Exército manda que general se cale sobre 64

Tempo de leitura: 2 min

Exército manda que general se cale e cancela palestra pró-64

Do Vermelho

O Comando do Exército abortou na última hora uma palestra com potencial explosivo do diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), general Augusto Heleno, com apologia ao Golpe de 1964. O tema da palestra seria “A Contrarrevolução que Salvou o Brasil”.

A apresentação do general estava confirmada até as 17 horas de quarta-feira, quando chegou a ordem do comandante do Exército, Enzo Peri, determinando o cancelamento do evento. A apresentação ocorreria no mesmo dia em que Heleno, liderança expressiva na caserna, foi para a reserva.

Primeiro comandante brasileiro no Haiti, o general preferiu silenciar sobre o conteúdo da palestra e também sobre os motivos pelos quais o evento foi cancelado. Disse apenas que cumpriu ordem superior: “Recebi ordem. Sou militar, recebo ordem. Hierarquia e disciplina. Recebi a ordem ontem, no final da tarde. Tem uma frase famosa: nada a declarar”, afirmou Heleno.

O general se limitou a dizer que a abordagem seria exclusivamente “31 de março de 1964”, mas não quis entrar em detalhes sobre o contexto histórico que seria levado aos colegas de farda. Nas redes sociais, militares se preparavam para o “desabafo de Heleno”. Um oficial ouvido pelo jornal O Globo disse que o depoimento era aguardado com “grande expectativa”.

Nesta semana, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, determinou aos comandantes das três Forças que não houvesse qualquer ato que exaltasse a data que deu início ao regime militar. Entretanto, como Heleno é general de quatro estrelas com grande destaque na tropa, coube ao comandante Enzo Peri a tarefa de impedir sua manifestação, às vésperas de sua aposentadoria.

Quanto às comemorações nos clubes militares, o ministério avalia que não tem como evitar ou tentar coibir manifestações de oficiais da reserva que estavam na ativa naquele período.

Da Redação, com informações do O Globo

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Paulo

Os militares tem que assumir o Brasil de novo, e acabar com essa terrorista, agitadora comunista Dilma, e junto deportar o Lula e os petistas para Cuba. O Brasil está sendo governado por mentiras e corrupções em todos os segmentos. Que Democracia que nada. Até a liberdade de manifesto e imprensa estão sendo impedidos. Bandido é assim: quando alguém descobre as falcatruas é impedido de revelar. Não viram o que aconteceu com Barbosa por ter condenado a quadrilha? Até no supremo o PT mete o bedelho para favorecer os bandidos.

Ferreira

O seu comentário está aguardando moderação.
27 de abril de 2011 às 23:05
Assistam o video no youtube : “O Dia que Durou 21 anos” http://www.youtube.com/watch?v=NU7S4CwrwVA

Resumo do documentário: “A participação do gov dos Estados Unidos no golpe de militar de 64″

Os USA com o falso argumento de que o Brasil iria se tornar comunista no Gov. de João Goulart, financiaram diretamente o golpe com o apoio de traidores da patria (militares, elite, imprensa…
Os yankees manipularam informacões, compraram parlamentares, compraram a imprensa, criaram caos com falsa propaganda anti governo.

E “pasmem” ,enviaram uma esquadra naval para apoiar ( matar brasileiros ), caso houvesse resistência contra o “golpe”.

"Tanta brasilidade esses militares burros e arrogantes pregavam e ao mesmo tempo batendo continência para os americanos…Patético para não dizer REVOLTANTE!!!!

Edmar

Já imaginaram se esses sujeitos não tivessem impedido, a soldo dos estadunidenses, que Jango e Brizola fizessem o que o Lula fez nos últimos 8 anos? Como essa Nação estaria tão melhor! Menos pobres, mais classe média, melhor educação, mais produtores rurais, menos latifundiários, cidades menos 'inchadas', etc. Seria tudo melhor! E ainda se acham no direito de comemorar oque fizeram, a soldo de outros povos! Mas, calma pessoal. Nosso bisnetos, após a morte desses pobres velhihos de conciências doentes terem todos morrido, poderão saber as verdades que ainda querem encobrir. Talvez dê tempo de regatarem nossa dignidade como Nação, que os milicos venderam e os tucanos entegaram!

José Vitor

Palmas pra Dilma. Militar ficar comemorando golpe de estado é inaceitável.

Weissheimer: A lógica por trás da ditabranda | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] E aqui sobre o general que pretendia defender o golpe. […]

Heitor Rodrigues

Azenha, definitivamente, a Presidenta Dilma não tem cara de paisagem!

Eu tinha 10 anos de idade em 31 de março de 1964. Quinta-feira agora, a data passou em branco pela primeira vez na minha vida. Nada de cerimônias oficiais cretinas, nada de bofetadas na cara da sociedade civil, na minha cara. Um veto peremptório, partido de quem sabe mandar e ser mandado, de quem sabe o seu lugar no mundo, reduziu a inferno, o que um general de brilhante carreira militar – dizem – no auge do seu prestígio, não soube defender – a sua própria honra. Pagou caro por não ter noção da besteira que pretendeu fazer.

Ao invés das lamúrias por ainda existirem cretinos e bolsonaros no mundo, eu prefiro comemorar o pequeno grande passo representado pelo silêncio das Forças Armadas em 31 de março de 2011. Aos impacientes de plantão – a maioria, parece – não custa lembrar que o Brasil está mais para paquiderme do que lebre. E, já que chegamos até aqui, ouso sonhar com uma cerimônia num 31 de março futuro, onde a Presidenta Dilma, os Comandos Militares e o Ministério da Defesa alertem a sociedade civil para erros que jamais deverão se repetir.

    Flavio Lima

    Esse comentario vale assinar embaixo, muito bom.

    Luiz Carlos Azenha

    Ponto para a Dilma!

    Eduardo Souto Jorge

    Ponto para a Dilma com certeza. Temos que enterrar de vez esse negocio das Forcas Armadas ainda nao terem se enquadrado no seu papel no regima democratico. Estamos em 2011.

