Batochio e a acusação Rigoletto, que muda a toda hora: “Em 50 anos, nunca ouvi falar em atribuição de imóvel”

Tempo de leitura: < 1 min

Da Redação

“Em 50 anos, nunca ouvi falar em atribuição de imóvel”, disse ontem o advogado José Roberto Batochio, ao comentar a sentença condenatória do ex-presidente Lula no TRF-4.

Ele costuma chamar a acusação feita a Lula de Rigoletto, em referência à opera em que se canta a mulher volúvel, “qual pluma ao vento, muda de sotaque e de pensamento”.

Para Batochio, o MPF foi adaptando as acusações originais às descobertas da defesa, criando por exemplo o imóvel ‘atribuído’ a Lula, inicialmente por manchete de O Globo.

Ele também questiona a ausência de um ato de ofício pelo qual Lula teria beneficiado a OAS.

“Nós estamos diante de uma condenação fora, acima das provas, com desprezo às provas trazidas aos autos e fora da lei”, afirmou.

“Isto gera uma grande insegurança jurídica no nosso país. Porque nós sabemos que se nós não cometermos um crime, nós nunca seremos punidos pela Justiça criminal. Mas agora o que se está vendo é que há punição sem crime”, continuou.

Para ele, o governo deve ser das leis, não dos juizes. “Nós temos um crime sem conduta criminosa. Nós temos um crime de resultado econômico sem que tenha havido essa vantagem econômica. Nós estamos trocando os parâmetros da lei pela convicção”, seguiu.

“Nós lutamos muito para resgatar da ditadura militar a democracia que nós temos”, afirmou. “O que nós estamos verificando agora é que o autoritarismo não veste mais o verde-oliva. Ele hoje se veste de preto”, acrescentou.

Apoie o VIOMUNDO

Batochio afirmou que a condenação de Lula foi baseada essencialmente na palavra de delatores.

Citou Malhesherbe, advogado de Luis XVI: “Quando nós temos muitos delatores, nós não precisamos de culpados”.

Leia também:

Relator que foi duro com Lula reduziu em quase 70% a pena de delator

 

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Messias Franca de Macedo

Acorda, PT! – para Marco Aurélio/STF, Lula inelegível ‘é’ “mal necessário”!
https://www.youtube.com/watch?v=SqCyU6XXZps

Antonio Gonzaga

Lembro da maravilhosa época em que delação premiada era aceita como prova.
Essa época se chamava Inquisição.
Era só apontar o dedo e dizer “foi ele”, nem precisava de provar nada, era só acusar. Pronto!! Fogueira para o coitado.
Mas é normal o homem de bem católico brasileiro estar acostumado e apoiar esse tipo de coisa.

Rudda Ricci

Vai ver se esse tipo de coisa rola nos EUA.
Vai ver se alguém tem coragem de dar rasteira no Trump.
Sabe por que não?
Porque se acontecesse, no dia seguinte milhares de rednecks armados até os dentes começariam a meter bala em tudo que é lugar.
Mas aqui a gente tem a esquerda paz e amor, que gosta da rede Globo porque faz programa defendendo pauta identitária tipo GLBT.

Thiago Ferreira Lion

A classe média sabe que não existem provas contra o Lula.
A classe média sabe que o Bolsonaro é um maluco e que é corrupto.
A classe média sabe que o PSDB está mais para uma quadrilha.
Só que a questão para a classe média não é a corrupção.
Corrupção é só cortina de fumaça.
A questão para a classe média é manter 80% da população na pobreza enquanto desfruta a vida. E para isso precisa que só ela tenha educação superior e meios cognitivos de tentar uma vida melhor.
Para a classe média, pobre não pode ser bem alimentado, não pode receber estímulos para se desenvolver, não pode fazer curso superior.
Para a classe média, lugar de pobre é ou levantando parede por meio salário mínimo, ou morrendo de fome nas ruas..

