Justiça proibe Doria de aumentar velocidade nas marginais. E o despejo de quem mora próximo às pistas?

Tempo de leitura: 4 min

Doria despejo 2

por Conceição Lemes

O prefeito de São Paulo, João Doria Jr. (PSDB), sofre segundo revés na Justiça em duas semanas.

O primeiro foi a proibição do aumento do transporte coletivo, em 6 de janeiro.

No início da noite desta sexta-feira, 20 de janeiro, o segundo: liminar suspende aumento de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê.

Apesar de críticas de especialistas, Doria deveria aumentar a velocidade nas marginais a partir da partir da próxima quarta-feira, 25 de janeiro, aniversário da cidade.

O limite para carros das marginais do Tietê e Pinheiros voltaria a 90 km/h nas pistas expressas e 60 km/h nas locais. Nas pistas centrais das marginais do Tietê, subiria para 70km/h.

Estava tudo programado. Tanto que a Prefeitura já começou a trocar placas de velocidade da Marginal Pinheiros.

Porém, essa liminar joga o plano por água abaixo. Pelo menos por enquanto.

Agora, a questão é: como ficará a retirada da população que vive próximo às pistas, decidida por Doria e prevista para começar neste final de semana?

Apoie o VIOMUNDO

A alegação de Doria é que a medida era para aumentar a velocidade das vias com “segurança”.

Segundo informações dadas aos próprios moradores da região, essa operação estava marcada para ter início neste sábado e domingo.

Numa primeira etapa, a intenção é retirar aproximadamente 50 pessoas que vivem concentradas entre a Fundação Casa e a entrada de uma invasão no terreno vizinho.

São famílias de migrantes nordestinos, predominantemente mulheres e crianças, algumas morando há quase 10 anos no local e algumas em casas de alvenaria.

Não se trata de população em situação de rua como a prefeitura tem colocado.

Não está prevista a disponibilização de moradia para essas pessoas.

Tudo indica a “oferta” de Doria se limitará ao seguinte: que elas deixem suas casas e nelas seus pertences, como geladeira, fogão, móveis, e se “mudem” para o Centro de Acolhida.

Nada a ver. Trata-se de um abrigo provisório utilizado em outras situações, por exemplo, quando há muito frio na cidade de São Paulo.

Essa deveia ser a primeira etapa de um processo de retirada de toda a população que vive às margens das marginais. São mais de 200 pessoas concentradas ao lado da Fundação Casa e na região conhecida como “Caixaria”, abaixo do viaduto Jaguaré.

“Despejar famílias pobres de suas moradias para beneficiar a circulação de veículos é medida higienista e elitista”, acusa a vereadora Juliana Cardoso (PT-SP).

Ela mesmo explica. Em sua concepção elitista, Doria quer esconder o que julga feio. Na cidade linda de Doria, só cabem o belo e o que julga de alto padrão.

Portanto, uma cidade que só acolhe parte da sociedade.

Infelizmente, uma cidade que exclui a população mais pobre.

“Essa é mais ação da política higienista que o prefeito João Doria está implantando na cidade de São Paulo”, lamenta Juliana.

Ele já fez isso com a população em situação de rua na região da Luz, no Centro e também os trabalhadores ambulantes.

O prefeito tem que entender que a cidade não é uma mercadoria, não pode ser uma cidade dos automóveis, dos shoppings, da especulação imobiliária.

“Essa maneira de governar e agir não é a solução”, completa. “Afinal, nossa cidade cosmopolita é de todos e para todos.”

Atualizada às 20h, por conta da decisão da Justiça de suspender aumento da velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros (veja abaixo). 

velocidade
Liminar suspende aumento de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê

Em decisão liminar, juiz aceitou argumentos de que a mudança de velocidade provocaria aumento do número de mortes no trânsito.

por G1 São Paulo

A Justiça de São Paulo concedeu na noite desta sexta-feira (20) liminar que impede alteração das velocidades nas marginais Tietê e Pinheiros anunciada pelo prefeito João Doria (PSDB) no próximo dia 25. A Prefeitura tem 30 dias para apresentar a defesa.

Na decisão, o juiz Luiz Manoel Fonseca Pires da Vara da Fazenda Pública aceitou os argumentos de que a mudança da velocidade provocaria um aumento do número de mortes no trânsito de são paulo. A ação foi movida pela ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo).

“A fiscalização prometida não apresenta imediata conexão com a redução das mortes no trânsito porque não é a violação do limite de velocidade que se impõe, mas o próprio limite que não parece adequado ao local”, diz a decisão.

