Celso Amorim: “EUA acham que resolvem tudo numa atitude de caubói”
Tempo de leitura: 3 minPublicado em 18/03/2011, 17:35
Celso Amorim diz que EUA querem resolver tudo com “atitude de caubói”
Ex-ministro afirma ser “muito velho” para se sentir frustrado com negativa dos Estados Unidos em torno do programa nuclear iraniano e lembra que Mubarak era modelo para Casa Branca
por João Peres, na Rede Brasil Atual
São Paulo – O ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, revela que acreditava que os Estados Unidos aceitariam o acordo costurado por Brasil e Turquia em relação ao programa nuclear do Irã. Ele confessa, no entanto, não ter sentido frustração quando a negociação foi rejeitada por Washington.
“Estou muito velho para poder ter um momento em que digo que não esperava de jeito nenhum”, afirmou o ex-chanceler durante conversa com a reportagem da Rede Brasil Atual, na quinta-feira (17), dois dias antes da chegada de Barack Obama ao país. “Os pontos essenciais que o presidente Obama tinha posto em carta para nós estavam atendidos. Dava para sentar à mesa. Uma vez sentando à mesa começavam a resolver (os problemas).”
Em maio do ano passado, Amorim e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conseguiram convencer o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, a aceitar as exigências apresentadas pelos Estados Unidos em relação ao programa nuclear. Uma carta enviada antes da reunião por Obama ao Brasil não deixava dúvidas de que os negociadores atenderam aos pontos fundamentais demandados pela Casa Branca, entre os quais figurava o enriquecimento de urânio promovido em território iraniano.
Quando o acordo com Ahmadinejad foi anunciado, Obama e a chefe do Departamento de Estado, Hillary Clinton, rejeitaram o resultado e trabalharam pela imposição de novas sanções contra os iranianos. A suspeita lançada no ar pelas nações mais ricas do mundo era se a nação asiática queria processar o minério para produzir energia ou para fabricar armas nucleares.
Um dia depois do sucesso brasileiro na conversa, uma proposta foi enviada ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para atingir bancos e empresas da nação asiática. Dias depois, a ONU aprovou as medidas, o que levou Lula a afirmar que a decisão era uma “birra” de um pai que precisa distribuir palmadas a qualquer custo.
Apoie o VIOMUNDO
“A realidade do mundo não é uma realidade só. Você não se dá só com as pessoas que são iguais a você, tem que conviver e tem que tentar resolver. A gente precisa conversar com nossos adversários, conversar com nossos inimigos”, ressalta Amorim.
O ex-ministro considera comprovada a ideia de que a falta de diálogo nas relações internacionais só dá resultados ruins. “Os Estados Unidos têm historicamente como inimigo na região o Irã. Aí faz uma guerra no Iraque, que era um país mais distante do Irã. Hoje, o país com maior influência no Iraque não são os Estados Unidos, é o Irã. Porque os Estados Unidos acham que resolvem tudo numa atitude de caubói.”
Amorim acredita que o acordo costurado pelo Brasil não teria sido um favor para o Irã, mas para as nações ocidentais. “Para a liderança iraniana, ficar mais isolado legitima mais uma atitude radical”, afirmou. “Falando com o Irã não fizemos ameaças, mas advertimos, e advertimos não para o que iríamos fazer, mas para o que iria acontecer. E isso ajudou a aceitarem um acordo que não estavam aceitando.”
O ex-chanceler acredita que as mudanças na ordem mundial levam à formação de um quadro no qual a voz dos países emergentes não poderá ser ignorada. Ele pondera que o fato de Brasil, África do Sul e Índia não falarem “de cima para baixo” é um fator que facilita as negociações e defende que o Itamaraty tenha um papel importante na solução da crise nos países árabes.
“Hoje em dia, todos falam que (o líder egípcio Hosni) Mubarak era um ditador, mas para Israel e para Washington era um líder árabe moderado, era o modelo. Não vou discutir se era ou não era. O povo egípcio disse o que pensava sobre ele, e é isso o que interessa”, alfineta.
