Burburinho: Folha faz tabelinha com a oposição para atacar o Sensus

Tempo de leitura: 3 min

por Stanley Burburinho

1 – A FSP perdeu a linha com essa pesquisa do Sensus. Na capa da Folha.Uol diz que a “Sondagem foi encomendada por sindicato, que negou à Folha ter contratado instituto de pesquisa.”:

“ANO ELEITORAL

Pesquisa Sensus aponta empate entre José Serra e Dilma Rousseff

Sondagem foi encomendada por sindicato, que negou à Folha ter contratado instituto de pesquisa.

http://www.folha.uol.com.br/

2 – Na matéria diz que: “Reportagem publicada no sábado passado pela Folha mostrou que, no registro do TSE, consta outro contratante: o Sindecrep (sindicato de trabalhadores em concessionárias de rodovias) de São Paulo –que não a encomendou. A Sensus afirmou se tratar de um erro, corrigido em seguida.”

“13/04/2010 – 14h55

Pesquisa Sensus aponta empate entre Serra e Dilma

SILVIO NAVARRO
do Painel da Folha

Apoie o VIOMUNDO

Pesquisa Sensus encomendada pelo Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de São Paulo) a ser divulgada hoje aponta empate técnico na corrida presidencial entre o tucano José Serra (32,7%) e a petista Dilma Rousseff (32,4%). É o resultado mais apertado já obtido.

De acordo com a sondagem, Ciro Gomes (PSB) teria 10,1%, e Marina Silva (PV), 8,1%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Segundo dados apresentados ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o registro de número 7594/2010, o levantamento foi feito entre os dias 5 e 9 de abril em 24 Estados, com 2.000 entrevistas.

Reportagem publicada no sábado passado pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal) mostrou que, no registro do TSE, consta outro contratante: o Sindecrep (sindicato de trabalhadores em concessionárias de rodovias) de São Paulo –que não a encomendou. A Sensus afirmou se tratar de um erro, corrigido em seguida.

(…)”

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u720168.shtml

3 – Na página de comentários diz: “Brasil > Pesquisa “sem dono” aponta empate entre Serra e Dilma:

13/04/2010 – 18h27

Líderes do PSDB desqualificam pesquisa que aponta empate entre Dilma e Serra

GABRIELA GUERREIRO
da Sucursal de Brasília

O PSDB desqualificou nesta terça-feira a pesquisa Sensus, encomendada pelo Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de São Paulo), que apontou empate técnico na corrida presidencial entre o tucano José Serra (32,7%) e a petista Dilma Roussef (32,4%) — resultado mais apertado já obtido entre os dois candidatos até agora. Líderes tucanos afirmaram que a pesquisa, por ser encomendada por um sindicato favorável a Dilma, tem o objetivo de impactar negativamente a campanha de Serra.

“Os institutos de pesquisa deveriam ter um certo regulamento. Eu acho meio surreal um sindicato encomendar pesquisa”, disse o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

Para o senador Álvaro Dias (PR), a pesquisa “não captou a realidade” uma vez que os fatos políticos foram favoráveis a Serra nos últimos dias –especialmente após o evento que lançou a sua pré-candidatura no sábado.

“Só houve fatos positivos nesse período. Essa pesquisa é contraditória, os institutos também erram, equívocos acontecem. O objetivo é jogar uma ducha de água fria no entusiasmo oposicionista”, afirmou.

Entre os petistas, o clima é de comemoração com a subida da pré-candidata. Os parlamentares, no entanto, querem evitar o chamado “salto alto” para que o entusiasmo com o resultado contamine a campanha. “Os números da pesquisa Sensus tem que ser recebidos com as nossas sandálias da humildade”, disse o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) ao comentar os resultados no twitter.

De acordo com a sondagem, Ciro Gomes (PSB) teria 10,1%, e Marina Silva (PV), 8,1%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Segundo dados apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral, sob o registro de número 7594/2010, o levantamento foi feito entre os dias 5 e 9 de abril em 24 Estados, com 2.000 entrevistas.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u720287.shtml

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

jbmartins

Tudo dominado, KKKKKKKK Os tucanos estão sem rumo e sem programa, sorte deles é terem como aliado o PIG que morrera abraçado aos Tucanos com o Demo no corpo.

francisco.latorre

desespêro em progressão geométrica.

desse jeito não aguentam até outubro.

vão querer virar a mesa.

sergio

então tá combinado, só vale a pesquisa com dono, ou seja, a do serra, hahahaha

sergio

Esta oposiçãozinha, fraquinha e burrinha do jeito que é, me faz rir. Então pesquisa encomendada por sindicato não é válida.
Mas pesquisa encomendada por jornalões e TVs do PIG, aos institutos de pesquisa de propriedade dos mesmo, é que é válida??? KKKKKKKKKKKKKKKKK

Então fica assim, se o contratante é um sindicato ou partido do governo ou aliado, fatalmente o INSTITUTO vai maquiar os dados para não desagradar o contratante, apesar deste não ter vinculação econômica alguma com o INSTITUTO.