    GilTeixeira

    Depois do que está escrito comentar o quê?
    Muito bom!

    Adriana

    Texto perfeito!!!

augusto

Errado.
Devia dar a palestra.
Desde que, junto com ele na mesma reunião, um perseguido sobrevivente da ditadura desse OUTRA palestra. Sobre o mesmo tema.
E ambas passadas para o telao da praça da Candelaria, com som e tudo.
E a TV passasse tudo.
Porque a verdade. a factual, nao tem medo.

Justiça

Quem prestou serviços aos Estados Unidos que assuma sua verdade e deixem de viver na mentira para se fortalecerem. É tempo de verdades, que se abram os arquivos da ditadura. Estes arquivos podem esclarecer porque tantos grupos de extermínio existem neste país e porque a população pobre é tratada como inimiga.Que o povo brasileiro saiba quem são as empresas que patrocinaram a ditadura civil militar, quem se calo, quem esteve ao lado de militares.

Gu4rd1ao

O problema principal não são os Militares e sim a ELITE acima engajada em associações (não tão) secretas que estão incrustadas no Poder em conluio com forças externas para sugarem a riqueza e o sangue desta nação e outras. Mas de repente UM pode levantar-se e criar uma nova "Revolução" pela força e despertar um novo Brasil .

Luiz

Sabem quando eles vão parar de comemorar?
O dia em que pagarem pelo que fizeram. O dia em que esses coronéis da reserva, e outros, forem presos e condenados pelas atrocidades que cometeram.
Como podem comemorar VITÓRIA de uma guerra injusta e sobre quem deveria proteger?

    Flavio Lima

    Mais um pra assinar.

Klaus

Como é difícil defender a liberdade de expressão quando a gente não concorda com o que é dito, não é mesmo? Democratas!!!!

    O_Brasileiro

    E desde quando apologia ao crime é liberdade de expressão?

    Flavio Lima

    Não é permitido que se faça apologia do nazismo. Simples assim.

    João

    Troll de novo!!
    Azenha, até quando vamos aguentar este Troll falando que não existe liberdade de expressão?
    Por que ele não vai dar pitacos lá no blog do chapeludo de "Dois Córgo"?

    Candido Duarte

    Cara, vc escreveu isso mesmo? Em sã consciência? Sem estar sob efeito de nenhuma droga legal ou ilícita?

    Klaus

    Realmente, uns democratas! Parabéns! Um dia vão entender o que é liberdade de expressão, são jovens.

    GilTeixeira

    Não dê comida ao troll!

    edv

    Klaus não sabe que em forças armadas, a "democracia" é chamada de "hierarquia"?…
    Que a liberdade de expressão é chamada de "disciplina"?
    Por coisas como essas, são "armadas"…
    E hoje, o comandante supremo é A comandante supremA.
    (ou seria comandantA?! … hehe)

flavio cunha

Os imbecis que que serviram de "bucha de canhão" aos interesses norteamericanos naquele golpe, nem se deram conta que não fizeram nada, nem golpe. O que eles fizeram realmente foi só o trabalho sujo. Se até o golpe teve comando externo, é totalmente ridículo falar em revolucão.

renato

Esses milicos brasileiros são covardes, são baba ovo dos americanos, são entreguistas, são vermes dos alienígenas. Devemos esmagar esses vendilhões da pátria, os meninos do bumbum prá americano, kkkkk.
Como poduderam esses caras ser tão subservientes em detrimento do nosso povo, da nossa pátria. Porque não deram o golpe quando o FHC tava vendendo tudo por aqui? porque arrazaram o país com tanta corrupção? porque baixam as calças para os gringos? Viva Lamarca, seus milicos de ….

nelson freitas

É lamentável que esses militares ainda comemorem a data em que passaram a reprimir os patriotas brasileiros, demonstrando toda subserviência aos norte americanos. Fico imaginando como esses militares brasileiros devem ter sido alvo de chacota dos presidentes e diplomatas americanos e pelo mundo a fora. Será que os militares brasileiros hoje na reserva como esse servil Augusto Heleno não tiveram vergonha de se curvarem para os norte americanos, será que não tiveram vergonha em algum momento de serem covardes???
Que desonra para todos nós brasileiros termos nossos militares de joelhos ou de quatro perante os mais fortes e de agredindo a população civil e os nossos martires do Araguaia. Vá para o esquecimento general Heleno, já ganhou muito dinheiro do Estado brasileiro para servir aos interesses alienígenas.

Paulo

O que chama a atenção é que praticamente ninguém conhece o general, não sabe o que fez ou o que faz, nem sabe qual seria o teor da sua palestra, mas ficam postando uma série de bobagens.

    O_Brasileiro

    Se não for apologia aos crimes cometidos pelos militares CONTRA BRASILEIROS, os quais deveriam DEFENDER de estrangeiros, então ele pode falar!

Pacheco

O golpe militar foi foi ilegal. Quem defende isso joga lama nas costas das forças armadas. É estranho o espírito de corpo atravessar tanto tempo assim. Oficiais que não eram nascidos defendem a ilegalidade dos comandantes do passado. Está mais que na hora de começar uma campanha para esclarecer o que é ensinado nas escolas militares, uma campanha para mostrar o que é corrupção no meio militar, mostrar que um coronel se aposenta com menos de 50 anos com um salário bem maior do que um professor que sempre pagou aluguel alto, nunca teve rancho e nunca precisou dizer que é mais verde e amarelo que os outros. Trazer para o público as mazelas, como as de qualquer outro segmento da sociedade brasileira, mostrar que somos todos ocupantes do mesmo barco. É preciso a sociedade ir atrás dos militares, como categoria profissional, que sempre são deixados quietos nos quartéis insinuando golpes.

