Emir Sader: Pensamento crítico contra pensamento único

Tempo de leitura: 4 min

por Emir Sader*

O maior debate de ideias do nosso tempo é aquele que opõe o pensamento crítico ao pensamento único. A hegemonia neoliberal impôs o pensamento único e o Consenso de Washington como formas dominantes de enfocar a realidade e orientar as formas de vida das pessoas. Apologia do mercado, desqualificação dos Estados, taxação das políticas sociais como “populismo”, tentativas de desmoralização de tudo o que diferisse do capitalismo e do liberalismo, criminalização dos movimentos sociais e das suas lutas, entre outras fórmulas, foram disseminados pela mídia, pelas grandes editoras, ocupando espaços conquistados pelas grandes empresas monopolísticas.

Governos como os de Collor, Itamar, FHC, foram expressões do pensamento único e do Consenso de Washington. Consideravam que só havia uma política possível, aquela centrada nos ajustes fiscais e na estabilização monetária como eixo central dos governos. Governaram com programas similares aos de Menem, Fujimori, Carlos Andrés Perez, Salinas de Gortari, segundo as fórmulas do FMI, da OMC e do Banco Mundial.

A imprensa e as editoras difundiram esse discurso como o único possível, produzindo nova geração de best-sellers e de personagens da imprensa escrita, radial e televisiva, que se valiam do monopólio das empresas que os empregavam para repetir, mecanicamente, sem nenhuma criatividade, os mesmos jargões do pensamento único.

Os jornais foram perdendo interesse, todos se parecendo entre si, como se fossem escritos pela mesma pessoa, sem inventividade e defasados da realidade concreta. Os noticiários da TV foram sendo povoados por personagens grotescos, que banalizavam qualquer análise, vulgarizando os temas, sem qualquer informação ou análise concreta. Tudo isso foi desmoralizando a imprensa e fazendo com que os best-sellers esgotassem sua vigência conforme as crises seguintes fossem tirando-os de moda. Enquanto foi aparecendo a imprensa alternativa, hoje centrada na internet, que os derrota cotidianamente, de forma democrática, pluralista, inovadora, com ironia e criatividade.

A década que termina foi aquela que foi enterrando o pensamento único, esses personagens folclóricos na mídia e as forças políticas que os representam. A América Latina, principal vítima do neoliberalismo, foi quem mais fortemente reagiu, derrotando a imprensa monopolista e seus esquemas de pensamento.

Quando praticamente toda a mídia atacou Lula ao longo dos 8 anos do seu mandato, mas Lula terminou-o o com 87% de apoio e só 4% de rejeição – o que foi conquistado da opinião pública por essa mídia -, estava dada a derrota do pensamento único, do Consenso de Washington e dos seus porta-vozes. O mesmo aconteceu em muitos outros países da América Latina.

O debate atual sobre um simples projeto de promoção de debates de interesse geral para o Brasil de hoje em um centro de caráter público gerou uma resistência feroz da parte dos porta-vozes do pensamento único, que acreditam que ainda gozam do monopólio de formação da opinião publica. Será que não se dão conta de que suas ideias foram derrotadas nas últimas três eleições presidenciais? Que esses órgãos da mídia, que apoiaram a ditadura, foram perdendo leitores, credibilidade, viabilidade, foram sendo abandonados pelos jovens, pelos que preferem o pensamento crítico ao pensamento único?

É uma triste – e muito dura para eles – decadência, irreversível. Os brasileiros demonstram, no apoio que deram e dão ao Lula, atacado por eles todos os dias, como se autonomizaram desses meios que tentavam fazê-los pensar todos iguais, pela cartilha dos organismos internacionais.

Jornalistas mais jovens foram ocupando lugares nessa imprensa e envelhecem rapidamente, não conseguem ter sensibilidade popular para sentir como os governos Lula e Dilma triunfam porque se opuseram a seus clichês, porque derrotaram e derrotam cotidianamente suas opiniões.    Os mesmos órgãos que repetem esses clichês ficam implorando para que escrevamos para eles. Eu lhes respondo que um texto dos “blogueiros sujos” – como o seu candidato nos chamava – tem milhares de vezes mais leitores do que um texto na sua mídia, que vende cada vez menos, cada vez é menos lida, cada vez mais é reduzida à intranscendência.

Apoie o VIOMUNDO

Hoje os grandes pensadores brasileiros são os que exercem ativamente o pensamento crítico contra o pensamento único. Pensadores como Marilena Chauí, Maria Conceição Tavares, José Luiz Fiori, Maria Rita Kehl, Wanderley Guilherme dos Santos, Leonardo Boff, Marcio Pochmann, Tania Bacelar – para mencionar apenas a alguns – desenvolvendo suas formas distintas de pensamento em uma lógica oposta aos dogmas do pensamento único, que continua a orientar a velha mídia. Por isso são cada vez menos lidos, não são mais levados em conta, constituem a útima geração de jornalistas desse tipo, de uma mídia monopolista que perdeu importância e viabilidade. Sobram para eles personagens grotescos, muitos deles ex-esquerdistas, que se penitenciam a vida inteira por ter sido de esquerda e repetem os mesmos clichês de todos, para poderem ter algum espaço nos jornais, revistas e programas de televisão.

O Brasil mudou e derrotou tudo isso que representa o Brasil do passado, aquele que fez do nosso país o mais desigual da América Latina e um dos mais desiguais do mundo. Aqueles que reclamam dos espaços de pensamento alternativo – na internet, nos centros de debate, nas publicações novas – são os mesmos que reclamam que os aeroportos se parecem a rodoviárias, os que reagem brutalmente para tentar impedir que a massa da população brasileira tenha acesso a bens fundamentais, até há pouco reservado a eles. São os que perderam e seguem perdendo as eleições, porque estão sem sintonia com o novo país. Usam ainda o monopólio privado da mídia para tentar sobreviver um pouco mais.

Todas as agressões que me reservam, eu as recebo como condecorações ao pensamento único. Não tive medo da ditadura, de processos que tentaram me silenciar, resisti, como tanto outros, a toda essa engrenagem e saímos vitoriosos, com  a vitória do Lula e da Dilma. Grave seria se me exaltassem, eu esperava isso, porque conheço a direita brasileiro e seu ranço elitista. Porém o Brasil para todos os condena a falar para si mesmos, enquanto um novo Brasil surge, apesar de tudo isso e contra o pensamento único e o Consenso de Washington.

Os projetos propostos não serão brecados por essa barreira de intolerância e de neo-bushismo, dos saudosos de outras épocas em que dominavam a esfera pública. Esses projetos serão realizados – em um ou outro espaço público, disso não tenham dúvidas – e esperam contar com o apoio de todos os que preferem o pensamento crítico ao pensamento único. Eles passarão, nós passarinhos.

* Emir Sader é sociólogo e professor de Ciência Política, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

PS do Viomundo: O sociólogo Emir Sader deveria assumir esta semana a presidência da Fundação Casa de Rui Barbosa. Porém,  caiu antes. Foi após críticas à ministra da Cultura, Ana de Hollanda, numa entrevista à Folha de S. Paulo. A informação  foi publicada  hoje no portal de O Globo.

Clique aqui para ler o comunicado do professor Emir Sader.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

RICK

O governo LULA não foi não é de ESquerda os homens mais rico do Brasil apoiaram a DILMA o lucro dos bancos foi enorme sem falar dos bancos DO SILVIO È DO ANTONIO ERMINIO CHEGA DESSA PALHADA !

Benedita da Silva

Como é ruim Ana de Hollanda. Ela é boa para criar arestas. O Emir tem um histórico de vida e uma luta mais do que respeitáveis. E Ana???

    Ernesto

    Coloque no Google "Ana de Hollanda" e vc irá encontrar muitas informações sobre ela, inclusive biografia e currículo, no próprio site dela. O fato de vc não saber quem ela é, não quer dizer que ela não seja competente para o cargo ou não tenha dignidade e valor, não é não?
    No You Tube vc encontra vídeos dela como cantora e vários vídeos em que ela aparece já no exercício da função de Ministra da Cultura, dando entrevistas, visitando favelas, centros culturais etc
    Nos meios culturais de SP e do RJ ela goza de excelente conceito e reputação.

Dinha

Tá um barraco só esse ministério da cultura.

David R. da Silva

Minha SOLIDARIEDADE ao Professor Emir Sader, e meu REPÚDIO ao PIG e á Vigarista Política Ana de Holanda, que acha que o MINC, é seu FEUDO. Fora ENGANDORA Ana de Hollanda! A quem quer servir? Ao PIG? Espero que caia com sua GANÂNCIA pelo Poder. Fora! Ana de Hollanda! de Belo Horizonte.

    Donizeti – SP

    Minha total solidariedade e admiração por nosso grande e íntegro intelectual, Professor Emir Sader.

    Esse carguinho que o professor não vai assumir, não significa nada em sua trajetória.

    Ediane

    Vigarista Política? Enganadora? Só rindo!
    Com que facilidade se destrata as pessoas nesse país!

Maria Regina

Enfim uma boa notícia! O Professor Wanderley Guilherme dos Santos ocupou o lugar de Emir Sader: http://migre.me/3YZxb

    Maria Lucia

    Excelente mesmo! É um dos mais conceituados intelectuais brasileiros! Estou certa que fará um grande trabalho e saberá honrar a confiança da Ministra que o convidou bem como a a todo o país.

Kelvin

A esquerda tem uma mania de perseguição muito forte!

    Julio

    Errado. A esquerda só tem medo de bolinha de papel.

    É claro que tem mania – é perseguida de fato. Os movimentos sociais sempre foram criminalizados. Os jornalões são descaradamente partidários e fazem qualquer coisa para retomar o poder (através de seus representantes) ou para impor seus interesses, à revelia da própria lei ou, no caso da comunicação, da falta de regulamentação da lei. À revelia também da verdade. Com esta aí, meu caro, eles não tem nenhum compromisso. Só não vê isso quem é muito ingênuo ou mora em Marte. Sinceramente, ser partidário do "Nós não somos racistas" do Ali Kamel deve realmente ser de embrulhar o estômago. Engolir o JN45 toda a noite é uma humilhação, um assinte à nossa inteligência. Mas temos logo após o BBB713 para nos "aculturar".

