Sem diálogo com estudantes, Alckmin investe na PM para lidar com #ocupaescola e cortar orçamento; FEUSP denuncia Privataria Tucana

Tempo de leitura: 3 min

Manifestação da FEUSP sobre a Reorganização das Escolas Estaduais de SP

do site da FEUSP

A Congregação da Faculdade de Educação da USP, em sua 468ª Reunião Ordinária realizada em 29/10/2015, deliberou pela aprovação do seguinte Documento:

A Congregação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) vem a público manifestar sua indignação e veemente repúdio em relação à Reforma Educacional apresentada pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE/SP) que, baseada na separação das escolas por nível de ensino, acarretará o fechamento de inúmeros estabelecimentos.

Entre outras evidências, nas medidas tomadas, chama a atenção o descaso e o desrespeito às crianças e aos jovens, estudantes das escolas públicas, bem como a seus familiares e ao conjunto dos professores e funcionários que trabalham nos locais, que encerrarão abruptamente o atendimento em 2016, provocando sua remoção forçada e previsível desemprego, e a junção impositiva de turmas de estudantes.

A SEE/SP, nesta forma autoritária de agir, sem que qualquer diálogo tenha sido feito com os diretamente atingidos, nega, na prática, a educação como direito social fundamental, tratando-a na perspectiva da lógica mercantil e colocando a população e os profissionais diretamente atingidos como cidadãos de segunda categoria, além de praticar uma agressão a todos os que trabalham em prol da educação pública de qualidade.

Apoie o VIOMUNDO

A FEUSP considera-se, dessa forma, também atingida. Como formadora de profissionais para a educação, desenvolve estágios e outras atividades junto à rede estadual. A questão ética e de compromisso com a população atendida por esta escola é, sem dúvida, um eixo constitutivo da formação desenvolvida.

Impossível, portanto, silenciar, quanto às consequências imediatas e de médio prazo dessa medida.

É preocupante constatar, na política adotada, uma intenção irresponsável de economia de gastos públicos que, associada a iniciativas como a da flexibilização do currículo do ensino médio, o fechamento de salas no período noturno, a diminuição da oferta de vagas para Educação de Jovens e Adultos, entre outras, apontam para o descompromisso com a oferta pública da educação, funcionando como estímulo para a privatização do ensino.

O projeto de reestruturação do governo vem completar o processo de municipalização do Ensino Fundamental, o que está explícito no Projeto de Plano Estadual de Educação, encaminhado pelo executivo estadual para a Assembleia Legislativa de São Paulo. Conforme indicado na meta 21 desse projeto o objetivo é “promover, até o final da vigência do Plano Estadual de Educação (PEE), a municipalização dos anos iniciais do Ensino Fundamental”.

Cabe reforçar que, na passagem de 1995 para 1996, o processo de reorganização provocou o fechamento de 150 escolas, com a diminuição de 10.014 classes, E, entre 1995 e 1998, a rede estadual diminuiu 376.230 alunos atendidos com um decréscimo de 5,61%, enquanto, a rede municipal aumentou 841.860 atendimentos, crescendo quase 60%. Tais medidas, como sabemos, não promoveram a melhoria da escola pública estadual, de suas condições de ensino e trabalho.

Pode-se esperar que a reorganização das escolas estaduais desencadeie a ampliação de pequenas unidades privadas que já se espalham nos bairros e para as quais a população se dirige descrente da possibilidade de um serviço público de qualidade.

E, como denunciam os nossos colegas da Faculdade de Educação da Unicamp em sua Moção de Repúdio aos atos arbitrários da Secretaria Estadual da Educação, a municipalização tem sido um terreno fértil para os processos de privatização da escola pública, seja com a aquisição dos denominados “sistemas de ensino” de escolas privadas, via o apostilamento, seja para a ampliação das contratações terceirizadas, com as parcerias público-privadas e/ou com os contratos de gestão privada para o ensino público.

No Projeto de Plano Estadual de Educação encaminhado pelo governo, está evidenciada a orientação empresarial na organização da escola. A estratégia 6.7 que trata do Ensino em Tempo Integral, afirma:

“Estimular, em regime de colaboração, a apropriação dos espaços e equipamentos públicos e privados, articulando ações entre esses e as escolas, de forma a viabilizar a extensão do tempo de permanência do aluno em atividades correlacionadas ao currículo”.

