Sabesp diz que não tem culpa por enchente

Tempo de leitura: 2 min

publicado em 12/01/2011 às 17h52:
Sabesp diz que abertura de comportas de  represa em Franco da Rocha era “inevitável”

Vice-prefeito atribuiu alagamento em Franco da Rocha à ação da empresa

João Varella, do R7

A direção da Sabesp, empresa responsável pelo saneamento básico em São Paulo, negou que a abertura das comportas da represa Paiva Castro tenha alagado a cidade de Franco da Rocha, na região metropolitana. A empresa atribuiu a enchente – no início da noite desta quarta-feira (12) partes do município permaneciam alagadas – a chuvas fora do comum e informou que a abertura da represa era “inevitável”. Caso contrário, a barragem se romperia e o alagamento seria ainda pior, disseram dirigentes da empresa.

Em entrevista na tarde desta quarta-feira, o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, afirmou que “as represas estão atenuando a ação das chuvas” em Franco da Rocha. Segundo o vice-prefeito, José Antônio Pariz Júnior, o alagamento foi provocado pela abertura da represa Paiva Castro, que, na manhã de terça-feira (11), atingiu o nível máximo.

Paulo Masato, diretor da Sabesp na região metropolitana, confirma que a abertura das comportas é responsável pela permanência da enchente em Franco da Rocha, mas ressalva que a ação era inevitável, uma vez que a represa estava muito cheia por causa das chuvas que atingiram a região. Segundo a Sabesp, a água será escoada gradualmente. Partes da cidade permanecem alagadas, porque o rio Juqueri tem agora capacidade menor de escoamento do que a represa demanda.

– Já tínhamos avisado a Defesa Civil e tivemos que tomar essa decisão de abrir mais as comportas. A Defesa Civil estava junto com a Sabesp. O que tem que fazer é melhorar a canalização do rio Juqueri.

No período das cheias, as represas retêm boa parte da vazão de água que chega ao rio, liberando esse volume aos poucos, de forma controlada, evitando ou reduzindo o impacto das inundações.

Se não chover, a previsão é de, na noite desta quarta-feira, a abertura comportas seja reduzida, diminuindo assim a área alagada. Masato diz que, a partir de agora, o volume de água no rio Juqueri deve começar a baixar. Segundo ele, no final da manhã desta quarta-feira, a represa Paiva Castro liberava 37,92 m³/s de água. Entre a 0h e a 7h, a barragem chegou a liberar 80 m³/s.

– A represa passou de um nível de 45% de água para, em menos de 18 horas, ir para 97%. Estamos descarregando agora 50 m³/s. A partir das 19h, vamos liberar só 10 m³/s. Isso, se não voltar a chover.

Apoie o VIOMUNDO

A vazão média da represa é de 1 m³/s – cada metro cúbico de água equivale a 1.000 litros (volume de uma caixa d’água residencial).

Cloro

O presidente da empresa anunciou que haverá distribuição de cloro para a população de Franco da Rocha. O produto deverá ser usado na higienização de casas que foram alagadas. Tendas da Sabesp estão sendo montadas na cidade para orientar os moradores.

– Faremos tudo que é necessário para mitigar os efeitos da chuva e colaborar com qualquer ação que as prefeituras venham a precisar.

Segundo a Sabesp, a prefeitura decidirá quando inicia a distribuição, que começará na estação de trem de Franco da Rocha.

PS do Viomundo: O gerenciamento das represas que circundam São Paulo é, do ponto-de-vista da população, uma caixa-preta, especialmente agora que interesses privados foram injetados no sistema, conforme denunciou o Viomundo, aqui.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Eddy

Ao meu ver todos tem culpa, ela não pode ser direcionada apenas a um. O tempo não é preciso, no sentido de exato, não sabemos como vai ser o dia de amanhã, pode chover ou não… A Sabesp não esta errada quando segura a represa para encher até seu limite, porque na época da estiagem se faltar agua o povo não quer nem saber, mete a boca sem dó, acham que por que pagam pode gastar agua sem limites… e não é assim AGUA é um bem precioso, como tudo o que temos na natureza precisa e deve ser preservada, todos já deviam estar "carecas" de saber.

