por dra. Fátima Oliveira, especial para o Viomundo
Tenho uma enorme confiança em nossa presidente eleita, e diplomada, uai!, Dilma Rousseff. Também acho que Dilma deve ter liberdade de escolher quem bem lhe aprouver para seu ministério. Pero, também acho que cabe à sociedade civil fazer a disputa ideológica nos cargos mais importantes do governo quando o que temos a indicar faz toda a diferença.
É o caso do Ministério da Saúde. Alexandre Padilha, que eu sequer conheço pessoalmente, e só recentemente soube que era médico, era um dos indicados do Blog Saúde com Dilma e apoiado pelo Movimento da Reforma Sanitária, credenciais mais do que suficientes, do meu ponto de vista, para que eu celebre a confirmação do seu nome na Saúde .
Combatemos o bom combate. Foi uma vitória política o Ministério da Saúde estar nas mãos de quem se dispõe ao diálogo franco com tanta gente que há anos peleja na saúde, construindo o SUS.
******
IPIUUUUUUUUUUUUUUUURRA!!! Dilma confirma Alexandre Padilha na Saúde + Luíza Bairros na Seppir!!!
da Dra. Fátima Oliveira
Política | 20/12/2010 | 20h01min
Dilma confirma Alexandre Padilha na Saúde e anuncia mais cinco ministros
Também foi confirmada a permanência do advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams
Apoie o VIOMUNDO
A presidente eleita Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira mais sete integrantes do primeiro escalão de seu governo. O médico sanitarista Alexandre Padilha, que atualmente ocupa a Secretaria das Relações Institucionais, será o novo ministro da Saúde.
O deputado federal Mário Negromonte (PP-BA) comandará o Ministério das Cidades. Orlando Silva (PCdoB) permanecerá à frente do Ministério do Esporte. Também foi confirmada a permanência no cargo do atual advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams.
Dos sete nomeados nesta segunda-feira, quatro são mulheres. Ana Buarque de Hollanda, irmã do compositor e cantor Chico Buarque e ex-diretora de música da Fundação Nacional de Artes (Funarte), assumirá o Ministério da Cultura.
A socióloga Luiza Helena de Bairros comandará a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A economista Tereza Campello foi confirmada para o Ministério do Desenvolvimento Social.
Axé feminista,
Fátima Oliveira
…
A CAVALGADA
Raimundo Correia
A lua banha a solitária estrada…
Silêncio!… mas além, confuso e brando,
O som longínquo vem se aproximando
Do galopar de estranha cavalgada.
São fidalgos que voltam da caçada;
Vêm alegres, vêm rindo, vêm cantando,
E as trompas a soar vão agitando
O remanso da noite embalsamada…
E o bosque estala, move-se, estremece…
Da cavalgada o estrépito que aumenta
Perde-se após no centro da montanha…
E o silêncio outra vez soturno desce,
E límpida, sem mácula, alvacenta
A lua a estrada solitária banha…
Ficarei feliz com sua visita o meu blog literário:
Tá lubrinando – escritos da Chapada do Arapari
http://talubrinandoescritoschapadadoarapari.blogspot.com
Comentários
Prevent Senior
Brasileiro um povo bravo e trabalhador, cada ano que passa ele evolui um pouco mais….
Depaula
O grande mérito da Dilma foi encontrar alguém que suportasse a pressão de retomar o Ministério da Saúde para o PT. O jogo foi duro e será. É esperar pra ver. O Ministério da Saúde é uma casa de maribondos. Ainda hoje tem gene lá colocada por DOna Zilda, quando ela estava no Ministério no tempo do governo Iatamar. Ah, lugarzinhoq ue tem pernas. Cada um que sai deixa as suas lá. O Padilha tem de desinfetar aquilo ali. Dar uma capina rente ao chão. Ou então vira uam rainha da Inglaterra
Parabéns Dilma, parabéns Padilha. | Blog Saúde com Dilma
[…] Fátima Oliveira, médica e feminista, especialista da saúde da população negra no Brasil, o Viomundo o publicou; vi várias manifestações de ativistas da área de saúde no twitter, vi o referendo […]
O_Brasileiro
A principal medida que precisa ser tomada no SUS e diminuir o desperdicio, principalmente o relacionado a interesses de clinicas e laboratorios particulares e de empresas farmaceuticas. A solicitacao de exames desnecessarios, que nao vao mudar a conduta, e outro exemplo. Os lobbies sao poderosos, mas cada centavo poupado num lugar, pode significar investimento em saude basica. Prevencao primaria e a verdadeira saude!
Nilva
Gostei da gestão do Padilha na Integração e, com certeza, ele como médico sanitarista, aprofundará as reformas que a pasta da Saúde tanto necessita. Competência para isto ele possui e por mais que o Temporão , dentro das condições estruturais da área, tenha sido um bom ministro, com certeza o Padilha fará o impossível para melhorar as condições da saúde no Brasil.
