Após prestar depoimento, Eduardo Guimarães deixa a Polícia Federal; veja fotos do quarto revirado pelos agentes

Tempo de leitura: 2 min

  

por Conceição Lemes

Às 11h50, o blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, deixou a Polícia Federal.

Ele foi levado coercitivamente, nesta madrugada, para a Superintendência da Polícia Federal, em São Paulo.

Tânia Cristina,  esposa do Edu, relatou-nos o que aconteceu:

“A Polícia Federal chegou às 6 da madrugada. Os  policiais não deixaram o porteiro interfonar. Subiram direto. Esmurraram a porta, falando “É a Polícia Federal”.

Como eu estava de camisola, pedi um minuto para trocar de roupa.

Nisso, o Edu já estava na porta para atendê-los.

Entraram revirando tudo, inclusive o nosso quarto.

O Edu foi no camburão da PF, eles não deixaram que ele fosse no próprio carro.

Apoie o VIOMUNDO

Levaram o computador e o celular dele.

Voltaram há pouco, sem nenhum mandado, para pegar também o meu celular”.

Leia também:

O escandaloso silêncio da mídia sobre Serraglio

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nelson

“Albas Godel Pajé · Faculdade univille
“Um governo fadado ao fracasso, incompetente e responsável pelo total desmanche da nação.”

Permita-me discordar, meu caro Pajé. Este governo podre só estará destinado ao fracasso se o povo brasileiro não reagir. Do contrário, Temer e sua camarilha serão extremamente exitosos.

O “desmanche da nação”, para impedir o seu sucesso, está nos planos. Este é o projeto do Sistema de Poder que domina os EUA; como já fora a razão da pressão brutal que levou Getúlio ao suicídio e do golpe contra Jango.

Na verdade, com todas as barbeiragens, todos os erros e mesmo com a corrupção, o projeto embalado pela turma do PT levaria o Brasil a um certo nível de sucesso, digamos assim. Como este sucesso escapava ao rumo definido pelo Sistema de Poder que citei para o nosso país, tinha que ser derrubado.

O mesmo raciocínio podemos usar para a questão da Argentina. Lá, apenas não foi preciso aplicar o golpe para apear os Kirchner do poder. Pelo menos o golpe nos moldes do aplicado aqui. Aos argentinos, impingiram um golpe de uma forma diferente.

Venderam a imagem de Macri – com uma montanha de dinheiro – como o salvador da pátria que os salvaria das barbeiragens cometidas pelo casal presidente. Eles tinham levado a Argentina por um caminho não traçado e não aceito pelo Sistema de Poder citado. A permanência do país vizinho neste caminho era intolerável. Por isso, não poderia haver a reeleição do kirchnerismo.

Dilma Coelho

Penso que todos os deputados em separado, e todos os blogueiros juntos deveriam abrir processo contra o moro sem moral. Isso não pode passar em branco, todos estão correndo risco. Esse psicopata não tem a menor noção do papel de um juiz. Ele sabe ser lacaio dos marinhos. (Aqueles que não querem pagar o que devem ao governo dos brasileiro). Ele e a criatura com quem ele mora, deveriam sair do Brasil enquanto é tempo.
FORA moro! FORA gilmar! FORA todos os ratos…

Gilberto Bueno

Isso acontece porque proibiram a população de ter arma em casa. Só para facilitar atos como esse.

    Nelson

    Discordo, Bueno. Penso que não serão encontradas soluções aos problemas que já temos ou que vierem a surgir com a simples liberação do porte de armas. Pelo contrário, a proliferação só aumentará o tamanho desse problemas, que têm que ser resolvido dentro das regras do Estado Democrático de Direito. Estado de Direito que vem sendo esmagado pelo Moro, MPF, PF, com o beneplácito de que deveria ser seu guardião, o STF.

    Não podemos regredir à época do Far West, quando as coisas eram “resolvidas” na base do duelo. Ou seja, com a eliminação não só do inimigo, mas também do simples adversário ou oponente.

