o que é melhor,
a selva foi internacionalizada.
Índio iludido pensou que fosse melhorar,
todas as bandeiras (do G7) estavam lá!
Mas o que se viu foi mais uma divisão,
índios tiveram que financiar suas ocas em bancos silvestres.
Paz verde!!
Hipocrisia mundial!!
E o FMI?
E os juros a pagar?! "

priscila presotto

Triste ,mesmo assinando a petição ,a população não conseguiu.
Aldo ,que vergonha!
Qual é a sua bigodão!

Nivaldo

Azenha.
Agora há pouco terminou a votação do texto base da alterção do código (410 x 63). Esperamos, agora que na votação dos destaques se consiga segurar o que ainda resta. O Dr. Rosinha, não só pela posição nesta questão do código florestal mantém seu comportamento ético de respeito ao patrimônio natural brasileiro. Sempre teve meu voto. Eu li esta proposta de alteração do código que, além de descontextualizar as APPs e RL como áreas componentes de bacias hidrográficas, tem tantas pegadas jurídicas que beira a inconstitucionalidade. Mas quem sou eu para dizer isto para um "cabeça dura" chamada Aldo Rebelo? que sempre teimou em se achar o dono da verdade. Mas o pior é o terrorismo da mídia de que o código florestal inviabiliza a pequena propriedade. Eu até acho que a mídia, sabe o que faz, porque sabe que este código só tem um beneficiado: os grandes proprietários de terras e eles é que sustentam a atual estrutura agrária do país. Agora, acho, que a Presidenta Dilma sabe os aliados que tem. Espero também que ela vete os artigos que afrontam a sustentabilidade, dentre eles, o perdão para os desmatadores e a delegação de poderes aos Estados para legislar sobre as APPs e RL. É esperar para ver.

glauco

Agora que votaram o novo código e deram carta branca aos destruidores, esperemos as respostas da natureza a esta indecorosa votação.
410 a favor, 63 contra, 1 abstenção

LuisCPPrudente

Eu que sempre votei no PCdoB, que votei anos e anos no deputado Aldo Rebelo, fico triste e chateado pelo PCdoB acatar o que foi definido pelo deputado Aldo Rebelo.

    M. S. Romares

    Luis, não foi a primeira vez que o Aldo faz dessas coisas. O histórico dele não tem muito que o abone. Eu já votei no PB do B, mas não acredito mais que seus representantes (com raras excessões) sejam confiaveis.

jose

Grande Doutor Rosinha, sempre honrou o voto que o povo paranaense lhe deu. Sinto orgulho de ter votado no senhor. O Aldo Rebelo, os Ruralistas e o PIG estão traindo o BRASIL. Isto ninguém esquecerá!

jaime

Na bolsa de valores sempre há um dia em que os investidores "realizam o lucro", isto é, vendem as ações porque consideram que o seu valor já atingiu o que poderia. É o que o Aldo fez com a credibilidade que angariou esses anos todos. PCdoB! Com um comunismo desses, não precisa capitalismo.

Roberto Locatelli

Cada vez sobrará menos espaço para a centro-esquerda socialdemocrata. Aquela que faz belos discursos mas, na hora H, entrega o ouro aos capitalistas.

A ponte está em chamas e o tempo está correndo. Quem não atravessar logo, ficará preso do outro lado.

Almeida Bispo

hehehehehe!
Mas não é que o Dr tá a cara do camarada Fidel? Bem mais, é claro. Hehehehehe.

Ronaldo

Grande texto do ínclito e insigne deputado.

Precisamos também lutar contra os transgênicos. Estão acabando com a biodiversidade nos USA e vai acontecer no Brasil brevemente.

Não adianta salvar a floresta e acabar com o resto, inclusive a raça humana.

mineiro

sera quanto esse aldo rebelo esta ganhando dos ruralistas para aprovar esse codigo florestal ? pelo geito que eu estou vendo , esse aldo rebelo vai ser outro vendedor de patria. nao so ele , sera quanto o pt tucano paulista e do resto do brasil tambem esta recebendo ? pouco dinheiro nao esta rolando nessa traiçao de patria , com certeza nao. quem diria , o pt tucano e o pior ainda o pc do b ajudando os ruralistas a acabar com as florestas do brasil. o que o dinheiro maldito nao faz ?

dukrai

o comuno-ruralismo de Aldo Rebelo vai deixar sequelas políticas no PCdoB, vamos ver o impacto nas eleições de 2012. aldo rebelo já disse que vai mandar o projeto para a votação com as presepadas descritas pelo Doutor Rosinha e que tudo pode ser modificado no Senado. Não vai passar na Câmara, se o projeto for modificado no Senado o projeto volta para a Câmara e aí, maibródi, em junho as multas por desmatamento suspensas por decreto voltam a ter validade e todo mundo entra na ilegalidade. a abaKátia aBreu arrepia a cabeleira só de pensar nisto, já pensou negociar emendas com um bilhão de reaus em multas no cangote?