Porém, se o contratante for do patronato, de um partido da oposição ou do PIG, a um INSTITUTO ligados ao mesmos economica ou ideologicamente (a saber DATAFOLHA/FSP/PSDB/DEM/SERRA/FHC ou IBOPE/GLOBO) estes jamais em hipotese alguma maquiariam os dados somente para contentar seus donos, seus parceiros, amigos ou canditatos.

O problema da oposição e do PIG não é só a falta de discurso, projeto, idéias, capacidade, honestidade, aliado a todos estes defeitos tem um mais importante que é a falta de inteligência. E é justamente por isto que estão caminhando inexoravelmente para o próprio fim.

Daniel

Saiu aqui no Midia MS também:
http://www.midiams.com.br/site/politica/?id=945

Os números foram coletados em 24 estados

Foi divulgada nesta terça-feira (13) uma pesquisa eleitoral sobre a eleição presidencial, realizada pelo instituto Sensus. O levantamento foi a pedido do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de São Paulo (Sintrapav).

Os dados revelam um empate técnico na disputa pela Presidência da República entre o tucano José Serra com 32,7% e a petista Dilma Rousseff com 32,4.

Serra aparece com 32,7% e Dilma com 32,4%, mostra o resultado mais apertado até agora na corrida presidencial. A mesma sondagem indica que Ciro Gomes (PSB) teria 10,1%, e Marina Silva (PV), 8,1%.

O levantamento com duas mil entrevistas foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 7594/2010 e foi feito entre os dias cinco e nove de abril em 24 Estados.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. Os dados na íntegra devem ser divulgados ainda hoje.

Com informações da Folha On Line

chico zé

O Brasil não tem dono, mas a pesquisa precisa ter!? Só demotucanos para "raciocinar"(?) assim…

Leo

Esta pesquisa é um engôdo! Obviamente ela desconsidera a massa cheirosa!!

pedro – bahia

Quando a fotografia do Serra dando um beijo forçado em Aécio correr o Brasil todo, ele (Serra) vai cair mais ainda nas pesquisas. Em Minas Gerais já um fato.
É só esperar.
Não custa lembrar o Ciro Gomes – O Serra para ser Presidente é capaz de pisar no cadáver da propria mãe.

Felipe SP

A bancada ruralista do governo pode contratar pesquisas. Os políticos, também. As empresas de marketing também podem…

Agora, para o Artur Virgílio, os sindicatos, não deveriam ter permissão??? Essa é mesmo a cara da direita do Brasil – é uma volta aos tempos dos "homens bons", detentores de todo o poder político com base na renda.

Messias Macedo

[ESPETACULAR: A VIRTUAL *VICE DO CANDIDATO [JOSÉ] (S)ERRA “TOMA UM CALDO” DE UMA SERVIDORA PÚBLICA!
(A)breu RECEBEU A PORTA NAS FUÇAS – E FICOU COM CARA DE TACHO!] EPÍLOGO, POR ENQUANTO!

A senadora Kátia Abreu aguarda por uma resposta oficial à proposta de criação do Plano Nacional anti-invasão. É recomendável que puxe uma cadeira.

FONTE:http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

#####################
NOTA: Vale a pena ver as animações que acompanham o referido ´post’!

APROVEITANDO O ENSEJO, o sloogan da chapa (S)erra-(A)breu:

‘Vote no careca e leve uma mentira cabeluda!’

República Destes(as) Bananas Reacionários(as), golpistas!
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

[ESPETACULAR: A VIRTUAL *VICE DO CANDIDATO [JOSÉ] (S)ERRA “TOMA UM CALDO” DE UMA SERVIDORA PÚBLICA!
(A)breu RECEBEU A PORTA NAS FUÇAS – E FICOU COM CARA DE TACHO!] PARTE II

Para fugir à invasão dos holofotes, a funcionária convidou a senadora a entrar na sala. Kátia foi à porta, mas avisou que a imprensa entraria com ela.
Mais do que depressa, a servidora recuou. Fechou a porta. A senadora voltou ao balcão. E entregou, finalmente, o documento.
Kátia Abreu traça um paralelo entre o abril vermelho do MST e o crime organizado. “Invasão de terra é crime”, diz ela.
Acrescenta: “Suponha que os traficantes de droga elejam um determinado mês do ano para intensificar suas atividades…”
“Eles avisariam: no mês tal nós vamos intensificar a venda de drogas. É o que vem fazendo, ano após ano, o MST. O governo vai ficar de braços cruzados?”