    Sds.

    Kelvin

    Pior que a mídia ser totalmente parcial é o governo começar a fiscalizar e tentar proibir programas de comédia a irem pro ar…
    Querendo ou não o Lula é um cara diferente e acho engraçado todas as zoações sobre ele, mas isso não muda a minha opinião sobre o mesmo! Todos os presidentes do mundo são satirizados todos os dias, mas para os esquerdistas são formas de acabar com a imagem deles; é tudo uma conspiração…
    O problema principal é educação! Se tiverem educação não vai aceitar tudo que diz a TV ou o que diz os "blogueiros sujos"…
    Eu não assisto globo, eu não sou PSDBista, mas o governo Lula não foi tão genial como os "blogueiros sujos" querem nos afirmar… E querendo ou não há uma tendência a comparação com o governo anterior, mas devemos na verdade comparar o Brasil com outros governos que funcionam de verdade no mundo!!!
    Há vídeos do Lula antes de ser eleito que ele fala: tem que investir em educação os governos não querem investir para que os brasileiros não pensem e dão para eles cestas básicas pra conseguir votos e se manterem no governo…
    Eu estudei em universidade pública e confesso que muita coisa melhorou, mas ainda são migalhas o que agente recebe…

Ramalho

Constava haver o seguinte ritual pelo qual era tornada pública a expulsão de militar da sua respectiva força: todos do quartel ficava em forma, o militar a ser expulso perfilava-se em frente da tropa e seus galões, divisas, ou outros sinais de posição hierárquica eram arrancados e o uniforme rasgado. Era a expulsão com humilhação.

Ao considerar o tratamento dado pela tropa de Dilma aos trabalhadores, o antigo rito de expulsão de militares me veio à mente. Dilma, tal qual general (“generala” não é feminino de general), fez questão de humilhar trabalhadores ao passar de trator por eles e recusar-se a dar-lhes saída honrosa na recente disputa pelo valor do salário mínimo. Agiu como se trabalhadores fossem seus inimigos, ou, pior, réprobos. Ao lado desta atitude simbólica, praticou outras: humilhou-se ao ir à Folha, ao programa da Ana Maria Braga e ao de Hebe Camargo, curvando-se até o chão nessas oportunidades.

Claro que esses episódios são lateralidades de somenos importância – pois o que importa é a “gastança” com juros e com o corte dos gastos (sim, cortar gastos aumenta a dívida pública!). Contudo, a forma arrogante e desrespeitosa com que Dilma lidou com centrais de trabalhadores, ao lado da servilidade com que derramou-se sobre seus detratores, não ajuda a acreditar em que a política econômica – o que é realmente importante – tenha boas intenções por trás, isto se olha-se para os fatos pelo ótica do Povo.

Emilio Matos

Por que deletaram o comentário do Rodrigo Leme? Eu me lembro dele, e não havia ofensa, palavreado chulo, agressividade. Parece haver duas opções:

1- Está havendo patrulha ideológica por aqui;
2- Vocês sabem de alguma coisa sobre ele que a gente não sabe.

A opção 2 me parece improvável, dado que também não aprovaram um comentário meu aqui ontem, tenho quase certeza que pelas idéias dele, e não há nada que vocês possam saber sobre mim que me desabone para comentar aqui.

Quando for para deletar, acho melhor fazer como o Eduardo Guimarães, que dá um motivo, mesmo que muito sucinto, do motivo. Vocês nem respondem o motivo mesmo quando perguntados.

FrancoAtirador

Plegaria a un Labrador
(Victor Jara)

Levántate y mira la montaña
de donde viene el viento, el sol y el agua
Tú que manejas el curso de los ríos
Tú que sembraste el vuelo de tu alma
Levántate y mírate las manos
Para crecer, estréchala a tu hermano
Juntos iremos unidos en la sangre
Hoy es el tiempo que puede ser mañana
Líbranos de aquel que nos domina
en la miseria
Tráenos tu reino de justicia
y igualdad;

Sopla como el viento la flor de la quebrada
Limpia como el fuego el cañón de mi fusil
Hágase por fin la voluntad aquí en la tierra
Danos tu fuerza y tu valor al combatir
Sopla como el viento la flor de la quebrada
Limpia como el fuego el cañón de mi fusil

Levántate y mírate las manos
Para crecer, estréchala a tu hermano
Juntos iremos unidos en la sangre
Ahora en la hora de nuestra muerte
Amén !

Augusto

Vocês não entenderam nada. É óbvio que a tal ministra não o queria. Sader é indicação do PT. Mas como fazer para ejetar um sujeito que você não quer engolir??? Recorra aos amigos do consórcio. Sader já vinha sendo fritado há algum tempo. O que me deixa perplexo é constatar que um cara tão inteligente tenha caído nesse conto do vigário. O repórter foi lá, encheu a bola dele, o deixou à vontade e… Pimba!!! Sader deu um bom motivo para rejeitá-lo. Qualquer repórter sabe que basta deixar o entrevistado falar, falar bastante. Não tem jeito, uma hora sai besteira. Isso acontece com qualquer um.

    Rodrigo Leme

    Sério mesmo que ainda estão culpando o repórter? É muita alienação…

    geraldo de carvalho

    rodrigo, fui ver o q significa esse número em vermelho q aparece ao lado do teu nome, fiquei impressionado. qto a esse seu comentário, eu concordo com vc.

    Klaus

    Mas ele poderia ter-se ajudado e não ter chamado a ministra de autista.

    diogojfaraujo

    Concordo… Alguém com a inteligência e sabedoria que a idade e muito estudo lhe proporcionou não poderia ser tão ingênuo… Uma pena que ele passe por esse constrangimento…

    miguel grazziotin

    Primeiro, o beija-mao na festa da Folha, depois “tricotar” com a golpista “cansada” da Ana Maria Braga, a seguir, comparecer na estreia do programa da Malufista Hebe.
    E recordemos que Maite Proença(aquela que incitou os machos deste pais a nao eleger Dilma) entrevistando entre sorrisos mutuos a Dilma.
    E agora, um emblema da esquerda, Emir Sader, sendo humilhado…
    Alguns dirao que é esperteza, superioridade, visao estadista e outras coisas
    Para estes eu recito um proverbio dos indios americanos:
    Se parece um porco, cheira como porco, age como um porco, entao é um porco.
    Triste.

    Paulo Silva

    Ah! O Emir Sader foi humilhado? A Ministra o chamou de autista e disse que não concordava com asidéias e projetos dele, apesar dele a ter a honrado com um convite para um cargo de confiança? Ou foi o inverso?
    Ou o senhor acha, que por serem mulheres, a Presidenta deve pedir consentimento para conversar com profissionais da televisão ou da imprensa escrita e a Ministra deve se ajoelhar e pedir perdão se um homem, um intelectual , que o senhor admira, a ofender e injuriar apesar de ter ela lhe honrado com um convite para ocupar um cargo de confiança e o tratado com todo respeito e consideração?
    Quem se comporta como um arrogante, parece um arrogante, tem ares de arrogante é arrogante? Ou é um cidadão acima de qualquer suspeita?

Antonio Alves

Depois de ler o artigo do EMIR SADER, esclarecedor, edificante, comprometido com a construção da DEMOCRACIA e INDEPENDÊNCIA das nações e povos no mundo, são palavras de libertação à todos que buscam luz em meio à essa existência conturbada, onde o dinheiro se tornou o fim de tudo. Diante disso acho que estamos dando muita relevância para o episódio MinC.
A nossa luta é INFINITAMENTE maior.
Estaremos juntos todos os dias e esperamos ter a oportunidade de uma palavra do sociólogo a respeito de assuntos internacionais, especialmente de mais essa ação(invasão) do império a Líbia para saquear mais uma vez petróleo.

Emir Sader: Pensamento crítico contra pensamento único « Ficção e Não Ficção

[…] Postado no Vi o Mundo […]

Kelvin

Eu gostei do texto, mas o que eu acho estranho é a falta de coerência as vezes… É como se a gente fosse proibido de criticar o atual governo brasileiro, quem fala mal é totalmente PSDBista ou quer derrubar um governo "tão maravilhoso"… as pessoas veem as críticas como ameaça e não uma porta para o debate. Eu vi muito isso em conversa de bar, quando eu criticava o governo Lula eu era anti-populista, queria que os nordestinos passasem fome e que vendessem o Brasil para o exterior… As vezes parece que temos que falar bem, aceitar e pronto… Parece que está se criando um novo pensamento único!

    Gunter Zibell

    Até acho que se está criando um outro pensamento único, mas não de defesa do governo, ao contrário, de críticas da blogosfera ao governo. Lembram do roteiro de fórmulas prontas do PIG para "desconstruir Lula"? é parecido. As críticas ao governo Dilma (que não vêm do PIG) repetem uma fórmula também. São sempre a meia dúzia, sem muita argumentação, e sem espaço para opinião discordante. É esse o ponto, não se pretende coibir ninguém de criticar o governo, mas fazê-lo sem mais nem menos é tão sem sentido quanto o que o PIG fazia. E não faz mais, pelo menos por uns meses.
    Assim a blogosfera deixa de ser informativa e passa a ser pautadora. Eu não vou estranhar se a audiência diminuir. Vamos acompanhar.

