Cunha e Funaro derrubam Michel Temer: vão confirmar que foram pagos pelo silêncio
Tempo de leitura: 4 minFoto Marcelo Camargo/Agência Brasil, via Fotos Públicas
Eduardo Cunha e Lúcio Funaro já entregaram roteiro de delações que envolvem Temer
Próxima denúncia de Rodrigo Janot contra Temer deve ter depoimentos de ex-presidente da Câmara e de operador do PMDB. Eles dizem que estavam em silêncio enquanto recebiam dinheiro da JBS.
Severino Motta, Repórter do BuzzFeed News, Brasil
Citados na gravação de Joesley Batista com Michel Temer como beneficiários de um suposto esquema de pagamentos para ficarem calados, o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o operador Lúcio Funaro estão concluindo simultaneamente acordos de delação premiada e devem começar a prestar depoimentos aos procuradores nos próximos dias.
As duas delações tendem a atingir o Planalto e o PMDB da Câmara, o grupo político de Michel Temer, e deverão ser usadas para embasar a próxima denúncia a ser apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente por acusação de obstrução da Justiça.
Neste momento, o Planalto trabalha para reunir apoio da base para evitar a aceitação, pela Câmara dos Deputados, da denúncia contra Temer por corrupção passiva.
O caso envolve a mala de dinheiro recebida pelo ex-deputado Rodrigo Rocha Loures.
Os investigadores e as defesas de Cunha e Funaro já estão negociando, separadamente, as cláusulas do acordo de colaboração, conforme o BuzzFeed apurou junto a fontes que participam dos processos.
Apoie o VIOMUNDO
Os cardápios das delações, uma espécie de roteiro das ilegalidades a serem descritas e os personagens envolvidos, já foram entregues pelas respectivas defesas.
Entre os fatos a serem narrados, os dois vão confirmar que, mesmo presos, continuaram a receber recursos dos esquemas de corrupção que participaram.
Funaro já completou um ano na cadeia, Cunha foi preso em outubro do ano passado.
Entre os esquemas está o da JBS que, de acordo com o Ministério Público Federal com base na delação de Joesley, visava calar Cunha e Funaro em troca de dinheiro.
Um dos trechos mais fortes da gravação que Joesley fez da conversa com o presidente é sobre as “pendências zeradas” do dono da JBS com Cunha.
Para os investigadores, a referência era à propina para calar o ex-congressista no que teve um aval presidencial.
Temer nega que tenha autorizado a compra do silêncio.
Devido aos repasses da JBS, os dois estavam em silêncio e relutavam em fechar acordos – realidade que, após o estouro da JBS e proximidade do fim do mandato de Janot, foi alterada.
Com o trabalho neste mês, investigadores que atuam no caso esperam deixar todo o material das delações pronto e entregar o acordo para homologação do Supremo Tribunal Federal nos últimos dias de julho.
Desta forma a homologação poderá acontecer no início de agosto e Janot conseguirá enviar a segunda denúncia contra Michel Temer pouco tempo depois da volta do recesso do Judiciário.
Ligação de Cunha e Funaro vem dos anos 1990
Operador muito conhecido no mercado de capitais de São Paulo, Lúcio Funaro é um profundo conhecedor do propinoduto que abasteceu o PMDB.
O fato de ele e Cunha fecharem uma delação ao mesmo tempo não é surpreendente dada a ligação estreita entre os dois.
Eles se conhecem há 20 anos.
Funaro foi o único delator da ação penal 470, o julgamento do mensalão.
Foi por meio de uma empresa que ele controlava, através de laranjas, a Garanhuns Empreendimentos, que Funaro repassou R$ 6 milhões a Valdemar Costa Neto (PR-SP).
Em troca de benefícios judiciais, operador admitiu os pagamentos ilegais ao então líder do PL.
Na época do mensalão, Cunha morava em um apartamento de Funaro sem pagar aluguel em Brasília e depois o operador pagou carros de luxo registrados em nomes de empresas do ex-deputado.
Funaro foi preso em junho do ano passado depois da descoberta do esquema de cobranças que ele operava, em nome de Eduardo Cunha, de empresas para ter acesso a empréstimos com juros abaixo dos praticados no mercado do fundo de investimento do FGTS.
