O protesto de um leitor contra a baixaria no Estadão

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Recebo, do leitor Paulo França, um protesto a respeito dos comentários aprovados pelo Estadão, na coluna da Sonia Racy, a respeito da vice-primeira-dama.

Um exemplo:

03/01/2011 – 18:02
Enviado por: Paula Tejando

Casou por puro amor… NOT!! Heheheh vadia gananciosa e velho tarado. Mas pela idade quem come ali não é ele de jeito nenhum, e se não ficar esperto a Dilma vai tomar pra ela e queimar velcro com mais uma.

Os comentários estão aqui.

*****

Eu mesmo, quando tratei da questão de Marcela Temer, a esposa de Michel Temer, o fiz a partir de um fato jornalístico: quem viu a posse da presidente Dilma Rousseff se surpreendeu com a imagem da vice-primeira-dama. Ponto.

Porém, alguns leitores protestaram.

A Mariana, por exemplo, pediu que eu passasse a me referir às mulheres como “esposas” — não “mulher de”, indicando posse. Sem problema.

Apoie o VIOMUNDO

O Pedro Ayres, embora não tenha sido específico, lamentou comentários que poderiam ser considerados deselegantes ou que diminuíssem a vice-primeira-dama.

Eu e a Conceição Lemes suprimimos, por nossas contas, mais de 50 comentários, inclusive todos os que faziam referência ao Viagra. Porém, não vejo nenhum problema em permitir que pessoas discutam, por exemplo, a diferença de idade entre Michel Temer e a esposa.

Eu, pessoalmente, não vejo nenhum problema na diferença de idade. Por outro lado, se aprovar apenas os comentários com os quais concordo o blog vai se tornar um porre. O certo é que, coletivamente, jamais nos rebaixaremos ao nível dos leitores do Estadão.

PS do Viomundo: O Estadão apagou todos os comentários.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fabiano Araujo

É uma futilidade ficar discutindo se é preferível falar "mulher de" ou "esposa de". Não se está levando em conta, a existência de uma tradição cultural, que conduz as pessoas a se expressarem de um modo que não implica, necessáriamente, a idéia de posse. Aliás, para quem prefere ser chamada de esposa em vez "mulher de" é bom lembrar que, em castelhano, "esposa" significa ALGEMA. Talvez por essa razão, as que preferem ser chamadas de esposas, na fundo, desejam ter a posse do marido!

Sônia

Esse papo é = ao "a novela Ronaldinho está…", repetida assim mesmo por todA imprensa há uma semana. UFA!

José Maria

será que a Paula Tejando é parente do Thomas Turbano? Ou do Jacinto Pinto? Ora, será que alguém ainda acha graça nisso?

Praieiro

Não há nada de errado em pessoas se sentindo atraídas pela beleza e/ou poder e/ou músculos e/ou seios e/ou prosperidade e/ou talento e/ou notoriedade e/ou inteligência e/ou voz e/ou personalidade e/ou eloquência de outras pessoas. Qual o relacionamento que não pressupõe atração, seja de que tipo for? Errado é tanta gente se interessar tanto pela vida dos outros, ao invés de viver a própria.

mila

Eu detesto ser chamada de esposa! e não sinto-me nem um pouco diminuída em ser mulher de. Como diz o ditado " a assombração sabe para quem aparece ".

jura

"A Mariana, por exemplo, pediu que eu passasse a me referir às mulheres como “esposas” — não “mulher de”, indicando posse."

A igreja católica os declarou marido e mulher ou esposo e esposa?

    Cláudio Medeiros

    Se depender de declaração da igreja (você acertou: letra minúscula mesmo), o casal não passa de amancebado. Já se a declaração for dada por um cartório, segundo a lei brasileira, eles serão "sócios".

Maria Lucia

Blogosfera progressista aguerrida, jamais será vencida!
Apagaram o crime, mas ele já havia sido gravado e denunciado amplamente.
Ontem, o You Tube teve que retirar dois vídeos "podres" extremamente ofensivos à nossa Presidente e a Senhora Marcela Temer e seu marido.
Doravante, não vai ter refresco. Qualquer crime contra a honra, qualquer assédio moral ou bullying em relação à nossa Presidente Dilma Vana Rousseff, ou qualquer autoridade que represente o nosso país, vamos denunciar ,imediatamente e com contundência, ao MPF, PF , ABIN e Safernet e dar ciência às vítimas das ofensas do que está se passando.
Da mesma forma que, se tivermos conhecimento de algum ilícito na esfera pública, faremos as devidas denúncias, com as devidas provas.
Para isso, há um Órgão Federal específico encarregado de combater a corrupção e promover a transparência pública que está pedindo a colaboração geral da cidadania.
Montaram inclusive uma campanha com tal finalidade:
http://www.oquevocetemavercomacorrupcão.com
Nesse endereço encontram-se todas as informações sobre como agir no combate à corrupção.
Existe também o "Programa Olho Vivo no Dinheiro Público" da Controladoria-Geral da União : http://www.cgu.gov.br/olhovivo
e a "Criança Cidadã- Portalzinho da CGU: http://www.cgu.gov.br/portalzinho
Não vamos permitir que achincalhem a nossa Presidente, de jeito nem maneira.
Já montamos aqui no Rio um grande grupo só para vasculhar a internet atrás dos criminosos da web, que orquestram escândalos e são os profissionais da calúnia e da mentira, certamente muitíssimo bem pagos.
Mas falta-lhes inteligência, caráter e uma boa e digna causa pela qual lutar.
Ontem mesmo, conseguimos varrer dois vídeos "podres"do You Tube., que a direita tinha acabado de colocar. Até para a ABIN mandamos email.Não vamos dar refresco, não!
Não vamos dormir de touca, não! Nada de "permissividades"com o bom nome da nossa Presidente! Nem de qualquer pessoa!
Vamos que vamos mostrar a direita o que é bom pra tosse!

    Lalia

    Muito bem, companheira! Seu grupo tem um blog ou algo assim?

    Maria Lucia

    Não, Lalia.
    É um grupo de pessoas que já se conheciam de outros carnavais e que se agrupou tendo como objetivo fazer campanha para a nossa atual Presidente. Assim que ela ganhou no segundo turno, percebemos que a barra ia pesar, que iam prosseguir tentando criar um clima de crise permanente, de desestabilização contínua. Resolvemos dar algum apoio concreto e estamos no tempo, tentando desativar as armações dos de sempre! Acreditamos que vai ser necessário um grande apoio popular
    para que a Presidente possa cumprir o que se determinou a cumprir.
    Agora, por exemplo, é nossa opinião que a mídia grande, como sempre, cumprindo o que mandam os seus mentores direitistas, prosseguiu armando em cima dos lances. Como o último grande evento foi a festa da posse, como pela internet e pela mídia de um modo geral tudo que se referisse a esse evento despertaria interesse, "trabalharam" o evento, a fim de tirar dele oportunidades para desconstruir o Governo Dilma Rousseff.
    Quem vai acreditar que as manifestações criminosas de incentivo e apologia ao crime de magnicídio ,via twitter,os comentários caluniosos e torpes nos grandes jornais e blogs da direita e os "vídeos podres"que apareceram no You Tube na manhã do dia dois, já montadinhos, musicados, legendados etc degradando a imagem da Presidente e da Vice-Primeira-Dama( retirados por medida legal) foram meras manifestações espontâneas?
    Quer nos parecer que é exatamente o mesmo esquema surgido na campanha eleitoral. O foco central é a degradação, a ridicularização, o linchamento e a crucificação da figura feminina, já que Dilma tem a condição feminina.
    Cabe observar que via internet continuam a circular os emails apócrifos desmerecendo a figura da nossa Presidente e tudo e todos que se liguem ao seu governo, nos mesmos moldes do que era feito durante a campanha.
    Achamos que foi extremamente oportuno que blogs como o Viomundo, Blog da Cidadania do Eduardo Guimarães, Luís Nassif e outros tenham colocado abertamente qual era o quadro para que o tema passasse a ser amplamente debatido e houvesse um início de organização popular para o enfrentamento da questão.
    Os primeiros resultados altamente significativos desse trabalho nos blogs progressistas já estão aparecendo. As manifestações criminosas estão sendo identificadas e providências dos órgãos responsáveis começam a surtir efeito.
    Talvez fosse a hora de se discutir a apresentação de um projeto de iniciativa popular a ser levado à aprovação do Congresso disciplinando essa questão toda de uso da web relativamente aos direitos de TODOS os cidadãos a terem suas honra, dignidade e privacidade respeitadas.
    O Eduardo Guimarães colocou hoje um post muito interessante, que está gerando um debate muito profundo, sobre o que está se passando na web: http://www.blogcidadania.com.br/2011/01/para-civi
    Vale a pena acompanhar! E vamos que vamos, Companheira, porque vem muita armação pela frente: vai ser preciso estarmos atentos/as e fortes!

    Carlos soares

    Parabens Maria Lucia ,não a parabenizo apenas por se dedicar a defesa da Presidenta Dilma ,mas a protestar e denunciar este preconceito velado e explicito a mulher .Preconceito este que se manifesta de forma agressiva e ofensiva a nossa Presidenta e sabe-se lá o porquê .Que razão os mesmos tem de relacionar a capacidade (fantastica) desta mulher ,com possiveis preferências pessoais.Lamentavel que tais comentarios encontrem canais de comunicação para propagar seus preconceitos .

    Ramiro

    Linha justa, Maria Lucia!
    Não se pode dar refresco para os criminosos na web. Também estou denunciando geral.
    Já tenho até telefone do setor do MPF para as denúncias. Mando o email e telefono para reforçar.
    É resistência popular ou vão querer ficar criando clima de crise o tempo todo.
    E assim, na informalidade, vamos criativamente montando um verdadeiro serviço de inteligência e contra-informação popular.
    Xá com a gente!

    Mário SF Alves

    Ô, Maria Lúcia. Daqui por diante valentia tem nome. Caráter tem nome. Convicção política tem nome. Respeito pela continuidade da construção do Brasil País de Todos tem nome. Conte comigo. Att. Mário.

    GEORGE

    Parabéns pela posição lúcida. As pessoas dizem que não entendem a direita raivosa. Eu entendo. Os argumentos estão acabando. Não há mais o que falar, então: ódio e preconceito.

Angela

A imprensa hegemônica venceu com a contrainformação – ao invés de estarmos discutindo os primeiros dias do governo Dilma, nossa candidata eleita depois de uma eleição trevosa , estamos a discutir a vida íntima da segunda presidência, travado com os mesmos principios de mônica serra, o próprio, do indio da costa e outros tenebrosos como FHC. Porque então não pautar a vida íntima de FHC?! Definitivamente a pauta do conservadorismo continua no pós eleições.

