Luiz Carlos de Freitas: Mercadante apoia Alckmin, Neca Setubal critica

Tempo de leitura: 2 min

Mercadante - agencia brasil

Por que no te callas, Mercadante?

Publicado em 20/11/2015

por Luiz Carlos de Freitas, no Avaliação Educacional, sugestão do Ítalo Agra

Mercadante, Ministro da Educação, perdeu uma ótima oportunidade para ficar calado, ao lavar as mãos ante a luta dos estudantes de São Paulo para barrar a reorganização privatista de Alckmin:

“Em audiência no Senado, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que a medida tomada pelo governo paulista ao separar os alunos por faixa etária é “recomendável” do ponto de vista pedagógico, mas que a transferência exige cautela.”

“Questionado, Mercadante disse que não se sentia confortável “em falar da rede alheia”, que é comandada pelo governo Geraldo Alckmin (PSDB-SP), mas defendeu que a educação deve ser uma questão “suprapartidária”.

Sim, mas aí, ele já tinha falado. O complemento adicionado, só piorou, pois mostra sua concepção idealizada de educação suprapartidária. Revela o grau de submissão das ideias às conveniências do dia-a-dia da política mal feita.

O suprapartidarismo na educação fragiliza as lutas contra a privatização da educação pública e contra a destruição do magistério. Em um momento em que estamos com um dos maiores movimentos contra a política de Alckmin liderado pelos estudantes, a fala do ministro é absolutamente inconveniente.

Em contraposição, o CENPEC, liderado por Maria Alice Setubal que apoiou Marina nas últimas eleições, objeto de crítica ferrenha do PT nas últimas eleições, divulgou nota criticando com propriedade a reorganização das escolas em São Paulo.

Apoie o VIOMUNDO

“A proposta prevê o fechamento de mais de 90 escolas no estado, o que significa redução de custos e de investimentos em educação. Para as famílias, a proposta acarretará em complicada logística com o deslocamento dos filhos para diferentes escolas, prejudicando a organização familiar e, possivelmente, aumentando os gastos com transporte escolar, além da quebra de importantes vínculos afetivos formados com alunos, professores e funcionários das escolas que frequentam. No caso do deslocamento, mesmo em um raio de 1,5 quilômetro (anunciado como a distância máxima entre as escolas), especialmente nos territórios de alta vulnerabilidade, a mudança pode gerar insegurança entre as famílias. Estudos do Cenpec indicam que nesses locais, principalmente as mães, já empreendem grandes esforços para assegurar a educação de seus filhos”.

Veja texto integral aqui.

O ministro, com sua fala, torna-se merecedor de um “esculacho” que deveria ser programado pelos estudantes em luta no Estado de São Paulo.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

L@!r M@r+3$

A propósito: desde quando a Dilma não é centralizadora?

Urbano

A merceologia defende que se faça qualquer negócio, contanto que não se perca a clientela dos sonhos…

Dan Moche Schneider

Não tah dando pra acreditar…! No entanto, tempos que desnudam o tutano dos ossos de cada um. Uns, como o Patrus, revelam fibra de macho. Outros, fibra de polyester, mais pra capacho.

Gilberto Marotta

Na boa, não vi “APOIO” de Mercadante.
Vi que ele não quis criticar com veemência, ficou em cima do muro, o que em si já é condenável, embora não surpreendente porque Mercadante é um conhecido vaselina. Mas é melhor dar nome aos bois corretamente, Essa coisa de manchete mentirosa é prerrogativa da velha imprensa, não vamos copiar.

Morvan

Bom dia.

Aloizio Mercadante:
Bom dia.

Em audiência no Senado, o ministro da Educação ‘… disse que a medida tomada pelo governo paulista ao separar os alunos por faixa etária é “recomendável” do ponto de vista pedagógico, mas que a transferência exige cautela.’.

Recomendável? Pedagogicamente? Economicamente? Ambos? Que tipo de cautela? Achei muito vago e a cada dia me convenço de que há mais tucanos no PT do que na própria UDN. Totalmente nonsense. Este sinistério da “coração valente” a cada dia surpreende, mas pela inapetência para jogar o jogo político. E a briga entre ela, a coração, e Lula, para escolher o ‘melhor’ (Meirelles X Levy)? É trocar o cão pelo diabo. Deprimente.