    De outra parte, partindo para uma argumentação direta e simples. O que você ou qualquer outro cidadão, com o um 38, 45 ou talvez um fuzil, poderia fazer contra um policial bem treinado e bem armado da PF? E contra um grupo deles, pois eles, corretamente, nunca agem sozinhos? E contra dezenas ou mesmo centenas, que foram usados contra o Guimarães e o Lula?

    Então, Bueno, eu reforço. O que precisamos é fazer de tudo para o restabelecimento e o aperfeiçoamento constante do Estado Democrático de Direito. O contrário é regressão, é abrir espaço para a barbárie.

Bacellar

Pelo luxo nababesco desse suntuoso quarto a gente percebe como a blogosfera recebe bilhôes do PT pra difamar os homens de bem desse país…

    Viviane

    Também reparei nesse detalhe… Engraçado como esses “blogueiros sujos” (apud SERRA, J.) são desapegados aos bens materiais, não? Ganharam “milhões em verba do PT” e levam uma vida simples…

manoel mariano

E ainda dizem que não vivemos num Estado de Exceção!!! Tenho medo!!!

BENEDITO EDISON MENDES SILVA

Calafrio, angústia e medo apoderando-se dos que pensam e falam contra o poder dos malfeitores!

José Fernandes

Acho que a tendencia daqui pra frente e piorar,lembro quando o jornalista ,blogueiro teve a informação que o Lula iria ser presso, fato que não aconteceu , devido as manifestações da mídia livre,e divulgação da tal prisão,creio eu, mas esse prisão coercitiva, é pra saber quem era o informante da tal prisão do Lula..eles sabem que tem gente na Policia Federal e MPF, e outros orgão que não concordam com esse Juiz Moro,…agora que o Presidente esta com o gás todo e vai pra luta ,a coisa vai ficar mais quente ainda,´porque ou eles prendem o Lula ou ele será Presidente desse País

FrancoAtirador

.
.
https://t.co/R3k0uF6ppv
https://twitter.com/JornalistasSP/status/844225024642957313

Condução coercitiva de Eduardo Guimarães
é censura e ataque à liberdade de expressão
Sindicato dos Jornalistas de SP repudia
mais uma ação de arbitrariedade da Polícia Federal

Nota do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) protesta contra a condução coercitiva do blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, levado de sua residência na capital paulista, na manhã desta terça-feira (21), para prestar depoimento à Polícia Federal (PF) no âmbito da Operação Lava Jato.

Guimarães teve seu apartamento vasculhado, foram apreendidos seu celular, notebook e um pen drive de uso pessoal e o blogueiro foi conduzido à Superintendência da PF no bairro da Lapa, zona oeste paulistana.

A Polícia Federal, em mais uma demonstração de arbitrariedade e violação de direitos inspirada na época da ditadura militar no país, quer violar o sigilo de fonte por Guimarães ter vazado a informação de que o ex-presidente Lula seria conduzido coercitivamente pela PF, o que forçou o adiamento da ação no ano passado.

Além da arbitrariedade da condução coercitiva, sem que qualquer intimação prévia tenha sido feita ao blogueiro, a PF devassa dados pessoais e desrespeita o sigilo de fonte garantido pela Constituição Federal em seu Artigo 5º, parágrafo XIV, em que define que “é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”.

A Polícia Federal ataca, ainda, a liberdade de imprensa e de expressão do blogueiro – a mesma PF que tem vazado informações seletivamente de acordo com os próprios interesses, sem levar em consideração os interesses da sociedade.

O SJSP expressa seu veemente repúdio à arbitrariedade da Polícia Federal, pois a condução coercitiva do blogueiro também representa um terrível precedente, que coloca em risco um dos mais importantes princípios do jornalismo – garantir o direito da população à informação.

O Sindicato também se coloca à disposição de Eduardo Guimarães para lutar contra mais esse ato de lamentável autoritarismo e censura, além de prestar solidariedade e apoio na adoção de todas as medidas legais cabíveis.

