7/12/2010
A WikiLeaks cunhou um novo tipo do jornalismo: o jornalismo científico. Trabalhamos com outros serviços informativos para trazer as notícias às pessoas, mas também para provar que é verdade. Por Julian Assange, publicado no The Australian
por Julian Assange, no The Australian, via Esquerda.net (traduzido por Paula Sequeiros para o Esquerda.net*)
Em 1958 o jovem Rupert Murdoch, então proprietário e editor de The News de Adelaide, escreveu: “na corrida entre segredo e verdade, parece inevitável que a verdade ganhe sempre”.
A sua observação talvez reflectisse a revelação do seu pai, Keith Murdoch, de que as tropas australianas estavam a ser sacrificadas desnecessariamente nas costas de Gallipoli por comandantes britânicos incompetentes. Os britânicos tentaram calá-lo, mas Keith Murdoch não se deixou silenciar e os seus esforços levaram ao fim da campanha desastrosa de Gallipoli.
Quase um século depois, a WikiLeaks está também a publicar destemidamente factos que precisam de ser publicados.
Cresci numa cidade rural de Queensland, onde as pessoas diziam o que lhes ia na alma de forma franca. Desconfiavam dum governo grande, como algo que pode ser corrompido se não for vigiado cuidadosamente. Os dias negros da corrupção no governo de Queensland, antes do inquérito Fitzgerald, são testemunho do que acontece quando os políticos amordaçam os meios de comunicação para não informarem a verdade.
Essas coisas calaram-me fundo. A WikiLeaks foi criada em torno desses valores centrais. A ideia, concebida na Austrália, era usar tecnologias Internet em novas formas de informar a verdade.
A WikiLeaks cunhou um novo tipo do jornalismo: o jornalismo científico. Trabalhamos com outros serviços informativos para trazer as notícias às pessoas, mas também para provar que é verdade. O jornalismo científico permite-nos ler uma história nas notícias, a seguir clicar online para ver o documento original em que é baseada. Dessa forma podemos ajuizar por nós mesmos: a história é verdadeira? O jornalista informou-nos com precisão?
As sociedades democráticas precisam de meios de comunicação fortes e a WikiLeaks é uma parte desses meios. Os meios de comunicação ajudam a que o governo se mantenha honesto. A WikiLeaks revelou algumas verdades difíceis sobre as guerras do Iraque e do Afeganistão e sobre histórias incompletas da corrupção corporativa.
Apoie o VIOMUNDO
Houve quem dissesse que sou anti-guerra: para que conste, não sou. Às vezes as nações têm de ir à guerra, e há guerras justas. Mas não há nada mais errado do que um governo mentir ao seu povo sobre essas guerras e depois pedir a esses mesmos cidadãos e cidadãs que arrisquem as suas vidas e os seus impostos com essas mentiras. Se uma guerra for justificada, então digam a verdade e as pessoas decidirão se a apoiam.
Se você tiver lido alguns dos diários de guerra do Afeganistão ou do Iraque, algum dos telegramas da embaixada dos Estados Unidos ou alguma das histórias sobre as coisas que a WikiLeaks reportou, pondere como é importante para todos os meios de comunicação serem capazes de informar estas coisas livremente.
A WikiLeaks não é o único editor dos telegramas da embaixada dos Estados Unidos. Outros serviços informativos, incluindo o britânico The Guardian, o The New York Times, o El Pais em Espanha e a Der Spiegel da Alemanha publicaram os mesmos telegramas editados.
Mas é a WikiLeaks, como coordenador desses outros grupos, que apanhou com os ataques e acusações mais maldosos do governo dos Estados Unidos e dos seus acólitos. Fui acusado de traição, embora seja australiano, não um cidadão dos EUA. Houve dúzias de apelos graves nos EUA para que eu fosse “retirado” por forças especiais dos Estados Unidos. Sarah Palin diz que devo ser “acossado como Osama bin Laden”, um projecto de lei republicano apresenta-se ao Senado dos Estados Unidos tentando que me declarem “uma ameaça transnacional” e se desembaracem de mim consequentemente. Um conselheiro do gabinete do Primeiro-Ministro canadiano apelou à televisão nacional para que eu fosse assassinado. Um blogger americano pediu que o meu filho de 20 anos, aqui na Austrália, fosse raptado e mal-tratado por mais nenhuma razão senão para apanharem-me.
E os australianos devem observar sem qualquer orgulho a alcoviteirice ignominiosa desses sentimentos pela Primeira-Ministra Gillard e pela Secretária de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton, que não tiveram uma palavra de crítica para com os outros meios de comunicação. Isto acontece porque o The Guardian, o The New York Times e a Der Spiegel são antigos e grandes, enquanto a WikiLeaks é ainda jovem e pequena.
Somos os da mó de baixo. O governo de Gillard está a tentar matar o mensageiro porque não quer a verdade revelada, incluindo a informação dos seu próprios feitos diplomáticos e políticos.