FrancoAtirador

.
.
Este "Projeto de Lei do Desmatamento" deve ser vetado, na íntegra,
por que simplesmente, no conjunto, é pior que o Código Florestal vigente.

Se há que isentar os pequenos agricultores da economia familiar,
os quais, frise-se, justamente merecem tratamento regulamentar distinto,
porque são os que efetivamente produzem alimento para a população brasileira,

então que se proponha, depois de um amplo debate com a sociedade,
um projeto específico com parâmetros restritos às pequenas propriedades.

Os latifundiários do agronegócio estão se aproveitando politicamente dos pequenos produtores
com o intuito de revogar o atual Código Florestal, para assim perpetrar a impunidade

e manter a política predatória da monocultura agropecuária extensiva
voltada exclusivamente para a especulação no mercado externo de "commodities",
que, por sinal, prejudica a estabilidade dos preços dos alimentos no mercado de consumo interno.

E os produtores da agricultura familiar precisam estar atentos para esta tentativa de golpe
lançada pelos latifundiários ruralistas apátridas, sob o disfarce do "interesse nacional".
.
.

Regina Braga

Parece que, já vimos o lado do Aldo…Triste e lamentável,o que poder faz.

dukrai

o demo-ruralista só não contava com a presidenta Dilma, que veta o que não foi acordado pelo governo. ou pelo menos é o que diz a velha mídia.

Luiz M. de Barros

Não entendo porque este artigo não veio antes ou eu não atino para a estrategia de quando deve ser postado para não ser atacado pelos ruralistas e Aldo Rebelo. Este fez um artigo logo depois da seção na Camara, desmontando a Marina por ela ter dito que ele mantinha varias pegadinhas no texto.

Lorenzi

Quando era ministro de Articulação Política e Relações Institucionais do Lula (2004/2005) e durante o tempo em que foi um fiel aliado presidente da câmara dos deputados, em eleição comandada pela situação, era um homem bom.
Agora é malvado.

3/10/2005
O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) goza de credibilidade e tem todas as credenciais para ser um “excepcional” presidente da Câmara dos Deputados, cargo para o qual foi eleito na última quarta-feira, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu programa semanal de rádio. Ao participar do programa Café com o presidente, Lula disse que Aldo Rebelo “tem a sensatez que a Câmara precisa”. No seu entender, a Câmara dos Deputados necessita na presidência de alguém que mantenha diálogo com todas as forças políticas, seja respeitado e tenha dimensão exata do papel de dirigente do Legislativo. De acordo com o presidente, Aldo soma todas essas qualidades.
Ele destacou o fato de a disputa pela presidência da Câmara, apesar de acirrada, ter acontecido da forma democrática, numa demonstração de que o Congresso Nacional faz as coisas que o povo espera. Lula parabenizou o deputado Thomaz Nonô (PFL-AL), candidato da oposição, e todos os deputados. O presidente afirmou que Aldo Rebelo “está no lugar que fez por merecer”, uma vez que tem credibilidade nacional e pertence a um partido que tem história.
– Acho que a Câmara agora vai dar um impulso muito grande para que a gente possa votar todas as coisas de interesse do povo brasileiro – concluiu http://correiodobrasil.com.br/aldo-rebelo-recebe-

Luciano Prado

Estelionato, canalhice, crime.
Ao ler as denúncias do Dr. Rosinha, seria natural relacioná-las a senadora Kátia Abreu e a seu grupo de desmatadores, mais conhecidos com ruralistas.
Agora, jamais poderíamos imaginar que Aldo Rebelo chegasse a esse ponto, ou seja, mudasse de lado e de convicções. Custa crer que o nobre deputado tenha optado pelo inescrupuloso.

ila

Abaixo assinado da Avaaz pela proteção das florestas:
http://www.avaaz.org/po/codigo_florestal_urgente/

    Jair de Souza

    Evitem assinar qualquer abaixo assinado do grupo avaaz, É o mesmo que pediu assinaturas para o bombardeio da OTAN sobre a Líbia. Não merece confiança.

Luis Fernando

Fora falso comunista !!! E o que dizer do PHA, que decepção !

    francisco

    não leio nem recomendo o PHA.

    lá são censurados os comentários contrários ao que pensa o blogueiro.

    isso se vc conseguir estabelecer o contraditório em 15 linhas. Discutir, por exemplo, limite à propriedade cruzada ( ele chamou de anacronismo impor limites) de forma telegráfica, ou melhor, de forma "twittada", é impossível.

    e assim ele vai disseminando pessíma informação no campo progressista.

    como se já não bastasse a mídia conservadora.

