Editor-executivo de um jornalão: “Lula está sendo caçado pela burocracia judiciária”
Tempo de leitura: 2 minDa Redação
A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesse sábado (07/04) foi o ápice de toda a condução ilegal do processo.
“O processo do Lula foi de exceção, midiático e do espetáculo, com atropelo de direitos e garantias fundamentais. O juiz, que devia ficar equidistante das partes, tratou o réu como inimigo dele”, afirmou aqui Leonardo Isaac Yarochewsky, professor de Direito Penal da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),
Lula foi preso sem que o Supremo Tribunal Federal (STF) tivesse publicado a decisão sobre o habeas corpus negado.
Sem também que todos os recursos jurídicos possíveis tivessem se esgotados no TRF-4.
Escancarou para o Brasil e o mundo o que vem sendo denunciado há tempos: a perseguição judicial e política contra Lula.
Resultado: as fichas estão começando a cair.
Estamos assistindo a uma crise institucional dentro do judiciário.
A primeira instância deixou de ser primeira.
Juízes e procuradores fazem política abertamente, sem nenhum pudor.
Com sua pressão populista sobre a segunda instância, que foi anulada e não tem coragem de reformar decisões da primeiras, Moro, seus colegas e procuradores botaram os chefes da Justiça no corner.
Gilmar vem dizendo isso há tempos.
Teori tentou enquadrar o Moro pouco antes de morrer.
Lula foi defendido por ninguém menos que Sepúlveda Pertence e, mesmo assim, nada mudou.
A perseguição sofrida por Lula curiosamente não é liderada por nenhum partido.
Lula está sendo caçado pela burocracia judiciária.
Tristes trópicos
Palavras de importante editor-executivo de um jornalão.
Por motivos óbvios não dá para identificá-lo. A mensagem foi enviada no sábado ao jornalista Olímpio Cruz
Apoie o VIOMUNDO
Leia também:
Manuela: Três motivos para temer pela segurança de Lula na sede da PF
Comentários
Jacinto
A Globo é apartidária, independente, isenta e correta (assinado, Ali).
Eu vou já ali fazer xixi pois estou me urinando de rir.
Ali Kamel tem moral para criticar Chico Pinheiro?
A Globo é isenta e correta. Quá quá quá!
Imprimir
Publicado 09/04/2018 no Conversa Afiada
A propósito de um áudio atribuído ao apresentador Chico Pinheiro, o Conversa Afiada recebeu esse e-mail assinado por um suposto Ali Kamel (?) e supostamente dirigido à Globo Overseas.
Se verdadeira, trata-se de uma peça hipócrita – para ser gentil – e hilariante:
Em e-mail no ano passado, eu alertei para o uso de redes sociais. Na ocasião, lembrei que jornalistas, de forma não proposital, publicavam fotos em que marcas apareciam. Eu alertei então para aquilo que todos nós sabemos: jornalistas não fazem publicidade e que todo cuidado é pouco para evitar que nossos espectadores equivocadamente pensem que se descumpre esse preceito.
Hoje, volto a falar sobre o uso de redes sociais. O maior patrimônio do jornalista é a isenção. Na vida privada, como cidadão, pode-se acreditar em qualquer tese, pode-se ter preferências partidárias, pode-se aderir a qualquer ideologia. Mas tudo isso deve ser posto de lado no trabalho jornalístico. É como agimos. Daí porque não se pode expressar essas preferências publicamente nas redes sociais, mesmo aquelas voltadas para grupos de supostos amigos. Pois, uma vez que se tornem públicas pela ação de um desses amigos, é impossível que os espectadores acreditem que tais preferências não contaminam o próprio trabalho jornalístico, que deve ser correto e isento. Como entrevistar candidatos, se preferências são reveladas, às vezes de forma apaixonada? O mais grave é que, quando os vazamentos acontecem, as vítimas, com toda a minha solidariedade, dizem que foram mal interpretadas. Não importa, o dano está feito. A Globo é apartidária, independente, isenta e correta. Cada vez que isso acontece, o dano não é apenas de quem se comportou de forma inapropriada nas redes sociais. O dano atinge a Globo. E minha missão é zelar para que isso não aconteça. Portanto, peço a todos que respeitem o que está em nossos Princípios Editoriais (e nos dos jornais sérios de todo o mundo):
“A participação de jornalistas do Grupo Globo em plataformas da internet como blogs pessoais, redes sociais e sites colaborativos deve levar em conta três pressupostos: (…) 3- os jornalistas são em grande medida responsáveis pela imagem dos veículos para os quais trabalham e devem levar isso em conta em suas atividades públicas, evitando tudo aquilo que possa comprometer a percepção de que exercem a profissão com isenção e correção.”