Houve alguma resposta do governo australiano às numerosas ameaças públicas de violência contra mim e outro pessoal da WikiLeaks? Poder-se-ia ter pensado que um primeiro-ministro australiano iria defendendo os seus cidadãos contra tais coisas, mas houve apenas reclamações não inteiramente genuínas de ilegalidade. Da Primeira-Ministra, e especialmente do Procurador-Geral, espera-se que tratem os seus deveres com dignidade e acima das querelas. Fiquem descansados, esses dois vão tratar de salvar a sua própria pele. Não o farão.
Sempre que a WikiLeaks publica a verdade sobre abusos cometidos por agências dos Estados Unidos, os políticos australianos entoam um coro provavelmente falso com o Departamento de Estado: “Vai arriscar vidas! Segurança nacional! Vai pôr as tropas em perigo!” Depois dizem que não há nada importante no que a WikiLeaks publica. Não podem ser verdade ambas as coisas. Qual delas é?
Não é nenhuma. A WikiLeaks tem uma história de publicação com quatro anos. Durante esse tempo mudámos governos inteiros, mas nem uma pessoa, que se saiba, foi mal-tratada. Mas os EUA, com a conivência do governo australiano, mataram milhares só nestes últimos meses.
O Secretário da Defesa dos Estados Unidos Robert Gates admitiu numa carta ao Congresso dos EUA que nenhuma fonte de informação ou métodos sensíveis tinham ficado comprometidos pela revelação dos diários de guerra afegãos. O Pentágono afirmou que não houve nenhuma prova de que os relatórios da WikiLeaks tinham levado alguém a ser mal-tratado no Afeganistão. A NATO em Cabul disse à CNN que não pôde encontrar nem uma pessoa que precisasse de protecção. O Departamento Australiano de Defesa disse o mesmo. Nenhuma tropa australiana ou fontes foram prejudicadas por nada que tivéssemos publicado.
Mas as nossas publicações estão longe de não ser importantes. Os telegramas diplomáticos dos Estados Unidos revelam alguns factos alarmantes:
– Os EUA pediram aos seus diplomatas que roubassem material humano pessoal e informação a funcionários da ONU e a grupos de direitos humanos, incluindo ADN, impressões digitais, exames de íris, números de cartão de crédito, senhas de Internet e fotos de identificação numa violação de tratados internacionais. Os diplomatas australianos da ONU presumivelmente podem ser visados também.
– O rei Abdullah da Arábia Saudita pediu que os representantes dos Estados Unidos na Jordânia e no Bahrain exigissem que o programa nuclear do Irão fosse detido por qualquer meio disponível.
– O inquérito britânico sobre o Iraque foi ajustado para proteger os “interesses dos Estados Unidos”.
– A Suécia é um membro encoberto da NATO e a partilha de informação de espionagem é escondida do parlamento.
– Os EUA estão a jogar duro para conseguir que outros países recebam detidos libertados da Baía Guantánamo. Barack Obama aceitou encontrar-se com o Presidente Esloveno apenas se a Eslovénia recebesse um preso. Ao nosso vizinho do Pacífico Kiribati foram oferecidos milhões de dólares para aceitar detidos.
Na sentença que se tornou um marco sobre o caso dos Documentos do Pentágono, o Supremo Tribunal dos Estados Unidos disse que “só uma imprensa livre e sem restrições pode expor eficazmente as fraudes do governo”. A tempestade que gira hoje em volta da WikiLeaks reforça a necessidade de defender o direito de todos os meios de comunicação a revelar a verdade.
Julian Assange é redactor-chefe da WikiLeaks.
****
O Esquerda.net decidiu responder positivamente ao apelo da Wikileaks e pôs à disposição da organização dirigida por Julian Assange um servidor para alojar um espelho (mirror) do site. Este espelho será uma cópia do site Wikileaks, e será administrado pela sua equipa, não tendo a redacção do Esquerda.net qualquer interferência ou acesso ao seu conteúdo.
Desde que começou a divulgar os telegramas de embaixadas americanas em todo o mundo, naquilo que já é conhecido como o Cablegate, o site da Wikileaks sofreu ataques do tipo “denial of service” para tentar bloqueá-lo, e um ataque mais real pepetrado pelas empresas Amazon e EveryDNS.net, que acabaram com o domínio principal do site, o wikileaks.org.
