CTB, CUT e Força Sindical apoiam greve dos caminhoneiros
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) engrossa as fileiras da greve dos caminhoneiros que entra no terceiro dia consecutivo protestando contra a política de Michel Temer que resultou em aumentos sucessivos no diesel.
O presidente da CTB-RS Guiomar Vidor afirmou, em entrevista ao portal CTB, que a central apoia o movimento dos caminhoneiros porque o governo golpista de Michel Temer faz uma política de aumento dos combustíveis para agradar as multinacionais que entraram no mercado petrolífero brasileiro e para privatizar a Petrobras.
A CUT divulgou nota em que afirma: “Os aumentos nos preços dos combustíveis tornam inviáveis ao trabalhador caminhoneiro prover o seu sustento e da sua família, já que o valor do frete não cobre os reajustes diários e diminui o valor do salário dele. E não são apenas os caminhoneiros que sofrem. Trabalhadores do setor de transporte e a população como um todo arcam com as consequências desses aumentos, que refletem ainda nos preços do gás, no pão e em outros itens da cesta básica”.
Em Catalão (GO), o Sindicato dos Metalúrgicos local, filiado à Força Sindical, prestou solidariedade ao movimento grevista.
O presidente da entidade, Carlos Albino, afirmou à reportagem da Agência Sindical que no centro da cidade há 700 caminhões parados.
“Nossa categoria apoia os caminhoneiros. Essa situação não pode continuar. Foram cinco aumentos de combustível em uma semana”, criticou.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou pelas redes sociais que a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) será zerada.
Apoie o VIOMUNDO
Esse tributo incide sobre o preço do diesel.
Por outro lado a greve começa a produzir impacto no abastecimento no Sudeste.
No Estado de São Paulo postos de gasolina podem ficar sem combustível e os estoques de frutas, legumes e verduras nos mercados estão acabando.
Em Curitiba haverá redução na frota do transporte coletivo devido à falta de combustível.
O serviço dos Correios e também os vôos aéreos podem ser impactados pela greve.
Leia também:
Engenheiros da Petrobrás denunciam política de preços de Temer e Parente
Comentários
Érica
Estão querendo jogar o povo contra os caminhoneiros. Na época da Dilma os caminheiros podiam parar o país, agora no governo Temer, não, é prejudicar a população. Só na época da Dilma que a greve estava certa e não prejudicava a população. Esses golpistas usam óleo de peroba na carne. Nem desculpa sabem dar.
Quem mandou não investir em ferrovias, apostaram em caminhões, automóveis e estradas num país continental e os produtos custam muito mais caros.
O Pedro Parente está vendendo os ativos da PetroBrás com deficit e para conseguir ajeitar o balanço e as contas da empresa ele é a turma dele Temer e CIA ltda estão aumentando a gasolina quase todos os dias. Estão repassando o desságio dos ativos vendidos para o consumidor brasileiro qUE paga a gasolina, o diesel, querosene com ágio. Quem paga o prejuízo de uma política enérgica suicida é o consumidor brasileiro.
Leiam as manchetes no jornal e vejam como a imprensa joga o povo contra os caminhoneiros na maior cara de pau.
Quer dizer então que na época da Dilma os caminhoneiros podiam fazer greve e agora na época do Temer e psdb é proibido os caminhoneiros fazerem greve.
E por que qdo o petróleo baixa no exterior o preço da gasolina não baixa aqui no governo Temer ? Já sei é culpa do PT e da variação do dólar. O velho clichê de sempre. Esse mote, esse clichê deveria virar marchinha de carnaval.
Aposto que vai aumentar a passagem de todos os meios de transportes que usam derivados do petroleo, gasolina, diesel e querosene. E a culpa é sempre do pt e agora tb dos caminhoneiros.
Lukas
Tem mais gente que acha que bloquear estradas é crime.
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/dilma-adverte-a-caminhoneiros-em-greve-que-bloquear-estradas-e-crime,d62187a74ccb30d9af19d36bae9e27bd31seep8d.html
Julio Silveira
Pois é Érica, pior é a gente saber que essa direita degenerada que hipocritamente é contra esta paralisação de agora, cheios de razão achando que paralisar estradas é crime, até bem pouco tempo atrás achavam que o golpe não era crime, era a solução. O problema dessa gente, começo a acreditar, é falta de noção sobre valores, mas não, são mesmo hipocritas que defendem canalhas (provavelmente por que dependam deles para alguma mamata. Vai saber)
Lukas
A esquerda está meio perdida nesta greve/locaute dos caminhoneiros. Uns apoiam, outros acham que é mais uma etapa do golpe…outros acham que a CIA…rs a Globo…
Julio Silveira
Até pouco tempo eu acreditava que somente hienas riam ao saborear carniça, mas pelo visto tem muitos da direita também. Mas pensando bem, não, provavelmente seja por que estejam sentados sobre filé.
Deixe seu comentário