Fernando Oliveira

Pra quem não tem estômago sensível, essa pérola de cretinismo do esbirro mor dos Marinho… "Jabor Defende General Heleno"… http://www.youtube.com/watch?v=hXvMHRZPWbM

Fernando Oliveira

O Comandante-em-chefe das Forças Armadas, como reza a Constituição, é o cidadão(ã) -legitimamente eleito(a)- que estiver ocupando o cargo de Presidente da República… E ponto final… Não tem heim-heim-heim, nem conversa fiada; Lugar de fascistoidezinho é no lixo, e de militar falastrão e insubordinado, é vendo o sol nascer quadrado lá nos quintos do xilindró!…

Renato Lira

Um anão do jornalismo aqui de Brasília, herói dos reaças imbecilizados, o famigerado Cláudio Humberto, desceu o cacete no Comandante do Exército hoje de manhã, na sua trincheira reaça-factoideana da BandNews Brasília.

Entre outras pérolas o loroteiro-reaça disse que o Exército, ao proibir que este general fascista desse sua "palestra" pró-golpe, estaria "subserviente ao Planalto".

O idiota, por ignorância, tentativa de desinformar os seus seguidores lobotomizados, ou por má-fé mesmo, confunde subserviência com obediência à hierarquia.

Talvez porque tal jornalistazinho de araque tenha desejo em seu íntimo um novo golpe, e que o cabeça da operação seria justamente o "corajoso" Heleno. O "corajoso" fica por conta do pseudo-jornalista.

Com "jornalistas" como Cláudio Humberto, "corajosos" como Heleno e "políticos" como Bolsonaro e o invejoso Aleluia, a direita tupiniquim é o que é. Um amontoado de medíocres, incpazes e intelectualmente limitados.

    ZePovinho

    Pois é,Renato Lira,o imbecil do Claudio Humberto não informa que o Comandante do Exército está abaixo do Ministro da Defesa que,por sua vez,está abaixo da Comandante Em chefe das Forças Armadas A Presidenta Dilma Rousseff.
    Eles escrotos passam o tempo inteiro querendo criar cizânia entre os militares e o governo civil.
    Os militares têm que entender que somos nós quem pagamos os salários deles e somos nós quem decidimos,por meio da Presidenta,quem manda nesse país.

    JUCANAPOLEÃO

    DEVERIA SE ESQUECER DESSE PASSADO TRISTE, POREM DEVERIA ESCLARECER MUITA COISA OCULTA. A CONDENAÇÃO SERIA MORAL, VISTO QUE HOUVE A LEI DA ANISTIA. A NÃO SER QUE O JUDICIÁRIO REVOGUE. JÁ SE PASSARAM MAIS DE 20 ANOS.

    Conceição Lemes

    Juca, letras minúsculas nos próximos comentários, por favor. abs

    João

    Cláudio Humberto não foi aquele que ficava "grudado" no Collor antes do impeachment?
    Não vale a pena gastar tempo comentando sobre estes "senhores".

Guanabara

Já há tempos que digo que foi uma ditadura civil, quase estadunidense, via militares. Eu enxergo a estratégia de dominação usada da seguinte forma: pega-se um grupo de apoio a subserviência (no caso, cria-se ou reforça-se uma elite econômica no local), dá-se agrados às altas patentes militares que terão boa parte dos militares adestrados sob seu fiel comando (acredite! há e houve militares contra o golpe!), matenha o máximo possível o povo na mais completa ignorância, com muito pão e circo e princípios como hierarquia social e dominação (olha as novelas globais…) e, pronto! Tem-se um estado parasita a uma nação (de uma elite) dominante.

Produzimos, pagamos impostos, e boa parte desses impostos vão para uma instituição que nos ameaça ou nos provoca um golpe de estado, nos fazendo engolir a bala e tortura uma escolha que não fizemos. Democratas? Patriotas? Só se for de outra nação. E a gente ainda paga os salários deles.

    JUCANAPOLEÃO

    COLOCOU AS LETRAS NA MINHA BOCA! ACM, MALUF… ARAM CIVIS!

Guanabara

"As forças armadas foram um instrumento da revolução que emanava do povo pelo desejo da democracia".

il, il, il, 1º de abril!!! :p

rs

abarbosafilho

Alguns militares insistem na versão mentirosa de que o golpe foi dado para salvar o Brasil. Enquanto os documentos dos próprios EUA liberados depois de décadas de sigilo, mostram que tudo não passou de uma armação de direitistas que tramavam desde 1954, pelo menos, em conluio com CIA, Departamento de Estado e Embaixada norte-americana, aqui ainda se deseja falsificar a História.
Se o general Heleno ou algum outro desejam falar sobre a História da ditadura, que abram seus arquivos, assumam que a tortura foi política de Estado, abram a Operação Condor, apontem os que estupraram presas, deram choques e assassinaram brasileiros.
Reconheçam que se auto-concederam uma anistia, que não tem valor jurídico em qualquer lugar do mundo.
Aí sim, podemos começar a debater.

Marat

Tá vendo? Calado ele foi um poeta!!!

Euler

O passado das forças armadas brasileiras não as credencia moralmente enquanto instituição democrática e a serviço da população mais pobre. É uma força das elites dominantes, tal como o Congresso Nacional e o judiciário.

Claro que pequenas coisas nas forças armadas mudaram após o final formal da ditadura militar. Mas, a caixa preta da ditadura continuada intocada. Nem os presidentes da república, teoricamente comandantes-em-chefe das forças armadas, conseguem abrir os arquivos da ditadura. Ou seja: a hierarquia vai só até onde interessa aos envolvidos.

Teoricamente, o presidente poderia determinar que todos os militares fizessem a sua confissão de participação, de tudo o que sabem, até como resgate histórico, para o bem das próprias forças armadas. Mas, ao contrário, tudo o que se vê é uma ordem para o silêncio. Mais de 25 anos depois do final da ditadura, que no início dos anos 80 já capengava, e ainda não se conseguiu formar uma comissão da verdade e revelar os fatos ocorridos contra a guerrilha do Araguaia e a guerrilha urbana.

Isso revela apenas que há um grande conluio entre as elites dominantes – e não apenas os militares, que fique claro – com aquele período. Muita gente se enriqueceu. Muita gente que hoje posa de bonzinho se deu bem durante a ditadura, seja como empresários, ou políticos ou na alta cúpula do estado.