Não é descabido, portanto, considerar que as medidas propostas irão fortalecer a configuração de um mercado que poderá se abastecer, em breve, de recursos públicos.

Nas atuais circunstâncias, nós, estudantes, professores e pesquisadores da Faculdade de Educação da USP, manifestamo-nos contrários ao projeto que orienta a reorganização das escolas estaduais e declaramos nosso apoio aos estudantes, pais e professores que, mobilizados nas ruas, defendem a escola pública e questionam o projeto de reorganização, exigindo diálogo com setores do governo.

Nessa direção, e em total acordo com as manifestações das forças políticas – partidos e entidades científicas e sindicais de educadores e estudantes – que contestaram, nas recentes audiências públicas, a proposta de Plano Estadual de Educação apresentada pelo executivo paulista, nos dirigimos à Secretaria da Educação do Estado para reivindicar gestão democrática e transparência administrativa, que sejam apresentadas as informações que subsidiam a proposta de reorganização da rede estadual e as medidas para o estabelecimento imediato do diálogo com a comunidade escolar do estado de São Paulo.

Reiteramos que quaisquer mudanças na organização da educação do Estado só devem ser implementadas após debates amplos e consulta, por meio de audiências públicas, à comunidade escolar e acadêmica especializada.

Leia também:

Alckmin corta R$ 2 bi da educação em 2016

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Arthur

Vocês não entendem, diálogo é a palavra código pra PM descer a porrada. Por isso Alckmin disse que a PM estava dialogando!
http://youtu.be/RhgCbi9iYaU

Urbano

A manutenção das históricas benesses concedidas aos escroques do pig e a vergonhosa tibieza de não se fazer a Lei de Meios têm causado uma senhora cratera no coração desse eterno refém chamado Brasil. Quem tem a oportunidade de ouvir o povo pelas ruas sabe perfeitamente que os verdadeiros bandidos nem são lembrados, enquanto os políticos do PT, principalmente a Presidenta Dilma e o Eterno Presidente Lula, são tidos e tratados como bandidos. É que essa gente que tem tal visão, de tão parva, nem sequer se dá conta da realidade da vida, inclusive de vir a ser parva. Triste de um povo que nem sabe quem são os seus reais inimigos.

Julio Silveira

A coisa tá feia no Tucanistão. Os clãs radicais da opus dei, que comandam o estado, estão decididos a levar todas as secas para lá, inclusive a cultural, transformando finalmente aquelas terras nas terras da ignorância. Espero que fiquem restritos aos limites daquele território.

Tiamat

Até que enfim a academia começa a se manifestar. Em especial a FEUSP, de onde veio Rose Neubauer, a lamentável figura que deu início a todo esse processo, quando secretária nos governos de Mário Covas.

abolicionista

A PM já está invadindo as escolas e batendo nas crianças que querem estudar. É preciso denunciar esse ataque ao Estado Democrático de Direito junto aos organismos internacionais. Já há denúncias de agressão, violência, vandalismo. Isso é inaceitável. O governador Geraldo Alckmin precisa ser responsabilizado e denunciado aos tribunais internacionais. A presidenta precisa ser pressionada a tomar uma atitude.

Helena/S.André SP

Já existe uma petição pública na internet em apoio à manifestação dos estudantes contra a reorganização educacional do sr. Alckmin. Trata-se do ‘Manifesto de apoio às ocupações e à luta por uma Educação pública, gratuita e democrática’. Link: https://www.peticaopublica.com.br/psign.aspx?pi=BR86812

FrancoAtirador

.
.
Novo Lema da Província de São Paulo: PATADA DITADÔRA
.
.

Lukas

Primeiro foi o Gérson Carneiro, agora é Viomundo que lembra do PINHEIRINHO.

Isto é um receio ou uma esperança?

    Nathan

    Você é lixo.
    Você é um podre.

    lukas,lulipe,romanelli,liberal. Lixos que agora não tem pudor nem vergonha de exporem o quão canalhas e torpes são.

serralheiro velho

A pm sp virou a Gestapo do governo nazi-fascista do tucano picolé de chuchu. pretende chegar a execração da pm paraná de beto tricha . Lamentável, paulistas escolheram muito mal seu governador empenhado na menos escola.