    Mário SF Alves

    Não, Ângela. Não é por aí não. Se nos utilizarmos das mesmas armas deles estaremos nos igualando a eles. E no momento mesmo em que nos igualarmos, vamos colher como resultado a possibilidade de não mais agirmos em direção a construção de uma nova civilização. Seria rifarmos de vez o que nos resta de utopia. Condição essa que, assim grosso modo, seria algo como entrar no barquinho preconceituoso e exclusivista deles e passar a remar a favor da maré, a raciocinar por clichês e chavões e a escrever mesmices, asneiras, negação e distorções da realidade, caluniando, difamando e semeando a discórdia com a naturalidade de quem beija um amigo querido.
    Em tempo: preocupa-me qualquer possibilidade de cerceamento à liberdade de expressão na internet.

Ben Dover

Adoro a Paula, o Tomas e o Oscar!

Fernando

Azenha, apagaram os comentários. Ou será que eles não aparecem só pra mim?

    Conceição Lemes

    Não apagamos, não, Fernando. Só não estao aparecendo pra vc. Tente abrir no Internet Explorer. Isso já aconteceu comigo. Abs

    Mário SF Alves

    Estive por lá. Use três navegadores e nada. Removeram mesmo!
    Notei que o tal blog do Estadão oferece links para uma enxurrada de outros blogs. A maioria, possivelmente, só de fachada e para repicar ideologicamente esse joguinho pra lá de sujo.
    O problema da blogosfera é esse: a exemplo das religiões vicia a gente em ópio. Só que ao contrário daquela, cuja substância é o avesso da realidade, este nos vicia na realidade. Santo Dio!

Beto Crispim – BH

Vamos deixar as baixarias para os baixos.

    Gerson Carneiro

    Não é bem assim.
    Acabei de assistir ao show do Artur Maia em uma praia aqui no Nordeste. O melhor baixista do Brasil.
    Dependendo do talento de quem os toca os baixos são fenomenais.
    Como diz um colega: "eu disconcordo".

    Abel Botelho

    mala!

    Gerson Carneiro

    Hahahahaha… eu sou é feliz.
    E tu hein, foi expulso do blogcidadania agora voltou todo mansinho.

    Abel Botelho

    eu, expulso? vc não viu meus comentários lá ontem? estava de férias. sorry!!

    Gerson Carneiro

    Antes. Ainda em dezembro quando o Eduardo Guimarães disse que seria a última vez que você comentaria naquele blog. Bem, você, mais do que eu, sabe ao que me refiro. Se quiser eu corto lá e colo aqui, mas não será preciso. Eu acho.

Aline

A direita vai quebrar a cara mais uma vez!
Fizeram uma intrigalhada ridícula com esse papo de pretensos ofuscamentos e outras ingerências nas privacidades alheias, mas para cima de quem tem a tarimba política de uma pessoa como a nossa Presidente Dilma Vana Rousseff? Para cima do Povo Brasileiro que a elegeu, na maior vibração positiva?
Quem é socialista, de esquerda, amou a festa da posse do primeiro ao último momento. Chorou e riu de emoção, viu todo o profundo significado político daqueles momentos.
Tudo nos pareceu lindo, perfeito, inteligente. Tudo fez sentido.
Quer coisa mais bonita que ver Dilma quebrar o protocolo e dirigir-se a nossa bandeira, portada por um soldado, enquanto ela passava a tropa em revista e respeitosamente, beijá-la? Pode ter coisa mais tocante do fundo da nossa alma do que o choro que ela prendia na garganta, quando em ambos os discursos prestou homenagem aos companheitos de luta que foram mortos pela ditadura?
E o nosso Lula e a nossa D. Marisa Letícia? Que sonho de pessoas! Que gente mais preciosa!
O Vice-Presidente Michel Temer e sua esposa, a Vice- Primeira Dama, Marcela Temer fizeram bonito: solícitos, serenos e discretos. Agora, beleza é beleza, tem que ser louvada e admirada!
Portanto, viva a Senhora Marcela Temer, ora pois, pois!
E tivemos direito de ver a alegria sem fim das bravas dezenove companheiras de prisão política da nossa Presidente! E tome de Presidente José Pepe Mujica e sua esposa, a Presidente do Senado Uruguaio, Senadora Lúcia Topolanky, Presidente Hugo Chávez, feliz da vida, ele que foi um cabo eleitoral de Dilma, primeira hora. E autoridades de 134 países honrando o nosso país com suas presenças!
Se a direita acha que vai armar barraco, não sabe com quem está lidando.
A Senhora Marcela Temer veio para somar inteligência e simpatia no apoio ao trabalho do Governo Federal.
Ouçam aqui a inteligente entrevista que concedeu na época da campanha:
http://www.youtube.com/watch?v=Er2_3H4WuIs
Essa armação da direita não colou mesmo! Perderam seu pobre tempo!

Marcia Costa

O que me assusta não é ver no seu site a expressão "mulher de". Isso é perfumaria e sei que não reflete seu profundo respeito pelas mulheres. Não será por uma expressão que este site vai deixar de ter a credibilidade que tem. Vamos, minha gente, poupar o Azenha deste desconforto e pensar no que o leitor do Estadão escreveu. isso sim, é desrespeitoso com qualquer pessoa, seja ela presidente(a) ou faxineiro (a). Nunca antes na história deste país, tão poucos guardam tanto ódio no coração. Esse sentimento somente se explica com muita terapia. Freud (ou Jung) neles!

    Flavio Lima

    Jung, com certeza!

Jose Luiz Ronconi

Depois de uma dona Marisa, é natural que uma gata como ela chame a atenção.

    mirtes

    Que falta de respeito.Você devia se envergonhar . Que especie de "homem" é você criticando uma mulher,seja ela a Marisa ou outra? O que o sr conhece dessa mulher? E a "gata" a quem vc se refere tambem merece todo respeito e certamente não é pro seu bico, pois o Temer deve ter qualidades por ela estar com ele. O que dá pra notar que você não tem.
    mirtes

Abel

Eu não acho que tenha sido exatamente pelo dinheiro (embora, muito provavelmente, o Temer deva ter um belo saldo bancário). Pode ter sido pela expectativa do poder. Simples assim. Melhor que dinheiro – se me entendem…

Ah, antes que me esqueça: além de ex-miss, a moça também é advogada ;)

O congênito e o adquirido
Francisco Bosco

Diz a anedota que o milionário de idade avançada está conversando com um amigo mais jovem. Conta a esse que sua nova namorada, de 20 e poucos anos, não para de lhe pedir presentes: roupas, joias, viagens, e acaba de pedir um carro. O jovem comenta: "Que namorada cara, hein?". Ao que o outro responde: "Rapaz, na minha idade, ou é cara ou é coroa…". As expressões e piadas sobre a relação entre dinheiro e amor são inúmeras. Convergem, em geral, para o sentido da expressão "dar o golpe do baú", em que a relação é taxada de ilegítima do ponto de vista do amor: casou-se por causa do dinheiro, e não por amor; mais precisamente, casou-se contra o amor, disposto a sacrificá-lo pelo luxo material.

A perspectiva de fundo desse juízo é pseudofilosófica; ela se apoia numa cadeia de oposições que estabelecem um fosso entre os supostos artifício (o dinheiro) e espontâneo (o amor), adquirido e congênito, no limite, falso e verdadeiro. Digo que essa série é pseudofilosófica porque ela reproduz, sem o saber, os termos do vocabulário filosófico, sem chegar, contudo, a questioná-los, sem chegar, portanto, à filosofia, cujo ponto de partida é a questão. E o que é a questão? A questão é o estado filosófico da pergunta. Uma pergunta encerra sempre uma afirmação, um modo de ver a priori. O trabalho filosófico começa por suspender esse a priori da pergunta. Quando uma pergunta perde seu chão, aí ela se metamorfoseia em questão. Daí que se pode detectar um espírito filosófico em sua atitude diante de uma pergunta: o filósofo não é aquele que responde à pergunta, mas que a questiona.

Pois bem, tentemos conduzir o problema ao nível da questão. O que se pode perceber é que a dissociação necessária entre dinheiro e amor não apenas se apoia na série de oposições descrita acima, como moraliza essa série, isto é, faz incidir sobre ela um nítido juízo de valor ao privilegiar um dos lados da cadeia. Assim, entre o congênito e o adquirido, nesse caso, fica-se com o congênito. O dinheiro, por ter sido adquirido, é um aspecto exterior ao sujeito, não lhe é constitutivo. E não se pode amar senão a "essência" da pessoa, já que o amor seria ele mesmo essencial, o que haveria de mais espontâneo em alguém. Esse juízo de fundo é assimilado não só pelo suposto aproveitador, o golpista do golpe do baú, mas também pela suposta vítima. Daí a figura clássica do milionário que se disfarça de pobre, que oculta sua riqueza por temer que os outros só vão gostar dele por causa de seu dinheiro. O milionário submete o outro a um teste, que consiste em que possa amá-lo independentemente de seu dinheiro, ou seja, "pelo que eu sou".

Mas, curiosamente, a expressão mais cínica desse juízo é a que mais se aproxima de desconstruí-lo. "Dinheiro compra até amor sincero." Pois, de certo modo, compra mesmo. Em primeiro lugar, deve-se observar que nenhum amor é, assim, tão sincero. A espontaneidade é um mito, e dos mais fracos. Para Freud, por exemplo, o sujeito só pode amar seja segundo uma determinação narcísica, seja segundo a reprodução de uma situação primitiva. No primeiro caso, apaixonamo-nos por nosso eu ideal: pela imagem que fazemos do outro e que corresponde ao que julgamos ou gostaríamos de ser. No outro caso, apaixonamo-nos por qualquer pessoa que substitua, para nós, o papel protetor da figura materna. O sujeito, assim, "tem originalmente dois objetos sexuais – ele próprio e a mulher que cuida dele", diz-nos Freud. A espontaneidade revela-se tão somente uma construção ignorada. Como diz a canção, "até uma coca-cola é mais pura do que a fórmula do amor".

    Daniel Campos

    Você deixou algumas mulheres que ainda acreditam nesta ilusão do "amor espontâneo e verdadeiro" bem irritadas ;)

duarte

Nunca abri uma folha sequer deste jornal na minha vida, apenas sei das bobagens e tolices desta escrotice impressa através de vcs e dos blogs. Nunca li e vi que nada nele foi essencial para minha vida já nos meus 50 anos . Tenho certeza que vou viver ainda mais e perceber que não preciso desta coisa para nada.Muito melhor do que lê estas tolices impressas é abrir um bom Monteiro Lobato, um bom Machado de Assis, vc sente nesta hora a grande diferença entre essência e bosta.

ed.lima

¨Coronel do Açucar,86anos,anuncia a família,que vai casar com uma gatona de 17 aninhos.Os filhos preocupados com a herança do velho vão conversar com o pai,afim de disuardí-lo daquela aventura.-Pai,fala o mais velho,isto é uma loucura que o Sr.tá fazendo!Esta moça,não te ama,pai,ela não gosta do senhor.-todos estão vendo isto,falou o mais jovem.-Pai ela não te ama!!pai ela não te gosta.O Velho,gritou do alto da sua experiência:Não quero saber se ela gosta de mim,o que quero saber é QUE EU GOSTO DELA ¨!!!Deixem o Vice VIVER.