Messias Macedo

[ESPETACULAR: A VIRTUAL *VICE DO CANDIDATO [JOSÉ] (S)ERRA “TOMA UM CALDO” DE UMA SERVIDORA PÚBLICA!
(A)breu RECEBEU A PORTA NAS FUÇAS – E FICOU COM CARA DE TACHO!]

###############################

CNA abre campanha contra o ‘abril vermelho’ do MST
A presidente da CNA, a senadora Kátia (Abreu DEM-TO) decidiu lançar uma campanha nacional contra o “abril vermelho” do MST.
Nesta terça (13), antecipando-se ao recolhimento das assinaturas, a senadora foi ao Ministério da Justiça. Dirigiu-se ao protocolo, para entregar a proposta de criação do plano anti-invasão.
A servidora que respondia pelo balcão do ministério assustou-se. A movimentação de Kátia Abreu atraiu um séquito de repórteres, cinegrafistas e fotógrafos.

Messias Macedo

ENTENDA A DIREITONA RAIVOSA: tentam transformar a transparência e a autenticidade das palavras de Dilma Rousseff em caldo de cultura para a deturpação e a baixaria! EPÍLOGO, POR ENQUANTO!

Dilma disse: “Eu não fujo. Não tenho medo de apanhar. Nunca abandonei o barco.”

###############
INTERPRETANDO O PIG: ‘O Serra no ataque’ não é virulência: é virtude!
Importante: onde está o vídeo – com áudio e imagem – que apresenta Dilma desrespeitando os exilados?!

UMA PERGUNTINHA BÁSICA: lá isto é jornalismo?!

Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Messias Macedo

ENTENDA A DIREITONA RAIVOSA: tentam transformar a transparência e a autenticidade das palavras de Dilma Rousseff em caldo de cultura para a deturpação e a baixaria! PARTE II
Dilma disse: “Eu não fujo. Não tenho medo de apanhar. Nunca abandonei o barco.”

##############
Serra no ataque
“O tucano [(S)erra – adendo nosso!] fez um discurso que motivou sua tropa e obteve manchetes positivas na mídia. E, já no começo desta semana, estava confrontando Dilma, que escorregou ao insinuar que exilados na ditadura teriam tido atitude covarde na comparação com quem aderiu à luta armada.”
Kennedy Alencar “da Folha” [da ditabranda], mais um jornalista-colega dos patrões Frias(!)

Messias Macedo

ENTENDA A DIREITONA RAIVOSA: tentam transformar a transparência e a autenticidade das palavras de Dilma Rousseff em caldo de cultura para a deturpação e a baixaria!

Dilma disse: “Eu não fujo. Não tenho medo de apanhar. Nunca abandonei o barco.”

“A INTERPRETAÇÃO" DO PIG!: 'Dilma é agressiva, desrespeita os exilados!'

Gerson Carneiro

O PIG e a oposição (em especial o PSDB) estão perdendo o Sensus de humor.

Gerson

Avisem o Ubaldo que na última pesquisa do Ibope a boca do jacaré já estava fechando e também foi encomendada por um sidicato (dos patrões, naquela ocasião foi a CNI – Confederação Nacional da Indústria).

Então não adianta vir com essa conversa mole de sindicato x que encomendou do Sensus.

Fabio_Passos

Não restam dúvidas: O datafrias foi uma fraude descarada para favorecer zé serra.

O frias e todo o restante do PIG estão desesperados.
O objetivo é tentar dar alguma sobrevida a candidatura zé serra.

Só que o zé serra não para de cair pelas tabelas…

É cada dia mais clara a perspectiva de derrota da candidatura da direita.
E os "aliados" aos poucos vão abandonando o navio que está naufragando.

    Juarez Marques

    Na Folha nem a Data é crivel.

Fábio Lúcio

A pesquisa do Databolha tem dono: Serra.