Alexander De Large

Juro que após assistir aos vídeos senti vontade de vomitar.

O que está acontecendo com o Brasil ?

Até quando vamos tolerar atitudes fascistas de governantes déspotas ?

Geraldo Alckmin, você é apenas governador de São Paulo, não Imperador !!!

Antonio

Só uma pergunta:
– Quantos pais destes estudantes ajudaram a reeleger essa excrescência que ocupa o Bandeirantes?

Helena/S.André SP

E os estudantes estão dispostos a tudo contra essa reorganização educacional. Conforme li no site http://www.brasil.elpais.com, numa notícia que saiu no dia 30/11, os estudantes disseram: “Acabou a paz. Isso aqui vai virar o Chile”, gritavam os alunos, em alusão à Revolta dos Pinguins, movimento ocorrido no Chile em 2006, quando milhares de secundaristas pararam o país. E eu apoio o Manifesto da FEUSP, pois concordo que toda e qualquer alteração na organização educacional do estado só podem ser adotadas mediante debates com toda a sociedade envolvida. Valeu FEUSP e meu total apoio aos estudantes secundaristas da rede pública de SP!

Romanelli

Cadê a lei anti-terrorismo ?
.
Ontem, adolescentes INOCENTES, entregues e influenciados, carregando carteiras escolares pelas ruas, infiltrados com líderes ASTUTOS, matreiros, encrenqueiros, tentaram parar SP inteiro ..não sem antes provocar a PM pra que dali derivasse um atrito mais grave
.
ISSO é terrorismo ..impedir o ir e vir ..usar INOCENTES como escudo ..chantagear e ferir toda a sociedade dizendo defender seus interesses
.
Jesus Cristo ? Quanto custou em DINHEIRO VERDADEIRO isso, em tempo, paciência, confiança, esperança das pessoas, ..em poluição, saúde mental ?
.
Será que estes movimentos dito “pogrecistas” não enxergam ? ..isso não agrega, não soma, não acrescenta, não revoluciona, não inova nem atrai a coletividade ..isso apenas mantém uma forma INEFICIENTE, desrespeitosa, violenta, indecente de se tentar ter algo que talvez pudesse ser obtido por outros meios e métodos (nem que por via eleitoral)
.
FATO, a educação esta uma MERDA ..o governo FEDERAL tem UDO, tudo tudo tudo tudo a ver com isso (principalmente ao ainda não ter CRIADO e UNIFICADO um currículo de LP pro país inteiro ..com o preparo de materiais e de educadores ..um currículo farto, rico, profícuo

..evidente que esta reforma (que foi executada também em 1978, inclusive com o fim do francês, do OSPB etc) não cura, não trata ..mas talvez sim, racionalize, economize os ESCASSOS recursos hoje desperdiçados nestes estabelecimentos, pra que deles se tenha melhor uso ..se isso, pelamordedeus, TÁ VALENDO !!!
.
NINGUÉM esta perdendo o direito de ter educação gratuita !!! ..apenas que em 94 escolas haja um remanejamento, só isso
.
O ESTADO, suas instituições, estatais, autarquias, estabelecimentos, NÃO podem – sobre risco de solvência e sobrevivência – viver de sorver recursos como se estes caíssem das árvores ..na outra ponta tem imposto, transferência de renda, encarecimento de produtos, exclusão de consumo e SOCIAL, perda de competitividade, menos venda, menos salário e LUCRO, mais miséria, mais vidinhas ESTÚPIDAS ..
.
Será que isso, esta noção de entrelaçamento entre ação e consequência, será que foi ensinada e/ou aprendida pela maioria dos agentes de ensino que só sabem fazer politicagem com o ensino ? ..estes que só aparecem pra protestar quando a água bate só na bunda deles
.
Definitivamente, este não é o caminho ..e parece que muitos ainda não entenderam, que desta visão míope e CARICATURADA do que é o mundo – e quem NÃO tem embasamento ideológico COISA NENHUMA – que disso o BRASIL tem colhido um insucesso atrás do outro, e CRISE atrás de crise ?!
.
https://www.youtube.com/watch?v=8ovYdPOItR0

