Temer, depois de defender o emprego dos amigos e se declarar macho ferido: Fui obrigado a trair; em seu plano, ameaça aos programas sociais

Tempo de leitura: 3 min

Captura de Tela 2015-12-08 às 11.13.46

Temer, o macho ferido: “fui obrigado a trair”

dezembro 8, 2015 10:28

Por Flavia Oliveira, no Facebook, via Escrevinhador

“Sempre tive ciência da absoluta desconfiança da senhora e do seu entorno em relação a mim e ao PMDB”, escreveu Michel Temer na carta à Dilma, revelada pelo craque Jorge Bastos Moreno.

E eram confiáveis o vice e seu partido?

A carta repleta de mágoas me causou algumas impressões:

1) Temer escancarou a importância da distribuição de cargos nesse já carcomido sistema de presidencialismo de coalizão. Há pelo menos três parágrafos com referências a nomeações e distribuição de emendas. Tenho a impressão de que já fomos mais discretos (ou cinicos).

2) O vice ameaça Dilma, apresentando-se como o nome capaz de unificar o país, já que seria o único a dialogar com a oposição. Não é à toa que ele cita DEM, PSB e PV, legendas com colorações ideológicas variadas. Temer se coloca como herói do impeachment, para aglutinar o apoio de quem se sente desconfortável com as manobras de Eduardo Cunha. Vai ser difícil acreditar na imagem legalista que o vice gosta de exibir publicamente.

3) Se há cinco anos o vice se sente desrespeitado pela presidente, por que aceitou encabeçar com ela a chapa da reeleição? E, tendo feito, esperou pela mais grave crise institucional para desembarcar do governo e despejar suas mágoas. Claramente, o vice abraça a possibilidade de assumir a Presidência. Sublinha, inclusive, seu programa econômico, que sugere ter respaldo da sociedade.

Apoie o VIOMUNDO

4) Vejo, nas entrelinhas, uma velha estratégia masculina de inverter culpa e sugerir que foi “obrigado a trair”. (Esta é uma observação de gênero. Muitos não entenderão.)

5) Por fim, como se diz nos procedimentos de emergência da aviação: “Em caso de despressurização, máscaras cairão”… No Brasil, agora, está tudo às claras, sem máscaras. É questão de escolher o lado.

*****

Trechos da #cartadotemer em que ele defende o emprego dos amigos. Moreira Franco escreveu o Plano Temer, por trás da fachada da Fundação Ulisses Guimarães. O plano prevê um saco de maldades contra direitos garantidos pela Constituição de 88:

A senhora, no segundo mandato, à última hora, não renovou o Ministério da Aviação Civil onde o Moreira Franco fez belíssimo trabalho elogiado durante a Copa do Mundo. Sabia que ele era uma indicação minha. Quis, portanto, desvalorizar-me. Cheguei a registrar este fato no dia seguinte, ao telefone.

No episódio Eliseu Padilha, mais recente, ele deixou o Ministério em razão de muitas “desfeitas”, culminando com o que o governo fez a ele, Ministro, retirando sem nenhum aviso prévio, nome com perfil técnico que ele, Ministro da área, indicara para a ANAC. Alardeou-se a) que fora retaliação a mim; b) que ele saiu porque faz parte de uma suposta “conspiração”.

[…]

De qualquer forma, sou Presidente do PMDB e a senhora resolveu ignorar-me chamando o líder Picciani e seu pai para fazer um acordo sem nenhuma comunicação ao seu Vice e Presidente do Partido. Os dois ministros, sabe a senhora, foram nomeados por ele. E a senhora não teve a menor preocupação em eliminar do governo o Deputado Edinho Araújo, deputado de São Paulo e a mim ligado.

Abaixo, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) analisa trechos do Plano Temer e Ciro Gomes dá a Temer o que é de Temer

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mauricio Gomes

Velho safado, se acha que vai ter golpe como em 64 está enganado. Iremos às ruas e vamos EXIGIR que as leis e a constituição sejam respeitadas.

Mau

Tenho informação que parte da cúpula do PMDB foi pego de surpresa e que acharam a carta um tanto infantil.

Regina Fe

Eu acreditava que o Michel Temer tivesse uma inteligência privilegiada. Vejo que me enganei. Agora não é a Dilma que está numa situação difícil, mas sim o vice, que demonstrou não ter estofo para suportar as pressões do poder e tomar as decisões corretas. Depois dessa carta, ainda que Dilma caísse, o que não vai acontecer, Temer não teria qualquer possibilidade de assumir, pois demostrou toda sua suscetibilidade. Temer foi usado pelos verdadeiros golpistas, lamentável que a vaidade tenha sido maior que a inteligência. Temer abandonou o emprego; fosse na iniciativa privada, teria de se apresentar imediatamente ou perderia o posto. Prefiro a segunda opção.

