Gerson Carneiro, sobre coice em sem-teto: Pensei que era cena de filme sobre o nazismo em Berlim; veja o vídeo
Tempo de leitura: 2 minpor Conceição Lemes
Primeiro, assista a este vídeo. São apenas 7 segundos.
Estarrecedor, mesmo!
Aconteceu na última sexta-feira, 7 de outubro de 2016, em plena luz do dia, no centro da cidade de São Paulo, mais precisamente numa rua perto da Praça da República.
Casualmente, Maicon Campos estava próximo. Gravou e postou na sua página, junto com esta mensagem:
Neste domingo, às 9h, Gerson Carneiro republicou na sua págima. Já tem mais de 62 mil compartilhamentos e 2,4 milhões de visualizações.
Indignado, ele me mandou o vídeo, conversamos a respeito.
“Pensei estar vendo cena de filme sobre o nazismo em alguma rua de Berlim, na década de 1940. Não. É São Paulo em 2016!”, compara.
Apoie o VIOMUNDO
“Certamente a causa é ódio, fomentado por reacionários via imprensa partidária, nestes tristes tempos”, opina.
“Esse sujeito não chuta apenas um morador de rua. Chuta também as políticas públicas capazes de melhorar a vida do morador de rua”, atenta.
Imediatamente, recorre a Ariano Suassuna, em O Auto da Compadecida, relembra um momento antológico: “Jesus às vezes se disfarça de mendigo para testar a bondade das pessoas”.
O post já tem 544 comentários. A esmagadora maioria condenando a atitude fascista.
Mas um particularmente chamou a atenção de Gerson. É este abaixo. Chocou-o, na verdade.
Felizmente, na sequência, Vanda Santos rebateu à altura.
Gerson foi atrás do perfil de Maria Lúcia Avils para tentar entender melhor a reação dessa senhora que, diante da cena, ignorou o fascismo do ataque e prejulgou o sem-teto.
“Não me surpreendi, ela é da ‘República de Curitiba’”, observa. “Tristes tempos, mesmo!”
Leia também:
Filho de FHC foi “elemento de pressão” em negociata na Petrobras; veja o vídeo
Comentários
FrancoAtirador
.
.
Projeto Reúne Fotografias de Negros pelo Mundo
para Desfazer Estereótipos sobre o Estilo Étnico
Shantrelle Lewis não acha que os negros
são bem representados quando se trata de moda.
Para ela, há muita coisa estereotipada, especialmente o jeito “thug”,
com jeans caídos, camisetas largas e correntes brilhantes.
Para provar seu ponto, ela criou um Projeto que exibe
fotografias de Pessoas Negras de vários países do Planeta.
Do Hypeness, via Geledés, em: http://scl.io/GWL06x78
https://t.co/TOdMP3aG5w
https://twitter.com/geledes/status/785907628408963072
.
.
Gilson Marques Rvangelista
Quando a gente vê um bando de deputados comemorando efusivamente a aprovação de uma PEC que vai ferrar com os pobres, e vê um vídeo desses, nos vem aquela pergunta: QUE PAÍS É ESTE?
Ivan Cocenzo Junior
Não sei se quem está deitado é bom ou ruím! Mas viver nas ruas sem teto já é um castigo,ainda mais em uma cidade tão violenta quanto a nossa São Paulo,ninguém opta por viver assim,isto é culpa da politica atual do País,o cidadão agressor agiu sem compaixão,mas sabe que esta errado pois fica olhando para os lados com ar de medo! Enquanto não entendermos oque é amar o próximo,não saberemos viver em sociedade.
Viviane
Depois de eu ter visto, no “Bom dia Brasil”, da globo, em 2013, um motorista atropelar um grupo de manifestantes, não me surpreendo mais com nada… mas continuo chocada em ver como ainda tem indivíduos capazes de defender tais atrocidades…
Dayanne
Sou de Curitiba é atitude do homem que chutou o homem deitado e a mulher com o comentário infeliz julgo como completamente reprováveis, assim como sua atitude pejorativa em dizer que ela é de Curitiba.
FrancoAtirador
.
.
São Indivíduos Cruéis como esse Psicopata de Terno e Gravata,
mas que Poderia Ser Outro de Ralph Lauren ou Farda e Coturno,
que cometem Execuções Sumárias, que tocam Fogo em Favelas,
e que estão Representados Atualmente na Maioria dos Governos,
agindo sob a Proteção das Autoridades e Acobertados pela Mídia.
.
.
Bacellar
Ps* Ando com dificuldade de comentar aqui no VoM, o texto fica travando, tenho a impressão que tem a ver com os ads…Estou avisando pq comigo só está acontecendo por aqui. Abçs
Conceição Lemes
Bacellar, vou passar pro Leandro Guedes a tua observação. Obrigada. abs
Bacellar
A mecânica do fascismo separa as pessoas em grupos distintos; os humanos e o inumanos. Quando se abre esse precedente nada pode ocorrer além de violência. É o suicídio social.