Arnaldo Costa

Fica claro porque seremos sempre só promessa, dez passos para frente e 20 para trás. As oligarquias ainda dominam nosso país. A mediocridade e o sangue do subdesenvolvimento correm em nossas veias. O discurso “modernoso” de alguns é só “para inglês ver”. No fundo, querem mesmo é a divisão bem clara de classes. Enchem a boca para falar da Noruega, que investiu os lucros do seu petróleo na sociedade, mas se calam diante da entrega de bandeja de mais de 1 trilhão do nosso pré-sal. Agora, é acabar com a concorrência dos bancos estatais, terminar de privatizar a educação e sucatear o resto, deixando o acesso apenas para os “mais abastados”. O país de todos volta a ser o país para poucos. Insistem em tentar se espelharem no modelo norte-americano, que só dá certo lá porque se trata da nação mais rica do mundo e que, mesmo assim, deixa um passivo social enorme e um rastro de mazelas. Mas, ainda assim, lá eles são mais espertos, já que sustentam o protecionismo onde lhes convém. Temos agora um governo a nossa altura. Temer volta a rodar bolsinha para o FMI e é ridicularizado por seu “entreguismo”. Enquanto os outros presidentes defendem seus respectivos interesses e aninhavam parcerias, o representante da nossa idiotice luta pelos interesses dos outros. Enquanto isso, aplaudimos a perda dos nossos direitos e o enfraquecimento do mercado interno, sem saber que, para concorrermos em igualdade, precisamos primeiro nos fortalecer internamente. Na atual conjuntura, estamos fadados a participar do cenário mundial da mesma forma que alguns meros países da América Central dominados pelo capital externo, sem nenhuma autonomia. Somos mesmo uns “vira-latas” e devemos nos recolher novamente à nossa insignificância perante o mundo.

P.S.: Ainda temos que aguentar o abominável Álvaro Dias, o pai, braço direito e esquerdo do doleiro Youssef, o que com apenas uma de suas mansões compra mais de 10 triplex, fazendo discurso de ética e debochando da cara dos outros. É…. não tem jeito mesmo.
E para os que sobrou algum dinheiro, é ficar papagaiando sobre bitcoin. Afinal, está no ser desses brasileiros querer ganhar dinheiro fácil.

gN

Lei nº 9613/98 Lei de Lavagem de Dinheiro: Art 1º OCULTAR ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou PROPRIEDADE de BENS, direitos ou valores, provenientes direta ou INDIRETAMENTE, de infração PENAL.

Magda Maria de Magalhães

O julgamento de Lula se resume a um dito popular reformado. Antes, era “Aos amigos, tudo, aos inimigos, a lei”. Agora mudou, “Aos amigos, tudo, aos inimigos, a pena, mesmo contra a lei”.

Julio Silveira

Se não conheciam os juridicos do sul, agora conhecem.
São do tipo que fumam charuto em restaurante só porque podem e os outros que se lixem, e quando reclamam para o garçon ele alega nada poder fazer por que o individuo em questão é desembargador.
São do tipo que em fila enorme em agencia de correio exercem o seu auto atribuito direito de furar fila por se crerem cidadãos acima dos demais, e o caixa da entidade aceita por receio.
São do tipo que num bar, se vc deixar sua esposa jovem alguns minutos desacompanhada ele, velho e bebado, se aproxima para constrangê-la com cantadas. E quando vc retorna e se depara com isso e se revolta o filho do elemento o pretege usando sua prerrogativa de juiz. Todos esses fatos foram vivenciados por mim na cidade de Porto Alegre.
Essa é a cultura ocultada dessa turma juizes, foras da lei, que resistem dessa forma para se garantirem como excessões, até economicamente, sobre a maioria.

