quinta-feira, 09 de dezembro de 2010
por Jânio de Freitas, Na Folha de S. Paulo
ESTAVA MUITO esquisito. Precisar fazer estupro, logo na Suécia de tão dourada generosidade? Ainda se fosse na Suíça, nada a estranhar. E reclamação contra assédio masculino? Na Bélgica ainda podia ser.
As coisas, porém, afinal voltam à sua natureza nos lugares apropriados. E fica-se sabendo que a acusação a Julian Assange de “estuprar uma mulher sueca e molestar sexualmente outra”, como os meios de comunicação repetem mundo afora há duas semanas, foi não usar preservativo, pode-se supor que com proveito mútuo, e, no outro caso, um ensaio compartilhado.
Mas a conduta dos meios de comunicação não deixou de atingir a reputação de Assange e, com isso, contribuir para a sufocação que governos poderosos buscam aplicar à divulgação que esse valente australiano faz de documentos sigilosos, pelo seu site WikiLeaks.
Não estamos só diante de muitos gatos graúdos e um ratinho que lhes roubou pedaços do melhor queijo escondidos com cuidado. É de liberdade de informação que se trata. É do direito dos cidadãos de saber o que seus governos dizem e fazem sorrateiramente, no jogo em que as peças são as comunidades nacionais.
É de jornalismo que se trata. E os meios de comunicação jornalística estão ficando tão mal quanto os países, governos e personagens desnudados pelo Wikileaks. Era a hora de estarem todos em campanha contra os governantes que querem sufocar as revelações. Ou seja, em defesa da liberdade de informação, da própria razão de ser que os jornais, TVs, rádios e revistas propagam ser a sua.
Com escassas exceções, que se saiba, os meios de comunicação estão muito mais identificados com os governos e governantes do que com os cidadãos-leitores e com a liberdade de informação. A união e a contundência que têm na defesa da sua liberdade de empresas, dada como liberdade de imprensa, não se mostra: segue, nos Estados Unidos, o aprendizado imposto pela era Bush e, no restante do Ocidente, os reflexos desse aprendizado sob a paranoia do terrorismo.
Os jornalistas profissionais não estão melhor do que os meios de comunicação. Poucos são os seus recursos de expressão, mas, ao que se deduz do noticiário rarefeito, as manifestações de repúdio à pressão contra as revelações do Wikileaks são feitas por leitores/espectadores. Os jornalistas apenas as registram, pouco e mal.
A VÍTIMA
Forçado a demitir-se da relatoria do Orçamento da União para 2011, sob acusação de destinar verbas a entidades fantasmas de suas proximidades, o senador Gim Argello se diz vítima de injustiça. Tem alguma razão.
Apoie o VIOMUNDO
O que se poderia esperar do suplente de Joaquim Roriz? Apesar disso, foi-lhe entregue a seleção, distribuição e criação de verbas para a governança do país. E, quando faz o que lhe é próprio, forçando-no a sair. Tratamento injusto, sem dúvida.
Comentários
Nelson
Assim como outros comentaristas, fazia muito tempo que eu não lia alguma coisa do Jânio de Freitas. Folgo em ver que ele está mostrando sua velha coerência.
SILOÉ
A Internet é o princípio do fim do jornalismo manipulador dessa grande mídia. Seria pedir demais que eles atirassem no próprio pé.
João Carlos
Quem tem dúvida sobre quem está pagando as mulheres que acusam Assange de estupro? Mesmo que por vias tortas a origem da história está ao Norte do Equador…
doctormario
Mais um vez o silêncio revelador do PIG que não quer ficar mal com os seus "ídolos" da civilização norte-amaericana. Dois pesos e dua medidas. Regulação da imprensa local é atentado à liberdade de imprensa, tentar calar um jornalista usando subterfúgios questionáveis (sexo consensual sem camisinha !!!!) ao é. Hipocrisia, hipocrisia, hipocrisia. PIG, abra a matraca e dê sua opinião. Alíás o jornalista cometeu algum crime ao divulgar algo que lhe foi repassado por um membro da comunidade de informações dos EUA ?
duarte
A prisão do cara tem um significado bem simples e direto, hoje a grande imprensa tem dois patrões: Os poderosos e a grana.