    abolicionista

    Como assim, ninguém está perdendo o direito? Você não se cansa de falar asneira?
    .
    Trabalhei muito tempo na rede, sei do que estou falando. Vou te dar só um exemplo: muitas mães dependem de uma escola que acolha todos os filhos. O filho mais velho leva os mais novos, porque a mãe trabalha fora o dia todo. Com o tal “remanejamento”, os filhos mais novos não irão mais a escola. Isso não é hipotético, está acontecendo a rodo.
    .
    Outra coisa, com 94 escolas a menos. A lotação por sala subiu para 60. Você já tentou dar aula para 30 adolescentes? Imagine 60.
    .
    Finalmente, aumentar a distância entre a casa do aluno e a escola é anti-constitucional. Ninguém mais respeita a porra da Carta Magna. Então entrega logo um cetro para o PSDB e instaura uma monarquia nessa merda de país.
    .
    Eu só sei de uma coisa, essas ações tem consequências, então, se no futuro um jovem sem escola enfiar um 38 na sua cabeça e puxar o gatilho, peça pra sua família chorar lá na Cantareira.

    Romanelli

    Reafirmo tudo o que disse ..a lotação que vc fala é MENTIRA, MEN_TI_RA, ninguém até agora ousou falar nisso (em 60 por sala) ..o drama trazido de filho mais velho e mais novo é ASNEIRA, risível ..TRISTE mesmo é o filho do pobre que não tem creche nem alternativa, ou que fica em casa pq os fessores estão em greve (TODO ANO, todo santo ano ..ordinários)
    .
    ..e ninguém esta perdendo o direito a escola gratuita como nos diz a Carta Magda, mais uma MENTIRA SUA ..o Estado esta garantido que as distancias não excedam, na imensa maioria em 1,5 km ..e mesmo que fosse 3 ou 5, se já se garantisse o ano letivo tava muito bom (mas aí vem a APEOSP e, PIMBA)
    .
    REITERO, este movimento é político, politicagem BARATA ..NÃO esta se resumindo a ocupação de escolas, a turba já esta invadindo e atrapalhando a rua, toda a sociedade ..esta sendo feito por pessoas que mal sabem o be-a-ba ..por não ter força até o MST e a CUT estão dando uma forcinha (criminosos, TODOS)
    .
    ..os ALUNOS não tem e nem sabem dar propostas, mesmo pq não as tem e ainda são “alunos”, teem muito que aprender e viver ..e os professores que poderiam ajudar estão preocupados com os seus problemas e/ou o status em ter que mudar de estabelecimento tb
    .
    Aliás, aqui em casa já recebi 2 telefonemas que desliguei NO MEIO pedindo compreensão e apelando pro professora aderir ao movimento
    .
    Olha, vou te dizer, eu NÃO SUPORTO TUCANO nem demonista pq fica tacando fogo no país a toda hora ..e o mesmo eu digo destes VAGABUNDOS esquerdopatas que não colaboram positivamente com nada há décadas, a não ser em insuflar o ódio e a mentira, e a mamar, mamar, mamar até a teta rasgar (tupi a petro-teta e os fundos de pensão)
    .
    ohh raça ..um paredão é pouco pra toda esta escumalha ..o BRASIL esta precisando de gente com idéias, boa vontade, e que TRABALHE !!!
    .
    colega, e não me venha falar no que seria esquerda ..eu a PRATICO acho que antes de você nascer !!!
    .O ESTADO não pode ser FRACO, mas o necessário ..ESTADO fraco não regula como pedem os liberais ..ESTADO fraco não administra como querem os de esquerda ..cresçam ..ESTUDEM pelamordedeus ..e não deixem os nossos filhos sem aula, nas ruas !!!!
    .
    https://www.youtube.com/watch?v=G1ke2-Jvvy8