Eddy

Ao meu ver todos tem culpa, ela não pode ser direcionada apenas a um. O tempo não é preciso, no sentido de exato, não sabemos como vai ser o dia de amanhã, pode chover ou não… A Sabesp não esta errada quando segura a represa para encher até seu limite, porque na época da estiagem se faltar agua o povo não quer nem saber, mete a boca sem dó, acham que por que pagam pode gastar agua sem limites… e não é assim AGUA é um bem precioso, como tudo o que temos na natureza precisa e deve ser preservada, todos já deviam estar "carecas" de saber.

José Manoel

Azenha: é uma beleza, ninguém tem culpa de nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Professor Sevá

A matéria postada é sobre a responsabilidade da Sabesp no alagamento quase total de Franco da Rocha, mas, francamente, …dos 61 comentarios até agora, muitos derivam para outros temas e outras regiões, e sómente os comentarios da Danie E C e da Gisele acertam no alvo : a represa de Mairiporã ou Paiva Castro. Essa represa, no rio Juqueri, faz parte do chamado "Sistema Cantareira" que abastece 60 % da área metropolitana de SP com agua proveniente da bacia do rio Piracicaba ( com represas nos seus formadores Jaguari e Atibai) e do rio Juqueri.
São quatro represas na Serra da Mantiqueira paulista, uma muito grande (Jaguari-Jacareí), poucos km. rio acima de Bragança Paulista, duas medias (Cachoeira, proximo de Piracaia e Joanopolis, e Atibainha, em Nazaré Paulista)- essas duas ficam rio acima da cidade de Atibaia, que tamb´me tem uma antiga represa pequena logo abaixo da cidade. Por isso, Atibaia não tem como escapar, sempre haverá inundações nos bairros baixos; há um ano, moradores proximos da represi9nha da antiga Usina foram lá e abriram a comporta na marra, e água desceu preciosos centimetros das suas ruas e casas.
A água captada na 1a. represa maior ( Jaguari-Jacarei) é levada por meio de tunel para a segunda, Cachoeira, dai, uma vazão um pouco maior é levada pro tunel para a 3a. represa , Atibainha, e dessa, cerca de 27 m3/segundo são oficialmente levados por tunel para a represa de Mairiporã. O pequeno rio Juqueri recebe portanto uma vazão transposta das outras bacias bem maior do que a sua propria vazão natural.
Quando chove muito nos altos da Mantiqueira, todas as quatro represas sobem e os tres rios Jaguari, Atibaia e Juqueri ficam sob controle, sim, da Sabesp, pois é ela que decide quando e como abrir comportas, e é ela que decide se avisa ou não, e quando avisa as prefeituras de todos os municipios que ficam rio abaixo:
Bragança, Morungaba, Pedreira, Jaguariuna no rio Jaguari,
Perdões, Atibaia, Jarinu, Itatiba, Valinhos, Campinas e Paulinia, no rio Atibaia, e depois Americana, Santa Barba e Piracicaba, pois o rio Piracicaba ´formado pelo Jaguari e pelo Atibaia;
e, no caso do Juqueri, quem fica mesmo ameaçado é Franco da Rocha, varios km depois, o rio passa perto de Polvilho e Santana do Parnaiba e desagua no rio Tiete.
Quem achar dificil de entender, pegue um bom mapa dessa região, releia a descrição que fiz e acompanhe. Pode tambem abrir o meu sitio abaixo indicado e nevegar a vontade, baixar arquivos, é livre, e é feito por um professor de universidade publica, um dinossauro que não e envergonha disso !
E conclua, como concluiram todos os que estudaram a situação, que a Sabesp tem uma responsabilidade muito grande sim !! Em qualquer pais mais serio, mais avançado, essa poderosa empresa, que lucra e acumula um enorme capital vendendo um serviço essencial, baseado num bem publico – os rios e sua água – teria um outro procedimento, uma outra ética, outras normas operacionais em situações de risco coletivo.
E a Sabesp desse pais bem melhor do que o nosso arcaria com muitas despesas de indenização e seus dirigentes responderiam a processos por crimes ambientais, ep[erdas patrimoniais, lucros cessantes e por lesões corporais e mortes ocorridas. Mas, aqui…bem, é essa industria da desinformação e essa impunidade descarada que comandam tudo. Grato Azenha !