Luis
E o que mais bizarro: a FSP, que emprega o outrora respeitado Jânio de Freitas, se jacta de ter recebido com exclusividade as inconfidências legítmas de Assange. Bem, de cara não se escandalizou com a "quebra de sigilo" feita pelo soldado e divulgada pelo australiano. Ou seja, "quebra de sigilo" como mercadoria exclusiva (da FSP) pode. E agora faz silêncio sobre a arbitrariedade contra o moço do wiki. Ou seja, como ave de rapina, a FSP de alimenta de carniça (a lama da diplomacia americana), ignora a perseguição contra sua fonte e não se indigna contra o ataque à liberdade de imprensa. Foi preciso o Lula lembrar isso para a micro-imprensa marronzista, golpista e batráquea!
Marcio
O outrora brilhante jânio hoje só vive de repentes. Poderia ter esse momento de coragem durante a campanha em que o jornal para o qual trabalha, esteve muito bem identificado com o governo tucano. Foi uma boa oportunidade mas………………………….
Jo Rolex
Talvez o Janio de Freitas tenha se inspirado no discurso do presidente Lula demonstrando, com um certo sarcasmo, a estranheza de não ter se deparado com a mínima manifestação de defesa da liberdade de expressão, por parte da mídia, com relação à verdadeira caça promovida contra Julian Assenge.
Guardadas as devidas proporções, está acontecendo com Assenge o mesmo que acontece com o delegado Protógenes Queiróz.
Os crimes são considerados irrelevantes, inadmissível é a petulância de um qualquer ter a ousadia de revelá-los.
Tanto como os poderosos pelos quais é cooptada a grande mídia está perplexa e reticente, comprovando a sua total falta de compromisso com a verdadeira liberdade de expressão, apenas utilizada como muletas em benefício próprio.
Julio C. Montenegro
Gostei de ler o Jânio de Freitas, depois de ter ficado encantado com a fala do Lula, defendendo publicamente o uiquiliques dos chiliques das hipocrisias diplomáticas. É instrutivo ver a imprensa apoiadora de golpes "democráticos" num público istripitise. Mas como ela é deformad(or)a.
armando duarte
è de estarrecer as revelações contidas no " opera mundi blog" sobre a atuação da CIA, Usaid, e congeneres
no caso da prisão do Wikileaks.
Voce mudará toda uma visão da sua prisão .
easonnascimento
Também fazia tempo que não tinha notícias de Jânio de Freitas. Bom ler este seu artigo. Pensei que ele andava na contra mão, a mando do seu chefe. Fico feliz oelo meu engano. Parabéns Jânio. Escreveu e disse.
http://easonfn.wordpress.com
LuizCarlosDias
Janio de Freitas, tantas lembranças de tantos artigos que li outrora, boas lembranças, tb sinto falta de jornalistas como ele, os outros da FSP, enganam semrpe, hoje percebemos claramente, como são habeis em intrigas e são partidarios, Parabens pelo artigo solidarizando com a censura aos atos divulgados pelo wiki. Um so jornalista que vale por todos os outros. Abraços
Maria Dirce
O povo na Suécia é um dos mais libertinos do mundo, prender o rapaz por sexo sem camisinha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk conta outra!!!!A Hilary conseguiu seu intento, calar a imprensa mundial, e se calaram, mas não pela vóz do povo brasileiro e seu representante maior Lula!!!!!!!!!
Lucas Cardoso
Bem, pra ser justo, não é simplesmente fazer sexo sem camisinha, mas forçar sua parceira a ter sexo sem camisinha. Isso, eu concordo que devia ser crime no Brasil também. De qualquer forma, as acusações tinham sido arquivadas, porque as "vítimas" deixaram de acusar Assange. Convenientemente, depois da liberação da correspondência diplomática, a acusação foi "desarquivada" e deu no que deu.