No primeiro mandato de Dilma, o então poderoso líder do PMDB na Câmara emplacou a nomeação do executivo Fábio Cleto para uma vice-presidência da Caixa.
Segundo o Ministério Público, era Funaro quem vendia as promessas de facilidade no FI-FGTS a empresários, que depois eram efetivadas com a ação de Fábio Cleto, membro do conselho do fundo.
Cleto virou delator.
Frieza e explosão
Diferente do ex-presidente da Câmara, que por seu estilo frio e distante não conversa muito com seus colegas de presídio, Funaro tem um temperamento explosivo.
Desde a prisão de sua irmã recebendo uma mala de dinheiro da JBS na operação Patmos (ela depois foi solta), Funaro não tem escondido dos presos com quem convive na penitenciária da Papuda sobre o que está acontecendo em sua vida.
A um dos detentos disse não só que ele e Cunha estão fechando termos dos acordos como falou que sua delação irá atingir de maneira muito forte o ministro Moreira Franco e o presidente Michel Temer.
O potencial de estrago de Funaro para o presidente vai além da denúncia de obstrução da Justiça.
Foi o operador que esteve no escritório de José Yunes, amigo de 40 anos de Michel Temer, para entregar um pacote de dinheiro com propina da Odebrecht na campanha de 2014.
O episódio de Yunes receber dinheiro da Odebrecht foi revelado pelo BuzzFeed no ano passado e provocou a demissão do advogado do cargo que ocupava no Planalto.
Depois, Yunes disse que foi uma espécie de “mula involuntária” de Eliseu Padilha, hoje ministro-chefe da Casa Civil.
Mesmo preso, Funaro já enviou recados incômodos ao Planalto.
Temer já afirmou jamais ter se encontrado com o operador, que o desmentiu, numa entrevista à revista Veja por escrito, em março.
Prisão de Geddel foi amostra grátis de Funaro
Antes mesmo da homologação da sua delação, Funaro foi o pivô da prisão do ex-ministro Geddel Vieira Lima, um dos peemedebistas que pertenceram até pouco tempo atrás ao entorno do presidente Michel Temer.
Funaro contou à força-tarefa das operações Sépsis, Cui Bono e Greenfield, conduzidas pela Procuradoria da República no Distrito Federal, que Geddel estava procurando sua mulher, em São Paulo, para saber se o operador estava fechando um acordo de delação premiada.
O juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, decretou a prisão preventiva do ex-ministro e mandou apreender seus celulares. Na agenda de contatos da família Funaro, Geddel estava registrado sob o codinome “Carainho”.
Procurados, advogados de Eduardo Cunha disseram que a estratégia da defesa não mudou desde que ele foi preso. Eles negam que o seu cliente vá delatar.
Antonio Figueiredo Basto, que defende Funaro, disse que não vai comentar a defesa de seu cliente.
Leia também:
Comentários
Luiz Carlos P. Oliveira
HUM! Cunha e Funaro fazem falcatruas desde os anos 90. Quem era o presidente de 1993 à 2002? Era do PT? Mas a corrupção desta quadrilha não começou em 2003? Ah! É que antes roubavam pouco. Gente, esse papo de coxinha já encheu o saco. Lula era obrigado a saber de tudo e o FHC não sabia de nada. O mais engraçado é que foi armado um esquema monstruoso (e criminoso) para destruir o PT e o que vemos é a derrubada de praticamente todo o PMDB e PSDB. Como disse o Joesley: Temer lidera (e aqui incluo o Aécio) a quadrilha mais perigosa do Brasil.
Emanuel Cancella
Pedro Parente o lalau da Petrobrás!
Resultado de imagem para Pedro Parente o lalau da Petrobrás!
Hoje, 05/07/17, Pedro Parente se reuniu com os sindicatos petroleiros para apresentar sua proposta de rebaixamento do Benefício Farmácia e aumentar a participação financeira dos petroleiros no seguro de grande risco, em nosso plano de saúde.