    Aristharco

    Incrível professor Sevá, o Gesner, presidente da empresa, aquele que o Datena quase enfiou o braço no ar, magoado com a arrepiada do professor José Arraes acerca dos rolos do SPAT e das trapalhadas dos agraciados com o negócio da água que, pelo jeito, só sabem abrir a torneira… mandou ver uma açãozinha básica mas com direito a danos morais contra o probo mestre Arraes, salvaguardando assim a honra da combalida Sabesp.
    Depois do seu artigo, ficou claro que o desastre Sabesp é maior do que o técnico relato do professor Arraes … oque a sofrida gente de Franco da Rocha está passando é fichinha…

Gustavo Pamplona

Como este blog não está dando a mínima para o que está acontecendo no Rio (e eu também!) então eu vou explicar para vocês o que é que vai acontecer depois disto tudo.

Em fevereiro quando o Carnaval chegar ninguém vai se lembrar que mais de 300 morreram.

E até onde eu sei… eu considero no mínimo, no mínimo uma BURRICE o cidadão ir morar perto de um córrego ou em região de várzea ou perto de uma encosta cuja inclinaçao seja superior a 30 graus.

E não me venham falar que o cidadão não teve opção…

Mariana Andrade

Irritante foi ver hoje no PIG (argh!) paulista a sabesp ser chamada de "compania de saneamento". Por que não disseram S-A-B-E-S-P???
Ainda acreditam que estão escondendo alguma coisa???
Engraçado é que mesmo com represas cheias antes da estação chuvosa e agora chuva que não acaba mais, no meu bairro (em Osasco) desde novembro/2010 falta água um dia sim… outro também.
Mas a culpa não é da S-A-B-E-S-P!!!!!

    Aristharco

    Quando falta água em casa para onde ela vai se a represa continua cheia… por que a imprensa não investiga a fundo esse mistério??

henrique de oliveira

Não se preocupe Sabesp o PIG já se esforçou bastante para nos "informar" que a culpa é de DEUS , dos pobres e que choveu mais do que esparavam e bla bla bla cte e tal.

Manoel R.Mello Jr

Srs Governadores e Prefeitos do Rio de Janeiro e São Paulo, por favor sejam éticos, e assumam que estas tragédias que estão acontecendo não é de hoje e que vocês são os PRINCIPAIS CULPADOS PELAS MORTES DESTES BRASILEIROS.
Quanto a essa M…. de PIG , formada por GLOBO, ESTADÃO , VEJA FOLHA , ETC , a POPULAÇÃO BRASILEIRA QUE ABORTE ESTES MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE NÃO SERVEM PARA NADA .

kimparanoid

Então tá… pelo visto a Sabesp já terceirizou também a responsabilidade: qualquer coisa, é culpa de São Pedro! E nem adianta contestar!

Waldir Ferreira

O problema é a chuva???
não sabia,
achei que eram os PASSAPORTES…

Leonardo

E dos quase 400 mortos no rio, ninguém fala?

camarge

Estou sem agua ha 24 horas,mas não para de ter inundação.A Sabesp e' tradicional reduto mafioso,onde se desvia dinheiro a vontade.Não estão minimamente(politicos e dirigentes) preocupados e neste exato momento devem estar almoçando em algum lugar caro e dando boas risadas.Como cidadão e eleitor não quero mais que essa gente não tenha responsabilidade e desejo que os privilegios para eles terminem imediatamente.

José Ruiz

Agora pouco vi um comentário em outro blog onde o "leitor" diz que morreram 13 pessoas em São Paulo e 300 no Rio. O mesmo leitor conclui que, por essa lógica matemática, a administração em São Paulo é muito melhor… é difícil saber se esse tipo de comentário nasce da ignorância ou da má fé. Os problemas são completamente diferentes. Uma coisa é o deslizamento de encostas, um fenômeno geológico que pode causar enorme destruição, como acontece agora na região serrana do Rio, e acontece no mundo todo (cabe aqui uma crítica a falta de investimentos em serviços geológicos para a prevenção destas catástrofes no Brasil – todos os países desenvolvidos contam com esse tipo de serviço). Outra coisa é a inundação da marginal do Tietê ou do Jardim Pantanal em São Paulo, frutos da incompetência e omissão administrativa ou da ganância capitalista (ao que tudo indica, em São Paulo esses dois fatores andam de mãos dadas).