Comentários
ozeias laurentinoAp
Não há intriga que faça sair do foco colegas, os EEUU ainda estão no velho oeste e Amorin esta correto. Eu digo mais foram atras do petroleo, e atacar um pequeno país, roubaram até a ideia da arte da guerra, mas não atacaram a CHINA por ser um grande e forte país, no episódio da praça celestial. Esses senhores da liberdade…
Avel de Alencar
Leporace é nome de travesti de filme b americano. Acho que vocês deveriam parar de responder a este coitado.
Antonio Alves
Queremos de volta o Celso Amorim, BRASILEIRO de verdade. Não queremos o queridinho da Hillary, o tal Antony Patriot,
Florival Scheroki
Celso Amorin é o cara. Ele precisa contar mais.
Bernardino
Esse sr LEPORACE é aquelo tipo que se o pais for invadido peos EUA fica de quatro .Ele nao e macho pra pegar num FUZIL e trocar TIROS om o invasor!!
Grande CElso Amorim,o melhor CHANceler dos ultimos 30 anos.Vale lembrar aqui o AZEREDO DA SILVEIRA,chanceler do PRES GEISEL QUE mesmo sendo governo militar fou um grande pres. e nacionalista restabeleceu relações com a CHINA em 1974 em plena guerra fria. foi o unico pres militar que nao visitou os EUA . Tb descendente de alemaes e nacionalista como era.Nao era pra menos11
edv
Desde o final da guerra II (antes até, houve esporádicos como Puerto Rico, Hawaii, "áreas" mexicanas, ilhas do Pacífico, etc.), os EEUU (a bem da verdade, os falcões e financistas que os controlam) acostumaram-se com "submissão".
Alinhamento, amizade ou mera discordância respeitosa, não hostil, é pouco e só será tolerada se não puder ser confrontada. Lembro-me, por ex., de Reagan e Granada.
Na minha percepção, os britânicos, do maior império da história, já assimilaram que liderença é situacional e pode mudar ou arrefecer. E dá pra viver feliz sem ser "líder". Quanto mais sem "hegemonia".
A mim, parece que Obama é refém ou foi convencido pela "inteligência politica" americana (falcões, financistas e similares) de que é e tem de ser responsável por esta "hegemonia"…
Está perdendo a chance de, contrariando este grupo nefasto, tornar-se efetivamente um líder respeitado pelo "resto" do mundo…
Wilma
Putz, não entendi por quê a Dilma não deixou o Celso Amorim no Ministério das Relações Exteriores… Tá fazendo muita falta!!!
Ronaldo Irion
Quanto antes a superpotência decadende for à bancarrota, melhor para o mundo. O mundo só poderá ser reconstruído, em bases decentes, sobre as ruínas do Império.
André
recho do discurso da Presidente Dilma agora há pouco, mais ou menos nessas palavras:
"…anteriormente as relações do Brasil com os EUA eram pautadas pela retórica vazia."
BYE BYE AMORIM E LULA FOREVER!
José Manoel
Amigo, acorda!!!!!!!!!!!!!!!! Ela estava falando dos outros presidentes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Antonio Silva
Deplorável e deprimente esta situação !
Brasileiros, go home
Ilimar Franco, O Globo
O ceremonial do presidente americano, Barack Obama, vetou a presença do governador Sergio Cabral e do prefeito Eduardo Paes na visita que ele fará a um dos cartões-postais da Cidade Maravilhosa, o Cristo Redentor.
A visita será feita, de acordo com a Casa Branca, apenas por Obama, a primeira-dama, Michelle, e as filhas, Malia e Sasha.
Cabral e Paes também não poderão caminhar ao lado de Obama durante a visita que ele fará à Cidade de Deus. Se quiserem participar do evento, terão que ficar sentados dentro da sede da Central Única de Favelas (Cufa), aguardando sua chegada, para ouvirem ao vivo seu pronunciamento.