Pedro

Parece que os demos e psdb.. perderam totalmente a noçao. A Data falha é mantida pelo serragio que compra revistas e outras porcarias ao milhares e sem licitaçao da abril, em troca o serra é poupado de todas as criticas, só falam bem do nosferatu e de quebra manipulam as pesquisas para favorece-lo. O problema que os sem noção acabam acreditando na mentira que eles compraram. Emburreceram.

Dilson

Quando uma pesquisa mostra o Serra 9 pontos percentuais acima da Dilma,é uma festa para os tucanos.
Quando uma pesquisa mostra empate técnico entre os candidatos,ela é "meio surreal" ou "não captou a realidade".

Não passa pela cabeça do Senador Álvaro Dias, que a festa de lançamento da candidatura de Serra pode não ter sido este sucesso todo que ele imagina.

É meio surreal mesmo,não estão captando a realidade.

    Tulio Pereira Roque

    Interessante que ontem depois que saiu a pesquisa o Blog do Josias em poucos minutos já tinha uma quantidade enorme de poster favoraveisa Dilma e hoje sumiu a reportagem naõ tem nem uma linha comentando o empate técnico. O PIG está desesperado ! A coisa nem começou. Estes Tucanos vão suicidar de desgosto quando a coisa entornar o caldo!

Beto Mafra

O que me parece mais ridículo na Folha On Line, é o esforço para manter a compostura, usando o batido termo "empate técnico".
Ora! Se a diferença é de três décimos e a margem de erro é de dois e dois décimos para mais ou para menos, é empate MESMO.
1 X 1; 2 X 2; 32 X 32; 4.000 X 4.000 é empate em qualquer cultura.
Nada de adjetivar, concordam?
Mas o tecnicismo persiste para cuidar da dignidade magoada pela realidade.

Engraçado também que só admitem pesquisa encomendada por entidade representativa dos patrões.

Pode avisar para a coordenação da campanha que não usaremos saltos altos, dado que ainda temos de dar nosso sangue e mudar a cara do congresso e facilitar a vida da Dilma.
Lutaremos como se fosse a última colocada.

    Ubaldo

    Beto,
    É um empate técnico, pois os números são diferentes e dentro da margem de erro. Só para exemplificar, se a Dilma tivesse 30% e Serra 32% e a margem de erro fosse 2,2%, haveria um empate técnico mas com a ressalva de que considerando a margem de erro, Serra poderia ter 34,2% e Dilma 27,8%, no limite.
    Mas você é inteligente e está tentando desviar o foco. O que interessa é o cliente da pesquisa é um Sindicato, o que já per si levanta suspeita, esse Sensus sempre traz a Dilma com maior percentagem que o Ibope e Datafolha e essa pesquisa foi feita exatamente antes do lançamento da candidatura Serra. Mas o mais importante que gera muita desconfiança nessa pesquisa da Sensus é o fato dos pesquisadores terem incluído, a exemplo que já acontecera em outra oportunidade, uma pergunta inicial sobre o desempenho do governo Lula antes de fazer o questionário que resultou nas percentagens ora divulgadas. Essa pergunta no início da entrevista pode tranquilamente induzir o entrevistado a escolher a indicada pelo Lula.
    Com certeza, em poucos dias, já após o impacto do lançamento da candidatura do Serra nas pesquisas as percentagens a serem anunciadas pelo Datafolha e Ibope, quais têm critérios mais consagrados e têm mais credibilidade vão mostrar o Serra à frente da Dilma por uma margem de 4 a5 pontos.

    Pedro

    O Datafalha e o Ibope já tem historico de erros sempre em favor dos mesmos (voce sabe quem) se voce tem boa memória vai se lembrar. Além disso o serra sustenta a folha que dia a dia perde vendas e credibilidade. A pesquisa da folha (ultima) não fazia o menor sentido, greve em São Paulo, enchentes, o pior dos mundos para serragio e ele melhorou na pesquisa. A curva mostrava claramente uma diminuição da diferença ao longo do tempo. Não vão ter como esconder, o custo vai ser a perda total de credibilidade e clientes. O montenegro é tucano de carteirinha e não esconde de ninguém, Basta ver suas declarações passadas.

    ejcs

    Heh, heh…Então quer dizer que o resultado de uma pesquisa depende de quem a contratou? Vc está dizendo que o Instituto Sensus vendeu, ou forjou o resultado que o cliente queria,? E ainda, que deveria ser proibido dizer que Dilma é a candidata de LULA? Qual foi o absurdo, a vantagem surpreendente de Serra no databranda, digo datafolha, ou a confirmação da subida da candidata de Lula, que já vinha subindo desde de o inicio das pesquisas? Acho divertido ver a torcida gritar de ambos os lados. Menos torcida ajuda a enxergar melhor, e ainda é mto cedo pra comemorar, seja lá qual for o lado.