Marcelo de Matos

A Sabesp não é a única culpada. Estão faltando duas coisas: 1. Estudo das causas das enchentes que têm causado enormes prejuízos no país todo; 2. Aplicação rigorosa das recomendações técnicas para minimizar os efeitos das chuvas. Uma das causas das tragédias é a ocupação irregular de terrenos, especialmente em encostas. As consequências não podem ser creditadas ao setor público, a não ser pela conivência de políticos populistas, que favorecem a ocupação irregular para obter votos. Outra causa é a formação de ilhas de calor: há excesso de “cimentados” na cidade. Parte da área deve ser permeável, não se podendo construir em 100% do terreno. Quando essas normas técnicas vão ser implementadas? Enquanto a fiscalização municipal não for rigorosa continuaremos a ter enchentes, com PT ou PSDB no governo. Já que para cada problema que surge criamos um Ministério, por que não criar o das Enchentes? É preciso um órgão que fiscalize as construções públicas e privadas, em âmbito federal, estadual e municipal.

Carlos.

São Paulo, um estado cada vez melhor…

Danie E C

O problema é que SP já está no limite de consumo de água, então a SABESP tenta fazer que no fim da época de chuvas a represa esteja cheia até a boca para aproveitar ao máximo durante o período de estiagem. Isso faz que eles mantenham a represa sempre a um nível alto caso não chova muito no período de chuva. Como está chovendo muito e as represas já estavam cheias, foram obrigados a abrir as comportas. Foi sim responsabilidade da SABESP e dos engenheiros que assumiram este risco. Tem que abir inquérito imediatamente para apurar os fatos e punir os responsáveis para que paguem os prejuízos do próprio bolso e até respondam a crime doloso quando for o caso. Se não fizerem nada agora isso vai se repetir todo ano, da mesma forma como já tinha acontecido ano passado em atibaia.

    oswaldo j. baldo

    É exatamente o que penso, não deram vazão antes previndo-se, não se preocuparam com os altos indices pluviometricos pensansdo em manter a represa cheia, não se importaram com a necessidade de abrir as comportas e encher a cidade e as casas da população, eles que se virem!!!

    Gisela

    Bravo Danie. É isso mesmo. Além disso o tempo que a repressa Paiva Castro leva para encher, com o bombeamento de 30 m3/s que vêm das outras represas do sistema Cantareira é de cerca de 15 dias. Ou seja, se eles tivessem parado o bombamento para o Paiva Castro uma semana antes a tragédia poderia ter sido evitada.

Gerson Carneiro

Esses caras mentem, agem assim de forma irresponsável, zombam de nós. E nada acontece com eles além de permanecerem desfrutando das regalias que o mundo da política lhes proporciona.

Dá vontade de passar no Walt Mart.

José Ricardo Romero

Se a SABESP tivesse esvaziado a represa parcialmente muito antes de começar a chover, chegaria neste período com um nível que não necessitaria fazer este derrame criminoso. Eles só vêm o quanto custa o m3 e não querem desperdiçar nada. São responsáveis sim. Será que o prefeito PSDBista vai processar a SABESP?

augustodafonseca13

*
Por falar em chuvas e culpados…

O Globo surta e culpa Lula pelas tragédias das chuvas!
http://migre.me/3BUyB

*

Roberto Locatelli

As barragens do alto Tietê estão privatizadas. Aliás, como denunciou o VioMundo, a Sabesp já está mais que 50% nas mãos da iniciativa privada.

No caso das barragens, o que ocorre é o seguinte: a Sabesp vendeu diversas barragens para particulares. E agora compra a água deles. Para o empresário, a água passou a ser mercadoria. Assim, ele não esvazia as barragens ANTES do período de chuvas, pois não quer jogar a mercadoria fora. Ele prefere a possibilidade de provocar uma tragédia (como agora) à possibilidade das chuvas não serem suficientes e ele ficar sem mercadoria para vender para a Sabesp.

    Aristharco

    Isso aí Locatelli… o cidadão confessa um ato criminoso na TV e nada acontece…sequer é citado pelos jornalões e transmissoras coniventes…

Erick Figueiredo

A cobertura das chuvas e enchentes em São Paulo foram pífias. Em compensação, a cobertura das cheias no Rio de Janeiro ocupou espaço de, aproximadamente oito horas e ainda se estende, como se em São Paulo não houvesse nem chovido, quanto mais enchido.