Comentários
A desconstrução dos intermediários | Arlesophia
[…] de discordar de Assange quando ele fala de “Verdade”, devo reconhecer que o acesso direto aos documentos que servem de base para os discursos […]
A desconstrução dos intermediários | Arlesophia
[…] que a WikiLeaks faz parte de um processo maior.Apesar de discordar de Assange quando ele fala de “Verdade”, devo reconhecer que o acesso direto aos documentos que servem de base para os discursos […]
Valdecy Alves
Precisamos cada vez mais divulgar para cada pessoa, de todas as idades, de todas nacionalidades, credos de todas faixas etárias… a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Leia matéria sobre o tema em: http://valdecyalves.blogspot.com/2010/12/direitos…
Guilherme
VÍDEO ENTREVISTA com JULIAN ASSANGE explica WIKILEAKS,
Imagens Chocantes (Iraque) e "Premunição" sobre O AGORA! http://goo.gl/Pln2M
Raphael Tsavkko
Já tá rolando pela rede um abaixo-assinado da Avaaz pró-WikiLeaks e um badge pra blogs em defesa do Assange! http://tsavkko.blogspot.com/2010/12/selo-em-apoio…
Aracy_
No meu tempo, isso se chamava jornalismo investigativo. Sem desmerecer o trabalho de Assange e equipe, acho que chamar esse trabalho de "jornalismo científico" é querer reinventar a roda.
pegadasdamarcha
Perfeito! Escrevi algumas linhas hoje sobre o tema, também.
Quem puder, dá uma acessada
http://pegadasdamarcha.wordpress.com/
Mário SF Alves
Fui lá. "Se antes as paredes tinham ouvidos, com as emblemáticas e até folclóricas figuras de corruptos e espiões, agora o Wikileaks implodiu tudo usando a maior arma existente: a palavra, associada à velocidade da internet."
Essa "maior arma existente", lembrou-me o velho Marx., em seus postulados.
E que "vienga el toro"! Munidos da verdade, com as bandarras das mídias PIG corporativas já bastante removidas, uma fresta de luz já basta para antever a humanidade re-humanizada avançar!
Julio Silveira
Com razão muitas vozes e ações começam a se manifestar pró Assenge, mas o cara que hoje irá encarar a maior furia dos tiranos se chama Bradley Manning, esse é o verdadeiro heroi por trás do wiki e muito provavelmente será o unico martir dessa história.
Mário SF Alves
É! Alguém vai ter fazer outro "Nós pedimos o fim da perseguição ao Wikileaks e seus parceiros imediatamente. Pedimos respeito pelos princípios democráticos e leis de liberdade de expressão e de imprensa. Se o Wikileaks e seus jornalistas parceiros violaram alguma lei eles deverão ser levados à justiça. Eles não devem ser sujeitados a uma campanha de intimidação extra-judicial." Só que desta vez para o Bradley Manning.
Read more: http://tsavkko.blogspot.com/2010/12/selo-em-apoio…
Fabio_Passos
Derrubaram mesmo!
visa.com caiu.
Não tem preço!
E aqui no Brasil já tem boa alternativa prá furar o bloqueio dos eua contra wikiLeakes:
"
Natalia Viana
Em parceria com CartaCapital, conteúdo do WikiLeaks em primeira mão
" http://cartacapitalwikileaks.wordpress.com/
Paulo
Pessoal.. vou deixar uma coisa bem clara….
Essas redes sociais especialmente o FACEBOOK.. é vigiado pela CIA. para mim o facebook foi criado exatamente com essa finalidade, pois até fizeram um filme sobre os " inventores " para despistar, digo isso para vocês tomarem muito cuidado o que escrevem lá pois podem tomar algum tipo de represália e eu nao duvido nada que até o pedido negado para conseguir o visto para ir ao EUA e também é claro conseguir um emprego em uma empresa EUAdense.
o filme se chama: A rede social.
CUIDADO!
mariazinha
Exatamente, caro. Qdo. eles fazem algo que parece bom, pode saber que estão metros à frente, esperando VC em uma emboscada com suas maldades e ironias. Nada do que uikilique disse, até agora, foi novidade para mim. Sempre soube que eua são governados por grandes corporações sionistas que espalham tentáculos pelo mundo. Basta observar o que fazem contra a Palestina; assim fazem no mundo.
Mário SF Alves
Mariazinha,
Que "vienga el toro"! Munidos da verdade, com as bandarras das mídias "PIG" corporativas já parcialmente removidas, ver uma fresta de luz já basta para fazer a des-humanidade se re-humanizar! É chegada a hora de um novo recomeço, da retomada do processo civilizatório e o fim da robotização da "espécie". Até quando tanto poder contra o povo? Podem alegar que o sistema está com problemas para acomodar a “population” ocidental. Sendo assim, que o sistema refaça suas contas e seus métodos. Por que os EUA sozinhos têm que consumir ¼ dos recursos do planeta, asfixiando-o pelo consumismo alucinado? Por que essa absurda e total falta de limites nos lucros de indivíduos e mega- corporações? Até quando essa nazistificação via blindagem legal (imunidade) para essas mesmas mega-corporações? Por que a cada vez maior transferência de poder de Estado para essas referidas corporações? E se não tem jeito, e se chegou ao ponto de não ser possível mais volta, então, caros amigos, o sistema é que se exploda! O que não se vai admitir e nem será possível é levarem a civilização – ou o que restar dela- junto. É imprescindível estancar de vez esse holocausto cultural de tipo gota-a-gota que vem com e mais intensidade asfixiando a civilização ocidental e transformando-a em mera máquina de consumo! Chega de holocaustos, uns e outros! Há espaço para todo mundo no mundo! Em última hipótese, que se imploda logo esse – aí, sim, insustentável, ok! Verdes – arremedo paranóico de capitalismo! “Não sois máquinas, homens é o que sois”, Charles Chaplin (outra grande alma). Vida longa ao Wikileaks!
