CUT/Vox Populi: Lula é o preferido para 2018; lidera com 34% das intenções de voto; veja a íntegra da pesquisa

Tempo de leitura: 4 min

 RS_Lula-chegada-em-Barbalha-Ceara_00309212016-850x593 

Crédito da foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

CUT/Vox Populi: Cresce para 34% intenção de votos em Lula, que continua na frente

Apesar dos ataques do MP, Judiciário e da mídia, Lula é o melhor presidente do Brasil para 42% dos entrevistados

por Marize Muniz, da assessoria de imprensa CUT Nacional

Lula é o melhor presidente do Brasil, fez coisas boas para o povo, é injustiçado e perseguido. E se for candidato em 2018, é o preferido pela maioria dos brasileiros.

Essa é uma das principais conclusões da 5ª rodada da pesquisa CUT/Vox Populi, realizada depois do 1º turno das eleições municipais e, também, depois das manchetes que destacaram a decisão do Ministério Público do Paraná de tornar Lula réu por supostos crimes que os procuradores não conseguiram provar, mas têm convicção de que ele cometeu.

Intenção de votos

Lula 3

Cresceu para 34% o percentual dos brasileiros que pretendem votar em Lula para presidente em 2018 na pesquisa estimulada de intenção de voto – em abril e junho, a intenção de voto em Lula era de 29%.

Apoie o VIOMUNDO

Se concorrer à presidência da República em 2018, Lula ganha de Aécio Neves/PSDB (15%), Marina Silva/Rede (11%), Jair Bolsonaro/PP (7%) e Ciro Gomes/PDT (5). Se o PSDB trocar Aécio por Geraldo Alckmin, Lula ganha também – 35% contra 12%. 17% não declararam quem vão votar e entraram na coluna de ninguém/branco ou nulo. Outros 10% não souberam ou não quiseram responder.

Lula atinge 28% na pesquisa de voto espontâneo para presidente em 2018. Nessa modalidade em que não é apresentado nenhum nome para os entrevistados, Aécio tem 6%, Alckmin tem 3%, Marina 3%, Fernando Henrique (PSDB) 2%, Joaquim Barbosa (sem partido) 2%, Ciro Gomes 1%, Luciana Genro (PSOL) 0% e Eduardo Jorge (PV) 0%. 12% declararam que não vão votar em ninguém/branco ou nulo. E, 35% não sabem ou não responderam.

 

Lula 4

Lula: o melhor presidente

42% dos entrevistados disseram que Lula foi o melhor presidente do Brasil, 19% não sabem ou não responderam, 12% acham que nenhum foi bom, 9% citaram outros, 2% José Sarney e Dilma Rousseff; e, 1% Itamar Franco.

Lula 2

Vida melhorou nos governos do PT

Aumentou para 56% (em abril eram 36%) o percentual de entrevistados que consideram que suas vidas melhoraram nos governos de Lula e Dilma. Para 28%, nem melhoraram nem pioraram e, apenas 14% acham que piorou. No Nordeste, o percentual dos que responderam que a vida melhorou é de 75%, no Centro-Oeste/Norte de 60%, no Sudeste 48% e no Sul 40%.

Brasileiros gostam mais de Lula do que de qualquer outro político

À pergunta sobre qual o “sentimento em relação a lideranças políticas”, 43% disseram que gostam de Lula, 36% não gostam e apenas 1% não souberam ou não quiseram responder.

Os percentuais dos que não gostam de Temer (53%), Aécio (51), Serra (43%) e Alckmin (39%) em comparação aos percentuais dos que gostam, provam que a perseguição e as tentativas de destruir o legado de Lula como pessoa e como presidente não contaminaram o povo, nem tampouco contribuíram para melhorar a imagem dos seus opositores. Apenas 13% declararam gostar de Temer, 17% de Aécio, 19% de Serra e 21% de Alckmin.

Lula 1

Lula é bem avaliado como pessoa e como político

A avaliação de Lula como pessoa e como político é positiva para 43% dos entrevistados. No Nordeste, o índice sobe para 67%, no Centro Oeste/Norte 48%, no Sudeste 33% e no Sul 21%.

30% dos brasileiros avaliaram Lula como pessoa e político como regular, 25% negativo e 2% não sabem ou não responderam. No Nordeste, o percentual de negativo cai para 5%, regular 27% e apenas 1% não sabem ou não responderam.

Lula 5

O povo sabe que Lava-Jato declarou Lula réu e se divide sobre injustiça

95% dos entrevistados ficaram sabendo que Lula foi indiciado pelos procuradores da Lava-Jato.

Quanto à isenção dos procuradores, a pesquisa constatou que o Brasil está dividido. Para 41%, os procuradores sempre atacam Lula e os petistas, mas não fazem nada contra os políticos do PSDB e do governo Temer. Para 43%, esses procuradores são justos e tratam todos os políticos da mesma maneira. 16% não sabem ou não responderam.

65% consideraram errado o fato dos procuradores dizerem que não conseguiram provas de que Lula agiu de forma desonesta, mas que estavam convictos de que ele agiu errado. 29% acharam correto Lula ser acusado sem provas.

Para a maioria dos brasileiros, Lula acertou mais do que errou. Para 62% dos entrevistados, Lula cometeu erros, mas fez muito mais coisas certas pelo povo brasileiro e pelo Brasil. 31% acham que ele errou mais do que acertou.

A pesquisa foi realizada depois do resultado das eleições, entre os dias 9 e 13 de outubro. Foram entrevistadas 2 mil pessoas com idade superior a 16 anos do Distrito Federal e de todos os estados brasileiros, exceto Roraima, de todos os segmentos econômicos e demográficos em 116 municípios.