Se fossem apenas alguns generais e coroneis a não quererem revelar a verdade, seguramente tudo se resolveria. Mas, não. Há algo bem maior por trás disso, que envolve emissoras de TV, grandes jornais (como a Folha de SP), grandes empresários, políticos de esquerda e de direita, interesses externos, e por aí vai. Este é o país do conluio, da conciliação entre interesses que deveriam ser inconciliáveis.

O silêncio imposto ao general da direita que queria fazer apologia ao golpe de 1964 esconde na verdade o temor em fazer o enfrentamento com aqueles que defendem – ou se beneficiaram – com o regime de força. E por que temem este debate público, até para gerar entre as novas gerações uma visão mais crítica do passado? Talvez porque a mentira e o silêncio sejam mais convenientes para as partes envolvidas.

    JUCANAPOLEÃO

    NA VERDADE FOI UM GOLPE CIVIL. QUE O DIGA ACM, MALUF, ETC…
    FIZERAM CRESCER O BOLO, AGORA, SARNEY( MUITOS CHEGAVAM A VELHICE SEM O DIREITO A APOSENTADORIA), ACM, FHC, LULA, CRISTÓVAM, ETC( PROGRAMAS DE COMBATE A POBREZA), ESTÃO DIVIDINDO O BOLO. EMBORA DEMORE, POIS O ESTRAGO FOI MUITO GRANDE!

Preposto

Deveriam ter mandado o garoto propaganda do CQC lá da TV Bandeirantes capitaneada pelo Tass de bobeira, Jair Bolsonaro deixar o povo em paz. Acirrador de tensões é com o Magnoli, o sabe tudo da mídia oligárquica e retrógrada.

ZePovinho

Magalhaẽs Pinto,safadão,foi amante de uma famosa atriz que foi Miss Santa Catarina e a colocou na Globo.Covarde e traiçoeiro.Não sei como a bela teve coragem de dormir com uma figura dessas.
Vejam um momento que mostra a grandeza do Presidente João Goulart:
http://redecastorphoto.blogspot.com/2011/04/1-de-

………………………..Esse artigo, longe de ser História, mas fatos que somam a ela, me trouxe à lembrança o encontro de Goulart com Lacerda, em 1968, presentes o ex-presidente Juscelino e o ex-deputado José Talarico Gomes.

Lacerda, no vôo para Montevidéu, estavam formando a Frente Ampla para enfrentar a ditadura, confessou a JK sua dificuldade em como cumprimentar Goulart, tendo sido ele o responsável, um dos principais, pela derrubada do governo. JK respondeu-lhe que não se preocupasse.

No encontro, na casa de Goulart, com os olhos cheios de lágrimas Lacerda disse a Jango – “presidente eu entendo que o senhor me tenha ódio, mas estou aqui de braços abertos pelo Brasil” –

Em sua extraordinária grandeza Jango abriu os braços e disse o seguinte – “não lhe tenho ódio governador, o senhor foi sempre meu adversário e me combateu pela frente. Não guardo ódios e nem rancores, mas desprezo pelo governador Magalhães Pinto que até a última hora se fingiu meu aliado. Esses são os covardes”.

Uélintom

Caramba, e agora? Sem a palestra de Heleno o Instituto Milenium fica sem orientação ideológica.

Bem, talvez aquela figura, que assina "Aldo Rebelo" nos papéis, dê um espacinho para Heleno falar no assunto, afinal, nacionalistas, pró-ruralistas e anti-indígenas, eles dois tem muito em comum.

ana db

É uma pena que os militares brasileiros não estejam a altura do Brasil de hoje. A Argentina e Chile superaram o golpe punindo seus mentores enquanto o Brasil vive sob ameaça de militares com complexo de vira lata perante o imperio em decadencia. E olha que o tal Heleno é um homem novo.

Marcelo Fraga

O ato do comandante não expressa juízo ou obediência, mas medo.
Ele não proibiria um colega de fazer apologia à ditadura se isso não trouxesse consequências maiores.

Pitagoras

Mundo afora, os militares, casta privilegiada, não servem ao povo. Os exemplos estão aí: Egito e outros países árabes. Exceção ao exército bolivariano e cubano.
Enquanto o povo não exercer controle sobre os exércitos não se pode falar em democracia.

gilberto

eles ainda acham que são uma grande coisa no pais, acho que tinha que acabar o serviço militar obrigatorio no pais e o governo ir minando os tgs até que ésta porcaria acabasse. Deveria haver concursos e ser criada uma outra força nacional ao invés de forças armadas…

Armando do Prado

Concordo com o Wanderson. Não aprenderam e não aprenderam, porquanto a pp. existência desses inúteis tem a ver com a ideologia da "defesa da pátria", conversa fiada que levou centenas de jovens à morte e mais de 20 anos de ditadura. São covardes, pois atacam jovens e crianças sem condições de defesa. Na Argentina quando os valentões se depararam com soldados de verdade em 1982 fugiram e se renderam. Aqui aconteceria o mesmo.

alicio

Gasparzinho fantasminha camarada que não quer com as pessoas conversar…….Golden boys.

Eduardo Lima

Fiz um post exatamente sobre isso Azenha, dê uma olhada:

Quantos Bolsonaros o Brasil está formando?
http://www.comunistas.spruz.com/pt/Quantos-Bolson

luiz pinheiro

Os bolsonaros estão inquietos com a instalação da Comissão da Verdade.

dukrai

vaya com Dios, cabròn

Carlos Junqueira

Em 1964, atrás de cada militar golpista, havia dois civis golpistas, empurrando-o. Eram os lacerdas, ademares e magalhães. Infelizmente, os militares cairam na armadilha. Se a Redentora tivesse sido um movimento bom para o país, hoje o povo inteiro estaria comemorando, sem necessidade de palestras de quem quer que seja. Os militares seguraram a vaca e os civis tiraram o leite. Tomara que tenham aprendido a lição.

Yes we créu !!!