Depois que a Globo fez um Fantástico dedicado a caluniar os petroleiros na utilização do Beneficio Farmácia – BF, usando denúncias que, no limite, podem até abranger alguns poucos petroleiros que deverão ser punidos, caso comprovado, mas não punir toda a categoria, como foi o caso, com a suspensão do BF.
Depois dessa reportagem restou apenas o reembolso do valor pago por alguns remédios, alguns. E não funciona, muitos petroleiros abandonaram a busca do reembolso dada a dificuldade burocrática criada no resgate. Mesmo suspensos, os 300 mil usuários (titulares e dependentes) do BF continuaram pagando pelo serviço.
Muitos petroleiros dizem que a matéria do Fantástico foi paga pelo Pedro Parente. Verdade ou não, a revisão do BF vem ao encontro da matéria da Globo, rebaixando nosso BF.
O seguro de Grande Risco segue os mesmos parâmetros do BF onde todos pagam independente de usar ou não. O grande risco cobre integralmente o tratamento de doenças graves; os demais tratamentos são acobertados pelo seguro de pequeno risco.
Parente também retira direitos dos petroleiros no plano de saúde, ele cancelou de forma espúria nossa participação nos lucros – PLR, garantida pela lei 10.101/00; não concede aumento real de salário, nem abono; quer reduzir de forma criminosa o efetivo de operadores na refinaria, gerando insegurança na sociedade e na categoria, aumentando o risco de acidente.
Por outro lado, Pedro, de forma criminosa, faz a festa dos gringos e com a parcimônia da Lava Jato.
Em resumo, Pedro Lalau está entregando ativos da companhia sem licitação. “Vendendo”, para quem quer e pelo valor que ele mesmo determina, o filé mignon da indústria do petróleo, como áreas do pré-sal, petroquímicas, malha de dutos do sudeste – NTS, e muito mais (2,3).
Ainda tem a cara de pau de contratar, para área de exploração e produção da companhia, a Total, considerada a petroleira mais corrupta do planeta (4). E justamente para a área de exploração e produção onde a Petrobrás já ganhou o prêmio OCT, por três vezes, considerado o “Oscar” da indústria do petróleo.
E recentemente Parente fez um acordo suspeitíssimo doando quase 500 bilhões de dolares a americanos (5).
A Lava Jato representa uma CPI que investiga a Petrobrás e não poderia permitir essa gestão criminosa de Pedro Parente, mas é conivente com o tucano Pedro Lalau, assim como protege outros tucanos, já que não investigou o governo do tucano de FHC, trocentas vezes delatado na Lava Jato, Muitas dessas delações envolvendo o próprio filho de FHC (6,7). E se o tucano, Aécio foi desmascarado foi por outro juízo, a Lava Jato sempre o protegeu.
E a Lava Jato não esconde de ninguém, no Brasil e no mundo, que não investiga tucano (8,9). Nem denúncia formal ao MPF destacando a omissão da Lava Jato tem serventia. Muito pelo contrário, o MPF ao invés de investigar a denúncia de omissão da Operação, feita em dezembro de 2016, acatou o pedido do juiz Sergio Moro e intimou-me, em dezembro do mesmo ano, por possíveis ofensas ao funcionário público.(10,11).
Não podemos esquecer que Pedro Lalau foi indicado pelo presidente golpista que, segundo denúncia do dono da JBS, “Temer é o chefe da quadrilha mais perigosa do Brasil.”