É com isso em mente que envio esse e-mail.
Ali
Em tempo: o Conversa Afiada trata Ali Kamel, com especial deferência, como o nosso Gilberto Freire com “i” – PHA
Em tempo²: a ilustração acima se refere a um trabalho isento e correto do jornalismo do “i”: provar que uma bolinha de papel que caiu na cabeça do Serra, o maior dos ladrões era, na verdade, um míssil norte-coreano. Quá, quá, quá! – PHA
sergio paulo de santanna
Já prenderam o Lula sem provas, já rasgaram a nossa constituição agora só falta prenderem o povo.
Julio Silveira
Rsrsrsrs. Todo o povo daria muito trabalho. Mas já estão colocando as lideranças do povo no tronco, pela ousadia de terem ideias muito progressistas, como defender democracia séria, sem trairagem e armações, democracia de verdade. Também por propor isonomia nos direitos e deveres, com justiça igual para todos.
FrancoAtirador
.
O Jornalista do Veículo da Grande Mídia Venal
tem de se esconder pra Escrever o que pensa?
E Este é o PaíZ da Liberdade de ImprenSSa?
https://twitter.com/VIOMUNDO/status/982949131378446336
Raul Capablanca
“Teori tentou enquadrar o Moro pouco antes de morrer”. É uma linha investigativa para todo o mistério da morte de TZ.
Raul Capablanca
lembremos que os eua são mestres e são os chefes dele
joao ricardo
Diretor executivo de um jornalao…o que significa, independentemente do jornalao, que o jornal que ele dirige ajudou a criar essa situação. Agora não adianta choramingar, quero mais é ver uma escalada da ditadura da toga que chegue a níveis insuportáveis. Quem sabe aí, esse povo de m* que festejou a prisão do Lula e esses dirigentes da imprensa marrom percebam o mal que eles estão ajudando a fazer para esse país.
Luiz
E o que a mensagem também esquece é que esses tecnocratas são meros peões (Dallagnol não sabe para que lado fica o Direito; Moro, nem falar direito sabe), e sem a tutela dos patrõezinhos do Norte e a GLOBO… eles seriam nada.
Fabio Silva
E aqui, a frase para se pensar: “Teori tentou enquadrar o Moro pouco antes de morrer”.
Luiz
A justiça é cega, para os tucanos. Qual será a desculpa agora do “grande” Sérgio Sérgio Moro para não prender todos os políticos? A lava jata acabou. O único prêmio de Mora era Lula, o resto não interessa e não vem ao caso. Sugiro ao congresso, urgentemente, uma CPI da Lava Jato. Imagino quando imundice não surgirá da toca onde Moro se esconde. Vergonha. Justiça vergonhosa. Lula está maior do que era e o povo reconhece isso. Por isso o pavor dela nas eleições. Ganha preso ou solto, e em primeiro turno.
lulipe
“(…)Por motivos óbvios não dá para identificá-lo(…)”.
Ah, bom, então vamos acreditar…..
Bel
Não é mais primeira ou segunda ¨instância¨. É ¨estância¨.
Gerson Carneiro
Sobre o caminhão, sábado, lá no Sindicato, o Lula disse:
– Eu vou porque vou transferir responsabilidades.
A essa altura o Moro deve está rezando para alguém tirar o Lula de lá.
lulipe
Tu realmente acreditas nisso, Carneiro??
Deixe seu comentário