    Kelvin

    Perfeito seu comentário… Eu até creio que a Mídia no geral vai perder seu espaço, o que acho ótimo, mas não sei se vai tornar o país mais crítico; acho que vai apenas mudar de lado já que boa parte dos que defendem o Lula (vou dizer Lula porque acho cedo para ter uma opinião sobre a Dilma) também não sabem argumentar… E caso você vá contra a algum argumento a resposta é sempre vinda com alguma rebeldia injustificada!

    ebrantino

    Gunther, ainda bem que as coisas agora acontecem hoje e depois de amanhã alguem já percebeu. Concordo inteiramente contigo, ontem ainda postei um comentario no Nassif, sobre esse assunto. E alertei para a perda de audiencia devido à extrema pobreza do debate, que só repetia chavões, e nunca ia ao essencial. E depois me deparei aquí com um senhor que queria fazer jogo de palavras com "o pensamento único", como se não soubesse muito bem o que é. Tambem levantaram de novo o "racismo" do Lobato, como se não houvesse nada mais importante a discutir. Logo o Lobato, que já velhinho teve a grandeza de perdoar o Getulio, que lhe fechara a empresa de petroleo, e até se filiou ao Pecezão do Luiz Carlos Prestes. Seria um animal único na especie humana – Um brasileiro humanista, comunista, e racista.
    Pode ter sido em quadra de sua vida, assim como o Stalin foi seminarista e estudou para padre, mas sua obra não o é e curou-se cedo dos desvarios da mocidade. Falo do Lobato. Vamos cuidar a coisa, nossos blogs só valem se forem para esclarecer, não para confundir ou xingar. Quem precisa da mentira é a reação. Nossa arma é apenas a verdade. Ebrantino

    Fabio_Passos

    Cara, você acredita mesmo no que escreve?
    Vestiu mesmo a carapuça de puxa-saco.

    Vai pedir emprego na veja com esta conversa.

Andre

"Decisão sobre Emir Sader passou por Dilma"

http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/201

Vão falar mal da Dilma também?

    Ramalho

    Ué, não pode?

    beattrice

    Pelo visto é proibido. Resta saber por quem?
    É proibido proibir.

Sebatião Medeiros

Da minha parte me solidarizo com o PROFESSOR EMIR SADER legítimo representante do Pensamento Progressista Brasileiro e dou todo o meu repúdio aos direitistas calhordas da mídia e,principalmente,os que estão instalados no meio acadêmico do Brasil.
Esta Ana de Holanda esta sendo,até agora,a maior decepção do governo Dilma,porque de alguns(Palocci.cardoso,etc…)você não se espera nada mesmo e por falar em Palocci aumentaram novamente as taxas de juros,será que o Sr Antõnio Palocci está sendo a grande eminência parda neste goveno?É bom A Presidenta Dilma ficar de olho,caso contrário seu governo pode naufragar.

    beattrice

    A Presidenta Dilma ainda não começou de fato o seu governo, não o que foi referendado nas urnas.

Augusto

Que furada que esse cara deu… Caiu no conto do PiG e virou motivo de chacota… Já com a pauta pronta, o repórter foi até ele, encheu a bola dele, deixou-o bem à vontade, e Sader, sentindo-se prestigiado, reconhecido, importante, finalmente, falou todas as tolices que os 15 minutos de fama permitem… Agora, diga-se, ele não foi ejetado porque chamou a ministra de autista; ele foi recusado porque se tornou um problema antes mesmo de ser nomeado. Como esse cara não foi capaz de notar a fria em que estava entrando??? Meu Deus, é mesmo um principiante; está começando agora, coitado!

MirabeauBLeal

Sobre a entrevista dada à Fulha (Folha Pulha) o Professor Emir escreveu o seguinte, em comentário no post http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostra

"Há muitos anos que eu não respondia, nem escrevia para a FSP, mas diante de proposta de um projeto na esfera pública, resolvi aceitar a entrevista, com tal boa fé, que aceitei que fosse toda gravada.
É claro que muito coisa declarada assim não estaria numa entrevista escrita…
A própria palavra nego [nêgo] não estaria, é claro, ela é utilizada pelo Caetano como forma de tratamento carinhoso do Gil, mencionada em vários momentos, mas é obvio que não teria passado num texto escrito, por se comprometer com discriminação.
Mas toda essa operação é para tentar inviabilizar um projeto de pensamento crítico, que rompe com o pensamento único. Esse projeto é irreversível, vai ser realizado, na Casa de Rui Barbosa ou em outro espaço público…"

    Rodrigo Leme

    Conta a do papagaio agora…culpando os outros pelo que sai da boca dele. É muito canalha…não sustenta nem o que fala, precisa jogar nas costas dos outros.

Fabio_Passos

O Emir Sader é um fora de série.
Um pensador com compromisso e objetivo transparentes: A emancipação das classes oprimidas.

Além das análises precisas sobre "os donos do poder", sempre exercita a auto-crítica falando verdades doloridas sobre o governo e a esquerda.

É sem dúvida um dos mais importantes pensadores do Brasil.
Um dos poucos intelectuais capazes de discutir realidades extremamente complexas com objetividade e em linguagem acessível ao grande público.

É leitura fundamental para aqueles que desejam e lutam por um Brasil mais justo.

ZePovinho

O novo rock pernambucano

[youtube kM9YlEg5xlk http://www.youtube.com/watch?v=kM9YlEg5xlk youtube]

malu

Admiro muito o Emir Sader, mas estou mais admirada com esse surto que deu nele. Chegar na FSP e falar mal da pessoa que o havia convidado para um cargo importante, de confiança. Ué, será que ele falou prá ministra que ela é autista? Tenho certeza que não, mas falou na boa para os inimigos. Ele tem muitos méritos, mas não dá para ser cargo de confiança de alguém que ele não confia.

    Marco Túlio

    Vai ver ele tem o mesmo ploblema do Cebolinha e quis dizer "artista".

    Ok…essa foi péssima.
    :P

Claudio Ribeiro

Retrocesso e falta de jeito…Começa confusa a administração de Ana de Hollanda a frente do MinC…
http://palavras-diversas.blogspot.com/2011/03/cri

O episódio de hoje que culminou com a desistência da ministra na nomeação de Emir Sader para a Casa Ruy Barbosa serviu para agradar os conservadores da imprensa conservadora e gerar crise em um ministério que vinha de administrações exitosas com Gil e Juca…

ZePovinho

A gente devia se juntar com os gaúchos e ir pra Brasília,amarrando nossos cavalos na Praça dos Três Poderes e refundando essa República apodrecida por interesses privados.

[youtube UUvlT1N6iFY http://www.youtube.com/watch?v=UUvlT1N6iFY youtube]

    candida

    Queria ver vc falar isso após o golpe de 64 e durante os 20 anos que se seguiram. Aí eu diria: machão! Cabra corajoso! kkk!

ebrantino

Rodrigo, mesmo que eu escrevesse mil páginas para demover voce da sua convicção, não adiantaria, voce não iria querer ver. Escrevo para os que eventualmente o tenham lido. Qualquer exposição de ideías tem de ser confrontada com a) outras ideias: b) com a realidadade concreta. Estas duas confrontações são indispensaveis para saber da verdade ou pertinência das ideias sob análise.Concretamente, como todo o mundo que leu, mesmo parcialmente e esporádicamente o Sr. Emir, sabe que o pensamento único a que ele se refere é o ideário do neo-liberalismo, como foi explicitado no fim do Sec. XX, convencionalmente após o fim da União Soviética. É uma corrente definida de pensamento, e inclui o chamado Consenso de Wasington, a tese do Fim da Historia, a teoria que prega o Estado Minimo, e que foi adotada entre outros paises, pelo Brasil e pela Argentina, na decada de 1990. É contra essa ideologia que prega o Sr. Emir, e, na pratica, com razão, ja que os resultados da sua aplicação foram nefastos, levando a bancarrota, por exemplo, Brasil e Argentina.Portanto o pensamento do Sr. Emir não é o unico, já que pelo menos existe esse outro. Porque esse outro é "o P. Unico". ? Isso já é outra história. Como o espaço aqui é curto sugiro que voce vá ao Carta Maior, e verifique lá. Ebrantino.

    Alan

    Ebrantino, o seu esclarecimento esta muito bom. Valeu!

ZePovinho

Gilberto Gil,depois de 5 anos,disse que "o povo da cultura" era,como naquela propaganda de tubos TIGRE,complicado…..

Osmar

Fatos são fatos.
O Prof. Emir não agiu nesse caso com a devida sensatez ou com um mínimo de educação, para dizer um mínimo, em respeito ao seu inegável valor como intelectual e político. Se não apreciava a Ministra não devia ter aceito o cargo, com cujo convite ela o honrou.
Foi profundamente grosseiro e aproveitou uma onda careca que anda por aí, sem que ninguém entenda o real porquê , para jogar pedra na Ministra.
A Ministra Ana de Hollanda é pessoa altamente qualificada para o cargo. Merece todo respeito e consideração.
Está fazendo um ótimo trabalho e se mantem equilibrada e sensata diante das agressividades descabidas das quais se vê vítima, em decorrência de claros conflitos de poder e interesses entre grupos da área cultural e digital. Coisa comum, quando da troca de ministros. A área cultural sempre foi muito dada a pitís.

marcel

Esse Emir Sader deveria pensar melhor antes de falar.

Andre

A verdade é que Emir e companhia são dinossauros ideologicos, manifestam um pensamento pra lá de atrasado que nao representa o governo Dilma.

O Brasil quer andar pra frente, nao virar a falida e fracassada URSS.

Vera Pereira

Sinceramente, quando eu ouvi o discurso de posse da ministra da Cultura — e depois tive de ouvir + duas vezes para tentar entender as entrelinhas de uma fala ambígua –, e mais tarde li os nomes indicados para sua equipe no MinC, inclusive o Emir Sader para a direção da Fundação Casa de Rui Barbosa (com sua estrutura antiga e poderosa), senti que o professor estaria como peixe fora d'água. Acho que ele só foi indicado por ter copatrocinado o encontro de artistas e intelectuais no Teatro Casa Grande durante a campanha do segundo turno. Aliás, se prestarem atenção, vão ver que o entendimento da cultura voltada para o mercado, a relevância da indústria cultural,a noção do artista individual criador como principal agente da "cultura", da divulgação dessa "cultura", propriedade individual, como tarefa primordial da ação ministerial — tudo isso está no discurso de posse. Muito longe da noção de cultura como criação coletiva, que não é só de "artistas", e como instrumento de cidadania, não de lucros mercadológicos e de direitos autorais. Me lembrou a velha noção romântica do artista criador, individual, bafejado pelos deuses, já tão distante da modernidade.