Maria Dirce
Lucas
O sexo foi consensual,não hove estupro nem com nem sem camisinha.A Suécia esta com parcerias "estranhas" com os judeus bilionários americanos !!!!!!
Paulo Villas
O PIG aguarda orientação do Império para tomar uma posição.
Emília
Jânio, meu filho, você vai perder seu emprego, pois a Folha não gosta de jornalista que faz jornalismo e que tem opinião própria. A Folha gosta de jornalistas "matildes". Parabéns pelo texto e pela coragem. Liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós!!!!!!
V. Barsanulfo Aguiar
Ué, O Jânio de Freitas continua vivo? Há quanto tempo não leio um artigo seu, com essas características, pois o antigo respeitado jornalista entrou no jogo do Otarinho e só escreve o que patrão quer ler.A liberdade de impresnsa que o PIG prega é a liberdade da EMPRESA, somente as empresas tem o direito de expressar seus pensamentos, sejam eles quais forem. Está em tempo de recuperar seu passado,Jânio! Vamos escrever e informar limpo e com liberdade.
Jairo_Beraldo
A imprensa vassala poderia, de vez em quando, rememorar as incongruências do que ela prega uma hora, e do que ela acusa os outros em outra hora. Mas claro, isso nunca acontecerá. A mídia, aliada de primeira hora, vai tratar isso com seriedade própria, sem reparar nas pontas soltas.
Vania Cury
Faz-me rir, caro jornalista! Desde quando, as empresas de mídia, aqui e acolá, estão lutando pela liberdade de informação e expressão? A não ser pela sua própria liberdade de informação e expressão, inclusive para cercear e calar as outras? Em que mundo se poderia esperar que grandes veículos de comunicação viessem a público defender o direito de divulgação do Wikileaks? Não neste nosso…
formigamento
Vamos nos engajar… custa pouco apenas tempo de máquina.
http://pastehtml.com/view/1c8i33u.html
Ivan Arruda
Dessa vez o Janio de Freitas ohhh – como diria Juruna – no PIG. E deve estar correndo risco de também ser acusado de estupro. Crime: Fortes estocadas nos meios de comunicação que se dizem defensores da liberdade de expressão e de jornalistas silentes, acovardados e obedientes a seus insensíveis patrões.
AlderOeSilva
A nossa imprensa sempre foi e continua vendida. Essa é uma das razões que só leio jornal na internet, porque vou direto naquilo me interessa.
A nossa imprensa não está verdadeiramente preocupada com a liberdade de expressão. Ela está preocupada em perder privilégios, monopólios, etc. A nossa imprensa está preocupada com a preservação da liberdade de expressão de seus donos.
Parabéns ao Presidente Lula por defender abertamente a liberdade de expressão. Essa prisão do Julian Assange, por "crimes sexuais" não está convencendo ninguém. É na verdade, uma perseguição dos governos sueco e americano, por causa do vazamento dos tais documentos secretos.
Fabio_Passos
A mídia-corporativa ianque é a máquina de propaganda da plutocracia corrupta.
E Atenção!
Gore Vidal afirma que os ianques tornar-se-ão uma didatura militar em breve!
Confiram:
"Gore Vidal: America is the crookedest place on earth" http://www.rawstory.com/rs/2010/10/gore-vidal-ame…
"We’ll have a military dictatorship fairly soon"
Will
Gore Vidal está certíssimo quando diz que os oponentes de Obama, republicanos, são motivados pelo racismo. Só que eles não podem dizer isso abertamente, então chamam Obama de terrorista, muçulmano, socialista, marxista, etc…
Miryam Mager
Acabei de ver o presidente Lula defender a "liberdade de expressão". Ele apoia WikiLeaks na divulgação dos documentos de Estado "mal guardados". Acho que nossa imprensa está mal informada acerca da liberdade de expressão. Eles querem é liberdade …. para não informar o que interessa a população.
