Boulos é preso pela PM ao tentar evitar conflito em desocupação violenta: “Prisão é ilegal e política”; veja vídeos

Tempo de leitura: 2 min

Vídeo do Brasil de Fato

Guilherme Boulos, do MTST, é preso pela PM em desocupação violenta na zona leste de SP

Movimento afirma que o coordenador tentava mediar uma solução que evitasse o conflito. Alegação da PM, de que participação de Boulos em protestos anteriores influencia prisão, revela ato político

por Redação RBA publicado 17/01/2017 

São Paulo – O líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) Guilherme Boulos foi detido pela Polícia Militar na manhã de hoje (17), após ação de reintegração da Ocupação Colonial, na região de São Mateus, zona leste de São Paulo. A PM alegou desobediência para justificar a prisão. Arbitrariamente, também citou a participação de Boulos em atos contra o governo Temer.

“Temos horas de filmagens suas de outras manifestações e ocupações e sabemos que você é liderança, você está detido por desacato, obstrução da via, obstrução da justiça e incitação de violência”, disse um integrante da Tropa de Choque, em fala colhida pelo coletivo Jornalistas Livres. Ele foi levado ao 49º DP, onde presta depoimento.

Em nota, o MTST afirma ser “absurda” a detenção de Boulos, que tentava buscar uma solução que evitasse o conflito. “Foi uma detenção absolutamente ilegal. Ele estava na tentativa de interceder para evitar o conflito. O MTST não tem atuação na região. O Guilherme tentava apenas mediar. Nada mais”, diz Felipe Vono, advogado do MTST, em entrevista à Rádio Brasil Atual.

As cerca de 700 famílias da Ocupação Colonial queriam o adiamento da reintegração para que pudessem ser inscritas em programas de habitação da prefeitura. Uma ação do Ministério Público que também pedia o adiamento foi ignorada pela PM, antes mesmo de ser apreciada pela Justiça.

“Não aceitaremos calados que além de massacrem o povo da ocupação Colonial, jogando-os nas ruas, ainda querem prender quem tentou o tempo todo e de forma pacífica ajuda-los”, diz o MTST, que também denuncia a perseguição política aos movimentos sociais.

Apoie o VIOMUNDO

A bancada do PT na Assembleia Legislativa emitiu nota de repúdio à violência policial determinada pelo governo Alckmin e à prisão arbitrária do líder do MTST. “Além de negar o direito constitucional à moradia o governo Alckmin patrocina cenas lamentáveis de violência, ataca e despeja nas ruas mais 700 famílias neste no momento de recessão e desemprego que assola o país, numa demonstração de insensibilidade com a situação da população carente”, diz a nota.

Ainda detido, Boulos afirma foi uma prisão política. “Foi uma prisão política, evidente. Alegaram incitação à violência. Eles despejam 700 famílias com violência, e eu que incitei?”, questiona o líder do MTST.

Vídeo do Jornalistas Livres mostra a resistência dos moradores que, com pedras, tentam conter o ataque da polícia, armada com bombas e balas de borracha e protegida por escudos.

Leia também:

Pimenta, exclusivo: “Temer é o chefe da quadrilha; se Geddel e Derziê falarem, ele cai”

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nelson

Essas informações eu transcrevo especialmente para a(o) Lulipe.

Enquanto isso, vejamos o que está a acontecer num certo país que fica aqui, ao lado do nosso grande Brasil, que a mídia hegemônica dá como falido e do qual as pessoas estão fugindo por passarem fome e por ser uma ditadura:

Conforme o jornalista espanhol, Ignacio Ramonet, “Em 2016, esse programa [Misión Vivienda] entregou 359 mil habitações (a título de comparação, um país desenvolvido como a França apenas construiu 109 mil habitações sociais em 2015). Acrescente-se que 335 mil habitações foram renovadas como parte do maravilhoso programa “Misión Barrio Nuevo, Barrio Tricolor”. Missão que recebeu elogios do grande arquitecto Frank Gehry, criador do Museu Guggenheim em Bilbao e Museu Louis Vuitton, em Paris e que afirmou querer participar. Estamos a falar de quase 700 mil habitações sociais em 2016. Um número ímpar no mundo”.

“Desde o início do seu mandato em 2013, o Presidente Maduro já entregou às famílias modestas quase 1 milhão e meio de habitações. Um recorde mundial passado em silêncio pelos meios de comunicação hostis à Revolução Bolivariana. E que mesmo os seus amigos por vezes negligenciam mencionar”.

Aos que, de tão martelados e envenenados pela mentiralhada divulgada exaustivamente pela grande mídia, não acreditam no que escrevi, o artigo de Ramonet está disponível ali no sítio português http://www.resistir.info. O link para acessá-lo diretamente é http://resistir.info/venezuela/10_vitorias_em_2016.html.

Minha cara Conceição, meu caro Azenha. Sugiro a reprodução, aqui no Viomundo, do artigo do Ignacio Ramonet.