    Carlos

    Você queria o quê? A Globo é carioca, meu…Esqueceram de Sampa pra olhar pro proprio quintal.
    Não é novidade.

    henrique de oliveira

    Erick voce tem que entender que para o PIG essa tragédia do Rio foi um alivio , pois tira o foco dos queridinhos da imprensa golpista os demos-tucanos de Sampa.

Paulo

O mais engraçado que só discutido este problema quando acontece as enchentes.. kkkk

Uma vez vendo um filme.. e lá aparecendo uma casa bem velhinha e aquela chuva torrencial.. e dentro da casa inumeras goteras.. ai um convidado que estava na casa perguntou… Por que voceis nao arrumam essas goteiras?? o dono da casa responde.. ahhh é por que está chovendo.. e o convidado retruca.. entao arrumem quando nao tiver chuva.. e o dono da casa responde.. ahhh ai o problema acabou..

Paulo

Enquanto não houver uma lei estadual ou federal para construção de barragens e prevenção para possiveis enchentes caso as represas possam serem abertas em casos como este, NUNCA TERÁ SOLUÇÃO.. as barragens é perigo para as cidades que ficam em sua volta.. tem que ter alguma maneira de se evitar este tipo de coisa, uma engenharia mais avançada e previsões maiores sobre o excesso de agua nas barragens. se sabe que vai chover mais do que o normal ja vai liberando antes a agua.. por que assim se evita este tipo de problema.. por que quando tem que liberar em emergências como essas o rio ja está saturado com as aguas das chuvas.. olha.. não precisa ser muito inteligente para ter uma solução mais preventiva.. e sim mais atitude e pesquisa e principalmente investimento..

São Paulo desmancha com as chuvas de verão – Blog do Prof Guilherme

[…] http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/sabesp-diz-que-nao-tem-culpa-por-enchente.html […]

Marat

O governo de SP, a Prefeitura de São Paulo e a Sabesp são uns verdadeiros CTRL C – CTRL V, quando é para dar desculpas… são sempre as mesmas. Quando se lhes impõem uma argumentação mais forte, eles usam o CTRL X e vão em frente como se nada tivesse acontecido…

Marat

Hoje eu tapei o nariz e assisti ao SPTV da Globo: Foi uma verdadeira propaganda da Sabesp, e uma "bronca" ao povo porco de SP. Lógico que grande parte de nossa população não tem educação e higiene, porém, as otoridades e a Sabesp são demasiadamente incompentes e se escondem sob as saias do PIG. Haja grana para o toma-lá-dá-cá!

Silvio

Azenha:
A verdade e que a SABESP mantém as barragens cheias. Nesta época do ano, elas deveriam estar com pouca água, desta forma não teriam que abrir no último momento. Eles têm essa informação, mais está falando mais alto o dinheiro. Creio que essa barragem, também está privatizada. Antes de chegar o verão eles devem abrir um pouco às comportas, para baixar o nível, assim tem mais capacidade, para segurar quando chega à chuva.

    Aristharco

    E o "modelão" da venda da água está sendo copiado pelas prefeituras… até concessionárias de rodovias agora são proprietárias… a conta do povão aumentou e ninguém chiou…

abrantes

Não é só a chuva Tucana que interessa , o interesse maior é com a incompetência dosTucanos e Demos(arena,pds,pfl,dem),pois eles estão governando este estado há 16 anos e a prefeitura da capital quase 8 anos,e as condições para minimizar as enchentes só pioraram.Outra incompetência é a da sabesp no gerenciamento das barragens.É inadimissível que uma empresa que opera uma barragem , não consiga prever com bastante antecedência quando esta atingirá um volume crítico e tomar as providências necessárias para proteção da população das cidades situadas na região da mesma e não simplesmente avisar com algumas horas de antecedência que irão aumentar a vazão e para que as pessoas saiam de suas casas deixando tudo para trás.Esses são os motivos de tantas manchetes nos blog's,pois o pig não dá importância a esses motivos.

Mariana Andrade

Meu bairro está há quase 48 horas sem água…
Mas não é culpa da Sabesp!!!

Gustavo Pamplona

Enquanto isto… em BH nada disso acontece…

Ahhhhh….. que felicidade poder morar numa cidade bem administrada… mas tenho que reconhecer que a topografia aqui ajuda bastante. As famosas montanhas de Minas… já que vivemos a cerca de 750m em relação ao nível do mar.