SILOÉ
Você ainda acredita nesse Jornal?
Não foi isso que vimos nos videos e nem nos noticiários da própria rede.
André
"Ex-chanceler lembra que Mubarak era o modelo para a Casa Branca"
Ué, mas nao foi esse mesmo Amorim e sua turma, junto com o Lula, que chamaram o Mubarak de "grande estadista" anos atrás?
A inveja do ex-desgoverno em relação ao governo Dilma é algo ridículo.
Lula, grosseiramente, deselegantemente, mesquinhamente, recusou o convite da Presidenta para o almoço com Obama.
Nao dúvido que esse convite tenha sido proposital, bem como o resultado dele.
Grillo
AMORIM E LULA SÓ NÃO FAZEM MUITA FALTA PORQUE SABEMOS QUE VOLTARÃO LOGO.
Fica em pé, André. Larga dessa postura de ficar de quatro!
Coisa feia!!!
André
Então voce está querendo dizer que Dilma e seu governo estão de 4?
silas32
Não, André, ele disse (e tenha certeza que também eu e muitos outros diriam) que é você quem está de quatro.
Patricio
André D4. Báh, gostei do nome.
Lula recusou o convite e fez muito bem. Eu também recusaria. A menos que pudesse colocar uma faixa bem grande no colo do Bush Colorido: "GO HOME! "
André
Por que Voce gostou do Lula recusando um convite da Presidente Dilma?
O que tem de bom nisso?
Frederico Francine
Foi não André! O nosso Lulinha não precisa aparecer para o Obama. Ele é uma estrela reluzente. Quem precisa aparecer é o seu cupincha ai o FHC que desde saiu do governo apagou e ninguém quer saber dele. O Lula não! Ele tá certinho em não ir. Que vá os puxa sacos os derrotados, como FHC, Çerra e outros bichos!
José Manoel
O Lula fez gol de placa e poucos entenderam…………………………….
Julio Silveira
Volta Amorim.
Aracy_
A cada dia aumenta mais minha admiração por Celso Amorim. É culto sem ser arrogante, sincero sem ser rude, fiel ao diálogo sem ser submisso. Se as pessoas se esforçassem para serem assim, creio que teríamos um mundo bem melhor.
José Manoel
Volta Amorim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ismar Curi
Impressionante a notícia do Weekleaks dando conta da reunião do mandatário americano e os tucanos, a insistência na cantilena deles sobre a política externa ideológica do governo, contra alguma coisa não ideológica que existiria nos tempos deles. Extraordinário esse tipo de afirmação sobre política externa justamente naquela cena, diante de um mandatário norte americano, como se aquile fosse um palco neutro de idéias, ideologias. Os caras são cegos? Para gente só resta esperar o veredito da história sobre tudo, pois na mídia, só nós mesmos aqui nos blogs que passamos a debater o tema, e graças ao Weekleaks.
ana db
Saudades do Amorim!
Julia
Maravilha o Celso Amorim no Roda Vida.
E como fala! Porém , sem perder "la ternura" e, o principal, a "sutileza"…
Quem quiser relembrar:
http://www.youtube.com/watch?v=ZuZgVVRTRPE&NR…
Julia
Para "matar" as saudades do nosso grande Celso Amorim.
Entrevista ao Canal Livre:
http://www.youtube.com/watch?v=mITSUfmKDVI&feature=r...
Mario Augusto
Quer saber, Amorim daria um belo Governador para SP
Julia
palavras de Celso Amorim – 7 anos em 7 minutos:
http://www.youtube.com/watch?v=y3-RXzhY_uQ&NR…
SILOÉ
Achavam.
Até encontrar um novo Brasil pela frente, com um ministro de relações exteriores de alto nível, um Brasil agora sem medo de se posicionar num mesmo patamar.
Nós não precisaremos mais reivindicar a vaga no conselho de segurança da ONU.