Marcia

Não entendi, Azenha. Depois de uma posse emocionante, eleita uma presidente que lutou e sofreu nas mãos dos militares, que homenageou os que lutaram e tombaram ao seu lado, como nunca antes visto, parece que tudo se resume à "senhora" do vice-presidente. Vc se deu conta do espaço que está dando a esta (inócua) senhora? O que estou fazendo aqui? Depois de tudo o que passamos juntos nessa eleição! Nada como um rabo de saia fora de lugar para mostrar a futilidade humana. Faça-me o favor, estou decepcionada! Vou dar um tempo de ti.

Pedro

Que demagogia incrível… "esposa de" em vez de "mulher de"…. A partir de hoje, então, parem de falar "marido de"… fica muito possessivo… Façam-me o favor…
Nao é por nada não, mas isso sempre parte de onde? Da Esquerda… que coincidência!
Nem só de hipocrisia vive o homem, Esquerda…

malu

A inveja é uma m*

vania maria

Lindo foi o Lula descer a rampa de braços dado com Dilma e Marisa… o resto é resto!!!

viva o Brasil!!!
Viva o Lula!!!
Viva a Dilma!!!

    Edineuza

    EU TAMBEM ACHEI. NÃO CONSEGUIA ACREDITAR QUE ESTAVA VENDO AQUELA CENA. FOI LINDA

    Abel Botelho

    Eu não acredito é que ainda vamos ter que pagar férias para o Lula e família no Guarujá. Será que foi isso que ele foi cochichando com a Dilma na rampa?

Marcelo P

Mulher ou esposa? Significam a mesma coisa. Só que minha esposa, ou sua esposa, ou a esposa de… Ou seja, não gosto da palavra esposa. Luiz Eduardo Brandão, lá no primeiro comentário, diz bem sobre isso de que "de" não significa posse, como quis dizer Mariana.
Agora se vocês querem falar sobre a Marcela do Michel, liberdade serve pra isso. E cada um tem sua visão estética do belo (será que é assim mesmo???). Prefiro curtir outras belezas femininas.
E outra coisa: bobagem essa de ficar alimentando por dias a mulher novinha de um homem de 70. E daí? Já chega, né.

Pedro Ayres

O que parecia ter desaparecido com o fim do processo eleitoral e com os rescaldos irracionais de “racismo”e secessionismo, além do entrevero “feminazi”que pretendia criar um clima de luta interna entre os “blogueiros progressistas”, está de volta com muita força. Uma força tão intensa que nos remete a situações similares acontecidas na Europa oriental pós-URSS. É a “guerra ideológica” levadas às últimas consequências na tentativa de destruir a honra e a dignidade da Presidente Dilma e de um Governo que está apenas em seu início.
Dentre os inúmeros artifícios utilizados na guerra ideológica – que às vezes podem até chegar à violência física, um deles é comumente usado e tem produzido terríveis resultados contra a consciência humanista, democrática e política dos povos. É quando fazem com que essa consciência se volte contra quem a usa. Algo que lembra o que Joseph Heller, escritor estadunidense escreveu em seu livro “Catch 22”(“Ardil 22”), que pode ser apresentado da seguinte maneira:
“Só havia um ardil e este era o Ardil 22, que dizia que a preocupação com a própria segurança, em face de perigos reais e imediatos, era o processo de uma mente racional. Orr estava doido e podia ter baixa. Tudo o que ele tinha a fazer era pedir. Mas, assim que pedisse, não estaria mais doido e teria que voar em novas missões. Orr seria doido se voasse em novas missões e são se não o fizesse. Mas se estivesse são, teria que voar novamente em missões de combate. Se voasse, então estaria doido e não teria que fazê-lo. Mas, se ele não quisesse fazê-lo, então estaria são e teria que fazê-lo. “
O que está a acontecer agora aqui no Brasil, graças ao contínuo ataque à honra e à dignidade da Presidente Dilma Rousseff, tem todas as características desse “ardil”, pois, em nome de uma irrestrita liberdade de expressão cuidam de restringir a real e verdadeira liberdade de expressão, que é a liberdade de ação política, pois, segundo a lógica desse “ardil” criticá-lo ou desejar que tenham os limites definidos pela lei, é o mesmo que violar esse direito.
Assim, os opositores da Dilma sempre citando o pobre do Voltaire ( “posso não concordar com nenhuma das palavras que você disse, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”), que jamais abriu as páginas de seus escritos para quem discordasse dele, tentam fazer disso um direito individual, quando é um direito cívico-social e que se manifesta através de veículos e órgãos próprios para a defesa de tal ou qual idéia ou pensamento. Um “direito” que estão sempre a arguir como um inalienável direito seu, mas que recusam aos outros quando a crítica lhes é dirigida.
A liberdade de expressão não pode ser tão elástica que permita a um determinado cidadão o livre ataque à honra ou privacidade alheia, o que significaria violar o direito à preservação da honra e da dignidade pessoais. Uma coisa é a crítica política e a censura a tais ou quais práticas administrativas públicas, outra é assacar injúrias, calúnias e difamações pessoais como se fossem válidas e legítimas crítica políticas.
Hoje, pelo que se lê e se vê na mass media, quando as forças políticas representativas das elites e oligarquias nacionais perdem poder para segmentos políticos mais aproximados da base social do país, aí então há um sério risco à democracia, principalmente porque essas forças derrotadas não têm mais nenhum tipo de proposta para se antepor ao que foi vitorioso. Então, o melhor a ser feito é assegurar um combate permanente, sem tréguas e nem regras até que se restabeleça o poder dessas forças sociais e econômicas.
Esta lógica(sic) não vale quando as elites e oligarquias detêm o poder, pois, a invisibilização oposicionista popular e de esquerda é para elas, além de justa, uma prática corrente. Se essa oposição popular tem ou não capacidade de ação política e chances de chegar ao poder, isso é irrelevante e não faz parte das preocupações dessa peculiar lógica.
Uma lógica em que só da parte deles é que existem honras e dignidades pessoais a serem preservadas, bem ao contrário do que fazem com seus adversários. É, pois, com esta finalidade que há o recrudescimento da suja e sórdida campanha contra a Presidente Dilma Rousseff, num visível esforço para criar um quadro de crise e instabilidade.

    Mário SF Alves

    Em resumo: ainda não saímos da condição de Casa Grande & Senzala. É isso? Em resumo II: eles, os de sempre, os senhores feudais, estão a preservar o Brasil contra os brasileiros de modo a deixá-lo intocado para a sanha dos interesses corporativistas externos. É… só pode ser isso!
    É por essas e por outras que entendo que a expressão "verás que um filho teu não foge à luta" apenas começa a fazer sentido real é daqui para frente. Ainda que não obstante seu uso indevido/desgastante/inescrupuloso na campanha PIG-demo-tucana.

Francisco

Eu não esperaria outra coisa de um jornal que declarou apoio a José Serra.

Pedro

Contra a DILMA, LULA, PT… vale tudo, não há limites, escrúpulos.
É essa a regra que impera na chamada grande imprensa.

monge crédulo

Esse comentarista aí é um lixo. As vezes acho que fazem isto para serem xingados
de volta. Não vamos satisfazê-lo. A senhora temer é linda sem dúvida e, merece
todo nosso respeito. Já o temer…………………………..

Messias Macedo

Ley de Medios não é prioridade de [Paulo] Bernardo.
É o “medo da Globo II”?
Em http://www.conversaafiada.com.br – ínclito e impávido jornalista Paulo Henrique Amorim
DESENBUCHA MATUTO ‘BANANIENSE’!
… Foi uma tremenda decepção a nomeação do senhor Paulo Bernardo para o Ministério das Comunicações, mesmo porque Bernardo é um financista moderado, não entende e não tem histórico vinculado aos Meios de Comunicação! A escolha de Paulo Bernardo para o lugar que deveria ser ocupado pelo conspícuo, engajado e experto Franklin Martins tem cheiro e tapas nas costas do [abominável] compadrio…
Disse logo quando da indicação do ex-ministro do Planejamento, e reitero: com Paulo Bernardo não teremos a Ley dos Medios, e sim a 'Lei dos Medos'!…
Que país é este, siô?! O matuto 'bananiense' responde, "na lata"!: República de 'Nois' Bananas(!)

Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Marcellus

Mais do que esses comentários de salão de cabeleireiro, preocupante é o nível dos posts na rede conclamando pelo assassinato da presidente. Penso que se esteja passando muito a mão na cabeça desse povo como se fossem tadinhos inóquos, e nada é feito. A barbaridade contra os nordestinos fez água, nunca mais ouvi falar, e em ninguém que tenha respondido nos termos da lei àqueles comentários…

Às vezes contemporizar é negligenciar perigosamente… o trauma da censura não pode servir de justificativa para se afrouxar tudo a ponto de permitir que o Brasil vire a casa da Mãe Joana, onde se calunia, ofende, desmoraliza, incita ao ódio e tudo fica por isso mesmo. Se um energúmeno "filósofo" como Olavo de Carvalho vocifera a altos brados em podcasts dizendo que Lula não é homem, que lhe daria um soco na cara, que este país é um paisinho de merda, que a vida da presidente é só baixaria e por aí vai, o que dizer dos filhinhos de mamãe que tomam imbecis desse tipo como modelo? Há de se abrir o olho… isso não é "oposição" isso é outra coisa…

Marcellus

A beldade causou mesmo espécie… rs… muito linda a moça. Constrangedor é ver o recalque de mal-amadas(os) destilando mesquinharias e frustrações próprias a respeito. É por amor? É por dinheiro? Ora, às favas, isso só diz respeito aos dois, sorte do vice-presidente! Se a diferença de idade causou todo esse furor e celeuma, imagine se a setentona fosse a Dilma e seu marido tivesse 27 anos… não ía sobrar pedra sobre pedra no mundo de Caras!!! rs… parabéns pela esposa seu vice-presidente, tá tudo lindo, vamos é ver na política como o senhor e seu partido se comportam, que é o que interessa… (mulher, esposa… que besteirol essa patrulha, francamente…)

Jonas Silva

Tomáz Turbano ( tô masturbano)
Paula Tejano ( pau latejano)
Oscar Alho (os caralho)

Os caras só querem soar!!

O que importa, é que bem ou mau, o Temer e seu PMDB ajudou a nossa querida Dilma Rousseff chegar ao poder.

Luiz Reis

Putz, tá virando Revista Caras… e agora essa questão do "mulher de"… pessoal, vamos nos cuidar, porque senão ficamos que nem o povo da folha… Deus me livre! (isso é: se eu acreditasse…)

easonnascimento

Também não concordo com os comentários que tenham cunho machista, que deve ser combatido, mas acho também, que o prolongamento desse tema serve para desviar o foco do que ocorreu de importante naquela data. A posse de Dilma Roussef, no mais alto Cargo da república. Este é o foco.