Saudações “Contra a sonegação. Pela afirmação do Estado ético, de fato, sem udenismo, a serviço do cidadão“,
Morvan, Usuário GNU-Linux #433640. Seja Legal; seja Livre. Use GNU-Linux.

Tiamat

Alckmin está destruindo a educação em São Paulo, e o Mercadante vai acabar de destruir a do Brasil… Os dois se merecem…

Dilma Coelho

Há muito que não me engano com o tal de mercadante. Como um homem pode ser tão hipócrita. Ele e o tal de zé deveriam dar o braço e pedir sua inclusão no PSDB. Sr. mercadante, disfarça, sai de fininho e leva o zé das couves com você, pois, não estão agradando. Não sei que tipo de chantagem devem estar fazendo, para Dilma mantê-los no governo. Por favor peçam para sair, ninguém os suporta mais. Parabéns aos estudantes de SP., eles nos dão um grande exemplo. Precisamos apoiá-los.

Márcio Gaspar

O ENEM deste ano ainda precisa explicar a abordagem conteudista de sua prova, excluindo a parte de humanidade que foi muito bem elaborada, mas a parte de exatas apresentou uma abordagem conteudista, que não costuma contemplar os alunos das escolas públicas , pois não possui no seu currículo escolar uma abordagem conteudista. Parece que após anos com uma prova não conteudista o ENEM resolveu mudar, justamente neste ano em que a USP irá abrir suas vagas a candidatos que fizeram o ENEM. Os PCNs são muito bem elaborados para o currículo escolar com um conceito moderno aos tempos atuais, mas os vestibulares da principal universidade do país não o leu, e contínua a preparar o seu vestibular com abordagens para escolas privadas conteudistas. O Mercadante deveria explicar este ENEM.

Sidnei Brito

Foi esse cara que colocaram no lugar do Renato Janine Ribeiro?
A menos que alguém me diga que Janine realmente quisesse sair, talvez assustado com a realpolitik, nada me convence que houvesse qualquer razão – política ou de outro tipo – que justificasse essa burrada – e burrada não rima com educação, é óbvio.

Nelson

Amigo. Ainda há quem se surpreenda com os posicionamentos do Sr Aloisio Mercadante. Ele vem, há tempos, mostrando que é um tucano de quatro costados; só continua no PT para tentar embalar sua carreira política na credibilidade e popularidade que o partido ainda tem.

Lembro, até hoje, da declaração que ele fez lá pelo início nos anos 2000, se minha memória não me trai.

Mercadante cometeu a pérola: “PT e PSDB têm muito a contribuir com a democracia brasileira”.

Ele falou tal ignomínia sabendo o que o governo dos tucanos fez, em oito anos no comando país. FHC privatizou (doou, é o termo mais correto) quase 70% do patrimônio e riquezas pertencentes ao povo brasileiro, sem a fazer a mínima consulta a nós para, pelo menos, nos perguntar se aceitávamos as privatizações. Conduta que nada teve a ver com a democracia e o senhor Mercadante vem querer me convencer de que os tucanos são democratas.

José Carlos Vieira Filho

Será que o PT está virando PSDB?

Julio Silveira

O PT esconde um grupo grande de atucanados, por isso as vezes minha surpreza quando vejo agressões dos reaças Tucanos da direita a tipos como o Suplicy. Pessoas que estão no partido por habitos mais que por convições.

    Leo V

    O Suplicy é um dos políticos mais idealistas e coerentes nacionalmente conhecido.

    Os neopetistas se afetam tanto com o Suplicy exatamente porque ele não mudou pra direita junto com a cúpula do PT.

    Supliciy está sempre colocando seus mandatos e seu corpo nas ruas, pelas causas sociais. É esse compromisso dele com as ruas e não com os de cima que os neopetistas odeiam.

    Julio Silveira

    Então tá Leo. Respeito seu opinião. Mas a minha, de esquerdista sem nunca ter sido petista, é a de que Suplicy, Mercadante, José Eduardo Cardoso, Paulo Bernardo, Delcidio e outros, de mesmo perfil, são os tipos de republicanos que a direita quer sempre ver no poder.

dinarte

Me desculpem a expressão.

Mercadante pede prá cagar e saia.

    Neri Fernando S

    Só falta apoiar as escolas particulares no seu insustentável pedido de exclusão da inclusão!!! Sai e leva a cadeira que teve tá toda suja já!!!

    Francy Granjeiro

    O Min Zé Cardozo também é? Altas plumagem se revelando

Deixe seu comentário

Leia também