O Baiano
O Janio de Freitas não pode, mas nós, podemos dizer que os "colonistas" dos jornalecos e televisões fajutos e fraudadores dos fatos, estão acovardados, em silêncio ou acusando de crime quem desmascara os verdadeiros criminosos! Não vi nenhum desses arautos da liberdade de imprensa defender publicamente quem tem coragem de divulgar as falcatruas e armações de um poder em declínio, que só se mantém pela força das armas e pela intimidação política e econômica! A candidata e talvez futura presidenta dos Estados Unidos, conclamou o mundo a "acossar Julian Assange como se fosse Bin Laden". Um conselheiro do Primeiro Ministro do Canadá sugeriu publicamente que Assange fosse assassinado! Todos os falsos jornalistas, os "colonistas" como os chama PHA, parecem concordar com isso, pois não tiveram a hombridade de se manifestarem. Ainda que, para sairem dos buracos onde se escondem e dizerem claramente que a liberdade que pregam e em que acreditam é relativa…ou são mentirosos!
O Baiano
A candidata a que me referi, é a extremista republicana rainha do Tea Party, Sarah Palin…
Jairo_Beraldo
É a receita básica do imprensalão brasileiro.
Bertold
Puxa, o velho Janio há tempos que não dava uma dentro. Desta vez lavou o rosto, numa atitude que reaviva o espírito. Poderia começar a fazer isso no conselho editorial e de redação da folha do qual é integrante quase vitalicio.
Jairo_Beraldo
Como é bom ter pessoas assim numa democracia!
Bernardeth Arcanjo
Ele teve uma recaida! Ou será que ficou sabendo que a situação finaceira da "Foia" tá meia ruim e resolveu chutar o "pau da barraca".
Só pode , né amigos
Hélio Jorge Cordeiro
Que tempos são estes que estamos vivendo! Uma maravilha! O silêncio da mídia é o atestado de óbito da mesma. O imperador está mesmo nu, com suas genitalias enfiadas em si mesmo! WikiLeaks é a mais nova religião, que, aliás, sou o mais novo seguidor
ricardo silveira
Esse jornalista ainda trabalha na Folha de São Paulo? Alguma vez ele se manifestou contra as vigarices desse jornal?
Archibaldo S Braga
Quem lhe paga o pão, o puxasacos beija a mão!!!! A. s. Braga
PedroCosta
É uma voz pregando no deserto.
João Luiz Pena
Realmente, essa imprensa deixa muito a desejar. Não tem mesmo compromisso com o público.
Durante os atentados e ocupação dos Morros no Rio de Janeiro questionei por que os atentados não ocorreram durante o período eleitoral. Agora leio no Blog do Mello (http://blogdomello.blogspot.com/2010/12/junior-do-afroreggae-nao-aconteceu.html) que o Junior, coordenador do AfroReggae, segundo entrevista concedida ao jornal português Público (http://www.publico.pt/Mundo/entrevista-a-jose-junior-nao-aconteceram-ataques-nas-eleicoes-porque-nos-falamos-com-o-trafico_1470085?p=1), foi um dos mediadores que procuraram evitar que os atentados cometidos por traficantes ocorressem durante o período eleitoral. Esse fato precisa ser esclarecido, né não?
Wille
Alguém sabe cadê o Obama? Por que ele não se pronuncia? Ele que usou tanto a internet pra se eleger…
Jairo_Beraldo
Depois ele vem falar que existe liberdade de expressão nos EUA. Se morasse na Barra da Tijuca, já teria ido a Globo faz tempo!
Oscar Araripe
Bravo Jânio de Freitas, velho grande jornalista de verdade.
Só faltou citar o soldado gay herói, que teve a coragem de entregar os documentos e que de tão pouco citado mal sei o nome. Bradley, creio.
O Brasil devia chamar o embaixador americano para explicações.
Assine o manifesto pela liberdade de informação e apoio ao Wikileaks: http://www.avaaz.org/po/wikileaks_petition/97.php…
Deixe seu comentário