Fabio_Passos
Tão falando que também derrubaram visa.com
Muito legal…
Paulo
hackers do mundo começaram uma investida para todos que estão apoiando as medidas.. até o site da mastercard e o banco suéco que bloqueou a conta do dono do site.
Pedro Luiz Paredes
O jornal do SBT de ontem a noite defendeu ele, inclusive explicando que lá na Suécia transar consensualmente sem camisinha é considerado um tipo leve de estupro e bla bla bla… que se trata de política.
Há uma luz no fim do tunel!
rocmatos
Eu não acredito naquilo que as religiões e a mídia corporativista apregoa. Mas o que me disserem de ruim de judeus, ingleses e americanos eu acredito.
ZePovinho
Não coloque todos os judeus no mesmo balaio,rocmatos.
Elton
Por que só defendes os judeus????? És mais um "cão-de-guarda" daqueles que acham que a humanidade é anti-semita até que se prove o contrário?????
ZePovinho
Existem muitos judeus que não são sionistas.Eu já discuti,aqui,com vários judeus sionistas que defendem essa aberração.Porém,achar que todos os judeus apóiam as barbaridades do atual governo de Israel é errado.
Antõnio Carlos
Da mesma maneira que nem todos os alemães era nazista pode-se afirmar que nem todos os judeus são a favor do que está fazendo o Governo de Israel. Nem todo judeu é um sionistas.
Elton
Disso sabemos, não se pode generalizar, mas a cada processo eleitoral em Israel quem tem crescido é a extrema direita, portanto a maioria apóia sim, a conduta Sionista radical de Israel!!! Infelizmente os judeus (que vivem em Israel) que são contrários à radicalização são minoria……
Ronaldo Irion
Nem todo judeu é um nazisionista. Isso para mim é evidente. Mas até prova em contrário, todo inglês e norteamericano é um imbecil prepotente (tirando o Chomski, que, aliás, é judeu!).
Baixada Carioca
Assange só tem os Anonymous. Estes "não chega a ser propriamente uma organização tal como a definimos convencionalmente. São hackers que se unem em determinados momentos por uma certa causa e depois podem se dispersar. Um deles fez uma metáfora poética. Disse que eles são como pássaros dos quais você pode dizer que formam um bando porque estão voando na mesma direção (http://www.diariodocentrodomundo.com.br/).
Queria saber quem seria louco de fazer sexo com "Anna Ardin, uma bonita feminista e ativista política de 31 anos, já identificada como a alegada vítima de estupro por Assange (Idem) sem pedir autorização por escrito.
Mário SF Alves
Ainda mais sem camisinha! Bom, o fato inegável é que, por um motivo ou por outro, ela se prestou ao papel. E daí, só para fazer o jogo de cena? Seguindo por aqui não demora muito e chega-se ao Sherlock Holmes! Aliás o julgamento do cara está sendo feito na Inglaterra, heim? Perdão pela bobagem. Abraços!
ZePovinho
Digite o texto aqui![youtube LMV14Og_qEs http://www.youtube.com/watch?v=LMV14Og_qEs youtube]
ZePovinho
Hoje,8 de dezembro,faz 30 anos que Lennon foi assassinado por Mark Chapman.Alguns dizem que Chapman fez parte do programa MK-ULTRA de guerra psicológica do Pentágono.Não importa.Importa que o espírito de Lennon continua vivo com o sonho dos anos 60.O WIKILEAKS pode ser visto como herdeiro desse espírito:
[youtube guenvBJ_UlE http://www.youtube.com/watch?v=guenvBJ_UlE youtube]
Fabio_Passos
Não há democracia nenhuma.
Há uma ditadura de oligarquias corruptas.
Corporações controlando políticos fantoches.
A solução é a Revolução!
5 Million Ways To Kill A CEO
[youtube 1R9u2MRwiH0 http://www.youtube.com/watch?v=1R9u2MRwiH0 youtube]
Mário SF Alves
Fábio,
Com todo o respeito, onde estaria a melhor e qual forma de resistência a tudo isso? Abraços!
Fabio_Passos
Mário, eu tô na guerrilha digital.
Prá mim é radicalizar a democracia.
Derrubar a mídia-corporativa: máquina de propaganda do regime.
Mário SF Alves
Bingo! Também acho que a coisa passa por aí. Vai de vermelha ou de azul?
Um abraço!
Jorge
Doutrina americana do mundo e para o mundo:
"Façam o que mando, não o que faço."
Cético de plantão
A Suécia é um dos países mais liberados sexualmente do mundo. Para ter essa reclamação contra ele, alguma ele aprontou. Não acredito em teoria da conspiração.