    Pedro

    O que o lançamento da candidatura do Serra traz algo novo para os eleitores ? Principalmente no Nordeste onde esse lançamento foi insignificanrte. Aliás, não custa dizer que a maioria do povo brasileiro nem tomou conhecimento desse lançamento. Surreal é achar que a inteligência do povo brasileiro ainda é comandada pelos meio s de comunicação que gostam de tentar mudar a realidade. Acabou, não existe mais isso.

    Juarez Marques

    Lançamento da candidatura Serra, quando ocorre?????

    Sérgio Tenório

    Explique-nos então, oh Oráculo, o último DATAFOLHA.

    Tulio Pereira Roque

    Ubaldo: Eu lhe pergunto? E a pesquisa Data folha é o que? Embromação pra animar o Zépenacova a criar coragem e deixar o Governo de S. Paulo e ir pro sacrifício? Coitado do do Serra foi enganado pela mídia. Propaganda enganosa! Porque ele não vai ao Procon? Agora não tem mais jeito!

    Carlos

    "O que interessa é o cliente da pesquisa é um Sindicato, o que já per si levanta suspeita"
    Claro, tudo que em da senzala é suspeito, né?
    .
    "Datafolha e Ibope, quais têm critérios mais consagrados e têm mais credibilidade"
    Você confia? O que afirmavam eles em relação as últimas eleições para governador da Bahia?
    .
    "vão mostrar o Serra à frente da Dilma por uma margem de 4 a5 pontos."
    Já acertaram o placar, é?

    sergio

    Esta oposiçãozinha, fraquinha e burrinha do jeito que é, me faz rir. Então pesquisa encomendada por sindicato não é válida.
    Mas pesquisa encomendada por jornalões e TVs do PIG, aos institutos de pesquisa de propriedade dos mesmo, é que é válida??? KKKKKKKKKKKKKKKKK

    Então fica assim, se o contratante é um sindicato ou partido do governo ou aliado, fatalmente o INSTITUTO vai maquiar os dados para não desagradar o contratante, apesar deste não ter vinculação econômica alguma com o INSTITUTO.

    Porém, se o contratante for do patronato, de um partido da oposição ou do PIG, a um INSTITUTO ligados ao mesmos economica ou ideologicamente (a saber DATAFOLHA/FSP/PSDB/DEM/SERRA/FHC ou IBOPE/GLOBO) estes jamais em hipotese alguma maquiariam os dados somente para contentar seus donos, seus parceiros, amigos ou canditatos.

    O problema da oposição e do PIG não é só a falta de discurso, projeto, idéias, capacidade, honestidade, aliado a todos estes defeitos tem um mais importante que é a falta de inteligência. E é justamente por isto que estão caminhando inexoravelmente para o próprio fim.

    Bando Lêro

    Por conseguinte, a execução dos pontos do programa representa uma abertura para a melhoria das direções preferenciais no sentido do progresso.

    Bruno Ferreira

    Ubaldo entendi sua lógica.

    A pesquisa é suspeita porque o sindicato a solicitou. Mas, pelo mesmo instituto, quando uma patronal encomenda (a CNT, p. ex.) aí fica tudo bem.

    Você é inteligente, só está desviando o foco: o crescimento da Dilma é uma tendência. O Zé Chirico já cansou, o ar ficou rarefeito e ele perdeu o fôlego… E mais: é ÓBVIO que muitos dos eleitores irão pautar-se SOMENTE pelo fato da Dilma ser a candidata do Lula. O que tem de anormal nisso?

    Por fim, a pesquisa traz um elemento, que a campanha vai massificar: a identidade da ex-ministra com o presidente. Ou a pesquisa traz algum fato novo, alguma informação original, que é tão impactante para a decisão dos eleitores? A não ser que você ache injusto colar na cabeça das pessoas a imagem Lula-Dilma-Dilma-Lula.

    Entendeu ou quer que eu desenhe?

    Christian Schulz

    É a precisão da Folha!
    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/04

    A candidatura Serra é homenagem aos "heróis" do 1º de abril de 64…

    V

    O Serra é candidato do PIG e a FSP comporta-se como cabo eleitoral, nega qq pesquisa desfavorável.
    Daqui a pouco os carros da FSP estarão distribuindo panfletos, camisetas, bandeiras e cestas básicas.

Deixe seu comentário

Leia também