“Ao se ponderar que a redução das velocidades nas marginais integra-se a uma sequência de outros atos dentro de um programa de prevenção a acidentes, o que reforça os precedentes administrativos nesta seara, e por isto não podem ser subitamente superados sob pena de caracterização de um retrocesso social (ii), e ainda ao constatar que não há qualquer prejuízo à Administração Pública ao suspender a alteração drástica da política pública existente, defiro a tutela de urgência e, por conseguinte, determino que se abstenham os réus, ao menos por ora, de aumentar as velocidades máximas das marginais”. completou.

Na ação, a associação solicitou:
A suspensão da mudança;

A apresentação de estudos técnicos que justifiquem a revisão dos limites máximos de velocidade;

Que o Programa “Marginal Segura” seja submetido à efetiva apreciação e discussão no Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, com tempo hábil para respostas e apresentação dos dados técnicos;

E que sejam realizadas audiências públicas sobre o tema.

A velocidade seria aumentada para 90 km/h, 70 km/h e 60 km/h no próximo dia 25 nas pistas expressa, central e local, respectivamente. A mudança das velocidades foi uma promessa de campanha do prefeito João Doria, e as novas placas já começaram a ser instaladas. O programa levou o nome de “Marginal Segura”.

Dados da CET divulgados em outubro de 2016, durante a gestão de Fernando Haddad (PT), indicavam que o número de acidentes fatais caiu 52% nas Marginais Tietê e Pinheiros após a implantação da redução de velocidade. De julho de 2014 a junho de 2015, foram registrados 64 acidentes com mortes, entre acidentes com vítimas nos veículos e atropelamentos. Já de julho de 2015 a junho de 2016 foram contabilizadas 31 mortes.

Leia também:

André Barrocal: Em segredo, Brasil volta a negociar base de Alcântara com EUA 

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Luiz Carlos P. Oliveira

Quem mora em São Paulo sabe que diminuiram os acidentes e diminuiram os congestionamentos com a redução da velocidade.
Quanto à “humildade do prefeito gari”, fica evidente essa falácia ao pretender jogar na rua pobres que vivem na margem da marginal. Lacerda jogou moradores de rua no rio, lembram?