Nós seremos convidados.
Gustavo Pamplona
Cowboy? Aioooooohhhhhh Siiiiiiiilllllllveeeeeerrrrrrrr!!!!!!!!!!! hahahahahahhahahahhaha
Elton
Você não aprende mesmo!
Mateus
Ou seja, resumindo, sendo rústico, ou mais precisamente, curto e grosso. Os EUA querem resolver tudo na bala. A história deles mostra isso.
ana db
Desculpem furar a fila, mas resumindo, resumindo: É Israel e o Petroleo, estupido!
Ronaldo Irion
Concordo com Beattrice! Amorim é o verdadeiro PATRIOTA e o outro é imitação barata, propaganda enganosa. Só falta começar a tirar os sapatos…
Gerson Carneiro
Acho o Celso Amorim uma graça. Bonitinho e super inteligente. Parece o Topo Gigio.
ZePovinho
Tu viu essa,mizifio Azenha???A CIA se juntando com a Al-Qaida contra Gadaffi????????
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/libia-o-…
Líbia: o controle russo do espaço aéreo
Enviado por luisnassif, sex, 18/03/2011 – 22:09
Por Stanley Burburinho
"………….O serviço secreto russo confirmou ontem através de Nicolai Patrushev, que na verdade o que está existindo é um verdadeiro bombardeio da mídia internacional contra Kadhafi, pois a Russia controla totalmente o espaço aéreo do norte da África e cem por cento da Líbia e que os aviões que supostamente levantaram vôo para executar os bombardeios contra o povo líbio não saíram do chão e portanto não executaram qualquer ação militar; que somado a isso, por não existirem imagens de qualquer vôo, configura uma armação do Pentágono. O Secretário de Defesa do EUA admitiu o erro das informações dizendo que podem ter sido outros aviões, mas setores independentes da mídia internacional já haviam colocado a entrevista dos russos no ar e assim desmoralizado a ação do Pentágono.
O ministro das Relações Exteriores da Libia, Mussa Kosa, em nota distribuida à imprensa mundial, apoiou a proposta do Presidente da Venezuela Hugo Chavez, da formação de uma Comissão Internacional de Paz, afirmando ainda que o Coronel Muammar Khadafy sugeriu também que a Comissão de Direitos Humanos da ONU venha à Libia e faça a investigação que desejar e não que tome qualquer decisão com base em informações da mídia comprometida com o complexo industrial militar norte americano.
Ontem um dos principais líderes da oposição a Kadafi, Khaled Maassou, na região de Cerinaica, confirmou que estava desistindo da luta por não concordar com a participação de mercencários e militares norte americanos em território líbio contra Kadhafi, e que em nenhuma situação irá contribuir com a CIA, que agora começa a assumir com a Al Qaeda o comando da situação na região de Cirenaica………."
Ana Maria
Azenha, será que não deu para perceber ainda que esta Carmem Leporace está sendo paga para acabar com esse blog, todo mundo está se preocupando em responder para essa farsante que está recebendo para encher o saco com babaquices sem pé nem cabeça. Já deu para perceber que o assunto proposto para discussão fica em segundo plano.Ela veio para bagunçar se apoiando na liberdade de expressão,exatamente como age o pig.
Elton
Concordo, acho que está sendo dado valor ao que nada vale!
Arthur
O cara foi o Pelé da diplomacia. Tomara que volte depois das "férias".
Regina Braga
Um chanceller de fato e de direito.
Renato
Patriota ainda vai dizer a que veio e Amorim ainda vai aparecer como a salvação da lavoura…
Acho até que a Dilma escolheu o novo Chanceler pelo nome, porque, pela atitude, o nosso Patriota é um banana… Onde já se viu, depois de tudo que foi feito, esse boca aberta dizer que o Brasil quer ser tratado de igual para igual??? Um banana mesmo!