    abolicionista

    Isso, Romanelli, fala um monde de baboseira, usa um monte de argumento rastaquera, mente e posta um vídeo brega, sem a menor graça, uma paródia idiota de uma banda que nunca fez minha cabeça. Isso sim é coisa de adolescente que não tem o que fazer. Vai atrás dos números desastrosos da educação em São Paulo e depois vem postar musiquinha de debilóide.
    .
    Se você não acredita que as salas estão lotadas, muitas vezes com até 90 alunos, e não apenas 60, basta ir às escolas e verificar. Vá fazer um tour nas periferias de São Paulo. Vai no Parque Santo Antônio, no Jardim Ângela, no São Luis. Eu trabalhei ali, sei do que estou falando. Você vai ver o que é lotação. Sala sem professor, escola sem merenda, sem papel higiênico (só não falta revista Veja, que nem pra limpar a bunda serve…).
    .
    Na boa, assista ao vídeo feito pela TV Folha que foi censurado hoje à tarde e depois a gente conversa. É um material excelente, não foi à toa que o PIG censurou. Por que não vai até uma dessas escolas para ver de fato o que está acontecendo lá? Estudantes arrumando as escolas, limpando o chão, administrando, cozinhando a própria comida, garantindo o bem estar coletivo, cuidando uns dos outros, convidando professores para ministrar aulas, tudo isso sem o seu Estado bombadão. Esses aluninhos playboys de escola particular, como os filhos do Alckmin, fascista que você tanto ama, não conseguem nem limpar o rabo sem chamar a empregada. Essa molecada da escolas públicas está dando uma lição de vida pra gente, pro país todo (inclusive para a esquerda oficial), de humildade e de perseverança. Mas empedernidos como você não aprendem nada, vão morrer amargurados e resmunguentos, vivendo num mundo que só funciona na cabeça de vocês. Mas quer saber? Azar o seu. Viva na sua miséria.
    .
    Acho até engraçado, mas no fundo triste, você terminar seu comentário mandando os outros estudarem. Estudar como, se vocês estão fechando escolas e cortando o orçamento com educação? Se você vai dizer que isso é mentira, sugiro que leia e conteste a seguinte matéria, depois a gente conversa:
    .
    “Estudantes e professores reclamam das 3.390 salas de aulas fechadas em São Paulo em 2015 enquanto governo prepara a construção de dois presídios e abertura de 1.800 vagas nas cadeias”.
    .
    Por Wanderley Preite Sobrinho 15/10/2015 8:30, atualizada às 15/10/2015 18:50
    .
    A decisão do governo de São Paulo de reorganizar os alunos da rede de ensino vem gerando conflitos por todo o Estado. Enquanto estudantes organizam manifestações contra a mudança, professores estimam que a medida feche as portas de pelo menos 155 escolas. Defensor de temas polêmicos na área de segurança pública, como a redução da maioridade penal, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) vem sendo criticado por cortar salas de aula ao mesmo tempo em que constrói cada vez mais prisões.
    .
    Somente em 2014, Alckmin prometeu levantar 11 unidades prisionais, suficientes para abrigar 8.728 pessoas. Para 2015, a promessa é de dois novos presídios, um em Nova Independência (658 km da capital) e outro em Lavínia (593 km da capital): mais 1.800 vagas. Por outro lado, 3.390 classes já foram fechadas este ano, segundo a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).
    .
    Para mensurar as prioridades do Estado, a Brasileiros conversou com entidades para saber quanto o governo investe para manter um aluno em sala e o que gasta com um presidiário. De acordo com o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), São Paulo investe no Ensino Médio Parcial R$ 3.787,86 por ano com cada estudante, 4,5 vezes menos do que os desembolsos anuais com cada detento: R$ 16,8 mil, segundo dados do Conselho Nacional de Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej).
    .
    Embora a celeuma se dê em São Paulo, estudantes de outros estados poderiam reclamar ainda mais. No Rio Grande do Sul, por exemplo, gasta-se 4,8 vezes mais com detentos do que com estudantes. No Rio de Janeiro e Minas Gerais, a proporção é ainda maior: 9,4 vezes, enquanto o recorde cabe ao Paraná, onde se gasta 12 vezes mais para manter um prisioneiro do que um aluno.
    .
    Diretor adjunto do Conectas Direitos Humanos, Marcos Fuchs afirma que os gastos com segurança não são elevados, mas mal administrados. “O encarceramento em massa é a medida mais inadequada para resolver a violência”, opina. “Esse dinheiro acaba sendo muito mal aproveitado porque manter um preso com outros 50 não recupera ninguém. É um dinheiro jogado fora.”
    .
    Para Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, “o problema não é investir em presidiário, mas gastar pouco com educação”.
    .
    http://brasileiros.com.br/2015/10/gestao-alckmin-gasta-quase-5-vezes-mais-com-detento-que-com-aluno/