Marcos

Gostei da iniciativa…jogar um comentário de uma alma-oca aqui, para ser destrinchado. Aprovo a idéia, mesmo que seja comentário oriundo de uma pessoa no estadão, e que possivelmente ainda creia na sobrevivência do Totó.

claudio

É machismo sim. E muito de despeito, também.
É impossível que um homem rico, maduro, poderoso, inteligente e esperto – coisas diferentes e acho que ele é as duas – não pode despertar amor numa jovem?
Que, por sinal, era maior de idade e formada quando eles se conheceram. E não ascendeu socialmente tanto assim por causa do casamento
E a baixaria da internet, é mais machismo e mais despeito.
E é por isso mesmo que isso tudo tem que ser criticado, denunciado e debatido.
Como diz o Samuel Rosa, se o país não for pra cada um, pode estar certo: não vai ser pra nenhum.
Abraços

Louise Rosemblatt

O que a direita quer, e parece que conseguiu, é transformar o dia 1º de janeiro no dia de Marcela Temer, fingindo que Dilma Roussef não existe. De quebra, ainda manda um alerta às mulheres: o que o Brasil quer é mulher-fantoche e bonitinha; mulheres no poder, a gente finge que não existem quando elas, com muito esforço, conseguirem chegar lá.

    Neuza

    Já vi comentario identico ao de Paula Trajano no TERRA, aliás por sinal, vários.

Cunha

Não seria de surpreender o que o Estadão deixa passar. Faz tempo,nos comentários dos leitores,não me lembrando qual assunto,apareceu um sujeito tão casca grossa que fez vários leitores mudarem o foco do assunto e reclamar do jornal e do sujeito. Tinha virado sala de bate-papo e briga e o assunto mesmo,foi esquecido. Era véspera de carnaval e eu,cutucando o jornal,escrevi que a redação já tinha liberado o supervisor de conteúdo ,que já deveria estar descendo para o litoral e não estava nem aí para a baixaria. Pelo visto,o supervisor deve ser do tipo "camisa marrom",do início do nazismo,que tinha a agressão como filosofia.

Franciscco Depaula

so umas perguntas : quando fhc teve relacionamento com a miriam dutra qual era a idade dela ? E dele ? quem se comporta com mais dignidade temer ou fhc ?

danilo araujo

Como disse a Folha: "Marcela não é Carla Bruni" (???)….

Ainda bem a mídia já escolheu a musa da presidência (coitada dela)… já pensaram se o Serra tivesse ganhado a eleição???

alex

aimeudeusdoicéu!!!!!
agora o padre vai ter que falar:
"eu vos declaro marido e esposa"
tudo bem ,vamos reformar logo. não tira pedaço mesmo.

    priscila presotto

    kkkkkk!

Maria Lucia

Liberdade de expressão tem um limite: a liberdade e a honra dos outros, os direitos de cada cidadão e cidadã. Um direito fundamental é o direito à honra pessoal e à dignidade. Se isso é negado, qualquer outro direito pode ser negado,como por exemplo o direito à vida. É o famoso ovo da serpente.
Blog é mídia, é público. O que vc comenta pode ser visto em todo o mundo e por todo mundo que tem acesso à internet.
Insinuar que uma cidadã que ninguém nem sequer conhece é vil e interesseira, que é mulher objeto, e um bando de ofensas e despropósitos, sem que ela tenha pelo menos o direito de se defender, paciência!
Ponha-se nos sapatos dos outros, como diz o velho ditado. A cidadã em questão tem sensibilidade, sentimentos, pai, mãe, filho, marido, amigos e colegas etc
Se vcs se derem ao trabalho de ver e ler a nojeira que está rolando com o nome dela na internet e na mídia , inclusive em vídeos, vai certamente mudar a sua opinião sobre liberdade de expressão irrestrita. E verá que já envolveram até o nome da nossa Presidente, de forma absurda e abjeta. Será que não era exatamente esse o objetivo?
Não podemos nos esquecer que a doença mental e emocional é um fato real, estatítico. E a inveja um fenômeno não menos real. E que a bigbrotherização intensa do país não está trazendo felicidade nem progresso a ninguém.
E fora disso, já não somos mais ingênuos. Sabemos muito bem que por trás disso tudo está o objetivo de desconstruir a imagem do governo e atingir a honra da nossa Presidente.
Não estou delirando não! Já encontei a prova cabal disso e já denunciei para o MPF, A PF e a ABIN.

    Paulo Silva

    De inteiro acordo, Maria Lucia..
    Já estamos bem avisados sobre do que se trata a Guerra de Quarta Geração. Nesse episódio, relativo ao uso e abuso da pessoa de uma cidadã brasileira, a Senhora Marcela Temer, essa Guerra já deixa entrever claramente suas táticas de novo.
    Atua fortemente no emocional da população apelando para as emoções e os sentimentos mais reprimidos e por isso mesmo, fortes e irracionais. Apelam para a inveja, a competição fútil, os preconceitos de todo tipo, a ignorância, os ódios e medos políticos etc
    É um roda, roda em torno de invasões na privacidade alheia, investidas contra a honra e o bom nome, carradas de preconceitos, inequívocas exibições de inveja, cobiça e ambições etc
    Mas o importante mesmo para os cultores dessa Guerra é chegar ao verdadeiro objetivo. Um objetivo que já começa a emergir do lodaçal: atingir a honra da Presidente Dilma Rousseff e do seu governo, desestabilizar o governo, criando um processo de permanente crise.
    E em comentários nos sites dos jornalões, no Twitter e em vídeos lá está o "vamos repetir cem vezes uma calúnia ( mentira) até que ela ganhe contornos de uma verdade", a célebre máxima do Ministro do Povo e da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels.
    Chegou a hora do povo brasileiro cerrar fileiras para defender a honra da Presidente da República, para impedir que desconstruam e aviltem a sua honra pessoal.
    Você está no caminho correto. Vamos mesmo recorrer insistentemente ao Ministério Público, à Polícia Federal, à ABIN, ao Ministério da Justiça. Que entrem em campo para valer, descobrindo quem é e onde está a Serpente e que forças a alimentam e treinam.

    Pietro Guerriero

    Da. M. Lucia, a sra esta' equivocada quando diz que o direito 'a honra tem precedencia sobre a vida. Quer dizer, a pessoa com a honra ofendida pode matar? Esse e' o seu argumento, infelizmente.
    A Da. Marcela Temer e qualquer outra pessoa publica esta' sujeita a esse tipo de manifestacao. 'As vezes ate' da parte de outra pessoa publica (vide Marta x Kassab).
    A questao e' que elas podem debitar esses insultos 'a pessoa publica e vivem em paz suas vidas particulares.

Carla Bergamo

Bom, cada um faz o que acha justo. O importante é não machucar ninguém. Agora, muita hipocrisia nessas horas. Eu penso que poderia ter uma filha de 19 anos namorando um cara de 62… foi o que aconteceu com os dois. Eu não gostaria, mas quem sou eu? Acho que o mesmo aconteceu com Charlie Chaplin e Pablo Picasso. Será que o Temer tem o mesmo fascinio dos dois artistas de fama e talento enormes?

João da Costa

Caro Azenha,

Infelizmente, a baixaria do Estadão em divulgar a sujeira do comentário relativo ao casal Temer, mais particularmente à esposa do Vice-Presidente, está dando espaço no nosso Viomundo a se crer que é comum comentar artigos daquele jornal do Pig. Ledo engano! O jornal dos Mesquitas, a exemplo do Globo e da Falha de S. Paulo, apenas abre espaço para comentários quando é conveniente aos interesses que representa. É o que o PiG denomina ‘liberdade de expressão’…

Abraços do,

João da Costa

    José Ruiz

    Aliás, estão fazendo isso na maior "cara de pau": eles classificam os comentários como favoráveis ou não, independente do nível, e bloqueiam os que não são favoráveis. Você pode xingar a mãe daqueles que a FSP considera adversários, mas não pode criticar – ainda que cercado dos melhores argumentos – os queridinhos da FSP. Quem lê a Pholha tem a impressão de que o pensamento expresso ali é hegemônico… fizeram isso quando perceberam que a maioria não pensa igual a eles…

O_Brasileiro

Feliz e o pais cuja maior preocupacao e a sexualidade e a vida particular dos politicos!
E assim… Quando tudo vai bem…

Marinho

A Paula Tejando assim como o Oscar Alho já deu as caras até no futebol da Globo, mas pelo comentário vê-se logo que é um completo bocó.

Evaristo

O baixo nível representa bem os donos do Estadão, editores e jornalistas que trabalham nesse periódico. Basta ver a cobertura tendenciosa do governo federal.

Eduardo Zani

Mas eh isso que da ler comentarios, de colonistas de Estadao. Vc queria o que? Um debate alto nivel como do FB? Ah gente perai. Tenha paciencia. Quer nivel? Entre no viomundo, no conversaafiada, no blog do dirceu, no carta maior, no CMI, e alguns outros novos que estao surgindo por ai. Parem de ser sadomasoquistas. E parem de dar views pra esses vermes da midia main stream. Sabe pq? Pq view = $$$, no minimo. Vamos "extirpar essa gente" pelo bolso.

    angela

    Quem ainda lê o Estadão??? Pois é, então aguenta…a Dra. Marcela Temer é advogada e se
    quis casar-se com o Dr. Michel Temer, foi por escolha….e cá entre nós, ela é muito bonita e
    já a ouvi falando….é bem articulada….inveja é danado!!!!

Robson Porto

Repito o que já li aqui mesmo no Blog… O Estadão alguma vez permitiu que se achincalhasse Abílio Dinis pelo fato dele ter casado com uma mulher lindíssima e 40 anos mais nova? É claro que não…

É um jornaleco ordinário que sequer prima pela coerência interna. Mas que acaba, indiretamente, comprometendo até grandes aliados como Abílio Dinis; um mega-milionário, que hoje, mais parece um Dorian Gray em tempo real, mas que, como qualquer cidadão, tem pleno direito de se casar com quem bem entender.

João

O que esperar de um "jornal" que declarou apoio ao Zé Bolinha de Papel????

van

Falta de noção: maior patrimônio nacional!
Ontem tive 3 comentários censurados. Comentários absolutamente politicamente corretos. Caramba, acho que estou ficando meio depressiva.

    Conceição Lemes

    Van, às vezes comentários não chegam. abs

Gerson Carneiro

Esse negócio de "mulher de" ou "esposa" é pura bestage. Aliás, baiano não tem muié, baiano tem é nêga. "Minha nêga". Ponto.

Agora discutir o assunto "diferença de idade" não acho uma questão de inveja, como estão dizendo. Acho que caiu aqui no caldeirão a gente mexe sim. Caiu aqui a gente discute. O que não pode é descambar para a baixaria, para o desrespeito, igual ao acontecido no referido jornal.