    Bonifa

    No período do Lula, a arte popular renasceu e brilhou com toda a sua força. Renasceram reisados, congadas e formas inimagináveis de expressão cultural, já dadas até como desaparecidas. Tudo bem que se patrocine a publicação de trabalhos de artistas que não têm vez nos palcos e nas editoras. Mas vamos agora priorizar os gênios individuais em um mundo onde é cada vez mais difícil estalecer a originalidade do trabalho artístico? O que significa isso?

    Rogério

    Penso que o mais sensato é deixar que os produtores de cultura, os artistas, quer da chamada cultura erudita quanto da popular se reunam e discutam as suas necessidades e interesses.
    Querer que o produtor cultural aja como se vivesse no modo de produção do comunismo primitivo ou no socialismo, quando vivemos no mundo cão capitalista, é exigir deles algo irreal e impossível.
    Se queremos uma sociedade onde tudo possa ser realmente compartilhado, temos que ir aà luta para construir esse tipo de estrutura econômica e social.
    Resolver o que é bom para o produtor cultural sem ouví-los não vai dar mesmo! E é apenas isso que a Ministra se propõe a propiciar: que o produtor cultural opine sobre as propostas de modificações das leis que regem a atividade. E que se compreenda, que quem altera leis, quem legisla, é o Congresso, os ministros não têm esse poder.

    Paulo Silva

    Concordo inteiramente. O produtor cultural tem o direito de viver do seu trabalho cultural como qualquer outro trabalhador.
    Vivemos num mundo capitalista. Se querem que tudo seja compartilhado, lutem pelo socialismo.
    Quando ele chegar, aí a conversa pode ser outra. Aí vai se poder compartilhar.
    Trabalho é trabalho e precisa ser remunerado. Isso é óbvio. O restoé conversa de espoliador do trabalho alheio.

Pedro Luiz Paredes

O legal de tudo isso é que no Brasil, o próprio retardo da distribuição de renda e informação de qualidade, causado por W.d.c. através da ditadura militar e do monopólio midiático, acabou por embrionar o senso crítico geração a geração.
Hoje, em qualquer tentativa de manipulação, e até na prevalência dela, há alguém levantando bandeiras diferentes para quem quiser ver.
A liberdade inerente a isso desbloqueia cada vez mais esse "quem quiser ver", e isso é um passo gigante para o progressismo no sentido civilizatório.
Ao contrário, nos EUA, há a inicialização de uma contra-cultura, as massas que antes visivelmente subordinadas intelectualmente estão começando a disseminar a pluralidade ideológica pela simples liberdade de crítica que eles tanto se gabaram por defender. Agora os ortodoxos não sabem o que fazer com a retórica pois correm o risco de entrar em contradição.
A maneira como tudo ocorre no Brasil, somada a evoluções paralelas em todo mundo contribuem substancialmente para essa realimentação.
Precisamos ficar atentos às condições desse exercício de liberdade no plano ideológico, principalmente em função da internet para não sofrermos restrições, e ao mesmo tempo avançar para o alcance de liberdades no plano político que há muito tempo vem sendo sempre defensivas e derrotadas. Só assim avançaremos solidamente para a justiça absoluta (me desculpe Sócrates), através da organização social, e com o objetivo civilizatório.

Marcio.

Depois desse "intelequituau" ser desmoralizado pelo audio da entrevista à Folha, desmentindo tudo o que ele escrevera (mal) em seu blog, a Ministra fez o correto.

Mauro Silva

Caros Azenha e colaboradores
Fizeram com o Emir Sader o mesmo que ao Marcio Pochmann.
A 'reporcagem' da folha chegou ao cúmulo de afirmar, "de uma fonte que não quis se identificar", que a "Casa Rui Barbosa estaria aparelhada por comunistas", justamente a casa de um inimigo do comunismo, junto a outras considerações igualmente rasteiras de matiz fascista.
Só que Rui não morria de amores pela poesia de cordel também, e esta é especialidade do atual presidente, que é amigo do bate-pau de sempre, um tal de 'caê', sempre solícito a, pelo PIG e alegremente, colocar a mão em fezes alheias, ou a excretar imundícies de lavra próprio do tipo "até gosto da Marilena, mas…."
É aquilo de sempre: "as pessoas que estão vaiando João Gilberto aqui no Credicard House não moram no meu coração".
Enfim: esse é o nível da "intelligenza" que norteia o neofascismo brasileiro.

    Andre

    Mauro,

    Emir Sader chamou a ex-futura chefe de autista. Isso é correto? A culpa é da Folha?

    Quer ouvir o áudio?

    Mauro Silva

    André
    Ouvi a entrevista, dada num tom muito informal, mas de ótimas idéias. Propõe uma agitada cultural no Rio para sair daquele círculo modorrento impregnado de "tropicalismo que não é".
    O termo autista, infeliz sem dúvida, apareceu num contexto a descrever a reação da Ministra da Cultura aos cortes de verba (corta verba social e aumenta juro!), possivelmente porque ele, Sader, reagiria de modo diferente a esses cortes em área cuja carência de recursos é crônica.
    Foi infeliz, mas a entrevista mostrou um Emir coerente e, principalmente, honesto com seus princípios ideológicos, preocupado com o descaso com a cultura e o patrimônio cultural.
    Tomo a liberdade de indicar duas páginas: a 1ª com o áudio e outra, muito interessante, a mostrar o quanto os neofascistas brasileiros odeiam Emir Sader e estão, esses sim, a aparelhar o estado contra aqueles que fazem pensar o país e seu povo. http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/882706-http://pt.wikipedia.org/wiki/Emir_Sader

    Ramiro

    Paremos para refletir:
    Que reação a Ministra poderia opor ao corte de verbas? Que outro Ministério opôs reação? Se vc ocupa um cargo de confiança num governo, vc tem que confiar que se houve corte de verbas foi por estrita necessidade, diante de motivos conjunturais graves, de ordem econômica, como foi amplamente explicado pelos Ministros Guido Mantega e Myriam Belchior. Se vc é Ministro ou Ministra e não concorda com o corte decidido pelo governo, vc tem todo o direito de pedir demissão. Era isso que queriam que a Ministra fizesse?
    A maioria dos governos do mundo, diante da gravíssima crise mundial do sistema capitalista, estão fazendo drásticos cortes, por razões de ordem econômica, para evitar problemas maiores.
    O Prof. Emir Sader teve uma atitude incorreta. Deveria desculpar-se, o que não desonra ninguém.
    Querer agora culpar a Ministra por esse incidente é simplesmente cômico, hilário mesmo!
    O grande problema é que um grupo de pessoas tinha outros candidatos para ocupar o cargo da Ministra. E agora, infantilmente, acham que vão derrubá-la e , ato contínuo , a Presidenta nomeará o seu preferido ou preferida. Pretensão e água benta, cada um toma o que quer.

mello

Tenho muita admiração pelo Emir Sader. Esse seu texto só fez aumentá-la.
O irônico é que ele foi o responsável pelo excelente encontro dos intelectuais no Casa Grande e do manifesto dos mesmos que detam, os dois episódios, um grande alento à campanha de Dilma, animando bastante a militância..

    Ramiro

    Foram muitos os responsáveis pelo excelente encontro dos intelectuais no Rio de Janeiro. O Prof. Emir Sader foi um deles.
    Cada um de nós deu o melhor de si para eleger a sua candidata ou o seu candidato. Não fizemos nenhum favor, apenas exercemos nossa cidadania. Na minha concepção, o político que elejo, se for trabalhador e honesto, é quem vai prestar um serviço ao povo, e portanto, a mim também. Ele ou ela não me deve nada. Nem eu a ele ou ela.

ANA

Não há como colocar o termo 'autista' em qualquer contexto que não seja depreciativo.
Assim, não dá para entender o que Emir Sader fez…

mariazinha

[…]Sader argumenta que parte de sua conversa com os repórteres Marcelo Bortoloti e Paulo Werneck foi feita na condição de off, prática jornalística pela qual se publica o conteúdo sem citar a fonte. Além das críticas à ministra e à fundação, o texto atribui ao intelectual a seguinte afirmação: "O Caetano (Veloso) ziguezagueia, fala qualquer coisa. O (Gilberto) Gil foi ministro, tem que ter mais coerência, tem que fazer política. Quem diria que aquele nego baiano tem muito mais articulação do que o Caetano?"

O sociólogo entende que a intenção por trás da reportagem do diário paulista vai muito além de sua posse na fundação. “O problema não é comigo. É tentar inviabilizar um espaço de pluralismo intelectual, teórico, político. Isso é o que os assusta porque são do pensamento único. Então, quando se começa a falar, a dar voz pra esse, pra outro, pra outro, pra outro, ficam apavorados.”

A Folha entende que a ideia de Sader seria fazer da Casa Rui Barbosa um centro de estudos sobre o governo Lula. No texto, Bortoloti e Werneck ironizam as intenções, afirmando que os intelectuais passariam a entoar a Internacional Comunista ou seriam enviados a Cuba para cortar cana.

Em reportagem publicada nesta terça-feira (1º), na internet, o jornal nega que tenha sido pedida a condição de "off" em relação às falas.
Ipea da cultura

Há duas semanas, os jornais O Estado de S. Paulo e O Globo publicaram notícia dando conta de que Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), deixaria o cargo. De acordo com as publicações, Pochmann desagradava ao ministro Moreira Franco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos, por conduzir pesquisas voltadas à desigualdade social, ao crescimento econômico e à qualidade do serviço público. Na ocasião, o presidente do Ipea desmentiu à Rede Brasil Atual qualquer processo nesse sentido.