    Romanelli

    li o que vc escreveu e postou

    1. a situação da superlotação foi dada em início de ano letivo e não há notícias de ter se estendido, foi coisa pontual e não regra.
    .
    2. a unificação de ciclo não é novidade, EU mesmo fui “vítima” em 1978, e não morri por isso (mudei no meio do curso) ..ASSIM como há gente “especializada” que diz que não adianta nada se o resto ficar como esta (currículo, material etc) há outros que apostam que este é o caminho ..particularmente acho que sem um padrão nacional tudo será infrutífero (mesmo que com mais grana) ,,hoje nossos jovens tem qualidade de escola pública de BURUNDI e seleção de vestibular de DINAMARCA ..não dá !! ..até o ENEM é descolado da realidade
    .
    3. Ter que andar (AN_DAR) 3-4 5 Km sempre fez parte da minha vida e das DOS MEUS FILHOS, pra estudar em escola do Estado (eles, em escolas técnicas) ..mudar de ambiente não é o fim, é bom, ajuda até na sociabilização do indivíduo
    .
    4. Meu mundo – na pratica e na cabeça – não funciona na educação, na saúde, na URBANIDADE, na infraestrutura, no transporte de massas, na ECONOMIA, na CIDADANIA, na ecologia, enfim ..daí que resmungo quando acho que tenho que resmungar, ou elogio quando acho que tenho que elogiar (fato raro), e PROCESSO quando acho que consigo ganhar ..e a propósito, os 2 telefonemas insuflando a GREVE que recebi, tb são verdaeiro
    .
    5. O que tenho insistido é que a POSTURA DOS PROFESSORES não ajuda, dilapida, dinamita, destrói o quase nada que se tem SEM por nada no lugar .. O PAÍS ESTA DERRETENDO, precisamos de líderes que tenho RESPONSABILIDADE para o momento ..JOGAR a água suja e a bacia com a criança dentro não nos levará a bom termo ..CENTENAS de vezes já vi a garotada perder ano letivo, ou ter ensino VAGABUNDO, nunca por ter havido falta de sala, NUNCA POR FALTAR ESCOLA, mas sim professor pra dar aula
    .
    ..é todo ano colega, pelamordedeus, proporcionalmente vocês GANHAM muito mais que a população que lhes paga ..trabalham POUCO em noras do dia, faltam quase que a vontade, tem férias e feriados em profusão, estabilidade, aposentadoria precoce ..via de regra terminam a vida com renda, carro e casa
    .
    ..infelizmente tornaram-se uma classe de folgados que NUNCA souberam o que é ralar de fato (tenho 3 professores na família e ACESSO a informações de bastidores, é uma vergonha o que ocorre de TANTA preguiça e falta de amor à profissão dessa turma) ..verdade é que a maioria, concursada, não sabe o que é trabalhar com a insegurança de salário e jurídica, de futuro ..em se temer ser AFASTADO por velhice aos 40,50
    .
    ..enfim, pelamordeus, esta raça precisa aprender a ser GRATA, e não tentar golpear a todo momento a classe menos abastada ..destas que são obrigadas a deixar o filho com a vizinha, sozinhos ou na rua com os traficantes pq os professores estão “acampados” no Macdonalds da República.
    .
    6. O excesso de salas de aula em algumas escolas, com o envelhecimento da população, já estava previsto há mais de década ..Alckimin PROMETEU (espero que ele não seja uma DILMA tb) que parte delas irá pra ser creche ou pré -escola, estas sim que estão em falta, então depois é só cobrar ..mas deixa o homem trabalhar
    .
    7. O acinte deste movimento é que não ficou nos estabelecimentos pois foi pra RUA badernar e encher o SACO de quem não tem nada com o pato ..depois que teve MST e CUT a ajudar, oras francamente, isso não tem cabimento pra mim ..isso pra mim tb é golpe.
    .
    8. Concordo quando alguns apontam que o momento é de CRISE BRABA, e que eventual refluxo de alunos poderão ocorrer das escolas particulares ..aliás, chego a APOSTAR nisso ..mas isso NÃO implica que esta reforma , ceteris patibus, não seja necessária e válida
    .
    9. Por fim repito, não basta a democracia, o brasileiro precisa aprender a deixar o outro governar ..a NOSSA democracia não esta dando as respostas ..DILMA mentiu, é diferente ..mas LULA é prova de que até pra se ser oposição precisa se ter classe e conteúdo ..coisa que aqui em SP os sindicatos e partidos pogrecistas NUNCA tiveram, pois corporativos, sempre desmerecem e arreliam, e tratam qq governo como inimigo (té o do Mustafa Maldadd).
    .
    10. e sobre o desmonte do Estado, se vc acha que a escola regular decaiu, é pq vc não viu a quantas anda o nível da Afundação Paula Souza ..o que antes era paradigma, hoje esta desmontado, equipamentos obsoletos, FUGA e sumiço de docentes ..esta pelas últimas mesmo.
    .
    11. e finalmente, com todos estes erros e tropeços, falta de senso, NADA justifica que a sociedade pague o pato, que os estudantes não tenham aula, ou que NOVAS e outras tentativas não possam ser tentadas pois em se sendo contra por se ser, isso é típico de gente REACIONÁRIA, reacionária, um perfil muito acabado do que se transformou os ditos movimentos sociais que ainda sonham e praticam métodos e idéias do século XIX.
    .
    abraços ..aqui, ao menos eu jamais poderei dizer que vc não expôs seus argumentos e visão com relativa educação (parabéns, isso é raro), e eu, penso, os meus ..valeu.