Mas é claro… tirando a região do ribeirão Arrudas e uma região ali e acolá e que tenha uma avenida com um canal no meio.

Mas mesmo assim raramente alagamentos grandiosoas como os de São Paulo ou mesmo deslizamentos de terra como do Rio. hahahhahahahahahhaha

    Elton

    Que escrotão, hein?

    José Ricardo Romero

    Notável eleitor PSDBista, do bom moço Aécim e aquela coisa indefinida do atual governador (como chama mesmo?). Riem da desgraça alheia. Ele está seguro e isto é o que importa, não é direitona brasileira?

    Gustavo Pamplona

    Interessante… não lembro de ter digitado o número do Aécim na urna… Até onde eu sei digitei o do Fernando Pimentel e o outro senador eu anulei. hahahhahahahhaha

    Marcelo de Matos

    O site http://www.noticias.ambientebrasil.com.br noticiou: “A água do Rio Muriaé está 23 vezes mais turva que o normal. A ANA – Agência Nacional de Águas fez na quinta-feira (11) uma avaliação preliminar em Muriaé (MG), uma das cidades cortadas pelo rio, e constatou grande quantidade de resíduos sólidos. Os materiais, especialmente bauxita, vazaram com o rompimento de uma barragem da empresa Rio Pomba Mineração, na última quarta-feira (10), e o transformaram num mar de lama”. O vazamento de resíduos minerais (bauxita) em Miraí e Muriaé acabou comprometendo o fornecimento de água, inclusive, no Rio de Janeiro. Essas são as maravilhas do governo Aécio Neves, de Minas Gerais, o Estado que tem a pior malha viária do Brasil. E o cara de pau ainda quer ser Presidente!

    dukrai

    ô, Pamplona, e vc não fica nem vermelho de fazer propaganda enganosa do playboy das alterosas. A Av. Cristiano Machado, recém inaugurada, virou um Amazonas no último toró que caiu aqui, na Av. Antônio Carlos está sendo refeita a pista exclusiva dos ônibus porque o piso foi projetado para o trânsito de bicicletas e a mini-brasília do FaraÓcio está sendo reformada porque o material empregado é de 5ª.
    É nóis pagando e vc cuspindo pra cima.

    Gustavo Pamplona

    Dukrai…

    Como você deve saber: A Av. Cristiano Machado tem 12km de comprimento e somente na região do bairro Primeiro de Maio onde passa um corrego que aconteceu aquilo… ou seja em 12km de distância a área afetada foi de apenas 500m.

    Sobre a Av. Antonio Carlos e mini brasília do Aécio estou ciente daquilo… pelo menos o governo do estado e prefeitura de BH e fizeram licitação e escolheram os menores preços dos contratos. Vai ver que é por isto que o material utilizado foi de baixa qualidade.

    Eu já morei em Venda Nova (ou seja eu passava pela Av. Antonio Carlos e Cristiano Machado) e hoje moro na região da Pampulha. E conforme já tinha dito para você aqui antes.. moro a 3km do Mineirão.

Sônia Bulhões

Se a Sabesp não for culpada pelas enchentes, o é pela falta de água nas torneiras na cidade de Osasco e adjacência. Ainda bem que chove, por ironia, pode-se tomar água da chuva.

fernandoeudonatelo

Enquanto isso na Região Serrana do Rio, Cabral continua colocando a culpa nas ocupações irregulares, sem ter durante seu governo, realizado atividades de fiscalização e planejamento habitacional seguro.

Como sempre, é o governo federal que vem liberar verbas para emergências, disponibilizar apoio da Marinha e injetar recursos para a construção de moradias populares.

Claudio Ribeiro

As "soluções imediatas" de remoção, servem apenas para deslocar populações de uma área de risco para outra área de risco onde ainda não ocorreu tragédia semelhante…
http://palavras-diversas.blogspot.com/2011/01/tem

São Paulo e Rio de Janeiro se repetem no descaso…e o PIG é condescendente com SP e aperta o RJ…

Rafael Sá

Acredito que os estados de Rio e São Paulo, especialmente seus governos estaduais, não apresentam historicamente, planos articulados a nível microrregional de evacuação e emergência.