Sader vê semelhança entre os dois casos. “Querem queimar um projeto de autonomia pluralista e de reflexão crítica sobre o Brasil de hoje.” Questionado se gostaria de obter da Folha um direito de resposta, o sociólogo afirma que isso seria inútil, uma vez que os repórteres acabariam por publicar uma nova nota tentando desmerecer sua versão. “Você acha que algum jovem lê um suplemento de domingo chamado Ilustríssima? É muito careta. Parece que envelheceram prematuramente”, ironiza, e acrescenta que sua versão foi publicada em artigo escrito para o site de Carta Maior.

Em O trabalho intelectual no Brasil de hoje, ele defende a importância da Fundação Casa de Rui Barbosa e nega que tenha desmerecido as pesquisas conduzidas atualmente. Além disso, coloca-se contra a versão de que simplesmente transformaria a fundação em um centro de estudos do governo Lula, indicando que convidará, se nomeado, intelectuais de diferentes origens, setores e vertentes para realizar debates regulares sobre o Brasil.

“Sem subestimar a vigorosa e extensa produção intelectual que a vida acadêmica brasileira e outras instâncias inovadoras passaram a produzir nas últimas décadas, é necessário constatar que as transformações que o país vem vivendo, tem se dado em ritmo mais avançado do que o ritmo do avanço da capacidade de produção teórica de dar conta das profundas”, indica no texto.
Tags: Ministério da Cultura, Emir Sader, Ana de Hollanda

    beattrice

    Esse episódio envolvendo o Prof. Sader traça um paralelo evidente com o que envolveu o Prof. Nicolelis e a própria FSP.
    Dois aspectos saltam aos olhos.
    Primeiro, a FSP continua a mesma. Ou pior.
    O que agrava, se possível fosse, as homenagens prestadas a ela pelos poderes da República, naquele convescote surreal de triste lembrança.
    Segundo, o PiG trabalha para uma cunha entre este governo e o governo LULA,
    entre este governo e o pensamento crítico, esteja ele em que segmento estiver da sociedade brasileira.
    E o faz malandramente, graças aos cavalinhos de tróia instalados dentro do Planalto.

    Ramalho

    Não conheço Sader pessoalmente, mas, se ele disser algo e a Folha negar o que ele disse, fico com o que ele disse. A Folha não tem credibilidade.

mariazinha

Perdoa-me, AZENHA!
Estou tentando colocar o texto todo pois querem apaga-lo na pesquisa 'G':
[…]Em conversa telefônica com a Rede Brasil Atual, Sader evita comentar sobre a possibilidade ter suspensa a sua nomeação para a fundação, responsável por pesquisas culturais e manutenção de acervos. Ele, porém, mostra-se apreensivo diante da incerteza sobre o futuro.

O professor lamenta o texto “editorializado” publicado no último domingo (27) no suplemento "Ilustríssima", que começa indicando que o "espectro do comunismo" ronda o Ministério da Cultura. "A entrevista é editorializada desde o título até o final. Não tem nem a generosidade de te dar a palavra e depois, no final, dizer o que acha. É tudo editorializado”, lamenta. O título é “Um emirado para Emir”.
[…]

Flávia

Usar esse incidente como mais um pretexto para atacar à Ministra parece que não deu muito certo. Gorou: o áudio da FSP confirma que o Emir disse o que disse que não disse.
Mas afinal, a pergunta que não quer calar: quem está perdendo grana com a ascenção dessa Ministra ao cargo? Quem ou "quens" perdeu que boca? A quanto montava? Ou é tudo "espontâneo", puro e casto? O mistério agrava a curiosidade. E boatos começam a voar em Brasília, cidade muito chegada à boataria.
Um bom jornalista investigativo, isento, tem que vir em nosso socorro, para esclarecer tudo,com urgência!

Emilio Matos

Gostaria de entender o motivo pelo qual o meu comentário postado por volta das 14 horas de hoje não foi aprovado. Se não quiserem responder aqui, fiquem à vontade para responder para meu e-mail.

Thiago

Como um cara com a experiência do Emir Sader, que desmoraliza a Folha de SP diariamente em seu blog, faz o tipo de comentários que ele fez ao jornalista da Folha ainda que fosse em off?

Lamentável…

Deveria admitir que errou e não desmoralizar ou desqualificar o discurso dos que são realmente perseguidos pela direita.

Neste caso, ele foi, no mínimo, ingênuo.

De resto, bola pra frente, o Emir tem muito a contribuir para o debate nacional.

Alan

Rodrigo, autênticos representantes do pensamento único são: Arnaldo Jabor, Merval Pereira, Miriam Leitão,Reinaldo Azevedo e outros jornalistas amestrados do pig que são pagos para dizer o que o patrão manda. O Emir Sader, Frei Betto,Leonardo Boff, Marilena Chauí e tantos outros são pessoas que estimulam o pensamento crítico e combatem o pensamento único. Seu comentário de que o Emir e outros que ele citou são "representantes de um pensamento único" não tem o menor sentido, visto que eles são pessoas que estimulam o debate e a reflexão.

    Rodrigo Leme

    Alan, então me diga que tipo d epensamento crítico esses estimulam? Se você se referir a "crítico contra seus adversários", então os Jabores, Azevedos são também adeptos do pensamento crítico, visto que fazem o mesmo com sinal negativo.

    Qualquer um que defende uma única linha de pensamento e desqualifica seus adversários é adepto de uma linha ú8nica de pensamento. Como o os esquerdas citados nunca são vistos criticando a esquerda e servem aos propósitos do governo de esquerda, são adeptos do pensamento único sim.

    Alan

    Rodrigo, esses GRANDES PENSADORES estimulam as pessoas a questionar e a pensarem alternativas ao pensamento único(ideogia neoliberal),e para isso se utilizam do método dialético. Quanto aos Jabores e Azevedos da vida, eles não estimulam as pessoas a questionar e a combaterem a exploração e a alienação do sistema capitalista, mas sim a aceitar passivamente a tese de que o neoliberalismo(pensamento único) e o único e o melhor modelo a ser seguido pela humanidade. O Emir Sader e outros pensadores que fazem oposição ao pensamento único estão conseguindo tirar muitas pessoas do marasmo politico e as levando a se enganjarem politicamente na construção de uma sociedade mais justa e democrática.

    Emilio Matos

    Se você vir a quantidade de "negativos" que se coloca nos comentários aqui apenas porque há pensamentos divergentes do da maioria, conclui-se que eles não estão sendo muito bem sucedidos nesse estímulo ao debate e reflexão não…

    Alan

    Caro Emilio, o blog do Azenha e democrático e pelo que tenho notado ele e aberto ao pensamento divergente,o contrário do blog do Reinaldo Azevedo e outros similres que apenas posta comentários dos que seguem a mesma linha política dele(pensamento único), o contraditório e fundamental no processo dialetico para aperfeiçoarmos nossos pontos de vista,e aqui no blog do Azenha quem pensa diferente da maioria tem tido espaço para expor sua visão(o que e fundamental para o debate e a reflexão).
    Abraços!

    Rodrigo Leme

    Alan, espaço há. Agora, alguém realmente muda de opinião aqui, ou vira um espaço para cada um usar suas convicções como porrete? O verdadeiro pluralismo está no aceite à idéia contrária, senão disponibilizar só o espaço não resolve nada.

    (E eu ainda acho que o Azenha é um dos poucos à esquerda do espectro que valoriza a pluralidade de opiniões. Mas é nos comentários que isso se dissipa).

    Alan

    Rodrigo, acredito que o verdadeiro pluralismo esta em reconhecer e respeitar quem pensa diferente,o que não significa que devemos aceitar acriticamente ou concordar com as idéias alheias no entanto. Concordo que tenha havido alguns excessos ultimamente por aqui, mas no geral os leitores do blog são bons argumentadores e debatedores democráticos(o que e fundamental para o aprendizado). Apesar de não concordar com seu ponto de vista, considero que sua critica foi importante e construtiva(o que e fundamental para aperfeiçoar o debate e a reflexão por aqui).

    Emilio Matos

    Por que deletaram o comentário original do Rodrigo aí em cima então? Realmente não dá pra comparar com Reinaldo Azevedo, esse blog aqui é muito mais aberto, tem muito mais informação, análise, não é isso o que eu estou falando.

    Mas parece que idéia contrária tem limite por aqui. Isso é mais claro nos comentaristas que na administração do site propriamente dita. Pra ser realmente aberto, precisa coragem. E ninguém tem coragem perfeita…

    Rodrigo Leme

    Eu já nem me espanto de apagarem comentários meus…dependendo de quem modera, é marcação mesmo. Azar…

O_Brasileiro

A sequência de eventos possibilita a um leitor incauto considerar a possibilidade de a ministra da cultura ter tentado cooptar o inestimável Prof. Sader a aderir à sua inicialmente desastrosa gestão!!!

    mariazinha

    Estou boquiaberta com tantos percalços nesse ministério! Até nosso queridíssimo Sábio, Dr. Emir Sader foi atacado.
    O trabalho de desunião de alienígenas do pig parece estar dando resultado, no coração do MINC; não aceitam que tantas cabeças 'BOAS' possam se reunir em um só espaço. Não querem um BRASIL PENSANTE. Querem destruir o BRASIL E ENTREGA-LO, em uma bandeja à estranhos, sem caráter.

    Emir Sader acusa Folha de tentar inviabilizar espaço de "reflexão crítica"

    Sociólogo afirma que jornal quer evitar sua nomeação para a Fundação Casa de Rui Barbosa ao publicar informações não autorizadas em texto "editorializado"

Ivan

Realmente o Emir foi infeliz no comentário, entretanto a ministra Ana de Holanda demonstrou que não está a altura do cargo ao apelar para o revanchismo.
Ela poderia, por exemplo ter a grandeza no Ministro Mercadante ao nomear Miguel Nicolelis.
Emir Sader é um grande brasileiro e ele tem razão quanto à necessidade da criação de um espaço para o debate.