Mauricio Gomes

Quando os sempre combativos (contra o PT é claro) membros do MP, judiciário e imprensa irão denunciar o fascismo descarado em SP hoje? Esse Führer do Tucanistão precisa ser parado agora, pois é uma figura perigosa dada sua truculência e pensamentos ultraconservadores. Sua PM é uma versão tupiniquim da famigerada SS, pratica genocídios contra negros e pobres, reprime com brutalidade movimentos sociais e dá guarida aos protestos de grupos de extrema direita. Pra piorar, NENHUM mísero deputado ou senador do PT de SP tem a coragem de denunciar o picolé de chuchu pelo que ele é, um fascista da opus dei.

Irineu

Meu caro Azenha,
É uma truculência total.
Com a ressalva do PIG.
,…….
Também temo pela Dilma , pois há um golpe em curso.
Querem Argentina, Brasil e Venezuela.
Não querem esperar
É a sanha dos golpistas tiranos parasitas.
Há corruptos e corruptores, como só atacam o PT?
Esses criminosos apoiados pela mídia grita mais alto.
O povo na ta manipulado, é dia e noite o PIG batendo.
Adoro o site de vocês.
Temo pelo golpe e eles sensurarem esses sites também.
Forte abraço Azenha.

Irineu/sp

ellen

Esse Alckmin é um desgraçado! Ele e aquele secretário da educação com nome de nazista!
O SPTV mostrou a escola estadual de Osasco vandalizada e, atribuindo o caso aos alunos ocupantes!
Esse conluiu Mídia+ justiça+ PSDB precisa ser defenestrado para este país virar uma nação de verdade!
Como assim, se 200 escolas estão ocupadas e as cameras da Globo estão justamente na escola de Osasco?
Os alunos ocupantes não identificaram nenhum dos invasores como sendo pais dos alunos!
Prenderam a representante dos estudantes do ensino médio!
A PM age com violência contra estudantes!
Nunca a educação estadual esteve em melhor nível do que agora! Esta é a moeda de troca, governador Alckmim!
A politização vem pela praxis!
Autoritário, arbitrário, violento, truculento e cínico! É a isso que se resumiu Alckmim!
Resistam estudantes! Resistam! Sem violência, sem arbitrariedade, mas com argumentos! Resistam!
Resistam também os jovens do Rio de Janeiro contra uma PM que mata indiscriminadamente negros, porque são negros!
Resistam os jovens das periferias de São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Salvador etc, proque são vulneráveis e alvos de toda espécie de chacina porque são pobres e/ou negros!
Resistam, meus jovens, porque a vida vale a pena e ningúém pode nos privar disso!
Estou com vocês!

Deixe seu comentário

Leia também