Cabeção
O Brasil não precisa de reforma no setor saúde, basta implementar a política de saúde vigente, que nasceu fruto de um movimento de ampla base popular que é o movimento de reforma sanitária, conseguindo a garantia do direito á saúde na Constituição de 88, criando o SUS, universalizando o acesso às ações de assistência à saúde. Não precisamos reforma na saúde, precisamos que se implementemos e consolidemos o nosso sistema de saúde, há imensos desafios para que isso aconteça.
Gosto muito blog pois traz discussões interessantes e, no campo da saúde pública, consegue aprofundar um pouco mais o debate. Gostaria de contribuir com o link de uma entrevista do ministro nomeado – Alexandre Padilha, quando ainda era Ministro de RI, sobre saúde, já que o site da entrevista é do CONASEMS, entidade de representação dos secretários municipais de saúde.
Abraços!
Cabeção
http://www.conasems.org.br/site/index.php?option=…
Parabéns Dilma, parabéns Padilha | Maria Frô
[…] Fátima Oliveira, médica e feminista, especialista da saúde da população negra no Brasil, o Viomundo o publicou; vi várias manifestações de ativistas da área de saúde no twitter, vi o referendo […]
dukrai
O Nassif, o inimigo nº1 das feministas rs publicou uma matéria do Jânio de Freitas da falha de sp criticando a saída do Temporão e a entrada de um político no Ministério da Saúde. Como resposta colei a matéria da dra Fátima lá.
Depaula
Extraído do Blog do Nassif:
Gandour escancara estratégia de derrubada de Sarney
O presidente do Senado José Sarney tem um largo histórico de temas para serem denunciados. Inclusive os inacreditáveis favores aos grandes grupos de comunicação durante seu governo; suas ligações com Edemar Cid Ferreira; o controle que tem sobre a justiça estadual do Acre e do Maranhão.
No entanto a campanha midiática contra ele, na presidência do Senado, foi abjeta, escandalizando até conversas entre ele e sua neta.
Agora, no Seminário da TV Cultura, o diretor de redação do Estadão Ricardo Gandour explicita o que todos sabiam: a queda de Sarney abalaria a aliança do PMDB com o governo e possivelmente até inviabilizaria a candidatura de Dilma.
É evidente! Mas não imaginava que essa estratégia pudesse ser encancarada em um evento público por um dos condutores dessa conspiração.
Silvio
Depaula
Si Sarney tive se caído se fazia cargo da presidência do senado o PSDB. De essa forma se ia a ser mais difícil a Lula governar. E quem seria esse presidente nada mais que Perillio que parece que está fazendo um caminho igual ao de Arruda.:
Edson Martins
Padilha entrou na mira do PIG para afastá-lo da indicação do Ministério da Saúde. Só isso. Há milhões de interesses mercantilistas envolvidas e de olho na mina que é o MS. Essa gente não deve ter dormido ontem.
Ele pode surpreender no MS, para o bem. Basta a gente dar uma olhada no tanto de matéria e de manchete da última semana sobre ele; quiseram minimizar a importãncia dele, trataram-no como um tapa-buraco.
"O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também foi confirmado no Ministério da Saúde. Dilma pretendia um nome mais técnico para o cargo, mas não foi possível. Assim, o PT retorna ao comando da Saúde, pasta que nos últimos anos foi administrada pelo PMDB."
Luidi
Observem o golpe do estadão: tentaram acusar Padilha para interferir na escolha do ministério da saúde. Entenda pig, o governo que vcs queriam não existe, pergunta pro Zé Bolinha.
Ainda quero ver justiça com os ditadores, quero ver valer a determinação da OEA sobre a anistia: vai ter dono de jornal correndo às milhas. "Oh! modeus, quando será?
Gersier
Breve breve,vc verá e eu também.
El Cid
… vai começar na Saúde a mudança que tem ocorrido na Educação!
marcelo sant'anna
Concordo pra caramba com você, os novos rumos da educação me fazem pagar imposto de renda muito feliz e alias eu recomendo a todos a leitura da carta capital desta semana, no tema que trata ideias para Dilma no quesito educação.
Edson Martins
Impedir Ciro Gomes de ser ministro da saúde não foi nada fácil. Entendo o grito de vtória da Dra. Fátima Oliveira. E sobre a confirmação de Luíza Bairros na Seppir, sabemos que ela defendeu, inclusive em artigo publicado no VIOMUNDO.
Padinha ministro da saúde é a retomada de voz ativa do Movimento da Reforma Sanitária, de gente que defende o SUS. Nem sei quem o Padilha, embora seja um ministro de Lula, e deve ser bom, já que não atrapalha. Não é estrela, mas não atrapalha. Só não deixar o PMDB no comando da saúde já valeu.
easonnascimento
Quanto a nomear um numero significativo de mulheres no seu ministério Dilma cumpriu sua promessa. Espero que todos, homens e mulheres se saiam a contento com suas responsabilidades pois quem ganha com isso é o Brasil. Torço por eles, por elas, por Dilma mas muito mais que isso, torço pelo povo brasileiro, principalmente os mais necessitados, pois são elesque precisam ser alvo de políticas públicas que os tornem cidadões.
http://easonfn.wordpress.com
Deixe seu comentário