    Flávia

    Revanchismo?
    O Prof Emir disse, e repete depois em nota, que não aprecia as diretrizes e idéias da Ministra, diz um bando de indelicadezas, faz afirmações desonrosas sobre ela e agora vc quer transformar a vítima em algoz?
    Tratava-se de um cargo de confiança. Só aceita um cargo de confiança, quem concorda com as idéias e diretrizes de quem o convida. E quem convida o faz nessa expectativa.
    O Prof. traiu a confiança da Ministra e criou uma situação extremamente constragedora. Ou a FSP o obrigou a dizer o que não queria? A FSP já disponibilizou o áudio, onde se ouve o que ele disse.
    Procure ouvuir esse áudio.
    Trata-se de um episódio lamentável que só pode entristecer. O Prof. Emir tem toda uma história e merece admiração. Mas nesse caso ele pisou feio na bola!

O_Brasileiro

É melhor cair com honra do que ficar de pé cheio de vergonha…

    beattrice

    De fato, a coerência e o respeito à própria biografia têm um preço.

Alan

O Emir Sader e um intelectual com forte enganjamento político e que tem contribuído bastante no combate ao pensamento único. Seus artigos são claros,didáticos e estimulam o pensamento crítico, além de fazer um contraponto as informações que são propagadas pela mídia golpista. A blogosfera como bem disse o Emir Sader vem ganhando cada vez mais leitores, enquanto o pig esta em decadência e falando cada vez mais para eles mesmos,o que demonstra que as pessoas preferem o pensamento crítico ao pensamento único.

    mariazinha

    Estou engasgada, caro, não conseguiria dizer tão bem qto. disse, sobre o nosso querido e sábio MESTRE EMIR SADER. ELE É DEMAIS!

Emir Sader explica por que não assumirá presidência da Casa de Rui Barbosa | Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Para ler artigo do professor Emir Sader sobre o pensamento crítico contra o pensamento único, cliq…   […]

@gusbru

"Que esses órgãos da mídia, que apoiaram a ditadura, foram perdendo leitores, credibilidade, viabilidade, foram sendo abandonados pelos jovens, pelos que preferem o pensamento crítico ao pensamento único?" –> esta expressao de desejo nao é confirmada pelas críticas raivosas feitas ao professor no twitter. Sim, Reinaldo Azevedo, Veja e FSP formam opiniao.

aurica_sp

Dar entrevista para a FALHA é o mesmo que por a cabeça na guilhotina.

    Morvan

    Boa noite.
    Perfeito, aurica_sp. Mesmo o querido Emir Sader tem que se escolar, com relação ao PIG. Há uma pureza, por parte de alguns intelectuais no Brasil, em acharem que podem extrair o bem a partir do mal…
    Whishful Thinking na veia.

    Morvan, Usuário Linux #433640

FrancoAtirador

.
OS NINGUÉNS
(EDUARDO GALEANO)

As pulgas sonham com comprar um cão,
e os ninguéns com deixar a pobreza,
que em algum dia mágico a sorte chova de repente,
que chova a boa sorte a cântaros;
mas a boa sorte não chove ontem,
nem hoje, nem amanhã, nem nunca,
nem uma chuvinha cai do céu da boa sorte,
por mais que os ninguéns a chamem
e mesmo que a mão esquerda coce,
ou se levantem com o pé direito,
ou comecem o ano mudando de vassoura.

Os ninguéns: os filhos de ninguém, os donos de nada.
Os ninguéns: os nenhuns, correndo soltos, morrendo a vida, fodidos e mal pagos:
Que não são, embora sejam.
Que não falam idiomas, falam dialetos.
Que não praticam religiões, praticam supertições.
Que não fazem arte, fazem artesanato.
Que não são seres humanos, são recursos humanos.
Que não têm cultura, têm folclore.
Que não têm cara, têm braços.
Que não têm nome, têm número.
Que não aparecem na história universal, aparecem nas páginas policiais da imprensa local.
Os ninguéns, que custam menos do que a bala que os mata.”
.
LOS NADIES de EDUARDO GALEANO, por ele próprio:
http://www.youtube.com/watch?v=pEkyblfn6oo&fe
[youtube pEkyblfn6oo&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=pEkyblfn6oo&fe… youtube]

Davi Sensu

Não entendi a razão do Emir Sader querer debater o suposto "autismo" da ministra via Folha de SP… A Dilma ir na festa da folha é condenável o Sader mandar recado pelo jornal e chamar a ministra de autista é coitado? Essa eu não entendi… Por que ele fez isso? Como diria o PHA, educação não faz mal a ninguém.

Henderson Sousa

Enfim alguém da família Hollanda fez algo bom para este povo. Conquanto tenha sido sem querer, impediu que esse cidadão assumisse a presidência de uma fundação cujo nome faz referência a um dos maiores diletantes do nosso vernáculo. Quem escreve "fusila", "pousar" em vez de "posar"( Posar de santo e não pousar de santo) não deve nem passar perto de nada que remeta a pessoas tais como Rui Barbosa, Napoleão Mendes de Almeida, Laudelino Freire e outros grandes conhecedores da nossa língua.

Devemos, pois, reverenciar a bandeiras despregadas essa senhora que impediu que um dos nossos bens mais valiosos, o português, fosse vilipendiado por Emir Sader.

Obrigado Ana.

Saudações democráticas.

    Elton

    Nem o Ronald Mac Donald escreveria tantas palhaçadas juntas…….você, sr Henderson, é campeão nisso!

    ZePovinho

    Rococó Weltanschauung………………Eita cabrinha infarento!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Aline

O artigo postado é excelente. Merece cuidadosa e detida leitura.
Agora, ser convidado para um cargo de confiança e insinuar que a Ministra é autista e "não paga desde de marco"( que março, Companheiro? de 2010? o que a atual Ministra tem com isso?) aí como diz o povo, nesse dia o Emir, que muito admiro, "estava afastado de Deus".
Como estudante de medicina , acho um absurdo fazer uso de termos de psiquiatria para desqualificar quem quer que seja. Um verdadeiro assédio moral.
Crítica é coisa séria. Temos muito que criticar, temos muito que sugerir, temos muitas mobilizações e lutas a serem realizadas. Mas vamos ser coerentes e sérios com princípios e convicções. Se é que os temos, claros em nossas consciências.
Vale ler a notícia citada pelo Azenha: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/03/02/emir-

    beattrice

    Ora ora, se a dita não tinha "nada a ver com isso" por que o demitiu?
    Se alguém puder desenhar com lápis de cor, empresto e agradeço.

    r godinho

    Vamos lá. Sem lápis de cor, mas tentando ser didático:
    Se a Ana de Hollanda só entrou no ministério em 2011, e nós mal entramos em março desse ano, como pode ter alguma coisa com pagamentos pendentes desde um março passado?
    Acho que todos que têm alguma responsabilidade com o "Pensamento Crítico" tem também a responsabilidade de medir mil vezes o que diz ao PIG. E, ainda que tenha severas restrições a qualquer companheiro de viagem, deve evitar expo-las ao PIG e se for necessário faze-lo, usar do máximo de prudência e elegância no que disser.
    O demônio se compraz em torcer cada vírgula do que dizemos.

    beattrice

    Ou seja, se não é conveniente dar entrevistas aos subordinados do PiG, deduzo que seja absolutamente inconveniente confraternizar e parabenizar seus patrões?

    Aline

    Ninguém demite quem ainda não tomou posse. Houve um convite, o Prof. Emir aceitou mas depois deu-se o inusitado. O futuro ocupante do cargo DE CONFIANÇA teria desconfiado da sanidade mental e da competência da Ministra, que o convidou, e teria exposto suas desconfianças a órgãos da nossa imprensa. Se ele se desconvidou ou se foi desconvidado, isso não me foi reportado. Mas convenhamos, não creio ser preciso desenhar, que deve ter se criado um clima um tanto constrangedor. Ou não? Ponhamo-nos nos sapatos de ambos.
    Pagar funcionários depende do fato de ter havido previsão do gasto com pessoal correspondente pelo ministro anterior. Mas como teria sido dito por Emir que a Ministra não paga desde março, tudo indica que os pleiteantes não estavam recebendo desde março do ano passado. Daí o fato da minha estranheza. Março desse exercício, começou ontem, e se a referência era a março de 2010, que responsabilidade a Ministra Ana tinha em relação a isso? Para pagar é preciso ter como, tem que ter sido feita a previsão orçamentária a seu devido tempo, ou seja, no exercício anterior.
    A notícia do jornal – é o jornal quem diz – coloca que o Prof. Emir pleiteava o cargo ora ocupado pela Ministra. Tenho conhecimento que havia uma lista de vinte nomes, e que o nome dele , muito justamente, estava entre eles. Mas a escolha presidencial incidiu sobre a cidadã Ana de Hollanda.
    O desenho está feito. Inclusive colorido, com maior incidência no Verde.

    beattrice

    Bem, se verde é sua cor preferida, seja verde bandeira ou verde cana, embora não seja a minha e isto é público e notório, ao blogueiro e aos comentaristas do blog, respeito totalmente suas opções, afinal, o que seria do verde se todos gostassem do vermelho, não é mesmo Aline?

    Aline

    Beatrice
    O uso predominante de uma cor num desenho nem sempre é feito em virtude de ser aquela a nossa cor preferida. No caso, usei o verde da esperança,na verde esperança de me fazer compreender e porque considero que o verde traz paz, calma e felicidade. Como vc sabe o verde é entendido em nossa cultura como a cor da esperança e da tranquilidade.
    Na verdade, a minha cor preferida é o indigo, que é vista como ligada à alegria de viver.
    Grata pela sua interessante e gentil resposta.
    Agora, tentei desenhar, metade em vermelho e metade em indigo: assim ambas ficamos satisfeitas e de bem com a vida, espero.