Esses militares sao engracados…. vivem na base do "recordar eh viver." E assim o Brasil vai levando a vida, tentando expurgar Bolsonaros, Serras, FHCs e Aleluias. A faxina vai ser dura e tera que ser bem feita pra nao ficar sujeira na sala. No mais, o pais avanca, tendo que conviver com o atraso. Isso eh a contradicao da historia, o novo convivendo com o velho, Dilma convivendo com FHC e com o PIG, Lula recebendo titulo na Espanha e Portugal, enquanto Aleluia esperneia. Antes, eu olhava a paisagem sem nenhuma esperanca, mas hoje eu me lembro do poeminha de Quintana:

POEMINHA DO CONTRA
Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!

SILOÉ

Com certeza o exército ficou com medo, porque esses generais quando começam a falar se empolgam e falam até o que não deve.
Como em boca fechada não entra mosca…
Fica pra próxima!!!

Ed Araujo

O que vou dizer talvez não seja pertinente ao tema mas foi de matar, assistindo agora à noite o jornaleco da Band e ao ouvir joelmir beting comentando a pesquisa do Ibope sobre Dilma o mesmo no final, após tecer alguns elogios forçados a presidenta o mesmo encerra com essa terrível frase: "DILMA TROUXE DE VOLTA A COMPOSTURA À LITURGIA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA", VEJAM, EU QUASE QUEBREI A TELEVISÃO, NÃO ASSISTO ISSO, É QUE NESTE HORÁRIO NA TV ABERTA SÓ TEM ISSO E A CONTRAGOSTO ACABEI VENDO ESSE TIPO DE COISA…EU PERGUNTO: Nós merecemos isso ? Uma tamanha descompostura desse jornalista que já deveria ter colocado o pijama tal qual o general, não pela idade mas pelas idéias, uma tamanha descompostura desta com o presidente Lula, é inveja, é raiva ou o quê ? PASMEM SENHORES…..ME AJUDA AZENHA !!!!

    Wagner P.

    Ed, eu também vi e fiquei indignado. Xinguei a televisão… hehe
    Mas o Joelmir vive falando m… no Jornal da Band. E ainda acho que este telejornal é dos menos piores.

    Claudio

    Eu vi também. Esse cara e todos da Band só falam merda. Deviam todos se aposentar.

    GilTeixeira

    Eu vi também. então me perguntei: será que colocar o Boçalnaro foi de propósito? Não deveria a TV Bandeirantes responder juntamente com o esbirro pelos crimes de racismo, injúria e difamação?

Ed Araujo

Gostaria muito de ve-lo falar as barbaridades que pensa e ser conduzido à prisão antes de vestir o pijama….seria ótimo

assalariado.

O Estado do capital e suas leis burguesas precisam ter meios para exigir cumprimento(das leis), e punir os infratores.É aí que aparece o outro elemento do arsenal repressivo da ordem(da ordem capitalista): as FFAA e policiais.As FFAA tem 2 objetivos;assegurar a defesa do país contra possiveis ataques vindo de outras nações e garantir a ordem interna.Uma breve consulta à história do Brasil nos mostra que foram poucas as vezes que as FFAA guerrearam contra outras nações.Pelo contrário,são inumeras as intervenções das FFAA pra garantir a "ordem e segurança interna".Ora,garantir o que,contra quem? Os fatos históricos mostram que se trata de garantir a continuidade da exploração e dominação capital contra os interesses economicos e politicos dos trabalhadores.As FFAA serviram durante séculos para reprimir os escravos rebeldes,atacar os quilombos e depois reprimir revotas populares,como a de canudos. Enfim, históricamente as FFAA, sempre foram e são usadas como braços armados do capital,seja para golpear e dominar outros povos, para depois saquea-los,seja para resolver suas crises ciclicas de super produção,interna e externa…

waleria

Na Argentina esse tava em cana

O_Brasileiro

Qualquer defesa do Golpe Militar de 1964 é intolerável, uma afronta à democracia neste país!!!
Não cabe às Forças Armadas do Brasil agir contra brasileiros.
Se havia terroristas ou seja lá o que eles, os militares, argumentam que havia, quem devia ter sido acionada seria a Polícia Federal. Jamais as Forças Armadas, cujo papel é defender os brasileiros dos estrangeiros, e não vice-versa como fizeram durante a Ditadura Militar!!!

    ValmontRS

    Os militares, em 1964, serviram exclusivamente aos Estados Unidos e colocaram-se contra o povo brasileiro.

ricardo silveira

Quem está estimulando esses militares a se manifestarem sobre 64? Eles acham que não são responsáveis pelas torturas, estupros e assassinatos nos governos da Ditadura? Não há como defender o Golpe de 64. Se os militares são patriotas como gostam de dizer que são, devem respeitar a Constituição e, mais, devem aceitar a revisão da vergonhosa “auto-anistia” que fizeram. Quando eles se manifestam politicamente eles tumultuam a vida do país. Chega o mal que fizeram a esse país com o Golpe. Que imagem acham que têm para aqueles que são informados?

Hélio Pereira

Tem uma turminha pondo as manguinhas de fora.
O General pelo menos foi sensato em obedecer,pois nada justifica um General por lenha na Fogueira.
Já chega o Bolsonaro com suas sandices.

FrancoAtirador

.
.
Em abril do ano passado, em entrevista na GN, da RGTV,

o ex- Comandante do DOI-CODI do Rio de Janeiro (1974-1977),

general Leônidas Pires Gonçalves, disse literalmente que

"foi graças ao golpe militar de 1964 e à guerra contra a 'subversão'
que hoje existe democracia no Brasil, se bem que um tanto autoritária."

Na mesma entrevista, o general saudosista do regime militar afirmou também:

"a tortura faz parte da guerra e a única coisa bonita na guerra é a vitória.
E nós [militares] vencemos".
.
.
No momento em que o ex-comandante do DOI-CODI RJ afirmou isso,

a única coisa que me veio à mente foi o seguinte:

O SONHO DA MAIORIA DOS GENERAIS É COMBATER NUMA GUERRA.

SE A GUERRA NÃO ACONTECE, ELES INVENTAM UMA.

