Vítima de provocador, Manuela aponta três motivos para temer pela segurança de Lula

Tempo de leitura: 2 min

Da Redação

A pré-candidata do PCdoB ao Planalto, Manuela D’Avila, apontou na manhã desta segunda-feira, 9, três motivos para temer pela vida do ex-presidente Lula, que cumpre pena na sede da Polícia Federal, em Curitiba.

A primeira foi um diálogo gravado entre pilotos e controladores de vôos na noite em que Lula foi transportado de São Paulo para Curitiba.

A Aeronáutica confirmou que o diálogo de fato aconteceu.

Na conversa, a voz de uma pessoa não identificada diz, a respeito de Lula: “Leva e não traz nunca mais”.

“Manda este lixo janela abaixo aí”, diz outra voz masculina, em outro ponto da gravação.

Os áudios foram divulgados pelo portal R7 e pelo Jornal do Brasil.

Num dos diálogos, a controladora de vôo adverte:

— Pessoal, a frequência é gravada e pode ser usada contra a gente, então mantenham a fraseologia padrão na frequência, por gentileza.

Apoie o VIOMUNDO

A FAB informou que a frequência é aberta.

De acordo com a nota da Aeronáutica, “as regras de tráfego aéreo orientam que os usuários se identifiquem, o que evidentemente não ocorreu neste caso”.

O segundo motivo apontado por Manuela foi o fato de que não foram tomadas medidas para isolar a sede da Polícia Federal em Curitiba, onde pousou o helicóptero que transportou Lula na noite de sábado.

Manifestantes contra o ex-presidente puderam se aproximar da PF e dispararam rojões no que poderia ser a rota da aeronave.

Vídeos capturados naquela noite mostram que as explosões aconteceram bem ao lado do prédio da Polícia Federal, enquanto agentes da própria PF e policiais militares do Paraná atiravam bombas de gás e balas de borracha contra manifestantes pró-Lula (ver vídeo abaixo).

Finalmente, Manuela aponta para um episódio que aconteceu hoje de manhã em Curitiba, no acampamento pró-Lula, ao lado do prédio da PF (ver vídeo acima).

Depois de uma entrevista coletiva, um apoiador de Jair Bolsonaro pediu para fazer um selfie ao lado de Manuela, começou a gravar um vídeo e gritou palavra de ordem em defesa de seu candidato, gerando um tumulto.

O homem tinha vindo do prédio da Polícia Federal e, de acordo com gravações de vídeo, conversou com policiais que faziam a segurança do local antes do episódio.

Depois da confusão,  foi escoltado pelos mesmos policiais em direção ao prédio da PF, sempre segundo Manuela.

Numa rede social, a deputada disse que tomaria medidas que não especificou, pediu a identificação do homem e disse que gostaria de ter certeza que ele não é funcionário da própria Polícia Federal.

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, anunciou que o provocador é policial civil do Paraná.

No entanto, mais tarde ele foi identificado como Gildevanio dos Santos Diniz, assessor parlamentar do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho de Jair Bolsonaro.

Manuela relembrou um episódio em que teve de fazer depoimento à própria PF e foi atendida por um agente com uma camiseta que dizia “menos Marx, mais Mises”, um slogan associado à extrema direita brasileira.

A deputada usou o exemplo para sugerir que agentes públicos estão atuando de forma partidarizada, o que segundo ela põe em risco a integridade física do ex-presidente Lula, sob custódia da Polícia Federal.

PS do Viomundo: Este texto foi atualizado para acréscimo de informações.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Roque Jones

Pelo jeito, o delírio conspiracionista está a todo vapor por aqui. Uma coisa é estranha: quando o pessoal de esquerda faz a mesma coisa, ou seja, cercar um indivíduo que não comunga com suas ideias recorrendo a ameaças, xingamentos e, no limite, atá a violência física,, utiliza o anonimato das redes sociais para desqualificar quem pensa diferente, intimida repórters etc. não aparece a mesma indignação…

FrancoAtirador

Capangas do Bolsonazi estão ameaçando
a Direção do PEN a retirar a ADC 43 do STF

FrancoAtirador

CARTAS PARA O PRESIDENTE!