Mauro Bastos

Pensamento crítico é artigo raro no Brasil. Pouquíssimos são os brasileiros capazes de se informar, analisar os fatos e refletir sobre eles de maneira crítica, tirando suas próprias conclusões. E isso independe de posição ideológica. Seja na esquerda, seja na direita, o que mais tem é gente acrítica.

    r godinho

    Mauro, isso não é defeito do brasileiro, é da humanidade. Estatística pura: menos de 10% das pessoas é capaz de pensar por si e criativamente.

Pedro Luiz Paredes

Tudo tem um lado bom.

Emilio Matos

Interessante esse discurso aparentemente defensor de pluralidade de opiniões que desqualifica sistematicamente quem tem opinião diferente. Todos esses pensadores citados, que teriam pensamento crítico, essencialmente concordam todos eles entre si. Pensamento único, os outros é que tem…

E esse triunfalismo de dizer que os órgãos tradicionais da imprensa no Brasil teriam perdido força é só triunfalismo e wishful thinking. Perderam coisa nenhuma. Continuam tendo muito mais impacto do que o que sai publicado no Viomundo ou no Conversa Afiada, não tem nem comparação.

Eu votei na Dilma porque fiquei impressionado com a melhoria dos índices de desigualdade e redução da miséria e pobreza. Foi para isso que votei. Eu e mais um monte de gente que não se identifica muito com um certo tipo de babaquice esquerdista.

E onde estão na blogosfera artigos que analisem mais aprofundadamente a conjuntura econômica. Onde estão artigos que analisem como reduzir a miséria mais efetivamente? Não tem. E isso não se vê na mídia…

    Alan

    Emílio, os pensadores citados fazem oposição a hegemonia das idéias neoliberais na atualidade. Os defensores do neoliberalismo tentam "vender" a idéia de que o neoliberalismo e o único e o melhor modelo a ser seguido pela humanidade(devido ao seu caráter dogmático e chamado por isso de pensamento único). O Emir Sader e outros pensadores que criticam a hegemonia das idéias neoliberais não estão desqualificando ninguém ao fazer isso, mas sim contribuindo para que as pessoas questionem e se enganjem politicamente na luta por uma sociedade mais justa e democrática. Sobre a mídia tradicional e fato que ela ainda é forte, mas ela esta perdendo o monopólio e a hegemonia sobre a informação e falando cada vez mais apenas consigo propria.

    Emilio Matos

    Acho que me incomoda o tom e o exagero de que esse tipo de discurso é geralmente acompanhado. Você há de concordar que muitas pessoas, mas muitas mesmo, que se identificam com esse tipo de discurso são tão dogmáticas quanto as posições que elas criticam.

FrancoAtirador

.
SE, POR UM LADO, É CERTO QUE OS OLIGARCAS MIDIÁTICOS JÁ NÃO EXERCEM MAIS TANTA INFLUÊNCIA NA OPINIÃO POPULAR,

POR OUTRO LADO, DEVEMOS QUESTIONAR ATÉ QUE PONTO A MÍDIA OLIGÁRQUICA CONTINUA A INFLUENCIAR NAS AÇÕES DOS PODERES PÚBLICOS CONSTITUÍDOS, EM TODAS AS INSTÂNCIAS GOVERNAMENTAIS.
.

    Klaus

    Por que só o FrancoAtirador pode postar em caixa alta por aqui?

    malu

    Porque ele é franco atirador.

    Conceição Lemes

    FRanco Atirador, por favor, letras minúsculas no próximos comentários. É a norma do Viomundo. abs

    FrancoAtirador

    Tudo bem Conceição.
    É que copiei os comentários que eu já havia feito no BLOG DO PROFESSOR EMIR SADER (lá você pode publicar em letra de forma). Peço escusas se alguém se sentiu ofendido.

    Porém faço questão de registrar que os protestos dos seguidores do ABESTALHADO DO REINALDINHO FENÔMENO DA BOÇALIDADE, que estão fazendo trollagem aqui no Viomundo, tentam atingir muito mais o conteúdo dos meus comentários do que propriamente a forma como são escritos.
    Como não têm argumentos para contestá-los, apelaram para o regulamento, tentando ganhar no tapetão. Isso é típico dessa laia.

    UM ABRAÇO CAMARADA A TODOS OS LIBERTÁRIOS

Bene

Que Deus abençoe Emir Sader . Que didático , que capacidade de síntese, que texto profundo honesto com a vida, e ao mesmo tempo fácil de ler. O Professor é objetivo e claro.
A didática existe. A Crítica existe. Os bons existem.
Parabéns, PROFESSOR-dr.

Morvan

Boa tarde. Este é o MinCEcad. Instituição que acaba de perder um grande expoente da intelligentsia brasileira: Emir Sader.

Tenho medo de a Presidente Dilma só notar que o trem descarrilou quando vir os escombros.
Para quem considera que tudo era tempestade em copo d'água, a retirada da CC da página inicial do MinC era bem mais que teoria da conspiração: era [mau] augúrio, mesmo.

Morvan, Usuário Linux #433640

    Ernesto

    O MinC não perdeu nada , porque o Prof. Emir nunca foi dos seus quadros.
    Tinha sido convidado a ocupar um cargo de confiança pela Ministra Ana de Hollanda. Aí, foi infeliz, agiu de um modo indevido, assediou moralmente à Ministra, tachando-a de autista e atribuindo a ela , injustamente, o não pagamento de funcionários do MinC, numa história tipo fábula do lobo e o cordeiro, e daí, criou-se o imbróglio.
    O que é estranho é essa onda contra a Ministra desde que ela assumiu, na base de acusações sem provas, suposições, imaginações e grosserias sem fim.
    Tá pegando mal à beça! Tá todo mundo ficando certo que altos interesses foram contrariados. Só falta o montante geral! E o nome aos bois!

FrancoAtirador

A DESPEITO DAS INTRIGAS PROMOVIDAS DIARIAMENTE PELOS CONTUMAZES FOFOQUEIROS DE PLANTÃO DA MÍDIA OLIGÁRQUICA,

FICO FELIZ QUE O PROFESSOR EMIR TENHA SALTADO,
ANTES QUE ESSA CANOA FURADA DO MINISTÉRIO DA CULTURA "AFUNDASSE".

COMO POETOU O MESTRE EDUARDO GALEANO:

"OS NINGUÉNS NÃO TÊM CULTURA, TÊM FOLCLORE."
.

    ron

    Letra em caixa alta é como falar gritando. É péssimo de ler.

    Conceição Lemes

    FRanco Atirador, letras minúsculas nos comentários, por favor. abs

Ramalho

Que desabafo! Sanguíneo e brilhante. A esquerda precisa mesmo de um pouco mais de romantismo.

Desenvolvimento sem inflação, já!

Antonio Silva

Talvez ele tenha acreditado naqueles elogios da PresidentA Dilma à Folha ditabranda de Sum Paulo .

Tadinho, mais um Petista deslumbrado detonado pelo jornalismo demotucano !

Aqui pra nós, pra quê o Emir foi fazer esta entrevistazinha na Folha Ditabranda ? .
Estes Petistas tem muito que aprender com a Marilena Chaui !!

eduardo peixoto

Esse texto é luminoso!!!!
Vida longa aos blogs sujos!!!!

    mariazinha

    VC falou pouco mas muito bem; parabéns!

Fernando

Ele é suplente do Lindberg no Senado

Tomara que o Lindinho vença a eleição para governador em 2014 e o professor Emir assuma a cadeira lá em Brasília.

beattrice

De todos os titulares deste "gabinete", alguém consegue reunir 6, eu disse seis ministros, que realmente valem a pena?

    Ernesto

    Proponho que a Presidenta, imediatamente, demita todos os ministros e peça a vc que os indique.
    De permeio, vc podia indicar alguém para substituir a própria Presidenta, já que a considera tão incompetente para escolher ministros, função exclusiva e precípua do cargo que ela ocupa.
    Antes que eu esqueça: o seu indicado ou indicada, vai ter que escolher entre os indicados pelos partidos que compuseram a coalizão.
    Nas próximas eleições, sugiro que se candidate ao cargo de Presidenta! Pelo visto vc já tem a lista ministerial perfeita e isso é meio caminho andado. Evite coalizões, terá menos problemas.

    beattrice

    A crítica foi clara ao gabinete e não à presidentE, embora ela já o faça e muito por merece-las.

    beattrice

    E o lobby malocciano segue firme e forte.

    Fabio_Passos

    Uma nova com excelente ação concreta já realizada no governo Dilma:
    Tereza Campelo – Ministra do Desenvolvimento Social

    Tem um do governo passado com bons serviços prestados e que acredito fará ainda melhor:
    Fernando Haddad – Ministro da Educação;

    Outros 3 do governo passado que fizeram bons serviços mas neste início de governo fizeram uma grande cagada:
    Guido Mantega – Ministro da Fazenda;
    Miriam Belchior – Ministra do Planejamento;
    Carlos Lupi – Ministro do Trabalho e Emprego;

    Um outro ainda do governo passado, com resultados tímidos, mas que agora terá uma responsabilidade imensa:
    Orlando Silva Jr – Ministro do Esporte;

    Muitos com potencial para mostrar bons serviços:
    Fernando Pimentel – Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior;
    Aloizio Mercadante – Ministro da Ciência e Tecnologia
    Helena Chagas – Secretária de Comunicação Social ;
    Ideli Salvatti – Ministra da Pesca e Aquicultura;
    Iriny Lopes – Secretária de Políticas para as Mulheres ;
    Izabella Teixeira – Ministra do Meio Ambiente;
    Luiza Helena de Bairros – Secretária Especial de Promoção da Igualdade Racial;
    Maria do Rosário – Secretária de Direitos Humanos ;
    Antônio Patriota – Ministro das Relações Exteriores;

    E 2 em cargos que considero fundamentais, mas que para mim são uma grande incógnita:
    Alexandre Padilha – Ministério da Saúde;
    Anna de Hollanda – Ministra da Cultura ;

    beattrice

    Fábio,
    concordo com vc em inúmeras análises, razão pela qual, sem detalhar, prefiro nem discutir essa lista, a pergunta foi retórica, e um ministério em que se destacam pela posição e o cargo Tony Palocci e Zé Eduardo Cardozo não pode ser bom, nem para o presidentE nem para o país.