Entra ano e sai ano, a Defesa Civil, Bombeiros e outras autoridades de segurança, não possuem material suficiente para o alerta antecipado, e extração local por via aérea ou uso de remoções terrestres por tratores e excavadeiras.

Acredito sinceramente, que deveríamos ampliar a rede de radares e satélites meteorológicos, espalhados por pontos de fortes variações climáticas e convergência de massas no território brasileiro, iniciando um processo rápido e integrado de emergência, que deixe de prontidão equipes antes da catástrofe.

m.a.p

Prezado jornalista
Franco da Rocha é governa da pelo psdb a duas gestões; tipico caso de "sindrôme de Estocolmo"!.

    Edson d'Assunção

    muito bem observado.

Augusto

"A empresa atribuiu a enchente – no início da noite desta quarta-feira (12) partes do município permaneciam alagadas – a chuvas fora do comum e informou que a abertura da represa era 'inevitável'. Caso contrário, a barragem se romperia e o alagamento seria ainda pior, disseram dirigentes da empresa." O quê??????????????? Caso contrário, o alagamento seria ainda pior??????????? Ou seja, foi por culpa da Sabesp mesmo!!! Ai, meu Deus, chega a ser engraçado… Mas é aquela história, eles têm certeza que vão sair ilesos… Então às favas!!! Cadê o Ophir Cavalcanti da OAB????????? Será que ele não vai processar o Governador do Estado e o Prefeito de São Paulo???????? Claro, os passaportes é que são um problema no Brasil!!!!

Klaus

No momento que faço este comentário (20:40hs), há oito matérias relativas às chuvas em São Paulo na primeira página do blog. 300 pessoas morreram hoje no Rio em razão das chuvas. Espera-se um enchente de matérias sobre o assunto aqui amanhã, ou só a chuva tucana interessa?

    El Cid

    "Herr Sem Tutano", você é mais um que faz o serviço de blindagem aos tucanos?

    edv

    O tema eminentemente discutido aqui é o tratamento cuidadoso do PIG com as enchentes de SP, principalmente com as responsabilidades dos governos.
    Não é disputa Nem torcida de catástrofe.
    Vc já deve observar que a cobertura dos deslizamentos no "Rio" (Teresópolis e Nova Friburgo,região serrana, nada a ver com Serra) já é muito mais intenso (manchetes permanentes e mortômetro atualizado minuto a minuto), sem cuidado em generalizar e ja envolve os governos e suas responsabilidades.
    Como deve ser.

    El Cid

    … isso é pra você não fingir de bobo !!

    As razões das tragédias das chuvas – http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/as-razoe
    Enviado por luisnassif, qua, 12/01/2011 – 19:42
    Por Mário Motta

    Caro Roberto,

    As tragédias causadas pelos deslizamentos de terra na região serrana do Rio e as causadas pelas enchentes de São Paulo são ambas decorrentes de chuvas intensas, porém as características são completamente diferentes. Sou engenheiro sanitarista e civil e atuo, também, na área de consultoria de drenagem urbana, razão pela qual peço sua atenção para alguns esclarecimentos.

    As obras de macrodrenagem são projetadas para períodos de recorrência grandes, superiores a 10 ou 20 anos, ou seja, sua capacidade só deve ser superada em 10 ou 20 anos. Os canais dos rios Tietê e Pinheiros, entre outros de São Paulo estão tendo as suas capacidades superadas em chuvas que se repetem várias vezes num mesmo ano, em todos os anos, nos últimos oito a dez anos! Os deslizamentos de terra na região serrana do Rio estão ocorrendo numa frequência muito menor, uma vez a cada cinco ou dez anos, se não me falha a memória!

    Todas as perdas de vida são dolorosas, e a engenharia possui recursos para reduzir esses riscos em situações diversas, seja nas drenagens, seja nas contenções de encostas. O que se observa em São Paulo é que os procedimentos de engenharia para manutenção dos canais de macrodrenagem estão sendo sistematicamente desprezados, resultando numa frequência de alagamentos absurda, com VÁRIAS enchentes num mesmo ano, enquanto o normal seria uma enchente num período de VÁRIOS ANOS.

