Egito: Eu me pergunto por quê…
6/2/2011, Juan Cole, no Informed Comment
Eu me pergunto por quê…
– as autoridades de um país europeu, a Suíça, insistem na ideia de julgar George W. Bush, acusado de tortura, se aparecer para dar palestras no país?
Ora, pois se os países europeus estão apoiando Omar Suleiman indicado para ser presidente interino do Egito, e foi ele, Suleiman, quem praticou a tortura, a mando de Bush!
Suleiman meteu nas prisões do Egito cerca de 30 mil acusados de associação com muçulmanos fundamentalistas, e aceitou prender também militantes suspeitos seqüestrados pela CIA-EUA. E torturou todos. Muitos eram inocentes.
Um deles, Sheikh Libi, foi torturado para ‘informar’ que Saddam Hussein estava treinando agentes da al-Qaeda – ‘informação’ que saiu diretamente dos porões de tortura de Suleiman para o discurso de Colin Powell na ONU, para justificar a invasão e a Guerra do Iraque.
E me pergunto por quê….
Se Frank Wisner, enviado informal do presidente Obama ao Egito, é lobbyista pago pelo Egito e diz coisas como “Mubarak deve ficar”, que, depois, Obama é obrigado a desdizer…
– Por que Obama não mandou ao Egito, então, enviado da ONG Human Rights Watch, em vez de mandar Wisner?
Apoie o VIOMUNDO
E me pergunto por quê…
Se Bush e os neoconservadores implantaram uma democracia-ponte no Iraque…
– Por que o primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, teve de prometer que não concorrerá a eleições (rezando pela mesma cartilha dos ditadores do Iêmen e do Egito)?
– E por que al-Maliki mantém prisões secretas onde se torturam pessoas?
– E que comissões independentes está inventando agora (como a comissão eleitoral)?
E me pergunto por quê….
Se Hosni Mubarak, seus generais e seu partido governante (Partido Nacional Democrático) tornaram-se especialistas em fraude eleitoral e corrupção em todas as eleições das quais participaram ao longo de várias décadas…
– Por que, de repente, se teriam convertido em parceiros confiáveis para levar o país até as próximas eleições presidenciais em setembro?
E me pergunto por quê….
Se o regime de Mubarak tem afinal a chance de ouro para democratizar-se…
– Por que sua polícia secreta está dedicada a vasculhar contas do Facebook à caça de nomes para prender, matar, arrebentar?
E onde está Wael Ghonim – o executivo da Google que criou a página Facebook para organizar as demonstrações de 25 de janeiro, atualmente desaparecido?
E me pergunto por quê….
Se a renúncia do alto comando do partido de Mubarak e do próprio Mubarak é sincera e significa alguma coisa…
– Nesse caso… Por que não renunciam logo à presidência, uma vez que partido governante só é partido governante se governar e só serve se for escada que leve ao poder?
E me pergunto por quê….
Se a Fraternidade Muçulmana é o partido radical que tantos dizem que seria…
Então, por quê
a) a Fraternidade Muçulmana, o maior partido de oposição, já está reunida com Suleiman, iniciando negociações? E
b) Por que a Fraternidade Muçulmana desautorizou a fala do Aiatolá Ali Khamenei (que disse que a revolução egípcia seria revolução islâmica) e declarou que a revolução egípcia é nacional?!
Comentários
Azov
O serviço de inteligência egípcio não pertence aos norte-gringos desde o berço? Irmandade Muçulmana! What else is new? Historicamente, orgulhosos irmãos da Irmandade não são os norte-marcianos? Os euáticos no pós-guerra não disputaram poder com a União Soviética no Oriente Médio? Israel en_trava na órbita de quem? Dizer o que do mufti de Jerusalém? Como o Egito se tornou um dos pilares da "estabilidade" no Oriente Médio? O outro não é Israel? E a União Soviética, sumiu? Sabe de algum líder de "resistência" que ficou milionário, além de Arafat, sobrinho do mufti? Diria que olhos azuis assistem espantados o maior blowback da história. Revolução "islâmica" no Século 21? Pela Internerd? Essa é boa.
Julio Silveira
Concordo com Juan Cole em sua critica a hipocrisia sueca e Europeia, sim o Bush merece o tratamento que lhe é dispensado, mas também todos os outros que apoiaram e apoiam a conjuntura que ele criou.
Nesse caso muitos dignatarios europeus, senhores das guerras, deviam lhe fazer companhia nessa justiça oportunista.
Marcelo Fraga
Bush, Hitler.
Hitler, Bush.
De quem que o articulista está falando?
É que são tão parecidos.
Marat
Desde sempre eu os associo. A única diferença entre os dois é que Hitler tinha um pouco de QI.
Jairo_Beraldo
o que este Juan Cole esqueceu de dizer, é que Suleiman não passa de um pau mandado…e Bush, um ditador louco sanguinario que deveria estar em um presidio psquiátrico tomando psicotrópicos antipsicóticos, que são usados para tratar psicoses, esquizofrenias e manias.
Ana cruzzeli
O bush é sim um torturado, louco e despota.
Uma coisa é mandar um representante dizendo que querem um ditado ainda no poder o outro é mandar tropas para manter um tipo de ditadura.
Mil vezes Barak Obama a um bush.
O Obama terá que fazer um trilhão de maldades para ser comparado a Bush, coisa bem dificil.
edv
No momento, o Egito está na fase da "enrolation", para que o pessoal do controle consiga "dar um jeito" na "trapalhada" que o "incompetente" do Mubarak deixou acontecer!
Substituir o "trapalhão" por um aliado mas ajustado ao "novo cenário"…
É isso que o "ocidente" está "pensando e executando", com seus aliados.