Na Bahia há um caso emblemático, na região de Ilhéus, fala-se de um senhor de 86 anos, fazendeiro de cacau, que casou com uma garota de 16. Detalhe: o danado namorava a menina desde quando ela tinha 12 anos de idade. Então devo ser coerente. Não posso concordar com um troço desse. Daí a questão pra mim torna-se semelhante à questão referente ao roubo de um real e o roubo de um milhão. Não posso aceitar um e condenar o outro.

    Teresa Duque Estarda

    Mas peraí Gerson, um homem de 82 que namora uma menina de 12 anos é caso de pedofilia! se ela fosse maior de idade, ok, também não tenho nada contra, cada um faz oq ue quer com a sua vida, mas uma criança de 12 anos não tem nunhuma maturidade, nem emocional e nem sexual. Esse fazendeiro devia estar preso, mesmo tendo casado com ela.

    Gerson Carneiro

    É o que eu também acho. Daí eu não tolero, nem 8 nem 80.

Fernando José

Caro,
Penso que independente do que levou os dois a se unirem, temos mais é que ter respeito. Afinal trata-se da esposa do vice-presidente da República, e ele, o Michel Temer, a apresenta ao mundo político e toda a sociedade como tal. A tal da diferença de idade é uma questão que diz respeito somente aos dois.
Ela tem muita beleza e ele poder, o que são dois componentes que causam inveja a muita gente. Talvez daí venham os espantos e as indignações. Ora!
1 abraço,

José Ruiz

Talvez o Estadão tome alguma atitude em relação aos comentários (de baixo nível) em função da reação, jamais por princípios. Qual a diferença desses comentários para aqueles que fustigavam o Lula ou a Dilma? Aliás, mais do que comentários, o Estadão publicou matérias mentirosas, tendenciosas, algumas – na minha opinião – obscenas. Idem a FSP. O que esperar de quem publica uma matéria como a que acusou o Lula de estuprar um colega de cela??? O que está podre não fede menos porque foi ornamentado e nem mais porque foi exposto nu e cru.

El Cid

… no livro do Zuenir Ventura chamado Mal Secreto, ele define a inveja de forma maravilhosa: ele escreve que CIÚME é não querer perder o que se tem, a COBIÇA é querer o que o outro tem, e a INVEJA é não querer que o outro tenha…

buddy

experimentem fazer os mesmos comentários no próprio estadão,veja, zh e folha de são paulo trocando a marcela por qualquer nome dos demotucanos.estes quatro vendilhões e golpistas censuram direto qualquer critica aos seus protegidos(sócios) por mais leve que ela seja.eles aumentam,inventam e mentem sempre contra lula,dilma e o pt. para não serem desmascarados e prevalecer a sua tese,não permitem contestações.essa é a "liberdade de empresa" que eles defendem.

Antonio Silva

Todos os veículos do PIGão deveriam ser extintos .
Hoje ouvindo as barbaridas expelidas pela CBN (Rádio que troca notícia) tive uma crise de vômitos que quase me provoca a ida ao gastro da família .
E a comunicação do PT continua navegando na maionese .
Cadê os dirigentes Petistas (Parlamentares e executivos do Governo Dilma/Lula ) ? .

Ô GALERA, UM RECADO :
DILMA NÃO É LULA !

Dulce

Isso só prova que o "estadinho" é daquele jornal que se publica com "matérias" de banheiros adolescentes, de colégios masculinos. É DE VOMITAR…

E ainda tem leitor que se acha "gente grande" comprando, assinando e lendo este pasquim de MERDA!

Carlos Mundim

Prezado Azenha,

Infelizmente o seu blog esta parecendo o blog do pessoal da veja.

No passado enviei comentarios e os mesmos nunca foram publicados e gostaria de saber qual a razao deste policiamento ou melhor dizendo censura, pois sendo da esquerda democratica estou tendo muita tristeza em ver que blogs que se consideram progressistas acabam por tornarem-se espelho do que tando criticamos do outro lado do espectro politico brasileiro.

Por favor nao deixe o seu blog ser uma versao esquerdista do blog do pessoal da veja, a liberdade de expressao e pedra fundamental da verdadeira democracia e como membro da imprensa progressista voce deveria ser o primeiro a incentivar tal pratica em seu blog. Por favor entenda que nao estou pedindo para liberar a baixaria que infelizmente nunca deixara de existir, mas comentarios que representem a pluraridade do pensamento do povo brasileiro.

Sds.

Carlos Mundim
Phuket, Tailandia

    Aline C Pavia

    Carlos, eu entro num blog ou site de notícias para ter informação.
    Se eu quisesse ler baixarias, as procuraria em outro lugar.
    Penso que o livre debate de ideias da democracia deve manter um nível mínimo de civilidade e opiniões que prestem.
    Se eu entrar no PHA, Azenha, Nassif, Escrevinhador e Cloaca e começar a ler comentários com palavrões ou baixarias, como o da nossa "amiga" "Paula Tejando" no Estadão, não entro no site mais. Não tenho tempo a perder com esse tipo de baixo nível.
    A pluralidade do pensamento do povo brasileiro, no meu entender, deve estar desprovido de preconceitos, baixarias, grosserias, vulgaridades, baixo calão e ofensas gratuitas.
    É um blog político progressista ou é um buteco de beira de estrada?

    Carlos Mundim

    Prezada Aline, infelizmente parece que voce nao entendeu bem o meu post, mas tentarei sintetizar o meu pensamento com uma frase do Tommy Smothers que diz que a unica censura de ideias valida e o direito de uma pessoa nao querer ouvir, ou neste caso ler.

    Por mais de 25 anos convivi e trabalhei em sociedades autoritarias na Africa e Asia, e nestes paises argumentos muito parecidos com os seus foram, e em alguns paises ainda hoje sao, usados para manter dissidentes trancados em cadeia e a democracia e liberdade apenas um sonho distante. Nos brasileiros devemos ser gratos por todas as reclamacoes e baixarias que ouvimos falar do nosso governo, porque elas significam que temos liberdade de expressão.

    O fato e que a censura seja ela qual for sempre derrota os seus proprios fins e reflete a falta de confianca de uma sociedade em si. A censura de ideias e uma caracteristica de regime autoritarios que deve ser sempre combatida pelos reais democratas ou se preferir, progressistas. Agora como dizia Voltaire, nos temos o direito natural de fazer uso de nossas canetas assim como da nossa língua na nossa propia conta e risco.

    Abs

    augustinho

    Negativo, carlos.
    reclamaçoes é uma coisa. Combate uni$$ono e total dos poderosos que movem o PIG é outra.
    Eu nao sou grato pela existencia do PIG tal como ele é. Queria que nao fosse P.I.G. assim.
    Eutilizarei as armas que tenho para, somado aos outros inconformados, derrotar a grande midia, enquanto algum liquido me correr nas veias. mesmo porque eu conheço as que ela tem apontadas contra mim.

    Aline Nogueira

    Carlos
    Fazer críticas ao governo é uma coisa. Cometer crimes contra a honra de Presidentes da República ou de qualquer cidadão ou cidadã é CRIME, com penas previstas em Lei, como vc bem sabe.
    Quem quiser ter irrestrita liberdade de expressão contrate um terapeuta para ouví-lo, em privacidade. Aí poderá expressar as suas suspeitas, opiniões, xingar, etc
    Agora, vir para a internet fazer bullying, praticar assédio moral ou os crimes de injúria, calúnia e difamação é ilegal. E portanto, inadmissível. Os cidadãos e cidadãs têm direito as suas honras e privacidades.
    Então esse é o limite: o que é ilegal. É inimaginável uma convivência humana à margem da Lei. Seria a barbárie, a lei do mais forte, a pura opressão. Cruz credo!

    Mário SF Alves

    Mundin,
    Maria Lúcia disse bem. O que estamos vivenciando no Brasil é bem diferente do que estávamos acostumados. A campanha pela presidência da república foi a mais sórdida da história da Nova República. O candidato da oposição, tendo como aliado principal o Demo, atuou como verdadeiro neocon. E, para não perder o hábito, transplantou e estimulou a retórica do Tea Party. Logo ele, cujo passado era tido como politicamente respeitável. Sei que seria ingenuidade procurar coerências e escrúpulos em disputas como essas. Mas faltou espírito cívico. Dividiu-se a população. E é claro que tal divisão foi produto da realidade que quando não impede de se fortalecer, fragiliza consciências. E não é à-toa que a todo o momento se engendram centenas de almas piamente crentes em milagres e demais milongas do gênero. Fato este não exclusivo do Brasil, e já muito comum em terras do hemisfério norte.

    dukrai

    companheiro, o que a gente mais pede é pra ver se aparece alguém com um discurso de direita que dê pra dialogar e contrapor, mas não tem jeito, só aparece troll, então com toda a delicadeza a gente mói o desinfeliz.
    o Viomundo já foi chamado até de blog anti-tucano pelo Rudá Ricci, mas é só progressista, de esquerda e democrático, o que significa que já tive também comentário censurado, absolutamente sem razão, naturalmente rs

Luzanira de Sousa

Azenha, esse tipo de comentário só poderia vir de um jornaleco, pois os verdadeiros jornalistas desse país, pessoas sérias como você e outros, nunca iriam fazer nenhum comentário maldoso. O importante não é o que pesam do casal, mas sim a relação entre eles, pois a idade não mede os sentimentos. Sinto que a inveja de algumas pessoas por verem uma mulher tão bonita, jovem, ao lado de um senhor tão distinto, incomoda. Caro, ou cara vá a luta e busque um amor para você.

Laerte Ferraz

Gente, ninguem notou o "nome" da comentarista? Pau latejando!!!!

    El Cid

    … e temos que conviver com essas babaquices, Laerte !!

    Elton

    Esse "nick" da Paula Tejando faz (Ou fazia…) parte da comunidade do Prof. Hariovaldo, me pediu pra adicionar como "amigo', eu hein?

edv

Com relação ao Estad_ahn?
Ora, o Estad_ahn…

edv

Conheço um casal em que ele é velho (>65),, gordo e manco, além de lembrar o Shrek, estar falido há vários anos e ter 3 filhos. Ela, uma bela médica de seus 30 e poucos! Querem mais?
Como na relação do parlamentar de 62 ou 63 com uma miss de 18 ou 19, o máximo que posso afirmar é que isto chama a atenção. E notar que dá inveja a uns e despeito sarcástico a outros, seja por que razões for.
Estatísticamente a coisa não costuma funcionar, mas isto é um problema eminentemente dos envolvidos.
Quanto à "minha mulher" indicar posse, isto é preciosismo simiar ao complexo de vira-latas, já que "meu pai" (ou "minha mãe") não indica posse alguma, mera relação, sujeita à ser compartilhada por múltiplos irmãos.
Autorespeito é mais importante do que choramingar respeito desnecessariamente.