Fonte: 1 – http://epoca.globo.com/politica/noticia/2017/06/joesley-batista-temer-e-o-chefe-da-quadrilha-mais-perigosa-do-brasil.html
2 – http://www.redebrasilatual.com.br/revistas/127/escandalo-da-petroquimica-de-suape-a-pasadena-de-temer
3 – http://www.vermelho.org.br/noticia/285181-1
4 – http://fnpetroleiros.org.br/brasil-sob-ameaca-pedro-parente-escolhe-a-maior-empresa-corrupta-para-explorar-o-pais/
5 – http://emanuelcancella.blogspot.com.br/
6 – https://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/09/delator-cita-filho-fhc-esquema-corrupcao-petrobras.html
7 – https://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/10/cervero-filho-fhc-sabia-termeletrica-contratado-petrobras.html
8 – http://www.ocafezinho.com/2016/08/03/nos-eua-sergio-moro-explica-por-que-nao-julga-politicos-do-psdb/
9 – https://www.brasil247.com/pt/247/parana247/286335/Dallagnol-diz-a-Boechat-que-PSDB-est%C3%A1-fora-da-Lava-Jato.htm
10 – http://www.apn.org.br/w3/index.php/nacional/8685-petroleiro-protocola-denuncia-contra-operacao-lava-jato
11 – http://www.apn.org.br/w3/index.php/nacional/8740-por-crime-de-opiniao-petroleiro-depoe-no-mpf-intimado-por-sergio-moro
Rio de Janeiro, 05 de julho de 2017.
Cláudio
:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta de sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria, com dois c(h)ifrões, de $$ neonazista) dos e das canalhas direitistas…
.
PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT (o progressimo/trabalhismo) é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
.
AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
.
Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
.
Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
.
Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
.
Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
.
Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
,
E MAIS :
Os tribunais de contas e o Judiciário são a maior fonte de corrupção
O Judiciário do Brasil é o mais caro do mundo
O juiz é um servidor público como o faxineiro, só que o Judiciário decide em causa própria
Os juízes dizem “na minha vara” – a vara não é dele!
A reforma de Previdência não vai atrás de juiz que recebe aposentadoria de R$ 100 mil: vai atrás dos pobres
O Judiciário é uma ditadura de classe – e ditadura conservadora
.
…
Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)
…
.:.
Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos :
L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor
U m homem simples como as coisas boas da vida
Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor
Z elando sempre pelo bem da humanidade querida
I nimigo dos maus, amigo dos bons, trabalhador
N ascido do povo que muito o ama e admira
Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor
C onsciência plena de tudo que no mundo gira
I magem perfeita do homem de si senhor
O humano defensor de humana lira
L uz de nossa gente, lutador incansável
U m verdadeiro herói do povo brasileiro
L úcido e consciente do mais admirável
A mor pelo ser humano e verdadeiro
D igno e sincero, fraterno e muito humano
A migo do povo, honesto e sempre lhano
S eja o meu/nosso canto para te louvar
I sso que a voz do povo já disse várias vezes
L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar
V itória da melhor sorte no número treze
A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )
.:.
L uz do povo brasileiro
U m digno e fiel lutador
L astreando com real valor
A honra do BraSil inteiro.
.:.
L ula livrou 36 milhões da pobreza
U m feito memorável sem precedentes
L utando contra a mídia venal, teve a certeza
A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes
.:.
L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros
U m feito sem igual que por si só já bastaria
L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia
.:.
.:.
NÓS
A tv me promete
o leite da moça,
o prazer em pó,
líquido,
instantâneo,
integral…
Que faremos de nossos olhos,
de nossas mãos?
………………….……………………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
B……………………………A
…I………………………I
…….S………………C
………..T………N
…………….Â
tele……………………..visão
tele……………………..vazão
tele……………………..vazio
………………………………………………………. (Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
ReXistência
Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
:
Diga “NãO” à Rede Goebbels
……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
Globo
PATRÃO
PADRÃO
LADRÃO
……………………………..………………. ( Cláudio Carvalho Fernandes )
.:.
Mídia cínica, mercenária, demagógica e corruta.
.
“Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma”.
.
…………………..………………………………. ( Joseph Pulitzer )
.:.
Se você não for cuidadoso / cuidadosa
.
“Se você não for cuidadoso / cuidadosa, os jornais [a mídia] farão [fará] você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas e amar as [‘]pesso[nh]as[’] que estão oprimindo”.
.
…………………..………………………………. ( Malcolm X )
.:.
( En la lucha de clases )
.
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
.
…………………………………………….( Paulo Leminski )
.:.
( Não é a beleza )
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
.
…………………………………………….( Salamah Mussa )
.:.
A existência precede a essência.
.
…………………………………………….( Jean-Paul Sartre )
.:.
* 1 * 2 * 13 * 4
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Cícero
Agora a cobra vai fumar!
Deixe seu comentário