DEPOIS, FALAM DAS ATROCIDADES QUE COMETERAM

COM ORGULHO DE AS HAVEREM COMETIDO.
.
.

Civil

Arquivos secretos da (golpe) ditadura civil militar.

    @faltorpan

    Concordo com seu pedido, mas confesso que não tenho certeza quanto ao conjunto de efeitos que isso pode provocar. De um lado, a verdade é bem-vinda; de outro, a quem interessa um confronto franco com essa escumalha da extrema direita neste momento? Fico cabreiro sobre o quanto isso pode representar apenas uma armadilha clássica para a Dilma e para o projeto democrático. Então, abrir os arquivos da ditadura, sim e com certeza; aceitar a provocação para escaramuças com bandidos e facínoras, não e com certeza igual.

Luci

A verdade e a justiça são fundamentos de uma democracia.
Quando o presidente dos EUA Barack Obama em visita ao Chile reuniu-se com tres ex presidentes Patricio Aylwin 1990/94, Eduardo Frei 1994/00, Ricardo Lagos 2000/06, pediram ao governo dos EUA que colabore com esclarecimentos sobre violações de direitos humanos no perído ditatorial.Os EUA aparecem vinculados a conspiração que derrubou o presidente socialista Salvador Allende e instalou a ditadura de Augusto Pinochet, 11.09.197. A justiça chilena investiga a morte do ex presidente Eduardo Frei Montalva (1964/70). Quando o presidente Obama visitou El Salvador as autoridades locais no salão do jantar tinham afixada na parede um afoto enorme do Monsenhor Romero, assassinado em 24 de março por forças salvadorenhas apoiadas por Washinton. O padre é considerado símbolo de resistência durante a guerra civil (1979/92).Relatório da ONU indica que esquadrões da morte treinados pelos EUA estariam por trás da morte de Romero. Dos 3 paises que Obama visitou Brasil, Chile e El Salvador, o Brasil, os dois últimos manifestaram-se publicamente pedindo que os EUA colabore com as investigações da verdade sobre o período.

ZePovinho

Cabe reconhecer que Lula cometeu o gravíssimo equívoco de renovar o convênio que as Forças Armadas tinham com os EUA desde o governo Dutra.Geisel denunciou esse convênio,que formava figuras com a mentalidade desse general.
Ainda veremos uma geração nova de militares,com cursos nos EUA,querendo dar golpes de
Estado em nome da democracia que os EUA querem:nossos recursos naturais por preço de banana para eles, uma comissão de 10% para a oligarcada nativa e umas migalhas para a marinha,exército e aeronáutica comprar armamento enferrujado com propinas para o excesso de generais e brigadeiros que só vivem engordando e reclamando do Brasil.

    maísa

    Que convenio era este? vc sabe o contrúdo? Geisel é uma figura polêmica da ditadura e um tanto contraditória. Por isto pergunto a respeito do coneúdo….

    ZePovinho

    O Acordo para a Assistência de Defesa Mútua de 1952.Geisel revogou,unilateralmente,o acordo.
    http://almanaque.folha.uol.com.br/brasil_22jan195

    Declaração do embaixador norte-ameircano

    Em seguida o embaixador Ellis O. Briggs leu a seguinte declaração:
    "Exmo. sr. ministro. Desejo manifestar-lhe minha sincera satisfação pela decisão tomada pelo governo brasileiro, manifestada na nota assinada hoje, na qual estabelece a colaboração brasileiro-norte-americana num posto para o acompanhamento de projetis teleguiados, na ilha Fernando de Noronha. Esse projeto, a ser executado segundo os principios dos acordos interamericanos existentes, inclusive o Tratado Interamericano de Assistencia Mutua, assinado no Rio de Janeiro em 1947, e o Acordo de Ajuda Militar de 1952, entre o Brasil e os Estados Unidos é de decisiva importancia para a defesa do Hemisferio. A cooperação dos governos brasileiros e norte-americano concernente à referida localização, assegura a realização do trabalho com o maximo de eficiencia. O acordo constitui ainda mais uma demonstração da identidade de interesses dos dois governos e da determinação de cooperar para a preservação da paz e da segurança".
    http://www.embaixadaamericana.org.br/index.php?ac

    ValmontRS

    Equívoco mais grave ainda foi nomear Jobim para a Defesa.

Helio Hanel

Dá pena ver o comprometimento das nossas forças armadas com o império. Nosso norte continua sendo o do tio san. Para tirar esse cheiro ruim seriam necessária duas geraçõe e olha lá. Isso que estou falando, vale para todos aqueles que aceitam sua "ajuda e orientaçao" . Quanto mais longe pudermos ficar da quadrilha que domina o mundo melhor.

    ana db

    Complexo de vira lata. Não interessa se o imperio é o USA, Russo, Chinês, os militares brasileiros precisam de um mandante, a quem tem que prestar reverencia. Falta de dignidade.

Almeida Bispo

Houve juízo no comando. 1964, só não ficará na história das Forças Armadas como uma nova Canudos graças a envergadura de ambos os eventos e suas resultantes. Canudos foi só opróbrio, cujas consequencias, ao menos uma delas ainda é visível no Rio de Janeiro: a favelização. Já 1964, de algum modo fugiu do que queriam os da "sociedade civil" que era simplesmente entregar o país; retrocedê-lo ao plantation de cana e café. Mas, acima de tudo, os militares foram mais uma vez usados por uma elite nojenta que detesta o país que tem, e que vive de comer bola enquanto entrega-lhe ao estrangeiro. Óbvio, tem muito militar que se acha dessa elite. Deveriam dar ouvidos ao que pensam de suas madames as madames da "Casa Grande".

    ValmontRS

    E não esqueçamos que a nossa tão famosa "Proclamação da República" não passou de um golpe militar através do qual se instalou definitivamente no poder a mesma elite agrária retrógrada que mandou nos tempos da colônia e do Império: os barões da cana e do café que estão aí até hoje, chamados ruralistas, demos, katias abreus e outras malditas catervas associadas ao latifúndio e à exploração da miséria do povo brasileiro.

ratusnatus

Sou absolutamente contra a proibição.
Ele que diga o que quiser, como aposentado que é.