Os “inferiores”, na estúpida visão fascista, não tem os mesmos direitos que se aplicam à eles; os tais “de bem”. Dessa forma todo as chamadas minorias (que somadas de minoria não tem nada) só podem existir se conformando a mudar seus hábitos e se mantendo submissos em posições hierárquicas baixas. Some essa bizarra mentalidade ao fato de que 99%, ou mais, dos fascistas são umas bestas completas…Que se vê pq trata-se de suicídio social.
E os curiosos liberais brasileiros (esse pitoresco tipo que deseja ardentemente o estado mínimo. Para os outros. Para os pobres.) parecem não perceber que estão embarcando nesse titanic.
Ou enfrentamos com tudo essa imbecilidade ou repetiremos o último ciclo de terror fascista da segunda metade do Séc.XX no Brasil.
José Fernandes
Nada mais me espanta,neste País, estamos vivendo uma crise de consciência,muito grave,gravíssima. o que passa na cabeça desse infeliz,?porque uma pessoa dessa não pode está feliz com ele mesmo. isso sim é um lixo humano.
Helena/S.André (SP)
Bem lembrado essa citação de Ariano Suassuna no seu livro “Auto da Compadecida” e li, se não me engano no blog DCM do jornalista Paulo Nogueira, que o próprio Papa Francisco às vezes também se veste de mendigo e anda pelas ruas de Roma para sentir na pele a vida dura dos moradores de rua. E ele mandou instalar nas proximidades do Vaticano chuveiros para que os mendigos pudessem tomar banho. Papa Francisco realmente faz a diferença! E que tristeza ver isso acontecer em SP. Muita crueldade para com o seu semelhante.
anac
Alem de má e da republica do Paraná, a Maria Lucia é analfabeta. “Hipicrisia” é de lascar. Excesso de tinta loura misturada com os ares fascistas de Curitiba? Só pode, a bruaca é filhote do moro.
Ligia
Essa Maria Lucia e esse sujeito, são o que existe de pior na humanidade.
Thais
O homem que chutou o mendigo está erradíssimo e com certeza merecia pagar por isso, porém não podemos associar essa atitude a uma visão política. Como se só existissem pessoas ruins na direita. O discurso de ódio é propagado pelos dois lados, e o preconceito político não acontece apenas da direita para a esquerda. O preconceito é uma via de mão dupla. Para mim, ele é a incapacidade de uma pessoa aceitar uma característica diferente na outra, seja ela qual for. Neste post e nesse vídeo, duas pessoas foram preconceituosas: o homem que chutou o mendigo, e a senhora Conceição que já concluiu que o cidadão só podia ser de direita, onde estão todos os homens maus desse país.
Conceição Lemes
Thaís, onde eu disse que ele é de direita?! Saudações
Nelia Regina
Filha, a caracterização se faz presente não só no ato dar de coices, mas nos discursos contra as políticas afirmativas…
Nelia Regina
Filha, a caracterização se faz presente não só no ato de dar coices, mas nos discursos contra as políticas afirmativas…
Christian Fernandes
Premissa 1: “O preconceito é uma via de mão DUPLA.”
Premissa 2: “Para mim, ele é a incapacidade de UMA pessoa aceitar uma característica diferente na outra, seja ela qual for.”
[Ênfase minha]
Lógica pra quê, né? Ou UM dos DOIS envolvidos (agressor/vítima) no preconceito não é UMA pessoa?
Se for assim, fica até mais fácil, né não? Desumaniza de uma vez.
Gerson Carneiro
Para mim a Thais concluiu que o agressor é um direitista.
Gerson
É só ver os deputados comemorando a PEC que vai ferrar com a população pobre e você vai ter a sua resposta.
Mario
No governo Temer tudo e muito coerente. A política de extermínio dispensa campo de concentração.
É para matar os velhinhos, mesmo!
Farmácia Popular? Vamos tirar do vermelho!
Do site Alerta Social:
Governo suspende renovação de contratos do programa ‘Aqui tem farmácia popular’
O programa Farmácia Popular foi criado em 2004 para possibilitar o acesso da população a medicamentos essenciais com baixo custo./ São ofertados remédios para hipertensão, diabetes, asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose, glaucoma, contraceptivos, e até fraldas geriátricas.
O governo Temer suspendeu a renovação dos contratos do programa ‘Aqui tem farmácia popular’. Desde maio, donos de drogarias em todo país tentam renovar os convênios, mas são informados de que a atualização dos cadastros não está autorizada.