Gustavo Pamplona
Boca aberta? Amigo… eu tenho uma bocarra escancarada!!! hahahahaha
Julia
Renato: O próprio presidente Lula disse à Oliver Stone – ao lado de Hugo Chavez, as mesmíssimas palavras do Patriota, "de igual pra igual".
Já viu o filme/ Docu "Ao sul da fronteira"?
beattrice
AMORIM: o verdadeiro PATRIOTA.
O resto é imitação, ou para ficar nos padrões obamaníacos, copycat.
beattrice
Azenha
uma repressão "democrática" inspirada nos "ideais americanos" contra uma manifestação pacífica frente ao consulado americano no RJ: http://mariadapenhaneles.blogspot.com/2011/03/pol…
lauro oliveira
Eta conterraneo porreta!
Mônica Figueira
Admiro o ex ministro Celso Amorim e acho que a política externa na era Lula foi um sucesso.
Roberto M Almeida
Celso Amorim, Marco Aurélio Garcia e Lula foram sem dúvida o divisor de águas da politica brasileira.Honestamente, temos que tirar o chapéu.
Maria José Rêgo
É por essas e outras que minha admiração pelo ex chanceler brasileiro, Celso Amorim, aumenta a cada dia.
Um diplomata de visão longínqua. Tomara que os diplomatas novos sintam-se inspirados no Celso Amorim.
Carmem Leporace
Celso Amorim votou em Serra contra Lula em 2002 e o chamava de "presidente Serra".
Hoje ele não manda mais nada, melhor ficar quieto, Dilma deu um basta nos desmandos megalomaníacos dele e de Lula.
Acabou, game over.
Marcelo Fraga
Virou dilmista agora, Carmela?
Contra o Lula vale tudo, não é?
José Roberto
Carmem, pega leve, o problema é que esse senhor tem memória curta.
Se tivesse boa memória, lembraria que o Lula elogiou o Mubarak quando visitou o Egito em 2003, definindo-o como um estadista dedicado à “paz no mundo, ao desenvolvimento e à justiça social”.
Pelo visto não era só Washington e Israel que achavam ele um modelo. O "Cara" também achava.
Abraço
Cláudio Medeiros
a máquina de fazer trolls, do pentágono, já está funcionando?
Tursi
E daí que o elogiou colega? O "Cara" estava sendo diplomático. Muito diferente de sustentar um regime tirânico como os países que você está defendendo fizeram. Para essa direita tosca palavras protocolares são mais importantes do que ações efetivas. Ridículo.
José Roberto
Não estou defendendo ninguém Tursi, nem EUA, nem Israel, nem Mubarak.
Apenas não tolero hipocrisia.
Não é isso que tanto reclamam da política externa americana (e diga-se de passagem, com razão).
O mesmo critério deve valer para nossos governantes. Ou não?
Abraço
José Roberto
Além disso Tursi, perceba a incoerência disso que acabou de dizer.
Não dizem que o Lula é um líder muito respeitado no exterior, colocou o Brasil no mapa do mundo, etc….
Pois um elogio vindo do "Cara" , mesmo sendo apenas "diplomático" conforme suas palavras, tem uma improtância maior do que se dito por qualquer outro líder.
Ou seja, mais um motivo para ter cuidado redobrado com que diz.
Abraço
Bonifa
Não acabou, é aí que o Carmem se engana. A História também não acabou. E em 2002 ainda havia gente boa que acreditava em Serra.
edv
Ô seu Carmen, por que acabou?
Está só no começo!
Observe que Obama veio e a presidenta ainda nem foi…
Vê como há diferentes avaliações sobre o mesmo assunto?
Questão de diferenciar entre avaliação e torcida…
José Manoel
The game is over para você!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Cai fora daqui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
SERGINHO
CARMEM????
OIIIIIEEE TUDO BEM CONTIGO MOÇA??
EU somente apenas e unicamente faço a ti uma única pergunta!
TU ÉS DO PIG??
não precisa responder se não desejar
serginho
Deixe seu comentário