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabuj@s suj@s a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) d@s canalhas direitistas…
::
………………………………… Se é algo técnico (a diminuição da velocidade nas vias e pistas), abalizado por especialistas. por que não cumprir por parte deles, que tanto prezam a meritocracia e o tecnicismo ? . . . Contradições insustentáveis da direita burra alçada graciosa e indevidamente ao poder . . . Quanto à retirada da população das margens dessas vias, é ingenuidade querer que o prefeito entenda que a cidade não é uma mercadoria porque o dito cujo só pensa em termos di$$0 . . .
::
PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
.:.
AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:
.
Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;
.
Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;
.
Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;
.
Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;
.
Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
.
. . .
Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)
::
SARTREANA
.
Maldita seja toda esperança
que faz continuar o mal
do bem que só se alcança
no viver sempre (des)igual
.
…………….……………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
DE VERSOS
.
A dor de passar pelas pessoas
e depois deixá-las me consome:
Como viver tantas coisas boas
só para alimentar de saudades essa fome?…
.
É infinita essa fome de amar
e ser feliz fazendo outros felizes
Mas, um, como pluralizar
em frutos diversos as nossas raízes?…
.
……………………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
NÓS
.
A tv me promete
o leite da moça,
o prazer em pó,
líquido,
instantâneo,
integral…
.
Que faremos de nossos olhos,
de nossas mãos?
.
………………………….…………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
CEM RIMAS
( para o PT e o PSTU )
.
A vida passa de graça
e fica ainda mais rica
nos olhos de esperança
que às mãos multiplicam
.
………………………………………..……….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
KWY
.
.
P
…e
…….n
…………s
…………….o
…………………logo(S)
…………………………………..p
…………………………………..e
…………………………………..s
…………………………………..o
.
…………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
B……………………………A
…I………………………I
…….S………………C
………..T………N
…………….Â
tele……………………..visão
.
tele……………………..vazão
.
tele……………………..vazio
.
……………………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
ReXistência
.
Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
.
Diga “NãO” à Rede Goebbels
……………………………………..……………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
Globo
.
PATRÃO
PADRÃO
LADRÃO
……………………………………..……………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
NEM PÃO: SÓ ESPETÁCULO (CHINFRIM)
.
O Grande Circo BraZil-Zil-Zil-Zil
orgulhosamente apresenta
a mundialmente famosa farsa
“Democracia Representativa”.
Censura (Sistema de Classificação Indicativa): Espetáculo não indicado para menores de 04 em 04 ou de 02 até 18 ânus.
.:.
::
.:.
POEMA CONCRETO
.
O aço e o cimento conjugados
((pedra jo…g………a………………d………………………a)
nos olhos (de vidro))
no dia a dia da vida.
.
…………………………………….……………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
CLIC
.
.
a……l…u…z
a…s…s…o…m…b…r…a
a….s………s….o….m….b….r….a….s
……………………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
Poema de A a Z (POEMAZ)
.
Cantar contra
todo encanto
enquanto tudo
contar contra
…………………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
C Í R C U L O
.
Palavra: fetiche
Palavra: fantoche
Palavra: feitiço
Palavra: fantasma
………………………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
CILADA ou COISAS
.
Palavra
falada,
calada
palavra
.
Palavra
calada,
falada
palavra
.
calada
palavra
falada
.
falada
palavra
calada
………………………………..………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
M A T E R E A L I S M O
para o povo brasileiro (1989)
.
Até quando
morrer pela vida?…
Até quando
viver morrendo,
em vão,
por tudo
o que é não?…
…………………………………….…………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
outra “fábula moderna” ou “a modernidade revisitada”
( para o(s) poeta(s) inédito(s) e a humanidade )
.
musamada passeava pelos campos em alegria
quando confusa abelha pica-lhe o peito
pensando ser, talvez, uma outra flor que havia
desabrochado no ar, por algum mágico efeito
.
“Eu”, atento fauno, de plantão, todo insuspeito,
apressa-se em aliviar a dor que a crucia,
com muito remédio, da mesma abelha, de mel feito,
para uma das flores irmanadas em harmonia…
.
e menos de se esperar não seria
vir, de uma flor para outra flor,
ver o bálsamo para crua agonia:
.
por enquanto, de bom, o mel lambe-lhe a dor
e, lambendo sua nua forma, o mau desejo (se) alivia
(d)a profunda picada no peito que lhe deu Amor…
.
………………………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
rotina
( para o poeta Paulo Machado )
.
homem de rituais
modernos
modernamente
morro todos os dias
do mesmo jeito:
desfeito em contas e em cantos
mais nada
tudo menos
…………………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
negócio
( para o poeta Rubervam Du Nascimento )
.
a morte industrializada
sob o rótulo “VIDA”
abastece em cada rês
a existência perdida
…………………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
massa
.
a cidade cr…e………s……………………..c…………………………………………..e
e a gente
…………………desa
…………………par
…………………ec
…………………e
…………………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
capitolismo
.
predadores à espreita
muito mais que esperto
tem-se que ser sempre vivo
.
preço da evolução
lei da sobrevivência
juras de a-mor
juros e mais ou menos valia
.
antenas atentas
vigiam os espaços
(e o tempo)
da vida
mínima
nas promoções do dia-a(-)dia
.
é isto o que vinga:
a morte é hereditária…
.
………………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
foi ou é ou será
.
não o feito
nem a coisa por fazer
ou o imperfeito perfeito
:
o que me anima
é a magia lógica das possibilidades
…………………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
RÉ – EVOLUÇÃO
.
O homem, animal racional,
trilhando seus caminhos,
trocou o bem pelo mal,
a florosa pelos espinhos.
.
O homem, em sua evolução,
tem corrido sem parar,
tem parado o coração,
tem deixado de amar.
.
O homem, senhor dos animais,
em seu constante progresso,
não sabe mais o que faz:
se continua ou inverte o processo…
.
…………………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
.:.
::
.:.
ReXistência
.
Não deixe que aluguem o seu pensamento:
Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
Diga “NãO” à Rede Goebbels
…………………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
::
(En la lucha de clases)
.
En la lucha de clases
Todas las armas son buenas
Piedras
Noches
Poemas
…………………..……………………………….(Paulo Leminski)
::
(Não é a beleza)
.
Não é a beleza
Mas sim a humanidade
O objetivo da literatura
………………………….……………………….(Salamah Mussa)
::
A existência precede a essência.
……………………………………..…………….(Jean-Paul Sartre)
::
.:.
* 1 * 2 * 13 * 4
.:.
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *
Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!
* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Lukas

Bem vinda, Cidade de São Paulo, de volta a Viomundo. Não a via por aqui desde os tempos de Kassab.

Saudade.

José Fernandes

kkk.,.. dorinha “o gari” este ser é bizarro, …olha ou ele será ou terá uma equipe que o orientará muito bem sua gestão. ou o povo Paulistano,sofrerá o seu voto em branco…..
O Prefeito Haddad que revolucionou e deixou a Prefeitura em Ordem,não será esquecido por aqueles que tem plena consciência do seu voto.

saulo

Ao invés de protestar contra “medidas higienistas”, essas pessoas que se dizem de esquerda deveriam estar preocupadas com a naturalização da miséria em nossa cidade (e país).
Essas pessoas vivem numa situação pior que a dos refugiados árabes.
Que esse palhaço, atual prefeito, seja cobrado a achar um lugar digno para eles, isso sim.

roberto

CPGM para a paulistada – (Cada Povo tem o Governo que Merece).

Deixe seu comentário

Leia também