São Paulo, 21 de março de 2017.

Direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)
Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ

http://jornalistasp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6796:conducao-coercitiva-de-eduardo-guimaraes-e-censura-e-ataque-a-liberdade-de-expressao&catid=36:destaque
.
.

FrancoAtirador

.
.
https://twitter.com/violletarj/status/844224556416077824
.
.

FrancoAtirador

.
.
https://t.co/tikKMBLyZD
https://twitter.com/fndc_br/status/844228805443174405

FNDC CONVOCA PARA ATO EM SOLIDARIEDADE

AO BLOGUEIRO EDUARDO GUIMARÃES (@EduGuim)

Hoje, às 19 horas, vamos fazer um ato contra os violentos
ataques à liberdade de expressão que estão em curso no país.

A condução coercitiva do blogueiro Edu Eduardo Guimarães na manhã de hoje
é um exemplo dos perigos que rondam direitos fundamentais,
como o direito de ter opiniões, sem interferência,
e de procurar, receber e transmitir informações e ideias
por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.”

Não vão nos #CalarJamais!

Renata Mielli

https://www.facebook.com/fndc.br/posts/1502059899836435
.
.

FrancoAtirador

.
.
https://twitter.com/ggreenwald/status/844213371192954881
.
.

Felipe Elielson

Isso se chamado hipocrisia. Essa polícia federal que o LULA deu poder quando se tornou presidente, assim como o MPF, se transformou em porão de tucanos de fardas nesse últimos 13 anos. Além do mais, é pau mandado dos USA. Policiais, procuradores e juízes traidores. A justiça é pra todos. E o STF com os seus bezerros mamando na teta do dinheiro público só assistindo.

FrancoAtirador

.
https://pbs.twimg.com/media/C7dI3IQX4AAdy7F.jpg

@EduGuim Conta aos Jornnalistas Livres

Como Foi a Caçada ao Blogueiro Hoje.

https://twitter.com/j_livres/status/844220478692704256
.
.

Mario

O Brasil nunca teve democracia. Direitos aqui sempre serviram a poderosos. Judiciário foi criado pra isso.

Belmiro Machado Filho

É inadmissível que moleques travestidos de juízes e bandidos travestidos de polícia cerceiem nossas liberdades, nossos direitos e invadam a nossa privacidade. Essa escória já passou dos limites do suportável.

Raquel C.

Edu, querido companheiro de luta, estamos ao seu lado e de sua família. Meus pensamentos estão também com a pequena Vitória. Força, amigo!

Luiz Alberto Aguilar

Haveria a possibilidade de uma nova tentativa de prisão do Lula estar em curso e a PF prender e averiguar o Eduardo para evitar que um novo vazamento evite o planejamento da prisão como acredito tenha ocorrido da outra vez?

robertoAP

No Brasil a polícia federal se confunde com POLÍCIA FEDORENTA.

The Whisper

A Policia Federal ressuscitou o DOI-CODI.
Isto é sério e vai piorar.
Não é premonição. É intuição baseada na historia da repressão brasileira. É do interior dessa PF fora de controle que sairá a conspiração para assassinar Lula. Diretamente ou terceirizando o crime. Registrem e aguardem.

    Morvan

    Boa tarde.
    The Whisper (21/03/2017 – 11h27):

    … É do interior dessa PF fora de controle que sairá a conspiração para assassinar Lula. Diretamente ou terceirizando o crime. Registrem e aguardem.

    Puxa, Whisper, como eu gostaria de poder dizer o contrário…

    Saudações “#ForaTemerGolpsista; Eleger o ‘Jara’, recobrar o país das mãos dos destruidores. Reformas Política e do Midiaciário são indispensáveis“,
    Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

Nelia

Precisamos fazer algo. Blogueiros progressistas tem que fazer uma rede de proteção mútua contra desmandos da PF desse governo golpista. Estamos em pleno estado de exceção.

Deixe seu comentário

Leia também