O povo egípcio? Ora, o povo…
Bonifa
Como mudar de regime e deixar toda esta estrutura infectada contaminando as instituições públicas? Como despedir Mubarak sem exigir para os cofres públicos os 70 bilhões de dólares acumulados por ele à custa da liberdade, da dignidade e do bem estar do povo egípcio? É muita podridão, e os cidadãos europeus terão obrigatoriamente de se conscientizar. Ou optam por legitimar estados que compram suposta estabilidade inoculando o mal e a peste na veia de povos inocentes, ou exigem viver em estados sãos e dignos, respeitadores de todos os direitos humanos e do progresso de toda a Humanidade. Para o Egito mudar, é preciso que a Europa mude. E dos Estados Unidos, nem se fala!
Marat
Sobre o Bush: Ele não é apenas torturador. É também despótico, doente mental e terrorista!!!
edv
Suspeito de um certo retardamento.
Unido à um "bom" sobrenome, foi muito útil aos falcões aos quais serviu…
Marat
Ele merece, no mínimo, uma camisa de força, antes de um julgamento semelhante ao imposto a Saddam Hussein!
ZePovinho
http://hariprado.wordpress.com/2011/02/06/grande-…
Grande jornalista americano desmascara a sovietização do Brasil por Dilma
Já que a grande mídia local é subserviente ao governo petralha de Dilma, cabe-nos nos informarmos com a imprensa livre dos Estados Unidos da América. Lá não faltam vozes sempre ativas a alertar o sobre a ameaça vermelha marxista que paira perigosamente sobre nossas cabeças, ao contrário do Brasil onde o governo tem os jornalistas nos bolsos, comprados pelo imprensalão do PT. Que os bolchevistas estão preparando a sovietização do país, todos já sabemos, mas os meios e os tramites que estão usando para fazer tal intento nem todos conhecem, por isso foi muita oportuna as denúncia de Glenn Beck sobre as manobras dissimuladas da camarilha comunista para institucionalizar o estado soviético brasileiro.
Grande especialista no combate ao mal vermelho, Glenn dissecou com rara maestria o aparato legal criado pelos asseclas dilmísticos, mera cópia em papel carbono da constituição soviética. Eles estão pegando ideias horríveis do comunismo. Assistência à gentalha não produz nada a não ser miséria, pobreza e o massacre de dezenas de milhões de pessoas, centenas de milhões globalmente, embaladas em democracia, república, Thomas Jefferson. Eles pensam que você é retardado. Isso não é uma revolução no Egito. Isso é uma revolução socialista islâmica no Egito. Não tem nada a ver com democracia. A ameaça comunista brasileira para o mundo tem que ser detida a bala, napalm ou urânio. E tenho dito.
ZePovinho
Porque quase ninguém gosta das ironias do Professor Hariovaldo?É tiração de onda com a direita gente!!É o velho discurso anti-comunista dos anos 50,ridicularizado pelo Professor Hariovaldo.
Espantoso ver que,em 2011,vemos nos EUA o mesmo discurso dos anos 50.É doentio.
Julio
Pois é, o chato é ter que explicar a piada.
leo
Seria cômico se não fosse pelo crescimento da juventude fascista no Brasil.
No mais, "ZePovinho", levanta a autoestima e troca de apelido.
ZePovinho
KKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!O Zé Povinnho é um personagem do Rio antigo,Leo.É uma homenagem à elite do Leblon que nos odeia por morar na periferia.
Roberto Locatelli
O site do insopitável e hermenèutico Mestre Hariovaldo é SENSACIONAL!!
Paco Andrade
O Bush tem de ser julgado por tortura e por crimes contra a humanidade,… depois de Hitler trata-se do maior criminoso de que se tem notícia.
E o Suleiman também ! … enfim todos os criminosos e genocídas vão, um a um receber o que merecem !
São os novos tempos chegando…
ZePovinho
Lembra do filme "O poder dos pesadelos",que você indicou aqui Azenha??Ali está explicada como essa teoria de usar os temores das sociedades, para controlá-las, funciona.
Também existe uma teoria acadêmica que justifica o combate aos islâmicos(para roubar seus recursos naturais,claro).Chama-se "Choque de civilizações",do neoconservador Samuel Huntington-um dos tantos financiados pelo dinheiro do Pentágono que alimenta think tanks variados nos EUA.
A ideologia,antes,era matar islâmicos porque eles não eram cristãos(e impediam o fluxo de especiarias da Índia).Agora é o tal "choque de civilizações"(civilizações que,por acaso,tem petróleo e gás natural).
[youtube iTad9BobCp4 http://www.youtube.com/watch?v=iTad9BobCp4 youtube]
gilberto
Porque ?
È porque tdo vai ficar do mesmo jeito , mas com pessoas diferentes. Os Egipcios serão novamente enganados.
Liz
Porque os EUA não querem largar o osso.
Marat
Sâo muitas perguntas, cujas respostas serão dadas conforme a necessidade dos mantenedores do status-quo, em se manterem nesse sangrento poder.
Algumas coisas são certas: Os mantenedores do status-quo vão sofismar, mentir, inventar, construir histórias, subornar, matar e roubar (com o aval do PIG). Disso o Bush et caterva entendem muito bem!
Francisco
O mundo torna-se crescentemente bizarro. O iluminismo eviscerou o planeta sob o pretexto de que era preciso "modernizar" o mundo tornando-o liberal. Macacaquinhos obedientes, aprendemos. Estamos no século XXI tendo que dar garantias de que nossos países de terceiro-mundo serão democráticos, mas "sem democracia". Se o povo egipcio quiser viver sob um regime islâmico – e essa não é minha preferência, qual o problema? A democracia é para quê?
A cada dia que passa me lembro mais do falecido (assassinado?) primeiro-ministro Olaf Palm.
Deixe seu comentário