    Rogério

    Beatrice
    Que provas reais e concretas, de crimes cometidos, vc tem contra o Ministro da Justiça e o da Casa Civil?
    Vc tem conhecimento de processos judiciais em que eles tenham sido julgados e condenados?
    Eu não os conheço, sou do Maranhão.
    Se vc colocar as coisas claramente, estará ajudando ao país. E cumprindo a lei, que proibe acusar sem provas.
    Saudações nacionalistas!

    Fabio_Passos

    Rogério,
    Palocci é um funcionário da FEBRABAN atuando no governo. Os interesses que este sujeito defende são os do mercado financeiro. Não são os interesses dos trabalhadores.

    José Eduardo Cardoso tem ligações nebulosas com Daniel Dantas. http://www.citadini.com.br/financas/cartacapital0

    Rogério

    O PIG sempre desqualificou o Palocci. Vc ou eu ou torcida do Flamengo podemos conhecê-lo diretamente e não gostarmos dele. É fato.
    Mas o fato de ser ele funcionário da FEBRABAN, vejamos: quando ele foi contratado? Levando-se em conta que o deputado Palocci está há quase dezesseis anos na vida pública, isso significa que há dezesseis anos, caso ele seja funcionário da FEBRABAN, os banqueiros o mantem sob licença. Será? Tem certeza? Absoluta? Pode provar isso?
    Quanto ao Ministro, José Eduardo Cardozo, que não se candidatou a deputado, embora já tenha sido duas vezes dep.estadual e uma, federal, acho que vc está fazendo uma certa confusão. Sinceramente.
    Ele foi advogado de alguém ligado ao Dantas em um processo antigo. Mesmo que ele tivesse sido advogado do Dantas, isso não significa nada que o desabone. A profissão de advogado é essa: defender todos os acusados, não lhe cabendo o direito de PREJULGAR.
    SE vc está lembrado, o ex-ministro da Justiça de Lula, aliás excelente ministros, Márcio Thomaz Bastos foi advogado do Lula, do Collor e do DANTAS. E de muitos outros acusados de crimes. Isso igualmente , em nada o desabona moral ou eticamente.
    O que vc tem a me dizer sobre isso?
    Um grande abraço e creia que não escrevo isso zangado, apenas considero que devemos ter muito cuidado quando acusamos alguém. Vai que alguém se invoque e abra um processo contra a gente? Vai se ter que contratar advogado, comparecer em juízo, uma tremenda chateação.

    Fabio_Passos

    O Palocci é funcionário da FEBRABAN, Rogério
    Ele pode estar alocado no PT e agora novamente no governo… mas os interesses a que ele serve? O patrão dele? Não há como ter dúvida.

    É um funcionário com fabulosos serviços prestados a banca.
    Financiamento de campanha eu te asseguro: Não falta prá ele.

    Percebe? Ele pode não ter um crachá e um carimbo na carteira de trabalho.
    Mas eu vejo claramente a coleira.

    Todo mundo está vendo, Rogério.

    Ele foi atacado pelo PIG durante a tentativa de golpe contra o Lula em 2005-06.
    O golpe falhou. Isto é história. E hoje ele voltou a ser muito bem quisto pela globo, veja, estadão e fsp, pois afinal… defendem os mesmos interesses.

    Quanto ao José Eduardo Cardoso eu torço que você esteja certo.
    Mas parece que as ligações dele com Dantas são ainda mais profundas… não houve um encontro dele com Dantas e H Fortes durante a tentativa de golpe contra Lula em 2005-06?

    Rogério

    Fabio
    No caso do Palocci vc "vê"coleira. Se vc "vê", vc "vê", Fábio.
    No caso do Cardozo vc diz: "parece" que as ligações dele com o Dantas são mais profundas. "Parece". Quão profundas, ilegais ou não? E depois vc se pergunta, ou pergunta , se houve ( ou não) um encontro dele com Dantas e H Fortes durante a tentativa de golpe contra Lula em 2005-06.
    Eu não tenho conhecimento, não vi , nem participei, posso lhe garantir.
    Se vc conversar com um bom advogado ele vai te dizer que vc não tem nenhuma prova concreta para acusar nenhum dos dois de nenhum crime. E como vc sabe, o ônus da prova cabe a quem acusa. Olha a enrascada!
    Na verdade, Fábio, estou aqui lhe falando isso, no intuito de te alertar para certos aspectos, porque sou advogado. Mas vc pode checar conversando com qualquer advogado de sua confiança,se o que estou dizendo é correto ou não.
    No mais, o que acontece é que no momento, penso como seria bom se pudéssemos debater os problemas graves do país, como a situação agrária, urbana, os graves problemas de saúde e desnutrição, de educação, a reforma política etc etc etc , buscando encontrar soluções , entender melhor a nossa história, e sermos mais propositivos. Tenho 32 anos, nasci e me criei no Maranhão, quero por que quero ver um Brasil melhor para a minha filhinha de três meses apenas e para todas as crianças.
    Queira aceitar essa conversa como amistosa e respeitosa. Porque foi levada com esse espírito.
    Um abraço.

    Marcelo

    Que nada cara, o espírito da tua conversa tá mais prá intimidação mesmo!…kkkkkkk

    beattrice

    Faça uma gentileza por favor, procure no GOOGLE.
    Simples assim.

FrancoAtirador

Comunicado – Sobre a Casa de Rui Barbosa
Consultado sobre a possibilidade de assumir a direção da Fundação Casa de Rui Barbosa, elaborei proposta, expressa no texto “O trabalho intelectual no Brasil de hoje”. No documento proponho que, além das suas funções tradicionais, a Casa passasse a ser um espaço de debate pluralista sobre temas do Brasil contemporâneo, um déficit claro no plano intelectual atual.

Como se poderia esperar, setores que detiveram durante muito tempo o monopólio na formação da opinião pública reagiram com a brutalidade típica da direita brasileira. Paralelamente, o MINC tem assumido posições das quais discordo frontalmente, tornando impossível para mim trabalhar no Ministério, neste contexto.

Dificuldades adicionais, multiplicadas pelos setores da mídia conservadora, se acrescentaram, para tornar inviável que esse projeto pudesse se desenvolver na Casa de Rui Barbosa. Assim, o projeto será desenvolvido em outro espaço público, com todas as atividades enunciadas e com todo o empenho que sempre demonstrei no fortalecimento do pensamento crítico e na oposição ao pensamento único, assumindo com coragem e determinação os desafios que nos deixa o Brasil do Lula e que abre com esperança o Governo da Presidente Dilma.

Rio de Janeiro, 2 de março de 2011
Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Postado por Emir Sader às 07:34

Charles

Ana de Hollanda tem se mostrado a pior escolha de Dilma. A começar pela retirada do Creative Commons do site do Ministério e agora mais essa: desistir da ajuda de Emir Sáder por causa de uma crítica pessoal.

Vamo Acordar, Dilma! Como diria um certo brasileiro: Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim!

    Elton

    Seu Rodrigo "Leme à direita"………esse deveria ser seu nome.

    Paulo Silva

    Vc está pleno de certezas absolutas!
    Mas se sair fora do Creative Commons é o seu critério para condenar a Ministra, já o compreendi. Vc é um dos aficcionados do CC. Direito seu. Já eu abomino esse CC. Haja vista o que fez com o Blog do Planalto clone.
    Emir Sader agiu de uma forma insólita e indevida, especialmente se considerarmos que tinha sido honrado com um convite para ocupar um cargo de confiança. Ouça a entrevista dele à FSP que disponibilizou o áudio. Vc verá que ele criou uma situação totalmente constrangedora e impeditiva de ser considerado merecedor da confiança da autoridade que o convidou.
    Isso não invalida o fato de ser ele um intelectual respeitáve. Mas no presente caso, quem faltou com o comportamento devido foi ele. DEvia admitir e pedir desculpas. Mas em vez disso lança uma nota onde confirma o seu desapreço à Ministra.
    Quem tem que acordar é o Prof. Emir.

    malu

    Crítica pessoal? Se um cargo de confiança te chama de autista, que confiança há? Gosto demais dos artigos do Emir Sader, mas ele pisou legal.

FrancoAtirador

Nota da Ministra da Cultura

Ministra Ana de Hollanda definirá novo dirigente para a Fundação da Casa de Rui Barbosa

Comunico que o senhor Emir Sader não será mais nomeado presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa. O nome do novo dirigente será anunciado em breve.

Ana de Hollanda
Ministra de Estado da Cultura
http://www.cultura.gov.br/site/2011/03/02/nota-da

    lala

    De autista essa Ministra não tem nada. Agiu com senso de realidade e tomou a atitude cabível.
    Fosse homem, todos bateriam palmas: tem capacidade decisória, agiu de acordo! Mas como é mulher vão dizer que é durona, má e sem coração! E tome pedrada, na mais escancarada lapidação.
    Essa Ministra tem é tutano! Estou começando a admirá-la.
    Quanto à atitude do Prof. Emir, considero-a deselegante e desastrada. Mas, ninguém é perfeito! Ele tem excelentes qualidades: foi um momento infeliz.
    Em tempo: o artigo postado é muito bom. Que seja feita dele a leitura correta, sem oportunismos da hora, tirados da cartola para explicar os inexplicáveis destemperos de certos setores da blogosfera que se diz "progressista" e , às vezes, até de esquerda.

    Helia

    A MInistra falou apenas o necessário. Foi extremamente elegante.
    Palmas para a Ministra!

Deixe seu comentário

Leia também