    Elton

    Concordo, principalmente no que você diz sobre "minha mulher" e considerar babaquice, excesso de "políticamente correto", como no caso do anão só poder ser denominado "verticalmente prejudicado" ou coisas do gênero. Quem implantou esses "cuidados" no Brasil foi a "Era FHC", lembram-se? Mais uma cópia da cultura estadunidense.

Baixada Carioca

Inveja; Ciúme; Falta de caráter e de conteúdo. A mulher é linda e o Temer tem é que curtir a sua linda parceira e ela a ele e deixar que os invejosos se destruam por sua principal arma: a inveja.

Hudson Luiz

Pra um jornal que clamou pelo golpe de 64 e antes, em 1932, participou da tentativa de golpe paulista e que sempre foi porta-voz do que há de mais conservador na sociedade tupiniquim, permitir comentários como os que estão aí em cima é café pequeno… Salve Serra!!!

Luiz Fortaleza

É o velho preconceito machista, latino americano… isso na Europa é algo civilizado, normal. O brasileiro tem um jeito debochado de ser mesmo, piadeiro, mas chega ao cúmulo da falta de respeito com o ser humano que ele nem o conhece direito. E daí? Se ela casou com ele por interesse ou não, não é da nossa conta. Não temos nada a ver com a vida privada dele. Só eles sabem se são felizes ou não. Cada um que olhe pro próprio rabo sujo, me desculpe a expressão.

Antonio Soares

Neste início de ano fiz um esforço e naveguei pelos blogs e "órgãos da grande imprensa (PiG)" abjetos. Constatei o óbvio: continuam abjetos. Não vale um centavo furado perder tempo com esses seres abjetos. Sem mais comentários.

FACA

Azenha, acho que as coisa são exatamente como se apresentam, o que as deturpam são a impresão que tenhamos sobre elas, dai essas diversas opiniões a respeito, pois cada cabeça uma sentença, mais uma coisa é certa, o homem de bem jamais vai deturpar fatos ou pre censurar, quem assim procede , transparece a todos a pobreza de carater que possui.

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Azenha, e a tal Paula Tejando, sao pessoas que mandam comentarios e participam de programas so para zoar.Tem tambem o Oscar Alho e outros.E o tal do perfil falso, que , alias, agora foi proibido na California, EUA. Quanto a questao em si, bem , trata-se de um assunto privado do Temer e da esposa dele.Evidentemente, quando se e uma pessoa publica, a coisa ganha outra dimensao.Quanto a liberacao de comentarios, bem, tem empresas que dizem que fazem moderacao , mas so fazem quando e da conveniencia delas.Certamente, a unica forma de acabar com isso e entrar um monte de processos contra esses caras que fazem comentarios racistas, preconceituosos, sexistas, etc.A internet, como ja sabemos a um bom tempo, tem coisas maravilhosas e coisas hediondas.Algum controle tera de ser feito.

    Carlos Mundim

    Claudio, controle e igual censura e esta e a arma dos que nao tem argumentos e seja qual for o tipo de controle/censura ela deve ser sempre combatida.

    O controle que devemos ter e o de uma justica verdadeira, agil e igual para todos os cidadoes. E preciso regulamentacao sim mas nao controle/censura.

    O que me incomoda em vez das piadas da mulher do Temer e termos gramaticais e ler sobre Twits de jovens pregando o assasinato da Presidenta Dilma Roussef. Nos Estados Unidos estas pessoas ja estariam presas mas aqui no Brasil nao vai dar em nada, assim como nao dara o caso Daniel Dantas e tantos outros escandalos envolvendo a chamada elite economica deste pais.

    Cada um deve escrever o que queira mas deve ser igualmente responsavel pelas consequencias de suas palavras mas como disse, infelizmente, ainda nao temos uma justica a altura para que isto aconteca no Brasil.

    augustinho

    DIscordo de seu primeiro paragrafo, integralmente. O estado da questão é outro, defina os conceitos primeiro, depois vamos ao debate

Carlos Mundim

Prezado Azenha,

Deixando a gramatica de lado, eu realmente nao consigo entender tanta discussao que leva para o nada. Se o amor e Real($) ou verdadeiro isto somente interessa as partes envolvidas, mas se o amor Real($) for custeado com o dinheiro do contribuinte atraves das tao famosas emendas ao orcamento, ajudas de empreiteiros e empresarios amigos e outros tipos de corrupcao que estamos tao cansados de ver no Brasil, ai sim deveremos ficar extremamente preocupados. Infelizmente o nosso VP nao tem tao boa fama com o seu historico ou a simpatia popular do seu lado vindo do partido de que ele vem.

Em relacao as piadas sobre a diferenca de idade e da beleza x feiura do casal, este bom humor e tendencia de fazer piadas de tudo e de todos faz parte da cultura do povo brasileiro e eh uma das razoes do mundo adorar o nosso povo. Errado sera deixar os auto-proclamados politicamente corretos de direita, esquerda ou centro, os mestres da lingua e pseudos intelectuais policiar e calar discussoes em blogs por causa de comentarios que nao sejam do seus agrados.

Nunca ri tanto com as piadas e comentarios nos blogs da Folha e independente da matiz politica dos internautas ficou estampado o bom humor do nosso povo brasileiro. Infelizmente muitos nao sabem diferenciar uma boa piada de baixaria e esta vai sempre existir em todos as camadas da nossa sociedade.

Abs e Feliz 2011

    Maria Lucia

    O problema é um pouco mais complicado.
    De início vc nem entende porque um assunto tão banal está repetido em tantos blogs e jornais. Mas aí vc se depara com uma súbita ofensa à Presidente totalmente descabida. E mata a charada na hora.
    Todo esse bafafá é para atingir o sempre mesmo objetivo: desgastar a imagem da Presidente.
    Sempre de forma "aparentemente" louca e descabida.
    A direita está ficando meio burrinha.

    Mário SF Alves

    Mundin,
    Maria Lúcia disse bem. O que estamos vivenciando no Brasil é bem diferente do que estávamos acostumados. A campanha pela presidência da república foi a mais sórdida da história da Nova República. O candidato da oposição, tendo como aliado principal o Demo, atuou como verdadeiro neocon. E, para não perder o hábito, transplantou e estimulou a retórica do Tea Party. Logo ele, cujo passado era tido como politicamente respeitável. Sei que seria ingenuidade procurar coerências e escrúpulos em disputas como essas. Mas faltou espírito cívico. Dividiu-se a população. E é claro que tal divisão foi produto da realidade que quando não impede de se fortalecer, fragiliza consciências. E não é à-toa que a todo o momento se engendram centenas de almas piamente crentes em milagres e demais milongas do gênero. Fato este não exclusivo do Brasil, e já muito comum em terras do hemisfério norte.
    Enfim, é, de longe, isso que, acrescido do que tem sido sinalizado na mídia, o que tanto nos preocupa. Inexperiência? Talvez!
    Att.. Mário.

Jairo_Beraldo

E pensar que tive um comentario censurado aqui, por dizer o nome do escolhido do Zezão para proteger Daniel Dantas das investidas da PF e falar que o Zezão faz até recital de piano no meio dantesco dos milhões de advogados dantistas.

    Conceição Lemes

    Jairo, vc insisti num comentário que eu já disse que não chegou aqui. Ou vc confia ou não na gente. Agora, há formas e formas de se fazer críticas. saudações.

    Jairo_Beraldo

    Tudo bem,Conceição….vamos esquecer este assunto.

Marcelo Pereira

Outra coisa: gostaria de ver a reação da sociedade se uma mulher de 70 anos mostrasse ao povo o seu marido de 27 anos.

Temer, velho, pode ter uma esposa jovem, já que homem não é considerado objeto e portanto não tem prazo de validade. Para a sociedade, Temer, sendo sujeito, "tem o direito de ser feliz".

Mas uma mulher, objeto, com prazo de validade, em nossa sociedade machista, não tem o direito de ser feliz em idade elevada. Certamente os mesmos que aplaudem Temer, iriam apedrejar a setentona casada com um jovem.

Triste retrato de nossa sociedade machista e altamente excludente.

O semblante tristonho de Marcela mostra como é triste ser objeto na sociedade machista em que vivemos. Curiosamente no dia da posse da primeira mulher no mais alto cargo executivo, pensávamos que o machismo tinha acabado, para ele surgir resplandecente na mesma cer1mônia de posse.

    Seger

    É por aí que vai a conversa.

    Sergio

    Oi, Marcelo. Acho que você está assumindo uma sociedade mais perversa do que provavelmente é. A Marcela é bem mais nova, mas mesmo assim maior de idade, livre e responsável pelos seus atos. Pode sair do casamento a qualquer momento em que lhe apeteça fazer isso. E já vi mulheres, por exemplo a Elba Ramalho com mais de 60 anos, mostrarem na TV namorados décadas mais jovens, e não foram apedrejadas por isso.

    Marola1

    Edith Piaf e Theo Sarapo viveram um grande amor, a despeito da imprensa ficar remoendo incessantemente sobre a diferença de idade entre êles.

Julio Silveira

Prezado Azenha, não escrevi até agora qualquer qualquer palavra sobre esse tema por achar que este é um blog de conteúdo.
Acredito que discutir a idade na relação, de quem quer que seja, deva ser algo individual. Se as pessoas julgam ter o direito de escrever sobre esse assunto em relação as figuras publicas, acho que ficaria mais apropriado criar um espaço especial para fofocas. Aí, aqueles que buscam informações mais sérias não estariam obrigadas a assunto tão inutil quanto futil. Desculpe.

Marcelo Pereira

Vivemos num mundo sem amor. Normal que se formem casais sem amor.

Parece que eu fui a única pessoa que viu tristeza nos olhos de Marcela Temer. Ela jogou fora a melhor fase de sua vida para viver, em troca de conforto e muito dinheiro, como uma senhora de 70 anos no meio de pessoas dessa idade. A juventude que ela pulou vai fazer falta no futuro.

Infelizmente, nossa sociedade vê os casais da mesma forma que vê os circos dos horrores: se esquecem dos dramas que estão por trás dos obejtos de admiração.

A maioria das pessoas não sabe o que é amor, hoje um nome sem significado que todos acham lindo citar. Mas poucos são os casais que realmente se amam: dá para contar nos dedos.

    rodrigo.aft

    Taí! uma boa análise!

    tbém não gosto de fazer análise sob a ótica o politicamente correto.
    eu gosto de educação, cortesia, igualdade, humor, curiosidade, sinceridade, enfim, uma conversa aberta e construtiva.
    não precisa de regras complicadas para ter e receber respeito: trate os outros como gostaria de ser tratado. Pratique empatia. Simples assim!