A medida está preocupando população e empresários. Em Brasília, por exemplo, das 1.200 drogarias, 80% funcionam como Farmácia Popular. Segundo o Ministério da Saúde, a renovação dos convênios está suspensa até que pendências com a Caixa Econômica Federal sejam resolvidas.
Edgar Rocha
Não sei se senti mais a dor do coice e a humilhação do morador de rua, ou a vergonha alheia em relação ao sujeito que agrediu. Que doente, não posso pensar noutra coisa. Alguém que abriu mão de toda a sua dignidade humana, se é que um dia teve alguma. Que terrível viver sem saber o que é vergonha. O tempo há de isolá-los.
Fabio Silva
Não é necessário nem dizer que foi uma atitude monstruosa do cara que deu um coice. Mas, Gerson, ou Azenha, por favor, cuidado com essa expressão “república de Curitiba”. Isso vai descambar para o preconceito de origem. Oras, não é bem provável que a agressão daquele escroto tenha nascido de algum preconceito, racial ou de origem?
Sei que vai ter gente que vai dizer que estou exagerando, que as pessoas sabem que essa expressão se refere ao conjunto de ideias, disposições e práticas neofascistas que nortearam aqueles entes institucionais que têm os pés fincados em Curitiba. Mas o pensamento das pessoas vai se guiar por esse caminho toda vez que ouvirem, lerem ou dizerem “república de Curitiba”? Vocês sabem que não. Depois que isso sai da redação e vai para a internet ninguém controla mais o que isso vira, não adianta emendar um “veja bem…”, o ódio não é apenas cego, é também surdo, e hoje já tem gente demais se alimentando de ódio.
Em meio à complexidade e imenso volume de informações diárias, as generalizações são atalhos que ajudam a lidar com isso tudo, e vocês sabem que isso é perigoso.
O contexto original da expressão foi uma conversa específica, datada e privada do Presidente Lula. Não acho que ele a usaria desde sempre, em público. Se eu tivesse acesso a ele, diria para ele dar um fim nessa expressão. Como os militantes progressistas curitibanos se sentem com isso?
Não é nada óbvio que aquele comentário idiota tenha sido feito por uma curitibana, mas por alguém que partilha dos valores daqueles entes do judiciário que, desafortunadamente para os curitibanos, estão em Curitiba.
Um abraço a todos e, por favor, estamos do mesmo lado.
a.ali
Bem, a fuça do “corajoso” coxinha está bem nítida e estampada… vamos ver o quê fará uma tal de justiça que anda acovardada e bem “endireitada” neste pobre brasil
Marat
Seria interessante contatar o SPTV e perguntar se eles apresentassem o vídeo…
Jan Luis Mozol
Ok, podia ser na Alemanha Nazista, mas também podia ser em Cuba, ou na Urss , ou na china comunista.Que eu saiba São Paulo não é exemplo de fascismo, aliás a cidade ainda é comndada pelo PT.
Um trechinho do manifesto comunista é bem claro sobre esta camada da sociedade.
‘Impiedoso com os setores médios da sociedade – já minoritários nas formações sociais mais conhecidas da Europa – , o Manifesto chega a ser cruel com os desempregados, os mendigos, os marginalizados, “essa escória das camadas mais baixas da sociedade”, que pode ser arrastada por uma revolução proletária mas, por suas condições de vida, está predisposta a “vender-se à reação”. Dá a entender que só os operários fabris serão capazes de fazer a revolução. ”
Por favor…estudem mais…dá dó discutir com esquerdistas incultos e desassociados da realidade…este pobre mendigo e mesmo o rapaz que o chutou são frutos de mais de 20 anos de esquerda no poder…não fizeram, foram incompetentes e querem julgar quem ainda nem assumiu o poder.
Mauricio
Eu não acredito que li esse “comentário”. Tem que ser muito imbecil mesmo para jogar no colo da esquerda uma típica atitude fascista dessas, que é a cara da direita. A criatura bizarra ainda tem a coragem de falar que a cidade é comandada por petistas, mas ignora que o governo de todo o Estado de SP pertence ao PSDB há mais de 20 anos e que esse mesmo governo é nacionalmente conhecido pelo “carinho” dispensado aos pobres, estudantes, negros e outros grupos por uma PM que parece a Gestapo. O pobre diabo ainda fala que isso é culpa de mais de 20 anos de esquerda no poder (????) e diz que dá dó discutir com esquerdistas. E eu achando que quem estava no poder há tanto tempo eram os tucanos, mas devo estar enganado. Pelo visto a carapuça de fascista caiu como uma luva a ele, provavelmente admirador de BolsoASNO e afins. E o pior é que em nenhum momento o sujeito condena a atitude do animal que deu um coice no morador de rua, talvez até concorde com isso. Haja dó de tanta ignorância e burrice.
anac
Uma andorinha – HADDAD – não faz verão. SP acaba de eleger no primeiro turno o Doria, candidatos dos fascistas e ignorantes.