Lula 6

Relatorio Completo Pesquisa CUT Out 16 R5 VF (3) by Conceição Lemes on Scribd

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Adilson Pontes

#votoemlulaououtroqueeleindicarem2018

Luis Carlos Saldanha

Então fica assim:

Se Lula for absolvido de todos os processos q ele tem na justiça, concorrerá em 2018 como favorito, segundo a pesquisa de hj…

Se for considerado culpado em algum dos processos, irá preso!

Simples!

Alexandre Tambelli

Penso que seja interessante resgatar a ideia de voto pelo bolso de uma parcela significativa do eleitorado, a que acaba por decidir uma Eleição. Ela não tem uma posição formada sobre em quem votar, não é voto Ideológico.

Fiz um texto sobre a ideia nascida da pesquisa VOX POPULI/CUT publicada ontem, coloco aqui:

PRESIDENTE DO BOLSO CHEIO (LULA) X PRESIDENTE DO BOLSO VAZIO (TEMER) E AS PESQUISAS ELEITORAIS DE 2018.

Precisamos resgatar uma análise simples para compreender os resultados das pesquisas eleitorais de hoje e o resultado favorável ao Lula.

O Brasil está dividido em três grupos hegemônicos:

a) O eleitor de direita e seus + ou – 30% de eleitores;

b) O eleitor de esquerda e seus + ou – 30% de eleitores;

c) O eleitor que vota pelo bolso.

Estamos assistindo a esta disputa de narrativa do bolso cheio ou vazio para o voto de 2018.

Falar de FHC não dá porque a memória da maioria no eleitorado é só capaz de associar Lula/Dilma (primeiro mandato) e Temer.

Na rateada de Dilma com o Levy o bolso esvaziou e facilitou o Golpe. O bolso vazio não ofereceu resistência ao Golpe de Estado.

Lula tem o recall do bolso cheio. Temer terá o recall do bolso vazio, bem mais vazio do que o de 2015 e início de 2016 pré-Golpe com Dilma Presidenta.

A inversão constante do pêndulo, indo os votos do bolso cheio ou vazio de Temer para Lula é uma tendência que não devemos descartar.

As pesquisas já apontam essa tendência. Temer é o Presidente do bolso vazio e Lula o Presidente do bolso cheio.

O eleitor do bolso cheio + a esquerda darão vitória a Lula ou ao candidato que ele indicar em 2018.

Aqui entra a questão do Golpe de Estado e do Estado de Exceção.

Se houver o Golpe dentro do Golpe, com a criação de mecanismos para o parlamentarismo vingar em 2017 poderemos ver a Eleição de 2018 ser cancelada. É grande a possibilidade desta tentativa por parte da direita do Golpe.

Perpetuar-se no Poder é uma forma prática de retirar da população o recall (memória coletiva) do passado recente.

A população daqui 15, 20 anos seria um eleitorado incapaz de associar candidatos ao bolso cheio ou bolso vazio, porque só viveu o bolso vazio e na redemocratização futura se teria a chance, por falta de Educação Política, de, ainda, se eleger um novo Collor e demorar um tempo a mais para a esquerda voltar ao Poder.

Tirar Lula do páreo não é o suficiente para a direita golpista em 2018. O candidato de Lula pode ganhar sem muito esforço pelo Governo do bolso vazio de Temer, igual aconteceu com FHC, outro Presidente do bolso vazio.

Por isto não se pode descartar a radicalização do Golpe de Estado, o Golpe dentro do Golpe com a instituição do parlamentarismo e a não realização de eleições gerais em 2018.

Observação.

As eleições municipais de 2016 estão nesta zona nebulosa de passagem do bolso cheio para o bolso vazio. O voto foi meio cinzento não atingiu hegemonia grupo político nenhum.

Precisamos estar atentos para em 2018, se houver Eleição, atentos para entender o eleitorado existente. E lembrar, vencerá a Eleição presidencial o candidato que mais introduzir nesse eleitorado do bolso cheio a ideia de que ele pode contar com o candidato para encher o bolso e isto Lula tem de sobra.

E não esquecer que a Revolução do povo brasileiro é através do bolso cheio. Não temos, ainda, Educação Política capaz de dar ao povo brasileiro consciência de classe, consciência das diferenças do voto na esquerda e na direita, de plataformas neoliberais X plataformas desenvolvimentistas, de projetos antinacionais e projetos de defesa dos interesses nacionais.

PS.: A pesquisa Vox Populi/CUT pode até ser colocada pela direita golpista e sua mídia como mentirosa, porém, é só fachada, jogo de cena deles, natural que assim seja. Todavia, no QG do Golpe ela é entendida como um alerta máximo para o É PRECISO FAZER ALGUMA COISA. E, uma dessas coisas é o Golpe dentro do Golpe e a tentativa de instituição do parlamentarismo e da não realização de eleições em 2018.

    lulipe

    Você também acredita em papai-noel, Alexandre?

Julio Silveira

Uma coisa que sempre me vem à cabeça em forma de preocupação. Lula eleito, com quem ele vai governar, com os corruptos do PMDB? Vai fazer um frente com quem? Lula sozinho não faz verão e pode ser depenado com fizeram com a Dilma. Sua sopa de paz e amor com pragmatismo e republicanismo deu nisso. Lula deixou uma herança política maldita para a Dilma administrar.

a.ali

Com os dados dessa pesquisa eles prendem o Lula, de vez!

FrancoAtirador

.
.
Com todo o Massacre da Mídia Nazi-Fascista

e da OLJ (OC-PPP) na República do Paraná,

com PáuerPôints, Convicções e Beatices,

ainda assim, a Rejeição ao Lula é de 36%,

a Menor entre Todos os Líderes Políticos.
.
.

lulipe

E eu acredito que o Elvis tá vivo e morando em Trancoso…

Deixe seu comentário

Leia também