Vou além, o simples fato de ser anti-americano ou coisa que o valha não transforma ninguém em bom caráter, nem lhe garante habeas corpus definitivo, como ´muitos aqui costumam pensar, apoiando terroristas, sequestradores e apedrejadores de mulheres e homossexuais só por causa dessa oposição do apoiado aos EUA.
Polengo
O Protógenes também aprontou.
Onde já se viu, prender bandido?
José Silva
Pois é, deveria ser preso por "estuprar" o sistema hehehe!!!
edv
Há um certo grau de desfocamento aí, não?
Ele não é "anti-EUA", é um divulgador de documentos vazados.
Quem eventalmente é "anti-EUA" são seus próprios documentos (dos EUA e seus parceiros).
Quanto ao sexo entre quatro paredes da casa delas, entre adultos, cada um acredita no que quiser, né? Mas não acreditar em "conspiração" contra o rapaz me parece beirar a ingenuidade de ataque iraquiano…
LuisCPPrudente
Parece-me que o Cético de plantão ainda acredita que os defensores da liberdade e da democracia vão encontrar as terríveis armas químicas de Saddan Hussein em algum lugar do Iraque. Se os estadunidenses ainda não encontraram tal lugar, é porque o WikiLeaks estão atrapalhando as buscas!!!
Aracy_
Por acaso a Suécia ainda é um dos países com as taxas mais elevadas de suicídio entre a população geral? Na década de 1980 lembro de ter lido um documento de divulgação do governo sueco para estrangeiros em que o país se gabava de ter a 2a. maior taxa de suicídios e apontava que a Hungria levava a taça deste mórbido campeonato.
Será que as suecas são tão tolinhas que qualquer Assange passa a conversa nelas? Oh, talvez tenham ficado pudicas e decidido usar sutiã e se depilar…
edv
Lembrando que uma delas é cubana (de fora da ilha)…
Maria José Rêgo
Uma delas é cubana, leitora da outra cubana que faz ampanha contra governo de Cuba e ofereceu hospedagem ao Julian Assange, por isso acho sim que há conspiração.
Will
Não deve ser conspiração não…afinal é só a primeira vez na história que a Interpol libera um mandado de prisão por "crimes sexuais" e em um tempo tão curto. Também é coincidência que uma das "vítimas", Anna Ardin (ou Bernardin, quando morava em Cuba) trabalhou para um grupo anti-Castro financiado pela CIA (http://qwstnevrythg.com/2010/12/anna-ardin-cia-2/).
lcsouzaleal
Assange é só mais um PUPPET
Negou a possibilidade do 11SET ser um Inside Job, só publica coisas obvias.
Com base nos documentos publicados até entao, na minha opinião, ficou claro que a real intenção do Cablegate é de validar a falsa Guerra ao Terror, implantar o medo e a discórdias entre os países, e demonizar os suspeitos de sempre como Ira, Coreia do Norte e a China.
Reflitam bem e não se deixem enganar, quantos governos as informações de Assange já derrubaram? Pra que elas serviram? A única coisa que elas realmente fizeram foi aquilo que os governos do mundo todo e a velha mídia carcomida queriam: O WIKILEAKS CONSEGUIU CRIMINALIZAR A INTERNET!!
Conexao Soros & Assange: http://www.youtube.com/watch?v=9FgnBN6af90&fe…
edv
Não vejo assim o Wikileaks embora não fosse ficar surpreso.
Mas concordo que todas as desculpas para controlar a Internet pelos controladores do poder serão utilizadas. E este é um risco real.
Com ou sem Wikileaks.
Mário SF Alves
Icsouzaleal (4 horas atrás)
Também acho que um pouquinho de pé-atrás não faria mal a ninguém. No entanto, a articulação que visa incriminar a internet, e que pretende acabar com os genéricos (sob o pretexto de que ferem princípios de propriedade intelectual), tem nome e sobrenome. É o ACTA, que por aqui podemos chamar de Acordo Comercial Anti-Falsificação. Esclarecimentos no link: http://www.outraspalavras.net/2010/03/26/como-o-a…
No link tem muito mais. Eis uma pequena mostra: “Em relação à Internet, as inquietações estão na responsabilidade dos provedores de acesso e dos intermediários técnicos. Também aqui, os Estados Unidos procuram obter um endurecimento das regras em vigor. A receita? Tornar os provedores responsáveis pelas infrações cometidas por seus usuários. E incitá-los também a filtrar, cortar, bloquear, sem mandado da autoridade judiciária – ainda que isso implique não se preocupar demais em confirmar se a suposta “pirataria” é real… Trata-se de uma antiga exigência das indústrias culturais de todo o mundo, que a França tratou de satisfazer com a chamada Lei Hadopi. Segundo revelaram debates de 2009 no Parlamento Europeu, a norma poderia atentar contra o exercício das liberdades fundamentais dos cidadãos.”
Att. Mário.
Will
Meu caro lcsouzaleal, o apresentador desse vídeo é o Glenn Beck, porta voz da extrema direita americana. Esse mesmo cara defende que o Obama é islâmico e marxista, entre outras coisas igualmente malucas. Está longe de ser uma fonte confiável de informação.