O pensamento é livre!!!!
Um verdadeiro absurdo!!!!!

Agora, não sabemos o que ele diria! O título do artigo é pura especulação, a não ser que o autor seja a Mãe Diná.

    Renato Lira

    No meio militar prevalece o princípio da hierarquia e da disciplina, companheiro.

    Uma palavra mal empregada por um agitador desequilibrado porém influente pode ressurgir certos desejos perigosos.

    Já passamos por isso antes.

    Em nome do bem maior, nossa liberdade, o Exército tomou a decisão correta.

    Fernando Oliveira

    Absurdo é usar a tribuna livre da Democracia pra fazer apologia de regimes ditatoriais e render loas á golpistas assassinos, torturadores, vagabundos… Tinha mais era que botar em cana esses vermes vagabundos todos e de quebra todos os seus cretinos, esbirros, bajuladores!…

    ratusnatus

    Absurdo e vc achar que quem pensa diferente de vc não pode se manifestar. Isso não é liberdade. Seu direito não é maior do que o ninguém.
    Todos aqueles favoráveis a ditadura, e não são poucos, tem pleno direito de se manifestar.

    Acho ridículo estar discutindo isso aqui. RIDÍCULO!!! Esse é o verdadeiro absurdo!

    Fernando Oliveira

    Todos cretinos zé-buçanhas que são á favor de regimes ditatoriais, mormente de ditaduras como a que lançou o Brasil nas trevas por mais de duas décadas, composta por vagabundos covardes, torturadores, estupradores, mutiladores, assassinos, ocultadores de cadáveres, não deveriam ter direito à m. nenhuma… Sequer o direito de abrir suas fossas alcunhadas de bocas em qualquer ambiente que se propusesse democrático. Fosse meu esse verdadeiro nicho de boa e honesta informação, passava o rodo geral; Mandava vocês todos pra "casa do Reinaldo", lá na "Veja que os pariu"… …

    ratusnatus

    "Sequer o direito de abrir suas fossas alcunhadas de bocas em qualquer ambiente que se propusesse democrático. "
    Falou o verdadeiro democrata, parabéns. Porque a democracia é só para quem merece…e nãom para todos.
    rsrsrs

    Fernando Oliveira

    O/…Até que enfim você entendeu o que eu quis dizer, pela-saco!… É EXATAMENTE isso… Vocês golpistas, reacionários e midiotas zé-buçanhas de um modo geral, não merecem m. nenhuma… Sequer bizú de sofista-chulé ou kaô de conversa-fiada…

    ratusnatus

    Fernando, reparou que vc esta usando os argumentos dos torturadores:

    pelo visto, vc é igualzinho ao Bolsonaro.

    Fernando Oliveira

    Não… Engano seu, pela-saco… No que se refere á maneira de "tratar" verme golpista e os seus vagabundos torturadores covardes, bem como todo o lixo reacionário que os defende, eu sou pior, brother… muito pior… Sem qualquer culpa ou compaixão, sou um adepto mais que convicto daquele velho ditado anti-pacifista: Olho, por duas pernas; Dente, pela fuça inteira… Com essa raça por perto, não tem heim-heim-heim, nem conversa fiada… Eu só encaro
    duas possibilidades: ou fazer chão e lixar orelha na chapa quente, ou brincar de bala-de-gude… Sabe qual é, zé-mané?…
    P.S Esse troll carente zé-buçanha, funciona à pilha ou bateria?… Desliga o cara aí, Azenha… Fala sério…

FrancoAtirador

.
.
Que tal transformar esses clubes militares

em prisões para torturadores?

Já estão todos lá mesmo.
.
.

    Pedro

    Você deveria ter um mínimo de respeito com os clubes militares. Você não conhece 99% daqueles que os frequentam.

    FrancoAtirador

    ,
    ,
    Eu respeito todos os militares,

    com exceção daqueles que torturaram e assassinaram

    e ainda defendem a prática de tortura e de execução sumária,

    e que, além disso, são racistas, homofóbicos e preconceituosos de classe.
    .
    .

    ZePovinho

    Vc foi no Caiçara ou no Piraquê?

    maria utt

    Respeito não se exige, se conquista. Se querem respeito, que façam por merecer.

    Rodrigo Leme

    Pq nem todo militar é um canalha, assim como nem todo esquerdista é um herói.

    Fernando Oliveira

    … Mas com certeza TODO reacionário cretino é um sofistazinho chulé armado de retórica lixo…

    Rodrigo Leme

    Engraçado que você enche um comentários de ofensas rasteiras e quer julgar a retórica dos outros. Cresça e tente outra vez antes de vir debater.

    Pedro

    Exato!

ZePovinho

Esse palhaço já estava passando da hora de ir para a reserva.Se eu estivesse na Presidência e ele fizesse um discurso desse,ainda na ativa,mandava rebaixar esse cretino e colocava o pijama nele.Certamente que ele ia encontrar um lugar no Clube Caiçara e Piraquê,ali na Lagoa Rodrigo de Freitas,para conspirar contra a democracia recebendo o salário pago com nossos impostos.

    Pedro

    Rapaz, você não sabe o que está falando. O fato de você ser contra as palavras da palestra do general nada tem a ver com toda sua carreira . Saiba você que ele é um militar de grande valor, e saiba você também que um dos poucos destinos justos que os NOSSOS impostos têm são os salários dos militares das FFAA. Digo isso não só por ser militar, mas por convicção. Chamá-lo de palhaço é, no mínimo, leviandade e molecagem da sua parte.

    ZePovinho

    Molecagem é que o que ele vem fazendo,desrespeitando as instituições da República com essa pregação golpista extemporânea.Apesar de ser um grande militar,quando desce a esse nível torna-se um palhaço golpista.
    Eu também não sou militar,sou filho de militar e vivi a vida inteira no meio deles.Os mais valorosos não ficam fazendo firula para depois se candidatar a cargo político como o Bolsonaro.