Helena/S.André (SP)
Caro, acho que vc nunca foi a Cuba. Uma coisa que impressiona as pessoas que lá estiveram foi de que não há mendigos pedindo esmola, não há moradores de rua. Em vários outdoors em Cuba trazem a seguinte frase: “Esta noite 200 milhões de crianças dormirão na rua no mundo inteiro. Nenhuma delas é cubana”. Na Rússia comunista também não havia moradores de rua e hoje, após deixar o comunismo, o que mais vemos é gente morando nas ruas no país. Se o PT não conseguiu acabar com a miséria, moradores de rua e pedintes de esmola não podemos ignorar que foi o partido que mais batalhou para diminuir as desigualdades sociais, tanto é que tirou 40 milhões da situação de extrema pobreza e tirou o país do mapa da fome. Só que com a saída do PT tudo isso sofrerá um grande retrocesso, pois veremos o aumento da pobreza, talvez em patamares piores do que tínhamos antes de 2003. E que agradeçam aos coxinhas por isso!
Christian Fernandes
“Estudem mais” – diz a pessoa que não sabe a tradução de ‘escória’! ;D
Rogério Bezerra
Fazer do Brasil um Egito pós “Primavera Árabe” ( ou seria inverno ? ) parece que será fácil. Tudo para deleite dos bilionários do mundo, especialmente, estadunidenses…
É a geo-política, estúpido!
Katiucia
Há uns 5 anos atrás, fui ao bairro do Brás em SP e no meio da multidão, no meio da muvuca, entre os camelôs e as lojas, acreditem: havia um morador de rua amarrado pelas mãos e pelos pés na calçada.
Era visivelmente um homem, na faixa dos 50 anos, magro e com problemas mentais,
O povo passava olhando. Entrei na loja que tinha vendedoras na frente e perguntei: “Porque isso?” A resposta: “Esse cara bebe, tem que ficar amarrado mesmo!”
Em choque, me alterei, discuti. Saí de lá acuada, porque dessa vez os camelôs engrossaram comigo também.
Andei 2 quadras, encontrei dois policiais, relatei o fato e o endereço. Eles, com cara de muita vontade (cof, cof) disseram que iam averiguar, mas à princípio não poderiam deixar seus postos.
Tem horas que quando me lembro disso, parece que foi uma miragem, algo irreal, não faz sentido. Mas não, eu vi isso no centro de SP e vi várias pessoas defendendo esse ato indigno.
Marcos Neves
Parabéns Katiucia, você ainda consegue se indignar, porque quando perdemos essa capacidade é porque já estamos mortos.
angelo
Intolerância, preconceito, fascismo e ódio plantado pela mídia em forma de ataques políticos a um partido, gerou em pessoas reacionárias o sentimento primitivo que pode nos levar a convulsão social.
Marat
Se houver um pouquinho de esforço, é bem possível descobrir o nome do animal coiceador!
Mark Twain
Só!
Aposto que passa no local da agressão ou cercanias com uma certa frequência…
Marat
Se fosse com o FHC ou algum sectário do PSDB, a polícia correria atrás, mesmo sem B.O.
Tristes e nefastos tempos!
Henrique
O verdadeiro exemplo de miséria moral.
Oblivion
“Certamente a causa é ódio, fomentado por reacionários via imprensa partidária, nestes tristes tempos”
O Brasil está um caos e como disse Maicon, isso não é apenas fruto da elite econômica canalha que este triste país tem, nem ao bando de bandidos parlamentares e “juristas” mas, principalmente à grande mídia. Foi ela que, de forma intensa nos últimos tempos, injetou ódio e desconhecimento no cérebro frágil da classe média burra. Burra e mal intencionada, por que mesmo não estando mais em manifestações com cartazes “somos todos cunha” ou “a culpa não é minha eu votei no aécio”, regadas a champagne e iluminadas por flashes de fotos com a pm eles continuam a dar provas de sua “”””cultura””””, seja fazendo barbaridades como essa mostrada ou seja votando em candidatos com propostas retrógradas, anti-democráticas e elitistas. Talvez o sonho deles seja mesmo um aeroporto menos povo, um guarda-roupa recheado de Ralph Lauren, ruas sem ciclovias, etc.
Mauricio
A polícia só não prende esse animal se não quiser, mas é capaz de não querer. Afinal o fascismo está no ar em São Paulo, sob as ordens do Führer Alckmin. Só falta aparecer algum imbecil dizendo que isso é culpa do PT, isso tem que ser barrado agora. Quem já viu o filme “O ovo da serpente” sabe que estamos perto da barbárie.
Deixe seu comentário