Agora sobre o que vc fala sobre a WikiLeaks sugiro que vc leia: http://en.wikipedia.org/wiki/Information_publishe…
E veja o que as informações publicadas já fizeram. É verdade, não derrubaram nenhum governo…ainda, mas Assange está em posse de documentos que podem vir a derrubar um banco americano ou dois (provavelmente o Bank of America).
Bonifa
Sites estão sob fogo cerrado de hackers que defendem Assange. Estre eles, sites de bancos suíços, cartões de crédito, advogados suecos e o site do PayPal. É o hoje que diz Le Monde:
http://www.lemonde.fr/technologies/article/2010/1…
Mário SF Alves
Li, agora. Obrigado. O ataque ao PayPal foi reivindicado por um visitante sob o pseudônimo th3j35t3r ".
A coisa toda já começa a fazer sentido, i. é. já se percebe um padrão aí, e bem diferente da versão puppet, ou não?
heloisa helena
Que tal examinar a possibilidade de ser uma armação tipo "pão e circo" para a massa de escravos. Tantos sites fechados, só dependendo de uma ação estratégica em relação á internet, e o wikleaks não!?!
Wikleaks chocou muuitos a desvelar informações de "corrupção" por parte dos EUA, mas…. até agora, nadica de nada sobre o sistema financeiro internacional, responsável mór pelo sistema de escravização e falẽncia da maioria das nações do mundo "global". o coração da trajédia, a coluna dorsal desse sistema vigente, Nada???
Vamos descansar um pouco agora, e nos divertir um pouquinho, com essas coisas pitorescas e infames sobre sexo, drogas e rockn'roll. Hum??
Mário SF Alves
É a próxima carga. Aguarde! Reload!
Will
O Assange já revelou que tem documentos a respeito de um "grande banco americano". Revelou isso na entrevista que deu à Forbes (http://blogs.forbes.com/andygreenberg/2010/11/29/an-interview-with-wikileaks-julian-assange/). Disse também que esses documentos estarão disponíveis no site no ano que vem.
Viviana
Ya está disponible el primer buscador para textos de WikiLeaks
Gabriela Ulloa
Rdio Biobio
Gracias a la iniciativa del Centro Europeo de Investigación, los cibernautas cuentan con el primer motor de búsquedas para WikiLeaks llamado ‘Cablesearch’, el cual permitirá el fácil acceso a los documentos hasta ahora publicados por la organización.
Esta herramienta, realizada con la finalidad de que periodistas y otros interesados obtengan con rapidez y de forma organizada los documentos, permite localizar palabras concretas en los 983 informes que están disponibles e incluso eliminar términos en la búsqueda de resultados.
Asimismo, da una oportunidad a los internautas de buscar en los titulares o en la totalidad de los textos.
Lo destacable, sin embargo, es que Cablesearch no está vinculado a WikiLeaks, de modo que las personas sí pueden realizar donaciones a través de PayPal o MasterCard; servicios que ya fueron vetados para la organización de Julian Assange por las propias compañías.
Pero eso no es todo, ya que de acuerdo a ABC el buscador también dispone de una sección de noticias, en donde se pueden encontrar las últimas informaciones de diversos medios de comunicación relacionadas con WikiLeaks.
¿Te gustaría buscar algunos textos en Cablesearch? Sólo debes visitar esta página web y escribir los términos de tu interés.
http://www.radiobiobio.cl/2010/12/07/ya-esta-disp…
http://www.rebelion.org/noticia.php?id=118219
Mário SF Alves
Viviana,
Obrigado,
Mário.
Geysa Guimarães
Que a Verdade precisa ser publicada, não há como discordar. Mas garantir que a Verdade ganhará sempre, tenho dúvidas e não são poucas.
É a mesma história de que o Bem sempre vence o mal. Balela.
Começa a vencer, em alguns pontos. Mas a estrada é de uma enormidade sem fim.
tiago tobias
Se o Assange fosse chinês e divulgasse documentos secretos, seria indicado ao Nobel da Paz.
El Cid
na mosca, Tiago !!!
Aracy_
Se fosse dissidente cubano, em vez de ir em cana na terra da Rainha Elizabeth ganharia oferta de asilo político nos EUA.
vanraz
Chega de safadezas!!! Tem ser dado um basta nessas pilantragens norteamericanas! Chega de intervenção americana pelo mundo! Chega de sacanagens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
http://www.vanraz.wordpress.com
Fabio_Passos
Olha que legal:
"WikiLeaks: o site do Mastercard fora do ar" http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/wikileak…
Que a Intifada eletrônica avance.
Tem de rolar é uma revolução contra a ditadura global destas corporações corruptas!