Thiago Ferreira Lion

A classe média sabe que não existem provas contra o Lula.
A classe média sabe que o Bolsonaro é um maluco e que é corrupto.
A classe média sabe que o PSDB está mais para uma quadrilha.
Só que a questão para a classe média não é a corrupção.
Corrupção é só cortina de fumaça.
A questão para a classe média é manter 80% da população na pobreza enquanto desfruta a vida. E para isso precisa que só ela tenha educação superior e meios cognitivos de tentar uma vida melhor.
Para a classe média, pobre não pode ser bem alimentado, não pode receber estímulos para se desenvolver, não pode fazer curso superior.
Para a classe média, lugar de pobre é ou levantando parede por meio salário mínimo, ou morrendo de fome nas ruas

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥ ♥ S♥ ♥ il e postando:

Com e$$es/as caras/coroas (mesmo jovens) não tem jeito, não. Enquanto não correr sangue (deles/as), não vão aprender, não vão largar o osso do poder. São como vírus, que se tem que desinfectar, senão contaminam de novo o organismo. Enquanto estiverem vivos, ali, vão sempre contaminar novamente o organismo, num ciclo interminável, que se precisa interromper, extirpar e$$e câncer, pelo bem do organismo (a sociedade) que ele$$/elA$$ parasitam.

“A Frente Brasil Popular está organizando um grande encontro de solidariedade ao presidente Lula nos dias 23 e 24 de janeiro em Porto Alegre. Lá reuniremos movimentos sociais e populares, juristas, intelectuais, artistas, partidos de esquerda, e nomes internacionais em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato. Para garantir as condições de infraestrutura e receber as Caravanas que virão de diferentes locais do Brasil, estamos realizando uma vakinha virtual.”…

Caso seja de sua livre e espontânea vontade e disponibilidade financeira, acesse o “site” Vakinha e, lá, na busca interna, procure por EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DE LULA SER CANDIDATO FBP/RS, de Misiara Oliveira] e saiba como contribuir [o valor mínimo de contribuição é igual a 20 reais], “vamos todos às ruas em defesa da democracia!”, diz a frente.

.:.

Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].)
Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :

L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
U m homem simples como as coisas boas da vida
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida

I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
C onsciência plena de tudo que no mundo gira
I magem perfeita do homem de si senhor
O humano defensor de humana lira

L uz de nossa gente, lutador incansável
U m verdadeiro herói do povo brasileiro
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro

D igno e sincero, fraterno e muito humano
A migo do povo, honesto e sempre lhano

S eja o meu/nosso canto para te louvar
I sso que a voz do povo já disse várias vezes
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
V itória da melhor sorte no número treze
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
.:.
Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )
.:.
L uz do povo brasileiro
U m digno e fiel lutador
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.
.:.
L ula livrou 36 milhões da pobreza
U m feito memorável sem precedentes
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes
.:.
L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
U m feito sem igual que por si só já bastaria
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia
.:.
LULA, EU NÃO ME FILIEI AO PT