    é um porre! pessoas discutindo sobre fatos aprendidos…. o meu truque é mais correto q o seu…
    q aporrinhação ouvir politicamente corretos, principalmente os q "compraram" uma nova filosofia recentemente, como crianças com brinquedo novo, xiitas fundamentalistas numa discussão q poderia enriquer sobremaneira as duas partes, mas não… Parecem aquelas pessoas q decoram trechos da bíblia e querem ensinar fé… ridículo! não suportam 15 minutos de discussão profunda sobre fé e ou filosofia versus conduta pessoal.

    a análise precisa ser feita pelo q está atrás do cenário. O q as pessoas mostram ao outros, como vc menciona, é só a superfície de uma poça d'água, q pode ser rasa ou funda, pois a superfiície não mostra pronfundiade, e pela nossa sede de consumir imediatismos, não aprofundamos nossa visão do "eu" nem do "próximo".

    tbém percebo mtos casais, juntos por circunstância, acomodação, conveniência, na verdade, isolados sob um olhar mais atento… mas como dizia o velho "deitado" (rsrs), "o homem (e a mulher, lógico, antes q a patrulha venha pra cima) colhe o q planta" e "qdo um não quer, dois não fazem".

    e tem outra! se estou a fim de fazer uma piadinha, eventualmente politicamente incorreta, eu faço!
    para mim, a piada morre na piada, sem conotações outras ou repetições exaustivas sobre a mesma coisa, como os chatos fazem.

    outra vantagem de perceber as pessoas com uma visão mais ampla do elas se apresentam a vc é q qdo começa esse papo de politicamente correto vc desmonta essa conversa mole ao mostrar à propria pessoa como ela é incoerente entre o q prega e como age e pensa intimamente (como diz a música "Quatro Vezes Você" do Capital Inicial)

    antes eu fazia isso de monte; hoje, às vezes, dou uma de bobo e deixo pra lá se vejo q uma crítica mais contundente, mas sempre procurando ser CONSTRUTIVA, não crítica gratuita, não ajuda a pessoa a olhar o mundo de uma perspectiva mais ampla…. melhor dizendo, se a pessoa acha q não tem mais nada para aprender.

    voltando ao tema deste post, eu perguntaria aos pombinhos (27 e 70 anos… rsrs): vcs são felizes assim? são?
    ótimo!
    quem sou eu para dizer q vcs estão errados… (eles sabem o q é bom pra eles, pagam o preço e não querem saber de outros pontos de vista, ou…. têm plana consciencia dos seus atos, o q acho difícil).

    se a resposta fosse não, a conversa seria outra, lógico, e eu tentaria ajudar no q fosse possivel, seja esse casal ou outro da periferia ou de classe média. Agiria igualmente com qquer um deles, como com qquer outra pessoa.

Julio Sosa

Discuitir essa questão com tanta coisa importante acontecendo??? Por favor!!!!! O que importa isso???? E se ela está com ele por dinheiro, de quem é o problema??? E se tem que usar não sei o que..de quem é o problema??? Isso é politico?? Interfere em algo???? Me parece inveja tanto feminina da beleza da moça, quanto masculina e vocês sabem o motivo….

dukrai

a Ana Maria Brega estava reclamando em causa própria na gLobo porque só idoso pode andar com jovens moçoilas. se falam assim do Temer, se fosse uma senhora de 70 anos com um rapaz de 27 não servia nem pra "gerente" de boate, segundo essas afiadas línguas vigiadeiras da vida alheia.

    desinformacaonao

    Acho que o problema todo está no fato de as pessoas se preocuparem demais com a vida alheia.

    Alguém que comenta aqui ou em qualquer outro lugar conhece a moça em questão? Sabe dos interesses dela? Alguém aqui acha realmente impossível uma jovem gostar de um homem de mais idade? Porque tem que ser sempre dinheiro?! Eu conheço um caso assim, e posso garantir que é perfeitamente possível.

    Quem jura o contrário está é recheado de preconceito ou de inveja…ou ambos!

ma.rosa

explicaçoes a parte, nao se justificam, tantos comentarios absurdos, discriminatorios,homofobicos, maxistas, etc, etc… a Blogosfera e ilimitada, sabemos, mas a educaçao nao. ou vc. e educado e respeita os limites da boa e civilizada convivencia humana ou vamos continuar lendo todas estas mer….que escrevem por ai. lamentaqvel!!!!!

ana

De novo !!!!!!!
Há 4 dias o foco aqui e no PIG é a importância da beleza da mulher ou esposa do Temer…
Enquanto isso…
Alckimim vai rever os contratos do Serra. Revanche!

@faltorpan

Que o "inconfessável" vaza na comunicação, vaza, e desde Freud ninguém mais tem o direito de se surpreender com isso. Mas não consigo, a partir daí, achar que os partidários do "politicamente correto" sejam outra coisa senão os eternos defensores da hipocrisia religiosa, que torna a tudo e a todos reféns dos "pecados" definidos pelos "iluminados" (nos dias de hoje, laicos ou não). Só em cabeça de americanos hipócritas mesmo (ou dos macaquitos brasilianos que copiam tudo, desde que se livrem da pecha de serem latinos subdesenvolvidos) para criar algo tão imbecil como esse policiamento fascista dos "politicamente corretos". Em português, é "mulher de" mesmo, sempre foi e não indica posse nos dias de hoje. Na arqueologia do termo, indicava, de fato. Mas hoje não indica mais. Ponto, bando de caga-regras! E, se ela se casou com ele por puro instinto "bitch", ele não parece ter sido forçado a aceitar, nem tem dado demonstrações de ser ingênuo a ponto de não cooptar o jogo. Desde que isso não interfira na condução de suas funções públicas, seja feliz!

gilberto

Este cometarista denominado Paula Tejando , é comun até mesmo nas mensagens do Datena. È uma piada e com toda certeza é uma critica ao próprio jornal que o publica. Os revisores são tão idiotas que se precoulpam com o conteudo,quando na verdade o recado esta sendo dado pelo nome do autor.
Deverim sentir vergonha por publicar um nome destes….é uma vergonha….kkkkk

Roberto Locatelli

Conheço muitos casais em que há diferença de idade entre os cônjuges. Ele 25, ela 45. Ele 50, ela 30. Acho que discutir isso é uma perda de tempo enorme. Mas, vá lá, pode ser útil para atrair novos leitores que (ainda) não estejam tão politizados, mas que se interessem por abobrinhas como essa.

Gerson Carneiro

Eu discuti a questão no plano genérico, sem descer a particularidades pessoais, isso não me interessa. Inclusive fiz referência a um outro texto postado aqui no viomundo em que de certa forma tratou da questão da diferença de idade, e com o qual eu concordei plenamente.

O caso me remeteu à obra do Jorge Amado. Primeiro porque no texto do viomundo há referência ao escritor, segundo porque a questão da diferença de idade se faz presente na referida obra. Tive um comentário corretamente censurado, concordo e não me queixo, imagino pela palavra doce, porém insurgente, muito presente na obra do Jorge Amado, que resolvi escrever. Mas não é possível se referir a Jorge Amado sem citar pelo menos um substantivozinho do capeta. Fiz porque no momento achei graça, porém sabia que não passaria. E concordo.

Mantenho minhas posições. E o viomundo é maior do que o jornalzinho de quem pensa "ão".

wagner

É brega se referir a mulher casada com "esposa de " fulano. É socialmente mais adequado se referir a "mulher de" fulano.
Quem acha deselegante, que atribui sentido de posse, está emprestando coisas demais a esta expressão.

    Leider_Lincoln

    Concordo: "esposa" é tão anos 1950… Como disse Freud, às vezes um charuto é só um charuto. No mesmo sentido, uma expressão às vezes é só uma expressão.

fichacorrida

Para quem já teve um diretor de redação que praticava abertamente assédio moral, a ponto de assassinar a subalterna, pelas costas, não é de estranhar a postura do velho diário. Logo eles, que cobravam de Lula conhecimento de tudo o que se relacionava com os subalternos.

    Antonio

    Isso mesmo. Perfeito comentário !

    Mariana Andrade

    Na mosca!!!
    Não é preciso dizer mais nada!

    Mário SF Alves

    É para isso que serve a memória. Na veia, meu caro! É aquela história, pimenta só é boa quando é no dos outros. A Casa Grande ainda vai tremer, pois já tem cupim para tudo quanto é lado.

Maldoror

Esposa só dentro da Igreja… É bom respeitar e conhecer nossa lingua…

Avelino

Caro Azenha
Sem duvida ela é bonita, mas a imprensa sempre irá procurar alguma coisa para desmerecer, secundarizar a Dilma, no caso, foi a Marcela, poderia ter sido qualquer outra coisa.
Saudações

@LilianeMaturana

Meu Deus, não tinha visto esses comentários do Estadão….que coisa deprimente! Acho bacana o blog se preocupar em filtrar os comentários, porém sou da opinião que toda censura à liberdade de expressão não é legal….Talvez fosse um equilíbrio deixar a pessoa falar o que ela quisesse somente se identificando. Quer falar? Assume. Põe sua cara e endereço…. Ou será que alguém acredita que existe alguma Paula Tejando?? rsrsrs…. Pra tirar a dúvida fui no Google….rsrsrs… achei um vídeo do Kibe loko ….

    Jairo_Beraldo

    O nome completo dela é Paula Tejano Aquino Rêgo. Está sempre no site do Prof. Hariovaldo Prado. Deve ser a mesma pessoa.

    Leider_Lincoln

    Te falar: certeza que o pessoalzinho do Estadão não entendeu até agora o que há por trás do "nome" da moça que fez o comentário…

    Ramiro

    Liliane
    Peço sua opinião e vou dando a minha, para o que se segue.
    E quando, usando a "liberdade de expressão", alguém resolver comentar em blog ou jornal, cometendo – por ignorar as leis ( o que não é excusa de crime, em termos legais) ou conhecendo-as – um crime de incitamento ou apologia do crime, ou crimes contra a honra alheia (injúria, calúnia e difamação) ou assédio moral ou o chamado bullying ( que também estão sendo considerados crimes) ?
    Nesses casos, o que vc acha que um blogueiro ou um responsável por um jornal deve fazer?
    Porque veja bem, o blogueiro ou editor do jornal são também responsabilizados criminalmente, se houver um processo judicial movido por alguém que se considerou vítima de um crime contra a sua honra, de um assédio moral ou do incitamento ao crime, em virtude de comentário publicado em blog ou jornal impresso ou digital.
    É justo que um blogueiro tenha que responder a um processo judicial ( o que exige contratar advogado, comparecer a audiências etc) porque alguém resolveu exercer a sua "liberdade de expressão" cometendo os crimes, previstos em leis, acima mencionados, e ele – para ser bonzinho e não contrariar ninguém – permitiu a publicação em seu blog?
    Liberdade de expressão encontra o seu limite nas leis vigentes, que objetivam o bem de todos. Todos podem expressar suas opiniões políticas, filosóficas, religiosas, artísticas etc Podem fazer críticas e humor. Desde que não firam os direitos alheios,não prejudiquem ninguém indevidamente com ofensas e mentiras, com intromissões indébitas na vida privada dos demais. A privacidade também é um direito de todos.