Jairo_Beraldo
Imaginar se o criador do Wikileaks tenha sido mesmo tão ingênuo a ponto de pensar que podia tocar fogo no mundo e que nada lhe aconteceria.E notadamente os supostos donos do mundo, os EUA, ja se arvoraram em dizer, após a prisão de Assenge, em quais leis o país o enquadraria por fazer o que fez. Especialmente por dar mostras inegáveis de como eles veem o mundo, através de seus olhos diplomáticos.A prisão de Assenge por uma coisa incomprovada, dizem que não passa de um mero "assédio" sexual, dá um recado claro a todos os cidadãos do mundo: não se metam nisso, não façam o que ele fez.__
Caroline
É isso ai, vamos todos continuar vivendo felizes! Abaixemos a cabeça e coloquemos nosso rabinho entre as pernas. Não vamos nos meter nisso…
Tenho minhas dúvidas com relação a "ingenuidade" de Assange. Ele saberia que ao "tocar fogo no mundo" dariam um jeito de tentar cala-lo. Afinal, é isso que sempre acontece. Porem o que importa, não é o que acontecerá com Assange, e sim o que as revelações que ele conseguiu trazer ao mundo significam e representam. Ver a reação que tiveram, e quão burro o capitalismo/EUA é.
Tentar cala-lo desta forma só me faz perceber o quão desesperados estão!
Jairo_Beraldo
Assenge tem que dar graças a Deus por estarmos em 2010. Se fosse na época da Guerra Fria, o Tio Sam já o teria raptado, torturado e envenenado. Como fez com muita gente.
Mário SF Alves
Jairo,
Sendo meio repetitivo… ao tacar fogo no circo ele sabia perfeitamente em que trapézio roto (ele) estava se metendo. Tanto é que montou uma cyber estratégia, literalmente. Uma prova disso é que o site está blindado com mirrors por todo lado. A propósito, é emblemático que a tal Sarah Palin, do Tea Party, tenha declarado publicamente ser favorável ao assassinato dele.
ariadnejacques
Minha pergunta ao Jairo é: você vai obedecer a essas ordens por que está com medo, está sentindo-se ameaçado por quem?! Meu caro, a humanidade precisou no passado e ainda precisa, e precisará sempre, de homens e mulheres corajosos!!! Adoro aquela fala do personagem Olímpico de Jesus Moreira Chaves, do livro A HORA DA ESTRELA, de Clarice Lispector. O personagem era um homem simples, mas queria mesmo era ser deputado, porque acreditava que essas autoridades desfrutavam de vários privilégios. Bingo! Na verdade, o que o motivava a querer se tornar um deputado era porque acreditava que o nosso país é carente de MACHOS! Então, essa fala é dele, do personagem, mas quando ouço nossos covardes históricos assumindo suas covardias, sempre me lembro de Olímpico: eu também acho que falta "macho" por aqui. Por favor, "macho para Olímpico significa coragem, e para mim também. Que prevaleça sempre a verdade, para que saibamos o que fazer com o mundo, que pertence a todos nós, os seres humanos. Para isso, precisamos da disposição dos corajosos para a luta.
Mário SF Alves
Bravo! Ariadne.
Jairo_Beraldo
ariadnejacques,
a única coisa que voce não entendeu, foi que eu quis passar que Tio Sam ameaça a todos que OUSAM (acho que seria esta a palavra) desafiar seu poder. Pena que algumas pessoas não pegam a essencia da coisa, e vem outros tantos a lhe fazer coro.
mariazinha
AZENHA, SOCORRO!
[…]Não se sabe bem como aconteceu para que os dirigentes do site aceitassem que os documentos, obtidos a princípio para fazê-los de livre conhecimento dos povos, fossem selecionados ou censurados por um agrupamento de cinco dos meios mais representativos da grande mídia Ocidental, que sempre respeitou historicamente as regras impostas pelos Estados Unidos.[…]Mas mais além ainda destas dúvidas sobre a verdadeira natureza da operação WikiLeaks, estão as dúvidas sobre quais são as forças internas ou elementos nos Estados Unidos que estão por trás do assunto ou que propiciaram a sua ocorrência.[…] http://democraciapolitica.blogspot.com/2010/12/qu…
Mário SF Alves
De onde vem a dúvida? De Cuba. Pois bem, vê-se que não é uma duvidazinha qualquer, mesmo porque aquele país está estoicamente acostumado a sofrer todo tipo de ataque vindo dos EUA. Já se divulgou, inclusive, que a denunciante do ato sexual que incrimina o Assange é nascida em Cuba e que teria ligações com a CIA e com a direita americana. O artigo mencionado, claro, é prudente, induz, mas não afirma categoricamente que o jogo jogado pelo Wikileaks seja o jogo da extrema-direita americana, e, por óbvio, das corporações militarizadas. Mas, por que Cuba iria assim, tão facilmente, admitir crédito ao Wikileaks? Até que se prove o contrário Cuba continua sendo um país comunista. E desta forma, onde estaria o interesse em dar força a uma guerra cujo efeito pudesse ser o de fortalecer a democracia no mundo, blindando-a quanto à “tese do quanto pior melhor”?
Atenciosamente, (ou ingenuamente), Mário.
mariazinha
Uikilixo!