Lula
Eu votei no PT, eu votei em ti, eu carreguei a bandeira no ombro indo para a faculdade ouvindo toda a espécie de xingamento, eu fiz inimizades por causa de discussão política, eu vibrei com cada vitória do Partido dos Trabalhadores, eu defendi com unhas e dentes os governos do PT – e ainda assim, não me filiei ao PT.
Lula
Eu sempre disse que o PT é o maior partido de esquerda de nossa história nacional e que tu és a maior liderança política da América Latina e uma das maiores do mundo. Eu apoiei esse partido e os seus candidatos, fiz campanha política para cada um deles, acompanhei-os nas derrotas e nas vitórias, nunca entrei junto pela porta do palácio, nunca sequer entrei oficialmente no partido porque julgava precisar de certo distanciamento crítico, e, por essas razões, não me filei ao PT.
Lula
Quando o PT deu uma guinada da esquerda para uma postura centro-esquerda, quando fez do socialismo mais um valor do que um projeto eu não aguentei. Passei a votar e a fazer campanha para políticos e partidos que, em tese, estavam mais à esquerda do PT. Algo que não era fácil de ser feito já que muitas vezes percebia o quanto a direita gostava de usar o discurso feito pela “esquerda mais radical” para criticar o PT, justamente, por aquilo que ele ainda tinha de esquerda. Ainda assim, não teve segundo turno que eu não tenha votado no PT, nem tenha deixado de fazer campanha aberta, pública, combativa em prol do PT, e claro, nesse tempo de duros embates, eu não me filei ao PT.
Lula
Nos governos presidenciais do PT eu fui um grande crítico. Achava e continuo achando que os governos do PT deveriam ter feito mais, deveriam ter colocado o dedo na ferida, transformado a estrutura econômica (tributária, política, midiática, ideológica, fundiária…) deste país. Os importantes programas sociais e os elevados investimentos em políticas públicas eram louváveis, mas me pareciam meros paliativos, próprios de quem não queria aprofundar a transformação estrutural do país. É claro que eu os defendia da crítica elitista da direita branca que não aguentava ver o povo ascendendo socialmente. É claro que eu vibrei com a expansão dos direitos sociais básicos, é óbvio que era bom viver num país que expandia a educação, a saúde, a moradia, o saneamento…, mas como eu achava que ainda era muito pouco, eu não me filei ao PT.
Lula
A partir do final do primeiro governo da Dilma eu acendi uma luz de alerta no meu censo crítico. O que o PT fazia era muito pouco, pensava eu e muita gente de esquerda, muita gente do próprio PT, entretanto, isso que nos parecia pouco já havia ultrapassado o limite de inclusão social suportado pela elite nacional (racista, elitista, homofóbica, machista, entreguista). As reiteradas críticas da mídia burguesa, os ataques de ódio dos coxinhas, o alarde feito pelos políticos golpistas, o alto investimento dos EUA para criar grupos de combate ao PT, a ação da burguesia nacional para não reeleger e depois para derrubar a Dilma me ensinaram algo importante: Se o PT não tinha feito tudo aquilo que queríamos, certamente já tinha feito muito mais do que a direita nacional tolera. E graças à dialética, a direita me ensinou a ver o que eu não conseguia ver com os olhos da esquerda. A direita me ensinou, pelo reverso, o quanto, no atual contexto de nossa história nacional, o ato de um pobre comer, de uma pessoa sem-teto conquistar uma moradia, de um filho de faxineira se tornar médico, de um negro ser colega de universidade de um branco, de um trabalhador andar de avião ou comprar o carro zero, de um professor tratar sobre “gênero” na escola… são, no atual momento histórico concreto, atos revolucionários. Ainda assim eu não me filei ao PT.
Lula
A vida se tornou difícil no pós-golpe. Retrocedemos. Perdemos direitos. Investimentos sociais foram cortados. Os ataques aos direitos trabalhistas não cessam. A corrupção se tornou normal e acontece a céu aberto para salvar o ilegítimo de perder o seu governo carcomido pelos abutres que financiaram e deram o golpe contra o PT, contra a Dilma, mas, sobretudo, contra a classe trabalhadora. A direita sabe (a mídia burguesa, a polícia federal tucana, a justiça burguesa, os partidos de direita, os golpistas, o imperialismo, a burguesia nacional, os coxinhas, os banqueiros, a classe média alta, os fundamentalistas religiosos, os racistas, os homofóbicos, os machistas, os defensores da ditadura militar, o agronegócio… enfim, todos eles sabem) que tu podes estragar os planos deles. Quanto mais batem em ti, mais cresces nas pesquisas. Nenhum candidato da direita decola. Os outros partidos de esquerda não têm candidato para o páreo eleitoral (na melhor das hipóteses, se juntar todos não chegam a 5% dos votos). E por isso te querem destruir moralmente, te impedir de ser candidato, te prender, impossibilitar que tu governes. Sabendo que apenas o Lula do PT poderá derrotá-los eles apontam as armas para ti e nós, que precisamos derrotá-los, vemos em ti a nossa melhor esperança. Por isso, eu tenho te defendido como alguém que é filiado ao PT, ainda que eu não seja filiado ao PT.