Messias Franca de Macedo

Carta ‘foi vazada por Temer’

Postado em 8 de dezembro de 2015 às 12:14 pm

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/carta-foi-vazada-por-temer/

“Isso é muito grave. E *’nois’ não [não!] estamos decepcionados!” Adaptado do DEMoTucano Michel ‘TEMERoso’ ‘O Traíra’, e agora – mais do que nunca – mentiroso terminal

*’nois’ já sabíamos quem era o autor dessa patifaria que envergonha a nação e a civilidade, senhor ex [ex!] vice-presidente da República…

***

A versão do golpista mentiroso – perdão pelo pleonasmo!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Temer diz a jornal que Planalto vazou a carta

POR CONGRESSO EM FOCO | 08/12/2015 09:14

(…)

FONTE: http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/temer-ha-%E2%80%9Clastro-juridico%E2%80%9D-para-processo-de-impeachment/

***

Acuado – os achaques e chantagens do ‘CU(nha)’ sepultaram-lhe a biografia

&key=_LKFXX2wexAzetpwLKuC3w&w=800&h=270

clodoaldo

Eu estou, pela primeira vez, com vergonha do Brasil, pois aqui um elemento condenado pelo MP de um outro país coloca em ameaça o cargo de alguém que pode viajar sem medo a qualquer lugar do mundo.

Messias Franca de Macedo

Atônita, cúpula do PMDB considera ‘infantil’ carta de Temer a Dilma

De Brasília
08/12/201511h29

(…)
Segundo apurou o jornal “O Estado de S. Paulo”, alguns integrantes da cúpula da legenda chegaram a questionar, num primeiro momento, até a autenticidade do texto.
(…)
O tom utilizado por Temer na carta, segundo relatos, levou um dos presentes no jantar dos peemedebistas a colocar em questão a capacidade do vice vir a um dia assumir o comando do País. “Alguém que tiver um mínimo de maturidade, depois de uma carta daquela vai acreditar que o Michel pode presidir o Brasil?”, considerou um peemedebista à reportagem após o jantar.
(…)
A avaliação feita entre parte dos presentes foi a de que, com a iniciativa, Temer assumiu estar ao lado do presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), responsável por dar início ao processo de impeachment, “espatifou o PMDB” e sem querer fortaleceu a Dilma ao “reforçar a imagem de que ele quer tomar a Presidência”.

FONTE: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/12/08/atonita-cupula-do-pmdb-considera-infantil-carta-de-temer-a-dilma.htm

Messias Franca de Macedo

“Quem tem conta bancária na Suíça não é o meu correligionário de longas datas (sic) ‘Eduardinho’ Cunha; quem recebeu propina do Petrolão não foi o mesmo meu amigo do peito ‘Eduardinho’ Cunha; quem assaltou a Telerj não foi ele; ele também nunca foi homem do PC Farias; não é ele quem mente à nação, detentor de uma biografia absolutamente ilibada… Ademais, quem está na Lava Jato não é o Aroldo Cedraz e o filho Tiaguinho ambos do TCU; quem está na Operação Zelotes não é o Augusto Nardes… Quem está no foco de todos esses e outros delitos é a senhora Dilma Vana Rousseff presidente da República do Brasil.”
Por Michel Temer – em nova carta à nação brasileira

NOTA:
Subscrevem a missiva o procurador geral Rodrigo Janot, Sérgio Moro, o atual “juiz do ‘braZ$&l’, “o supremo” gilmar mendes e o delegado-chefe da PTF (Policia Tucana Federal) – ah, e o procurador de plantão (sic) do ‘miniSTÉRIO’ Público Federal.

Viva o ‘braZ$&l’!

Leo V

Na primeira eleição de Dilma eu e qualquer um já falávamos do que seria colocar o PMDB de vice na chapa.

Obviamente o PT se tornaria refém do PMDB. Mas o imediatismo de manter cargos com o menor esforço fala mais alto.

E ai como crianças pequenas, depois que fazem a caca, vão chamar quem pra ajudar: o povo.

Helbert Fagundes

Boa tarde,

eu sou uma pessoa que presto muito atenção ao entorno! E ao entorno vejo o exercito no poder, pois aqui na minha cidade eles tão muito ativos, pois essa cidade o exercito divulga na tv e convida a população para participar. E aqui muito helicóptero e avião, muito estranho.

Antonio/Maceió

A carta de Kafka ao pai entrou para a história pelos méritos: sincera, pungente e original, emparedou o pai, desnudando-o completamente por sua educação falha. Pelo contrário, a de Temer apequenou mais ainda o pequeno remetente. Como a de Kafka, apesar de ser hipócrita e vulgar, a do vice também teve o poder de emparedar e desnudar – mas não o destinatário. A Carta de Temer revelou o quanto ele é sórdido e pequeno ao mesmo tempo em que mostra a grandeza de Dilma.

    Romanelli

    verdade, Temer apequenou-se como poucas vezes vi ..e ESCREVEU, para que as palavras não fossem esquecidas, nem varridas pelo vento ..ai ai, ficou pros museus ..de exemplo de como NÃO fazer

Romanelli

quero registrar
.
Tava indo bem, apesar de partir duma comentarista sabidamente misandrina como a maioria das damas pertencentes ao ministério, ou simpatizantes de DILMA
.
eis que surgiu o 4 ..aquele que na hora da pressão cai a máscara ..entendi muito bem ..só que vale pra ambos ..RIDÍCULO misturar alhos com bugalhos
.

Deixe seu comentário

Leia também