Pimenta aciona MPF para garantir a liberdade do “Fora Temer” na Rio 2016; veja o documento
Tempo de leitura: 3 min
Deputado Pimenta aciona MPF para garantir liberdade de manifestação durante Olimpíadas
da assessoria de imprensa do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS)
Após os inúmeros casos de violência e repressão contra pessoas que têm buscado se manifestar pacificamente durante as Olimpíadas 2016, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) acionou o Ministério Público Federal pedindo “providências urgentes” para que sejam coibidos abusos praticados pelas forças de segurança que atuam nos Jogos Olímpicos ou pela organização do evento, e garantida a plena liberdade de manifestação, prevista na Constituição Federal.
No documento encaminhado nesta segunda-feira (8) ao chefe do MPF, Rodrigo Janot, Pimenta questiona a interpretação do artigo 28 da Lei Geral das Olimpíadas – Lei nº 13.284, de 10/05/2016, pela organização dos Jogos Olímpicos, que tem se utilizado desse dispositivo para praticar atos de repressão, censura e até a retirada de pessoas dos locais de competição.
De acordo com o parlamentar, esse entendimento contraria a própria Lei Geral das Olimpíadas e o entendimento do STF sobre o assunto.
“As manifestações de teor político como a utilização de camisetas e cartazes de papel com dizeres “Fora Temer”, “Stop coup in Brazil” e outros semelhantes não ferem a Lei Geral das Olimpíadas. Bem assim, nas competições em que o silencio não é condição para a prática do esporte, a manifestação oral com dizeres como “Fora Temer” também não se enquadra nas limitações impostas pela legislação para permanência nos locais de competição das Olimpíadas”, contesta o deputado.
No pedido de providências, o deputado Pimenta lembra que durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014, realizada no Brasil, o Supremo Tribunal Federal foi instado a se manifestar acerca de dispositivo da Lei nº 12.663/12 (Lei Geral da Copa) que tratava sobre o mesmo tema.
Segundo Pimenta, naquela oportunidade o STF deliberou que “o intuito da Lei seria vedar manifestações de racismo e não restringir expressões pacíficas do público”.
Também nesta segunda-feira, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, por meio do seu presidente, o deputado federal Padre João (PT-MG), informou que buscará medidas junto ao Ministério Público Federal para garantir a liberdade de manifestação durante os Jogos Olímpicos.
Apoie o VIOMUNDO
Comentários
FrancoAtirador
.
.
#Fora Temer é Direito
Tá Limpo e Liberado !
https://pbs.twimg.com/media/CpYXGApWcAAbXa6.jpg
https://twitter.com/MidiaNINJA/status/762822633721303040
.
.
FrancoAtirador
.
.
https://pbs.twimg.com/media/CpYcXrsXEAA7Aih.jpg
https://twitter.com/Yarus13/status/762829177263362049
.
.
FrancoAtirador
.
.
Mérito das Políticas Públicas Estatais
de Promoção da Igualdade Social
https://pbs.twimg.com/media/CpYcXrsXEAA7Aih.jpg
https://twitter.com/Yarus13/status/762829177263362049
.
.
Swamy
APARECEU UM JUIZ COM CULHÃO.
LIBERADO O FORA TEMER.
ABAIXO A CENSURA!!!
Ante o exposto, DEFIRO o pedido de concessão da tutela de urgência para o fim de determinar aos réus que se abstenham, imediatamente, de reprimir manifestações pacíficas de cunho político nos locais oficiais, de retirar do recinto as pessoas que estejam se manifestando pacificamente nestes espaços, seja por cartazes, camisetas ou outro meio lícito permitido durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos RIO2016, sob pena de multa pessoal ao seu responsável no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por cada ato que viole a presente decisão, sem prejuízo das demais sanções previstas legalmente.
Intimem-se, com urgência, os réus, por mandado.
Ciência ao MPF.
Após, encaminhem-se para distribuição para uma das Varas Federais Cíveis do Rio de Janeiro/RJ.
Rio de Janeiro, 8 de agosto de 2016.
João Augusto Carneiro Araújo
Juiz Federal Substituto
Deixe seu comentário