Lula
Sei que em caso de vitória eleitoral não será fácil para ti governar. Não espero que num novo governo teu tu sejas capaz de dar aquela guinada bem à esquerda que gostaríamos. Mas sei que enfrentarias tudo o que o governo do golpista aprovou, sei que revogarias o que foi aprovado, sei que melhorarias a vida do povo. Se eu pudesse te pedir uma só coisinha seria essa, faz o que fizeste, mas tencione um pouco mais as coisas à esquerda. Temo que o golpe iniciado se consume com a ilegítima impugnação de tua candidatura, ou com o golpe do parlamentarismo que te impeça de governar, ou com qualquer outra proeza indiscreta que a direita brasileira sabe fazer. Por isso estou lutando com todas as forças na defesa de tua candidatura, dizendo aos quatro ventos que “ELEIÇÃO SEM LULA É FRAUDE”. Luto como um filiado, ou melhor, mais do que muito filiado ao PT, ainda que eu não seja filiado ao PT.
Lula
O fato de cada santo dia ter que assistir, às vezes de forma aberta, noutras de forma sutil, as mentiras que inventam a teu respeito, sem apresentarem nenhuma prova… o fato de tu seres a pessoa mais bem investigada em toda a história do Brasil e até agora não terem apresentado nada além de convicções ideológicas previamente definidas sem o devido julgamento justo e imparcial…. o fato da direita bater tanto em ti… só nos trazem uma certeza: tu és o candidato que a direita teme e treme, porque tu és tudo o que ela não é, tu és tudo o que ela não quer.
Lula
O conjunto de algumas discordâncias ideológicas que eu tenho para com o PT, o meu estilo mais livre quase-anárquico, a minha necessidade de um certo distanciamento crítico do partido até hoje me impediram que eu me filiasse ao PT. Porém, dado o momento crítico no qual estamos vivendo, ainda que eu não seja filiado ao PT eu estou lutando com todas as minhas forças contra o golpe em curso.
Lula
Frente aos inúmeros ataques desumanos que sofres, diante dos golpes covardes que atentam contra a tua reputação, perante as atitudes sacanas de quem te quer humana e politicamente destruído, antes as manobras imorais e antiéticas que assistimos todos os dias, de tanto ouvir os discursos cínicos e descabidos de quem quer te desqualificar, presenciando a perseguição implacável que movem contra a tua pessoa pelo fato da tua pessoa representar a classe trabalhadora (que eles querem sempre explorar mais e mais, e ainda mais…), vendo o que fizeram com a tua família, sobretudo, com a Marisa, conhecendo as reais intenções de quem prega moral de cuecas sujas, diante de tanto ódio que movem contra ti e contra quem te defende, Lula, ainda que eu não seja filiado ao PT, me dá uma vontade danada de me filiar.
Lula
Estarei em Porto Alegre no dia 24 de janeiro, lutando pela democracia, lutando pelo Brasil, lutando pelo futuro de meu filho, nesse momento crucial de sua história, nesse momento tão importante de nossa história nacional. Eu pensei bem antes de dar esse passo de filiação, mas apenas a luta nos espaços não-partidários não é mais suficiente, o que incomoda mesmo a burguesia e seus aliados (coxinhas, imperialismo, grande mídia, judiciário golpista…) é o fortalecimento do PT e eu, depois de muito refletir, estou disposto a isso.
Lula
Muito provavelmente tu não irás ler essa longa carta, mais provável ainda que nos encontremos, mas eu não me incomodo tanto que a gente não se veja e não se fale, porque eu sei que a grande parte do nosso povo também gostaria deste bate papo contigo e também não conseguirá (por razões óbvias de tempo e espaço) concretizar esse sonho. Somente em saber que estou junto deste povo sonhador eu já me dou por contente.
Lula
Boa Luta companheiro, tu não estás só, nós estamos contigo, porque confiamos que tu estás conosco.

Eliézer dos Santos Oliveira
Professor de filosofia do IFSul – Campus Santana do Livramento – RS.
.:.
O Partido da Causa Operária (PCO) também está contribuindo para apoiar Lula em Porto Alegre, dia 24, através de outra vakinha : Não pode ir à Porto Alegre mas gostaria de contribuir na vaquinha? Que tal ? Acessar o “site” Vakinha e, lá, na busca interna, procure por “24 de janeiro: ocupar Porto Alegre contra a condenação de Lula” e contribua também.
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

lulipe

Aceitem que dói menos, ainda têm mais alguns processos a serem julgados!!

Deixe seu comentário

Leia também