    ZePovinho

    Eu pensei melhor,Pedro.O termo "palhaço" não se usa com um homem como o Heleno.Discordo profundamente desses pronunciamentos dele,mas não pensei na honra dele e da família.Você tem razão nesse aspecto.

    Fernando Oliveira

    Nós também achamos… Chamar o General Heleno de palhaço é pura leviandade e molecagem. O famigerado General pode ser chamado no máximo de golpista-cretino, falastrão, linguarudo (ou qualquer outro adjetivo pejorativo que se queira) porém jamais poderá ser alcunhado em público como sendo um legítimo Palhaço. A atividade de Palhaço é profissão regulamentada pela Lei Nº 6.533, de 24 de maio de 1978 ; Por esse motivo, o exercício de tal atividade, mormente com fins lucrativos (no caso do General, um improvável Golpe de Estado caracterizaria o suposto lucro) é um privilégio exclusivo dos incansáveis trabalhadores do riso que possuem o respectivo registro profissional (DRT). Por tanto, caso o General Heleno queira continuar cometendo suas palhaçadas declarativas (atividade para a qual, diga-se, há muito já vem demonstrando enorme talento e vocação) só poderá faze-lo desde que em caráter estritamente amador e em espaços limitadíssimos á pequenos grupos, tais como: círculos em torno de mesas de clubes militares, churrascos de confraternização com outros empijamados golpistas, ou em pequenas performances diante de outras insignificâncias – como os 4%" que consideram o ex-presidente Lula "ruim ou péssimo", por exemplo. Porém, caso queira MESMO o General Tagarela continuar exibindo-se para o Grandioso e Respeitável Público, aconselhamos que se matricule numa Escola de Circo devidamente credenciada e por tanto apta a respaldar (ou não) junto ao órgão trabalhista competente, a emissão do seu registro -provisório ou definitivo- de Palhaço Profissional.
    Assina a presente, o Sindicato dos Palhaços Virtuais do Estado do Rio de Janeiro

Wanderson Aguilar

Quando volto da faculdade todos as noites aqui em Salbador-Ba lá pelas onze horas passo de bùzú em frente ao Forte de São Pedro, lá funcionam o 6º Depósito de Suprimento e a 17ª Circunscrição de Serviço Militar do Exercíto. O curioso é que junto a umas das muralhas do forte lado que fica para via publica, há uma placa comemorativa em "Memória aos heroís de Canudos"!
E quem seriam estes Heróis?Os milhares de sertanejos massacrados por forças federais!
Huuuum…Não! Mais sim os seus executores, os militares que reuniram o tinha de mais sofisticado em armamento bélico na época e fora lá massacrar Canudos.
Bem e dai? O que isso tem haver com a questão da Ditadura militar iniciada em 64?
Olha se os caras não mudaram a mentalidade quanto a um fato acontecido a mais de um século e se orgulham das barbaridades cometidas o que faz pensar que tenham mudado o ponto de vista sobre Ditadura que aconteceu historicamente "ontem".
Acho essa historia de renovação ideologica nas forças armadas brasileiras um grande farsa, baboseira mesmo, eles só não agem como antes porque a conjuntura não permite.
Sou da opinião que cachorro bravo deve ser mantido na coleira curta, alimentado no necessária e receber jornaldas por ter feito xixi no pé do sofá ou então ser sacrificado isso para o bem do dono quer dizer do País.
As nossas forças armadas carece de renovação ideologica que contemple as aspirações democráticas do nosso País e não continuem a esconder esqueletos no armário como fizeram com o general…

Tiago Aguiar

Caros Companheiros
Eu gostaria de pedir a sua ajuda e contribuição na seguinte campanha: 3ª Blogagem Coletiva pela Abertura dos Arquivos Secretos da Ditadura Militar.
Sei que já estás contribuindo, mas se eu puder ao menos divulgar aqui na caixa de comentários, já é um bom começo.

Se puderes dar qualquer força a mais…

Esta luta é de todos nós!

Estamos agindo com conjunto, procurando alimentar a hashtag: #DesarquivandoBR

Cheque Sustado: O homem de ferro e de Flor http://t.co/eIzZjyd via @t_aaguiar
@ocachete: O homem de Ferro e de Flor: http://tinyurl.com/4aeta6j #DesarquivandoBR
JaderResende: O homem de Ferro e de Flor: http://tinyurl.com/488qbfk #DesarquivandoBR
GilsonSampaio: O homem de Ferro e de Flor: http://tinyurl.com/4gea78y #DesarquivandoBR
@MagazineBrasil: O homem de Ferro e de Flor http://t.co/F1FHzMz #DesarquivandoBR
@tgpgabriel: Um país que ainda comemora o seu golpe: http://tinyurl.com/4xw8gww #DesarquivandoBR
@jornalismob "A Ditadura escondida e a Ditadura revelada" http://bit.ly/g9Oun5 #desarquivandoBR #Ditadura #tortura
@dandi_ "O amargo de um passado ainda vivo" http://nblo.gs/g4tUP #DesarquivandoBR Pela Abertura dos Arquivos da Ditadura.
@Tsavkko Desordem e Regresso naquele 1º de abril… http://is.gd/dnhZux #DesarquivandoBR
@NiDeOliveira71: Retomando a campanha pelo desarquivamento do Brasil | http://bit.ly/et8qzd #desarquivandoBR
@camilofabiano: “Necessidade de saber” | http://bit.ly/eEdxhC #desarquivandoBR
@_mdcc: O inatual: é urgente produzir memória | http://bit.ly/gJ5GcI #desarquivandoBR
@paduafernandes: Desarquivando o Brasil II: Investigando a OAB | http://bit.ly/gokhBa #desarquivandoBR
via @carlostxm "Desarquivando o Brasil! http://carlosmagalhaes.com.br/2011/03/31/desarqui… #desarquivandoBR
"As heranças da ditadura no Brasil, por Edson Telles" ~ http://j.mp/e9l6SR #DesarquivandoBr

Deixe seu comentário

Leia também