    Existe um triste agravante, pouco considerado no caso das enchentes, desprezado pela mídia que está criminosamente ocultando fatos e responsabilidades em São Paulo: além das mortes violentas por afogamento nas enchentes, ocorrem MUITAS mortes silenciosas, causadas por doenças de veiculação hídricas como hepatite, leptospirore, sarampo, diarréia infecciosa, salmoneloses, além de outras que causam transtornos sérios como parasitoses e conjuntivites.

    O disciplinamento do uso e ocupação do solo é papel dos municípios, bem como os serviços de drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos, de acordo com constituição federal. Os municípios em pauta deveriam ser responsabilizados civil e criminalmente, se possível, com os seus governantes, todos eles, atuais e passados, respondendo pelas ocorrências imediatas e também pelas doenças derivadas.

    Sds Soteropolitanas,

    Mário

    Marat

    Prezado Klaus, nós já temos Estadão, Folha, Globo, Veja e outros membros de nossa imparcial e prestigiosa imprensa cuidando de todo o Brasil (que não seja governado pelo PSDB/PFL), portanto, precisamos de alguém para mostrar as mazelas e incompetências do Governo e da Prefeitura de SP. Cordialmente, Marat.

    Gustavo Pamplona

    No momento que também faço este comentário (21:50hs) faço minhas as suas palavras.

    Silvio

    Klaus:
    O problema e um pouco diferente. Ali não e inundação por incapacidade o desídia. Aqui e falta de inversão e não atacar os problemas, mais sim, fazer muita propaganda. Ali e um problema de terreno. A serra do mar, toda ela esta chamemos assim podre, por sua formação mais antiga. Hoje toda ela e um arenítico, as pedras têm perdido sua consistência. Essa região serrana de Friburgo, que praticamente são lugares turísticos, está situada em um lugar que sempre poderá ocorrer isso.

Glecio_Tavares

A mesma midia que se recusa a chamar Dilma de presidenta é a midia que queria que o Brasil inteiro ficasse debaixo d'agua. Tipo uma Veneza gigante. O gente besta!

Glecio_Tavares

PPP = pobre povo paulista!

    Wilson Ferreira

    Pobre Povo? Merece por perpetuar duas décadas de governos tucanos. não por motivos ideológicos ou por puro cinismo (como o antigo "rouba mas faz" de Ademar de Barros a Maluf). Mas por puro rancor, ódio e preconceito a qualquer crítica, logo rotulada como "petismo" ou "lulismo". Esse estado merece!

    Glecio_Tavares

    E os que não votaram no psdb? Esses são gente? Olha o preconceito, isso acaba com tudo o que Lula construiu.

    valdeci elias

    Democracia é isso. A minoria paga pela maioria.

    Glecio_Tavares

    Acho que não é democracia quando voce tem uma midia semvergonha deturpando tudo a favor de ladrões e safados como estes que governam São Paulo.

    edv

    É bem ao contrário, colega.
    Ainda mais se vc considerar que o pagamento não se faz só com dinheiro…

    Geysa Guimarães

    Certinho, Glécio. Generalizar é sempre injusto.

    Glecio_Tavares

    Geisa, mesmo os que votaram no PSDB merecem respeito. Quem sabe um dia eles aprendem. E com isso não quero dizer votar no PT quero dizer enxergar quando esta na hora de mudar. beijo.

Marat

Se formos seguir a lógica do PIG/PSDB/PFL, ela realmente não tem culpa. Os culpados são, pela ordem: 1) São Pedro; 2) O povo pobre (atentem ao detalhe: "pobre"), que joga lixo nos rios e nas vias públicas… Essa lógica só se aplica aos "governantes" de PSDB/PFL. Caso a cidade ou o estado fossem governados por alguém do PT, do PC do B ou do PSB, a cobrança seria diária e doentia.

    edv

    É curiosa essa conversa da culpa do povo pelo lixo nas ruas.
    Que eu saiba, o lixo deve ser colocado na rua, para recolhimento pela limpeza pública.
    Nas áreas pobres isso não é feito. Então o lixo fica lá. Até a chuva levar…
    O mesmo se aplica à limpeza das ruas pela cidade…
    Assim como a manutenção e limpeza de bueiros e escoamentos.
    Sem falar nos leitos (que viraram "calhas") de rios a córregos.
    Tudo responsabilidade dos governos.
    Alguns deles procupam-se apenas com as áreas nobres.
    Estas não alagam nem deslizam.

Deixe seu comentário

Leia também