NO BRASIL, A EXCLUSIVIDADE E O DIREITO DE “SELECIONAR” DADOS FORAM CONCEDIDOS PELA 'WIKILEAKS' AOS JORNAIS (e TVs) TUCANOS “FOLHA” E “GLOBO”.
Em consequência, como procedimento já tradicionalmente adotado pela ‘grande’ mídia brasileira, haverá censura, omissão, “maquiagem” ou abafamento de notícias que prejudiquem a direita e seu braço político no Brasil (PSDB/DEM/PPS), bem como haverá defesa, respeito e simpatia aos interesses de Israel e dos “conservadores” (ultradireita) dos EUA. http://democraciapolitica.blogspot.com/
bel andrade
gostaria de baixar essa imagem do Assange amordaçado pela bandeira dos EUA , onde posso conseguir ?Acho que seria um ótimo protesto silencioso se disseminássemos esse ícone pelos Blogs , twiters etc -como fizemos com a imagem da "Dilma Guerrilheira" – mesmo quando o assunto do comentário não fosse o wikileakes.
Conceição Lemes
Bel, vc não consegue essa imagem na capa? beijo
vera oliveira
eu salvei e coloquei no meu orkut,com o texto do viomundo
Fabio_Passos
Muito legal esta Intifada eletrônica em reação a prisão política do Julian Assange:
"
Wikileaks: O 1º preso político global da internet e a Intifada eletrônica
por Idelber Avelar, no O Biscoito Fino e a Massa
Julian Assange é o primeiro geek caçado globalmente: pela superpotência militar, por seus estados satélite e pelas principais polícias do mundo. É um australiano cuja atividade na internet catupultou-o de volta à vida real com outra cidadania, a de uma espécie de palestino sem passaporte ou entrada em nenhum lugar. Ele não é o primeiro a ser caçado pelo poder por suas atividades na rede, mas é o primeiro a sofrê-lo de um jeito tentacular, planetário e inescapável.
"
http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/o…
Luis Armidoro
"Os dias negros da corrupção em Queensland, …., quando os políticos amarram os meios de comunicação para não informarem a verdade". Meu, acho que o estado de SP mudou de nome
Gerson Carneiro
O que deve ter de gente aqui no Brasil com o símbolo do cobre na mão, não está nos gibis.
Logo aqui aonde novidades tecnológicas grudam como nódoa de caju, com a bendita colaboração dos internautas. Vamos ter novidades logo logo. A casa vai chacoalhar bastante antes de cair.
O PIG está sob ameaça. Treme PIG.
Jairo_Beraldo
O Wikileaks cairá noesquecimento em breve, por força da incomparável máquina de infâmia do governo estadunidense. E com o apoio da dócil imprensa em todo o mundo.
Gerson Carneiro
Acho que não, hein cumpadi. Agora que abriu a porteira num tem mais vorta.
edv
Sr. Gerson, o senhor poderia esclarecer para este ignorante aqui qual é o símbolo do Cuprum, por favor?
Hehe.
Acho que a casa Wikileaks pode até cair, espero que não!
Mas a trilha já foi aberta…
Se não for uma organização, um site, que seja o pó estelar da Internet!
edv
Tendi… Cupruns, mas não proutros…
Se tu referistes ao PIG, então espelho meu comentário:
Acho difícil a casa do PIG cair… Mas espero que sim!
Gerson Carneiro
Sr. edv,
não me referi à casa do Wikileakes, mas sim à casa do PIG.
O wikileaks é apenas o vendaval.
quanto ao símbolo do Cuprum é só consultar a tabla periódica, seu inguinnorante.
Abs.
edv
Intaum disculprum!
Se foi PIG, favor espelhar meu comentário:
Não acho fácil a casa do PIG cair… mas espero que sim!
Ardentemente (pra não perder a piada, hehe…)
Paulo
Tá nada.. infelismente vai demorar muito para que isso aconteça.. mas ultimamente no governo lula eles deram um passo importantíssimo.. baixando muito a licença para novas mídias atuarem.. isso é um avanço.. a direitona veio reclamando dizendo.. COMO ASSIM.. POR QUE O GOVERNO VAI DEIXAR DE GANHAR TODA ESSA BOLADA.. rs rs rs que coisa nao..
Alice
Bom ler o que o Celso Amorim, Nelson Jobim e outros representantes do governo Lula falam sobre a América Latina e seus governos a Cia e a Diplomacia norte-americana. Caiu a máscara da política do governo Lula em relação aos nossos irmãos latino-americanos!
Por que tanta subserviência aos norte-americanos? Isso nunca vai ter fim?
Viva o Assangue! Viva a verdade!
Bem podia ter um "Assangue brasileiro" pra divulgar informações sobre todos estes governos sujos que assaltaram o Brasil ao longo de décadas!
Cético de plantão.
Mas só trouxas completos acreditavam que a diplomacia brasileira mantinha aquele tom anti-americano juvenil de DCE-1968 no tête a tête com os americanos. Estou morrendo de rir desses telegramas.
Deixe seu comentário