Irineu

Pura realidade,
Somos comandados por criminosos e corruptos da pior especie
E o povo manipulado sempre
Ainda agridem violentamente os movimentos sociais.
——-
Mas lembro que esse Boullos entrou naquele movimento , não vai ter copa que ajudou a usurpar de forma abrupta a Presidenta Dilma afastando-a sem motivo algum.
Unico motivo: Golpe!
________
Vejam esse texto desse rapaz no face.
——
Esse PT… tsk, tsk, tsk….
De Pedro Gobett : “Que partido tem ladrão de merenda?
Que partido tem ex-presidente com apartamento na Avenue Foch e nunca foi incomodado?
Que partido tem político envolvido com narcotráfico?
Que partido tem político que foi internado pelo menos 3 vezes por overdose usando dentro da sede do governo?
Que partido tem mais político envolvido em denúncias comprovadas e nunca investigadas pelo judiciário?
Que partido tem ex-presidente que entregpou a Vale do rio Doce por 3% do seu valor da época?
Que partido tem governador que espanca professores em greve?
Que partido tentou fechar mais de 90 escolas em 2015, provocando uma reação de estudantes que ocuparam-na?
Que partido não vence para presidente por 4 eleições seguidas e decide levar a cabo um golpe de estado, sem se preocupar com o povo?
Que partido afundou uma estação de metrô em São Paulo, causando uma cratera e prejuízos imensos?
Que partido defende os interesses dos mais ricos?
Que partido é o responsável pelo tucanistão?
Que partido afundou a G-36, plataforma marítima de extração de petróleo?
Que partido tem político envolvido no escândalo dos Sanguessugas?
Que partido está envolvido no esquema do Rodoanel, com Paulo Preto?
Que partido segrega negros, LGBT, mulheres de forma dissimulada e velada?
Que partido mais alia-se a políticos da estirpe de Bolsonaro, Marco Feliciano e Magno Malta?
Que partido tem a blindagem da grande mídia?
Que partido tem representantes assumidos no STF, como Gilmar Mendes?
Que partido tem apoio de Sérgio Moro?
Que partido tem ex-presidente que o Procurador Geral da República ficou conhecido como Engavetador Geral da República de tantos processos que arquivou?
Que partido elegeu em Piracicaba um prefeito que teve seus direitos políticos cassados respondendo a mais de 130 processos
Que partido tem político acusado de receber propina de R$ 23 milhões e nada acontece?
Que partido a Odebrecht acusou de ter pago propina em dinheiro vivo a governador de estado?
Que partido tem apoio da FIESP e Globo, patrocinadoras do golpe contra o povo?
Enfim a lista é imensa… mas fica a pergunta:
QUE PARTIDO É UMA QUADRILHA?
Ah sim, é o PT.”

Edgar Rocha

ELA VIVE!
Um dos maiores motes para luta em São Paulo é a questão habitacional. Não só pelo fato de que a carência no setor seja endêmica por aqui, mas porque um projeto decente de revitalização da cidade passa obrigatoriamente pela questão da ocupação territorial. Dória pretende expulsar os mais pobres pra mais longe ainda, a fim de beneficiar a especulação imobiliária e “higienizar” aos moldes do “contra gente diferenciada”. Nunca o conflito de classes foi um conceito tão atual no Brasil, sobretudo nas metrópoles abarrotadas e desiguais. A pressão por uma esquerda mais light como condição para sua aceitação se mostrou o maior dos engodos da elite contra a nação. Enjoaram de bancar o rico boa praça – que não tem culpa de ser rico, como uma certa personagem da Renata Sorrat na novela Vale-Tudo, lembram? – pra se assumirem todos o discurso Odete Roitman (anos 80, onde tudo começou!).
Não me espanta que uma das lideranças mais fortes da esquerda advenha justamente do movimento urbano por habitação. Talvez seja a chance de capitular o hiato de lutas gerado pelo discurso “Paz e Amor” e ter consciência de que se trata de um autêntico reinício, uma nova fase das utas sociais, já mais amadurecida, mais consciente de si e menos susceptível a rompantes de sabujismo e aburguesamento disfarçados de moderação. É o momento de aceitar que sem luta e enfrentamento, não há conquistas e quem quiser manter a prática anterior dará com os burros n’água e terá de assumir de que lao realmente está e esteve desde o início da política de “conciliação”. A força de quem bate e ameaça vem do apoio da turma do deixa disto. Eles só aparecem quando há chance de vitória da vítima. Que Boulos saiba disto e não se curve.

lulipe

Se continuar nesse ritmo logo logo ele vai ganhar um “teto” por alguns anos, só que vai ter que dividir com outros….

    Mauricio

    Quem vai ganhar um teto é a sua mãe seu fascista boçal. Aliás, o que você faz aqui seu excremento?

lulipe

Demorou….

Deixe seu comentário

Leia também