    Fabio SP

    Quanto o Paloffi tá liberando dos R$ 20 MI?

Fabio SP

O que é a vida:

PC do B sendo execrado…
Marina Silva sendo aclamada…

Em menos de 8 meses…

    beattrice

    Quem ainda aclama dona Marina deveria visitar o site ORGULHO VERDE,
    onde ela defende a internacionalização da AMAZONIA.

Yacov

Essa manipulação do texto do Novo CF, me lembrou a introdução "clandestina" de emendas pelo inconspícuo Ministro John Bean.. VERGONHA!!! Esse Codigo é inaceitável. A sociedade precisa participar masie feteivamente desta discussão, pois é um problema que diz resspeito a todos nós, e não paenas a agricultores, pequenos ou grandes e ONG's ambientalistas. O BRASIL precisa fazer a sua reforma agrária. Estamos apenas 210 anos atrasados nesse asssunto em realção à França. por exemplo. Chega de adiar, a hora é essa!!!!

"O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS~

    Luis Fernando

    Falou tudo: Reforma agrária já !!! Produção de mais alimentos para brasileiros, e menos soja para exportação !!!

    beattrice

    Exatamente o que me ocorreu, o dito cujo teve aulas de "metamorfose de texto" com o Johnbeen?

João Bahia

Esse tipo de manipulação é molecagem, coisa de gente safada…

Adriano

Há muito que o PCdoB demonstra ser um partido da ordem. A sua aliança com a direita mais reacionária no Brasil acaba com quaisquer ilusões que se poderia ter em relação a este partido.

Augusto Filho

Aldo Rebelo é literalmente um "lobo em pele de Cordeiro". O pior é saber que a sociedade paga altos salários para pessoas como ele legislarem em causa própria.

    renata

    Esse Aldo Rebelo é um FACÍNORA FRIO!!!!
    E confessando minha tristeza como o Dr. Rosinha vou usar toda minha emoção: pelo Deus que eu acredito e ele nega, pelo sangue de todos os seres humanos e não humanos que vão morrer e sofrer com a degradação do meio ambiente: que ele colha toda a sua desgraça um dia, e o sangue dessas vida tombadas em favor de seus próprios interesses!!!

Silvio I

Si todo o que está escrito em esse artigo do Dr. Rosinha, chegamos à triste conclusão de que os integrantes do congresso são bucaneros, piratas, mentirosos, e todo o mais que se posa anexar, embromadores que não merecem a menor confiança.

Bruno revoltado!

Enquanto eu lia o texto fiquei imaginando o Pantanal sendo devastado. É um absurdo!! Espero que a Dilma realmente vete o novo Código! E que quem votou em deputados de partidos que não sejam PV, PSOL e PT (nem todos deputados) tenham a consciência de que estão contribuindo para o desmatamento. Lembre em quem votou e mande uma carta de reclamação pro seu candidato!! É o mínimo de alguém que votou num candidato que vote a favor desse "novo" Código pode fazer!!

    betinho2

    Bruno
    O Pantanal sofreu um enorme assédio dos canavieiros, felizmente barrado por Lula. Queriam transformar seu entorno num imenso canavial. Mas esse código do Rebelo, se aprovado como está, abre novamente a porteira para a destruição do Pantanal.

Leider_Lincoln

Sem palavras sobre esse infeliz do Aldo Rebelo.

    Fernando

    Pior que no PC do B não é só o Aldo Rebelo que decepciona.

    O delegado Protógenes está totalmente irreconhecível também.

    betinho2

    Leider
    É o que nos resta dizer sobre esse pulha: "sem palavras". Isso para não nos nivelarmos por baixo com eles.

francisco

da mesma forma que nós, os cariocas, estamos em débito com o país por causa da eleição do bolsonaro, os paulistas estão pela eleição do aldo rabelo.

aliás, enquanto se torciam os narizes pro tiririca, o aldo mostrou realmente quem deveria ter sido motivo de preocupação

a diferença entre o bolsonaro e o aldo é que aquele foi eleito realmente pelo setor reacionário da sociedade carioca (militares aposentados, etc), enquanto o aldo, e seu partido, aparentam fazer parte do campo progressista.

lastimável.

    beattrice

    Como se o débito de SP com o país fosse só esse, quem dera.
    O Rio assume o débito "Marina" só para igualar a tragédia um bocadinho???

Roberto Locatelli

Na medida em que a luta de classes se acirra, cada um vai tomando posição de um lado ou do outro da barricada.

    Fabio SP

    Qual será o lado certo?

    Respostas daqui uns 8 meses… quando tudo muda de novo.

    Roberto Locatelli

    Bom, não tenho a menor dúvida sobre o lado que você já escolheu.

    Fabio SP

    Pô! Então me diz… estou ansioso em saber

Deixe seu comentário

Leia também