Para: Luiz Inácio Lula da Silva

Superintendência Policia Federal
R. Profa. Sandália Monzon, 210 – Santa Cândida
Curitiba – PR
CEP – 82640-040

    FrancoAtirador

    Fale Com o Ex-Presidente LULA

    PF Curitiba
    Fone (41) 3251-7500

    Plantão: (41) 3251-7501
    E-mail: [email protected]

    Comunicação Social
    (41) 3251-7810
    E-mail: [email protected]

FrancoAtirador

Gleisi Hoffmann em Curitiba:

“Não sairemos daqui sem Lula”

https://twitter.com/ptbrasil/status/983102795812360192

FrancoAtirador

Prisão de @LulapeloBrasil repercute na mídia internacional.
Imprensa chama atenção para a transformação de Lula em preso político
e diz que cresce a desconfiança sobre o sistema judiciário do país.

https://twitter.com/PTnaCamara/status/983438715497349121

FrancoAtirador

Abaixo-assinado em Apoio à Candidatura de Lula
ao Nobel da Paz junta 100 mil assinaturas em 5 horas

Assine a petição!

https://chn.ge/2JsRjdD

https://twitter.com/ALuizCosta/status/983428467814477825
https://twitter.com/cartamaior/status/983434184021684225

Vanda

Os advogados e a executiva do PT tem que cuidar para que nenhum atentado contra a integridade do ex Presidente ocorra dentro desse presídio,que ele tenha todas garantias e que nada ocorra contra ele. Cuidem o nosso Lula pelo amor de Deus,ele é muito importante para seu povo que o ama e quer ele de volta,são e salvo!

Hudson

Identificaram o indivíduo: ex-assessor de Eduardo Bolsonaro.

FrancoAtirador

Movimentos Populares Convocam

Ato Nacional pela Liberdade de Lula

https://twitter.com/rsurgente/status/983482877051658240

Julio Silveira

E o pior é saber que esses salafrarios ficarão todos impunes, encobertos na camuflagem dos multiplos caminhos que as instituições publicas permitem quando o crime cometido atende aos interesses dos comandos fascistas, camuflados de bons cidadãos, instalados nos topos dos poderes.

Julio Silveira

As pessoas com bom senso já perceberam que o Lula está sendo vitima de uma armação juridicada praticada por um desiquilibrado empoderado que não mede consequencias para alcançar sua obsessão, e que se ampara na força dos interesses predatorios contra o país, junto com o tradicional espirito corporativista da instituição. Instituição que atua para proteger e encobrir os seus em todas as frentes, inclusive nas falcatruas, quando buscam sempre levar para o caminho do silenciamento. Conforme a Dra. Angela Calman tem reiterado em suas denuncias.

Marat

Tem muito brucutu que só se garante com uma arma ou nas alcateias. Sozinhos, não passam de pessoas que precisam conviver consigo próprias, o que é um fardo bem pesado. Os irmãos Koch são espertos, mas serão engolidos pela esperteza!

Raul Capablanca

G1 23/10/2015
“Transferência
A defesa de Pizzolato, no entanto, poderá pedir a transferência dele para um de dois presídios de Santa Catarina, onde tem familiares – em Curitibanos ou Itajaí.
Todas as unidades foram vistoriadas pela Procuradoria Geral da República, que garantiu às autoridades italianas terem condições de alojar o ex-diretor do BB sem risco à sua integridade física e moral”.
Itália faz exigencias e inspeciona locais de prisão para Pizzolato, pois não confia (com razão) na segurança dos prisioneiros. Hora dos advogados agirem e exigirem a presença de guarda costa de confiança para ficar na porta da cela ou dentro o q for mais conveniente para Lula.
Fazer análise das alimentações e bebidas do Lula, de preferencia fornecidas de fora entregue em mãos.
Será muito dificil eliminar os riscos, as autoridades precisam apresentar documentos garantidores da preservação da vida do homem.

    Hudson

    Concordo. Lula, como ex-presidente, tem direito a dois seguranças,ue Michel Temer já tomou iniciativas para tentar demitir.

    FrancoAtirador

    Lei nº 7.474 de 08 de Maio de 1986

    Art. 1º O Presidente da República, terminado o seu mandato, tem direito a utilizar os serviços de quatro servidores, para segurança e apoio pessoal, bem como a dois veículos oficiais com motoristas, custeadas as despesas com dotações próprias da Presidência da República. (Redação dada pela Lei nº 8.889, de 21.6.1994)

    § 1º Os quatro servidores e os motoristas de que trata o caput deste artigo, de livre indicação do ex-Presidente da República, ocuparão cargos em comissão …

    § 2º Além dos servidores de que trata o caput, os ex-Presidentes da República poderão contar, ainda, com o assessoramento de dois servidores ocupantes de cargos em comissão…

    Art. 2º O Ministério da Justiça responsabilizar-se-á pela segurança dos candidatos à Presidência da República, a partir da homologação em convenção partidária.

    http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1980-1987/lei-7474-8-maio-1986-368123-normaatualizada-pl.html

    Hudson

    Correção: Lula tem direito a quatro seguranças, que Michel Temer quer demitir:

    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/350518/Temer-avalia-retirar-seguranças-e-motoristas-de-Lula.htm

    lulipe

    E tá mais do que certo, onde já se viu presidiário com direito a seguranças pagos com o dinheiro público.

Deixe seu comentário

Leia também