    @LilianeMaturana

    Olá, Ramiro….o criador de um blog é quem define o que quer pra ele. Todo respeito. Não conheço as leis nesse sentido pra saber quem responde pelos comentários. Mas devemos assumir tudo que falamos….com nome, sobrenome e um endereço , nem que seja na Net.
    Sou contra todo tipo de censura….até as pessoas irresponsáveis, ofensivas, brincalhonas, podem falar o que pensam e , é claro, devem responder até judicialmente se for o caso pelo que falaram.

Herivelto Canales

Isso não inflói, nem contribói, o que importa é o caracteres.

Toni Gumauskas

O leitor Paulo não é o único que deve protestar…
Independente das razões da sra. Marcela em ter se casado com o vice-presidente (o que,de cara,não é problema nosso),a maneira chula como o assunto é tratado chega a assustar.
Vale lembrar que,quando o comentário é aprovado,torna-se responsabilidade dos proprietários do blog.
Daí a importancia de ler ler comentários antes de aprová-los.
Já que dona Sonia Racy escreve,também deve saber ler…
Será que ela concorda com toda essa baixaria?
E baixaria contra uma mulher.

Rios

Ela é linda e maravilhosa… parabéns Temer… ponto final… mas se vocês acham os comentários no Estadão pesados, é porque vocês não viram os do portal TERRA… não existe em toda a "bloguesfera" um lugar mais reacionário, chulo, preconceituoso, machista, homofóbico e incitador à violência…

    Erica

    con cordo plenamente, já até tentei postar comentãrios lá, mas o nível da prosa, definitivamente, não ajuda.

Nilva

Eu nem me importei com o post de ontem porque desde 2003 eu sabia do casamento do Temer com a Marcela. Na realidade, um amigo ex-assessor de um parlamentar do PMDB me contou assim que eles começaram a namorar e, logo depois, se casaram. Entendi apenas como uma matéria jornalístca mesmo, até porque ninguém tem nada a ver com a vida dos outros e a relação deles não interfere na vida do país, que é com o que devemos nos preocupar. Acho que faltou a imagem do sorriso da Hillary, que me surpreendeu com sua beleza, nunca tinha percebido que era bonita, acho que ela sempre aparece como generala e na posse ela estava desarmada, ao menos aparentemente. Não entendi todo o bochicho sobre a Marcela. Eu mesma só estava preocupada em ver a Dilma. O resto é só fofoca.

Adilson

Azenha, tens toda a razão…o blog se tornará um porre se beber na fonte do polticamente correto.

adenildde petrina

Parabéns, Azenha! Você está corretíssimo, nunca nivelar com o Estadão!

priscila presotto

E viva o amor!
Qual o problema da diferença de idade ?

Sou velhinha e tenho alguns fãnzinhos mais novos…Não me sinto a vontade e tampouco apaixonada ,mas se vier a ficar ,qual o problema?
São adultos e merecem ser felizes…

N. Rodrigues

Concordo o último parágrafo sobre suprimir alguns comentários.
Com relação ao "mulher de", realmente soa estranho, até porque ninguém diz, "ahh esse aí é o homem da Maria", usamos marido, e raramente esposo.
E Sr. Luiz Eduardo, o senhor não entendeu.

Luiz Bilhalva

O ponto é que são besteiras. Ora, só se passou a usar o termo esposa modernamente para definir a mulher casada. Até o século XIX esposo ou esposa eram os noivos, os prometidos.
Mulher é o termo mais correto para definir a mulher casada, tanto que na literatura jurídica é abundante o uso dos termos 'marido', 'mulher' e 'marido e mulher' e quase nenhuma referência aos termos 'esposo' e 'esposa'.
Ademais, grande coisa que a mulher é bonita e muito mais jovem, ela não casou com ele ontem e, pelo que me consta, esta é bem a primeira vez que se ouve falar na MULHER DO TEMER (casada com ele). Acho que está rolando é uma pontinha de inveja do velho Temer. hahaha

    ema goldman

    a linguagem é construida, inclusive a juridica, e carrega em sim o peso de seu processo historico da forma como foi aceita a significaçao opressora dentro da sociedade… portanto filhote, tem probelma sim e se vc acha que o que conta mesmo é a literatura juridica, entao que ela seja corrijida ok… bjos

    Edemar Motta

    Alguém se refere a festa de casamento como 'esponsais' hoje em dia? Esposo e esposa eram os atores principais. São palavras em desuso e até tidas como pouco elegantes.

    É perfeitamente correta a referência 'a mulher de fulano', 'o marido de fulana'. Ver opressão machista aqui é exagero, mesmo porque, penso, sempre foi usada a fórmula 'esposa DE fulano'. Claro, com o reconhecimento das uniões homo, algo terá de ser mudado, mas o retorno de esposo/esposa é improvável.

socram pb

Azenha, o Estadão não pode ser criminalmente co-responsabilizado por permitir publicações agressivas ?
Bom, talvez não seja crime, como aqueles tuiteiros que incitaram o assassinato da presidente. Mas não há ofensa moral ? Também não é crime ?

De qualquer forma ler os jornalões faz tempo que se tornou uma enorme perda de tempo.

    Edemar Motta

    Dão azia, como já disse um sábio desprezado por 4% dos brasileiros.

Paulo Roberto

Por falar em imprensa de esgoto, vale a pena ler a resposta do ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, à Veja, sobre os 8 anos do gov. Lula:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=6

Hans Bintje

Azenha:

Estou vendo que a coisa por aí está grave. É falta de sexo mesmo, que faz a turma fantasiar com uma mulher que passaria despercebida caso a gente a visse passeando na rua.

Provocação por provocação, prefiro o estilo da Conceição Oliveira, a morena com a qual vale a pena conversar.

São os dons da natureza combinados à inteligência, ao refinamento. Tudo fica mais interessante, as fantasias se tornam mais variadas e divertidas, um relacionamento que vai muito além do visual que o tempo sempre trata de apagar.

Enquanto isso, você tem que lidar com a chatice das fantasias sem imaginação… Francamente, não o invejo!

    Ronaldo Caetano

    Hans, desculpe… Mas ela não passaria, jamais, despercebida caminhando na rua… ainda que a rua estivesse deserta. Saudações.

rubens

De novo a Paula Tejando… Pau latejando!

josaphat

Sobre esse assunto quero comentar a impressão que tive do momento em que Dilma citou a Marcela após se referir ao Temer, em uma cortesia óbvia, agradecendo: "ao nosso vice-presidente e a sua senhora" , ou algo parecido. Não citou o nome dela, se não me engano.
Na verdade não gostei muito da reação de dona Marcela, com a cabeça e o olhar, que a câmera captou nessa hora.
Pode ter sido uma percepção equivocada minha, que fiquei fascinado com o sorriso da Hillary.
Mas, quem saberá dizer de fato o que transmitiu, naquele instante, os olhos de uma mulher bonita.
Ou em qualquer instante.

    Chico Nunes

    Meu caro Josaphat, cuidao que aquele sorriso da Hillary é de vampiro…rs..

Gustavo Pamplona

Interessante… eu tinha mandado ontem um link do G1 mostrando o (baixo) nível dos comentários num artigo aqui.

Também lembro outro dia quando conversei com uma leitora aqui do "Vi o Mundo" que disse que deveríamos comentar também lá no PIG para mostrar a eles. Tipo incomodá-los.

Mas como sou um sacana e ao mesmo tempo um bacana eu me divirto, diria que gosto de ver o "circo pegar fogo.

Vai ver que é um dos motivos que eu faço comentários não-convencionais por aqui e 90% das vezes comento (falo) algo diferente.

Luiz Eduardo Brandão

Desde quando "mulher de" indica posse? O "de" tem várias funções, além da de posse (a casa do Fulano), como a da relação existente entre duas coisas ou, aqui, pessoas. No caso, indica a relação da Marcela com o Temer (sua mulher ou sua esposa, dá na mesma), que é marido da Marcela, mas não é posse dela. Fica talvez mais claro essa função do "de" aqui: João é amigo do José. E José, do João. Um não é posse do outro. O de indica apenas a relação existente entre os dois: a amizade. Mulher/marido, companheira/companheiro… de: o casamento ou união entre os dois.

    Leonardo Mendes

    Azenha,

    Também não vejo problemas sobre se discutir a diferença de idade do casal, mas o que me questiono é qual importância que esse fato tem para o debate político? Nenhuma! Se ela é mais nova ou mais velha, isso tem a ver com as predileções do Michel Temer, é uma grande perda de tempo discutir tal aspecto. E aprovo a utilização do termo "esposa", pois no machismo gramatical não citamos o cônjugue masculino como "Michel Temer, homem de Marcela", pois igualmente daria a idéia de pertencimento, posse.
    A preocupação com a linguagem é sempre válida.

    dukrai

    esposa e esposo. quem gosta que use, só não dá pra exigir que os outros usem uma linguagem do sec. XIX.
    o feminino pra marido é mulher, o de javali, gironda e o do cupim, que eu nem sabia que fazia essas coisas, é arará.

    José Ribeiro Jr

    Absolutamente correto. Esposa é coisa de burguês e de quem só tem mulher para exibir. Quando alguém me apresenta a mulher e a chama de "minha esposa" penso comigo: esses aí não fazem sexo senão para procriação. E olhe lá. Pior ainda quando o tal que tem "esposa" é um garoto de 20 e poucos, 30 e poucos anos. Vá ser conservador assim na Canção Nova e na Opus Dei! Quanto à preocupação de alguém aí com a tal posse, é besteira; mulher de fulano, esposa de fulano … , tudo é a mesma coisa. Outra questão é o comportamento possessivos de homens e mulheres. Para evitá-los é só fugir do tipo, não se preocupar com formas de tratamento.

    Mariana

    Gostaria de saber qual a sua fonte, de onde tirou que o feminino de marido é mulher???
    o feminino de homem é mulher!

    dukrai

    é o conservadorismo furibundo provinciano-evangélico-opusdélico que vem determinar a linguagem que todos devemos usar. xô, satanás, daqui a pouco vou ser proibido aqui no Azenha e alhures por causa do meu apelido, que é apenas uma singela homenagem a minha filha Elisa, que não achou a menor graça rs dukrai em lituano significa filha

    Mário SF Alves

    Beleza, Duka!
    Homenageia-a sempre!

    Mário SF Alves

    dukrai,
    Cara, você é o cão chupando a manga. Esse seu "conservadorismo furibundo provinciano-evangélico-opusdélico" foi pra lá de endemoniado.
    Agora, sério. Que maravilha a cerimônia de posse, não? Aqui em casa foi desobstrução total de vias lacrimais. Emocionante! E a chuva só ajudou. Mostrou que não somos feitos de papel.
    Quanto a homenagear a sua filha. É bacana. Faça isso sempre, meu caro!

Deixe seu comentário

Leia também